Vous êtes sur la page 1sur 9

NOVAS TECNOLOGIAS: INSTRUMENTO PEDAGGICO PARA EDUCAO CAPAZ DE GERAR CULTURA ECOLGICA E EXERCICIO DA CIDADANIA Leni Chiarello Ziliotto

1 INTRODUO Assmann (1998) afirma que a evoluo da humanidade chegou a uma fase que nenhum poder econmico ou poltico capaz de controlar a exploso dos espaos do conhecimento. Perceber as vantagens que esses espaos oferecem no sentido de qualificar o processo de aprendizagem humana importante para a Educao. O processo de evoluo na rea tecnolgica acarretou, tambm, uma mudana no ambiente natural do planeta Terra em propores prejudiciais vida. Com isso, urgem aes de sustentabilidade. preciso encontrar um denominador comum entre a sustentabilidade e o desenvolvimento. A exploso social do desenvolvimento continuar. O compromisso est em garantir a sustentabilidade da vida. Por isso, a importncia da sensibilizao dos futuros gestores ambientais a fim de que eles percebam sua condio humana no Planeta: tambm criatura. Este artigo tem a proposta de sensibilizar para a importncia de uma ao ambiental dos grupos sociais humanos bem como de promover a percepo da necessidade de um processo de apropriao da tecnologia de rede enquanto ambiente comunicacional e de exerccio da cidadania. A preocupao com a vida no planeta Terra mundial, fazendo desse um assunto obrigatrio em todas as esferas humanas, e a tecnologia o contexto emergente das sociedades contemporneas. Assim, se discute brevemente as questes sobre o processo de aprendizagem humana; as novas tecnologias; prticas pedaggicas contextualizadas; formao dos profissionais da educao e a relao entre essas questes para uma sociedade cidad.

2 TRANSDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Hissa diz que a modernidade consolida o esprito cientifico resumido nas vacinas, no combate s pestes e na reproduo de promessas de vida melhor.
Ela se sumariza atravs do processo de acumulao capitalista, na expectativa de que a ampliao da produo e do consumo far o mundo progressivamente mais moderno, de pessoas melhores, mais saudveis, menos espoliadas. Sonhos modernos de promessas no cumpridas. (HISSA. 2008, p. 19)

Horgan tambm faz uma analise sobre os limites do conhecimento e o declive da era cientifica, dizendo [...] chegamos tarde. As grandes descobertas j aconteceram [...]. (HORGAN, 1998). A estrutura da historia da cincia inicia com Bacon (Indutivismo, 1561-1626), momento em que a cincia perde o direito de afirmar verdades acabadas e passa a gerar hipteses a ser testadas e refutadas empiricamente. O Circulo de Viena retoma esse mtodo no inicio do sculo XX (1920-1960) at Popper propor o mtodo hipottico-dedutivo (considerado de 1960 a 1980 ), mas que segue at hoje nas academias. O mtodo de Popper apenas melhorado por Kuhn, que tira a obrigatoriedade de refutar as hipteses e introduz o enunciado Paradigma. Pela lgica de Kuhn, dois elementos so fundamentais: a estrutura da cincia e a comunidade cientifica. A estrutura da cincia vigente a estabelecida pela comunidade cientifica e vice-versa. Para Santos
[...] a modernidade o modo de produo de no-existencia mais poderoso. Consiste na transformao da cincia moderna e da alta cultura em critrios nicos de verdade e de qualidade esttica, respectivamente. A cumplicidade que une as duas culturas reside no fato de ambas se arrogarem ser, cada uma no seu campo, cnones exclusivos de produo de conhecimento ou de criao artstica. Tudo o que o cnone no legitima ou reconhece declarado inexistente. [...] (SANTOS, 2004, P. 787).

Na viso de Santos (Idem) a cincia tem suas fragilidades, tambm percebidas por Gmez (2001) quando diz dos limites da cincia e por Hissa quando diz que A aventura da pesquisa e do estudo no passa pelo conforto dos trilhos retos de uma antecipada certeza (HISSA. 2008, p. 22) e que Nas universidades, alm de limites, h fronteiras e ricos espaos de resistncia do saber. (Idem, p. 21).
Se os territrios disciplinares estimulam a reflexo sobre possibilidades de dilogos entre os corpos tericos especficos do conhecimento, sero os prprios limites das cincias assim como os da universidade moderna que dificultaro o transito democrtico do conhecimento. (HISSA. 2008, p. 21)

Hissa percebe que


[...]nos interiores da universidade moderna h territrios progressistas: contrauniversidades, latentes, feitas de aberturas. Essas aberturas so percebidas como possibilidades de construo de territrios transdisciplinares do conhecimento cientifico moderno: feito de limites e de fronteiras, na condio de espaos de resistncia do saber e das ricas possibilidades de traduo entre os corpos tericos disciplinares potencializam o dialogo entre a cincia e as mais variadas formas de saber. No entanto, diante da prevalncia de barreiras, emerge uma transdisciplinaridade moderna que [...] se transposta para o ambiente das escolas e das universidades, [...] apresentada efusivamente como a soluo para o enfrentamento da crise de formao, insuficiente para a abordagem das complexas questes, originarias das modernidades contemporneas. (HISSA.

