Vous êtes sur la page 1sur 8

EFEITO DO TAMANHO DO VASO E DA POCA DE CORTE DE PLANTAS DE TRIGO NO ESTUDO DA AO DOS NUTRIENTES N, P e K ( )

HERMANO GARGANTINI

EDMIR SOARES

(-),

Seo

de Fertilidade

do Solo,

Insti-

tuto

Agronmico

SINOPSE E m casa de vegetao, utilizando vasos de barro com capacidade para 0,6, 6 e 10 kg, pesquisou-se a influncia das pocas de corte, para estudo da ao do nitrognio, do fsforo e do potssio, no desenvolvimento e produo do trigo (Triticum aestivum L . ) . O vaso de maior capacidade serviu de base para as comparaes com os de menores v o l u m e s . A s colheitas foram efetuadas aos 30, 60, 90 e 120 dias (produo de g r o s ) . Foi utilizado um Latossolo Vermelho-Escuro, nos quais empregaram-se os t r a t a m e n t o s : N P K , N P K , N P K . N P K , e N P K .
0 0 0 0 1 1 1 0 1 1 1 0 1 1 1

Os dados obtidos permitiram observar que em vasos de 0,6 k g possvel estudar a ao do nitrognio e do fsforo, colhendo-sc as plantas aos 60 dias. E m vasos de 6 k g pode-se estudar o efeito do fsforo j aos 30 dias aps a germinao, e o do nitrognio e o do potssio, somente a partir dos 60 dias. Nos vasos de 10 k g observou-se que tanto na colheita do material verde como na de gro, as respostas aos nutrientes foram excelentes.

1 INTRODUO A literatura vasta em trabalhos experimentais em que se mede a ao dos nutrientes pela produo de massa verde pelas plantas. Varia bastante o tamanho dos vasos utilizados em experimentos desde 100 g, como o utilizado por Neubauer e citado por Vandecaveye (6), at 60 kg (4) .
(1) (2) Recebido para publicao em 2 de abril de 1973. Com bolsas de suplementao do CNPq.

McClung e colaboradores (5) conduziram ensaios para o estudo do enxofre em vasos de trs tamanhos, concluindo que as variaes de volume no alteraram fundamentalmente a resposta da planta a esse nutriente, embora as quantidades de matria seca aumentassem com o volume dos vasos. Por outro lado Armiger e colaboradores (1) estudaram vrios tamanhos de vasos em culturas de alfafa, verificando que o seu desenvolvimento foi bastante influenciado pelo volume de solo neles contido. Quanto colheita, pode ser feita desde alguns dias aps a germinao (6) at o perodo que coincide com o final do ciclo vegetativo da planta (2). Analisando as curvas de absoro de nutrientes pela cultura do trigo (3), verifica-se que o nitrognio e o potssio so absorvidos com maior intensidade somente a partir dos 50 dias aps a germinao, e o fsforo, continuadamente, durante todo o ciclo da cultura. Este trabalho foi realizado com a finalidade de estudar a influncia do volume de solo contido em vasos e das pocas de corte das plantas em experimentos de trigo conduzidos em casa de vegetao, na ao dos nutrientes nitrognio, fsforo e potssio. 2 MATERIAIS E MTODOS No ensaio utilizaram-se vasos de barro vitrificados internamente, com capacidade para 0,6, 6 e 10 kg de terra. Empregou-se um Latossolo Vermelho-Escuro, retirado dos 20 cm superficiais, no municpio de Itapetininga. O solo foi seco, homogenizado e passado atravs de peneira de 2 mm de malha. Suas caractersticas qumicas foram: pH C%
PO 4 3

5,10 2,70
0,01
2+

o
3

K Ca + Mg AP
2+ +

0,24 O 0,70 ( ) 1,70 O

(3)

e.mg/ioo ml de solo.

Os tratamentos utilizados, com trs repeties, foram os seguintes: NP Ko NP K


0 1 1

NxPoK, NaP^o

N.P.K, Os nveis de N, P 0 e K,0 foram, respectivamente, de 2,0, 3,0 e 1,6 g por vaso de 6 kg de terra, nas formas de sulfato de amnio, superfosfato simples e cloreto de potssio. Para as demais capacidades as adubaes foram proporcionais s especificadas acima. A calagem foi realizada em todos os vasos em funo do teor de alumnio multiplicado pelo fator 1,5, trinta dias antes do plantio das sementes de trigo, variedade IAS-12.
2 5

