Vous êtes sur la page 1sur 70

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO

PROGRAMA
Componente de Formao Cientfica Disciplina de

Estudo do Movimento

Direco-Geral de Formao Vocacional 2007

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral
ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .
Pgina

2 2 3 4 5 6

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
Os cursos profissionais de Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense e de Intrprete de Dana Contempornea, esto direccionados para campos de actividades que tm no movimento corporal um elemento central e que envolvem objectivos associados excelncia na performance corporal. Independentemente dos contextos especficos de enquadramento de cada curso, o conhecimento da estrutura e funcionamento do aparelho responsvel pelo movimento, o aparelho locomotor, o respectivo sistema de controlo, e o sistema nervoso, constituem os alicerces bsicos para suportar a compreenso e domnio da capacidade de produzir movimento, os seus limites e os riscos associados sua superao, a capacidade adaptativa do sistema motor e a relao da performance motora com as qualidades fsicas. O ensino do Estudo do Movimento procura dar resposta s necessidades atrs enunciadas. Contm assim um corpo de conhecimentos tericos iniciais centrados no funcionamento do aparelho locomotor. A aquisio das competncias associadas a estes contedos deve ser obtida com recurso a aulas tericas. No entanto, o domnio desse corpo de conhecimentos no deve ser entendido como um fim em si, mas como um instrumento para ser utilizado na anlise e interpretao de situaes motoras especficas dos cursos em causa: Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea. Paralelamente, o modelo de formao deve procurar contribuir para a formao de um sujeito no dependente de solues estereotipadas e genricas, mas que seja capaz de utilizar os conceitos adquiridos de uma forma operacional, verstil e criativa. A organizao da disciplina deve por isso contemplar aulas prticas que visem o enquadramento prtico e concreto das artes circenses ou da dana contempornea que coloquem o estudante como elemento activo na vivncia e resoluo de problemas no mbito de comportamentos motores especficos. Devem tambm ser privilegiados espaos de debate e apresentao de temas e trabalhos pela parte dos estudantes onde a capacidade de questionar e de argumentar sejam estimuladas. Mais do que o domnio de contedos e conceitos tericos, o estudante deve saber utilizar esse corpo de conhecimentos como ferramentas que lhe permitam analisar, interpretar e intervir na actividade fsica no mbito das actividades circenses e da dana contempornea.

2. Viso Geral do Programa


A disciplina de Estudo do Movimento faz parte da componente de formao cientfica de alguns cursos profissionais da famlia profissional das Artes do Espectculo e destina-se a proporcionar aprendizagens cientficas de base, que correspondam s exigncias de uma formao de nvel secundrio e de uma qualificao profissional de nvel 3. A sequncia modular a que a seguir se apresenta e caracteriza. Mdulo 1 Osteologia e Artrologia Tem como objecto de estudo a constituio e caracterizao funcional do sistema steo-articular. 2

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Mdulo 2 Miologia So estudados os fundamentos da fisiologia muscular e identificados e caracterizados os principais grupos musculares. Mdulo 3 Controlo e coordenao do movimento Estuda a constituio geral e o funcionamento do sistema nervoso e as relaes com o msculo esqueltico. Aqui se identificam e caracterizam os diferentes nveis de controlo e regulao motora e se abordam as adaptaes neuromusculares actividade fsica. Mdulo 4 Fundamentos de mecnica para anlise do movimento Utiliza e potencia os fundamentos matemticos e fsicos na rea da Mecnica, que so necessrios para uma anlise do movimento. Mdulo 5 Anlise da participao muscular no movimento Visa desenvolver no estudante, com base nos conhecimentos adquiridos nos quatro mdulos anteriores, a capacidade de anlise e interpretao do movimento de forma a determinar os grupos musculares envolvidos e respectivos padres de coordenao. Mdulo 6 Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna So estudados a constituio e o funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna e as suas relaes com o aparelho locomotor: aparelho cardio-respiratrio, aparelho digestivo, aparelho urinrio e sistemas de regulao da vida orgnica interna (sistema nervoso autnomo e sistema endcrino). Na sequncia dessa anlise so abordados aspectos envolvidos na adaptao da vida orgnica actividade fsica como a nutrio, o equilbrio hdrico e a regulao de temperatura corporal. Mdulo 7 Qualidades fsicas Centra-se na caracterizao das qualidades fsicas: fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Sero estudadas ao nvel do seu significado funcional, identificadas as diferentes formas de manifestao de cada qualidade e os respectivos factores biolgicos condicionantes. A sequncia modular est construda com um encadeamento progressivo em que os mdulos 1 e 2 constituem o alicerce fundamental para todos os outros mdulos. Os mdulos 5 e 7 so mdulos que, para alm dos conhecimentos especficos que incluem, exigem a utilizao e sntese de competncias adquiridas nos mdulos que os precedem. Por essa razo, as possveis opes modulares no curso de Intrprete de Dana Contempornea devem atender a essa lgica de precedncias que justificam as opes propostas no ponto 5.

3. Competncias a Desenvolver
As competncias a desenvolver na disciplina visam uma formao biolgica fundamental que (1) assegure a resoluo de problemas concretos de uma forma autnoma e sustentada pelas leis e princpios cientficos tendo em vista a integrao no mundo do trabalho e/ou (2) permita o prosseguimento e aprofundamento de estudos posteriores.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Podemos sistematizar trs diferentes nveis de competncias a desenvolver na disciplina: Competncias ao nvel conceptual, que visam o domnio e a compreenso de terminologia, conceitos, factos cientficos, princpios, leis e teorias associados ao estudo do funcionamento do corpo humano e da sua capacidade de produo de movimento. Competncias ao nvel operacional, que procuram desenvolver a capacidade de anlise, interpretao e interveno nos fenmenos biolgicos associados ao movimento humano, a capacidade de utilizar meios audiovisuais e informticos na observao e descrio de movimentos realizados em contextos especficos, a capacidade de pesquisar do ponto de vista bibliogrfico, quer em documentos impressos, quer por pesquisa na Internet e as capacidades de questionar e de justificar de forma fundamentada. Competncias ao nvel da atitude, que pretendem contribuir para a formao de um sujeito responsvel, rigoroso, autnomo, com sentido crtico, capaz de trabalhar em equipa, e interessado em manter-se actualizado do ponto de vista cientfico.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Do ponto de vista metodolgico, para a aquisio das competncias previamente enunciadas, devem ser levadas em considerao as seguintes orientaes: As competncias de nvel conceptual devem ser promovidas, fundamentalmente, com recurso a aulas tericas, a suportes audiovisuais (diapositivos, filmes, maquetas do corpo humano) e a pesquisa atravs da bibliografia recomendada. As competncias de nvel operacional devem ser conseguidas atravs, por um lado, de aulas prticas que (1) proporcionem ao aluno a vivncia inteligente de experincias motoras de carcter geral e especfico, (2) o coloquem em situaes de descoberta guiada para a resoluo de problemas com base nas competncias conceptuais, (3) desenvolvam uma metodologia de anlise do movimento alicerada na observao e deduo, (4) desenvolvam capacidade instrumental ao nvel das tcnicas audiovisuais e informticas que permitem a anlise do movimento. Por outro lado, deve ser promovida a realizao de trabalhos que apelem pesquisa, quer bibliogrfica, quer na Internet, de elementos e dados necessrios ao aprofundamento de temas diversos, incluindo a dimenso aplicativa dos mesmos. As competncias atitudinais devem ser desenvolvidas atravs de aulas prticas que (1) coloquem o estudante como elemento activo no centro do processo de resoluo de problemas, (2) realizao de trabalhos em grupo visando o desenvolvimento da responsabilidade individual e da cooperao, (3) incluam a apresentao de trabalhos e temas nas aulas com suporte audiovisual onde seja estimulada a capacidade de debater, questionar e argumentar de forma sustentada, (4) e requeiram a realizao de trabalhos de pesquisa que visem o desenvolvimento da curiosidade cientfica e da autonomia na procura de informao relevante para a abordagem de um determinado tema.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

O processo de avaliao deve fazer-se atravs de: 1. Acompanhamento continuado dos desempenhos do aluno de modo a fazer aquisies em tempo til e criterioso; 2. Monitorizao e avaliao do cumprimento dos objectivos de forma a consolidar ou corrigir estratgias no processo ensino-aprendizagem; 3. Informao sobre o grau de articulao entre o desempenho do aluno e os objectivos propostos; 4. Classificao do desempenho do estudante, mdulo a mdulo e no final da disciplina. Dadas as caractersticas da construo do programa, que est estruturado de forma progressiva com os mdulos posteriores a dependerem de competncias adquiridas nos mdulos leccionados previamente, o processo de avaliao deve ser constitudo por vrios momentos de avaliao que procurem conduzir o estudante para a aquisio, em tempo oportuno, de saberes e competncias fundamentais para a resposta aos objectivos dos mdulos seguintes. O tipo de avaliao deve atender s caractersticas e objectivos de cada mdulo, podendo assumir a forma de teste escrito, trabalho de grupo entregue sob a forma de documento escrito, apresentado e discutido na aula, e valorizao da participao e desempenho nas aulas. As formas especficas de avaliao sero apresentadas na Parte II na descrio de cada mdulo.

5. Elenco Modular
No curso de Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense, a disciplina tem uma carga horria de 200 horas divididas pelos sete mdulos apresentados na tabela seguinte.

Nmero

Designao

Durao de referncia (horas)

1 2 3 4 5 6 7

Osteologia e Artrologia Miologia Controlo e coordenao do movimento Fundamentos de mecnica para anlise do movimento Anlise da participao muscular no movimento Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna Qualidades fsicas: fora, velocidade, flexibilidade, resistncia

30 28 28 24 30 30 30

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

No curso de Intrprete de Dana Contempornea, a disciplina tem uma carga horria de 100 horas que pode ser obtida pela escolha de uma das seguintes opes: Opo A Mdulos 1, 2, 3, 5; Opo B Mdulos 1, 2, 3, 7; Opo C Mdulos 1, 2, 3, 4; Opo D Mdulos 1, 2, 3, 6; Opo E Mdulos 1, 2, 4, 5. As cargas horrias dos mdulos, sendo de referncia, devero ser ajustadas, nestas combinaes, carga horria global prevista para a disciplina no plano curricular do curso.

6. Bibliografia
Alter, M. (1996). Science of flexibility. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a caracterizao e o desenvolvimento da flexibilidade. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Baechle, T. (1994). Essentials of strength training and conditioning. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a caracterizao e o desenvolvimento da fora muscular. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Bartlett , R. (2004). Sports Biomechanics. London: Blackwell Scientific. Livro onde se encontram contedos sobre biomecnica. Constitui bibliografia importante para o mdulo 4. Aconselhvel para docentes. Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J., & Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa sobre a caracterizao e o desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Enoka, R. (2000). Bases neuromecnicas da cinesiologia. So Paulo: Manole. Livro (em edio com traduo brasileira) onde se encontram descritos e desenvolvidos os fundamentos para a anlise da participao muscular no movimento. Constitui bibliografia importante para os mdulos 2, 3, 4 e 5. Aconselhvel para docentes. Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Champaign. IL: Human Kinetics. Livro (em edio em lngua inglesa) onde se encontram descritos e desenvolvidos os fundamentos para a anlise da participao muscular no movimento. Constitui bibliografia importante para os mdulos 2, 3, 4 e 5. Aconselhvel para docentes.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Espanha, M. (2004). Anatomofisiologia. Tomo I. Sistema osteo-articular. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia ssea e articular, constituindo bibliografia importante para o mdulo 1. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Espanha, M., Pezarat-Correia, P., Silva, P., Pascoal, A., & Oliveira, R. (2001). Anatomofisiologia. Tomo III. Sistemas da Vida Orgnica Interna. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia dos sistemas orgnicos internos. Constitui bibliografia importante para o mdulo 6. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Espanha, M., Serranito, P., Pascoal, A., & Pezarat-Correia, P. (2002). Anatomofisiologia, Estudos Prticos II aparelhos e Sistemas de Manuteno do Meio Interno. Lisboa: Edies FMH. Livro de exerccios para o estudante resolver sobre a anatomia e a fisiologia dos sistemas orgnicos internos. Constitui bibliografia importante para o mdulo 6. Aconselhvel para estudantes. Fleck, S., & Kraemer, J. (1997). Designing resistance training programs. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a caracterizao e o desenvolvimento da fora muscular. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Gardiner, P. (2001). Neuromuscular aspects of physical activity. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular, constituindo bibliografia importante para os mdulos 2 e 3. Aconselhvel para docentes. Gonalves, H., Pacheco, R., & Fernandes, S. (2004). Educao Fsica para 10, 11 e 12 anos. Lisboa: Didctica Editora. Livros de Educao Fsica onde se encontram contedos sobre a caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para estudantes. Guyton, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Traduo brasileira do tratado onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia geral de todos os sistemas e aparelhos do corpo humano. Aconselhvel para docentes e, embora os contedos sejam abordados com um nvel de aprofundamento superior ao encontrado no programa, pode ser utilizado como leitura complementar pelos estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Hall, S. (1993). Biomecnica bsica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Traduo brasileira onde se encontram contedos sobre biomecnica. Constitui bibliografia importante para o mdulo 4. Aconselhvel para estudantes. Katch, F. & McArdle, W. (1984). Nutrio, Controlo do Peso e Exerccio. Rio de Janeiro: Editora Mdica e Cientfica, Lda. Traduo brasileira importante para servir de apoio ao mdulo 6. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. 7

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Luttgens, K., & Wells, K. (1985). Kinesiologia: Bases cientificas del movimiento humano. Madrid: Editorial Augusto E. Pila Telena. Livro onde so abordados aspectos importantes do funcionamento do aparelho locomotor e da participao muscular no movimento. Constitui bibliografia importante para os mdulos 1, 2, 3, 4 e 5. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Marieb, E. (1992). Human anatomy and physiology. Amsterdam: The Benjamin/Cummings. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia de todos os sistemas e aparelhos humanos e que apresentam boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. McArdle, W., Katch, F. & Katch, V. (1996). Exercise physiology: energy, nutrition, and human performance. Baltimore : Williams & Wilkins. Livro importante para servir de apoio ao mdulo 6. Aconselhvel para docentes. McComas, A. (1996). Skeletal muscle: form and function. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular, constituindo bibliografia importante para os mdulos 2 e 3. Aconselhvel para docentes. Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia do aparelho locomotor e os elementos necessrios para a anlise da participao muscular no movimento. Boas ilustraes. Constitui bibliografia importante para os mdulos 1, 2, 3, 4 e 5. Aconselhvel para docentes. Netter, F. (1998). Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Pezarat-Correia, P. (1997). O treino da flexibilidade: Fundamentos, consideraes prticas e anlise de exerccios. Treino Desportivo, Novembro: 45-62. Artigo sobre a caracterizao e o desenvolvimento da flexibilidade. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Pezarat-Correia, P. (2006). Anatomofisiologia. Tomo II. Funo neuromuscular. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular, constituindo bibliografia importante para os mdulos 2 e 3. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que, devidamente orientados pelo docente. Pezarat-Correia, P., Pascoal, A., Cabri, J., Silva, P., & Espanha, M. (2006). aparelho Locomotor e Anlise do Movimento: Estudos Prticos para Anatomofisiologia e Cinesiologia. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia do aparelho locomotor e os elementos necessrios para a anlise da participao muscular no movimento. Est estruturado, com exerccios para resolver no prprio livro, numa sequncia encadeada, de forma a permitir que o estudante aprenda a utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos na resoluo de problemas de natureza motora. Constitui bibliografia importante para os mdulos 1 e 5. Aconselhvel para estudantes. 8

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Pezarat-Correia, P. & Santos, P. (2005). O treino de fora com jovens: Factores condicionantes, riscos e benefcios. Treino Desportivo, Novembro: 18-23. Artigo sobre a fisiologia, caracterizao e desenvolvimento da fora na criana e no jovem. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes e estudantes. Romo, P., & Pais, S. (2004). Educao Fsica para 10, 11 e 12 anos.1 parte. Porto: Porto Editora. Livro de Educao Fsica onde se encontram contedos sobre a caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para estudantes. Rowland, T. (2005). Children's exercise physiology. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a fisiologia especfica, caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas na criana e no jovem. Constitui bibliografia importante para o mdulo 7. Aconselhvel para docentes. Schmidt, R. (1988). Motor control and learning. Champaign: Human Kinetics. Livro til para o aprofundamento de questes relacionadas com o controlo e a coordenao motora. Constitui bibliografia a ser utilizada para o mdulo 3. Aconselhvel para docentes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia de todos os sistemas e aparelhos humanos e que apresenta boas ilustraes. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Sobotta, J. (1993). Atlas de Anatomia Humana, vol. 1. e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Thompson, R. (1984). Introduo psicofisiologia. Lisboa: Editora Portuguesa de Livros Tcnicos e Cientficos Lda. Livro em lngua portuguesa onde se abordam aspectos importantes sobre o funcionamento do sistema nervoso relativamente ao controlo motor. Constitui bibliografia importante para o mdulo 3. Aconselhvel para docentes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia de todos os sistemas e aparelhos humanos e que apresenta boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. Winter, D. (2005). Biomechanics and Motor Control of Human Movement. New York: Willey Books. Livro onde se encontram contedos sobre biomecnica. Constituem bibliografia importante para o mdulo 4. Aconselhvel para docentes.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7
Osteologia e Artrologia Miologia Controlo e coordenao do movimento Fundamentos de mecnica para anlise do movimento Anlise da participao muscular no movimento Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

Pgina

11 21 31 41 48 54 64

10

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 1

Osteologia e Artrologia
Durao de Referncia: 30 horas

1 Apresentao
Como primeiro mdulo da disciplina, os contedos aqui leccionados apresentam um papel chave no encadeamento de contedos que visam a capacidade de compreender o funcionamento do aparelho locomotor na produo de movimento, destacando-se a relao muito prxima com o mdulo 2. O mdulo inicia-se pela abordagem, no bloco A. de contedos que constituem ferramentas de anlise fundamentais para o estudo da estrutura corporal. O tecido conjuntivo o principal constituinte das estruturas do sistema sseo e articular. O estudo do tecido conjuntivo no bloco B e das suas variedades constitui, por isso, um elemento fundamental para a descrio e caracterizao funcional do sistema sseo e articular. A fisiologia articular, estudada a partir dos conhecimentos prvios sobre tecido conjuntivo, permite reconhecer a noo de articulao, distinguir entre articulaes em funo da sua relao estabilidade/mobilidade e conhecer a sua constituio geral e funo dos principais elementos articulares. Com base nos conhecimentos listados nos blocos anteriores, nos ltimos trs blocos do mdulo, so descritas e caracterizadas do ponto de vista funcional, as diferentes regies do sistema sseo e articular, com nfase especial para a coluna vertebral e para as principais articulaes dos membros.

2 Competncias Visadas
Pretende-se neste mdulo que os alunos adquiram um conjunto de competncias relacionadas com a descrio do sistema steo-articular e a sua caracterizao funcional na perspectiva da produo de movimento. Assim o aluno deve ser capaz de: Dominar as noes fundamentais para o estudo da anatomia e capacidade de aplicao dessas noes na descrio de estruturas corporais. Compreender a funo do tecido conjuntivo e conhecer as caractersticas especficas das suas diferentes variedades. Dominar as noes fundamentais para o estudo das articulaes. Conhecer a estrutura ssea e articular dos diferentes segmentos corporais (cabea, tronco, membro superior e membro inferior) como ponto de partida para a capacidade de compreender as caractersticas funcionais e a relao mobilidade/estabilidade de cada regio corporal.

11

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos. Objectivo Geral: Conhecer e utilizar noes fundamentais para o estudo da anatomia

Identificar a posio descritiva anatmica e os planos de orientao espacial. Identificar as noes de superior/inferior; anterior/posterior; externo/interno; interior/exterior; proximal/distal, na descrio de estruturas corporais.

Objectivo Geral: Conhecer a organizao do geral do tecido conjuntivo

Caracterizar genericamente os quatro tipos de tecidos bsicos do organismo humano: conjuntivo, muscular, nervoso e epitelial.

Identificar as funes gerais do tecido conjuntivo. Caracterizar funcionalmente os diferentes tipos de tecido conjuntivo. Distinguir as variedades de tecido conjuntivo propriamente dito. Distinguir as variedades de tecido cartilagneo. Distinguir entre organizao esponjosa e organizao compacta do tecido sseo. Identificar a sua distribuio nos ossos longos, curtos e chatos. Descrever genericamente o processo de crescimento do osso em comprimento e em espessura.

Enumerar os efeitos gerais da actividade fsica sobre as estruturas de tecido conjuntivo, nomeadamente, ao nvel dos ligamentos, do tendo, da cartilagem articular e do osso.

Objectivo Geral: Dominar as noes fundamentais para o estudo das articulaes


Definir o conceito de articulao. Discriminar os trs tipos de articulaes de acordo com o grau de movimento. Descrever a constituio geral da articulao mvel e a funo geral de cada elemento. Distinguir as articulaes mveis quanto forma das superfcies articulares e quanto mobilidade (uniaxiais, biaxiais, triaxiais e de deslize).

Identificar a nomenclatura dos movimentos articulares tendo como referncia os vrios planos do movimento, designadamente na flexo, na extenso, na aduco, na abduco, na rotao, na supinao e na pronao.

Reconhecer os factores que afectam o binmio estabilidade/mobilidade articular. Caracterizar a morfologia das superfcies articulares, meios de unio, envolvimento muscular e mecanismos neurais. 12

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

Objectivo Geral: Revelar conhecimento da estrutura e as caractersticas funcionais da cabea, coluna vertebral e do trax.

Identificar a constituio ssea geral do crnio e da face. Identificar as diferentes funes da coluna vertebral. Distinguir na coluna vertebral as vrtebras cervicais, dorsais, lombares, sagradas, atlas e xis.

Descrever as caractersticas morfofuncionais mais importantes e a mobilidade de cada regio da coluna vertebral.

Explicar quando e como se formam as curvaturas da coluna vertebral. Identificar as funes do disco intervertebral. Descrever a localizao dos principais ligamentos da coluna vertebral. Identificar os movimentos da coluna vertebral e os respectivos factores osteo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar os movimentos da cabea e as articulaes envolvidas em cada um dos movimentos.

Descrever a constituio ssea do trax. Descrever o funcionamento do trax nos movimentos respiratrios.

Objectivo Geral: Revelar conhecimento da estrutura e caractersticas funcionais do membro superior


Identificar os ossos constituintes da cintura escapular, brao e antebrao. Classificar funcionalmente as articulaes da cintura escapular. Identificar a importncia funcional da falsa articulao omo-costal. Classificar funcionalmente a articulao escpulo-umeral. Identificar os principais constituintes articulares da articulao escpulo-umeral. Identificar os movimentos do brao e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar os movimentos da omoplata. Descrever a participao da cintura escapular nos movimentos de elevao do brao. Explicar os factores contribuintes para a grande mobilidade do brao, nomeadamente, a morfologia das superfcies articulares da escpulo-umeral, o reforo ligamentar, o envolvimento muscular e as caractersticas das outras articulaes do complexo articular do ombro.

Identificar as articulaes que constituem o complexo articular do cotovelo.

13

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

Classificar funcionalmente o complexo articular do cotovelo. Identificar os principais constituintes articulares do cotovelo. Identificar os movimentos do antebrao e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar as articulaes onde ocorrem os movimentos de supinao/pronao. Identificar a constituio ssea geral da mo. Classificar funcionalmente a articulao rdio-crpica; Identificar os principais constituintes articulares da articulao rdio-crpica. Classificar funcionalmente as articulaes entre os ossos do carpo. Identificar os movimentos da mo e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Classificar funcionalmente as articulaes carpo-metacrpicas (2 5). Classificar funcionalmente a articulao primo-carpo-metacrpica. Identificar os movimentos do polegar. Classificar funcionalmente as articulaes metacarpo-falngicas. Identificar os movimentos caractersticos das articulaes metacarpo-falngicas. Classificar funcionalmente as articulaes inter-falngicas. Identificar os movimentos caractersticos das articulaes inter-falngicas. Reconhecer os factores que contribuem para a mobilidade da mo aliada funo de preenso.

Objectivo Geral: Revelar conhecimento da estrutura e caractersticas funcionais do membro inferior


Identificar os ossos constituintes da cintura plvica, coxa e perna. Classificar funcionalmente as articulaes da cintura plvica. Classificar funcionalmente a articulao coxo-femoral. Identificar os principais constituintes articulares da articulao coxo-femural. Identificar os movimentos da coxa e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar os movimentos da bacia: anteverso e retroverso. Enunciar os factores contribuintes da estabilidade da coxa. Identificar as articulaes que constituem o complexo articular do joelho. Classificar funcionalmente o complexo articular do joelho. Identificar os principais constituintes articulares do joelho. 14

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

Identificar os movimentos da articulao do joelho e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar a constituio ssea geral do p. Classificar funcionalmente a articulao do tornozelo. Identificar os principais constituintes articulares da articulao do tornozelo. Identificar os movimentos da articulao do tornozelo. Identificar os movimentos do p e os respectivos factores steo-articulares de limitao da mobilidade.

Identificar o sentido dos movimentos de flexo e extenso dos dedos. Identificar os pontos de apoio do p. Identificar os arcos plantares. Explicar as funes de amortecimento e propulso do p.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Noes fundamentais para o estudo da Anatomia 1. Posio descritiva anatmica. 2. Planos descritivos e noes associadas. B Tecido conjuntivo 1. Caractersticas gerais. 2. Caractersticas dos principais tipos de tecido conjuntivo:
2.1.

Tecido conjuntivo propriamente dito:


2.1.1. 2.1.2.

Laxo; Denso denso modulado e denso no modelado. Cartilagem hialina; Cartilagem elstica; Cartilagem fibrosa.

2.2.

Tecido cartilagneo:
2.2.1. 2.2.2. 2.2.3.

2.3. 2.4.

Tecido sseo; Tecido adiposo.

C Noes gerais sobre as articulaes 1. Noo e tipos de articulaes:


1.1. 1.2. 1.3.

Imveis; Semimveis; Mveis. 15

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

2. Constituintes articulares tpicos das articulaes mveis:


2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7.

Superfcies articulares; Cartilagem articular; Cpsula articular; Ligamentos; Membrana sinovial; Meniscos; Receptores articulares nociceptores e proprioceptivos.

3. Tipos de movimentos articulares e de articulaes mveis. 4. Relao entre mobilidade e estabilidade articular. D Descrio e caracterizao funcional do sistema sseo e articular do tronco e da cabea 1. Constituio geral e funes da coluna vertebral:
1.1. 1.2. 1.3. 1.4.

Suporte; Proteco; Mobilidade; Amortecimento. Lordoses; Cifoses; Escolioses.

2. Curvaturas da coluna vertebral:


2.1. 2.2. 2.3.

3. Disco intervertebral. 4. As regies da coluna vertebral e a sua caracterizao morfofuncional. 5. Ligamentos da coluna vertebral:
5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. 5.6. 5.7.

Vertebral comum anterior; Vertebral comum posterior; Supra-espinhoso; Cervical posterior; Interespinhosos; Intertransversrios; Ligamentos amarelos.

6. Constituio geral dos ossos da cabea. 7. Ligao coluna vertebral-crnio. 8. Constituio geral do trax. 9. O trax e os movimentos respiratrios. E Descrio e caracterizao funcional do sistema sseo e articular do membro superior 1. Cintura escapular:
1.1.

Esterno-clavicular; 16

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

1.2.

Acrmio-clavicular. Ligamento coraco-umeral; Ligamentos gleno-umerais; Tendes da coifa dos rotadores; Ritmo escpulo-umeral. Ligamento anterior; Ligamento posterior; Ligamentos laterais; Ligamentos distncia.

2. Complexo articular do ombro e seu funcionamento nos movimentos do brao:


2.1. 2.2. 2.3. 2.4.

3. Complexo articular do cotovelo e seu funcionamento nos movimentos do antebrao:


3.1. 3.2. 3.3. 3.4.

4. Constituio geral dos ossos da mo. 5. Complexo articular do pulso e mo e seu funcionamento nos movimentos da mo:
5.1. 5.2.

Ligamento triangular; Ligamentos laterais.

6. A preenso: papel do polegar e sua importncia funcional. F Descrio e caracterizao funcional do sistema sseo e articular do membro inferior 1. Cintura plvica:
1.1. 1.2.

Sacro-ilacas; Snfise pbica. Morfologia das superfcies articulares; Reforo ligamentar; Envolvimento muscular; Articulaes da bacia. Ligamento pubo-femural; Ligamento ileo-femural; Ligamento isqueo-femural; Ligamento redondo. Meniscos; Ligamento rotuliano; Ligamentos laterais; Ligamentos popliteus; Ligamentos cruzados.

2. Bacia:
2.1. 2.2. 2.3. 2.4.

3. Articulao coxo-femural e seu funcionamento nos movimentos da coxa:


3.1. 3.2. 3.3. 3.4.

4. Complexo articular do joelho e seu funcionamento nos movimentos da perna:


4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5.

17

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

5. Constituio geral dos ossos do p. 6. Complexo articular do tornozelo e p e seu funcionamento nos movimentos do p:
6.1. 6.2.

Ligamento lateral externo; Ligamento lateral interno. Anterior; Posterior; Interno.

7. Pontos de apoio do p no solo e arcos plantares:


7.1. 7.2. 7.3.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


A abordagem dos contedos do bloco A deve ser feita numa aula de caractersticas prticas com grande apelo exemplificao. Para a aquisio das competncias relacionadas com os contedos dos blocos B e C recomendam-se aulas tericas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes) e acompanhadas por leitura, fora da aula, de documentos da bibliografia recomendada. Nestas aulas, devem ser previstos perodos de tempo para rever a matria entretanto dada, formulando questes aos alunos, esclarecendo dvidas e discutindo temas associados matria. Para os blocos D, E e F aconselha-se um sistema misto de aulas tericas e prticas, encadeadas da seguinte forma: (1) aulas tericas que faam uma caracterizao inicial de cada regio (cabea, tronco, membro superior e membro inferior); (2) aulas prticas para observao, devidamente, orientada por fichas de trabalho, por peas sseas e maquetas de articulaes; (3) aulas tericas de sntese funcional sobre cada regio; (4) trabalho em grupo a realizar em aulas prticas sobre anlise de movimentos articulares. Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Trabalho de pares ou em grupo (aconselha-se que a sua constituio seja entre dois a quatro elementos) traduzido em documento escrito e/ou apresentao oral na aula (com recurso a meios audiovisuais) sobre anlise de movimentos articulares e respectivos factores limitantes em aces motoras a escolher pelos estudantes de um conjunto de aces seleccionadas pelo docente, e preferncia no universo dos gestos dos cursos em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea). Para a produo deste trabalho estimamos um total de seis a oito horas, das quais as trs primeiras devem ser cumpridas na prpria aula com orientao e avaliao processual do docente e as restantes fora da aula. A apresentao do trabalho de cada grupo deve ser realizado na aula e deve ser seguido de debate. O trabalho deve ser realizado aps a leccionao do bloco F e antes da Prova 2.

18

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

Prova 2 Teste escrito com a durao de 90 minutos, sobre os contedos leccionados na totalidade do mdulo. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Espanha, M. (2004). Anatomofisiologia. Tomo I. Sistema osteo-articulares. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia ssea e articular. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia funcional do sistema sseo e articular com boas ilustraes (Captulos 1 a 9). Aconselhvel para docentes. Netter, F. (1998). Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Pezarat-Correia, P., Pascoal, A., Cabri, J., Silva, P., & Espanha, M. (2006). aparelho Locomotor e Anlise do Movimento: Estudos Prticos para Anatomofisiologia e Cinesiologia. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia ssea e articular e da anlise funcional das articulaes. Est estruturado numa sequncia encadeada, com exerccios para resolver no prprio livro, de forma a permitir que o estudante aprenda a utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos na resoluo de problemas de natureza motora. Aconselhvel para estudantes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia ssea e articular com boas ilustraes (Captulos 1, 4, 5, 6, 7 e 8). Aconselhvel para docentes e para estudantes. Sobotta, J. (1993). Atlas de Anatomia Humana, vol. 1. e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia de todos os sistemas e aparelhos humanos e que apresenta boas ilustraes (Captulos 1, 4, 5, 6, 7, 8 e 9). Aconselhvel para docentes.

19

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 1: Osteologia e Artrologia

Stios da Internet: http://www.anatomyatlases.org/atlasofanatomy/index.shtml (acedido em 31.01.2007) Stio que constitui um bom apoio para o estudo da anatomia ssea e articular. Aconselhado para os estudantes. http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/Histo/frames/histo_frames.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode aceder a preparaes histolgicas dos diferentes tipos de tecido conjuntivo. Aconselhado para os estudantes. http://www.meddean.luc.edu/lumen/meded/grossanatomy/learnem/bones/main_bone.htm (acedido em 31.01.2007) Stio que constitui um bom apoio para o estudo da anatomia ssea e articular. Aconselhado para os estudantes. http://www.udel.edu/Biology/Wags/histopage/illuspage/icb/icb.htm (acedido em 31.01.2007) Stio onde so abordados aspectos fundamentais da fisiologia dos tecidos sseo e cartilagneo. Aconselhado para os estudantes. http://www2.umdnj.edu/ganatweb/index.html (acedido em 31.01.2007) Stio que constitui um bom apoio para o estudo da anatomia ssea e articular. Aconselhado para os estudantes. http://www.uoguelph.ca/zoology/devobio/210labs/ct2.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode aceder a preparaes histolgicas dos diferentes tipos de tecido conjuntivo. Aconselhado para os estudantes.

20

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 2

Miologia
Durao de Referncia: 28 horas

1 Apresentao
O segundo mdulo centra-se no estudo do msculo esqueltico e, em conjunto com o mdulo 1, faz a caracterizao estrutural e funcional do aparelho locomotor. Podemos neste mdulo considerar duas partes distintas e complementares. A primeira parte aborda um conjunto de contedos da fisiologia muscular que visa conferir ao estudante o conhecimento da estrutura macro e microscpica do msculo esqueltico e a compreenso dos mecanismos associados ao funcionamento do msculo em aspectos como o processo de contraco muscular, o metabolismo e a elasticidade. Com base nesse conhecimento, na segunda parte do mdulo, o estudante pode iniciar a abordagem e caracterizao anatmica e funcional, por regio, dos grupos musculares mais importantes do ponto de vista do movimento corporal. Para essa caracterizao determinante o conhecimento desenvolvido no mdulo 1, nomeadamente nos blocos D, E e F.

2 Competncias Visadas
Pretende-se neste mdulo que os alunos adquiram um conjunto de competncias fundamentais relacionadas com o funcionamento muscular no mbito da anatomia e da fisiologia muscular. Assim o aluno deve ser capaz de: Conhecer a organizao do msculo esqueltico nos nveis macro e microscpico. Compreender o processo de contraco muscular e dos processos energticos associados. Diferenciar os vrios tipos de fibras musculares. Dominar os fundamentos necessrios para determinar de forma autnoma as aces dos principais grupos musculares. Saber localizar e caracterizar os principais grupos musculares do tronco, membro superior e membro inferior.

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos. Objectivo Geral: Conhecer a organizao macroscpica e as propriedades do msculo esqueltico

Distinguir no msculo esqueltico o ventre muscular, as aponevroses e os tendes.

21

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

Descrever as propriedades do msculo esqueltico. Identificar os principais elementos elsticos do msculo. Explicar a importncia da elasticidade muscular.

Objectivo Geral: Revelar conhecimento da organizao microscpica e o processo de contraco muscular


Explicar as funes gerais dos diversos constituintes da fibra muscular. Descrever os principais passos dos processos de contraco e de relaxamento muscular. Definir a noo de ttano muscular. Relacionar a sua intensidade com a frequncia de estimulao. Explicar as curvas fora / alongamento e fora / velocidade da fibra muscular.

Objectivo Geral: Conhecer os processos energticos no msculo esqueltico


Identificar os processos musculares que requerem consumo energtico. Explicar a hidrlise do ATP como forma de obteno de energia utilizvel pela clula muscular. Identificar genericamente os trs processos de resntese do ATP. Relacionar a sntese do ATP em ambiente aerbio, anaerbio alctico e anaerbio lctico com os diferentes esforos fsicos. Caracterizar o papel da fosfocreatina. Definir o conceito de consumo mximo de O2 (VO2 max). Identificar os factores musculares que condicionam o consumo mximo de O2.

Objectivo Geral: Abordar de forma fundamentada os diferentes tipos de fibras musculares

Distinguir os diferentes tipos de fibras musculares (I e II), segundo as suas caractersticas metablicas, neurolgicas e contrcteis.

Explicar a lgica de distribuio dos diferentes tipos de fibras nos diferentes msculos corporais.

Identificar a composio muscular enquanto factor justificativo das diferenas inter individuais em diferentes capacidades fsicas.

Objectivo Geral: Compreender os diferentes conceitos relacionados com a determinao das aces musculares

Determinar a aco de um msculo a partir das noes de origem e de insero. Identificar os diferentes tipos de aco muscular. Identificar os diferentes papis que os msculos podem desempenhar. Aplicar os conhecimentos sobre o tipo de msculo ao respectivo desempenho. 22

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

Objectivo Geral: Conhecer a organizao geral dos msculos do tronco


Caracterizar os msculos mais importantes na produo de movimento. Descrever os grupos musculares da camada profunda da regio posterior do tronco a sua aco geral.

Descrever os msculos principais da camada superficial da regio posterior do tronco. Identificar a respectiva origem dos msculos da regio posterior do tronco, a sua insero e aco.

Descrever os msculos principais da regio lateral do pescoo. Identificar a respectiva origem dos msculos da regio lateral do pescoo, a sua insero e aco.

Descrever a aco geral dos msculos intercostais no trax. Descrever os msculos superficiais principais do trax. Identificar a respectiva origem dos msculos superficiais principais do trax, a sua insero e aco.

Identificar as paredes musculares da cavidade abdominal. Descrever os msculos constituintes da parede posterior do abdmen. Identificar a respectiva origem dos msculos constituintes da parede posterior do abdmen, a sua insero e aco.

Descrever os msculos constituintes da parede antero-lateral do abdmen. Identificar a respectiva origem dos msculos constituintes da parede antero-lateral do abdmen, a sua insero e aco.

Objectivo Geral: Conhecer a organizao geral dos msculos do membro superior


Caracterizar os msculos mais importantes na produo de movimento. Descrever os msculos principais da cintura escapular. Identificar a respectiva origem dos msculos principais da cintura escapular, a sua insero e aco.

Descrever os msculos principais das regies anterior e posterior do brao. Identificar a respectiva origem dos msculos principais das regies anterior e posterior, a sua insero e aco.

Identificar os trs tipos de aco dos msculos do antebrao: pronao e supinao, movimentos da mo e movimentos dos dedos.

Descrever no antebrao duas regies musculares. 23

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

Identificar a aco genrica das duas regies musculares do antebrao. Descrever as trs regies musculares da mo. Identificar a aco genrica das trs regies musculares da mo.

Objectivo Geral: Conhecer a organizao geral dos msculos do membro inferior


Caracterizar os msculos mais importantes na produo de movimento. Descrever os msculos superficiais da bacia. Identificar a respectiva origem dos msculos superficiais da bacia, a sua insero e aco. Descrever os msculos profundos da bacia. Identificar a aco genrica dos msculos profundos da bacia. Descrever os msculos principais das regies anterior, posterior e interna da coxa. Identificar a respectiva origem dos msculos principais das regies anterior, posterior e interna, a sua insero e aco.

Descrever os msculos principais das regies anterior, posterior e externa da perna Identificar a origem dos msculos principais das regies anterior, posterior e externa, a sua insero e aco.

Descrever as quatro regies musculares do p. Identificar a aco genrica das quatro regies musculares do p.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Organizao macroscpica e propriedades do msculo esqueltico 1. Organizao e estrutura geral:
1.1. 1.2. 1.3.

Ventre muscular; Aponevroses; Tendes. Como factor protector da actividade muscular; Como factor de organizao da actividade muscular; Principais elementos elsticos do msculo.

2. Papel da elasticidade muscular:


2.1. 2.2. 2.3.

B Organizao microscpica e processo de contraco muscular 1. Constituio da fibra muscular. 24

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

2. Caracterizao das funes gerais dos principais elementos:


2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9.

Placa motora; Miofibrilhas; Protenas contrcteis (actina e miosina); Clcio; Adenosina trifosfato (ATP); Fosfocreatina (CP); Mitocndrias; Mioglobina; Glicognio.

3. O sarcmero e a contraco muscular. 4. Processos de contraco e relaxamento:


4.1. 4.2. 4.3.

Transmisso do estmulo na placa motora; Aco do clcio; Formao do complexo actomiosina (pontes cruzadas).

5. Noo de ttano muscular. 6. Curvas fora / alongamento e fora / velocidade da fibra muscular. C Processos energticos no msculo esqueltico 1. Necessidades energticas da fibra muscular. 2. Papel do ATP. 3. Processos de resntese do ATP:
3.1. 3.2.

Aerbico; Anaerbico alctico e lctico.

4. Interaco dos diferentes processos em diversos tipos de esforo. D Tipos de fibras musculares 1. Caractersticas metablicas e contrcteis das fibras dos tipos I e II. 2. Distribuio dos tipos de fibras nos msculos corporais. E Conceitos relacionados com a determinao das aces musculares 1. O msculo esqueltico e a funo articular. 2. Noes de origem e de insero. 3. Tipos de aco muscular:
3.1. 3.2. 3.3. 3.4.

Dinmica concntrica; Dinmica excntrica; Esttica; Ciclo muscular alongamento/encurtamento. 25

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

4. Papis funcionais que os msculos desempenham no movimento:


4.1. 4.2. 4.3.

Msculos agonistas; Msculos antagonistas; Msculos fixadores.

F Organizao geral e caracterizao dos principais msculos do tronco 1. Msculos da camada profunda da regio posterior do tronco:
1.1. 1.2.

Msculos espinais; Nuca. Trapzio; Grande dorsal. Escalenos; Esternocleidomastoideo. Intercostais; Grande dentado; Grande peitoral. Antero-lateral; Superior; Inferior; Posterior. Psoas-ilaco; Quadrado dos lombos. Grande recto; Grande oblquo; Pequeno oblquo; Transverso.

2. Msculos da camada superficial da regio posterior do tronco:


2.1. 2.2.

3. Msculos da regio lateral do pescoo:


3.1. 3.2.

4. Msculos do trax:
4.1. 4.2. 4.3.

5. Paredes musculares da cavidade abdominal:


5.1. 5.2. 5.3. 5.4.

6. Msculos da parede posterior do abdmen:


6.1. 6.2.

7. Msculos da parede antero-lateral do abdmen:


7.1. 7.2. 7.3. 7.4.

G Organizao geral e caracterizao dos principais msculos do membro superior 1. Msculos da cintura escapular:
1.1. 1.2. 1.3.

Deltide; Infraespinhoso; Pequeno redondo. 26

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

2. Msculos do brao:
2.1.

Regio anterior:
2.1.1. 2.1.2. 2.1.3.

Bicpete braquial; Braquial anterior; Longo supinador.

2.2.

Regio posterior tricpete braquial. Antero-interna; Postero-externa. Palmar interna; Palmar externa; Palmar mdia.

3. Regies musculares do antebrao:


3.1. 3.2.

4. Regies musculares da mo:


4.1. 4.2. 4.3.

H Organizao geral e caracterizao dos principais msculos do membro inferior 1. Msculos superficiais e profundos da bacia:
1.1. 1.2.

Grande, mdio e pequeno glteo; Tensor da fascia lata. Regio anterior quadricpete crural e costureiro; Regio posterior hamstrings; Regio interna adutores. Regio anterior tibial anterior; Regio posterior tricpete sural; Regio externa peroneais laterais. Dorsal; Plantar interna; Plantar externa; Plantar mdia.

2. Msculos da coxa:
2.1. 2.2. 2.3.

3. Msculos da perna:
3.1. 3.2. 3.3.

4. Regies musculares do p:
4.1. 4.2. 4.3. 4.4.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


Os contedos includos nos blocos A a D devem ser ministrados em aulas tericas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes) e acompanhadas por leitura, fora da aula, de documentos da bibliografia recomendada. Nas aulas devem ser previstos perodos de tempo para rever a

27

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

matria entretanto dada, sob a forma de questionamento aos alunos, esclarecimentos de dvidas e discusso de temas associados. A abordagem dos contedos includos no bloco E deve ser feita numa aula de caractersticas prticas com recurso exemplificao. Esta aula assume uma importncia vital, servindo de charneira entre os contedos anteriores do bloco e os que se seguem. O sucesso na aquisio das competncias associadas aos blocos F, G e H est dependente do domnio e capacidade de aplicao das ferramentas de anlise transmitidas nesta aula. Para os blocos F, G e H aconselha-se um sistema misto de aulas tericas e prticas, encadeadas da seguinte forma: (1) aulas tericas que faam uma caracterizao inicial da organizao dos msculos de cada regio (tronco, membro superior e membro inferior); (2) aulas prticas destinadas localizao dos grupos musculares estudados no prprio corpo e em maquetas que repliquem o sistema muscular esqueltico humano e onde, a partir do conhecimento da origem e insero do msculo, o estudante aprenda a determinar de forma autnoma as aces musculares; (3) aulas tericas de sntese sobre cada regio. Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Teste escrito com a durao de 60 minutos, sobre os contedos includos nos blocos A a E. Esta prova deve ser realizada antes de ser iniciado o bloco F. Prova 2 Avaliao com a durao de 120 minutos, sobre os contedos leccionados na totalidade do mdulo. Esta avaliao deve ter uma componente escrita e uma componente prtica. A componente prtica deve avaliar a capacidade de localizao de msculos no prprio corpo ou, em alternativa, em maquetas que repliquem o sistema muscular esqueltico humano. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Gardiner, P. (2001). Neuromuscular aspects of physical activity. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia muscular (Captulo 1). Aconselhvel para docentes. Guyton, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Tratado onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia muscular (Captulos 6 e 7). Para docentes e, embora os contedos sejam abordados com um nvel de aprofundamento superior ao encontrado no programa, pode ser utilizado como leitura complementar pelos estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente.

28

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

McComas, A. (1996). Skeletal muscle: form and function. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia muscular (Captulos 1, 11 e 14). Aconselhvel para docentes. Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da miologia com boas ilustraes (Captulos 10 a 13). Aconselhvel para docentes. Netter, F. (1998). Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Pezarat-Correia, P. (2006). Anatomofisiologia. Tomo II. Funo neuromuscular. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia muscular (Captulos 6 e 8). Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que, devidamente orientados pelo docente. Pezarat-Correia, P., Pascoal, A., Cabri, J., Silva, P., & Espanha, M. (2006). aparelho Locomotor e Anlise do Movimento: Estudos Prticos para Anatomofisiologia e Cinesiologia. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia muscular. Est estruturado numa sequncia encadeada, com exerccios para resolver no prprio livro, de forma a permitir que o estudante aprenda a utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos na resoluo de problemas de natureza motora. Aconselhvel para estudantes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia muscular com boas ilustraes (Captulos 10 e 11). Aconselhvel para docentes e para estudantes. Sobotta, J. (1993). Atlas de Anatomia Humana, vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Atlas onde se encontram excelentes ilustraes da anatomia humana. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia muscular com boas ilustraes (Captulos 10 e 11). Aconselhvel para docentes.

Stios da Internet: http://www.anatomyatlases.org/AnatomicVariants/MuscularSystem/MuscleGroupings/index.shtml (acedido em 31.01.2007) Stio que constitui um bom apoio para o estudo da anatomia muscular. Aconselhado para os estudantes. 29

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 2: Miologia

http://www.anatomyatlases.org/atlasofanatomy/index.shtml (acedido em 31.01.2007) Stio que constitui um bom apoio para o estudo da anatomia muscular. Aconselhado para os estudantes. http://www.exrx.net/Lists/MFemale.html http://www.exrx.net/Lists/MMale.html (acedido em 31.01.2007) Stios importantes para a localizao de msculos na superfcie do corpo do homem e da mulher. Aconselhados para os estudantes. http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/Histo/frames/histo_frames.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode observar preparaes histolgicas do msculo esqueltico. Aconselhado para os estudantes. http://muscle.ucsd.edu/musintro/Jump.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se encontram vrios tpicos da fisiologia muscular. Aconselhado para os estudantes. http://www.sirinet.net/~jgjohnso/muscle.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se encontram vrios tpicos da fisiologia muscular. Aconselhado para os estudantes.

30

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 3

Controlo e coordenao do movimento


Durao de Referncia: 28 horas

1 Apresentao
Este mdulo aborda a problemtica da regulao e coordenao central dos movimentos. Durante a primeira parte do mdulo so estudados a estrutura e funcionamento do sistema nervoso em geral, do sistema nervoso central e das vias da sensibilidade em particular. Em seguida, com base nesses conhecimentos e nas noes de fisiologia muscular includas no mdulo 2, estabelecida a relao sistema nervoso msculo, e so estudados aspectos fundamentais para compreender os aspectos associados regulao dos movimentos: os mecanismos de coordenao neuromuscular e os processos de controlo central do movimento. Na sequncia do estudo dos processos de controlo do movimento abordado um aspecto especfico de grande importncia no controlo motor a regulao do equilbrio. O mdulo termina com dois blocos centrados em dois aspectos relevantes no comportamento do sistema neuromuscular durante a actividade fsica: a fadiga muscular e as adaptaes neuromusculares crnicas ao exerccio fsico praticado de forma sistemtica.

2 Competncias Visadas
As competncias que se pretendem alcanar neste mdulo esto relacionadas com a compreenso dos mecanismos envolvidos no controlo e na coordenao motora. Assim o aluno deve ser capaz de: Conhecer a organizao geral do sistema nervoso, com nfase particular para o sistema nervoso central e receptores sensoriais mais importantes na regulao do comportamento motor. Compreender e analisar o movimento dos mecanismos de coordenao neuromuscular nos nveis intra e intermuscular. Compreender os processos de regulao central do movimento. Compreender o processo de regulao do equilbrio. Compreender e relacionar as adaptaes neuromusculares agudas (fadiga muscular) e crnicas ao exerccio fsico.

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos.

31

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Objectivo Geral: Compreender os aspectos fundamentais da estrutura e funcionamento do sistema nervoso


Identificar as funes gerais do sistema nervoso. Caracterizar o modelo funcional do sistema nervoso. Identificar as funes dos nervos, receptores e efectores. Distinguir anatmica e funcionalmente Sistema Nervoso Central (SNC) e o sistema nervoso perifrico (SNP).

Distinguir informao sensitiva extero, intero e proprioceptiva. Identificar os tipos de efectores. Distinguir funcionalmente Sistema Nervoso Somtico e Sistema Nervoso Autnomo. Identificar o neurnio como a clula nervosa e a sinapse como a estrutura de ligao entre neurnios.

Objectivo Geral: Revelar conhecimento da estrutura e funes gerais do sistema nervoso central

Identificar os trs andares do SNC. Caracterizar genericamente os trs estgios de processamento de informao: tratamento da informao sensorial, deciso e programao.

Localizar a medula. Identificar as funes da medula. Caracterizar a funo dos motoneurnios medulares. Identificar o nervo espinal como um nervo misto. Definir e compreender a noo de acto reflexo. Localizar o tronco cerebral; Distinguir as trs pores do tronco cerebral. Localizar o crtex cerebral. Identificar os principais lobos corticais do crtex cerebral. Caracterizar a funo geral do crtex cerebral. Distinguir funcionalmente os trs tipos de reas corticais. Descrever a funo geral da rea da motricidade voluntria. Justificar a representao do corpo na rea da motricidade voluntria. Descrever a funo geral da rea da sensibilidade somtica. Justificar a representao do corpo na rea da sensibilidade somtica. Descrever genericamente a estrutura, a localizao e as funes da substncia reticulada. 32

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Localizar o cerebelo. Descrever genericamente as funes do cerebelo. Relacionar o sistema lmbico e o controlo das emoes.

Objectivo Geral: Perceber a estrutura e as funes gerais dos receptores sensoriais que mais contribuem para a regulao do comportamento motor.

Identificar os receptores que contribuem para a sensibilidade somtica. Explicar a funo dos dois principais receptores musculares. Descrever a constituio geral e as funes dos principais constituintes do globo ocular. Distinguir funcionalmente entre cones e bastonetes. Distinguir a fvea das restantes regies da retina. Descrever a constituio geral do ouvido, bem como a funo geral de cada um dos seus trs componentes.

Identificar a funo geral das trs estruturas no ouvido interno. Descrever a funo da membrana do tmpano.

Objectivo Geral: Compreender os principais mecanismos de coordenao neuromuscular


Distinguir coordenao intramuscular e intermuscular. Definir o conceito de unidade motora. Descrever o funcionamento da unidade motora luz da Lei do Tudo ou Nada. Definir o conceito de grupo motor. Identificar os mecanismos de coordenao intramuscular: recrutamento de unidades motoras e frequncia de descarga das unidades motoras.

Explicar como so reguladas as contraces com diferentes condies de carga externa, velocidade e durao, com base nos mecanismos de coordenao intramuscular.

Objectivo Geral: Compreender os diferentes nveis de regulao central do movimento


Definir o conceito de regulao reflexa do movimento. Descrever genericamente o reflexo miottico. Explicar a importncia do reflexo miottico na regulao da actividade muscular. Distinguir a origem e os efeitos do reflexo miottico esttico e dinmico. Descrever, genericamente, o reflexo miottico inverso. Explicar a importncia do reflexo miottico inverso na regulao da actividade muscular. Identificar a rea cortical da motricidade voluntria como responsvel pela iniciao dos movimentos voluntrios. 33

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Explicar em que consiste a programao do movimento. Explicar o conceito de tnus muscular. Distinguir aces reguladas em cadeia fechada e em cadeia aberta. Definir os movimentos balsticos e justificar o facto de serem movimentos pr-programados. Caracterizar a utilizao de informao visual no controlo do movimento e apontar as suas limitaes temporais.

Objectivo Geral: Conhecer os componentes fundamentais da regulao do equilbrio


Identificar os principais grupos musculares antigravticos. Identificar os receptores nervosos implicados no processo de equilbrio e o papel especfico de cada um.

Enumerar os principais centros envolvidos no processo de equilbrio. Relacionar os principais centros envolvidos no processo de equilbrio com os diferentes nveis de regulao do equilbrio.

Objectivo Geral: Compreender as diferentes formas de manifestao da fadiga muscular


Definir o conceito de fadiga muscular. Identificar os factores que influenciam o aparecimento de fadiga muscular (condicionamento fsico dos sujeitos, tipo de msculo, natureza da tarefa) e a forma como o fazem.

Identificar as possveis causas musculares de fadiga. Relacionar as possveis causas musculares de fadiga com o tipo de esforo fsico em que se manifestam.

Identificar as possveis causas nervosas de fadiga. Relacionar as possveis causas nervosas de fadiga com o tipo de esforo fsico em que se manifestam.

Objectivo Geral: Apreender as principais adaptaes neuromusculares ao exerccio fsico


Identificar os elementos que contribuem para o aumento da massa muscular. Distinguir os conceitos de hipertrofia e de hiperplasia musculares. Identificar as principais alteraes musculares que esto na base da hipertrofia da fibra muscular e os factores de que dependem.

Identificar as possibilidades de adaptao metablica muscular ao exerccio fsico. Identificar as possibilidades de alterao da composio muscular ao exerccio fsico.

34

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Identificar as principais alteraes neurais ao exerccio fsico a trs nveis: alteraes na coordenao intramuscular, alteraes na coordenao intermuscular, alteraes no ganho de origem reflexa.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Sistema Nervoso 1. Organizao geral, funes e estrutura funcional. 2. Sistema Nervoso Perifrico. 3. Recepo de informao e receptores. 4. Efeco e efectores:
4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5.

Msculo liso; Msculo cardaco; Msculo esqueltico; Glndulas endcrinas; Glndulas excrinas.

5. Sistema Nervoso Somtico e Sistema Nervoso Autnomo. 6. Neurnio e sinapse. B Sistema Nervoso Central 1. Funes gerais e estrutura. 2. Andares do SNC:
2.1. 2.2. 2.3.

Crtex cerebral; Encfalo baixo; Medula.

3. Estgios de processamento de informao. 4. Medula:


4.1. 4.2.

Localizao; Funes:
4.2.1. 4.2.2.

Conduo; Regulao reflexa.

5. Pores do tronco cerebral:


5.1. 5.2. 5.3.

Bulbo raquidiano; Ponte de Varlio; Pednculos cerebrais.

35

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

6. Crtex cerebral:
6.1. 6.2.

Localizao; Lobos:
6.2.1. 6.2.2. 6.2.3. 6.2.4.

Occipital; Temporal; Parietal; Frontal.

6.3. 6.4.

Funo geral; Tipos de reas funcionais:


6.4.1. 6.4.2. 6.4.3.

Motoras; Sensitivas; Associao.

7. Substncia reticulada:
7.1. 7.2. 7.3.

Estrutura; Localizao; Funes gerais:


7.3.1. 7.3.2.

Regulao do tnus muscular; Nvel de viglia cortical.

8. Cerebelo:
8.1. 8.2.

Localizao; Funes gerais:


8.2.1. 8.2.2. 8.2.3. 8.2.4. 8.2.5.

Programao motora; Pr-programao de movimentos rpidos; Funo comparadora; Regulao do tnus muscular; Regulao do equilbrio.

9. Sistema lmbico e o controlo das emoes. C Receptores sensoriais que mais contribuem para a regulao do comportamento motor 1. Estrutura e funes gerais 2. Distino entre sensibilidade somtica e sensibilidades especficas:
2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.

Cutneos; Articulares; Musculares; Viscerais; Fuso Neuromuscular; rgo Tendinoso de Golgi.

36

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

3. Constituio geral e funes dos principais constituintes do globo ocular:


3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6.

Esclertica; Retina; Crnea; ris; Pupila; Lente. Ouvido Externo; Ouvido Mdio; Ouvido Interno; Caracol; Vestbulo; Canais semicirculares.

4. Constituio geral e funes dos principais constituintes do ouvido:


4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6.

D Mecanismos de coordenao neuromuscular 1. Coordenao intramuscular e intermuscular. 2. Conceitos de unidade motora e de grupo motor. 3. Mecanismos de coordenao intramuscular recrutamento e frequncia de descarga das unidades motoras. E Regulao central do movimento 1. Regulao reflexa. 2. Reflexo miottico e miottico inverso. 3. Iniciao do movimento voluntrio. 4. Programao do movimento. 5. Regulao do tnus muscular. 6. Regulao em cadeia fechada e aberta. 7. Utilizao de informao visual no controlo de diferentes tipos de movimentos. 8. Conceito de movimentos balsticos e de pr-programao. F Regulao do equilbrio 1. Msculos antigravticos posturais. 2. Receptores nervosos implicados no processo de equilbrio:
2.1. 2.2. 2.3. 2.4.

Receptores Vestibulares; Viso; Receptores tcteis da planta dos ps; Fusos Neuromusculares Dos Msculos Antigravticos;

37

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

2.5. 2.6.

Receptores Articulares Da Coluna; Receptores articulares dos membros inferiores. Medula; Ncleos Vestibulares; Substncia Reticulada; Cerebelo; Crtex Cerebral.

3. Principais centros e processos envolvidos na regulao do equilbrio:


3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5.

G Fadiga neuromuscular 1. Conceito, factores que influenciam o seu aparecimento (condicionamento fsico dos sujeitos, tipo de msculo, natureza da tarefa) e respectiva influncia. 2. Causas musculares de fadiga. 3. Causas nervosas de fadiga. H Adaptaes neuromusculares ao exerccio fsico 1. Alteraes de volume muscular:
1.1. 1.2.

Conceito De Hipertrofia; Conceito de hiperplasia.

2. Adaptaes metablicas. 3. Alteraes na composio muscular. 4. Alteraes neurais ao exerccio fsico:


4.1. 4.2. 4.3.

Na Coordenao Intramuscular; Na Coordenao Intermuscular; No Ganho de origem reflexa.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


O estudo do sistema nervoso uma matria de alguma complexidade que exige uma boa capacidade de abstraco e de relacionamento de conceitos. fundamental que o conhecimento aqui desenvolvido tenha uma dimenso aplicativa dos conceitos tericos na explicao de fenmenos comportamentais concretos. Requerendo naturalmente a aquisio inicial de conhecimentos tericos fundamentais, atravs de aulas tericas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes) e acompanhadas de consulta da bibliografia recomendada, fundamental que neste mdulo existam aulas suficientes para esclarecimento de dvidas que, se no partirem da iniciativa dos estudantes, devem ser estimuladas pelo docente atravs de questes colocadas de forma a permitir um diagnstico do entendimento e da capacidade de utilizao pela parte dos estudantes dos conceitos dados. 38

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Trabalho de pares ou em grupo (aconselha-se que a sua constituio seja entre dois a quatro elementos) traduzido em documento escrito e/ou apresentao oral na aula (com recurso a meios audiovisuais). O tema do trabalho deve ser escolhido de um conjunto de temas a definir pelo docente no mbito dos contedos includos nos blocos F, G e H e, se possvel, com um enquadramento no curso em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea). O trabalho deve estimular a pesquisa de informao na bibliografia aconselhada e na Internet, o seu tratamento e sntese. Para a produo deste trabalho estimamos um total de oito a dez horas, das quais as duas primeiras devem ser cumpridas na prpria aula com orientao do docente e avaliao processual e as restantes fora da aula. A apresentao do trabalho na aula deve ser seguida de debate. Este trabalho deve ser apresentado nas ltimas aulas do mdulo, mas antes da Prova 2. Prova 2 Teste escrito com a durao de 90 minutos sobre a matria dada no mdulo. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Enoka, R. (2000). Bases neuromecnicas da cinesiologia. So Paulo: Manole. Livro (em edio com traduo brasileira) onde se encontram descritos aspectos importantes da funo neuromuscular com boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Champaign: Human Kinetics. Livro (em edio em lngua inglesa) onde se encontram descritos aspectos importantes da funo neuromuscular com boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. Gardiner, P. (2001). Neuromuscular aspects of physical activity. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular. Aconselhvel para docentes. Guyton, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Tratado onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da organizao e funcionamento do sistema nervoso (Captulos 45 a 52). Para docentes e, embora os contedos sejam abordados com um nvel de aprofundamento superior ao encontrado no programa, pode ser utilizado como leitura complementar pelos estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. McComas, A. (1996). Skeletal muscle: form and function. Champaign: Human Kinetics. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular. Aconselhvel para docentes. 39

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 3: Controlo e coordenao do movimento

Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos importantes da funo neuromuscular com boas ilustraes (Captulos 16 e 17). Aconselhvel para docentes. Pezarat-Correia, P. (2006). Anatomofisiologia. Tomo II. Funo neuromuscular. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da funo neuromuscular. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Schmidt, R. (1988). Motor control and learning. Champaign: Human Kinetics. Livro til para o aprofundamento de questes relacionadas com o controlo e a coordenao motora. Aconselhvel para docentes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia do sistema nervoso (Captulos 12 a 15). Aconselhvel para docentes e para estudantes. Thompson, R. (1984). Introduo psicofisiologia. Lisboa: Editora Portuguesa de Livros Tcnicos e Cientificos Lda. Livro onde se abordam aspectos importantes sobre o funcionamento do sistema nervoso no que concerne ao controlo motor. Aconselhvel para docentes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontra descrito os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia do sistema nervoso (Captulos 13, 14 e 17). Aconselhvel para docentes. Stios da Internet: http://www.med.harvard.edu/AANLIB/home.html (acedido em 31.01.2007) Stio que fornece um apoio importante anatomia do sistema nervoso central. Aconselhado para os estudantes. http://www.sirinet.net/~jgjohnso/nervous.html (acedido em 31.01.2007) Stio que pode ser til para o estudo do sistema nervoso. Aconselhado para os estudantes. http://www.sirinet.net/~jgjohnso/brainstudy.html (acedido em 31.01.2007) Stio que pode ser til para o estudo do sistema nervoso. Aconselhado para os estudantes. http://users.rcn.com/jkimball.ma.ultranet/BiologyPages/N/Neurons (acedido em 31.01.2007) Stio que pode ser til para o estudo do sistema nervoso. Aconselhado para os estudantes. 40

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 4

Fundamentos de mecnica para anlise do movimento


Durao de Referncia: 24 horas

1 Apresentao
Este mdulo pretende de uma forma simples apresentar os fundamentos matemticos e fsicos necessrios para uma anlise dos movimentos humanos. Se pretendermos perceber os movimentos produzidos pelo sistema do msculo esqueltico necessrio conhecer e entender os fundamentos mecnicos subjacentes. O que o movimento? O que determina o tipo de movimento realizado quando parte (segmento) ou a totalidade do corpo se move? Como que os movimentos podem ser descritos atravs da mecnica? A fora produz movimento? O movimento o acto ou o processo de alterar a posio, em relao a um determinado referencial, de um corpo ou de um objecto. A Mecnica uma seco da Fsica que tem como objectivo estudar a relao entre foras produzidas num objecto ou no corpo sem produzir movimento (Esttica), descrever o movimento (Cinemtica) e perceber as causas desse movimento (Cintica). O principal objectivo deste mdulo o de desenvolver capacidades de anlise dos movimentos atravs da adequada aplicao dos conceitos bsicos da fsica e da matemtica. No mbito das actividades circenses ou da dana a anlise do movimento atravs da Mecnica definida pelo estudo dos movimentos realizados pelo aparelho locomotor em resultado das solicitaes mecnicas exteriores e das respostas biolgicas organizadas sob o ponto de vista cinemtico (forma) e cintico (causas). O domnio das matrias leccionadas em Matemtica e Fsica do 8 e 9 ano sero fundamentais para melhor compreenso dos conceitos aqui apresentados.

2 Competncias Visadas
As competncias que se pretendem alcanar neste mdulo esto relacionadas com a compreenso dos princpios mecnicos que actuam nos movimentos e com a percepo de que estes movimentos so resultado da adaptao s leis mecnicas universais. Assim, o aluno deve ser capaz de: Conhecer e compreender a aco de foras exteriores ou foras geradas pelo prprio indivduo, nos movimentos. Conhecer os movimentos de um segmento e do corpo na totalidade. Compreender e ter domnio do movimento de um projctil. Dominar de forma elementar as tcnicas e meios de anlise qualitativa e quantitativa dos movimentos. Perceber a importncia da coordenao dos impulsos parciais na tcnica realizada. 41

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos. Objectivo Geral: Revelar conhecimento do sistema mecnico a partir dos conceitos de anatomia

Identificar a importncia em definir um modelo mecnico do sistema msculo esqueltico para anlise dos movimentos.

Identificar a importncia em escolher o sistema mecnico como um todo (centro de gravidade), como elementos organizados (corpos articulados) ou como segmento (corpo rgido), em funo da anlise.

Objectivo Geral: Reconhecer o centro de gravidade do corpo


Explicar a importncia do centro de massa nos movimentos. Determinar o centro de massa de um segmento, de segmentos e da totalidade do corpo. Definir o conceito do centro de massa.

Objectivo Geral: Definir o movimento atravs da cinemtica (posio, velocidade e acelerao)


Identificar os parmetros cinemticos: Posio, velocidade e acelerao Explicar os procedimentos numricos para clculo dos diferentes parmetros e as trs equaes para movimentos em que a acelerao constante.

Explicar a diferena entre velocidade mdia, velocidade instantnea, acelerao mdia e acelerao instantnea.

Identificar os factores que influenciam a acelerao de um objecto Interpretar um grfico e a relao entre dois ou mais parmetros apresentados no grfico.

Objectivo Geral: Conhecer os diferentes tipos de movimento (movimento linear, movimento angular e movimento geral)

Observar os movimentos e identificar os diferentes tipos de movimentos (linear, angular e misto).

Explicar a diferena entre movimentos angulares e lineares. Explicar os procedimentos numricos para clculo dos ngulos relativos e absolutos. Determinar as posies angulares e deslocamento angular, velocidade angular e acelerao angular.

42

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

Explicar a relao entre deslocamento linear e deslocamento angular, entre velocidade linear e velocidade angular, e entre acelerao linear e acelerao angular.

Explicar os procedimentos numricos para relacionar movimentos lineares com movimentos angulares.

Objectivo Geral: Analisar os movimentos do corpo em trajectria area


Explicar a importncia da fora da gravidade nos corpos superfcie da terra. Caracterizar os conceitos de massa, inrcia e peso do corpo. Identificar as equaes que definem o movimento do corpo em trajectria area. Explicar que factores influenciam a trajectria area de um corpo.

Objectivo Geral: Conhecer as foras aplicadas e as foras reactivas


Definir e discutir as caractersticas da fora. Descrever os procedimentos numricos para a decomposio vectorial do vector da fora. Explicar a relao entre a fora reactiva e o apoio. Explicar como que as aces produzidas causam reaces de igual modo mas sentido contrrio.

Explicar a influncia do atrito no contacto entre superfcies. Analisar o grfico da fora em relao ao tempo, ao deslocamento e velocidade.

Objectivo Geral: Entender as noes de impulso, trabalho, potncia e energia


Explicar as relaes da fora com o tempo, o deslocamento e a velocidade. Explicar o conceito de impulso. Relacionar o impulso e a acelerao. Definir o conceito mecnico de Trabalho. Explicar a importncia da Fora, Potncia e Trabalho nos movimentos. Explicar a relao entre Trabalho e Energia. Identificar os diferentes tipos de Trabalho (positivo e negativo). Relacionar o trabalho realizado pelo sistema e o trabalho realizado sobre o sistema.

Objectivo Geral: Reconhecer as foras associadas s rotaes


Caracterizar os diferentes tipos de alavancas no corpo humano. Explicar os factores necessrios para iniciar um movimento angular.

43

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

Caracterizar a relao entre distncia de aplicao de fora e efeito de rotao. Identificar a importncia do princpio de conservao do momento angular nos movimentos.

Objectivo Geral: Entender os conceitos de equilbrio e de estabilidade


Definir o conceito de equilbrio e de estabilidade. Proceder a uma anlise esttica e dinmica de uma articulao diagrama do corpo livre. Fazer uso da estabilidade e do equilbrio rotacional. Caracterizar os factores que influenciam a estabilidade rotacional de um objecto. Explicar a importncia do equilbrio e da estabilidade nos movimentos.

Objectivo Geral: Compreender o princpio de actuao das foras musculares

Explicar as opes utilizadas pelo sistema para controlar a fora produzida pelos msculos para vencer, estabilizar e resistir a foras exteriores.

Demonstrar a influncia da gravidade e de outras foras externas na aco muscular atravs da anlise de movimentos.

Objectivo Geral: Analisar a instrumentao na anlise dos movimentos

Explicar a vantagem em analisar os movimentos e a importncia dos factores mecnicos na performance.

Utilizar os conhecimentos adquiridos na anlise dos movimentos e na seleco tarefas para corrigir ou eliminar os erros identificados.

Identificar os elementos mecnicos bsicos e analisar os movimentos em fases. Utilizar alguns instrumentos adequados anlise dos movimentos. Identificar os conceitos mecnicos anteriormente apresentados atravs da observao de tarefas motoras diversas.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Descrio do sistema mecnico a partir dos conceitos de anatomia e clculo do centro de massa 1. Modelo mecnico do sistema msculo esqueltico para anlise dos movimentos. 2. Sistema mecnico como um todo (centro de gravidade), como elementos organizados (corpos articulados) ou como segmento (corpo rgido). 3. Determinao do centro de massa de um segmento, de segmentos e da totalidade do corpo. 44

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

4. Clculo do centro de massa e apresentao de tabelas existentes de localizao do centro de massa e de massas parciais. B Cinemtica linear e angular 1. Posio, velocidade e acelerao. 2. Velocidade mdia, velocidade instantnea, acelerao mdia e acelerao instantnea. 3. Clculo dos diferentes parmetros e as equaes do movimento uniforme e rectilneo e do movimento uniformemente variado. 4. Leitura de grficos de posio, velocidade e acelerao. 5. Movimentos angulares e cinemtica angular. 6. Relao entre movimentos lineares e movimentos angulares. C Cintica linear e angular 1. Quantidade de movimento (Momento linear). 2. Inrcia. 3. Fora. 4. Impulso. 5. Trabalho e energia. 6. Momento de inrcia. 7. Momento angular e momento de fora. 8. Relao entre os conceitos enumerados e a produo de movimentos. 9. Energia cintica potencial e rotacional. D Anlise de movimentos e instrumentao 1. Anlise dos movimentos. 2. Importncia da instrumentao na anlise e deteco dos erros.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


Os contedos includos nos blocos A a C devem ser ministrados em aulas terico-prticas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes) e acompanhadas por leitura, fora da aula, de documentos da bibliografia recomendada. Nestas aulas, devem ser previstos perodos de tempo para rever a matria entretanto dada, formulando questes aos alunos, esclarecendo dvidas e discutindo temas associados. Os exerccios prticos de clculo dos parmetros cinemticos e cinticos assim como a resoluo de problemas devem ter lugar em aulas de caractersticas prticas com recurso exemplificao. Estas aulas assumem uma importncia vital servindo de charneira entre os contedos dos blocos A e B e os contedos do bloco D. O sucesso na aquisio das competncias associadas ao bloco D depende do domnio e da capacidade de aplicao das ferramentas de anlise e dos problemas apresentados nas aula prticas dos blocos A, B e C. 45

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Teste escrito com a durao de 90 minutos, sobre os contedos includos nos blocos A e B. Esta prova deve ser realizada antes de ser iniciado o bloco C. Prova 2 Avaliao com a durao de 120 minutos, sobre os contedos leccionados na totalidade do mdulo. Esta avaliao deve ter uma componente terica e uma componente prtica. A componente prtica deve avaliar a capacidade de anlise dos movimentos e de identificao de erros assim como a apresentao de solues para a sua soluo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Bartlett, R. (2004). Sports Biomechanics. London: Blackwell Scientific. Livro onde se encontram contedos sobre biomecnica. Aconselhvel para docentes. Enoka, R. (2000). Bases neuromecnicas da cinesiologia. So Paulo: Manole. Livro (em edio com traduo brasileira) onde se encontram descritos e desenvolvidos os fundamentos para a anlise da participao muscular no movimento. Aconselhvel para docentes. Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Champaign: Human Kinetics. Livro (em edio em lngua inglesa) onde se encontram descritos e desenvolvidos os fundamentos para a anlise da participao muscular no movimento. Aconselhvel para docentes. Hall, S. (1993). Biomecnica bsica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Traduo brasileira onde se encontram contedos sobre biomecnica. Constitui bibliografia aconselhvel para estudantes. Luttgens, K., & Wells, K. (1985). Kinesiologia: Bases cientificas del movimiento humano. Madrid: Editorial Augusto E. Pila Telena. Livro onde so abordados aspectos importantes do funcionamento do aparelho locomotor e da participao muscular no movimento. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia do aparelho locomotor e os elementos necessrios para a anlise da participao muscular no movimento. Boas ilustraes. Aconselhvel para docentes.

46

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 4: Fundamentos de mecnica para anlise do movimento

Winter, D. (2005). Biomechanics and Motor Control of Human Movement. New York: Willey Books. Livro onde se encontram contedos sobre biomecnica. Aconselhvel para docentes. Stios da Internet: http://me.engin.umich.edu/brl/projects.shtml (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode encontrar muitos exemplos de anlise cinemtica de movimentos. Aconselhado para os estudantes.

47

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 5

Anlise da participao muscular no movimento


Durao de Referncia: 30 horas

1 Apresentao
Este mdulo tem um carcter essencialmente aplicativo e assume um papel fundamental nos objectivos da disciplina, dado ser um momento em que a utilizao de competncias conceptuais se traduz na capacidade de anlise de fenmenos e situaes prticas do contexto profissional onde o estudante ir intervir. Assim, este mdulo assume um papel essencial na compreenso da lgica da disciplina, levando o estudante a uma compreenso prtica da utilidade dos contedos ali desenvolvidos. Por outro lado, procura tambm desenvolver capacidade de utilizao de meios tecnolgicos na anlise de aces motoras para que o estudante valorize as virtualidades desse tipo de anlise. Com uma considervel carga prtica, o mdulo faz apelo ao trabalho em equipa mas deve, na parte final, caminhar no sentido da individualizao do trabalho, de maneira a que se desenvolva a autonomia de cada estudante.

2 Competncias Visadas
Neste mdulo os alunos devero ser capazes de: Compreender as caractersticas e formas de organizao dos grupos musculares para a produo de movimentos na cabea, tronco, membro superior e membro inferior. Conhecer os padres de coordenao neuromuscular envolvidos em cada tipo de movimento. Considerar caractersticas das solicitaes neuromusculares nas aces motoras tpicas dos cursos em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete da Dana Contempornea). Dominar os meios de anlise cinemtica para caracterizao do movimento.

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos. Objectivo Geral: Analisar funcionalmente a musculatura do tronco

Identificar as caractersticas da musculatura postural Relacionar as caractersticas da musculatura postural com as suas funes. 48

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 5: Anlise da participao muscular no movimento

Explicar os princpios fundamentais que devem orientar o desenvolvimento dos msculos posturais.

Identificar as caractersticas dos diferentes msculos da parede antero-lateral do abdmen. Relacionar as caractersticas dos diferentes msculos da parede antero-lateral do abdmen com as suas funes.

Definir os princpios fundamentais que devem orientar o desenvolvimento dos msculos da parede antero-lateral do abdmen.

Explicar a importncia do equilbrio entre a musculatura da parede antero-lateral do abdmen e os msculos da coxa.

Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da cabea. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos do tronco.

Objectivo Geral: Analisar funcionalmente a musculatura do membro superior


Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da omoplata. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos do brao. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos do antebrao. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da mo. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos dos dedos da mo. Identificar o padro de coordenao neuromuscular presente nas principais famlias de movimento do membro superior.

Objectivo Geral: Analisar funcionalmente a musculatura do membro inferior


Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da bacia. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da coxa. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos da perna. Identificar os principais msculos responsveis pelos movimentos do p. Identificar o padro de coordenao neuromuscular presente nas principais famlias de movimento do membro inferior.

Objectivo Geral: Relacionar de forma autnoma a participao muscular em diferentes tipos de tarefas motoras

Observar tarefas motoras diversas. Identificar de forma autnoma os grupos musculares solicitados, os respectivos tipos de aco muscular e os padres de coordenao neuromuscular.

49

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 5: Anlise da participao muscular no movimento

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Anlise funcional da musculatura esqueltica 1. Musculatura do tronco:
1.1. 1.2.

Msculos posturais; Funes dos msculos da parede antero-lateral do abdmen:


1.2.1. 1.2.2. 1.2.3. 1.2.4.

Mobilidade do tronco; Fixao do trax; Fixao e mobilidade da bacia; Mecnica respiratria. Flexo; Extenso; Flexo lateral; Rotao.

1.3.

Msculos responsveis pelos movimentos da cabea e do tronco:


1.3.1. 1.3.2. 1.3.3. 1.3.4.

2. Musculatura com aco no membro superior:


2.1.

Msculos com aco na cintura escapular:


2.1.1. 2.1.2. 2.1.3. 2.1.4. 2.1.5. 2.1.6.

Aduo; Abduo; Rotao superior; Rotao inferior; Elevao; Depresso. Flexo; Extenso; Aduo; Abduo; Rotao interna; Rotao externa; Aduo horizontal; Abduo horizontal. Flexo; Extenso; 50

2.2.

Msculos responsveis pelos movimentos do brao:


2.2.1. 2.2.2. 2.2.3. 2.2.4. 2.2.5. 2.2.6. 2.2.7. 2.2.8.

2.3.

Msculos responsveis pelos movimentos do antebrao:


2.3.1. 2.3.2.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 5: Anlise da participao muscular no movimento

2.3.3. 2.3.4.

Pronao; Supinao. Flexo; Extenso; Aduo; Abduo. Flexores e extensores comuns; Msculos com aco no polegar; Msculos responsveis pelo afastamento e aproximao dos dedos.

2.4.

Msculos responsveis pelos movimentos da mo:


2.4.1. 2.4.2. 2.4.3. 2.4.4.

2.5.

Msculos responsveis pelos movimentos dos dedos:


2.5.1. 2.5.2. 2.5.3.

2.6.

Padres de coordenao neuromuscular nas principais famlias de movimento do membro superior: elevar o membro superior, puxar, empurrar e lanar. Msculos com aco na bacia:
3.1.1. 3.1.2.

3. Musculatura com aco no membro inferior:


3.1.

Retroverso; Anteverso. Flexo; Extenso; Aduo; Abduo; Rotao interna; Rotao externa. Flexo; Extenso. Plantarflexo; Dorsiflexo; Inverso; Everso.

3.2.

Msculos responsveis pelos movimentos da coxa:


3.2.1. 3.2.2. 3.2.3. 3.2.4. 3.2.5. 3.2.6.

3.3.

Msculos responsveis pelos movimentos da perna:


3.3.1. 3.3.2.

3.4.

Msculos responsveis pelos movimentos do p:


3.4.1. 3.4.2. 3.4.3. 3.4.4.

3.5.

Padres de coordenao neuromuscular nas principais famlias de movimento do membro inferior: marcha, corrida e salto.

B Anlise da participao muscular em diferentes tipos de tarefas motoras 1. Determinao e caracterizao da participao muscular no movimento.

51

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 5: Anlise da participao muscular no movimento

2. Observao e anlise da participao muscular em tarefas motoras diversas no mbito dos cursos em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete da Dana Contempornea).

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


Os contedos presentes no bloco A devem ser abordados em aulas tericas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes). Essas aulas devem fazer um apelo considervel participao dos alunos, estimulando-os a revisitar a matria desenvolvida nos mdulos anteriores, especialmente no mdulo 2, para a anlise funcional que se pretende neste mdulo. As aulas que abordam os contedos do bloco B devem ser na sua grande maioria de cariz prtico e colocar o estudante como elemento activo na resoluo de problemas. Confrontados com um leque extenso de aces motoras que lhes so familiares (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea) e que lhes so apresentadas com grau de complexidade e dificuldade progressivamente mais elevados, os estudantes devem, atravs de descoberta guiada em grupo com base em fichas de anlise, caracterizar essas aces do ponto de vista neuromuscular. Apesar de se dever privilegiar o trabalho em equipa, devem tambm existir momentos em que o estudante estimulado a resolver problemas autonomamente. importante que estas aulas decorram em espaos onde os alunos possam reproduzir corporalmente as aces motoras e analisar de forma a sentirem e compreenderem as anlises realizadas. O trabalho previsto na Prova 2 complementa estas competncias, estimulando o estudante utilizao de meios de anlise cinemtica. Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por trs provas: Prova 1 Teste escrito com a durao de 60 minutos, sobre os contedos includos no bloco A. Esta prova deve ser realizada antes de ser iniciado o bloco B. Prova 2 Trabalho de pares ou em grupo (aconselha-se que a sua constituio seja entre dois a quatro elementos) traduzido em documento escrito e/ou apresentao oral na aula (com recurso a meios audiovisuais) sobre anlise da participao muscular no movimento. Os estudantes escolhem, dentro de um leque de aces seleccionadas pelo docente de preferncia no universo dos gestos dos cursos em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea), uma aco motora que devem caracterizar com base nas competncias desenvolvidas no mdulo. A anlise do gesto em causa poder implicar, se tal for possvel, a filmagem e posterior anlise cinemtica do gesto escolhido. Para a produo deste trabalho estimamos um total de seis a dez horas, das quais quatro devem ser cumpridas na prpria aula com orientao do docente e avaliao processual e as restantes fora da aula. A apresentao do 52

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 5: Anlise da participao muscular no movimento

trabalho de cada grupo na aula deve ser seguida de debate. Este trabalho deve ser apresentado nas ltimas aulas do mdulo, mas antes da Prova 3. Prova 3 Avaliao com a durao de 90 minutos, sobre anlise da participao muscular no movimento. Esta avaliao deve ser constituda por um teste escrito com base em esquemas ou fotografia representando aces motoras diversas que o estudante tem que analisar. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Luttgens, K., & Wells, K. (1985). Kinesiologia: Bases cientificas del movimiento humano. Madrid: Editorial Augusto E. Pila Telena. Livro onde so abordados aspectos importantes do funcionamento do aparelho locomotor e da participao muscular no movimento. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Muscolino, J. (2006). Kinesiology: The skeletal system and muscle function. St. Louis: Mosby Elsevier. Livro onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia funcional dos msculos com boas ilustraes (Captulos 11 a 14). Aconselhvel para docentes. Pezarat-Correia, P., Pascoal, A., Cabri, J., Silva, P., & Espanha, M. (2006). aparelho Locomotor e Anlise do Movimento: Estudos Prticos para Anatomofisiologia e Cinesiologia. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa estruturado com exerccios sobre anlise da participao muscular do movimento para resolver no prprio livro, de forma a permitir que o estudante aprenda a utilizar os conhecimentos adquiridos na resoluo de problemas de natureza motora. Aconselhvel para estudantes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos aspectos importantes da anatomia funcional dos msculos com boas ilustraes (Captulo 11). Aconselhvel para docentes e para estudantes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontram descritos aspectos importantes da anatomia funcional dos msculos com boas ilustraes (Captulo 11). Aconselhvel para docentes. Stios da Internet: http://www.exrx.net/Lists/Articulations.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode encontrar uma sistematizao com a listagem dos grupos musculares envolvidos em cada movimento corporal com pequenos vdeos ilustrativos. Aconselhado para os estudantes. 53

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 6

Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna


Durao de Referncia: 30 horas

1 Apresentao
Nos mdulos anteriores o objecto de estudo fundamental foi o aparelho locomotor. A compreenso global do seu funcionamento e da capacidade de adaptao do corpo humano ao esforo fsico implica conhecer os sistemas internos que suportam as exigncias da actividade muscular. Esse estudo realizado neste mdulo, onde se procura fazer uma caracterizao geral da organizao e funcionamento dos sistemas de regulao e manuteno do meio interno, sempre com a preocupao de estabelecer as devidas relaes com o aparelho locomotor e a actividade fsica. O mdulo comea pelo estudo dos sistemas de regulao interna, o Sistema Nervoso Autnomo e o Sistema Endcrino, precedido da abordagem do conceito de homeostasia. Os conceitos desenvolvidos no bloco A so fundamentais para a compreenso posterior dos mecanismos reguladores presentes nos diferentes sistemas orgnicos internos estudados nos blocos seguintes. O bloco B centra-se no estudo do aparelho circulatrio como principal via de conduo interna que, em conjunto com o estudo do aparelho respiratrio realizado no bloco C, permite ao estudante compreender a capacidade adaptativa do organismo para as maiores necessidades energticas. O bloco D aborda o aparelho digestivo e as noes fundamentais sobre dieta alimentar. No bloco E estudado, de uma forma superficial, o aparelho urinrio. O mdulo conclui-se com dois blocos onde so estudados dois processos de regulao, muito importantes do ponto de vista da actividade fsica: A regulao trmica e a regulao do equilbrio hdrico e electroltico.

2 Competncias Visadas
Neste mdulo os alunos devero ser capazes de: Compreender o conceito de homeostasia e a sua aplicao como modelo para compreender fenmenos de regulao interna, como a regulao trmica e a regulao do equilbrio hdrico. Mobilizar conhecimentos sobre a organizao geral e o funcionamento dos sistemas de regulao da vida orgnica interna: sistema nervoso Autnomo e Sistema Endcrino. Mobilizar conhecimentos sobre a organizao geral e o funcionamento dos sistemas orgnicos internos: Aparelho Circulatrio, Aparelho Respiratrio, Aparelho Digestivo, Aparelho Urinrio.

54

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

Conhecer e compreender a interdependncia entre o aparelho locomotor e os diferentes sistemas orgnicos, incluindo as respectivas possibilidades adaptativas durante a actividade fsica.

3 Objectivos de Aprendizagem
No final do mdulo o estudante deve atingir os seguintes objectivos gerais, atravs do domnio de um conjunto de objectivos especficos. Objectivo Geral: Compreender a organizao geral e funes dos sistemas de regulao da vida orgnica interna: Sistema Nervoso e Sistema Endcrino

Definir o conceito de homeostasia Explicar a importncia da homeostasia na manuteno dos seres vivos. Distinguir genericamente as funes e forma de interveno do Sistema Nervoso e do Sistema Endcrino no equilbrio interno.

Identificar os efectores onde actua o Sistema Nervoso Autnomo. Distinguir genericamente as funes e forma de interveno das divises do Sistema Nervoso Autnomo.

Relacionar os conceitos de glndula endcrina, hormona e rgo alvo. Explicar o papel central da hipfise na organizao do Sistema Endcrino.

Objectivo Geral: Conhecer a organizao geral e funes do aparelho circulatrio


Referir as funes do aparelho circulatrio. Distinguir grande circulao e pequena circulao. Localizar o corao. Caracterizar funcional e estruturalmente as cavidades cardacas. Descrever genericamente as fases do ciclo cardaco. Relacionar a frequncia cardaca, o volume sistlico e o dbito cardaco. Definir os conceitos de bradicardia e taquicardia. Identificar quais os principais mecanismos nervosos e hormonais de regulao da actividade cardaca.

Explicar as adaptaes cardacas ao esforo fsico. Identificar quanto estrutura e forma os diferentes tipos de vasos sanguneos: artrias, veias e capilares.

55

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

Definir o conceito de pulso. Explicar o significado funcional do pulso. Explicar quais os locais de determinao do pulso. Definir o conceito de retorno venoso. Referir os factores que facilitam o retorno venoso, bem como o efeito que sofrem durante a actividade fsica.

Enunciar o conceito de presso arterial. Distinguir a presso arterial sistlica e a presso arterial diastlica. Explicar a variao da presso arterial em funo das alteraes do dbito cardaco e da resistncia perifrica.

Enumerar os diferentes componentes do sangue. Enunciar as funes dos diferentes constituintes do sangue. Explicar a redistribuio do fluxo sanguneo durante o esforo fsico.

Objectivo Geral: Compreender a organizao geral e funes do aparelho respiratrio


Enunciar as funes do aparelho respiratrio. Relacionar as funes do aparelho respiratrio com as funes do aparelho circulatrio e a actividade muscular.

Distinguir, no aparelho respiratrio, a zona condutora de ar da zona de trocas gasosas. Localizar os pulmes e as principais vias areas e respectivas funes. Descrever as fases da respirao e as suas caractersticas. Definir os diferentes volumes e capacidades pulmonares. Definir os parmetros respiratrios: frequncia respiratria, volume corrente, ventilao por minuto.

Distinguir a participao muscular na respirao eupneica e na respirao forada. Explicar papel dos alvolos na hematose. Distinguir a ventilao pulmonar e a alveolar. Definir o conceito de consumo mximo de O2 (VO2max) e os factores respiratrios, cardiovasculares e musculares que o condicionam.

Explicar as alteraes respiratrias durante o esforo fsico.

Objectivo Geral: Perceber a organizao geral e funes do aparelho digestivo, dominando noes elementares de nutrio.

Enumerar os compostos constituintes da dieta alimentar (orgnicos e inorgnicos). 56

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

Caracterizar os trs principais tipos de nutrientes orgnicos quanto sua funo. Enumerar os sais minerais mais comuns (Ca2+, Na+, K+, Fe2+), indicando a sua aco genrica.

Identificar as fontes alimentares dos sais minerais mais comuns. Enumerar as principais vitaminas (A, C, D, E), indicando a sua aco genrica. Identificar as fontes alimentares das principais vitaminas. Distinguir genericamente os lpidos poli-insaturados e saturados. Identificar as fontes alimentares dos lpidos poli-insaturados e saturados. Distinguir genericamente os hidratos de carbono de cadeia lenta e rpida. Identificar as fontes alimentares dos hidratos de carbono de cadeia lenta e rpida. Distinguir genericamente as protenas animais e vegetais. Identificar as fontes alimentares das protenas animais e vegetais. Referir as funes do aparelho digestivo. Identificar os rgos do tubo digestivo e os rgos anexos e suas funes gerais. Caracterizar genericamente as actividades do aparelho digestivo. Identificar os rgos associados s actividades do aparelho digestivo.

Objectivo Geral: Tomar conhecimento da organizao geral e funes do aparelho urinrio


Descrever a constituio geral do aparelho urinrio. Caracterizar genericamente as funes dos rins.

Objectivo Geral: Conhecer o processo de regulao trmica


Distinguir a temperatura central da perifrica. Identificar a circulao sangunea como principal veculo de transferncia de calor do interior do corpo para a periferia.

Identificar a conduo e a evaporao como formas de transferncia de calor entre a superfcie corporal e o envolvimento.

Caracterizar o modelo funcional de regulao da temperatura corporal. Descrever as principais formas de regulao da temperatura em situao de hipotermia e de hipertermia.

Explicar a influncia da humidade relativa do ar na eficcia da regulao da temperatura em situao de hipertermia.

57

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

Objectivo Geral: Compreender o processo de regulao do equilbrio hdrico e electroltico


Caracterizar o modelo funcional de regulao do equilbrio hdrico e electroltico. Distinguir entre receptores de volume e receptores da osmolaridade. Explicar o mecanismo da sede. Descrever as principais formas de regulao do equilbrio hdrico em situao de diminuio de volume de lquidos corporais e/ou aumento da osmolaridade.

Descrever as principais formas de regulao do equilbrio hdrico em situao de aumento de volume de lquidos corporais e/ou diminuio da osmolaridade.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Sistemas de regulao da vida orgnica interna 1. Homeostasia. 2. Aspectos diferenciadores da regulao endcrina e nervosa. 3. Sistema nervoso autnomo funes. 4. Sistemas simptico e parassimptico. 5. Sistema endcrino:
5.1. 5.2. 5.3.

Noo de glndula endcrina; Noo de hormona; Noo de rgo alvo.

6. Importncia da hipfise. B Aparelho Circulatrio 1. Organizao geral e funes. 2. Corao localizao e constituio geral. 3. Fases do ciclo cardaco. 4. Parmetros cardacos e sua interaco:
4.1. 4.2. 4.3.

Frequncia cardaca; Volume sistlico; Dbito cardaco.

5. Mecanismos nervosos e hormonais de regulao cardaca. 6. Grande circulao (sistmica) e pequena circulao (pulmonar). 7. Tipos de vasos e suas caractersticas artrias, veias e capilares. 8. Significado funcional do pulso.

58

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

9. Retorno venoso e seus factores facilitadores:


9.1. 9.2. 9.3. 9.4. 9.5.

Gradiente de presso venosa; Palmilha venosa; Vlvulas venosas; Bomba respiratria; Bomba muscular.

10. Presso Arterial presso sistlica e presso diastlica. 11. Variaes da presso arterial em funo do dbito cardaco e da resistncia perifrica. 12. Sangue componentes e funes gerais:
12.1. Constituintes do plasma; 12.2. Elementos figurados; 12.3. Transporte; 12.4. Manuteno do ph; 12.5. Manuteno da temperatura; 12.6. Hemostase; 12.7. Defesa orgnica.

13. Adaptaes do aparelho circulatrio ao esforo fsico:


13.1. Alteraes cardacas; 13.2. Redistribuio do fluxo sanguneo.

C Aparelho Respiratrio 1. Organizao geral e funes. 2. Relaes com o aparelho Circulatrio e o msculo. 3. Zona condutora de ar descrio geral e funes das vias areas. 4. Zona de trocas gasosas - alvolos e hematose. 5. Ventilao pulmonar e alveolar. 6. Mecnica respiratria:
6.1. 6.2.

Fases da respirao e suas caractersticas; Participao muscular na respirao eupneica e na respirao forada. Volume corrente; Volume de reserva inspiratria; Volume de reserva expiratria; Volume residual; Capacidade vital; Capacidade pulmonar total; Capacidade inspiratria; Capacidade residual funcional. 59

7. Volumes e capacidades pulmonares:


7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5. 7.6. 7.7. 7.8.

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

8. Parmetros respiratrios e sua interaco:


8.1. 8.2. 8.3.

Frequncia respiratria, Volume corrente, Ventilao por minuto.

9. Conceito de consumo mximo de O2 (VO2max) e os factores respiratrios, cardiovasculares e musculares que o condicionam. 10. Adaptaes do aparelho respiratrio ao esforo fsico. D Aparelho Digestivo 1. Caracterizao dos constituintes da dieta alimentar:
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6.

Hidratos de carbono; Lpidos; Protenas; Sais minerais Ca2+, Na+, K+, Fe2+ Vitaminas; gua.

2. Funo e organizao geral do aparelho Digestivo. 3. Breve descrio anatomo-funcional do tubo digestivo e dos rgos anexos. 4. Actividades do aparelho Digestivo:
4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6.

Ingesto; Digesto; Conduo; Absoro; Armazenamento; Eliminao.

E Aparelho Urinrio 1. Funes e organizao geral:


1.1. 1.2.

Rins; Aparelho excretor.

F Regulao trmica 1. Temperatura central e perifrica. 2. Formas de transferncia de calor entre a superfcie corporal e o envolvimento. 3. Modelo funcional de regulao da temperatura corporal: receptores, centros e respostas. 4. Regulao da temperatura em situao de hipotermia e de hipertermia respostas voluntrias e involuntrias.

60

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

G Regulao do equilbrio hdrico e electroltico 1. Modelo funcional de regulao do equilbrio hdrico e electroltico receptores, centros e respostas. 2. Receptores de volume e receptores da osmolaridade. 3. Mecanismo da sede. 4. Regulao do equilbrio hdrico em situaes de alterao de do volume de lquidos corporais e/ou da osmolaridade.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


Os contedos presentes neste mdulo devem ser essencialmente leccionados em aulas tericas apoiadas por suporte audiovisual (diapositivos e filmes). As aulas onde so apresentados os trabalhos previstos na Prova 1 devem contemplar perodos de formulao de questes e discusso em funo dos temas apresentados. Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Trabalho de pares ou em grupo (aconselha-se que a sua constituio seja entre dois a quatro elementos) traduzido em documento escrito e apresentao oral na aula (com recurso a meios audiovisuais) sobre um tema a escolher pelos estudantes de um conjunto de temas prdefinidos pelo docente no mbito dos contedos leccionados no mdulo. O trabalho deve estimular a busca de informao na bibliografia aconselhada e na Internet, o seu tratamento e sntese. Para a produo deste trabalho estimamos um total de seis a dez horas, das quais as duas primeiras devem ser cumpridas na prpria aula com orientao do docente e as restantes fora da aula. A apresentao do trabalho de cada grupo e debate associado deve ocupar entre 20 e 30. Este trabalho deve ser apresentado nas ltimas aulas do mdulo, mas antes da Prova 2. Prova 2 Teste escrito com a durao de 90 minutos, sobre toda a matria do mdulo. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Espanha, M., Pezarat-Correia, P., Silva, P., Pascoal, A., & Oliveira, R. (2001). Anatomofisiologia. Tomo III. Sistemas da Vida Orgnica Interna. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia dos sistemas orgnicos internos. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente.

61

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

Espanha, M., Serranito, P., Pascoal, A., & Pezarat-Correia, P. (2002). Anatomofisiologia, Estudos Prticos II aparelhos e Sistemas de Manuteno do Meio Interno. Lisboa: Edies FMH. Livro de exerccios para o estudante resolver sobre a anatomia e a fisiologia dos sistemas orgnicos internos. Aconselhvel para estudantes. Guyton, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Tratado onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da fisiologia geral dos aparelhos da vida orgnica interna. Para docentes e, embora os contedos sejam abordados com um nvel de aprofundamento superior ao encontrado no programa, pode ser utilizado como leitura complementar pelos estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Katch, F. & McArdle, W. (1984). Nutrio, Controlo do Peso e Exerccio. Rio de Janeiro: Editora Mdica e Cientfica Lda. Traduo brasileira importante para servir de apoio aos contedos do bloco D. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Marieb, E. (1992). Human anatomy and physiology. Amsterdam: The Benjamin/Cummings. Livro onde se encontra descrito os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia dos aparelhos da vida orgnica interna e que apresenta boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. McArdle, W., Katch, F. & Katch, V. (1996). Exercise physiology: energy, nutrition, and human performance. Baltimore: Williams & Wilkins. Livro importante para servir de apoio aos contedos do bloco D. Aconselhvel para docentes. Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (1997). Anatomia e Fisiologia. Lisboa: Lusodidctica. Livro em lngua portuguesa onde se encontram descritos os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia de todos os sistemas e aparelhos humanos e que apresenta boas ilustraes. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Van Wynsberghe, D., Noback, C., & Carola, R. (1995). Human anatomy and physiology. New York: McGraw Hill. Livro onde se encontra descrito os aspectos fundamentais da anatomia e da fisiologia dos aparelhos da vida orgnica interna e que apresenta boas ilustraes. Aconselhvel para docentes. Stios da Internet: http://www.abacon.com/dia/exphys/home.html (acedido em 31.01.2007) Stio til para o estudo dos aparelhos Circulatrio e Respiratrio. Aconselhado para os estudantes. http://www.accessexcellence.org/AE/AEC/CC/heart_anatomy.html (acedido em 31.01.2007) Stio que contm informao importante para o estudo do aparelho Circulatrio. Aconselhado para os estudantes. 62

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 6: Constituio e funcionamento dos sistemas da vida orgnica interna

http://www.accessexcellence.org/AE/AEC/CC/heart_background.html (acedido em 31.01.2007) Stio que contm informao importante para o estudo do aparelho Circulatrio. Aconselhado para os estudantes. http://www.anatomyatlases.org/atlasofanatomy/index.shtml (acedido em 31.01.2007) Stio importante para consultar aspectos da anatomia dos diferentes sistemas da vida orgnica interna. Aconselhado para os estudantes. http://www-medlib.med.utah.edu/kw/pharm/hyper_heart1.html (acedido em 31.01.2007) Stio que contm informao importante para o estudo do aparelho Circulatrio. Aconselhado para os estudantes. http://www.sirinet.net/~jgjohnso/biologyII.html (acedido em 31.01.2007) Stio onde se pode encontrar qualquer tpico da fisiologia dos sistemas da vida orgnica interna. Aconselhado para os estudantes.

63

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais

MDULO 7

Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia


Durao de Referncia: 30 horas

1 Apresentao
Este um mdulo com um carcter terico-prtico essencial para a compreenso das diferentes qualidades fsicas intrnsecas produo de movimento: Fora, flexibilidade, velocidade e resistncia. Para cada uma das qualidades so caracterizadas as suas diferentes formas de manifestao, de modo a que o estudante seja capaz de as identificar no mbito das actividades motoras e compreender como influenciam e so influenciados por essas actividades. Com base nos contedos de natureza biolgica estudados em mdulos anteriores, para cada qualidade so caracterizados os respectivos factores condicionantes. Para o sucesso do estudante neste mdulo, essencial a aquisio das competncias desenvolvidas nos mdulos anteriores, contribuindo simultaneamente para que ele adquira um mais cabal entendimento da utilidade prtica dos contedos ali desenvolvidos. Por outro lado, este mdulo procura tambm desenvolver vivncias especficas para uma melhor compreenso da importncia das qualidades fsicas na eficcia e eficincia dos movimentos realizados, atravs de uma considervel carga prtica.

2 Competncias Visadas
Neste mdulo os alunos devero ser capazes de: Compreender o conceito associado a cada uma das qualidades fsicas (fora, flexibilidade, velocidade e resistncia) e as respectivas formas de manifestao. Relacionar cada qualidade fsica com a produo motora no mbito das actividades fsicas. Conhecer e compreender os factores biolgicos condicionantes de cada qualidade fsica e dos respectivos limites de alterao atravs da actividade fsica sistemtica.

3 Objectivos de Aprendizagem
Objectivo Geral: Compreender as diferentes formas de manifestao da fora

Explicar o conceito de fora mxima. Identificar os factores nervosos e musculares condicionantes da fora mxima. Explicar o conceito de fora mxima absoluta e relativa. 64

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 7: Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

Descrever justificadamente a curva fora mxima / tempo, mxima / alongamento, mxima / velocidade.

Identificar a fora mxima enquanto forma de manifestao da fora que influencia todas as outras componentes de fora.

Explicar o conceito de fora rpida. Explicar o conceito de taxa inicial e mxima de produo de fora. Identificar os factores nervosos e musculares condicionantes da fora rpida. Definir as relaes entre fora mxima e fora rpida e como se manifestam em diferentes aces motoras.

Explicar o conceito de fora reactiva. Identificar a importncia da fora reactiva em aces caracterizadas por ciclos musculares de alongamento encurtamento.

Identificar os factores nervosos e musculares condicionantes da fora reactiva. Distinguir a forma como a fora reactiva se manifesta em aces com ciclos musculares de alongamento encurtamento longos e em aces com ciclos musculares de alongamento encurtamento curtos.

Explicar o conceito de fora de resistncia. Explicitar a influncia da fora mxima na fora de resistncia. Relacionar fora de resistncia e a fadiga neuromuscular.

Objectivo Geral: Conhecer as diferentes formas de manifestao da flexibilidade


Identificar os tipos de flexibilidade e as suas formas de manifestao. Explicar a importncia da flexibilidade na eficincia dos movimentos. Explicar o conceito de flexibilidade esttica e o de flexibilidade dinmica. Identificar as formas de manifestao da flexibilidade esttica e da flexibilidade dinmica. Identificar os factores steo-articulares, musculares e nervosos condicionantes da flexibilidade.

Comparar, de forma crtica, as vantagens e desvantagens dos mtodos estticos e dos mtodos dinmicos no desenvolvimento da flexibilidade.

Comparar, de forma crtica, as vantagens e desvantagens dos mtodos passivos e dos mtodos activos no desenvolvimento da flexibilidade.

Relacionar a flexibilidade e a fora muscular e entend-las como capacidades complementares e no contraditrias.

65

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 7: Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

Objectivo Geral: Conhecer as diferentes formas de manifestao da velocidade


Caracterizar as diferentes formas de manifestao da velocidade. Explicar o conceito de velocidade de reaco e de execuo. Relacionar velocidade de execuo e fora. Identificar os factores nervosos e musculares condicionantes da velocidade de reaco e de execuo.

Explicitar a relao entre os percentuais dos diferentes tipos de fibras musculares e a capacidade de produzir contraco rpida.

Distinguir a velocidade cclica e a velocidade acclica. Explicar a importncia dos factores mecnicos na velocidade de execuo. Explicar a importncia da acelerao nos diferentes tipos de velocidade.

Objectivo Geral: Conhecer as diferentes formas de manifestao da resistncia


Explicar o conceito de resistncia. Distinguir as diferentes formas de manifestao da resistncia. Caracterizar os factores fisiolgicos condicionantes das diferentes formas de manifestao da resistncia.

Enumerar as adaptaes agudas e crnicas no treino da resistncia ao nvel metablico, circulatrio, respiratrio e muscular.

Explicitar o conceito de limiar anaerbio. Explicar a activao da via anaerbia lctica e a sua relao com o limiar anaerbio. Explicitar o conceito de limiar aerbio.

4 mbito dos Contedos


Os contedos deste mdulo podem ser organizados nos seguintes blocos: A Fora 1. Diferentes formas de manifestao da fora. 2. Fora mxima absoluta e relativa. 3. Curva fora mxima / tempo. 4. Curva fora mxima / alongamento. 5. Curva fora mxima / velocidade. 6. Fora rpida taxa inicial e taxa mxima de produo de fora. 66

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 7: Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

7. Fora reactiva:
7.1. 7.2.

Em aces com ciclos musculares de alongamento encurtamento longos Em aces com ciclos musculares de alongamento encurtamento curtos.

8. Fora de resistncia fora de resistncia e fadiga neuromuscular. B Flexibilidade 1. Diferentes formas de manifestao da flexibilidade esttica e dinmica. 2. Importncia da flexibilidade na eficincia dos movimentos. 3. Factores steo-articulares, musculares e nervosos condicionantes da flexibilidade. 4. Mtodos estticos e dinmicos para o desenvolvimento da flexibilidade. 5. Mtodos passivos e activos para o desenvolvimento da flexibilidade. 6. Flexibilidade e fora muscular. C Velocidade 1. Diferentes formas de manifestao da velocidade reaco e execuo. 2. Velocidade cclica e acclica. 3. Curva de acelerao e velocidade. D Resistncia 1. Diferentes formas de manifestao da resistncia aerbia, anaerbia lctica e anaerbia alctica. 2. Factores fisiolgicos condicionantes das diferentes formas de manifestao da resistncia. 3. Limiar anarobio, aerbio e fadiga. 4. Adaptaes agudas e crnicas no treino da resistncia.

5 Situaes de Aprendizagem / Avaliao


Este mdulo deve ser iniciado por aulas tericas que lanam os conceitos e fundamentos de cada qualidade fsica, fazendo apelo capacidade de utilizao e relacionamento com conceitos abordados em mdulos anteriores. Essas aulas devem ser sucedidas de aulas de carcter prtico, a decorrer em espaos onde os estudantes possam experimentar, sentir e melhor compreender as diferentes formas e manifestaes das qualidades antes apresentadas. Em seguida, os estudantes devem ser estimulados a pesquisar, primeiro na bibliografia aconselhada e mais tarde noutras fontes, com o objectivo de produzir um trabalho a ser apresentado nas aulas (Prova 1). As aulas onde so apresentados os trabalhos devem constituir perodos de partilha de experincias e dificuldades, colocao de questes e discusso. Aps a apresentao dos diferentes trabalhos, devem existir aulas tericas de sntese onde o docente faz a sistematizao final das diferentes qualidades fsicas. 67

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 7: Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

Propomos para este mdulo uma avaliao constituda por duas provas: Prova 1 Trabalho de pares ou em grupo (aconselha-se que a sua constituio seja entre dois a quatro elementos) traduzido em documento escrito e/ou apresentao oral na aula (com recurso a meios audiovisuais) sobre uma das qualidades fsicas, com pontos pr-definidos pelo docente. O trabalho deve estimular a pesquisa de informao na bibliografia aconselhada e na Internet, o seu tratamento e sntese. Deve tambm existir a preocupao da caracterizao da qualidade fsica no mbito das actividades motoras presentes nos cursos em causa (Artes do Espectculo Interpretao e Animao Circense ou Intrprete de Dana Contempornea). Para a produo deste trabalho estimamos um total de oito a dez horas, das quais as duas primeiras devem ser cumpridas na prpria aula com orientao do docente e avaliao processual e as restantes fora da aula. A apresentao do trabalho de cada grupo na aula deve ser seguida de debate. Este trabalho deve ser apresentado nas ltimas aulas do mdulo, mas antes da Prova 2. Prova 2 Teste escrito com a durao de 90 minutos, sobre toda matria do mdulo. Este teste deve ser realizado na ltima aula do mdulo.

6 Bibliografia / Outros Recursos


Alter, M. (1996). Science of flexibility. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a caracterizao e desenvolvimento da flexibilidade. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Baechle, T. (1994). Essentials of strength training and conditioning. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a caracterizao e o desenvolvimento da fora muscular. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Caballero, R., Manso, G., Acero, M., & Valdivielso, F. (1997). La velocidad. Madrid: Gimnos. Livro muito importante sobre a abordagem dos vrios aspectos relacionados com a velocidade. Importante para docentes. Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J., & Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edies FMH. Livro em lngua portuguesa sobre a caracterizao e o desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: Fora, velocidade, flexibilidade e resistncia (Parte IV, Cap. 3). Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. Fleck, S., & Kraemer, J. (1997). Designing resistance training programs. Kinetics. Champaign: Human

Livro sobre a caracterizao e o desenvolvimento da fora muscular. Aconselhvel para docentes e para estudantes, desde que devidamente orientados pelo docente. 68

Programa de Estudo do Movimento

Cursos Profissionais Mdulo 7: Qualidades fsicas: Fora, Velocidade, Flexibilidade e Resistncia

Gonalves, H., Pacheco, R., & Fernandes, S. (2004). Educao Fsica para 10, 11 e 12 anos. Lisboa: Didctica Editora. Livros de Educao Fsica onde se encontram contedos sobre a caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: Fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Constitui bibliografia importante para este mdulo. Aconselhveis para estudantes Pezarat-Correia, P. (1997). O treino da flexibilidade: Fundamentos, consideraes prticas e anlise de exerccios. Treino Desportivo, Novembro: 45-62. Artigo sobre a caracterizao e desenvolvimento da flexibilidade. Aconselhvel para docentes e para estudantes. Pezarat-Correia, P. & Santos, P. (2005). O treino de fora com jovens: Factores condicionantes, riscos e benefcios. Treino Desportivo, Novembro: 18-23. Artigo sobre a fisiologia, caracterizao e desenvolvimento da fora na criana e no jovem. Aconselhvel para docentes e estudantes. Romo, P., & Pais, S. (2004). Educao Fsica para 10, 11 e 12 anos.1 parte. Porto: Porto Editora. Livros de Educao Fsica para o 3 ciclo onde se encontram contedos sobre a caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas: Fora, velocidade, flexibilidade e resistncia. Constitui bibliografia importante para este mdulo. Aconselhveis para estudantes. Rowland, T. (2005). Children's exercise physiology. Champaign: Human Kinetics. Livro sobre a fisiologia especfica, caracterizao e desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas na criana e no jovem. Aconselhvel para docentes. Valdivielso, F. (1998). La resistencia. Madrid: Gimnos. Com uma linguagem clara e concisa este livro aborda temas como a fadiga, tipos de resistncia, estrutura da resistncia, estrutura do rendimento da resistncia especfica, mtodos de treino, e controlo de treino da resistncia. Importante para docentes. Stios da Internet: http://www.brianmac.demon.co.uk (acedido em 31.01.2007) Stio que pode funcionar como ponto de partida importante para obter informao variada sobre as qualidades fsicas. Aconselhado para os estudantes. http://www.exrx.net/Lists/PowerExercises.html (acedido em 31.01.2007) Stio com exerccios, ilustrados com pequenos vdeos, para desenvolvimento da fora muscular e instrues de realizao. Aconselhado para os estudantes.

69

Vous aimerez peut-être aussi