Vous êtes sur la page 1sur 6

PLANO DE TRABALHO

CONFERNCIA MUNICIPAL DE SADE TEMA: TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLTICA PBLICA E PATRIMNIO DO POVO BRASILEIRO

TERESINA PI, Junho de 2011.

INTRODUO Estamos iniciando mais uma jornada nacional de debates, avaliao e deliberao de propostas sobre o Sistema nico de Sade (SUS), a maior e mais importante poltica pblica conquistada pelo povo brasileiro na nossa histria. Apesar das enormes dificuldades, que naturalmente enfrenta na sua curta trajetria, o SUS tem se constitudo um exemplo de incluso e transformao poltica no Brasil. Uma das poucas experincias de poltica pblica no mundo que assegura, como um elemento fundamental, o acesso universal e de forma integral, levando em considerao as diversas particularidades e especificidades de indivduos e populaes (cor, raa, credo religioso, gnero, orientao sexual, localizao geogrfica, etc.). O SUS singular no mundo, tambm por propiciar e dispor de prticas e processos democrticos, decorrentes da ampla participao das pessoas e movimentos sociais, a partir dos mais variados espaos constitudos, de modo informal ou formal, como so os casos das instncias de Controle Social (Conferncias e Conselhos de Sade). Decorridas mais de duas dcadas de sua criao, o SUS inicia o seu perodo de maioridade, com importantes conquistas sociais e significativos desafios no futuro. A Constituio Federal de 1988 estabelece o direito humano Seguridade Social (Sade, Previdncia e Assistncia Social), a ser garantido pelo Estado brasileiro, mediante polticas econmicas e sociais de acesso universal e igualitrio. No caso da Sade, trata-se de polticas pblicas organizadas, reguladas e implementadas pelo SUS, com a integrao de servios e aes de promoo, proteo e recuperao da Sade. Um SUS de todos, com todos e para todos.

JUSTIFICATIVA Todos usam o SUS por meio de inmeras redes de servios e aes de promoo da sade, de vigilncia sanitria (controle e fiscalizao da qualidade de produtos para o consumo humano, de portos e aeroportos etc.), da vigilncia epidemiolgica e controle de doenas (epidemias, endemias), de imunizaes (produo, vacinaes, etc.), de programas orientados para grupos populacionais e problemas especficos (Sade Mental, Sade da Criana, Sade da Mulher, Sade do Idoso, Sade dos Trabalhadores), de reduo de danos, de assistncia e reabilitao, de produo de insumos (vacinas, medicamentos, equipamentos e outros), de iniciativas e medidas para a educao em Sade. Enfim, uma ampla gama de programas, servios e aes de promoo, proteo e recuperao da Sade, efetivadas a partir de uma extensa e complexa rede de servios e aes que conformam um sistema pblico, em instncias (inter)governamentais e mbitos organizacionais diversos. importante, pois, reiterar que polticas, servios e aes do SUS esto presentes e so efetivas na vida de todos os brasileiros e de muitos estrangeiros. Considerada a amplitude e abrangncia das aes e servios efetivamente prestados pela rede de Ateno Integral Sade, torna-se necessria a discusso, desde os mbitos locais at o plano nacional, acerca das perspectivas de entendimento e desafios para a legitimao do SUS como poltica pblica universal, pertencente ao povo brasileiro, que requer mais investimentos humanos, polticos e de recursos (financeiros, tecnolgicos, fsicos e outros), para a garantia de acesso com equidade, integralidade e melhor qualidade. Os participantes da 14 CNS, em todas as suas etapas (municipal, estadual e nacional), alm de reiterar a postura e atitude em defesa dos princpios e diretrizes constitucionais do SUS. So tambm detentores do compromisso e da responsabilidade de promover discusses e realizar debates, buscar melhores alternativas e escolher rumos de superao, inovao e sustentabilidade para o crescimento, consolidao e legitimao das polticas pblicas de Seguridade Social. OBJETIVO GERAL:

A Conferncia Municipal de Sade CMS , convocada pelo Conselho Municipal de sade e Secretaria Municipal de Sade , com base no Decreto Presidencial de 03 de maro de

2011, que convoca a 14 Conferncia Nacional de Sade, ter por finalidade realizar anlises de situaes e condies de acesso aos servios e aes de Sade; definies de necessidades prioritrias; discusses sobre alternativas e iniciativas para mudanas e investimentos; deliberaes de diretrizes polticas e organizativas para a garantia, incremento e melhor qualificao do acesso e acolhimento nos servios de Sade. Diretrizes e proposies que possam efetivamente constituir agendas para as aes (inter)governamentais e pautar os processos e prticas de avaliao, monitoramento e fiscalizao por parte das instncias de participao comunitria e Controle Social.

OBJETIVOS ESPECFICOS: I. Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade garantido na Constituio Federal e na Lei Orgnica da Sade, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitria; II. Avaliar o SUS e propor condies de acesso sade, ao acolhimento e qualidade da ateno integral; III. Definir diretrizes e prioridades para as polticas de sade, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos.

METODOLOGIA: Em todas as etapas da 14 CNS e para cada mbito de ao institucional do SUS, local, (inter) municipal, metropolitano, (inter)regional, (inter)estadual e nacional - convm realizar anlises de situaes e condies de acesso aos servios e aes de Sade; definies de necessidades prioritrias; discusses sobre alternativas e iniciativas para mudanas e investimentos; deliberaes de diretrizes polticas e organizativas para a garantia, incremento e melhor qualificao do acesso e acolhimento nos servios de Sade. Diretrizes e proposies que possam efetivamente constituir agendas para as aes (inter)governamentais e pautar os processos e prticas de avaliao, monitoramento e fiscalizao por parte das instncias de participao comunitria e Controle Social.

Diante do exposto, a metodologia a ser utilizada para realizar tal balano crtico dever ser criada/escolhida pelo prprio municpio, levando-se em considerao a necessidade de abranger os trs segmentos que representam a sociedade civil nos espaos de controle social.

Considerando a programao, sero formados trabalhos em grupos, cujo objetivo aprofundar o contedo elaborado, assim como levantar as dificuldades e trabalh-las apontando diretrizes e aes durante a conferncia;

A conferncia ser apresentada atravs de slides e dinmicas, para fixar os temas apresentados;

OBSERVAES: Conferncias Municipais de 1 de abril a 15 de agosto de 2011; Conferncia Estadual 16 de julho a 31 de outubro de 2011; Conferncia Nacional 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011;. INVESTIMENTO PARA CONSULTORIA NA REALIZAO DA CMS As palestras e relatrio final do evento, tero um investimento que consta do valor de R$1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais), que iro ter por embasamento o contedo constante desse material. Observao: Este valor no inclui deslocamento, alimentao e hospedagem. RECOMENDAES: Podero inscrever-se para a Conferncia, nos prazos previstos, todas as pessoas interessadas no aperfeioamento da Poltica Nacional de Sade, na condio de delegado. Todos os delegados tero direito a voz e a voto, desde que obedecida ordem de inscrio e tempo de fala. Ser observada a representao paritria dos usurios em relao ao conjunto dos demais delegados.

Que a conferncia seja composta por 1/3 de representantes do governo e 2/3 da sociedade civil, com equidade de gnero; Que, ao final da conferncia, seja elaborado um documento final, conforme orientaes do Conselho Nacional de Sade.

______________________________________

Francisco Gustavo de Arajo Souza


Graduando em Psicologia Tcnico na rea de Gesto de Convnios e Recursos Federais Tel.: (86) 9449-0767/ 9917-9840 Fgaz32@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi