Vous êtes sur la page 1sur 1

www.diariodonoroeste.com.

br

PARANAVA, dOMinGO, 19 DE JULHO DE 2009

Geral

06

| DENNCiAS

Senado vai demitir 200 funcionrios contratados por atos secretos

EspEcial cidadania | a palavra higiene de origem grega (hygeinos) e significa o que saudvel, derivando da deusa grega da sade, Hgia. Trata-se de toda ao praticada para manter a sade fsica e mental e prevenir doenas

RASLIA (Folhapress) - O Senado deve confirmar na segunda-feira o nmero de servidores que sero demitidos por causa da anulao dos atos secretos. A expectativa que a medida envolva 200 funcionrios. A Advocacia Geral concluiu o levantamento e aguarda a anlise da lista pelo diretor-geral, Haroldo Tajra, que est fora de Braslia. Os tcnicos do Senado ainda no chegaram a um entendimento se os servidores contratados por decises sigilosas tero ou no que devolver os recursos. Os senadores no esto impedidos de solicitar uma nova contratao desses servidores que no tiveram suas contrataes publicadas oficialmente. A avaliao dos consultores, no entanto, que esses servidores no podero recorrer Justia para garantir o retorno aos cargos porque ocupam cargos comissionados -ou seja, por indicao poltica. A comisso que analisa os atos j teria definido que os senadores no sero responsabilizados. A anulao dos 663 atos secretos do Senado j comeou a valer. Apesar de a medida estabelecer que os efeitos sero imediatos a partir da publicao, segundo a Advocacia Geral do Senado, apenas sero providenciadas as exoneraes de servidores contratados por atos secretos. O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira, disse que uma definio sobre o que vai ocorrer com a anulao de decises administrativas mantidas em sigilo e que envolvem aumento de benefcios e criao de cargo s deve ocorrer em 30 dias.

Higiene pessoal, o caminho da boa sade


ideia da sujeira diretamente ligada ao processo civilizatrio. Quando a humanidade se tornou civilizada, seus primeiros povos - egpcios, assrios, babilnios - eram limpssimos, asseados. A limpeza tinha uma conotao religiosa, afirma, ao notar que, com a derrocada do Imprio Romano, o incio da Idade Mdia e a ascenso da Igreja, a imundcie comea a prosperar. A palavra higiene de origem grega (hygeinos) e significa o que saudvel, derivando da deusa grega da sade, Hgia. De acordo com a publicao Higiene e comportamento pessoal, do Servio Social do Comrcio (Sesc), trata-se de toda ao praticada para manter a sade fsica e mental e prevenir doenas. A cartilha ressalta a importncia de dar especial ateno s boas prticas de higiene, pois muitos microrganismos habitam o nosso corpo. Para mant-lo sob controle, preciso seguir as seguintes regras: Tomar banho diariamente, usando de preferncia sabonete neutro. Aps o banho, preciso assegurar que os espaos entre os dedos, a virilha e outras dobras do corpo estejam bem limpos e secos. Banhos mal tomados ou a ausncia deles podem levar ao aparecimento de vermelhido na pele, odor desagradvel, piolhos, sarna, micoses, seborreia, infeces urinrias e corrimento vaginal. O banho de ducha o mais higinico.

| 2 SEMESTRE/PR

Setor avcola supera a crise e projeta crescimento de 10%

URITIBA - Apesar da crise econmica, que comprometeu o desempenho de diversos segmentos da economia brasileira, a avicultura de corte do Paran encerrou o primeiro semestre do ano com um desempenho considerado positivo pelos representantes do setor. O quadro favorvel foi possvel graas estratgia do setor de renegociar contratos com os principais mercados consumidores no cenrio internacional, alm da deciso preventiva de um ajuste de produo, temendo uma superoferta no cenrio externo. Com a recuperao do mercado, o setor avcola paranaense anuncia o fim do ajuste de produo no estado e prev crescimento de aproximadamente 10% para a atividade no segundo semestre. De acordo com levantamento do Sindicato das Indstrias de Produtos Avcolas do Paran (Sindiavipar), o desempenho em volume das vendas externas paranaenses de janeiro a junho deste ano foi 1,80% inferior ao ano passado.

s regras bsicas de higiene pessoal podem no ser to bvias quanto parecem e mant-las fundamental para prevenir doenas ou evitar situaes constrangedoras. Esta edio do Especial Cidadania traz recomendaes para a higiene pessoal bsica, que incluem cuidados com a sade oral. O livro Passado a limpo Histria da higiene pessoal no Brasil, um exemplo da importncia do assunto. Em entrevista TV Cultura, o autor da obra, jornalista Eduardo Bueno, declarou que j est comprovado que no foram somente o ferro, o ao e a plvora que ajudaram os europeus a conquistar o Novo Mundo, mas tambm os germes e os vrus trazidos com eles que, no Brasil, dizimaram povos indgenas. Medidas simples - O escritor Eduardo Bueno salienta que os portugueses que chegavam ao pas tinham como costume tomar poucos banhos por ano, o que contrastava com o hbito dos indgenas de vrios banhos dirios. Ele considera que o reinado da sujeira no pas, iniciado em 22 de abril de 1500, demorou muito tempo pra acabar. O Brasil s comea a ficar um pouco mais limpo na dcada de 1950, diz Bueno, que, no entanto, rebate a
Coleo

Lavar as mos
* Depois de utilizar o sanitrio, tossir, espirrar ou assoar o nariz; de usar panos ou materiais de limpeza; de recolher lixo ou outros resduos; sempre que tocar em sacarias, caixas, garrafas, sapatos, etc.; depois de manusear alimentos crus ou no higienizados; antes das refeies; depois de tocar em alimentos estragados; depois de manusear dinheiro; depois de fumar. * Cortar as unhas e mant-las sempre limpas. Evite roer unhas ou mesmo coloc-las na boca, pois a sujeira que fica debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenas intestinais. * Lavar os cabelos no mnimo duas vezes por semana para evitar o acmulo de poeira e gordura nos fios, alm de cort-los periodicamente. * Usar roupas e calados limpos e confortveis e adequados temperatura ambiente. * Vestir roupas ntimas de algodo para no reter o suor e evitar o mau cheiro, alm de troclas diariamente. Evite usar roupas justas e de fibras sintticas.

Sade bucal, um captulo parte


Manter uma boa higiene bucal importante para ter dentes saudveis, falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Ter bons hbitos, como a escovao e o uso do fio dental, a maneira mais econmica e menos dolorida de cuidar da sade oral e diminuir o risco de cries, gengivite e outros problemas bucais. A crie a deteriorao do dente, e influenciada pelo estilo de vida da pessoa: alimentao, cuidados com os dentes, presena de flor na gua ingerida e no creme dental, alm da hereditariedade. A gengivite comea com uma inflamao da gengiva e causada pela placa bacteriana - uma pelcula incolor de bactrias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Veja as medidas simples que podem ser tomadas para diminuir o risco de cries, gengivite e outros problemas bucais: *Aps as refeies, escovar bem os dentes. Uma escovao adequada deve durar, no mnimo, dois minutos e ser feita com movimentos suaves e curtos, com especial ateno para a margem gengival, para os dentes posteriores difceis de alcanar e para as reas situadas ao redor de restauraes e coroas. Troque a escova a cada trs meses. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira: - Escove as superfcies voltadas para a bochecha dos dentes superiores, e, depois, dos inferiores; - Escove as superfcies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores; - Em seguida, escove as superfcies de mastigao; - Para ter hlito puro, escove tambm a lngua, local onde muitas bactrias ficam alojadas. * Usar fio dental aps a escovao para remover a placa bacteriana e os resduos de alimentos das reas onde a escova dental no tem acesso fcil, como a linha da gengiva e as reas entre os dentes. Para usar corretamente o fio dental, siga essas instrues: - Enrole aproximadamente 40 centmetros do fio ao redor de cada dedo mdio, deixando cerca de dez centmetros entre os dedos; - Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes; - Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de juno do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frgil tecido gengival; - Utilize uma parte nova do pedao de fio dental para cada dente a ser limpo; - Para remover o fio, use movimentos de trs para frente, retirando-o do meio dos dentes. * Ingerir alimentos balanceados, com pouco acar e amido, e evitar comer entre as principais refeies. * Usar produtos de higiene bucal, como creme dental e enxaguante bucal, que contenham flor. *Garantir que as crianas abaixo de 12 anos tomem gua potvel fluoretada ou suplementos de flor indicados por pediatras ou dentistas se habitarem regies onde no haja flor na gua. *Fazer avaliaes regulares com o dentista para evitar que problemas menores se tornem srios.

