Vous êtes sur la page 1sur 2

A eterna polmica sobre eletrodo de aterramento: junta, separa...

Atitude Editorial Edio 50, Maro de 2010 Autoria: Jobson Modena No por acaso que aterramento eltrico um tema recorrente. H alguns dias, aps iniciar um curso para aproximadamente 30 engenheiros, constatei que muitos deles continuavam a ter como referncia, quase que tatuada em suas mentes, o conceito de separao dos eletrodos de aterramento das instalaes de energia, de sinal e do Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (SPDA), em uma mesma edificao. Seja por exigncia absurda de um fabricante que alega no dar garantia ao equipamento fornecido se ele no possuir o seu eletrodo exclusivo, com x Ohms de resistncia eltrica, seja por falta de acesso informao, a ideia de que eletrodo de aterramento deve ser nico para a edificao e servir a todas as instalaes eltricas (energia, sinal e SPDA) existentes continua obscura perante grande parte da comunidade tcnica nacional. O problema to contundente e mal interpretado que basta surgir algum evento que movimente a mdia, ainda que sem relao direta com o assunto, para comearem as especulaes. Com relao ao padro brasileiro de tomadas que consta da ABNT NBR 14136:2002 (verso corrigida em 2008) Plugues e tomadas para uso domstico e anlogo at 20 A/250 V em corrente alternada Padronizao, cheguei a ouvir o seguinte disparate: Est vendo? Agora obrigatrio ter um aterramento exclusivo para cada tomada, como se todos os formatos existentes at hoje que j possussem trs pinos tivessem nesse terceiro pino um objeto de adorno ou um pino guia para facilitar o encaixe dos demais. Eletrodo de aterramento , por definio, uma parte da instalao eltrica que fica enterrada e, portanto, no tem influncia direta no terceiro pino da tomada, seja qual for o padro utilizado. As normas ABNT NBR 5410:2004, verso corrigida em 2008, a ABNT NBR 5419:2005, atualmente em reviso, a ABNT NBR 14039:2005 e a ABNT NBR 15751:2009 definem os termos eletrodo de aterramento, sistema de aterramento, condutor de proteo (PE), condutor e barramento de equipotencializao, bem como a forma correta de suas aplicaes. Conhecendo as informaes contidas nessas normas, consideremos como exemplo um eletrodo de aterramento de um prdio comercial de 15 andares, com 20 m de largura e 50 m de comprimento. Se o eletrodo de aterramento projetado for constitudo por um condutor de cobre, este deve seguir as seguintes condies mnimas:

ter seo transversal igual a 50 mm;

circundar toda a edificao na forma de um anel fechado, preferencialmente se distanciado da mesma de 1 m a 1,5 m; estar enterrado, no mnimo, a 0,5 m de profundidade;

A este eletrodo devem estar convenientemente conectados todos os componentes das instalaes eltricas (energia, voz, dados, TV, etc.), os elementos metlicos que adentrem o prdio (blindagens, tubos metlicos, etc.) e as descidas do SPDA. O segredo no est na separao dos eletrodos para o aterramento de cada componente, mas na forma como todos os componentes devem ser conectados a esse eletrodo nico. O ponto principal de conexo deve ser, em primeira instncia, o Barramento de Equipotencializao Principal (BEP), ou as demais denominaes dadas a essa pea, cuja correta forma de localizao e utilizao pode ser encontrada nas normas j citadas. Dessa maneira, podemos afirmar que to absurda a separao do eletrodo de aterramento em uma mesma edificao quanto a interligao direta entre a armadura estrutural do pilar e o terceiro pino da tomada de energia, por exemplo, no dcimo andar do edifcio. Afinal, acredita-se que ningum em s conscincia queira seu equipamento energizado com correntes impulsivas quando ocorrer uma descarga atmosfrica, correto? A maior certeza nisso tudo que, de formas diferentes, acontecer exatamente isso nos dois casos! O maior risco o da desinformao.

Vous aimerez peut-être aussi