Vous êtes sur la page 1sur 3

ANLISE FILOSFICA DA OBRA ALICE NO PAS DAS MARAVILHAS

Gabriel Faria Soares Pinto

As aventuras de Alice no Pas das Maravilhas so fantasias onricas e ldicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausncia de sentido em sentenas gramaticalmente corretas, Lewis Carroll foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova cincia do discurso, por meio da simbolizao. Aparentemente destinado ao pblico infantil, seus contos, na verdade ocultam questionamentos de toda espcie: lgicos ou semnticos, problemas psicolgicos de identidade e at polticos, tudo sob capa de aventuras fantsticas. A partir desse esclarecimento podemos dizer, embora inconscientemente em um primeiro momento, que a obra possui um carter educacional ao passo que evoca no leitor um sentimento de confuso acerca da filosofia da existncia. (Isso ocorre pelo fato de tudo na obra tomar rumos inusitados. Talvez um espelho de nossa existncia). Captulo Cinco O Conselho de uma Lagarta Acontece aqui uma pergunta crucial para a compreenso da obra. Levando em considerao o grande repertrio sentencial criado por Lewis Carroll, que se utiliza de Sociologia e Filosofia para suscitar questes humansticas, as dvidas acerca do que ocorreu a priori comeam a se esclarecer, podendo ser esclarecidas, tambm, futuras interrogaes. Trata-se de uma pergunta de carter existencialista. A atmosfera a qual somos apresentados refere-se a um jardim, onde uma lagarta, fumando um narguil2, se posta frente pequena Alice como uma pensadora. Alm deste fato, o pequeno animal se encontra sentado sobre um cogumelo3. Alice e a lagarta ficaram se entreolhando por algum tempo em silncio. Finalmente a lagarta tirou o cigarro da boca e perguntou, com a voz lnguida e sonolenta: - Quem voc? A primeira ao, anterior ao questionamento, foi a de simples observao. Ver e observar so atitudes totalmente paralelas, conquanto sejam realizadas pelos mesmos rgos visuais. Ver, envolve apenas o esforo de abrir os olhos; Observar significa abrir a mente e usar o intelecto, entender, interpretar. Ao dizer: Conhece-te a ti mesmo, Scrates deixava claro que o homem deve partir de suas concepes originais, para vir a ser e vir a compreender. Sendo assim, para se descobrir o ser (matria) enquanto existncia e tambm o mundo como morada, o homem, devia partir de uma anlise cujo referencial era o prprio ser. Para isso, a observao interior se mostrava obrigatria. No o que vemos neste caso especfico. Aqui se apresentam duas personagens que se olham reciprocamente. Mas por que tal observao? Martin Buber4, ao tratar da reciprocidade no dilogo, distingue trs maneiras pelas quais o homem pode perceber o outro que vive diante de seus olhos. So elas: observar, contemplar e tomar conhecimento ntimo.
2 De origem rabe, narguil um cachimbo de gua utilizado para fumar. Seu princpio mais comum fazer com que a fumaa passe pela gua, armazenada em seu vaso, antes de chegar ao fumante. Por vezes, ao longo da histria antiga e medieval, foi associado a riqueza e ao poder. Fumado por Reis e Pensadores, nas respectivas rodas de dilogos.

3 Em referncias histricas acerca do fungo, tem-se que em hierglifos escritos h 4600 anos, foram encontrados registros de que os egpcios utilizavam os cogumelos em suas prticas religiosas e acreditavam que eles asseguravam a imortalidade. Constam desses documentos, que os faras proclamaram-no comida real e ao cidado comum era proibido at mesmo toc-los. Em outros, tambm foram encontrados vestgios do seu uso por diversas civilizaes. H relatos, por exemplo, de que os gregos atribuam-lhes poderes mgicos e que os romanos os viam como "o alimento dos deuses". Na Amrica Central, Mxico e Guatemala, as civilizaes pr-colombianas faziam uso de cogumelos nos seus rituais. O uso Xamnico ocorreu em muitas culturas, e desde os tempos remotos vem sendo propagado que ele o Soma, uma misteriosa fora de vida, cultuada pela antiga religio Hindu. Persiste, tambm, o conhecimento tradicional dos cogumelos alucingenos que, apesar de banidos, chegaram ao sculo XX. Atualmente os Xams o consomem para fazer previses. 4 Martin Buber (1878 - 1965) era filsofo, escritor e pedagogo, judeu de origem austraca, e de inspirao sionista. Tinha educao poliglota. Sua formao universitria se deu em Viena. Em

um ser existe antes de ser definido por qualquer conceito e com o tempo vai se modelando. Assim, sua essncia surge como resultado de seus atos, daquilo que faz de si mesmo, algo a se realizar. O homem ser, conseqentemente, aquilo que fizer de sua vida, de sua vontade que determinar seu destino. Quando a pequena se Alice se confronta em pensamentos dizendo: [...] nesse exato momento no sei quem sou... Quando acordei hoje de manh, eu sabia quem eu era, mas acho que j mudei muitas vezes desde ento [...], ela deixa claro a inconstncia de ser algum em mutao. Tomemos as mudanas dirias da menina como um paralelo s nossas mudanas. Quando acordamos, ou nascemos, beiramos sempre o mesmo patamar de conhecimento, enquanto criana, pensando que o que se sabe suficiente. Quando avanamos em idade, de criana a adolescente, neste caso, deixamos parte da ingenuidade e abrimos nosso casulo para maiores interpretaes. Ao dizer que no pode se explicar, Alice evidencia que faltamlhe aportes filosficos para o embasamento na questo. Levando em considerao o fato de Alice ser apenas uma criana e por isso no possuir conhecimento necessrio, mesmo que inconscientemente, observamos, em contrapartida, que as questes por ela levantadas so grandes propulsoras de reflexes. Reflexes acerca do ser, acerca de mudanas do ser, e por este ltimo, acerca das escolhas as quais o ser faz. O fato de no saber quem , no impede que Alice, ao longo da histria, escolha seus prprios caminhos por onde trilhar. Mesmo no conseguindo entender as mudanas e o fim a que elas levam, ela escolhe. E o faz por ser livre. Partindo da mxima que o homem, por existir e escolher seus caminhos, pura liberdade5, devemos pensar (e concordar) que o mesmo tem de escolher aquilo que ser no instante seguinte. Parafraseando Sartre, o homem deve ser inventado todos s dias.

Vale lembrar que no h como fugir da escolha, pois mesmo a recusa em escolher uma escolha; e que, sendo a liberdade o fundamento dos valores do homem (o que o torna totalmente livre) este passa, por conseguinte, a ser responsvel por tudo aquilo que escolhe e faz. Por fim, a afirmao: Esse negcio de mudar de tamanho tantas vezes num dia s muito confuso., traz consigo a mesma e inexorvel carga reflexiva do Quem voc? com apenas uma considerao a mais. Deixemos o mundo onrico do Pas das Maravilhas para uma breve, vitalcia, e por isso atual, contextualizao. Trata-se, apenas, de alguns reajustes. Basta substituir o mudar de

tamanho tantas vezes num s dia por inmeras vicissitudes enfrentadas na jornada da existncia.6 Tomando mudar de tamanho por vicissitudes e num s dia por existncia, em sua plenitude, obtm-se o perfeito enquadramento do homem atual. Incluem-se nesta sntese final, todos os prs acima discutidos: Ser como se (Quem voc?), Busca pela razo de ser (Dilogos), Escolhas e conseqncias (Experincias), Vir-a-ser, pelo incontestvel fato de que a vida segue, mudando sempre.

Vous aimerez peut-être aussi