Vous êtes sur la page 1sur 5

Dinmica de algumas propriedades qumicas em trs solos do Hava

M.E. Ortiz-Escobar1, N.V. Hue2


RESUMO Os principais fatores que limitam a produo de culturas no Hava so a acidificao do solo e a perda de ctions basicos (Ca, Mg, K) devido lixiviao e a acumulao de metais pesados (As, Cd, Se). A adubao do solo com resduos orgnicos (de origem animal ou vegetal) geralmente tm efeitos positivos nas propriedades do solo, tais como acidez e fertilidade. Um estudo de incubao de oito semanas foi conduzido com o objetivo de avaliar as mudanas em algumas propriedades qumicas de trs solos tropicais, adubados com esterco de galinha e adubo verde (Leucaena leucocephala) a uma taxa de 5 g kg-1. Os resultados mostraram que os adubos orgnicos incrementaram o pH e CE, sem nenhuma diferena significativa entre tratamentos. Em geral, as concentraes de Ca, P e Mn nos solos adubados foram reduzidas, bem como a concentrao do Mg no solos Leilehua e Wahiawa. Entretanto, os adubos conduziram a aumentos nas concentraes de Mg e K no solo Kealakekua. Os adubos orgnicos causaram uma diminuio do Al trocvel (KCl). A concentrao de C solvel diminuiu exponencialmente ao longo da incubao. Trs cidos orgnicos de baixo peso molecular (cido actico, catechol e cido oxlico) foram encontrados em todos os solos com tratamento orgnico. Este estudo demonstrou efeitos benficos dos adubos orgnicos adicionados aos trs solos testados. cidos orgnicos de baixo peso molecular (LMWOA), o que implica que estes compostos so de grande importncia ecolgica [2]. Os nveis destes LMWOA na soluo do solo encontram-se entre 1 a 1000 M [3]. Mas recentemente, Strobel [4] sugeriu uma escala de 1 a 2 M mais apropriada. O objetivo deste trabalho foi determinar os efeitos dos adubos orgnicos na composio mineral, da concentrao de C solvel e de cidos orgnicos de trs solos cidos tropicais. Palavras-Chave: Adubos orgnicos, C solvel, cidos orgnicos.

Material e mtodos
A. Solos e emendas orgnicas Trs solos cidos foram utilizados: (1) Typic Hydrandept, Kealakekua series, (2) Humoxic Tropohumult, Leilehua series, e (3) Tropeptic Eutrustox, Wahiawa series, [5]. Os solos foram secos ao ar por 24 horas, e passados em malha de 2,0 mm de dimetro. Algumas propriedades qumicas dos solos so apresentados na Tabela 1. Esterco de galinha e adubo verde (Leucaena leucocephala) foram adicionados aos solos (5 g kg-1) em uma base de peso seco. A Tabela 2 apresenta algumas propriedades qumicas dos materiais orgnicos. As emendas e os solos foram misturados; 500 g da mistura que representa cada solo foram colocados em recipientes plsticos, e incubados na temperatura ambiente (aproximadamente 25 2C). gua foi adicionada peridicamente para manter a umidade do solo a capacidade de campo. Amostras de solo foram tomadas para anlises qumicas aos 2, 14, 28, 42 e 56 dias de incubao. O pH e CE do solo foram medidos numa relao 1:1 solo:gua. Para a extrao dos nutrientes (Ca, K, Mg, Mn, P, Al e C soluvel) utilizou-se a metodologia de Mehlich 3 [6]. Um espectrmetro de plasma (ICP) foi usado para determinar as concentraes destes elementos. Os cidos orgnicos (padres e amostras) foram determinados seguindo a metodologa proposta por Blau & Halket [7] e modificada por Szmigielska et al. [8]. A cromatografia de

Introduo
Grande parte das atividades agrcolas no estado do Hava (Estados Unidos), encontram-se nos solos classificados como Oxisolos, Ultisolos e Andisolos, os quais so geralmente pobres em nutrientes devido aplicao de fertilizantes sintticos nitrogenados (urea, nitrato de amonio), e arsenatos como pesticidas. A adio de adubos orgnicos (resduos de colheitas, adubos de origem animal ou vegetal) aos solos tem efeitos que se relacionam diretamente com o contedo da matria orgnica do solo (MOS), os quais podem melhorar a toxicidade do Al, especialmente por meio de complexao [1] alem de diminuir a acidez do solo. Outros efeitos, relacionam-se com a fertilidade do solo, melhorando suas caractersticas fsicas, e aumentando a atividade microbiana. Uma frao significante (1040%) do Al total na soluo reporta-se como ligada aos

________________ (1) Primeiro Autor Bolsista DCR, Universidade Federal do Cear, Departamento de Cincias do Solo. Bloco 807, Campus do Pici. Fortaleza, CE. CEP 60021970. Email: mariaeugeniaortiz@yahoo.com (apresentador do trabalho) (2) Segundo Autor Professor titular, University of Hawaii. Department of Tropical Plant and Soil Sciences. 3190 Maile Way, St. John 102. Honolulu, HI, USA. CEP 96822. Apoio financeiro: University of Hawaii.

gases (GC) foi selecionada por presentar alta resoluo e especificidade (relativa cromatografia lquida de alta resoluo, HPLC) para a separao de cidos orgnicos de baixo peso molecular [9]. As determinaes quantitativas das molculas orgnicas foram realizadas num cromatgrafo de gases Hewlett-Packard 5890A, equipado com um detetor de captao de eltrom 63Ni e auto-amostrador. Os cidos orgnicos testados foram actico, oxlico, mlico, ctrico, sucnico, glico, tartrico e catechol. B. Anlise estatstica Todas as amostras foram analizadas em triplicata e os erros padro foram determinados. As mdias de cada parmetro foram testados para diferena estatstica, baseados na anlise de variao (ANOVA), P<0.05, utilizando o pacote estatstico do programa Microsoft Excel.

perodo de incubao. Os nveis de Mg diminuram com o tempo para os tratamentos controle e adubo verde, e o tratamento de esterco de galinha aumentou o K no solo Leilehua. Por outro lado, no solo Wahiawa, o K diminuiu com o perodo de incubao, sem diferenas no tratamento. O solo Leilehua conhecido por sua alta concentrao de Al. Com as aplicaes das emendas orgnicas e o perodo de incubao, o Al foi diminudo, concordando com o reportado por Hue [10] e Pypers et al. [14]. O solo Wahiawa conhecido por sua alta concentrao de Mn, a qual foi diminuida com a adio de emendas orgnicas, contrastando com os resultados obtidos por Hue et al. [15], reportando aumento da toxicidade do elemento com a adio de materiais orgnicos (bio-slidos e adubos verdes) para o mesmo tipo de solo, com a diferena de eles usaram concentraes maiores. As concentraes de P foram diminuidas para todos os solos.

Carbono orgnico total e molculas orgnicas de baixo peso molecular


. O solo Wahiawa presentou o valor mais alto de C solvel (60 mol g-1) e o Kealakekua o mais baixo (20 mol g-1) no primeiro dia de incubao, talvez refletindo a capacidade muito mais forte de soro do Kealakekua (Fig. 1). Em geral, o C orgnico soluvel diminuiu exponencialmente ao longo do tempo, devido oxidao do C para CO2 pelos microorganismos. Ns obtivemos uma separao aceitvel dos picos das molculas orgnicas nos cromatogramas, o que facilitou a identificao das mesmas baseados no tempo da reteno. Dos oito LMWOA analisados neste estudo, somente trs (cido actico, oxlico e catechol) foram detectados nos solos durante o perodo de incubao. Os cidos succnico, glico e ctrico foram detectados apenas no comeo da incubao (aps a segunda semana, dados no mostrados), os cidos mlico e tartrico no foram detectados. Diversos estudos reportaram boas separaes dos cidos orgnicos com o GC, em solos neutros ou alcalinos. Por exemplo, Szmigielska et al. [9] reportaram una separao de 16 LMWOA. O cido actico no foi detectado no segundo dia de incubao, mas subsequentemente foi detectado para todos os solos e tratamentos, amostrando o pico mais alto na segunda semana de incubao (Fig. 2 a-c). No solo Leilehua, a concentrao foi 25 mol g-1 e 18 mol g-1 para o solo Kealakekua, com o tratamento esterco de galinha. Aos 56 dias de incubao, o cido actico diminuiu em todas as amostras, como aconteceu com o C soluvel. As concentraes do cido oxlico mudaram com o perodo de incubao (Fig 3 a-c). As concentraes mais baixas ocorreram no segundo dia e na quarta semana aps do perodo de incubao e a maior na sexta semana. Na oitava semana, a concentrao de cido oxlico mostrou um promedio de 24 mol g-1 para todos os solos/tratamentos, exceto para o solo Wahiawa, com o esterco de galinha, o qual teve uma concentrao de 3.85 mol g-1, parecida com a concentrao do C orgnico solvel no mesmo tempo. Os nveis do catechol mudaram com o perodo de incubao (Fig 4 a-c), mas com concentraes mais baixas que os outros dois cidos orgnicos (a concentrao mais alta foi 0.45 mol g-1).

Resultados e Discusso Caratersticas qumicas dos solos


A adio de adubos orgnicos aos solos avaliados aumentou o pH at 5.7 (Tabela 3), exceo do controle do solo Kealakekua, que no mudou. O aumento do pH foi mais pronunciado a partir da sexta semana aps a adio de adubos orgnicos. Os aumentos do pH devido aplicao de materiais orgnicos tm sido documentados previamente [10, 11]. Em contraste, Erdem & Szdoru [12] e Martinez et al. [13] encontraram que o pH diminuia com a durao da incubao de solos com e sem tratamento, devido aos cidos presentes no proprio solo ou produzidos pela decomposio microbiana dos adubos orgnicos. O tipo de adubo (animal ou vegetal) no mostraram nenhuma diferena no comportamento do pH do solo. A adio de adubos orgnicos no solo Kealakekua, aumentou a CE (Tabela 3). Os resultados concordam com os relatados por Martinez et al. [13]. Em constraste, nos solos Leilehua e Wahiawa, a CE aumentou no comeo do perodo de incubao (tanto para os controles como os solos emendados), e depois foi diminuindo at final da incubao. As mudanas na CE podem ser explicadas devido ao contedo das sais nos materias orgnicos ou pela mineralizao dos mesmos. No solo Kealakekua, as emendas orgnicas permitiram mudanas significativas de nutrientes. As concentraes de Ca e P diminuram com o tempo. O K e o Mg aumentaram durante o perodo de incubao, e isto foi particularmente notrio com o tratamento utilizando esterco de galinha. O Al e o Mn foram baixos no inicio de perodo de incubao, e diminuram com o tempo, alcanando concentraes de 0 cmol kg-1 e 0.2 mg kg-1, respectivamente. Nos solos Leilehua e Wahiawa, a concentrao de Ca aumentou com a adio das emendas e depois diminuiu com o

Concluses
Os adubos orgnicos de esterco de galinha e adubo verde (Leucaena leucocephala) aumentaram o pH e a CE nos trs solos testados. Os nveis de C orgnico solvel diminuram exponencialmente com o perodo de incubao e os valores apressentaram diferenas entre os solos testados, sendo maior no solo Wahiawa e menor no solo Kealakekua, devido s diferenas na capacidade de soro do solo. A utilizao de GC permitiu a identificao dos LMWOA em solos cidos. Este estudo demonstrou efeitos benficos (aumento na concentrao de K e Mg, e diminuio de Al e Mn) pela aplicaao de emendas orgnicas aos solos estudados.

Agradecimentos
Os autores querem agradecer a Universiy of Hawaii pelo apoio financiero.

Referncias
[1] Hue, N.V.; Craddrock, G.R.; Adams F. 1986. Effect of organic acids on aluminum toxicity in subsoils. Soil Science Society of Am.erica Journal, 50: 28 34. [2] van Hees, P.A.W.; van Hees, A.-M.T.; Lundstrom, U.S. 2001. Determination of aluminum complexes of low molecular organic acids in soil solutions from forest soils using ultra filtration. Soil biology and Biochemistry. 33: 867 874 [3] Fox, T.R.; Comerford, N.B. 1990. Low molecular weight organic acids in selected forest soils of the southeastern USA. Soil Science Society of America Journal, 54: 1139-1144.

[4] Strobel, B.W. 2001. Influence of vegetation on low molecular weight carboxylic acids in soil solutions, a review. Geoderma, 99: 169-198. [5] USDA, Soil Conservation Service. 1976. Soil survey Laboratory data and descriptions for some soils of Hawaii. 208 p. [6] Mehlich, A. 1982. Mass analysis of P, K, Ca, Mg, Na, Mn, Zn, Cu, Fe, in a single extracting solution. In: Comprehensive methods in soil testing, chapter 8. Mimeo 1-82:13-26. North Carolina. Department. of Agriculture., Raleigh, NC. [7] Blau, K.; Halket, J. 1993. Handbook of derivatives of chromatography. 2nd ed. John Wiley & Sons, New York. [8] Szmigielska, A.M.; van Rees, K.C.J.; Cieslinski, G.; Huang, P.M. 1996. Low molecular weight dicarboxylic acids in rhizosphere soil of durum wheat. Journal of Agriculture and Food Chemistry, 44: 1036-1040. [9] Szmigielska, A.M.; van Rees, K.C.J.; Cieslinski, G.; Huang, P.M. 1997. Comparison of liquid and gas chromatography for analysis of low molecular weight organic acids in rhizosphere soil. Communications in Soil Science and Plant Analyses, 28: 99-111. [10] Hue, N.V. 1992.Correcting soil acidity of highly weathered Ultisol with chicken manure and sewage sludge. Communications in Soil Science and Plant Analyses, 23: 241-264. [11] Larsen, P.L. 2002. Dynamics of amelioration of aluminum toxicity and base deficiency by organic materials in highly weathered acid soils. Ph.D. dissertation, University of Queesland, Australia. [12] Erdem, N.; Szdoru, S. 2002. Effect of brewery sludge amendments on some chemical properties of soil acid in pot experiments. Bioresource Technology, 84: 271-273. [13] Martinez, F.; Cuevas, G.; Iglesias, T.; Walter, I. 2002. Urban organic wastes effects on soil chemical properties in a degraded semiarid ecosystem. [Online]:.http://www.dd.go.th/Wcss2002/papers/2103.pdf Accessed February 2006. [14] Pypers, P.; Verstraete, S.; Phan Thi, C.; Merckx, R. 2005. Changes in mineral nitrogen, phosphorus availability and salt-extractable aluminum following the application of green manure residues in two weathered soils of South Vietnam. Soil Biology & Biochemistry, 37: 163-172. [15] Hue, N.V.; Vega, S. and Silva, J.A. 2001. Manganese toxicity in Hawaiian Oxisol affected by soil pH and organic amendments. Soil Science Society of America Journal, 65: 153-160.

Solos Kealakekua (K) Leilehua (L) Wahiawa (W)

pH

Tabela 1. Propriedades qumicas dos solos utilizados na incubao CE Al K Ca Mg P Mn ------ cmolc kg-1 --------- mg kg-1 ---dS m-1 2.2 23.1 904.1

Zn 2.47 4.52 9.67

5.0 0.13 0.24 0.1 2.34 0.6 5.99 4.9 0.08 1.45 0.3 2.02 1.1 7.76 4.4 0.24 1.40 0.5 1.82 0.5 20.51 pH e CE (1:1 gua:solo), Al (KCl 1M), os outros nutrientes (Mehlich 3).

Tabela 2. Algumas propriedades qumicas dos materiais orgnicos utilizados no experimento pH EC Al Ca K Mg P B Mn Mo 1:1 Material orgnico dSm-1 -------------------% -------------------------------- mg kg-1---------

Esterco de galinha (C) Adubo verde (G)

7.9 5.7

26.4 3.4

0.25 0.01

6.17 0.64

1.14 0.44

0.42 0.16

1.12 0.05

23.7 31.2

256.5 22.2

0.58 0.11

pH e CE (1:1 gua:material orgnico), os nutrientes foram determinados aps o processo de secado.

Solos e tratamentos* K KG KC L

2 5.0 0.01 5.5 0.5 6.1 0.06

14 4.6 0.17 5.2 0.02 5.2 0.43

Tabela 3. Mudanas do pH e CE nos solos ao longo do perodo de incubao pH CE (dS m-1) Tempo (dias) Tempo (dias) 28 42 56 2 14 28 5.1 5.1 5.0 0.40 0.47 0.39 0.01 0.04 0.01 0.01 0.07 0.05 5.1 5.5 5.5 0.42 0.56 0.43 0.01 0.08 0.04 0.09 0.01 0.02 5.4 5.4 5.7 0.63 0.81 0.65 0.03 0.03 0.02 0.01 0.05 0.04

42 0.39 0.02 0.48 0.03 0.66 0.04

56 0.40 0.02 0.47 0.02 0.68 0.01

6.0 4.8 5.1 5.6 5.5 0.36 0.42 0.35 0.37 0.29 0.03 0.11 0.03 0.04 0.01 0.03 0.01 0.0 0.01 0.01 LG 5.9 4.7 5.2 5.4 5.6 0.53 0.4 0.46 0.52 0.30 0.1 0.01 0.02 0.01 0.04 0.11 0.10 0.04 0.01 0.10 LC 6.0 5.0 5.4 5.9 5.7 0.67 0.77 0.82 0.92 0.46 0.0 0.04 0.04 0.4 0.02 0.03 0.01 0.12 0.07 0.06 W 5.1 4.6 5.2 5.5 5.5 0.34 0.39 0.32 0.38 0.31 0.02 0.02 0.06 0.08 0.01 0.02 0.03 0.02 0.02 0.02 WG 5.0 4.6 5.5 5.4 5.7 0.51 0.56 0.41 0.44 0.31 0.39 0.0 0.04 0.03 0.02 0.0 0.08 0.03 0.06 0.02 WC 6.2 4.7 5.5 5.5 5.6 0.68 0.69 0.59 0.69 0.48 0.42 0.01 0.07 0.0 0.04 0.02 0.02 0.04 0.06 0.03 Os valores correspondem s medias de trs valores e ao erro padro* Control Kealakekua: K; Kealakekua + adubo verde: KG; Kealakekua +esterco de galinha: KC; Control Leilehua: L; Leilehua + adubo vrede: LG; Leilehua + esterco de galinha: LC; Control Wahiawa: W; Wahiawa + adubo verde: WG; Wahiawa + esterco de galinha: WC.

Figura 1. Mudanas no C orgnico soluvel (mol g-1 de solo) durante o perodo de incubao para os solos testados.

a: Kealakekua
A AG

b: Leilehua
U UG
AC

c: Wahiawa
0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 0 14 28

O OG OC

21 18 15 12 9 6 3 0 0 14

30
(umol/g)

UC (umol/g)

(umol/g)

20 10 0

28

42

56

14

28

42

56

42

56

Tempo de incubao (dias)

Tempo de incubao(dias)

Tempo de incubao (dias)

* Figura 2. Concentrao de cido actico nos solos testados (a) A: Kealakekua control, AG: Kealakekua + adubo verde, AC: Kealakekua + estreco de galinha; (b) U: Leilehua control, UG: Leilehua + adubo verde, UC: Leilehua + esterco de galinha; (c) O: Wahiawa control, OG: Wahiawa + adubo verde, OC: Wahiawa + esterco de galinha.
a: Kealakekua
A AG

b: Leilehua
U UG
AC

c: Wahiawa
O OG UC

80 umol/g 60 40 20 0 0 14

30
umol/g

20 10 0

50 40 30 20 10 0 0 14 28

OC

28

42

56

14

28
Tempo de incubao(dias)

42

56

umol/g

42

56

Tempo de incubao(dias)

Tempo de incubao (dias)

Figura 3. Concentrao de cido oxlico nos solos testados (a) A: Kealakekua control, AG: Kealakekua + adubo verde, AC: Kealakekua + estreco de galinha; (b) U: Leilehua control, UG: Leilehua + adubo verde, UC: Leilehua + esterco de galinha; (c) O: Wahiawa control, OG: Wahiawa + adubo verde, OC: Wahiawa + esterco de galinha.
a: Kealakekua
0.5 0.4

A AG AC

b: Leilehua
0.5 0.4

c: Wahiawa
U UG UC 0.5 0.4

O OG OC

umol/g

umol/g

(umol/g)

0.3 0.2 0.1 0 0 14

0.3 0.2 0.1 0 0 14 28 42 56

0.3 0.2 0.1 0 0 14 28 42 56

Tempo de incubao (dias)

28

42

56

Tempo de incubao (dias)

Tempo de incubao (dias)

Figura 4. Concentrao de catechol nos solos testados *(a) A: Kealakekua control, AG: Kealakekua + adubo verde, AC: Kealakekua + estreco de galinha; (b) U: Leilehua control, UG: Leilehua + adubo verde, UC: Leilehua + esterco de galinha; (c) O: Wahiawa control, OG: Wahiawa + adubo verde, OC: Wahiawa + esterco de galinha.

Vous aimerez peut-être aussi