Vous êtes sur la page 1sur 4

Teste

1) Ao entrar no carro, seu primeiro passo : a) Olhar no espelho e conferir se a aparncia est em ordem. b) Checar se os espelhos, o banco e a posio de dirigir esto perfeitos para voc. c) Sair o mais rpido possvel, j que est sempre atrasado. d) Nem uma coisa nem outra. O sono tanto que s se lembra que est dirigindo alguns quilmetros depois. 2) Depois de ligar o carro, seu prximo passo : a) Olhar nos retrovisores. b) Dar r e seja o que Deus quiser. c) Olhar nos retrovisores e, se o local for perigoso, tentar ter o mximo de visibilidade possvel. d) Quem vem de trs que deve estar atento no voc. 3) Ao mudar de faixa, voc: a) D seta e entra. b) D seta e olha no retrovisor para confirmar se a passagem est livre c) Olha no retrovisor. Se estiver livre, no necessrio dar seta. d) Faz uma manobra repentina 4) Ao se dirigir a um local que ainda no conhece, voc: a) Confia na intuio j que conhece mais ou menos o caminho. b) Pede orientao pelo celular enquanto dirige. c) Prefere consultar o guia antes de sair de casa. d) Inspira-se durante o percurso, indo devagarzinho no esquema tentativa e erro. 5) Quando um dos ocupantes do veculo tem de descer, voc: a) Anda o que for preciso para estacionar o carro primeiro. b) Pra onde estiver, pois rapidinho. c) Costuma aproveitar o farol fechado. d) Pra tranquilamente em fila dupla e se demora na despedida. Quem estiver atrs que espere um pouco, ora. 6) Ao dirigir, como voc indica suas intenes aos outros motoristas: a) Sinaliza todos os movimentos. b) Sinaliza quando se lembra. c) Nunca sinaliza, j que quem vem atrs tem de estar atento. d) Sinaliza, sim, com o dedo do meio, se algum lhe der uma buzinada daquelas. 7) Na hora da ultrapassagem, o mais importante : a) Nunca ultrapassar, j que no tem prtica. b) Ficar esperto para o caso de uma brecha, ainda que no seja o mais seguro. c) Ficar atento s possibilidades, respeitando a sinalizao e a faixa contnua. d) Ultrapassar pela direita s em caso de urgncia. 8) Em relao ao carro da frente: a) Carro da frente? s vezes, nem reparo que ele existe.

Teste
b) Fica bem longe do carro da frente, nunca se sabe... c) Cola, acelera e fica estressado com a moleza do outro. d) Mantm uma distncia segura, o suficiente para conseguir frear; 9) Sobre faris e cruzamentos, voc: a) Confia plenamente neles. b) Respeita e fica atento para o caso de se deparar com os desatentos. c) S pra em faris ou cruzamentos nos casos necessrios. d) Fica mais atento CET e aos radares. 10) Quando o assunto velocidade, voc: a) No gosta. Anda devagar ainda que pela esquerda. b) Costuma dirigir de acordo com os limites estipulados para cada local. c) Pisa fundo, afinal, quem gosta de motorzinho dentista. d) Acelera de acordo com a pressa. 11) Enquanto est no trnsito, voc: a) Usa o celular normalmente, pois consegue dar ateno s duas coisas. b) Troca a estao do rdio e l o jornal: preciso manter-se informado. c) Aproveita para caprichar da maquiagem, arrumar os cabelos ou, no caso dos homens, acertar a barba. d) Mantm a ateno no trfego, ainda que seja irritante. 12) Quando o assunto manuteno preventiva do seu carro, voc: a) Ih! Lembra-se de que no checou os freios s depois que bateu. b) Sempre troca o leo. No o suficiente? c) Acha perda de tempo. Quando o veculo der um problema, conserta e pronto. d) cadastrado na Agenda do Carro e obedece as datas ideais para checar os itens do veculo. Respostas: 1) b; 2) c; 3) b; 4) c; 5) a; 6) a; 7) c; 8) d; 9) b; 10) b; 11) d; 12) d. Se voc fez 12 pontos, parabns! O trnsito seria uma maravilha se todos dirigissem como voc. Fez 9 pontos? Muito bem! Voc um bom motorista, mas ainda pode melhorar. Se sua pontuao foi, no mximo, 6, bom rever sua forma de dirigir. Voc um forte candidato a barbeiro. Se voc fez 3 pontos ou menos, caro motorista, a soluo voltar para a auto-escola o mais rpido possvel. Voc realmente um barbeiro, navalha, tranca-rua, roda presa e brao; enfim, um risco para a segurana no trnsito. Veja os conselhos do Detran (www.pr.gov.br/detran)para ser um timo motorista: Lembre-se de que sempre que no trnsito voc no est sozinho e as leis no foram feitas apenas para os outros, mas para voc tambm, e que grande parte dos problemas de relacionamento humano no trnsito ocorrem devido a uma srie de fatores, tais como: Supervalorizao da mquina: Quanto melhor o veculo mais direitos e menos deveres o condutor "acha" que tem.

Teste
Inverso de valores: O veculo como instrumento de fora, vaidade e competio. Falta de controle emocional do indivduo: S os seus problemas ou vontades contam e devem ser respeitados. Egosmo: Falta de pensar em conjunto, s ele conta, os outros no existem. Descaso a normas e regulamentos: A legislao de trnsito foi feita para os outros, no para mim. Falta de domnio aos impulsos indesejveis: Dizer palavres, fazer gestos obscenos, achar-se dono da rua. Uso inadequado dos mecanismos de ajustamento: Tentar dar sempre um "jeitinho" para fugir das leis de trnsito. Falta de planejamento ( horrio e percurso): Tentando recuperar o tempo perdido, apressando ou perturbando os outros condutores. Desconhecimento: No conhecendo as leis de trnsito, sinalizao, seu veculo, como poder dirigir corretamente? Desrespeito aos direitos alheios: Sempre que voc cometer uma infrao de trnsito estar ferindo direitos alheios. Ao invs de acelerar quando um condutor pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o passar. Voc no est disputando um lugar no pdio. Em vez de trafegar lentamente pela esquerda, dificultando as ultrapassagens, mude de faixa andando pela direita, voc tambm chega l. Em vez de invadir a via preferencial de um outro condutor, aguarde um pouco mais. Freadas bruscas no so muito agradveis. Ao invs de buzinar excessivamente no trnsito, mantenha a calma. Voc conhece algum que goste de buzina? Em vez de mudar bruscamente de pista, confira antes o retrovisor e use as setas. Voc no anda sozinho pelas vias. Ao invs de correr na chuva, ignorando o risco da pista molhada, diminua sempre a velocidade. O aumento de acidentes, com o tempo ruim, no mera coincidncia. Em vez de "esquecer" o seu carro em fila dupla, atrapalhando os outros, ande um pouco mais. Tem sempre uma vaga livre adiante. Ao invs de ficar atrs de um carro, que est indicando que vai virar esquerda, ultrapasse pela direita. Esta a nica exceo regra de ultrapassagem. Em vez de carregar o capacete no brao, use a cabea. Segurana nunca demais. Ao invs de "furar" o sinal que acabou de ficar vermelho, aproveitando a lgica insensata de que "o pedestre espera", pare o carro na faixa. O respeito ao prximo vem muito antes das leis de trnsito.

Teste
Voc sabia? Um estudo revelou as barbeiragens dos motoristas americanos. Entre as mais graves esto: Falar ao celular. Comer e beber ao volante. Arrumar os cabelos, palitar os dentes e (pasme) se barbear. Ler jornais.

Vous aimerez peut-être aussi