Vous êtes sur la page 1sur 2

Exerccios - Vazo Bloqueada, Cavitao, Flashing e Dimensionamento (Clculo do CV)

1) Defina Vena Contracta: Numa tu bulao, o flui do ao pa ssar pela re strio da v lvula, h uma converso da presso aplicada em press o dinmica. A vena contracta o p onto ond e o fluido atin ge a mxima presso dinmica ju sante da vlvu la, consequentemente a mxima velocidade do fluido. Logo a seguir uma parcela da presso dinmica volta a ser presso aplicada (recuperao da presso). 2) Defina o fenmeno da Cavitao de uma Vlvula de Controle: A cavitao ocorre quando um fluido, a ps passar pela restrio da vlvula, tem a pre sso aplicada reduzida ao ponto de o flui do se vaporizar. H ento a formao de bolhas, jusante da vlvula e a ps a recuperao da presso, elas implodem, gerando energia que causa danos aos internos da vlvula. 3) Defina o fenmeno de Flashing: O flashing ocorre quando um fluido, a o passar pela restrio da vlvula, a p resso jusante cai abaixo da presso de vaporizao do fluido e se mantm abaixo mesmo havendo uma recuperao aps a vena contracta, gerando bolhas e criando uma mistura de fases lquido/gasosa. 4) O que fluxo bloqueado? Ele ocorre em que situao? medida que o fenm eno do fla shing oco rre, incremento s no diferencial de pre sso da vlvula n o ca usam m ais incrementos na vaz o da vlvula. Assim, a vazo at inge um valor mxim o, cham ada vazo bl oqueada. A vazo bloqueada ocorre com o fenmeno do flashing. 5) Analisando o grfico abaixo onde P1 a presso montante e P2 a presso jusante de uma vlvula, identifique os gradientes de presso em que h formao de cavitao e flashing, justificando as suas escolhas. Localize o ponto de vena contracta.

1, 2 e 3: Cavitao incipiente devido aos gases dissolvidos no lquido. 4 e 5: Cavitao. 6, 7 e 8: Flashing. 6) O grfico abaixo rela ciona a vaz o de uma vlvula em relao q ueda de pre sso entre monta nte e jusa nte. Identifique a regio onde h cavitao, flashing e onde h vazo bloqueada. Justifique a sua escolha.

Exerccios - Vazo Bloqueada, Cavitao, Flashing e Dimensionamento (Clculo do CV)

Cavitao incipiente de A at B. Cavitao de B at D. Vazo Bloqueada em D. Flashing de E adiante. 7) O que coeficiente de vazo (CV) no dimensionamento de uma vlvula? Nmero de Gales de gua em co ndies normais, que pa ssam atravs de u ma vlvula, em um minuto , mantendo-se um diferencial de presso constante de 1 psi. 8) O que vem a ser queda de presso ou perda de carga na vlvula de controle? a diferena de presso medida entre a montante e a jusante de uma vlvula de controle. 9) Entre os vrios fatores de correo clculo de CV de uma vlvula de controle, o fator f y um dos mais relevantes. Qual a sua funo principal? o fator de correo devido ao fluxo crtico, ou seja, se fy >= 1, o fluxo no ser cavitante e se o fator fy < 1, o fluxo ser cavitante. 10) No clculo do CV de uma vlvula de controle, o que vem a ser o fator fp? O que esse fator expressa? o fator da geometria da tubulao adjacente, ele corrige o CV em relao diferena de dimetro entre a tubulao e a vlvula. 11) O que nmero de Reynolds e qual a sua funo? um nmero admensional que depende diretamente da viscosidade e do dimetro da tubulao, definindo se o regime laminar (menor que 2000) ou turbulento (maior que 3000). Entre 2000 e 3000 considera-se um regime instvel. 12) No clculo do CV de uma vlvula de controle, o que vem a ser o fator fr? O que esse fator expressa? o fator de correo devido ao nmero e Reynolds, utilizado em casos de lquidos viscosos. 13) Quais o s fatore s q ue influenciam ou co ntribuem par a a ocorrncia do fe nmeno d a cavitao n uma vlvula d e controle? Presso de vaporizao do fluido, quantidade de gases dissolvidos no fluido, temperatura, presso crtica e temperatura crtica do fluido. 14) Durante a in stalao de um a vlv ula, qu al o cuidado que se deve ter com a tub ulao m ontante da vlvul a d e controle? Deixar um trecho de tubulao reta de 10 a 20 vezes o dimetro da tubulao. 15) Qual a finalidade das vlvulas de bloqueio e de by-pass na instalao de uma vlvula de controle? A vlvula de bloqueio permiter isolar a vlvula de controle do processo para manuteno. A vlvula de by-pass permite desviar o fluxo por um caminho alternativo de forma que haja um controle manual da vazo manipulando esta vlvula de by-pass. 16) Durante a instala o de uma vlv ula, qual o cuidado que se deve ter com a tubula o ju sante da vlvula de controle? Manter um trecho reto de tubulao de 3 a 5 vezes o dimetro da tubulao.

Vous aimerez peut-être aussi