Vous êtes sur la page 1sur 16

www.defesanet.com.

br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Fuzil de Assalto: o panorama atual


em duas partes

por Alexandre Beraldi

2 Parte

Junho 2006

http://www.defesanet.com.br

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Fuzil de Assalto: o panorama atual Em duas Partes

Contedo 1 Parte 1 - O cenrio atual 2 - Os trilhos Picatinny integrados: a origem da modularidade 3 - Fuzis de Assalto M-16/M-4 com funcionamento por mbolo de gases: a soluo de um problema de longa data. 2 Parte 4 - Novos Fuzis de Assalto 5- Ressurgimento dos calibres pesados 6 - Sistemas ticos de Pontaria 7 - Crditos, referncias e contato

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Parte 2: Fuzil de Assalto: o panorama atual

por Alexandre Beraldi

4 - Novos Fuzis de Assalto

Enquanto o Exrcito Norte-Americano testava o Heckler e Koch XM-8, o Comando de Operaes Especiais dos EUA (USSOCOM) emitiu um requisito para um fuzil de assalto leve e modular, com confiabilidade e preciso maior do que aquela do fuzil de assalto M-4 A1 configurao SOPMOD utilizado at ento, que pudesse ser convertido em menos de 20 minutos, e pelo prprio operador, atravs da troca de alguns poucos componentes modulares, para utilizar as munies 5,56x45mm OTAN, 7,62x51mm OTAN, 6,8x43mm SPC e 7,62x39mm M43, esta ltima do AK-47, bem como ser compatvel com os carregadores padro M-16 e AK-47, alm de algum carregador de fuzil de assalto calibre 7,62x51mm em grande disponibilidade no mercado e de uso e distribuio mundial. Eram tambm requisitos a serem atingidos: uma confiabilidade de pelo menos 15 mil disparos sem falhas atribuveis arma, sendo o desejvel 35 mil disparos; uma vida til de 90 mil disparos para a arma e de 15 mil disparos para o cano; e uma preciso capaz de produzir um agrupamento de 75 mm uma distncia de 300 metros, utilizando as munies calibre 5,56x45mm e a 7,62x51mm padro OTAN.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Acima: no apoio, um Fuzil de Assalto FN SCAR-H CQC em calibre 7,62x51mm OTAN, com cano CQC (Close Quarters Combat, ou Combate de Curto Alcance). Apesar do alojamento do carregador diferente e do retm de liberao do mesmo similar quele do M-16/M-4, esta arma utiliza carregadores do FN FAL. Na mesa um Fuzil de Assalto FN SCAR-L S em calibre 5,56x45mm OTAN, com cano padro de 14 polegadas. Note que, nas duas armas, o retm do carregador ambidestro, sendo esta uma exigncia dos combatentes do USSOCOM para agilizar a recarga. Isto se consegue adaptando-se um boto tipo gangorra na haste oposta ao boto liberador do carregador para uso de atiradores destros. Fica a sugesto para aplicao no IMBEL MD 97.

Pareciam requisitos difceis at para qualquer Fuzil de Assalto, at que no dia cinco de novembro de 2004 o contrato foi vencido pela FN USA, uma subsidiria da Fabrique Nationale Herstal (FN Herstal) belga, que produz o Fuzil de Assalto M-16 A2/A3 e as metralhadoras M-249 (Minimi) e M-240 (MAG) para as Foras Armadas dos EUA. O fuzil de assalto vencedor da competio foi o SCAR, uma abreviatura para Special Operations Capable Assault Rifle, ou Fuzil de Assalto Apto a Operaes Especiais, sendo que a palavra SCAR em ingls significa cicatriz.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Acima: duas vistas do FN SCAR-H CQC em calibre 7,62x51mm OTAN. Esta arma faz uma bela dupla com as novas Metralhadoras Leves da FN em calibre 7,62x51mm OTAN, a FN MINIMI 7,62 e a FN Mk. 48 Mod. 0. De fato, a dupla Fuzil de Assalto FN SCAR-H e Metralhadora Leve FN Mk.48 Mod. 0, todos em calibre 7,62x51mm OTAN, so o novo armamento de uso geral do US Navy SEAL.

O SCAR nada mais do que uma metade superior melhorada do fuzil de assalto FNC, combinada com a metade inferior melhorada de um M-16 ou M-4. A metade superior utiliza um mecanismo de recuo curto por pisto de gases, solucionando assim o maior problema de confiabilidade da famlia M-16, combinado com um mecanismo de ferrolho rotativo. Mas justamente no ferrolho rotativo que est o pulo do gato no que diz respeito confiabilidade: ao invs de utilizar de sete de trancamento como na famlia M-16, no AR-18, no H&K G36, no XM-8 e at no MD-97, o SCAR utiliza apenas dois ressaltos de trancamento, como na famlia AK-47, que lhe confere muito mais rusticidade, resistncia e confiabilidade em ambientes que vo desde a neve at as areias do deserto, passando por selvas e lamaais. justamente o mecanismo presente no fuzil FN Herstal FNC, testado nos mais diversos ambientes, e comprovadamente com as qualidades e caractersticas similares s do robusto AK, tendo sido adotado pelos Exrcitos da Blgica, Sucia e da Indonsia. A maior melhoria desta metade superior consiste em uma cobertura integral, que vai desde a parte posterior da caixa de culatra at a parte frontal do mbolo de gases, cobrindo tambm todo o cano, sobre a qual encontra-se um enorme trilho de acessrios padro Picatinny, no qual encontra-se afixada a ala de mira regulvel e dobrvel.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Aregulvel eminferior utiliza umarosto, sobre a coronha, regulvel emfamlia M-16, porm com metade comprimento. O apoio de configurao similar da altura.

Acima: vista lateral do FN SCAR-L S cal. 5,56x45mm OTAN. Note que a coronha, alm de rebatvel, tambm

A metade inferior utiliza uma configurao similar da famlia M-16, porm com as seguintes diferenas: o seletor de tiro e segurana tem um curso bem menor, de apenas 90, ao invs dos 180 do M-16 e do FAL; o retm do carregador maior e ambidestro; a empunhadura a mesma utilizada na Metralhadora Leve M-249 e no fuzil FNC; e, por fim, a coronha tem um design similar do XM-8, com regulagem de comprimento e apoio plstico para o rosto, e pode ser dobrada para a direita, como em nosso PARA-FAL. Este apoio plstico para o rosto, apesar de parecer cosmtico, extremamente vantajoso, pois permite um ajuste melhor na hora da visada e a manuteno da posio nos tiros subseqentes, conceito este chamado cheek weld ou bochecha colada pelos atiradores de arma longa. O fato de apoiar-se o rosto numa pea plstica tambm vantajoso para aqueles que combatem em ambientes muito frios ou na neve, pois apoiar a bochecha na coronha metlica congelada de um PARA-FAL no deve ser uma experincia agradvel, principalmente quando ela comea ir pra frente e para trs violentamente durante os disparos. A arma oferecida em duas verses bsicas o SCAR-L, de light ou leve, nos calibres 5,56x45mm OTAN, 7,62x39mm M43 ou 6,8x43mm SPC, utilizando carregadores padro M-16. E o SCAR-H, de heavy ou pesado, nos calibres 7,62x51mm OTAN, sendo que neste caso a arma usa carregadores padro do FAL! Isto vai ao encontro dos requisitos das Foras Especiais Norte-Americanas de utilizarem a munio e os carregadores encontrados no campo, para dependerem menos de apoio logstico externo. A arma tambm oferecida com trs comprimentos de cano, sendo o SCAR-H SV, com cano longo e pesado de 20 polegadas, o novo fuzil padro dos Caadores das Foras Especiais daquele pas.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Acima: Fuzil de Assalto FN SCAR-H CQC em calibre 7,62x51mm ao lado de uma pequena mochila de combate para fins de comparao de tamanho. Note como esta arma compacta.