2008, p. 21)

Nesse contexto de necessidade de lanar mo de uma transdisciplinaridade moderna a questo ambiental entrou para os espaos de Educao no Brasil. Transdisciplinaridade e transversalidade passaram a fazer parte da linguagem acadmica como paradigmas emergentes. O Ministrio da Educao (MEC) criou em 1996 um documento, Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como diretrizes para o melhor desenvolvimento da relao ensino-aprendizagem, contendo os contedos especficos das disciplinas bsicas e seis temas transversais: pluralidade cultural, tica, sade, meio ambiente, trabalho e consumo e sexualidade. Tambm, em 2006, o MEC definiu orientaes curriculares para o Ensino Mdio, agrupando as disciplinas bsicas em trs reas e agregando a cada uma delas o potencial de suas tecnologias: Linguagem, Cdigos e suas Tecnologias; Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias; Cincias Humanas e suas Tecnologias. (MEC. 1996).

3 APRENDIZAGEM HUMANA Aprendizagem a forma como se adquirem novos conhecimentos, desenvolvendo competncias e mudando o comportamento do ser. Por isso um processo complexo, que envolve um todo, e no algo solto, fora de contexto. (PERRENOUD, 1999). Para que o processo da aprendizagem se realize h determinados elementos que se fazem necessrios: interesse, necessidade, experincia e motivao. (SENAC, 2006). Tambm se faz necessrio considerar as trs etapas fundamentais do processo: aquisio, reteno e transferncia do conhecimento. (LINS, 1984). Um grande desafio para os agentes do processo de aprendizagem humana so a necessidade, a possibilidade e a legitimidade de um processo de aprendizagem para todos, o que pressupe cidadania, e pensar o processo de aprendizagem como um fenmeno sistmico e heterogneo, o que uma das grandes dificuldades dos profissionais da educao. (HERNANDEZ, 1998). Com a proposta de uma aprendizagem efetiva, adquirida, retida e transferida no sentido do bem, que os profissionais da educao precisam planejar suas aes. Envolver no processo o ser completo, razo e emoo, porque somente a educao trabalhada sob a viso de totalidade que favorece a construo de seres humanos equilibrados, necessrios conservao da vida de todos os seres e do planeta.

4 AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAO Uma vez que a sociedade contempornea apresenta, Educao, um contexto de exploso dos espaos de conhecimento, a virtualidade e as novas tecnologias passam a fazer

parte do dia-a-dia das crianas, dos jovens e dos idosos. A concepo de educao de Freire (1997) se faz presente nesse contexto social, provocando a necessidade de ler o mundo antes de ler as palavras. Retirar o dinheiro da aposentadoria com um carto magntico tornou-se mais importante do que saber ler o letreiro do nibus que indica seu destino.
A profundidade e a rapidez da penetrao das TIC esto transformando muitos aspectos da vida cotidiana. Isso constitui uma das principais marcas do atual perodo histrico. Ao longo de toda a evoluo da espcie humana, nunca houve mutaes to profundas e rpidas. A revoluo tecnolgica em curso irreversvel nos seus aspectos bsicos. S no irreversvel e devemos lutar para que no o seja o manejo econmico-poltico no qual est inserida atualmente. A questo , pois, se a lgica da excluso e SI so inseparveis ou se a sua coincidncia se deve apenas ao predomnio atual da lgica do mercado. (ASSMANN, 1998, p. 17).

Para a presena da tecnologia avanada na Educao no basta boa vontade ou uma sala com computadores de ltima gerao. Faz-se necessrio um estudo diagnstico das reais potencialidades e capacidade de investimento e manuteno, porque um projeto de uso da tecnologia que realmente queira contribuir com o processo de aprendizagem, precisa considerar quatro elementos bsicos: computador, software educativo, professor capacitado e aluno. Computador na escola no sinnimo de avano. Para que essa ferramenta participe do processo de aprendizagem ela precisa agir de maneira eficiente, favorecendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Isso ser possvel no em uma aula com o professor de informtica, mas sim no trabalho coletivo da escola como um todo, envolvendo todos e cada um na responsabilidade que a aprendizagem humana. (SENAC, 2006).
O contexto atual das novas tecnologias vem se estabelecendo em um contexto ambiental que, na sua trajetria, deixa marcas de conflito, de esgotamento e destruio dos recursos naturais, de expanso urbana e demogrfica, de crescimento acentuado das desigualdades scio-econmicas, de perda da biodiversidade e de contaminao crescente dos ecossistemas, entre outros. (BELLO FILHO, 2006).