PR

MEMORIA
EMPRESARIAL
1987 HFEN

www.memoriaempresarial.com.br

ANO XXII N 894

Toda semana nesse jornal Recorte e colecione

SUCESSO POR ETAPAS


Uma das grandes preocupaes dos comeou com um anncio que saiu levamos para fabricar na garagem da empreendedores bem-sucedidos que no jornal em 1963, de uma empresa casa dos nossos pais. Durante um comearam a partir de uma ideia chamada Moplast, procurando por almoo com toda a famlia, um dos e da competncia para visualizar um engenheiro qumico para ge- nossos tios sentiu o cheiro forte que nichos de mercado inditos est na renciar o departamento de bra de vinha do processo de produo e nos passagem do comanvidro. Na poca, eu era deu US$ 10 mil para montarmos o do das empresas que recm-formado como negcio fora dali. Da em diante, fundaram no sculo tcnico em qumica e comeamos a crescer, a criar, a viapassado para as mos fui a essa fbrica para jar pelo mundo e a trazer inovaes das novas geraes que, apresentar-me como para o mercado brasileiro, incluinapesar de terem todas candidato a Joo Con- do a representao de mquinas de as condies de se prerado Amaral Gurgel empresas estrangeiras. pararem para assumir fundador da fbrica o posto dos pais, muide carros Gurgel que Entrosamento tas vezes no demonspassou a ser um gran- Um aspecto que nos preocupava Flvio Farah tram o interesse e a de amigo. Ele sentiu a bastante era a sucesso familiar, disposio necessrios para manter minha espontaneidade quando eu porque tnhamos um medo muito a perenidade do negcio. Para lidar disse que no entendia do assunto, grande desse processo de transio. com essa situao, minimizando o mas que estava disposto a visitar os Por isso, decidimos montar em 1988 risco e as diculdades dessa fase de fornecedores dos insumos bsicos e a Idea, chamamos os nossos lhos e perguntamos se eles gostransio, o descendente de tariam de cuidar de uma O principal passo, que era o imigrantes libaneses Flvio Farah, fundador e diretor entrosamento entre os sucessores, foi empresa separada da Emda rea administrativa da feito, e o prximo foi adequ-los plarel que iria trabalhar com comunicao visual, Emplarel Indstria e Comrcio Ltda. h 44 anos nossa estrutura de funcionamento. um dos nossos ramos de atividade, garantindo que www.emplarel.com.br , pioneira na fabricao de utenslios os laboratrios dos fabricantes, pois a eles poderiam usar toda a infraesdomsticos base de bra de vidro bra de vidro ainda era importada e trutura comercial e administrativa e de mveis para lojas de fast-food fomos os pioneiros desse material no j montada. Fizemos tudo de proem praas de alimentao, sempre Brasil. Fiz uma carreira bastante boa psito e os deixamos com liberdade ao lado do irmo Ferdinando, optou durante dois anos e meio e passei a para administrar o negcio. Alguns por uma iniciativa estratgica para ser um tcnico especializado no setor, no quiseram car e partiram, mas, cativar os lhos e os sobrinhos. Abriu trazendo o meu irmo, que veio fazer como a Idea comeou a decolar com para eles uma empresa de comunica- parte da equipe e aumentou muito a os que apostaram nela, passou a haver um contato maior entre as duas o visual que depois foi incorporada rede de clientes. empresas e, com o passar do tempo, organizao, trazendo herdeiros j ns os convidamos a trazer a Idea comprometidos com a cultura em- Inovao Ns samos da Moplast porque para dentro da Emplarel para trapresarial e capacitados para uma gesto participativa e atuante. Com o Doutor Gurgel acabou vendendo balharmos todos juntos. O principal exclusividade e muita energia, Farah a empresa em 1964 para um grupo passo, que era o entrosamento entre relata sua trajetria de pioneirismo da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro os sucessores, foi feito, e o prximo que no estava interessado em fazer foi adequ-los nossa estrutura de que comeou na dcada de 60. novos investimentos. Ferdinando e funcionamento. Sinergia eu j tnhamos desenvolvido l den- Realizao: IMEMO Instituto da Memria Empresarial Dorival Jesus Augusto Somos basicamente fabricantes tro bandejas de bras de vidro deco- Diretor:Borges Matias (USP), AlencarConselho Assessor: Alberto Burti, Aparecida TeSrgio Serra, Dcio de plstico reforado com resinas de radas com tecido que lanamos na rezinha Falco, CarlosElvio Aliprandi, Irani Mcio de Souza, Dante Matarazzo, Cavagnoli, Iripolister e, com o decorrer do tempo, UD com muito sucesso e, at hoje, neu Thom, Jos Seram Abrantes, Marcos Cobra (FGV), Pedro Ernesto Fabri, Roberto Faldini, Yvonne Capuano. Hfen Comunicao fomos ampliando para outros seto- temos na nossa linha, mas direcio- Publicao: Carnevalli Reviso: Editorial Redao: Maria Alice Lrio Carlos da Silva. res, mas continuamos com a bra de nadas s indstrias para o servio email: [sala@empresario.com.br]. vidro acoplando todos os produtos de restaurantes self-service. Esse foi APOIO: com sinergia. A histria da Emplarel o primeiro produto da Emplarel que

TRANSPORTE ESCOLAR

1987
HFEN

13

O prefeito do municpio de Rondon, Ailton Valotto recebeu do governo do Estado, atravs do PETE (Programa de Transporte Escolar), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educao, trs nibus destinados ao transporte de alunos da rede pblica de ensino do municpio. Sendo dois nibus para lotao de 31 estudantes sentados e um nibus para lotao de 23 estudantes sentados, a solenidade de entrega aconteceu na Escola de Governo, no auditrio Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com a presena do Governador do Estado do Paran, Roberto Requio e os demais prefeitos da AMERIOS (Associao dos Municpios do entre Rios). Na foto o prefeito Ailton com demais prefeitos da Associao. (RP)

Vous aimerez peut-être aussi