Na realidade sero produzidas trs subvariantes dos fuzis SCAR-L e SCAR-H: o SCAR S, de Standard ou Padro, o SCAR CQC, de Close Quarters Combat ou Combate de Curto Alcance e o SCAR SV, de Sniper Variant ou Modelo para Caadores. O SCAR L modelo Standard mede 850 mm com a coronha estendida e 620 mm com a coronha dobrada, pesando em torno de 3,5 kg vazio. Ele usa carregadores de 30 cartuchos padro M-16 para as munies 5,56x45mm OTAN ou 6,8x43mm SPC, e ainda carregadores de 30 cartuchos padro AR-15/M-16 adaptados para as munies 7,62x39mm russas, tendo uma cadncia de fogo terica de 600 disparos por minuto. J o SCAR-H modelo Standard mede 997 mm e 770 mm com a coronha estendida ou dobrada, respectivamente. Pesa vazio 3,86 kg e dispara a uma cadncia terica de 600 TPM. Utiliza carregadores de 20 cartuchos padro FAL para as munies 7,62x51mm OTAN. O contrato assinado para 84.000 SCAR-L Standard, 28.000 SCAR-L CQC, 12.000 SCAR-L SV, 15.000 SCAR-H Standard, 7.000 SCAR-H CQC e 12.000 SCAR-H SV. A produo mensal ser de 2.000 SCAR L e 500 SCAR H. Como se pode perceber, estas quantias so suficientes para armar todas as FFAA brasileiras, mas na realidade destinam-se to somente ao Comando de Operaes Especiais dos EUA (USSOCOM). Destaque, ento, para o FN SCAR, consolidando, em sua ltima verso, a expresso mxima em termos de modularidade em uma arma desta categoria. Este Fuzil de Assalto j passou pelos ltimos ajustes de engenharia, resultantes das opinies colhidas junto aos seus futuros usurios, que so os combatentes do USSOCOM, aps testes de campo no qual foram detectadas melhorias na ergonomia passveis de serem feitas. Ele inicia agora sua produo em escala para distribuio a todas as Unidades de Operaes Especiais dos EUA.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

O Sig Sauer SIG 556, sucessor do famoso SIG 551/552, que considerado por muitos como sendo um dos melhores e mais completos Fuzis de Assalto, e que , inclusive, a arma de dotao das unidades PARASAR da Fora Area Brasileira, foi finalmente apresentado. Ele mantm toda soluo mecnica, mudando apenas seu aspecto externo, incorporando as principais tendncias para esta classe de armas: trilhos Picatinny, miras dobrveis para no interferir com os equipamentos ticos, servindo apenas como back-up, coronha telescpica ajustvel em comprimento e empunhadura estilo AR-15/M-16.

Acima: Fuzil de Assalto SIG556 equipado com mira de visada rpida EO Tech 553, lanterna Surefire M910A e miras mecnicas rebatveis. Note os dois carregadores de polmero presos lado a lado, o que se consegue com um pequeno clip plstico da prpria Sig Sauer.

Acima: mais duas vistas do Fuzil de Assalto SIG556. Note a empunhadura ErgoGrip, a coronha regulvel do tipo M-4 e a ponte com trilhos Picatinny sobre a caixa da culatra. Pode-se optar por trilhos afixados diretamente na caixa de culatra, sem o espaador visto em detalhe na foto da esquerda.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

Acima, esquerda: guarda-mo com trilhos Picatinny do Fuzil de Assalto SIG556. Note os trilhos afixados diretamente na caixa de culatra, alinhados com os do guarda-mo. Acima, direita: duas verses do novo SIG556, a de cima com mira EO Tech553 e lanterna Surefire M910A tem os trilhos Picatinny por todo o guarda-mo, devidamente alinhados com aqueles da caixa de culatra. A de baixo com trilhos Picatinny sobre a caixa de culatra com um espaador, mira Trijicon ACOG e empunhadura vertical frontal ErgoGrip, afixada no trilho sob o guarda-mo. Alm deste trilho de acessrios que corre sob todo o guarda-mo, nesta pea s h mais dois pequenos trilhos, sendo um esquerda e outro direita, ambos frente e prximos da massa de mira.

