Vous êtes sur la page 1sur 2

AUTOR: CESAR AUGUSTO TACLA CRIAO: LTIMA ALTERAO:

18/2/2008 14:51 9/2/2009 23:33

TESTE DE CONHECIMENTOS SOBRE ORIENTAO A OBJETOS

Instrues: Somente responda se tiver certeza, caso contrrio deixe em branco. No vale nota! Anote as respostas numa folha a parte. 1. Marque a opo correta. Um objeto pode representar: a. Somente entidades fsicas (ex. aluno, carro) b. Somente entidades conceituais (ex. emprstimo, processo qumico) c. Somente entidades de software (ex. lista, fila) d. Entidades fsicas, conceituais e de software e. Nenhuma das alternativas Marque a opo correta. Um objeto possui trs caractersticas elementares, so elas: a. Hierarquia, polimorfismo de sobrecarga, polimorfismo de sobreposio b. Mtodo, varivel e atributos c. Estado, comportamento e identidade d. Pblico, privado e friend e. Nenhuma das alternativas Um aluno chamado Jos Carlos do curso de Informtica efetua matrcula nas disciplinas de Matemtica, Fsica e Programao. Quais so os objetos da sentena? a. Aluno, curso, matrcula e disciplina b. Jos Carlos, Informtica e disciplinas c. Jos Carlos, Informtica, Matemtica, Fsica e Programao d. Computador, Jos Carlos, Informtica, Matemtica, Fsica e Programao e. No h objetos, somente classes. Dentre os princpios da OO tem-se abstrao, encapsulamento, modularizao e hierarquia. Assinale a alternava incorreta: a. Abstrao significa modelar algo (ex. uma entidade do mundo real) escolhendo as caractersticas essenciais que a distinguem das demais no domnio do problema b. Encapsulamento significa esconder os detalhes de implementao de forma que um objeto A pode interagir com um objeto B conhecendo apenas a interface de B c. Modularidade significa decompor um sistema complexo em unidades coesas que fazem sentido por si s. d. Hierarquia significa organizar elementos na forma de uma taxonomia. e. Todas as alternativas acima esto erradas. Marque a alternativa incorreta em relao definio de classe: a. Uma classe uma coleo de objetos. b. Uma classe serve como template (modelo) para se criar objetos. c. Uma classe uma representao de um conjunto de objetos que possuem atributos, relaes e operaes idnticas. d. Instncias de classes so objetos.

2.

3.

4.

5.

e. 6.

Classes no representam necessariamente um conjunto de objetos do mundo real, podem representar objetos de software.

Em relao aos atributos, correto dizer que: a. Uma classe deve ter ao menos um atributo b. Atributos e operaes so sinnimos c. So propriedades de uma classe que definem os valores possveis para as instncias das propriedades d. Atributos somente so utilizados em tabelas de banco de dados. Marque a alternativa correta em relao definio de operao (UML): a. Uma operao significa modificar o cdigo fonte de uma classe. b. Operao e construtor so sinnimos. c. Sempre que uma operao invocada, o objeto muda de estado. d. O resultado de uma operao executada repetidamente sobre um mesmo objeto ser sempre idntico. e. a implementao de um servio que pode ser invocado por qualquer objeto. Marque a alternativa INCORRETA em relao definio de polimorfismo: a. Polimorfismo e encapsulamento so duas caractersticas que no coexistem. b. Polimorfismo permite que um objeto implemente uma mesma operao de vrias formas distintas. c. H dois tipos de polimorfismo: sobrecarga e sobreposio d. Polimorfismo de sobrecarga consiste em reescrever um mtodo de uma classe mudando seus argumentos de entrada e/ou de retorno preservando seu nome. e. Polimorfismo de sobreposio consiste em reescrever um mtodo de uma classe base numa classe derivada mudando sua implementao. Marque a alternativa INCORRETA em relao definio de interface: a. Interfaces escondem os detalhes de implementao de um componente. b. Interfaces permitem construir arquiteturas plug-and-play. c. Interfaces permitem que objetos distintos implementem mesmos servios de maneiras diferentes. d. Interface uma palavra que se refere nica e exclusivamente s GUIs (Graphical user interfaces).

7.

8.

9.

10. Marque a alternativa CORRETA em relao s visibilidades JAVA: a. Visibilidades somente podem ser aplicadas a atributos. b. Visibilidades somente podem ser aplicadas a operaes/mtodos. c. A visibilidade pblica em atributos deve ser evitada para evitar alteraes indevidas nos mesmos. d. A visibilidade privada impede que uma classe seja aberta no editor. e. A visibilidade default em Java a privada.

Vous aimerez peut-être aussi