As aes humanas, no meio ambiente, tambm envolvendo as novas tecnologias, demonstram um crescente comprometimento da qualidade de vida e da continuidade de vida no Planeta. A anlise que precisa ser feita sobre a proporo com que as novas tecnologias so usadas. H uma contribuio maior nas solues dos problemas ambientais ou na criao de novos problemas? Valer-se das novas tecnologias com o objetivo de humanizao agregar-lhe o valor de contribuinte na soluo dos problemas. O diferencial est nas mos de seres humanos, que criam e se valem das tecnologias para facilitar sua adaptabilidade, mas, antes disso, est o pensamento. Que mundo o ser humano quer para si? Quais suas concepes e desejos? Reduzir os problemas ambientais a propostas educacionais ou a um problema tcnico, este, supostamente fcil de ser resolvido com tecnologias avanadas, ou estritamente ecolgico, limitar um tema resultante de diversos fatores (econmicos, polticos, culturais, sociais,

ecolgicos) e desconsiderar que a questo ambiental tem a opo das decises e escolhas poltico-econmicas e no apenas tcnicas. A questo ambiental , portanto, uma questo tcnica, sim, mas tambm econmica, poltica, cultural e social. A Educao precisa de novos projetos para dar conta dos novos desafios e, para isso, tem a seu favor tecnologias avanadas, mas precisa manter presente o que Freire (1997) defendeu tanto em educao quanto em poltica: o corao. preciso ligar a mo do homem sua razo, pela emoo. A inteligncia emocional to fundamental em um contexto que urgem aes que restitua ao ser humano o acesso a uma natureza e a um homem pacificado. (CARVALHO. 1991, p. 21). Outro ponto bastante vulnervel est presente em determinadas propostas educacionais para o ambiente, como a de ressaltar os problemas relacionados ao consumo em detrimento dos problemas ligados produo, ponto de origem de todo o processo industrial onde se decide o que, quanto e como produzir. Para Carvalho (idem), nessa viso reducionista, o consumidor sempre o culpado e, consequentemente, responsvel pelo desequilbrio do meio ambiente. Essa concepo reforada pelas novas tecnologias, quando se produzem programas televisivos, sabendo-se que 90% dos expectadores so consumidores, ou quando se disponibilizam textos informativos sobre o meio ambiente, na internet, sabendo-se que a populao consumidora dessas informaes so iniciantes, estudantes, pessoas em fase de formao de conceitos. Para o mesmo autor, uma transferncia injusta de responsabilidades, porque a questo no tratada na sua essncia, na sua verdade, evitando tocar nas mltiplas dimenses do problema, especialmente a dimenso produo/consumo, e no apenas consumo. Faz-se necessrio perceber que educar para o ambiente com a contribuio das novas tecnologias exige uma compreenso mais integrada do sistema de produo/consumo, com enfoque que privilegie a esfera da produo (causa) em lugar da esfera do consumo (efeito).
[...] a Educao Ambiental, para ser Educao crtica e transformadora, Educao emancipatria, tem de ser um processo que busque a sustentabilidade, que seja pautado pelo paradigma cientfico e social da complexidade, que tenha, como diretriz, promover um processo de conscientizao, que crie condies radicais de participao de todos os sujeitos envolvidos, de continuidade, que se organize sob o princpio da cooperao e realize esforos para superar a fragmentao do conhecimento, isto , que se organize sob a lgica da interdisciplinaridade. (TOZONI-REIS, 2006, p. 45)

H a necessidade de provocar prticas que trabalhem a crtica e a resistncia reproduo e dominao ideolgicas. Para isso a escola precisa ser um espao possvel e importante de luta, com um paradigma de educao democrtica, participativa, crtica, transformadora, e tica; uma educao comprometida com a vida, a liberdade e o interesse da maioria da populao, politizando a questo ambiental e no apenas apontando os problemas e criticando as aes humanas.

Contudo, as prticas utilizadas em um grande nmero de instituies escolares priorizam o conhecimento cientfico. Mais uma vez, teorias como as de Freire se dissolvem no ar. H um fenmeno de esquecimento de que o ser humano um todo, dentro ou fora dos espaos escolares. O corao, as emoes, a beleza e a vida, no seu sentido mais amplo, pouco so trabalhados ou mesmo considerados, nas atividades ditas escolares. Bastante do conhecimento, cientificamente elaborado, perde-se em discursos, em seminrios, em eventos pomposos, sem ser aplicado na efetiva construo da sociedade. Entre as teorias de discurso, perdem-se aquelas que favoreceriam a construo de uma sociedade humanizada se transformadas em paradigmas.
A excluso social tem aumentado. Ela significa a concretizao da ameaa de contnua marginalizao de grupos at recentemente integrados ao padro de desenvolvimento. Enquanto isso, a revoluo nas tecnologias de informao e comunicao eleva aspiraes de consumo de grande parte da populao mundial, inclusive dos excludos. (OLIVEIRA, 2006, p. 209).

A espcie humana precisa perceber que h duas grandes comunidades s quais pertencemos: todos ns somos membros da raa humana e todos ns fazemos parte da biosfera global. (CAPRA. 2005, p. 232). H que se planejar as aes para se viver em harmonia com as outras espcies. Para isso preciso desenvolver a capacidade de se poder viver com autonomia e com o mximo de auto-estima. A autonomia humana essencial para a preservao do planeta, porque, enquanto o ser humano no for capaz de cuidar de cada metro cbico de onde vive, nunca poder participar, com xito, da preservao da vida e do meio ambiente. Para a sobrevivncia individual e planetria, preciso proporcionar, ao ser humano, a oportunidade de uma tica individual, para que ele desenvolva uma tica global.

5 AS NOVAS TECNOLOGIAS E O AMBIENTE Com o advento da tecnologia, educadores e ambientalistas precisam desenvolver metodologias que aliem a cincia e a tcnica prtica social, para tentarem unificar o que a cultura capitalista fragmentou e continua fragmentando. (SENAC, 2006). imprescindvel avaliar as aes humanas e agregar todos os valores, para se criarem vnculos afetivos com o ambiente, uma idia que pode parecer contraditria tecnologia, mas que no , se essa tecnologia for mais um instrumento contribuinte no processo de desenvolvimento do senso de responsabilidade em cada ser humano. (ALCANTARA, 2006). Quando se diz que o objetivo da Educao Ambiental a construo das sociedades sustentveis, ecologicamente equilibradas e socialmente justas, ter-se a inteno de trabalhar para uma vida de boa qualidade para todos. Nas sociedades contemporneas, onde as diferenas so cada vez mais defendidas por teorias e por leis, na medida em que essas diferenas

efetivamente aumentam, a Educao Ambiental fica fragilizada. Essa afirmao tem fundamento na realidade de misria em que a grande massa humana (sobre)vive, enquanto que pequenos grupos esbanjam alimentos, conforto, lazer. No cabem, no mesmo cenrio, uma sociedade ecologicamente equilibrada e socialmente justa e misria. (BELLO FILHO, 2006). Para a Escola pensar em fazer educao com projetos de meio ambiente, em comunidades miserveis, iluso. preciso, por uma questo de cidadania, trabalhar para erradicar a misria. Sem isso, dificilmente o ser humano ter acesso educao e, em conseqncia, no desenvolver uma conscincia ecolgica. A defesa da vida exige no apenas a preservao do ambiente fsico, mas a defesa do ser humano. A mentalidade ecolgica de nada vale se deixa o ser humano margem. Nenhuma mentalidade ecolgica resiste misria, fome e excluso social. (DAMINELLI e SILVA, 2006).
Qual o sonho da sociedade civil mundial [...]? a incluso de todas as pessoas na famlia humana, morando juntos na mesma e nica Casa Comum, a Terra. [...]. O sonho de uma nova aliana dos homens com os demais seres vivos da natureza, plantas animais, aves, entendendo-os, verdadeiramente, como irmos e irms na imensa cadeia da vida, da qual somos um elo entre outros. O sonho de uma economia poltica do suficiente e do decente para todos, incluindo os demais organismos vivos. (LEONARDO BOFF, 2006, p. 79).

Para que esse sonho se torne realidade, preciso despir-se das atitudes como a ganncia, a inveja, o poder, a arrogncia e a violncia contra si e contra os outros. E isso perpassa pela construo de uma nova cultura, a cultura de uma sociedade cidad, que pressupe pensar geraes futuras. Portanto, uma nova conscincia ambiental para se garantir uma sadia qualidade de vida.
A situao do meio ambiente est para uma interdependncia global, assim como precisa ser tratada com os princpios da sustentabilidade, para que sejam atendidas suas necessidades bsicas; para que haja crescimento econmico em regies mais pobres com a proteo da natureza e a tecnologia atenda s necessidades humanas e ambientais. preciso possibilitar o desenvolvimento, mas com a preservao e a conservao do meio ambiente. (DAMINELLI e SILVA, 2006).

