Vous êtes sur la page 1sur 15

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO UNIRON Aleksandra Chaves Dandara Simo Diego Prado Ilmar Jnior Tain Castro

Campanha da Rdio Universitria Uniron.

Trabalho da disciplina de comunicao integrada do curso de comunicao social-Habilitao em publicidade e propaganda da faculdade integrada de porto velho- UNIRON, sob orientao da prof. Francivan Souza., como, parte de avaliao da campanha da Radio Universitria UNIRON.

Porto Velho 2011

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO UNIRON Aleksandra Chaves Dandara Simo Diego Prado Ilmar Jnior Tain Castro

Campanha da Rdio Universitria Uniron.

Porto Velho 2011

Apresentao

Este trabalho produto final da disciplina de comunicao integrada que abordou as tcnicas utilizadas para que determinada comunicao possa atingir todos os canais propostos com a mesma mensagem, mas que esta mensagem seja adequada a cada canal. A proposta do trabalho montar um planejamento para a rdio universitria da Uniron que ser lanada em carter experimental em 2011.

Introduo

Este trabalho tem como objetivo formar um planejamento de campanha usando como principal recurso a comunicao integrada para o lanamento da rdio universitria UNIRON. Mostramos um planejamento de campanha que inclui briefing, anlise swot, novas tecnologias entre outros recursos que tanto o marketing e a comunicao nos permitem.

Briefing
Empresa

Cliente: Uniron Produto; servio: Rdio Universitria Responsvel: 5 perodo de jornalismo Orientados pelos professores Antonio carvalhal e Aline neto.
Histrico

A UNIRON foi fundada no ano de 1999 por Fernando Mauro de Toledo Prado e Rodrigo Calvo Galindo, que tinham como objetivo erguer a maior e mais qualificada Instituio de Ensino Superior do estado de Rondnia. Uma das premissas dessa nova Instituio de Ensino Superior era atuar ativamente na oferta de cursos de Bacharelado com foco para o mercado de trabalho atendendo assim as exigncias e necessidades dos rgos pblicos e das empresas e instituies instaladas na cidade de Porto Velho e regio. No ano de 2001 a UNIRON foi efetivamente autorizada pelo MEC - Ministrio da Educao. Os cursos oferecidos eram de Administrao de Empresas, Administrao em Marketing, Administrao Rural e Administrao em Sistemas de Informao. Logo em seguida vieram os cursos de Secretariado Executivo Bilnge, Publicidade e Propaganda, Cincias Contbeis e Direito. Inicialmente a Instituio funcionou provisoriamente nas instalaes da Escola Dr. Granjeiro no Bairro do Tringulo. Em fevereiro de 2003 a UNIRON inaugura um dos maiores campus universitrios de Porto Velho localizado na Avenida Mamor, Zona Leste da capital. Em uma rea de 82.000 m2 e com mais de 30.000 m2 de rea construda, o complexo universitrio da UNIRON referncia de modernidade e sofisticao. So mais de 700 metros lineares de corredores, 78 salas de aula climatizadas, biblioteca central, praa de alimentao, laboratrios de fotografia e udio, 06 laboratrios de informtica com equipamentos de ltima gerao, agncia bancria, c entrais de reprografia, restaurante, estacionamento para 2.500 veculos, Ncleo de Prticas Jurdicas, Agncia Experimental, Rdio Universitria, entre diversas outras instalaes. Entre 2001 e 2005, a UNIRON teve crescimento recorde de mais de

500% no perodo passando de 400 para 3.000 acadmicos espalhados nos 15 cursos de graduao e ps-graduao oferecidos pela Instituio. A instituio oferece tambm cursos de ps-graduao, extenso e EAD Ensino a Distncia. A UNIRON comprometida tambm com ae s sociais e prima pelo compromisso com a comunidade de Porto Velho, atravs de projetos sociais como: Prmio Jovem Talento, Faculdade da Melhor Idade e Faculdade Para Todos, UNIRON Criana e UNIRON no Bairro.

A rdio universitria no Brasil

A primeira rdio universitria brasileira foi instalada da Universidade do Rio Grande do Sul em meados de 1950. De l para c ocorreram muitos avanos no rdio no Brasil e no mundo. Muitas rdios universitrias saram das universidades e ganharam estrutura das grande s emissoras sem perder a caracterstica principal aproximar academia e populao. Hoje a rdio universitria mantm as mesmas funes, e tem uma aliada de peso, a internet. Graas a ela, as pro dues podem ser armazenadas e qualquer indivduo com acesso a web pode ter contato com as mesmas. E ainda h a comunicao instantnea com o pblico, que geralmente quem quais produes tm mais interesse em ouvir. Em Porto Velho as rdios universitrias no so bem difundidas. Atualmente a rdio universitria mais bem estruturada se concentra na cidade de Ji-Paran e pertence ao Ceulji-Ulbra (Centro Universitrio Luterano de Ji-Paran). L a programao toda desenvolvida na instituio e a rdio chega a toda cidade. Na capital rondoniense, a Cultura FM nasceu c om a proposta de ser a rdio universitria da Uniron, e contou at o ano passado com alguns programas e produes acadmicas. Contudo, esta se tornou uma rdio comercial e sua proposta inicial deixada de lado.

Objetivos da campanha y

Integrar os cursos atravs da radio por meio de informaes produzidas por acadmicos, alunos de comunicao social.

Criar uma marca para a rdio interna que passe a ter um alto valor agregado a ela; Cativar e entreter os clientes na hora do intervalo.

Pblico alvo

Acadmicos dos 15 cursos de graduao e Ps-graduao da UNIRON.

Estratgias

Algumas j esto definidas, e outras sendo estruturadas. Os definidos so caixas de som espalhadas nos corredores, chamada nos intervalos, som ambiente, ter caixas de som na parada de nibus e ncleo de praticas jurdico.

Objetivo de comunicao

Disseminao da faculdade, envolver os alunos de comunicao social no projeto, tal como produo da grade de programao, praticas do programa e programas musicais.

Planejamento de Campanha Cenrio: y y y y y

Uma das principais faculdades. Investimentos em infla-estrutura. Crescimento populao de Porto Velho, trs mais pessoas para a faculdade. Possui trs campos, sendo um no Shopping. 15 cursos com mais de 3 mil acadmicos.

Anlise SWOT - Uniron


Problemas: y y y y

Atendimento Laboratrios Internet Wireless Portal do aluno

Oportunidades: y y y

Ampliar o canal de comunicao com o aluno. Integrar os cursos da instituio. Melhorar a comunicao interna entre os stakeholders.

Posicionamento:

O servio tem como objetivo de aproximar a instituio do seu pblico, que so os acadmicos, seus principais mantenedores. Baseado em um dilogo racional, criaremos uma relaes emocional.

Estratgia de Marketing:

A campanha ser toda planejada, tendo como foco as redes sociais.

Estratgia de comunicao:

y y y y

Twitter Orkut Facebook Site da Instituio

Distribuio:

Campus Mamor, com projetos de extenso futura para unidades II e III.

Planejamento da Campanha

Para que a rdio universitria da Uniron seja conhecida pelos seus acadmicos, faremos uma campanha com foco em redes sociais, mas sem deixar as mdias convencionais e alternativas de lado.
Canais utilizados

Utilizaremos a internet (redes sociais e site da instituio) e algumas mdias alternativas para chegar aos locais em que os acadmicos esto.
Objetivo geral

Consolidar a rdio universitria da Uniron como mais uma ferramenta da instituio dando ao acadmico suporte para prtica laboratorial.
Objetivos especficos

Melhorar a comunicao entre instituio e acadmicos e instituio e funcionrios; integrar os cursos da instituio; servir de laboratrio para acadmicos de comunicao social; entretenimento.
Concorrentes:

A UNIRON possui uma vasta lista de concorrentes diretos, que so aqueles que oferecem em parte o mesmo produto da instituio, dentre eles podemos citar: Fimca, So Lucas, Faro e Fatec.

Diferencial em relao concorrncia:

As diferenas principais entre a UNIRON e a concorrncia local, so:


y y y

nica faculdade que est presente em um shopping Center; Rdio interna; Premiaes em congressos nacionais

Conceito criativo

Essa identidade baseada em duas cores: amarelo que representa entusiasmo, fora de vontade, alegria e nosso astro maior o Sol, e o branco, que passa paz, harmonia e seriedade. O Fato de utilizar duas cores completamente diferentes uma da outra da um contraste que agrada aqueles que a vem. A Uniron adotou o slogan Escolha ser voc e para que a comunidade se sinta contemplada, optou-se por mostrar que a rdio universitria feita a partir das escolhas da mesma e que a mantm de p o indivduo que vive dentro do universo da Uniron.

Idia Principal

Convidar as pessoas a conhecer a rdio interna e estimular a escuta da mesma. Fazer saber que os alunos podem sugerir uma programao, msicas e expressar a sua opinio.

Tema:

Uma rdio acadmica, para voc se informar e se divertir. Esse o tema da campanha de inaugurao, esse tema ser substitudo com dois meses de inaugurao da rdio universitria. O novo tema ser definido pela agencia junto ao cliente, mas de antemo ter a ver com positivao e fixao da marca junto ao nosso pblico.

Peas

Sero utilizados adesivos personalizados que sero utilizados os quadros das salas da instituio, painis para os banheiros e adesivos pequenos para locais a escolha do indivduo. E ser desenvolvido um selo para todas as peas impressas que visam promover a instituio. Nos ptios e corredores haver totens (tambm podem apliques ou placas) indicando os endereos das redes sociais onde a rdio se encontra o endereo na web e a programao principal um programa de entrevista, msica ou um programete, por exemplo. Partindo para a rea digital, sero produzidos banners de internet para s ites, ser criada uma conta no Twitter com o nome da rdio (ainda no definido) e um background caracter stico. Ser

utilizada tambm uma pgina do Facebook criada a partir do perfil da IES e links no Orkut. Ainda no site da Uniron haver um espao destinado rdio, assim no haver desvinculao entre o novo produto e a instituio na web. Decidimos por no utilizar um blog no primeiro momento, pois a produo de contedo para esta plataforma tem que estar atualizada muito frequentemente, e foge do nosso objet ivo inicial.
Aes

Aps definido o material da campanha, interessante tambm que algumas aes sejam executadas de maneira que o individuo que ser o protagonista da rdio universitria possa ter fcil acesso ao contedo. Portanto, a programao diferida ser organizada em categorias e disponibilizada para reproduo e download no site da Uniron e pginas das redes sociais , assim, quem no teve oportunidade de ouvir a programao , tm mais uma opo de acesso a ela. Desta forma, abre-se uma oportunidade para que estudantes e funcionrios possam produzir podcasts de contedo variado tambm disponvel para download e reproduo.

Peas: Cartaz / Panfleto

Twitter

Adesivo espelho:

Referncias

(Refernciar com o psicodinmica das cores e colocar no texto)

Vous aimerez peut-être aussi