Vous êtes sur la page 1sur 3

CONTINUAO DA REVOLUO DE 30 1) Getlio Vargas assumiu o poder em 1930, aps comandar a Revoluo de 1930, que derrubou o governo de Washington

Lus. Vargas chega ao poder, amparado pelas oligarquias que representava, pelos oligarcas que passaram a apoi-lo e pelos tenentes. 2) Primeiro foi o fechamento do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas estaduais e municipais 3) A - Foi um dos mais importantes acontecimentos da histria poltica brasileira ocorridos no Governo Provisrio de Getlio Vargas. O movimento exigiu que o pas tivesse uma Constituio e fosse mais democrtico. Seu principal resultado foi a convocao da Assemblia Nacional Constituinte, dois anos mais tarde. B - Assembleia constituinte um organismo colegiado que tem como funo redigir ou reformar a constituio, a ordem poltico-institucional de um Estado, sendo para isso dotado de plenos poderes ou poder constituinte, ao qual devem submeter-se todas as instituies pblicas. C - Vrios jovens morreram na luta pela constituio. Entre eles, destacam-se quatro estudantes que representam a participao da juventude no conflito: Martins, Miragaia, Druzio e Camargo, o clebre MMDC. O movimento marcou a vida de outros milhares de paulistanos e brasileiros. 4) A Constituio Brasileira de 1934, promulgada em 16 de julho pela Assembleia Nacional Constituinte, foi redigida "para organizar um regime democrtico, que assegure Nao, a unidade, a liberdade, a justia e o bem-estar social e econmico", segundo o prprio prembulo. Considerada progressista para a poca, a nova Constituio:

instituiu o voto secreto; estabeleceu o voto obrigatrio para maiores de 18 anos; propiciou o voto feminino, direito h muito reivindicado, que j havia sido institudo em 1932 pelo Cdigo Eleitoral do mesmo ano; previu a criao da Justia do Trabalho; previu a criao da Justia Eleitoral; nacionalizou as riquezas do subsolo e quedas d'gua no pas; ATIVIDADE N2

1) A- O Plano Cohen um documento supostamente criado para justificar um golpe de estado que tiraria Getlio Vargas da presidncia. Foi escrito pelo ento capito integralista Olimpio Mouro Filho, depois de um pedido do lder da Ao Integralista Brasileira (AIB), Plnio Salgado. B- A Ao Integralista Brasileira (AIB), foi um partido poltico brasileiro, fundado pelo jornalista Plnio Salgado em 7 de outubro de 1932, com o Manifesto de 1932, que defendia um Estado autoritrio. Foi um partido que iniciou suas atividades influenciado pelo fascismo italiano, firmando-se como uma extenso do movimento constitucionalista.

C- A Aliana Nacional Libertadora (ANL) foi uma organizao liderada pelo Partido Comunista do Brasil, criada oficialmente em maro de 1935 com o objetivo de lutar contra a influncia fascista no Brasil. 2) - Determinou o fechamento de Congresso, outorgou uma nova Constituio, que lhe conferia o controle dos poderes Legislativo e Judicirio; - Assinou decreto determinando o fechamento dos partidos polticos, inclusive a AIB; - Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestaes contrrias ao seu governo.
3) O DIP foi criado para controlar, centralizar, orientar e coordenar a propaganda oficial,

que se fazia em torno da figura de Getlio Vargas. Abrangia a imprensa, a literatura, o teatro, o cinema, o esporte, a recreao, a radiodifuso e quaisquer outras manifestaes culturais.

4) O governo dos Estados Unidos emprestou 20 milhes de dlares ao Brasil para a

construo da Usina de Volta Redonda, no ano seguinte os Estados Unidos entram no campo de batalha da segunda guerra mundial e, com isso, pressionou politicamente par que o Brasil entrasse com suas tropas ao seu lado. ATIVIDADE N 3 1) Neste perodo os setores industriais que mais se destacaram foram: txtil, qumico, de papel, cimento, ao e pneus. 2) Vargas criou a Justia do Trabalho; instituiu o salrio mnimo; a Consolidao das Leis do Trabalho, tambm conhecida por CLT; carteira profissional; semana de trabalho de 48 horas; e as frias remuneradas. 3) Com o fim da segunda guerra mundial e a volta dos pracinhas, comeou a haver grande presso poltica para o fim do Estado Novo. Foi, ento, liberada a criao de partidos polticos. Foram marcadas, em 28 de maio de 1945, as eleies para presidente da Repblica e para uma Assembleia Nacional Constituinte. Getlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham o prprio ministrio, na maioria ex-tenentes da Revoluo de 1930. Getlio renunciou formalmente ao cargo de presidente da Repblica. 4) A- Getio Vargas foi eleito por voto direto B- Getlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado e renunciou formalmente ao cargo de presidente da Repblica.

5) 1- Como foi chamado o movimento armado ocorrido no Estado de So Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisrio de Getlio Vargas e a promulgao de uma nova constituio para o Brasil? 2- Que regime foi criado na constituio de 1937, e que tinha carter centralizador e autoritrio? 3- Que empresa foi criada por Getlio Vargas e que foi fundamental para o desenvolvimento industrial? 4- Que tratado Vargas assinou com o presidente norte-americano, garantindo a produo de 45 mil toneladas de ltex para as foras aliadas, e que impulsionou o segundo ciclo da borracha? 5-Qual a cigla do partido poltico brasileiro, fundado pelo jornalista Plnio Salgado em 7 de outubro de 1932, com o Manifesto de 1932. 6- Qual a lei criada por Getlio Vargas que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da cmara dos deputados - ao Presidente.

R E E W A S L H S E I

E T T N

V A R G A S

O D O T I I

L O B O B N

O S

O V O

O N

O N

R N

Vous aimerez peut-être aussi