Vous êtes sur la page 1sur 10

tomo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo ou seco cita fontes fiveis e independentes, mas elas no cobrem todo o texto (desde
fevereiro de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes, inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, nos locais indicados. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Representao de um tomo de hlio.

A Wikipdia possui o: Portal de Qumica

O tomo a menor partcula que ainda caracteriza um elemento qumico. Ele apresenta um ncleo com carga positiva (Z a quantidade de prtons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z eltrons determinando o seu tamanho.[1] At fins do sculo XIX, era considerado a menor poro em que se poderia dividir a matria. Mas nas duas ltimas dcadas daquele sculo, as descobertas do prton e do eltron revelaram o equvoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do nutron e de outras partculas subatmicas reforou a necessidade de reviso do conceito de tomo.

ndice
[esconder]

o o o o o

1 Histria 1.1 Os atomistas na antiga Grcia 2 Evoluo histrica da ideia de tomo 2.1 Modelo de Dalton 2.2 O modelo atmico de Thomson 2.3 O modelo atmico de Rutherford 2.4 O modelo atmico de Niels Bohr e a

mecnica quntica

o o o

3 Estrutura 4 Principais caractersticas das partculas fundamentais 4.1 Massa 4.2 Carga eltrica 5 Interao atmica 6 Fora de Van der Waals 7 Atrao atmica 8 Elementos qumicos conhecidos 8.1 A Tabela Peridica dos Elementos 9 Molculas 10 Referncias 11 Ver tambm

[editar]Histria Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete suacredibilidade (desde junho de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como
referenciar e citar as fontes.

[editar]Os

atomistas na antiga Grcia

Por volta de 450 a.C. os tomos de Demcrito (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.) deveriam atender s seguintes condies:

Os tomos constituram toda e qualquer matria; Os tomos seriam qualitativamente iguais, diferindo, apenas, na forma, no tamanho e na massa.

Para Demcrito, a grande variedade de materiais na natureza provinha dos movimentos dos diferentes tipos de tomos, que, ao se chocarem, formavam conjuntos maiores, gerando diferentes corpos, com caractersticas prprias. Algumas ideias de Demcrito sobre os tomos:

gua: formada por tomos ligeiramente esfricos (a gua escoa facilmente). Terra: formada por tomos cbicos (a terra estvel e slida). Ar: formado por tomos em movimento turbilhonantes (o ar se movimenta - ventos). Fogo: formado por tomos pontiagudos (o fogo fere). Alma: formada pelos tomos mais lisos, mais delicados e mais ativos que existem. Respirao: era considerada troca de tomos, em que tomos novos substituem tomos usados. Sono: desprendimento de pequeno nmero de tomos do corpo. Coma: desprendimento de mdio nmero de tomos do corpo.

Morte: desprendimento de todos os tomos do corpo e da alma.

Os fundamentos de Demcrito para os tomos foram tomando corpo com o passar do tempo. Epicuro (341 a.C. aproximadamente 270 a.C.) complementou suas ideias ao sugerir que haveria um limite para o tamanho dos tomos, justificando assim a razo de serem invisveis. Acreditava-se que a matria seria constituda de elementos da natureza como fogo, gua, terra e ar, que misturados em diferentes propores resultariam em propriedades fsico-qumicas diferentes. Leucipo e Demcrito imaginaram que a matria no poderia ser dividida infinitamente, mas partindo-a vrias vezes, chegaramos a umapartcula muito pequena:uma esfera indivisvel, impenetrvel e invisvel. Com a ajuda de Lucrcio,a ideia dos filsofos teve rpida propagao

[editar]Evoluo

histrica da ideia de tomo


de Dalton

Ver artigo principal: Modelo atmico

[editar]Modelo

John Dalton, em 1803, criou um modelo que retomava o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o tomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades caractersticas. Dessa forma, todas as transformaes qumicas podiam ser explicadas pelo arranjo de tomos. Toda matria constituda por tomos. Esses so as menores partculas que a constituem; so indivisveis e indestrutveis, e no podem ser transformados em outros, nem mesmo durante os fenmenos qumicos. Os tomos de um mesmo elemento qumico so idnticos em massa e se comportam igualmente em transformaes qumicas. As transformaes qumicas ocorrem por separao e unio de tomos. Isto , os tomos de uma substncia que esto combinados de um certo modo, separam-se, unindo-se novamente de uma outra maneira.

