Vous êtes sur la page 1sur 18

ProGriD Manual de Instalao

IBGE
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Avenida Brasil, 15671 Rio de Janeiro, RJ 21241-051 Brasil

Junho de 2009

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Diferena entre verses anteriores a este documento


Dezembro 2008: Verso original. Junho 2009: alguns errors ortogrficos encontrados na verso 1 foram corrigidos; menciona opo de escolha entre dois programas de instalao: um completo (contendo .NET e ProGriD) e outro contendo apenas ProGriD.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 2 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Contedo
Diferena entre verses anteriores a este documento ................................................................................. 2 1. Introduo ........................................................................................................................................... 4 2. Primeira Etapa..................................................................................................................................... 6 3. Segunda Etapa..................................................................................................................................... 7 4. Terceria Etapa Apenas para Windows XP..................................................................................... 12 5. Instalando o ProGriD no Windows Vista ......................................................................................... 16 5.1 Executar como administrador ......................................................................................................... 16 5.2 Dotnetfx .......................................................................................................................................... 17

Lista de Figuras
Figura 2-1 Tela do processo de instalao do Microsoft .Net Framework 2.0/ 3.5................................... 6 Figura 3-1 Tela de Boas-Vindas do ProGriD ............................................................................................. 7 Figura 3-2 Tela de Informao do usurio.................................................................................................. 8 Figura 3-3 Pasta de Destino da instalao .................................................................................................. 8 Figura 3-4 Tela para selecionar o local de instalao ................................................................................. 9 Figura 3-5 Tela de verificao da instalao .............................................................................................. 9 Figura 3-6 Tela do progresso da instalao .............................................................................................. 10 Figura 3-7 Tela de instalao finalizada ................................................................................................... 11 Figura 4-1 Tela de instalao do aplicativo .Net Framework SDK 1.1 ................................................... 12 Figura 4-2 Instalao do.Net Framework SDK 1.1 ................................................................................. 12 Figura 4-3 Progresso da instalao do .Net Framework SDK 1.1 ........................................................... 13 Figura 4-4 1.1 Licena .Net Framework SDK.......................................................................................... 13 Figura 4-5 Opes de seleo do .Net Framework SDK 1.1 .................................................................... 14 Figura 4-6 .Net Framework SDK 1.1 Folder Selection ........................................................................... 14 Figura 4-7 Tela do progresso da instalo do Framework SDK............................................................... 15 Figura 4-8 Tela de finalizao do aplicativo Framework SDK ................................................................ 15 Figura 5-1 Instalao do ProGriD como administrador local ................................................................... 16 Figura 5-2 Mensagem de erro indicando a ausncia do Dotnetfx ............................................................ 17

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 3 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

1. Introduo
Importante: antes de realizar o download de um dos executveis de instalao, recomendamos que se faa o download do programa verificar_requisitos.exe. Ao ser executado, este programa indicar qual dos pacotes de instalao do ProGriD deve ser instalado no seu computador. O ProGriD est disponvel para download em dois pacotes de instalao, um chamado de ProGriD.exe, e outro de ProGriD Compacto.exe. O pacote chamado apenas de ProGrid.exe, uma verso de instalao que contm todos os componentes necessrios do .Net framework (aplicativo necessrio para o funcionamento do ProGriD). O chamado ProGriD Compacto.exe, o instalador do programa ProGriD que no contm nenhum aplicatico de instalao do .Net framework, este instalador indicado para os computadores que j possuem todos os componentes necessrios do .Net framework. O ProGriD deve ser instalado em sistemas com sistemas operacionais Microsoft Windows XP e VISTA, apenas 32 bits. Na primeira etapa de instalao do ProGriD, o instalador ir checar a necessidade de instalao dos seguintes aplicativos no seu computador: MS .net framework verso 1.1 MS .net framework verso 2.0 MS .net framework verso 2.0 service pack 1 MS windows installer verso 3.1

Se o seu computador no possui as verses compatveis com esses aplicativos ento eles devero ser instalados (caso voc esteja usando o pacote de instalao ProGriD). Se a verso atual desses aplicativos presentes em seu computador forem iguais ou superiores, esses aplicativos no sero instalados, e esta etapa do processo de instalao no realizada. Na segunda etapa de instalao, o ProGrid propriamente dito ser instalado. Os usurios do Windows XP devem instalar o seguinte aplicativo: MS .net framework SDK (somente para Windows XP)

NOTAS: 1) As telas e os procedimentos descritos abaixo podem variar de computador para computador, dependendo das configuraes de cada usurio. Quando surgirem mensagens inesperadas durante a instalao, siga as instrues de instalao. 2) recomendvel que a instalao do programa seja realizada utilizando-se a conta de usurio como Adminstrador Local para o computador no qual o programa est sendo Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc Pgina 4 de 18

Manual de Instalao do ProGriD instalado.

Junho de 2009

3) Para executar a instalao do ProGriD utilizando o Windows Vista, necessrio que a instalao seja executado como Administrador. Dependendo da verso do Windows VISTA etapas adicionais podero ser necessrias para ativar e usar a conta do Administrador.(A Microsoft envia o Windows VISTA com a conta do Administrador desativada.) 4) A Seo 4 fornece sugestes/solues adicionais para problemas que podem ser encontrados para o Windows XP e VISTA.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 5 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

2. Primeira Etapa
Para iniciar a instalao do ProGriD um duplo clique no arquivo setup.exe que deve ser encontrado na pasta contendo os arquivos de instalao do ProGriD, ou no CD de instalao. Se o seu computador j possui o Microsoft .NET verso 1.1, 2.0, 2.0 SP1, ento a instalao desse aplicativo ser ignorada. Caso contrrio a seguinte janela de instalao do Microsoft.NET ser mostrada.

Figura 2-1 Tela do processo de instalao do Microsoft .Net Framework 2.0/ 3.5

Uma vez que o aplicativo Microsoft .NET esteja instalado corretamente no seu computador, a instalao do aplicativo ir continuar automaticamente.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 6 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

3. Segunda Etapa
Ao iniciar a instalao, a tela de Boas-Vindas mostrada na figura abaixo ser mostrada. Siga as instrues para prosseguir a instalao. Cique a opo [Avanar] para continuar com a instalao. Clique na opo [Cancelar] para cancelar a instalao do ProGriD.

Figura 3-1 Tela de Boas-Vindas do ProGriD

Na tela seguinte entre com o nome do usurio e/ou o nome da organizao que ir utilizar o programa, como mostrado na Figura 3-2. Clique na opo [Avanar] para continuar ou na opo [Cancelar] para cancelar a instalao.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 7 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Figura 3-2 Tela de Informao do usurio

A tela contendo a Pasta de Destino da instalao do programa mostrada na Figura 3-3. Para selecionar outro destino da instalao do programa clique na opo [Alterar]. Uma vez selecionada a paste de destino clique na opo [Avanar] para continuar com a instalao ou clique na opo [Cancelar] para cancelar a instalao.

Figura 3-3 Pasta de Destino da instalao

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 8 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Figura 3-4 Tela para selecionar o local de instalao

A tela a seguir apresenta as informaes necessrias instalao do programa. Se as informaes estiverem configuradas corretamente clique a opo [Instalar] para prosseguir com a instalao. Para sair da instalao, clique a opo [Cancelar].

Figura 3-5 Tela de verificao da instalao

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 9 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Aps clicar na opo [Instalar] os arquivos de instalao sero copiados para o computador do usurio. A Figura 3-6 mostra a cpia dos arquivos de instalao para o computador do usurio.

Figura 3-6 Tela do progresso da instalao

A Figura 3-7 mostra quando a instalao finalizada. Para finalizar a instalao clique na opo [Concluir]. Se necessrio reinicie o sistema operacional.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 10 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Figura 3-7 Tela de instalao finalizada

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 11 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

4. Terceria Etapa Apenas para Windows XP


Se a instalao do ProGriD estiver sendo realizada no sistema operacional Windows XP deve-se instalar o aplicativo .Net Framework SDK 1.1. No CD de instalao do ProGriD, ou no diretrio onde se encontram os arquivos de instalao, d um duplo clique no aplicativo setup_framework_sdk.exe. Isto ir inicializar a instalao do aplicativo .Net Framework SDK 1.1, e a tela da Figura 4-1 ser mostrada. Clique na opo Run para inicializar a instalao ou clique na opo [Cancel] para cancelar a instalo.

Figura 4-1 Tela de instalao do aplicativo .Net Framework SDK 1.1

Para continuar com a instalao do .Net Framework SDK 1.1, clique na opo [Yes] para prosseguir a instalao ou na opo [No] para cancelar a instalao.

Figura 4-2 Instalao do.Net Framework SDK 1.1

A Figura 4-3 mostra o progresso da instalao do .Net Framework SDK 1.1.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 12 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Figura 4-3 Progresso da instalao do .Net Framework SDK 1.1

Continuando a instalao, uma tela de licena de uso do programa ser mostrada, como na Figura 4-4. Selecione a opo [I agree] e clique na opo [Next] para continuar a instalao.

Figura 4-4 1.1 Licena .Net Framework SDK

A Figura 4-5 apresenta as opes para o prosseguimento da instalao. Somente a opo [Software Development Kit] deve ser selecionada, e em seguida clique na opo [Next] para continuar a instalao.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 13 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Figura 4-5 Opes de seleo do .Net Framework SDK 1.1

A Figura 4-6 mostra a pasta de destino de instalao do aplicativo .Net Framework SDK 1.1. Caso seja desejado que a instalao deste aplicativo seja realizada em outro local selecione a opo [Browse] e seguida clique na opo [Next] para continuar a instalao.

Figura 4-6 .Net Framework SDK 1.1 Folder Selection

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 14 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Durante a cpia dos arquivos de instalao a tela de progresso de instalao ser mostrada, conforme Figura 4-7.

Figura 4-7 Tela do progresso da instalo do Framework SDK

Figura 4-8 Tela de finalizao do aplicativo Framework SDK

Tendo sido concluda a a instalao do .Net Framework SDK 1.1, deve-se prosseguir com a instalao do ProGriD propriamente dita.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 15 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

5. Instalando o ProGriD no Windows Vista


A instalao do ProGriD no sistema operacional Windows Vista, requer alguns passos adicionais em relao ao Windows XP, dependendo da verso do Windows Vista e as configuraes presentes no computador do usurio.

5.1 Executar como administrador


No sistema operacional Windows Vista, o ProGriD deve ser instalado utilizando a conta de usurio Administrador Local. Vale a pena ressaltar que, para o Windows Vista, h diferena entre um usurio com previlgios de Administrador e a conta Administrador Local. Este o motivo que leva a necessidade do ProGriD ser instalado usando a conta administrador. Para instalar o ProGrid como administrador, basta seguir os mesmos passos de instalao para o usurio de Windows XP. No entando, ao invs de um duplo clique nos aplicativos de instao, deve-se clicar com boto direito do mouse no aplicativo de instalao e escolher a opo Executar como Administrador, conforme a Figura 5-1.

Figura 5-1 Instalao do ProGriD como administrador local

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 16 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

Caso a opo Executar como Administrador no esteja disponvel ao clicar com o boto direito do mouse sobre o instalador do ProGriD, o usurio dever utilizar a conta Administrador Local para a instalao do ProGriD. Se o usurio no possuir a opo de Administrador Local disponvel em seu Windows Vista, ele dever identificar a sua verso do Windows e seguir os seguintes passos, de acordo com sua verso1: 1. Windows Vista Home e Home Premium Para habilitar a conta de Administrador no Windows Vista Home e Home Premium, deve-se reiniciar o computador em modo de segurana (pressionando a tecla F8 quando o computador est sendo reiniciado). Em seguida, deve-se utilizar a conta pessoal comum para iniciar o Windows . Aps iniciar o Windows, v ao Prompt de comando (Iniciar>>Acessrios>>Prompt de comando) e digite o seguinte comando: net user administrator /active . Isto dever ativar o Administrador local e ento, deve-se reiniciar o computador como Administrador e siga os passos j descritos para a instalao do ProGriD. 2. Windows Vista Business e Professional Para habilitar a conta de Administrador no Windows Vista Busines e Professional, devese abrir a seguinte opo: Painel de Controle>>Ferramentas Administrativas>>Gerenciamento do Computador. Nesta ltima janela, clique sobre Usurios e grupos locais, nesta opo voc pode habilitar clicando com o boto direito do mouse a conta Administrador. Isto dever ativar o Administrador local. Em seguida, reinicie o computador como Administrador e siga os passos j descritos para a instalao do ProGriD.

5.2 Dotnetfx
Se durante a instalao do ProGriD no Windows Vista, se encontrar com a seguinte mensagem de erro2:

Figura 5-2 Mensagem de erro indicando a ausncia do Dotnetfx


1,2

As sugestes apresentadas no dizem respeito ao ProGriD, mas a particularidades do Windows Vista e so apresentadas apenas com o intuito de facilitar a instalao final do ProGriD pelo usurio. Se problemas persistirem, deve-se contactar o suporte do Windows Vista.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 17 de 18

Manual de Instalao do ProGriD

Junho de 2009

isto indica a necessidade de se atualizar o Vista com o aplicativo Microsoft dotnetfx.exe para o .NET Framework 1.1. Este aplicativo pode ser encontrado no site da Microsoft ou atravs de qualquer programa de busca com dotnetfx.exe 1.1. Alternativamente, pode-se encontrar este executvel em diretrio especfico junto com os programas de instalao do ProGriD. Aps esta atualizao, pode-se retomar a instalao do ProGriD normalmente.

Manual de Instalacao ProGriD Jun2009.doc

Pgina 18 de 18

Vous aimerez peut-être aussi