Vous êtes sur la page 1sur 2

AJINOMOTO

AMINOCIDOS PARA SUPLEMENTAO ALIMENTAR DE ATLETAS


OS AMINOCIdOS RepReSeNTAM A FONTe dA vIdA
Aminocidos so os nutrientes mais antigos que existem na face da Terra. Eles tm desempenhado um papel fundamental na existncia da vida, desde os tempos dos seres vivos mais primitivos at o estgio presente de evoluo marcado pelo aparecimento do ser humano. A gua representa cerca de 60% do corpo humano. Dos 40% restantes, aproximadamente metade consiste de aminocidos (incluindo protenas e outros componentes da estrutura corporal).

20 TIpOS de AMINOCIdOS qUe CONSTITUeM O SeR hUMANO


aminocidos essenciais em vermelho
Valina, leucina, isoleucina, alanina, arginina, glutamina, lisina, cido asprtico, cido glutmico, prolina, cistena, treonina, metionina, histidina, fenilalanina, tirosina, triptofano, asparagina, glicina, serina.

devido a intensidade do esforo fsico, diminuindo a perda do tecido muscular. Por outro lado, especificamente a leucina, tem a propriedade de ativar o mecanismo de sntese protica, promovendo o aumento da massa muscular (veja Quadro 1).

um consenso no mundo dos esportes pro fissionais h muito tempo. Atualmente, os benefcios dos aminocidos na atividade fsica esto ganhando ateno entre todos os que a praticam, no somente entre os atletas. As funes so basicamente divididas em trs categorias:

Os aminocidos desempenham diversas funes importantes no corpo e servem como material constituinte das clulas, hormnios e enzimas.

AMINOCIdOS eSSeNCIAIS
FUNCIONAIS & NUTRACUTICOS

As protenas so formadas por 20 tipos de aminocidos. Destes 20 tipos, nove devem ser obtidos a partir dos alimentos, pois no so sintetizados no corpo. Portanto, so chamados de aminocidos essenciais. necessrio compensar estes aminocidos essenciais a partir dos alimentos, em quantidade bem balanceada e adequada.

Construo dos msCulos Os tecidos musculares so formados por duas protenas principais, actina e miosina. Os mais relevantes componentes destas duas protenas so a leucina, isoleucina e valina, chamados aminocidos de cadeia ramificada (BCAA), devido s suas estruturas moleculares. Os BCAA representam aproximadamente 35% dos aminocidos essenciais contidos nas mioprotenas. A suplementao com os BCAA aumenta a disponibilidade destes aminocidos, poupando o tecido muscular da degradao catablica,

melhora do CondiCionamento/ reCuperao da fadiga Quando praticamos exerccios vigorosos ou corremos por um longo tempo, o organismo comea a decompor as protenas e consumir os BCAA. Na realidade, o nvel dos BCAA na corrente sangunea ps-competio diminui cerca de 20%, devido ao seu consumo intramuscular em esportes desgastantes, como maratonas, por exemplo. Isto mostra que exerccios vigorosos consomem e danificam os tecidos musculares. No entanto, podemos reduzir os danos musculares e inibir a diminuio da fora muscular atravs da suplementao de BCAA no momento adequado, antes ou durante a atividade esportiva. O fornecimento suficiente de BCAA permite armazenar fontes adicionais de energia, mantendo nosso condicionamento por um longo tempo. Alm disso, a ingesto de suplementos de BCAA imediatamente aps a atividade esportiva ou antes do repouso, auxilia a recuperao dos msculos danificados e previne sintomas como dores causadas por leses musculares. Os BCAA so os primeiros aminocidos utilizados na obteno de energia. So convertidos em componentes do Ciclo de Krebs (veja Quadro 2).

QUadro i - aTivao do mecanismo de snTeses ProTica


Para manter a forma fsica Para se recuperar da fadiga rapidamente Ingerir BCAAs imediatamente aps a atividade esportiva ou antes do repouso

AMINOCIdOS NOS eSpORTeS


A suplementao com aminocidos

Ingerir BCAAs antes ou durante a atividade esportiva

34

AJINOMOTO

os microrganismos patognicos aps intruso), esta queda acaba debilitando a resistncia imunolgica do indivduo. Nesse caso, a suplementao fornece o aporte necessrio da glutamina a ser consumida pelas clulas do intestino, de forma a poupar a glutamina existente no organismo, que de outra forma seria consumida no processo fisiolgico desencadeado pela atividade fsica. Alm da glutamina atuar no fortalecimento do sistema imunolgico, protegendo o atleta de infeces, ela protege e restaura a mucosa intestinal, melhorando a absoro dos nutrientes e aumentando a barreira translocao bacteriana, o que protege o organismo da entrada de microrganismos patognicos.

melhora da resistnCia fsiCa Os BCAA tambm tm a funo de impedir a produo do cido lctico, uma substncia que causa a fadiga. Veja como ocorre a fadiga muscular: Quando praticamos exerccio, h aumento do nvel de cido lctico no sangue. Portanto, o pH nos msculos diminui, causando dificuldade na contrao. No entanto, a suplementao de BCAA inibe a elevao do nvel de cido lctico no sangue, mesmo durante a prtica de exerccios vigorosos.

ARgININA e glUTAMINA pARA A ATIvIdAde FSICA


Alm dos BCAA, a arginina e a glutamina tambm possuem efeitos positivos no indivduo envolvido em atividades esportivas.

arginina A suplementao de arginina citada

como responsvel por promover a sntese das mioprotenas. A arginina tambm um vaso dilatador que promove uma maior oxigenao do tecido muscular, permitindo uma produo de energia de forma mais rpida, alm de auxiliar na proteo do sistema cardiovascular de eventuais colapsos por excessos na atividade fsica em indivduos predispostos a esse risco (veja Quadro 3). A Arginina tem tambm um importante papel na eliminao da amnia do organismo, o que na prtica retarda a fadiga muscular, prolongando a resistncia do praticante da atividade fsica em exerccios de longa durao. glutamina A glutamina um aminocido noessencial, tornando-se condicionalmente essencial em situaes especficas de estresse, como o fsico, pelo qual os nveis de glutamina livre no sangue caem de forma significativa. Dado o papel deste aminocido no bom funcionamento do sistema imunolgico (alimento para os macrfagos, ou clulas que combatem

STATUS RegUlATRIO
Nossa legislao permite somente o uso dos BCAA como aminocidos livres para suplementao de praticantes de atividade fsica, podendo os mesmos estar combinados entre si ou isolados. A glutamina e a arginina ainda no tem uma previso de uso regulamentada para esta categoria no Brasil, mas em vrios pases no exterior seu uso j reconhecido e bem difundido entre os praticantes de atividade fsica. A adio de aminocidos livres em geral ainda permitida no Brasil para os alimentos proticos e compensadores para praticantes de atividade fsica, mas somente com o propsito de corrigir as protenas utilizadas para que estas atinjam um valor biolgico equivalente s das protenas consideradas de boa qualidade, como da carne, do ovo e do leite.

necessidades dirias de aminocidos de cadeia ramiFicada (acr) seGUndo relaTrio Fao/oms de 2007

ACR Isoleucina Leucina Valina

ajinomoto interamericana indstria e Comrcio ltda. Tel.: (11) 5080-6942 www.ajinomoto.com.br

35

FUNCIONAIS & NUTRACUTICOS

Necessidade (mg/kg/dia) 20 39 26

Vous aimerez peut-être aussi