[editar]O

modelo atmico de Thomson

O modelo atmico do "pudim de passas" de Thomson


Ver artigo principal: Modelo atmico de Thomson

O britnico Joseph John Thomson descobriu os eltrons em 1897 por meio de experimentos envolvendo raios catdicos em tubos de crookes. O tubo de crookes consiste-se em uma ampola que contm apenas vcuo e um dispositivo eltrico que faz os eltrons de qualquer material condutor saltar e formar feixes, que so os prprios raios catdicos. Thomson, ao estudar os raios catdicos, descobriu que estes so afetados por campos eltrico e magntico, e deduziu que a deflexo dos raios catdicos por estes campos so desvios de trajetria de partculas muito pequenas de carga negativa, os eltrons. Thomson propos que o tomo era, portanto, divisvel, em partculas carregadas positiva e negativamente, contrariando o modelo indivisvel de tomo proposto por Dalton (e por atomistas na Antiga Grcia). O tomo consistiria de vrios eltrons incrustados e embebidos em uma grande partcula positiva, como passas em um pudim. O modelo atmico do "pudim com passas" permaneceu em voga at a descoberta do ncleo atmico por Ernest Rutherford.

[editar]O

modelo atmico de Rutherford

Ver artigo principal: Modelo atmico de Rutherford Em 1911, realizando experincias de bombardeio de lminas de ouro com partculas alfa (partculas de carga positiva, liberadas por elementos radioativos), Rutherford fez uma importante constatao: a grande maioria das partculas atravessava diretamente a lmina, algumas sofriam pequenos desvios e outras, em nmero muito pequeno (uma em cem mil), sofriam grandes desvios em sentido contrrio. A partir dessas observaes, Rutherford chegou s seguintes concluses:

No tomo existem espaos vazios; a maioria das partculas o atravessava sem sofrer

nenhum desvio.

No centro do tomo existe um ncleo muito pequeno e denso; algumas partculas alfa

colidiam com esse ncleo e voltavam, sem atravessar a lmina.

O ncleo tem carga eltrica positiva; as partculas alfa que passavam perto dele eram

repelidas e, por isso, sofriam desvio em sua trajetria.

Pelo modelo atmico de Rutherford, o tomo constitudo por um ncleo central, dotado de cargas eltricas positivas (prtons), envolvido por uma nuvem de cargas eltricas negativas (eltrons). Rutherford demonstrou, ainda, que praticamente toda a massa do tomo fica concentrada na pequena regio do ncleo. Dois anos depois de Rutherford ter criado o seu modelo, o cientista dinamarqus Niels Bohr o completou, criando o que hoje chamado modelo planetrio. Para Bohr, os eltrons giravam em rbitas circulares, ao redor do ncleo. Depois desses, novos estudos foram feitos e novos modelos atmicos foram criados. O modelo que representa o tomo como tendo uma parte central chamado ncleo, contendo prtons e nutrons, serve para explicar um grande nmero de observaes sobre os materiais.

