Vous êtes sur la page 1sur 47

Noes de Administrao e Atendimento INSS - Tcnico

Noes de Teoria da Administrao Prof. Monique Aguilar www.moniqueaguilar.com

1. Noes de Teoria da Administrao: planejamento, organizao, direo e controle. 2. Noes de Gesto pblica: A Reforma e Revitalizao do Estado. 3. tica e cidadania nas organizaes. 4. Sade e Qualidade de Vida no Trabalho. 5. Princpios de Responsabilidade Socioambiental. 6. Comunicao Institucional. 7. Atendimento de qualidade: eficincia, eficcia e efetividade. 8. Atendimento: Cdigo de Defesa do Consumidor. 9. O Atendimento no Servio Pblico. 10. O Papel do Atendente: perfil, competncias, postura profissional.

As Principais Teorias da Administrao: 1903-----------------------------------------1909 --------------------------------------1916 ------------------------------------1932 ---------------------------------1947 -------------------------------1951 ----------------------------Administrao Cientfica Teoria da Burocracia Teoria Clssica Teoria das Relaes Humanas Teoria Estruturalista Teoria dos Sistemas

1954 -------------------------- Teoria Neoclssica 1957 ------------------1962 --------------1972 -------------1990 ------------Teoria Comportamental Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingncia Novas Abordagens

Alguns exemplos de leis trabalhistas:


1801 Healthy Act (Inglaterra) No se pode contratar crianas com menos de 5 anos. 1837 Elford ACt Crianas entre 5 e 11 anos s podem ser contratadas para servios de manuteno e no produo. Horrio de trabalho no sc. 19 - 5:30 s 20:30, com 40 minutos de almoo.

As teorias advm de diferentes vertentes e contribuies. As teorias de Administrao praticadas ao longo do tempo, tiveram como base modelos diversos de conduo de organizaes, como por exemplo: organizao da Igreja Catlica (modelo de hierarquia simples); organizao militar (conceitos de: unidade de comando, linha, centralizao, descentralizao, estratgia); Revoluo Industrial (modelo de Administrao hoje conhecido), entre outras.

Caractersticas da Primeira Revoluo Industrial: 1.Mecanizao da indstria e da agricultura. 2. Aplicao da fora motriz indstria. 3. Desenvolvimento do sistema fabril. 4. Espetacular aceleramento dos transportes e comunicaes.

Caractersticas da Segunda Revoluo Industrial: 1. Substituio do ferro pelo ao. 2. Substituio do vapor pela eletricidade. 3. Desenvolvimento de mquinas automticas. 4. Especializao do operrio. 5. Crescente domnio da indstria pela cincia. 6. Transformaes nos transportes e nas comunicaes. 7. Novas formas de organizao capitalista. 8. Expanso da industrializao.

Caractersticas - incio sculo 20:

1. Desenvolvimento tecnolgico.
2. Livre-comrcio. 3. Mudana dos mercados vendedores para mercados compradores. 4. Aumento da capacidade de investimento industrial. 5. Rapidez do ritmo de mudana tecnolgica e reduo de custos de produo 6. Crescimento dos negcios e das empresas.

As Variveis Bsicas da TGA


C o m p e titiv id a d e

T e c n o lo g ia

Pessoas

O rg a n iz a o

E s tr u tu r a

A m b ie n te

T a r e fa s

Fonte: Chiavaneto, I. Introduo TGA, Makron Books, 1998

Empresas e os Setores da Economia:


Setor Primrio atividades ligadas explorao de recursos naturais. Ex.: agricultara Setor secundrio indstrias ou fbricas, se dividem em industria de extrativismo, de transformao (ex. txteis, qumica, etc) e de construo (civil e obras pblicas) Setor tercirio atividades intermedirias entre produtor e consumidor (ex. comrcio, bancos, sade, lazer, educao, seguros, armagenazem)

O Sculo XX foi a Era das Organizaes; o Sculo XXI bem que poderia ser a Era das Instituies, construindo um processo socialmente desejvel.

Diferena entre empresa e organizao - A Empresa aplica recursos para criar produtos e servios que atendam s necessidades do mercado. - A Organizao a maneira pela qual estes recursos so administrados, compreendendo estrutura, sistemas, funcionrios e cultura.

Administrao Cientfica (Arrumando o Cho da Fbrica)


Frederick W. Taylor A preocupao bsica era aumentar a produtividade da empresa atravs da eficincia na produo

Objetivos 1. Pagar salrios melhores e reduzir custos. 2. Deve aplicar mtodos cientficos de pesquisa formular princpios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operaes fabrs. 3. Os empregados devem ser cientficamente selecionados e colocados em seus cargos com condies de trabalho adequadas. 4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeioar suas aptides e executar uma tarefa para que a produo seja cumprida.

Organizao Racional do Trabalho:


1. Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Diviso do trabalho e especializao do operrio. 4. Incentivos salariais e prmios de produo. 5.Padronizao de mtodos e de mquinas. 6. Superviso funcional.

Objetivos do estudo de tempos e movimentos


1. Eliminao do desperdcio de esforo humano e de movimentos inteis. 2. Facilidade no treinamento dos operrios, melhoria do rendimento da produo pela especializao das atividades. 3. Distribuio uniforme do trabalho para que no haja perodos de falta ou de excesso de trabalho. 4. Estabelecer uma base uniforme para salrios e prmios de produo.

Vantagens na simplificao do desenho de cargos: 1 - Admisso de empregados com qualificaes mnimas e salrios menores para reduzir os custos de produo e treinamento 3. Reduo de erros na execuo para diminuir rejeies e refugos 4. Facilidade na superviso para que cada supervisor possa controlar 5 - Aumento da eficincia do trabalhador permitindo maior produtividade.

Princpios de Ford:

Princpio da Intensificao: Diminuir o tempo de durao com o emprego imediato dos equipamentos e da matria-prima e a rpida colocao do produto no mercado. Princpio de Economicidade: Consiste em reduzir o mnimo o volume do estoque da matria-prima em transformao, fazendo com que o automvel fosse pago a empresa antes do vencido prazo de pagamento da matria-prima adquirida e dos salrios. A velocidade de produo deve ser rpida: "o minrio sai da mina no sbado e entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na tera-feira, tarde". Princpio de produtividade: Aumentar a capacidade de produo do homem no mesmo perodo ( produtividade ) por meio da especializao e da linha de montagem. O operrio ganha mais e o empresrio tem maior produo.

O conceito de instituio mais abrangente que o conceito de organizao.

Apreciao Crtica da Administrao Cientfica:


1.

Mecanicismo da Administrao Cientfica.

2. Viso microscpica do ser humano. 3. Ausncia de comprovao cientfica. 4. Abordagem incompleta da organizao. 5. Limitao do campo de aplicao. 6. Abordagem de sistema fechado. 7. Pioneirismo na Administrao.

O conceito de instituio mais abrangente que o conceito de organizao.

Teoria Clssica da Administrao


(Organizando a Empresa) Henri Fayol

As Funes do Administrador segundo Fayol: Planejar Organizar Comandar Coordenar Controlar

1 - Diviso do trabalho. 2 - Autoridade e responsabilidade. 3 - Disciplina. 4 - Unidade de comando. 5 - Unidade de direo. 6 - Subordinao dos interesses individuais aos interesses gerais. 7 - Remunerao do pessoal. 8 - Centralizao. 14 Princpios Gerais 9 - Cadeia escalar. de Administrao 10 - Ordem. para Fayol. 11 - Eqidade. 12 - Estabilidade do pessoal. 13 - Iniciativa. 14 - Esprito de equipe.

Resumindo... Trata a organizao como mquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especializao e competncia tcnica. Acentuada diviso do trabalho. Confiana nas regras e regulamentos.

Para Fayol toda empresa apresenta seis funes:

TCNICA COMERCIAL FINANCEIRA

Produo de bens e servios. Compra, venda e trocas. Captao e gesto do capital. Proteo e preservao dos bens e pessoas. Inventrios, custos, estatsticas, registros e controle. Integra e coordena as demais funes.

SEGURANA CONTABILIDADE

ADMINISTRATIVA

Confronto das Teorias de Taylor e Fayol.


Taylor Fayol

Administrao Cientfica

Teoria Clssica

nfase nas Tarefas

nfase na Estrutura

Aumentar a eficincia da empresa por meio do aumento da eficincia no nvel operacional

Aumentar a eficincia da empresa por meio da forma e disposio dos rgos componentes da organizao e das suas inter-relaes

Confronto das teorias de Taylor e Fayol

Fayol considerava a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade []. O trabalho do dirigente consiste em tomar decises, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organizao, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequncia lgica.
(MAXIMIANO, 2007, p. 51).

Teoria das Relaes Humanas (Humanizando a Empresa)

Procura enfatizar as pessoas, deixando para segundo plano a estrutura e tarefas. O homem deixa de ser visto como homo economicus e passa a ser visto como homo socialis, mudando tambm o foco dos planos de incentivos salariais nfase na psicologia e sociologia organizacional e adoo de conceitos humansticos como: grupo social, dinmica de grupo, motivao, comunicao, liderana, etc. Substituindo conceitos exclusivamente tcnicos.

Teoria Neoclssica
(Definindo o Papel do Administrador)

nfase na prtica da Administrao.

Reafirmao relativa dos postulados clssicos. nfase nos princpios gerais de Administrao. nfase nos objetivos e nos resultados.

Princpios Bsicos da Organizao


Diviso do Trabalho. Especializao. Hierarquia Autoridade Responsabilidade Delegao Amplitude Administrativa Funes Administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Eficincia:

Eficcia:

nfase nos meios. Fazer corretamente as coisas. Resolver problemas. Salvaguardar recursos. Cumprir tarefas e obrigaes. Treinar os subordinados. Manter as mquinas. Freqentar a igreja. Rezar. Jogar futebol com arte.

nfase nos resultados. Fazer as coisas certas. Atingir objetivos. Otimizar o uso de recursos. Obter resultados. Dar eficcia aos subordinados. Mquinas em funcionamento. Praticar valores religiosos. Ganhar o cu. Ganhar o jogo.

Modelo Burocrtico de Organizao (Em Busca da Organizao Ideal) Max Weber

Carter racional e diviso do trabalho. Carter formal das comunicaes e regulamentos. Impessoalidade nas relaes Completa previsibilidade do comportamento. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados, com Profissionalizao dos participantes. Competncia tcnica e meritocracia. Especializao da Administrao.

Caractersticas e Disfunes da Burocracia


Caractersticas da Burocracia Disfunes da Burocracia

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Carter legal das normas Carter formal das comunicaes Diviso do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquizao da autoridade Rotinas e procedimentos Competncia tcnica e mrito Especializao da Administrao Profissionalizao

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Internalizao das normas Excesso de formalismo e papelrio Resistncia s mudanas Despersonalizao do relacionamento Categorizao do relacionamento Superconformidade Exibio de sinais de autoridade Dificuldades com os clientes

Previsibilidade do Funcionamento

Imprevisibilidade do Funcionamento

Crticas sobre a Teoria da Burocracia


1. Excesso de formalismo da burocracia. 2. Mecanicismo e as limitaes da teoria da mquina. 3. Conservantismo da burocracia. 4. Abordagem de sistema fechado. 5. Abordagem descritiva e explicativa. 6 - separao do espao pblico do privado (aes voltadas para procedimentos internos)

Teoria Estruturalista da Administrao


(Ampliando os Horizontes da Empresa)

Est voltado para a totalidade, a interdependncia das partes e o fato que o todo maior que a simples soma das partes
Chiavenato, 2008

1. O novo conceito de estrutura. 2. A necessidade de visualizar a organizao como uma unidade social 3. Conceito do homem organizacional (homem que desempenha diferentes papis em vrias organizaes)

Anlise das Organizaes


Utiliza uma anlise organizacional mais ampla do que qualquer outra teoria anterior, pois pretendem conciliar a teoria Clssica, teoria das Relaes Humanas e teoria burocrtica. Envolve: Organizao formal e informal Recompensas salariais e materiais, assim como recompensas sociais e simblicas Anlise intra e interorganizacional

Teoria Comportamental da Administrao


(Dinamizando a Empresa por meio de Pessoas)

Abandono das posies das teorias anteriores. A nfase permanece nas pessoas, porm de forma mais ampla

Abandono das posies das teorias anteriores. A nfase permanece nas pessoas, porm de forma mais ampla Teoria do Equilbrio Organizacional:
1. A organizao um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados dos participantes. 2. Cada participante recebe incentivos em troca dos quais faz contribuies organizao. 3. As contribuies dos participantes so a fonte na qual a organizao se alimenta para dar novos incentivos.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)


(Empreendendo a Mudana e a Renovao Organizacional)

1. A dificuldade em operacionalizar os conceitos da teoria administrativa. 2. Os estudos sobre a motivao humana. 3. A pluralidade de mudanas no mundo. 4. A fuso de duas tendncias: estrutura e comportamento organizacional. 5. Os estudos sobre conflitos interpessoais organizacionais. As variveis bsicas: ambiente, organizao, grupo e indivduo.

6.

As Mudanas e a Organizao

Um novo conceito de organizao. Conceito de cultura organizacional e Clima organizacional. Mudana da cultura e do clima organizacional. O processo de mudana segundo Lewin. Conceito de desenvolvimento. Crticas s estruturas convencionais.

Sistemas mecnicos e sistemas orgnicos


Sistemas Mecnicos Sistemas Orgnicos

nfase nos cargos e nos indivduos que os ocupam. Relacionamento do tipo autoridade-dependncia. Rgida adeso autoridade e responsabilidade dividida. Diviso do trabalho e superviso rgida. Processo decisrio centralizado. Controle rigidamente centralizado Soluo de conflitos por meio de represso e/ou hostilidade.

nfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiana e crena recprocas.

Interdependncia e responsabilidade compartilhadas. Participao e responsabilidade grupal. Processo decisrio descentralizado. Compartilhamento de responsabilidade e de controle. Soluo de conflitos atravs de negociao ou soluo de problemas.

Tpicos do Desenvolvimento Organizacional Confiana nas pessoas Viso do homem como um ser em crescimento Viso Possibilidade de expresso dos sentimentos Desejo e aceitao de riscos

Apreciao Crtica do DO
1. 2. 3. 4. Aspecto mgico do DO. Impreciso no campo do DO. nfase na educao emocional. Aplicaes distorcidas do DO.

Teoria da Contingncia
(Em Busca da Flexibilidade e da Agilidade)

No existe uma forma nica e melhor para organizar no sentido do alcanar objetivos variados, dentro de um ambiente tambm variado. Tudo que ocorre no meio externo pode influenciar o ambiente interno. Exerce tambm grande influncia a tecnologia ( know-how, instalaes, equipamentos, software, etc)

NFASE

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

PRINCIPAIS ENFOQUES

Tarefas Estrutura

Administrao Cientfica Teoria Clssica Teoria Neoclssica Teoria da Burocracia Teoria Estruturalista

Racionalizao do trabalho no nvel operacional. Organizao formal. Princpios gerais da Administrao. Funes do administrador. Organizao formal burocrtica. Racionalidade organizacional. Mltipla abordagem Organizao formal e informal. Anlise intra-organizacional e interorganizacional. Organizao informal. Motivao, liderana, comunicaes e dinmica de grupo. Estilos de Administrao. Teoria das Decises. Integrao dos objetivos organizacionais e individuais Mudana organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. Anlise intra-organizacional e anlise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Anlise ambiental Abordagem de sistema aberto. Anlise ambiental Abordagem de sistema aberto. Caos e complexidade Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual

Pessoas

Teoria das Relaes Humanas Teoria Comportamento Organizacional Desenvolvimento Organizacional

Ambiente

Teoria Estruturalista Teoria Contingncia

Tecnologia Competitiv idade

Teoria Contingncia Novas Abordagens na Administrao

Vous aimerez peut-être aussi