S ser possvel sonhar com uma sociedade onde caibam todos se tambm nossos modos de conhecer conduzirem a uma viso do mundo na qual caibam muitos mundos do conhecimento e do comportamento. (ASSMANN, 1998). O avano tecnolgico inevitvel e voltar para praticas sem tecnologia iluso. No volta. preciso distinguir entre desenvolvimento tecnolgico e desenvolvimento cientfico. No cientfico que define o paradigma. No tecnolgico o interesse econmico, poltico. Se quisermos um mundo melhor (de paz e sem fome), no depende da tecnologia, e sim do humano. Precisa que os homens sejam melhores. uma questo tica. Melhorar as pessoas. E a Educao o caminho.

Assim, as crianas em fase escolar podem aprender a usar a tecnologia avanada para, tambm, perceberem o seu papel no planeta, enquanto agentes sociais, portanto, agentes econmicos, polticos, culturais e responsveis pela qualidade de vida, que pressupe a conservao dos recursos naturais.

6 CONCLUSO

Se os elementos bsicos para o processo de aprendizagem so a necessidade, o interesse, a motivao e a experincia, trabalhar a criana com as ferramentas que lhe so familiares e envolver questes de vida, como o meio ambiente, manter presente esses elementos todos. Alm disso, favorecer o desenvolvimento de uma comunidade educacional interativa oportunizar o exerccio da cidadania. O limite das inovaes tecnolgicas deveria estar em todos os aspectos da vida humana, sem ameaas e violncias, mas, sim, para um crescimento digno da humanidade. A dignidade da pessoa humana um fator que se deve considerar sempre, porque essencial para a construo de uma sociedade justa, sem crimes, fomes, ou guerras. A educao uma oportunidade de situaes que fazem o povo pensar, dialogar, criticar, analisar. E os educadores, responsveis pelo processo do ensino, precisam estar atentos aos verdadeiros fins da educao, que de propiciar, ao ser humano, o ser livre e feliz. (SENAC, 2006).

BIBLIOGRAFIA BASE ALCNTARA, V. Insero Curricular da Educao ambiental. Curitiba: IESDE, 2006. ALVES, R. Pensamento vivo de Ruben Alves. Curitiba: Nossa Cultura, 2006. ASSMANN, H. Reencantar a educao. 7. ed. Petrpolis, RJ: Vozes: 1998. BELLO FILHO, N. B. Direito Ambiental. Curitiba: IESDE BRASIL S. A., 2006. BOFF, L. A fora da ternura. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Educao Ambiental. 5. ed. Braslia: MMA, 2001. CARVALHO. D. (Org.). A arte no sculo XXI: a humanizao das tecnologias. So Paulo; Unesp, 1997. CAPRA, F. As conexes ocultas: cincia para uma vida sustentvel. 13. ed. So Paulo: Cultrix, 2005.

DAMINELLI, R. M.; SILVA, S. M. Casos de Sucesso na Educao Ambiental. Curitiba: IESDE BRASIL S. A., 2006. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica pedaggica. So Paulo: Paz e Terra, 1997. GMEZ. Los lmites de la ciencia en De Can a la clonacin. Buenos Aires: Altamira, 2001, 193-207. HERNANDEZ, F. Transgresso e mudana na educao. Porto Alegre: Artmed, 1998. HISSA, E. V. Org. Saberes Ambientais. Belo Horizonte: UFMG, 2008. HORGAN, El fin de la ciencia. Los lmites del conocimiento en el declive de la era cientfica. Barcelona: Paids 1998 (cap. 1 y 2) LINS, M. J. S. C. A estrutura da inteligncia do pr-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984. OLIVEIRA, P. S. Introduo sociologia. 20. ed. So Paulo: tica, 2001. PERRENOUD, P. Escola e cidadania. Porto Alegre: ARTMED, 2005. SANTOS, B. de S. Conhecimento prudente para uma vida descente. So Paulo: Cotez, 2004. SENAC. Mdia e tecnologias na educao. Porto Alegre: SENAC 2006 SILVA, N. K. T. Educao ambiental e cidadania. Curitiba: IESDE, 2006. TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologias aplicadas educao ambiental. Curitiba: IESDE, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi