Vous êtes sur la page 1sur 3

No princpio de todas as coisas, Deus criou o ser humano e colocou-o no Jardim do den com uma funo: Cuidar e cultivar

o jardim (Gn 2.17). Deus deu uma funo muito especial ao ser humano, a de cuidar de sua criao. A de ser mordomo de Deus. O que significa mordomia? Qual o seu sentido prtico para nossas vidas? O termo mordomia tem sido utilizado em nossos dias de maneira diferente ao sentido original dessa palavra, sentido este que o do texto Bblico. Muitas vezes, quando algum est oscioso, sem ter o que fazer, muitos dizem: Que mordomia, hein?! Entretanto, quando voltamos ao grego, lngua em que foi escrito o Novo Testamento, descobrimos que a palavra que d origem a mordomia vem da juno das palavras: oikos = casa; e nomos = lei (oikonomos Lc 12.42). A palavra era utilizada para designar a gerncia, a responsabilidade que algum tinha sobre determinadas posses, alis, a funo de um mordomo numa residncia. Este o propsito de Deus para o ser humano, fazer dele o mordomo de sua criao, esta a nossa responsabilidade e o nosso dever. Oikonomos A palavra aparece em Lucas 12.42, 16.1-9, Mateus 20.8, com o sentido ampliado. Ela no se refere estritamente a bens materiais, mas ao cuidado que cada pessoa deve ter com sua vida diante de Deus. Paulo usa a mesma palavra para definir sua comisso como pregador do Evangelho (1 Co 9.17); ele v-se como mordomo, despenseiro da graa de Deus (Ef 3.2). Outra idia introduzida e ampliada no NT, a de associao: substituio dos termos servos e senhor, para amigos que trabalham juntos na realizao de um projeto: J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer (Jo 15.15). Paulo acrescenta que somos cooperadores de Deus (1 Co 3.9). Mordomia ento, passa a ser uma responsabilidade que um grupo comum leva sobre si: ... uma atitude em famlia. No se trata meramente de trabalhar para Deus na qualidade de seus agentes e administradores, mas trata-se de cooperar juntamente e com Ele, na qualidade de filhos, compartilhando de Seus propsitos, de Seus recursos e de Sua prpria natureza ( KANTONEN, T.A. A Teologia da Mordomia Crist. Ed. Luterana, SP, 1965, p.14). Direitos e Deveres do Mordomo Como mordomos, ou despenseiros da graa de Deus, temos a oportunidade de sermos participantes diretos desta graa. O mordomo tem o privilgio de estar intimamente ligado com os interesses de seu senhor. Jesus ampliou esta intimidade mencionando que no nos chama mais de servos, mas de amigos. Isto nos coloca numa posio privilegiada diante de Deus. Mas, como amigos e despenseiros da graa de Deus, temos o dever de fazermos tudo em prol Daquele que o nosso amigo e Senhor. Temos a responsabilidade de cuidarmos o melhor possvel de Seus bens, pois, hoje somos mordomos de Deus neste mundo, amanh, seremos herdeiros em Cristo Jesus. Portanto, quanto melhor cuidarmos do que Deus nos deu, melhor

participaremos de Suas promessas. O mordomo que anda segundo a vontade de seu Senhor goza de privilgios. No nosso texto base, ele chamado de mordomo Bom e Fiel, e tem a oportunidade de participar do banquete e do gozo do seu Senhor. Os que so infiis, isto , utilizam-se do que o Senhor lhes deu de forma errada, so lanados para fora de Sua presena. Cuidados e Compromissos com a Obra de Deus Por sermos despenseiros de Deus, temos o compromisso de zelarmos pela obra de Deus. Este zelo manifesta-se pelo nosso testemunho de vida e pelos cuidados que temos com a obra e a casa do Senhor. Isso implica em tomar cuidado com a utilizao do nosso tempo (H tempo para todas as coisas), conseguindo utiliz-lo adequadamente. Mordomia usar o tempo adequadamente para o desenvolvimento de atividades na igreja, trabalho, famlia, lazer... Assim, ser mordomo cuidar de todas as coisas de maneira correta. Muitos, apenas restrigem isso prtica do dzimo. No concordo que seja apenas isso. Entendo, como escrevi, que ser mordomo saber usar bem todas as coisas e cuidar da maneira correta. Como a prtica do dzimo muito incentivada como principal ponto da mordomia, quero tambm escrever sobre ela. Essa prtica uma tradio judaica, herdada pelo cristianismo e serve para manuteno do Templo. uma tradio na qual cada pessoa entrega as primcias de sua produo para Deus. Para o profeta Malaquias, deixar de entregar o dzimo significava infidelidade a Deus e Sua obra. Por outro lado, entreg-lo, tem como conseqncia vida farta e abundante, pois promessa de Deus, que d ao povo liberdade de prov-lO nisto: ... e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu e no derramar sobre vs beno sem medida (Ml 3.10). Muitos lderes religiosos usam deste texto para defenderem a idia de que quanto mais se fiel nesta prtica, acrescentado-se a ela boas ofertas, maiores sero as bnos. Parece que se estabelece uma espcie de barganha com Deus. Eu paguei o dzimo, ento eu posso pedir a beno. Isso no coerente com os ensinamentos do Novo Testamento. No podemos comprar a Deus. No Novo Testamento, Cristo no condena a prtica do dzimo, mas afirma que o mesmo no tem valor, se no for acompanhado de uma vida comprometida com a Nova do Reino (Mt 23.23). Dzimo no pagamento, oferta de vida e gratido. Ele no pertence a ns, mas a Deus. A relao do dzimo com o cristianismo se d como uma resposta de amor ao Deus que tudo nos d. Zaqueu, o publicano, alm de devolver quatro vezes mais o que havia roubado, d metade do seus bens aos pobres como gratido pelo amor de Jesus que sentia naquele dia (Lc 19.1-10). Os primeiros cristos vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, de acordo com a necessidade de cada um (At 2.45). Ningum era obrigado a fazer nada, faziam porque a graa de Cristo os impelia a isto.

Entregar o dzimo apenas uma pequena parte da mordomia crist. Mordomia, usar tudo o que temos de forma prudente, de forma que agrade a Deus. No se restringindo a 10%, mas entregando aquilo que o amor e a graa de Deus nos impulsiona. Do ponto de vista do evangelho, a prpria pergunta Quanto devo dar? indica uma falta de maturidade espiritual assinalada por clculos legalistas, em lugar de espontaneidade de f que opera atravs do amor. O cristo chamado a viver em amor, inclusive no que diz respeito aos dzimos. Num mundo capitalista, onde no se coloca dinheiro onde no h possibilidades de lucros, somos chamados a dar sem esperar nada em troca, por gradito. No se trata de uma conta que devemos a Deus, nem mensalidade, mas fruto de uma vida transformada, que experimentou a graa de Jesus, e tem alegria e satisfao de contribuir na continuidade da obra de Cristo.

Vous aimerez peut-être aussi