[editar]O

modelo atmico de Niels Bohr e a mecnica quntica


Ver artigo principal: Modelo atmico de Bohr O modelo planetrio de Niels Bohr foi um grande avano para a comunidade cientfica, provando que o tomo no era macio. Segundo a Teoria Eletromagntica, toda carga eltrica em movimento em torno de outra, perde energia em forma de ondas eletromagnticas. E justamente por isso tal modelo gerou certo desconforto, pois os eltrons perderiam energia em forma de ondas eletromagnticas, confinando-se no ncleo, tornando a matria algo instvel. Bohr, que trabalhava com Rutherford, props o seguinte modelo: o eltron orbitaria o ncleo em rbitas estacionrias, sem perder energia. Entre duas rbitas, temos as zonas proibidas de energia, pois s permitido que o eltron esteja em uma delas. Ao receber um quantum, oeltron salta de rbita, no num movimento contnuo, passando pela rea entre as rbitas (da o nome zona proibida), mas simplesmente desaparecendo de uma rbita e reaparecendo com a quantidade exata de energia. Se um pacote com energia insuficiente para mandar oeltron para rbitas superiores encontr-lo, nada ocorre. Mas se um fton com a energia exata para que ele salte para rbitas superiores, certamente o far, depois, devolvendo a energia absorvida em forma de ondas eletromagnticas.

[editar]Estrutura

Se o ncleo de um tomo fosse do tamanho de um limo com um raio de 3cm, os eltrons mais afastados estariam cerca de 3 km de distncia.
Os cientistas, por meio de tcnicas avanadas, j perceberam a complexidade do tomo. J comprovaram a presena de inmeras partculas em sua constituio e desvendaram o comportamento dessas partculas. Mas para construir alguns conceitos que ajudam a entender a qumica do dia-a-dia, o modelo de tomo descrito por Rutherford-Bohr suficiente. Na constituio dos tomos predominam os espaos vazios. O ncleo, extremamente pequeno, constitudo por prtons e nutrons. Em torno dele, constituindo a eletrosfera, giram os eltrons.

O dimetro da eletrosfera de um tomo de 10,000 a 100,000 vezes maior que o dimetro de seu ncleo, e sua estrutura interna pode ser considerada , para efeitos prticos, oca; pois para encher todo este espao vazio de prtons e nutrons (ou ncleos) necessitaramos de um bilho de milhes de ncleos O tomo de hidrognio constitudo por um s prton com um s eltron girando ao seu redor. O hidrognio o nico elemento cujo tomo pode no possuir nutrons. O eltron e o prton possuem a mesma carga, porm no a mesma massa. O prton 1836,11 vezes mais massivo que o eltron. Usando, como exemplo hipottico, um tomo de vinte prtons e vinte nutrons em seu ncleo, e este estando em equilbrio eletrodinmico, ter vinte eltrons orbitando em suas camadas exteriores. Sua carga eltrica estar em perfeito equilbrio eletrodinmico, porm 99,97% de sua massa encontrar-se- no ncleo. Apesar do ncleo conter praticamente toda a massa, seu volume em relao ao tamanho do tomo e de seus orbitais minsculo. O ncleo atmico mede em torno de 10 centmetros de dimetro, enquanto que o tomo mede cerca de 10 (100 pms).
8 - 13

(1 fm)

centmetros

[editar]Principais

caractersticas das partculas

fundamentais
[editar]Massa
Determinar a massa de um corpo significa comparar a massa deste corpo com outra tomada como padro. A unidade de massa tomada como padro o grama (g). Mas ns muitas vezes utilizamos o Quilograma, que equivale a 1000 vezes a massa de 1 g. Um exemplo disso quando se diz que a massa de uma pessoa 45 vezes a massa correspondente do quilograma. Ou ainda: 45 kg = 45 x 1000 g = 45 000 g Como as partculas que constituem o tomo so extremamente pequenas, uma unidade especial teve que ser criada para facilitar a determinao de suas massas. Essa unidade, denominada unidade de massa atmica, representada pela letra u. 1 u equivale a aproximadamente 1,66 1027 kg (veja artigo Unidade de massa atmica). As massas do prton e do nutron so praticamente iguais: medem cerca de 1 unidade de massa atmica. A massa do eltron 1836 vezes menor que a do prton: essa massa desprezvel, porm errado dizer que o eltron desprovido dela.

[editar]Carga

eltrica

O eltron uma partcula dotada de carga eltrica negativa. A sua carga, que foi determinada experimentalmente em 1908, equivale a uma unidade de carga eltrica (1 ue).

A carga do prton igual do eltron, s que de sinal contrrio. o prton tem carga elctrica positiva. O nutron no possui carga eltrica. Como seu nome indica, ele neutro.

[editar]Interao

atmica

Se tivermos dois tomos hipotticos, cuja carga eltrica seja neutra, presume-se que estes no se afetaro mutuamente por causa da neutralidade da fora electromagntica entre si. A distribuio de cargas no tomo se d de forma diversa. A carga negativa externa, a carga positiva interna, isto ocorre por que os eltrons orbitam o ncleo. Quando aproximamos dois tomos, mesmo estando em perfeita neutralidade interna, estes se repelem, se desviam ou ricocheteiam. Exemplo tpico ocorre no elemento hlio (He) onde seus tomos esto em eterno movimento de mtuo ricochete. Em temperatura ambiente, o gs hlio tem no movimento de seus tomos um rpido ricochete. Ao diminuir a temperatura, o movimento oscilatrio diminui, o volume fica menor e a densidade aumenta. Chegaremos teoricamente num ponto em que o movimento de ricochete diminuir tanto que no se poder mais retirar energia deste. A este nvel trmico, damos o nome de zero absoluto, este 273,15 C.

[editar]Fora

de Van der Waals

A carga eletrnica no se distribui de maneira uniforme, algumas partes da superfcie atmica so menos negativas que outras. Em funo disto, a carga positiva que se encontra no interior do tomo infiltrar-se- pelas reas menos negativas externas, por isso haver uma dbil atrao eletrosttica entre os dois tomos chamada de fora de Van der Waals. Em baixssima temperatura, os tomos de hlio movem-se muito lentamente, seu ricochete diminui a tal grau que insuficiente para vencer as foras de Van der Waals, como o tomo de hlio altamente simtrico, por este motivo as foras atuantes neste elemento so muito fracas. A contrao do hlio ocorre e este acaba por se liquefazer a 4,3 graus acima do zero absoluto. Nos demais gases presentes na natureza sua distribuio de cargas menos simtrica que no hlio, as foras de Van der Waals so maiores ocasionando uma liquefao em temperaturas maiores.

[editar]Atrao

atmica

Nas regies externas dos tomos, a distribuio eletrnica se d em camadas, sua estrutura apresenta a estabilidade mxima se estas estiverem completas. Com exceo do hlio e outros elementos com estabilidade e simetria semelhante, geralmente a camada mais exterior do tomo incompleta, ou podem possuir excesso de eltrons. Em funo disto pode haver a transferncia de um ou dois eltrons do tomo em que esto em excesso,

para o tomo em que esto em falta, deixando as camadas externas de ambos em equilbrio. O tomo que recebe eltrons ganha carga negativa, e o que perdeu no equilibra totalmente sua carga nuclica, positiva. Ocorre ento o aglutinamento atmico. Existe ainda o caso de dois tomos colidirem. Ocorrendo, h o compartilhamento eletrnico entre ambos que passam a ter suas camadas mais externas completas desde que permaneam em contato. pois eles tem em excesso um numeros de neutros*.

[editar]Elementos
Ver artigo principal: Tabela Peridica

qumicos conhecidos

importante ter em mente que, tomo, uma entidade elementar. O conjunto de tomos que apresentam o mesmo nmero atmico (Z) chamado de elemento qumico. Desta forma, na Tabela Peridica dos Elementos, a idia de entidade elementar substituda pela idia de "conjunto". possvel ter aproximadamente 10 sextilhes de tomos em uma casa (o algarismo 1 e 22 zeros direita.[carece de fontes] Ex.: Ao procurar pelo Carbono na Tabela Peridica, voc deve saber que est procurando pelo Elemento Carbono e no pelo tomo de Carbono.

[editar]A Grupo # 1 Perodo 1 2 3 4 5 6 7 1 H 3 Li 11 Na 19 K 37 Rb 55 Cs 87 Fr 2 3 4 5 6

Tabela Peridica dos Elementos


8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

4 Be 12 Mg 20 Ca 38 Sr 56 Ba 88 Ra

21 Sc 39 Y * **

2 He 5 6 7 8 9 10 B C N O F Ne 13 14 15 16 17 18 Al Si P S Cl Ar 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 (117) 118 Rf Db Sg Bh Hs Mt Ds Rg Cn Uut Uuq Uup Uuh (Uus) Uuo 58 Ce 90 Th 59 Pr 91 Pa 60 Nd 92 U 61 Pm 93 Np 62 Sm 94 Pu 63 64 Eu Gd 95 96 Am Cm 65 Tb 97 Bk 66 Dy 98 Cf 67 Ho 99 Es 68 Er 100 Fm 69 Tm 101 Md 70 Yb 102 No 71 Lu 103 Lr

* Lantandios

57 La 89 ** Actindios Ac

Sries qumicas da tabela peridica

Metai Metais s alcalinote alcali rrosos2 nos2


1

Metai Gase Metais No s de Lantan Actind Semim Halog s represent met transi dios1,2 ios1,2 etais nios3 nobr ativos ais 2 o es3

Actindios e lantandios so conhecidos coletivamente como metais terrosos raros. Metais alcalinos, metais alcalinoterrosos, metais de transio, actindios e lantandios so conhecidos coletivamente

como metais.
3

Halognios e gases nobres tambm so no metais.

Estado fsico do elemento nas Condies Normais de Temperatura e Presso (CNTP)

aqueles com o nmero

atmico em preto so slidos nas CNTP.

aqueles com o nmero atmico

em verde so lquidos nas CNTP;

aqueles com o nmero atmico

em vermelho so gases nas CNTP;

aqueles com o nmero atmico em cinza tm

estado fsico desconhecido.

Ocorrncia natural

Borda slida indica existncia de istopo mais

antigo que a Terra (elemento primordial).

Borda tracejada indica que o elemento surge

do decaimento de outros.

Borda pontilhada indica que o elemento

produzido artificialmente (elemento sinttico).

A cor mais clara indica elemento ainda no

descoberto.

[editar]Molculas
Ver artigo principal: Molcula Uma vez partilhados eletronicamente os tomos podem possuir entre si uma ligao to forte que para separ-los necessria uma quantidade razovel de energia, portanto, permanecem juntos. Estas combinaes so chamadas de molculas, nome derivado do latim que significa pequeno objeto.

Nem sempre dois tomos em contato so suficientes para ter estabilidade, havendo necessidade de uma combinao maior para t-la. Para formar uma molcula de hidrognio so necessrios dois tomos deste elemento, uma molcula de oxignio, necessita de dois tomos de oxignio, e assim sucessivamente. Para a formao de uma molcula de gua so necessrios dois tomos de hidrognio e um de oxignio; metano, necessita de um tomo de carbono e quatro de hidrognio; dixido de carbono (bixido), um carbono, e dois oxignios e assim sucessivamente. Existem casos de molculas serem formadas por uma grande quantidade de tomos, so as chamadas macromolculas. Isto ocorre principalmente com compostos de carbono, pois o tomo de carbono pode partilhar eltrons com at quatro elementos diferentes simultaneamente. Logo, pode ser possvel a constituio de cadeias, anis, e ligaes entre estas molculas longas, que so a base da chamada qumica orgnica. Essa a base das molculas que caracterizam o tecido vivo, ou seja, a base da vida. Quanto maior a molcula e menos uniforme a distribuio de sua carga eltrica, mais provvel ser a reunio de muitas molculas e a formao de substncias lquidas ou slidas. Os slidos so mantidos fortemente coesos pelas interaes eletromagnticas dos eltrons e prtons e entre tomos diferentes e entre molculas diferentes. Em algumas ligaes atmicas onde os eltrons podem ser transferidos formam-se os chamados cristais (substncias inicas). Nestes, os tomos podem estar ligados em muitos milhes, formando padres de grande uniformidade. No tomo, sua interao nuclear diminui medida que aumenta a distncia. As molculas da gua por exemplo so chamadas de aguacormicas.

Vous aimerez peut-être aussi