Vous êtes sur la page 1sur 7

CURSO DE MESTRE DE OBRAS

O Mestre de obras o profissional responsvel pela superviso e fiscalizao de uma obra, do inicio at a sua concluso. O profissional mestre de obras deve saber mais que um pedreiro e, portanto, deve conhecer todas as etapas da construo, os materiais de construo a serem utilizados e as funes de cada trabalhador. Com o crescimento do ramo de construo civil, o profissional passou a ser um profissional cada vez mais requisitado, e com uma excelente faixa salarial.
1 - O CANTEIRO DE OBRA (LOCAL DE TRABALHO) 1.1 - Visto como um local de trabalho; Ambiente agradvel; Limpo e organizado; Fcil movimentao; Fcil localizao de materiais; 1.2 - Visto como uma ferramenta de marketing: Atrair a ateno de futuros clientes; Transmitir sensao de orgulho aos clientes; Mostrar que a preocupao com a qualidade da obra acontece desde da etapa inicial at sua concluso. 2 - PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUO y Arquiteto; y Engenheiros: Agrimensor, Civil, Eltrico, Segurana do Trabalho; y Tecnlogo em Construo Civil; y Mestre de Obras; y Colaboradores: Pedreiros, Serventes de Pedreiro, Carpinteiros, Armadores, Gesseiros, Eletricistas, Encanadores, Soldadores. 3 - ETAPAS DA CONSTRUO DE UM EDIFCIO

1 ETAPA: PROJETOS E APROVAES: Nessa fase so feitas reunies para definio do pro jeto. Aps isso confeccionado um ante-projeto que ser discutido at se chegar ao projeto final. 2 ETAPA: SERVIOS PRELIMINARES: Terraplanagem do terreno, gabarito da obra, instalao do padro de gua e luz, canteiro de obras, entre outros. Depois de limpar o terreno (medida nmero um), veja se preciso corrigir desnveis com aterro ou cortes de platores se necessrio. Preciso compactar bem a rea de aterro. Instalar o ponto de luz, o relgio medidor de consumo e o disjuntor principal da casa. Contratar uma empresa especializada em sondagens de terreno fundamental. Na verdade, isso j deve ter sido feito antes mesmo da fase de projeto da casa, mas se voc comprou um terreno novo e quer aproveitar um projeto que j estava pronto, pode ser preciso redesenhar o projeto de fundao. uma empresa assim que pode descobrir as caractersticas do terreno, e o laudo de sondagem a informao bsica para que o engenheiro calculista defina o tipo de fundao mais adequado. Definir com o mestre de obra como fazer o barraco, que ser usado para guardar o material para o incio da obra. Muitas vezes os mestres de obra j tm o material para fazer um barraco simples, mas pode ser preciso comprar chapas de madeirite, telhas de fibra, pregos, duas ou trs dobradias para a porta, e uma corrente com cadeado para fech-la. NUNCA se pode deixar saco de cimento em contato direto com o cho!

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
ES A A SAPA A BA B TIP

t ti V j

BALDRAME: ti i f l i , t i l l . i l fi . li . t t f it it i t ti i . i , V j , 3 E APA: BA
A E E

ti

AA

A ABE

IP

A E

A SS

P I I

t . Af

A A

A KI

A :

ti

P Vi

P Vi

SAPA A

Alt

Alt

Alt

Alt

B i

G S p i , p n ,

,P

,P

,P

,P

li

t f it

B i

Vi

Vi

f it , ti tit i t , i ,
t t c.

t t ,l j ,t l it i ES A A t i t l ti ifi
Q Q S l S l S l S l fi S l fi S l S l fi ip

li ti
.

, li , t .. t i
l l

. t t i i if t i
fi fi fi fi ESISTNCI l , c p ci

lf

lf

l ,

ti t

ti

li t f t
i ,l

c g

it i , .

EI li fi l t t l A i l ti .S t l .

f l f i i filt l i it fi

li

: t t it i i i t , fi i l, li i l tij l . E t li . li l ,i t li ,t i l l l t f l t : t " i li ". , t t .A tij l / t ,i t t , i l i t il f f it i fi t l li fi t t t fi i t

,i t ,f , li . A f i i

3 l i t l .S t f l .A tij l / tij l l .S t ,t tij l l . t 4 A l t t i t . E t t fi .E i t . 5 E t i li , A f l t t f

/ t

tij l . E t fi , li f 40 , t li t t .A

f i . it . A f l

, i . E t E IVI A E t

COMO ME I A ECLIVI A E O E E O E l t i t , l t A B fi i . t i i , t l t .S ti t l t , i , f t t i l j fi . lio ma manguei a e gua, t ansportar o n el o ponto B para o p onto 3 Com o A, fazendo uma marca no pontalete. 4 Medir a distncia orizontal entre A e B. o caso do exemplo acima, a distncia orizontal medida foi de L = 3,40 metros. 5 Medir a distncia ertical entre o cho e a marca feita no pontalete. o caso do exemplo acima, a distncia ertical medida foi de 74 centmetros ou 0,74 metros. 6 i idir a distncia ertical pela horizontal e multiplicar o resultado por 00: D = V / * 00 = 0,74 / 3,40 * 00 = 5,52 %. A decli idade do terreno do exemplo acima de 5 ,5 porcento. 6 At 0% de decli idade e sendo o terreno em firme, oc pode pensar em fundao direta. 7 Para terrenos com mais de 0% de decli idade, a fundao no pode ser direta mas sim profunda e ainda sobre estacas. Algumas das estacas devero ser inclinadas para segurar a casa contra o escorregamento. A profundidade das estacas deve ser tal ue atinja a camada firme do terreno.

8 Para terrenos com mais de 0% de declividade h risco de escorregamento entre as camadas geol gicas do subsolo. estes casos no h nada ue consiga segurar a casa contra o escorregamento, pois o prprio terreno tem a tendncia de escorregar. Veja mais detalhes sobre o ue acontece no subsolo consultando o site sobre percolao. Neste c so c sa no poder ser construda neste local.

Examinar o fundo da vala. A terra deve apresentar -se firme, sem manchas e 9 homognea. Caso haja ninhos de formiga, remover e aprofundar um pouco mais a vala. 0 - Apiloar o fundo da vala com um soquete.Voc mesmo poder confeccionar um soquete, usando uma lata de tinta, tipo galo, cheia de concreto e com um cabo de vassoura infincada. - Aplicar uma camada de concreto magro de cerca de 5 centmetros. O concreto magro feito de cimento, areia, brita e gua. o vai ferro, s o co ncreto. - Levantar a alvenaria do alicerce at a cota final. A cota do piso interno deve sempre degrau ser mais alta que a cota do piso externo. O ideal em torno de 7 centmetros de altura). 3 - azer a impermeabilizao do alicerce conforme figura acima, aplicando uma camada de massa impermeabilizante em cima e nas laterais do alicerce. Esperar secar bem. essa camada de impermeabilizante que vai impedir a subida da umidade do solo pelas paredes. 4 - epois que a camada de impermeabilizao secou bem, aplicar duas demos de impermeabilizante betuminoso. Exemplo: o produto chamado E OL fabricado pela Otto Baumgart). Aplicar seguindo as recomendaes do fabricante do produto. Esperar secar bem. 5 - azer o reaterro do terreno, no lado de dentro e no lado de fora. 6 - Confeccionar o aterro interno. sar terra de boa qualidade, sem mato e madeira. Entre uma terra fina e uma grossa, prefira a terra grossa. Se possvel, misture um pouco de areia grossa, pedrisco, brica ou seixo rolado. ivele na altura da camada de impermeabilizao do alicerce. Soque tudo muito bem. 7 - Confeccionar a alvenaria da parede da casa. as duas primeiras fiadas da alvenaria da parede, empregar argassa de assentamento com adio de impermeabilizante. Exemplo: produto chamado VE ACI da Otto Baumgart). Essas camadas de impermeabilizante que vo impedir a subida da umidade pelas paredes. Em dias de chuva comum os respingos da chuva encontrarem uma fresta para se infiltrar na parede.

18 - epois de cobrir a casa voc pode confeccionar o contrapiso interno da casa. Veja no desenho acima, a posio exata do contrapiso. o faa como muitos que colocam o contrapiso na mesma altura que a camada de impermeabilizao. ISSO VAI A MUI O P OBLEMA:

CUI A O! Este desenho mostra como O cima, no comeo da pgina. y

EVE SE feito. O certo

o desenho l em

SAPATA: preferida onde o baldrame no recomendado, quer pelo peso do prdio ou pela baixa resistncia do solo. A sapata um bloco de concreto armado construdo diretamente sobre o solo dentro de uma escavao. ependendo da relao PESO A CASA / ESIS CIA O E E O, o baldrame poder no ser o tipo adequado de fundao. Isto acontece quando a peso da casa grande como em sobrados) ou quando a casa construda em terrenos fracos. este caso dever ser adotada a sapata como fundao. A sapata pode ser do tipo SAPA A CORRI A ou SAPA A SIMPLES. A sapata corrida contnua, isto , percorre todo o comprimento da parede.A vantagem da sapata corrida que ela pode ser confeccionada em alvenaria e no necessita de vigas e pilares para a susteno do peso da parede e do telhado. A sapata simples pontual, isto , localiza -se em pontos determinados da parede.A desvantagem da sapata simples que ela necessita de vigas e pilares para fazer a distribuio e a concentrao do peso da parede e do telhado.

SAPA A CORRI A SAPA A SIMPLES ROTEIRO para confeco de uma boa sapata: 1 - Calcule o peso da sua casa. Clique aqui para ver o peso de cada parte da casa. - Verifique se o terreno onde vai ser construda a casa possui um Solo de Argila URA ou um Solo de Argila RI A. A resposta pode ser sim ou no. Clique aquipara ver os tipos mais comuns de solos segundo a orma Brasileira. .1 - A resposta SIM, isto , o terreno alto, firme e s eco:

1 - A fundao pode ser em Sapata Corrida: 2 - Clique aqui para escolher o tipo de Sapata Corrida. 2.2 - A resposta NO, isto , o terreno no seco mas no chega a empossar gu a. 1 - A fundao pode ser em Sapata Simples: 2 - Chame um Engenheiro Civil para calcular a Sapata ou prefira a fundao sobre Estacas. ATENO! A escolha do tipo de fundao deve ser feita sob a assistncia de um Profissional do ramo de fundaes como um Tcnico de Edificaes, Engenheiro Civil ou Gelogo.
y ESTACA

empregada em solos fracos ou em prdios de altura mdia. As estacas podem ser moldadas no local ou pr-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metlicas. A dificuldade que necessita -se de um equipamento, o Bate-Estaca. CAPACIDADE DE CARGA DAS ESTACAS MAIS COMUNS SE 1 2 3 BROCA STRAUSS MADEIRA TIPO DE ESTACA CARGA DE TRABALHO DIMETRO [TONELADAS] 1 11 12 AO PRMOLDADA 1 cm 2 cm 3 cm 1 cm 2 cm 2 cm 3 cm 2 cm 2 cm 3 cm 3 cm
1 1 30 7 10 10 25 20 30 40 60

COMPRIMENTO TIPO DE SOLO MXIMO PERMANENTEMENTE SUBMERSO SOLO COESIVO 12 1 1 12 1 2 UAL UER TIPO DE SOLO ARGILA OU AREIA SEM GUA

1 1

Calcular conforme carga e caractersiticas do SOLO ROCHOSO solo local. ATENO! A escolha do tipo de fundao deve ser feita sob a assistncia de um Profissional do ramo de fundaes como um Tcnico de Edificaes, Engenheiro Civil ou Gelogo.
y TUBULO

empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abund ncia de gua. empregado tambm para fundaes dentro d'gua como as fundaes de pontes, como a Ponte Rio-Niteroi. A construo de um tubulo pode ser feita pelo mtodo a cu aberto ou pelo mtodo a ar comprimido .

Vous aimerez peut-être aussi