5 - Ressurgimento dos calibres pesados


Nos combates ocorridos no Afeganisto e no Iraque notou-se uma caracterstica interessante dos Fuzis de Assalto M-16 e M-4 utilizados pelos norte-americanos: somente quando a munio 5,56x45mm OTAN modelo SS109 capotava e fragmentava-se ao atingir o alvo que eram obtidos bons ndices de stoppingpower ou poder de parada. Quando este efeito de tombamento e fragmentao no ocorria, o projtil simplesmente atravessava o alvo, causandolhe poucos danos, sendo necessrio, por vezes, trs a quatro disparos para incapacitar o inimigo. Ocorre que, ao ser disparada pelo Fuzil de Assalto M-16, com cano de 20 polegadas raiado razo de uma volta a cada 7 polegadas, esta fragmentao s ocorre at os 200m. Quando disparada do Fuzil de Assalto M-4, com cano de 14 polegadas raiado num passo de uma volta a cada 9 polegadas, a munio SS109 s atingia esta performance at os 75m. E quando disparada de um Fuzil de Assalto M-4 Commando, com cano de 10 polegadas e raiamento de uma volta a cada 9 polegadas, s se obtinha fragmentao at os 25m. Para os soldados que compe o grosso da infantaria isto no faz diferena, pois a estatstica demonstrou que a vasta maioria dos combates foram travados em distncias de at 50m. Porm ficou demonstrado que os integrantes do USSOCOM engajavam seus alvos em distncias de 300m a 600m, principalmente no terreno montanhoso do Afeganisto e nas largas plancies do Iraque.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

10

Acima: o ainda prottipo Heckler & Koch HK417 em calibre 7,62x51mm OTAN, nada mais do que um HK416 no maior calibre.

Isto levou, inicialmente, os combatentes destas unidades especializadas, bem como de algumas unidades de infantaria engajadas nos combates de montanha no Afeganisto, a recolocarem em uso o Fuzil M-14, calibre 7,62x51mm OTAN, sendo feitas algumas modernizaes em armas distribudas para o USSOCOM, que incluam um cano mais compacto, coronha de fibra, guarda-mo com trilhos de acessrios e miras de visada rpida. Estes M-14 SOCOM rapidamente tomaram o lugar de muitos fuzis M-16 e M-4, porm alguns insistiam em usar a mais leve e mais moderna arma, assim sendo, para estes foi criada a munio 5,56x45mm Mk262, com um projtil hollow-point de 77 grains que resolvia os problemas de stopping-power deste Fuzil de Assalto. O efeito negativo era que o poder de penetrao em obstculos caa drasticamente com a nova munio, sendo determinado tambm que ela exigia um cano com raiamento de uma volta a cada 8 polegadas para obter a preciso mxima.

Acima: Fuzil de Assalto AR-10 da P.O.F. USA em calibre 7,62x51mm. A arma utiliza o confivel mecanismo com mbolo de gases, similar ao do DSA Z4 GTC. Alguns destes Fuzis de Assalto foram comprados pelo US Army e pelo Exrcito Canadense para testes em campo visando uma possvel adoo, principalmente para uso em cenrios como o Afeganisto. A arma da foto tem uma mira de visada rpida EO Tech 551, mira mecnica traseira rebatvel e empunhadura vertical do fabricante, sendo a coronha retrtil do tipo M-4.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

11

Pensou-se ento em um novo calibre, intermedirio entre os dois, e que pudesse, com poucas modificaes, ser disparado dos M-16/M-4, para os quais j havia toda uma logstica instalada. Chegou-se ento ao 6,8x43mm SPC (Special Purpose Cartridge), para o qual a empresa Barret Rifles, produtora dos famosos Fuzis de Preciso em calibre 12,7x99mm BMG, criou um upper que incorporava as modificaes necessrias para o adequado funcionamento com a nova munio, surgindo da o Fuzil de Assalto M468, que foi adquirido em pequenas quantidades pelo USSOCOM, sendo ainda utilizado no Afeganisto.

Acima: outro Fuzil de Assalto da P.O.F. USA em calibre 7,62x51mm, com mira de visada rpida EO Tech 552, visor noturno AN/PVS-14, quebra-chamas/amortecedor de recuo Krink e coronha retrtil modular VLTOR.

Comearam, ento, a aparecer no mercado norte-americano Fuzis de Assalto AR10 atualizados com a mais nova tecnologia em materiais, design e acessrios. Estes eram praticamente Fuzis de Assalto M-4 no calibre mais pesado, o que de pronto chamou a ateno dos militares. Pensou-se, ento, o seguinte: para que inventar uma nova munio se o 7,62x51mm OTAN funciona to bem? Da a recente aquisio de Fuzis de Assalto AR-10 dos fabricantes Bushmaster, Armalite e P.O.F. USA para testes pelas foras armadas dos EUA e Canad. O USSOCOM, que cansou das constantes trocas de calibre e munio, optou pelo FN SCAR, totalmente modular e apto a funcionar com qualquer munio com pequenas alteraes feitas pelo prprio combatente, sem necessidade de um armeiro. Vale destacar a recente onda de calibres pesados para Combate de Curto Alcance (CQC), tais como o .458 SOCOM e o .50 Beowulf. Estas munies baseiam-se na idia que as tradicionais munies de Fuzil de Assalto tm projteis muito rpidos e com muito poder de penetrao em alvos moles leia-se: seres humanos , deixando de usar boa parte de sua energia devido transfixao do alvo. Criaram-se, ento, calibres que pudessem ser usados no AR-15/M-16 com uma simples troca de canos, e que produzissem um enorme poder de incapacitao a curta distncia. Destes, o mais famoso no momento o j citado .50 Beowulf.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

12

Acima, esquerda: carregador padro do tipo AR-15/M-16 municiado com cartuchos .50 Beowulf. Este carregador comporta 30 cartuchos de munio 5,56x45mm OTAN ou 10 cartuchos do poderoso .50 Beowulf. Acima, direita: caixa de munio hollow-point do calibre .50 Beowulf.

Esta munio oferecida com projteis com pesos que vo de 300 a 400 grains, nos modelos ogival jaquetado, hollow-point, ou frangvel, para as mais diversas aplicaes. Com uma velocidade inicial na casa dos 610 m/s, produz uma energia de 3533 Joules. Para efeitos de comparao, uma munio 5,56x45mm OTAN modelo SS109 carregada com um projtil de 62 grains que viaja a 945 m/s, produzindo uma energia de 1794 Joules. O recuo percebido ao disparar um Fuzil de Assalto M-4 transformado para o poderoso calibre equivale quele de uma espingarda de caa no calibre 20. O carregador bifilar para 30 cartuchos de 5,56x45mm OTAN transforma-se em monofilar ao receber munies .50 Beowulf, comportando um mximo de 10 cartuchos.

Acima: exemplo de montagem de um upper em calibre .50 Beowulf em um fuzil M-16.

Recentes testes demonstraram que esta munio capaz de destruir um bloco de concreto utilizado em construes pr-fabricadas a uma distncia de 50m. Nesta mesma distncia destri uma parede dupla de tijolos, pra um utilitrio 4x4 com um nico disparo no bloco do motor ou imobiliza uma embarcao de mdio porte com casco simples de ao. Por isto est sendo adotado por uma

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

13

srie de unidades de SWAT para a funo de combate CQC e para servir de arete de longo alcance, abrindo portas com um nico disparo na regio da fechadura. Foi comprado pela US Coast Guard e pelo US Navy Seals para servir de arma de tomada de embarcaes, pois capaz de imobilizar imediatamente um agressor com um nico disparo, mesmo que este esteja protegido pela estrutura metlica de um navio.

6 - Sistemas ticos de Pontaria


Foram apresentadas as verses mais recentes das miras de visada rpida dos dois fabricantes que praticamente monopolizam o mercado militar e policial: a Aimpoint com seu novo modelo CompM3, e a EO Tech, com o modelo 553, evoluo da srie 551/552, que vem a cada dia conquistando mais contratos militares, dadas suas inmeras vantagens.

Acima, esquerda: a nova EO Tech 553 utiliza para sua fixao nos trilhos Picatinny um sistema chamado Throw Lever da A.R.M.S. que garante que mesmo aps vrias montagens e desmontagens do acessrio na arma no se perca o alinhamento da mira. Isto se deve a um sistema de molas que mantm o acessrio preso sob presso. Outro modo de prender os acessrios aos trilhos Picatinny de uma arma atravs de parafusos, como no sistema utilizado nos modelos anteriores das EO Tech (510/520/551/552), que no garante a preciso aps um grande nmero de montagens/remontagens. Acima, direita: o novo modelo 553 utiliza duas pilhas do tipo N, como algumas mquinas digitais e os mais novos OVN (culos de Viso Noturna), como o ENVG do US Army. A autonomia de 1200 horas de uso contnuo na regulagem de brilho para tiro diurno, assim sendo, com um jogo de pilhas reserva guardado dentro de uma coronha VLTOR, por exemplo, tem-se energia para trs meses de uso contnuo, ou para nove meses, com oito horas de uso por dia.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

14

Acima, esquerda: na parte traseira, os simples comandos do EO Tech 553, que so os mesmos de suas verses anteriores, assim, o boto da direita liga e aumenta o brilho, o da esquerda diminui, o do centro muda para o modo de uso com OVN e, para desligar, pressiona-se o da esquerda e o da direita ao mesmo tempo. Acima, direita: na parte inferior, detalhes do sistema de fixao Throw Lever da A.R.M.S.

Acima: uma EO Tech 551 (preta) e uma nova EO Tech 553 (bege) afixadas em um Fuzil de Assalto Bushmaster M-4 com upper da VLTOR, para fins de comparao. Note que o modelo antigo preso por um grande parafuso horizontal, ao passo que o novo utiliza Throw Levers de montagem/desmontagem rpida. Este fuzil est ainda equipado com empunhadura anatmica anti-deslizante e empunhadura vertical, ambas da Tango Down.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

15

A Elcan, tradicional fornecedora de miras ticas para os Exrcitos NorteAmericano e Canadense, lanou a Specter DR, que interessante por poder funcionar como mira de visada rpida, como as Aimpoint e EO Tech, e como mira tica com ampliao de imagem, como as famosas Trijicon ACOG. Utiliza uma alavanca no lado esquerdo do corpo que altera a ampliao da imagem de 1x para 4x, funcionando para combate aproximado (CQB) ou para combate a mdias distncias, possuindo ainda miras mecnicas de emergncia no topo do tubo de visada. o compromisso ideal para os Fuzis de Assalto, porm trs vezes mais cara que uma EO Tech de visada rpida, e duas vezes mais cara do que uma Trijicon ACOG com ampliao de imagem.

Acima: a nova Aimpoint CompM3 vem com capas de proteo de borracha substituveis e em vrias cores, sendo a da esquerda bege e a da direita foliage green, ou verde folhagem, a cor predominante do novo fardamento do US Army, conhecido como ACU (Advanced Combat Uniform). A autonomia da bateria tipo N nesta mira de visada rpida, quando regulada para tiro diurno, de mais de 50 mil horas de uso contnuo, ou seja, mais de trs anos de uso ininterrupto!

Acima, esquerda: nova Specter DR da ELCAN, que tambm utiliza montagem por Throe Levers. Note a alavanca sobre o referido mecanismo de montagem: ela possui duas posies, sendo para trs a posio de aumento de 1X, e para frente a posio de aumento de 4X. Tambm so visveis na foto as miras mecnicas de emergncia. Acima, direita: uma das excelentes miras com ampliao de imagem Trijicon ACOG, com uma mira de visada rpida DOCTER 55701 acoplada sobre a mesma.

www.defesanet.com.br

Fuzil de Assalto: o panorama atual

16

Em um prximo artigo analisaremos como estas tendncias podem ser aplicadas ao nosso IMBEL MD-97, tornando-o mais atualizado e mais compatvel com o conceitos de ergonomia e modularidade, alm de analisar, dentre os vrios acessrios disponveis, quais os melhores para o Fuzil de Assalto nacional.

7 - Crditos, referncias e contato


Algumas das fotos apresentadas no trabalho so de autoria de SMG Lee, para o website www.ar15.com, e outras, do website www.militarymorons.com Mais informaes sobre alguns dos materiais apresentados podem ser adquiridas nos seguintes websites: http://www.ar15.com/ http://www.militarymorons.com/ http://www.armsmounts.com/index.html http://www.uws.com/PICATINNY/HomePage.html http://www.hkdefense.us/ http://www.dsarms.com/ http://www.colt.com/ http://www.troyind.com/ http://www.aresdefense.com/index.html Para entrar em contato com o autor: alexberaldi@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi