Vous êtes sur la page 1sur 7

CURSO: CINCIA E TECNOLOGIA TURMA: 01 PROFESSOR: Blake Charles ALUNA: Roberta Nayhane de Lima

DISCIPLINA

ERGONOMIA

ASSUNTO
COMPARAO E ANLISE DE MTODOS ERGONOMICOS (MTODO RULA/OWAS)

MOSSOR/RN OUTUBRO 2010 Introduo

A postura freqentemente, determinada pela natureza da tarefa ou do posto de trabalho. As posturas prolongadas podem prejudicar os msculos e as articulaes. Uma boa postura definida como a posio do corpo que envolve o mnimo de sobrecarga das estruturas, com o menor gasto energtico para o mximo de eficincia do corpo. Para facilitar medidas diretas do esforo envolvido na postura e possveis correes, pesquisadores desenvolveram mtodos prticos de registro e anlise de postura. Alm de ser necessrias medidas ao gravar vdeos ou fotografar, preciso tambm conhecer as atividades, as cargas transportadas e o local de trabalho. As medidas dos ngulos entre partes do corpo, ou seus ngulos em relao ao ambiente, so freqentemente requisitadas nos mtodos apresentados.

Mtodo Rula (Rapid Upper Limb Assessment) Trata-se de um mtodo ergonmico para avaliar a exposio de indivduos a posturas, foras e atividades musculares. Foi desenvolvido para detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que meream uma ateno especial. Tal mtodo permite fazer uma avaliao inicial rpida de um grande nmero de trabalhadores, baseando-se na observao direta das posturas adotadas das extremidades superiores: pescoo, ombros e pernas durante a execuo de uma tarefa. um mtodo similar ao de OWAS dotado de uma grande confiabilidade se for realizado por um tcnico dotado dos conhecimentos de ergonomia. Este procedimento foi desenvolvido por McAtamney e Corlett em 1993 de uma forma parecida com o mtodo OWAS, porm para avaliar pessoas expostas a posturas que contribuam para distrbios de membros superiores. O RULA (Rapid Upper Limb Assessment) usa observaes adotadas pelos membros superiores, como pescoo, costas e braos, antebraos e punhos. Esse mtodo avalia a postura, fora e movimentos associados com tarefas sedentrias, como por exemplo, trabalho com computador. As 4 principais aplicaes do RULA so: Medio de risco msculo-esqueltico, usualmente como parte de uma ampla investigao ergonmica; Comparao do esforo msculo-esqueltico entre design da estao de trabalho atual e modificada; Avaliar resultados como produtividade ou compatibilidade de equipamentos; Orientar trabalhadores sobre riscos msculos-esquelticos criados por diferentes posturas de trabalho. Basicamente, este mtodo composto de 3 etapas: Seleo da postura ou posturas para avaliao; As posturas so pontuadas usando uma planilha de pontos, diagramas de partes do corpo e tabelas; Essas pontuaes so convertidas em 1 das 4 medidas propostas. Esta tcnica ergonmica aborda resultados de risco entre uma pontuao de 1 a 7, onde pontuaes mais altas significam altos nveis de risco aparente. Uma baixa pontuao no mtodo RULA no garante, entretanto, que o local de trabalho esteja livre de riscos ergonmicos, assim como uma alta pontuao no assegura que um problema severo existe. Esse mtodo foi desenvolvido para detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que merecem maior ateno. Como vantagens desse mtodo pode-se 29 citar que no necessrio o uso de equipamentos especializados e sua aplicao no interfere na situao do trabalho.

Com a finalidade de aplicar um mtodo de realizao rpida, o corpo segmentado em partes que formam os grupos A e B. No grupo A esto includos o brao, antebrao e pulso, e no grupo B esto o pescoo, tronco e pernas. Isto garante que todas as posturas do corpo so verificadas, assegurando que qualquer postura constrangedora das pernas, tronco ou pescoo que influenciem na postura de membros superiores sejam includas na avaliao (SILVA, 2001). As figuras 06 e 07 representam as posturas dos diversos segmentos do corpo e suas respectivas contribuies para o escore final. Sua aplicao resulta em um risco descrito em um escore variando entre 1 e 7, onde as pontuaes maus altas significam um nvel elevado de risco.

A grande vantagem deste mtodo fornecer uma classificao do posto de trabalho quanto prioridade de interveno. Guimares & Naveiro (2004) adaptaram essa tcnica a fim de ser aplicada em situaes especficas, como no trabalho com computadores.

Mtodo de OWAS

Desenvolvido na Finlndia para analisar as posturas de trabalho na industria de ao, e foi proposto por trs pesquisadores finlandeses (KARKU, KANSI e KUORINKA:1977) para Ovaco Oy Company em conjunto com o Instituto finlands de Sade ocupacional, seu nome deriva de OVACO Working Posture Analysing System. Anlise fotogrfica das principais posturas tpicas, observando o trabalho dos refrataristas no reparo e troca da proteo refrataria dos conversores para fabricao de aos especiais onde as posturas requeridas pelo trabalho eram muito constrangedoras para os operrios. um dos mais recentes mtodos de postura global com sistema de cdigos. Foi desenvolvido na Finlndia em 1992 para investigar posturas de trabalho na indstria do ao, por uma empresa denominada Ovako Oy e o Instituto Finlands de Sade Ocupacional. O cdigo OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) compreende a postura, a carga e a fora utilizada. Vrios analistas treinados, ao observar mesmo trabalho, fizeram registros

aproximadamente com 93% de concordncia. E o mesmo trabalhador, ao ser observado de manh e tarde, conservava 86% das posturas registradas. Alm disso, diferentes trabalhadores, executando a mesma tarefa, usavam, em mdia, 69% das posturas similares. Baseando-se nesses levantamentos, foi feito um estudo na indstria em questo, e com a aplicao das sugestes de modificaes houve uma remodelao de algumas linhas de produo que eram mais crticas, que resultaram numa melhoria do conforto. Esse mtodo procura identificar posturas nas quais tenses no corpo podem ser perigosas. O mtodo consiste no seguinte procedimento: em cada etapa do trabalho devem se registrar em uma planilha, as posies e os pesos ou foras nos braos, pernas e costas. Para os braos, o mtodo apresenta 3 posies, para as pernas, 7 e para as costas, 4 posies. Em relao s cargas, tem-se 10 kg ou menos, maior que 10 kg e menor que 20 kg e por ltimo uma fora que exceda 20 Kg. Atravs de um cruzamento das posturas dos segmentos do corpo e das foras realizadas na planilha, o resultado indica quando devem ser adotadas as medidas corretivas. Essas medidas esto relacionadas de acordo com o quadro 02. O mtodo OWAS apresenta pouca especificidade, gerando um detalhamento insuficiente quando aplicado a certas atividades laborais.

Figura 05 Posies dos setores do corpo utilizados no mtodo OWAS

Concluso

O mtodo OWAS tem a deficincia de analisar a postura de forma simplista, sem fazer outras considerar, como o pescoo,os punhos e o antebrao. Uma deficincia que o mtodo RULA procura satisfazer. Mesmo assim, o mtodo OWAS uma ferramenta que proporciona uma rpida identificao da gravidade das posturas assumidas e sugere a urgncia das providncias que devem ser tomadas. Com base na anlise dos resultados possvel encontrar solues para reduzir a gravidade da postura possibilitando alternativas para a mudana de categoria e conseqente diminuio do constrangimento postural.

Vous aimerez peut-être aussi