No plantio, semearam-se nos vasos de 6 e 10 kg 15 sementes, e nos de 0,6 kg, 10 sementes por vaso. Aps a germinao procedeu-se ao desbaste, deixando cinco plantas nos vasos menores e sete nos vasos maiores. De acordo com a capacidade dos vasos, colheram-se as plantas aos 30, 60, 90 e 120 dias, quando a cultura completou o ciclo, colhendo-se tambm os gros formados. Nos vasos com 0,6 kg de solo, obtiveram-se plantas somente at os 60 dias, pois, da em diante, no mais se desenvolveram, talvez devido ao pequeno volume de solo. Os vasos com capacidade para 10 kg foram colhidos no final do ciclo (120 dias) e serviram para dar as produes de gros e massa seca, produes-padro na comparao das dos outros vasos e pocas de colheita.

3 RESULTADOS E DISCUSSO No quadro 1 acham-se os resultados das pesagens de massa seca e de gros obtidos no ensaio.

Conforme foi esclarecido, os vasos que continham 10 kg de terra tiveram sua colheita somente aos 120 dias, final do ciclo, porque serviram de padro na avaliao dos efeitos dos nutrientes em estudo. As produes de massa seca obtidas nesses vasos mostraram excelentes respostas da planta aplicao dos fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potssicos. O fsforo foi o elemento que maior resposta apresentou, vindo a seguir o nitrognio e finalmente o potssio, com reao menos caracterstica, porm sensvel. Para a produo de gros, as mesmas observaes podem ser feitas, mostrando com isso a similaridade de resposta em produo de material seco e de gros, refletindo que, plantas com desenvolvimento vegetativo diferente, apresentam produes diversas tambm. Verifica-se, pois, que o efeito do nitrognio, do fsforo e do potssio pode ser medido utilizando vasos com 10 kg de terra, tanto para a colheita de matria seca, como para a colheita de gros de trigo. Utilizando-se um ou outro fator de produo, perfeitamente possvel medir a ao dos nutrientes. Tomando por base os dados dos vasos com 10 kg de terra, considerados como padro, pode-se comparar os outros tamanhos e as pocas de colheita, para estudo dos efeitos dos nutrientes nitrognio, fsforo e potssio. Iniciando pelos vasos com capacidade de 0,6 kg e colheitas feitas aos 30 dias, verificou-se um coeficiente de variao muito alto, 47%, o que d pouca preciso aos dados. Observou-se que os efeitos do nitrognio e do fsforo se fizeram sentir estatisticamente, enquanto o do potssio, muito pequeno, no foi significativo. Na colheita efetuada aos 60 dias, j se observou menor coeficiente de variao, 14%, dando maior preciso aos dados. Verificou-se, por estes dados, que a ao do nitrognio e do fsforo se fez sentir sensivelmente, sendo as diferenas altamente significativas. As indicaes obtidas para os efeitos desses dois nutrientes so precisas, mostrando ser perfeitamente possvel o estudo com esse tipo de vaso e nesse espao de tempo (60 dias) para a ao do nitrognio e do fsforo. Para o potssio, no entanto, as diferenas encontradas no foram significativas, o que desaconselha o uso desse volume de solo e perodo de tempo para o estudo do elemento no desenvolvimento do trigo.

Para os vasos com 6 kg de solo, colhidos aos 30 dias aps a germinao, os dados obtidos permitiram observar que, quanto ao fsforo, as diferenas foram significativas, indicando a sua utilizao para estudo do nutriente em apreo. Porm, para o nitrognio e o potssio, no foram observadas diferenas significantes, em relao ao tratamento completo, o que contra-indica esse perodo de tempo para estudo da ao desses elementos no desenvolvimento do trigo. Aos 60 dias s o fsforo apresentou efeitos grandes, altamente significativos. Para o nitrognio e o potssio, as diferenas encontradas foram pequenas, quando comparadas com o tratamento que recebeu adubao com os trs elementos, sendo que, estatisticamente, um quase chegou ao limite da significncia, enquanto o outro ultrapassou esse limite com pequena diferena. Esses fatos apontados indicam que os resultados no foram consistentes, no garantindo preciso aos dados. vista dessas limitaes os resultados mostram que, para estudo do nitrognio e do potssio, no seria recomendvel o emprego de vasos com essa capacidade de solo e nesse perodo de tempo, colhendo o material verde, e inferindo-se da os resultados da ao desses elementos. Aos 90 dias, porm, os dados da colheita de plantas mostraram claramente a ao do nutriente, que so perfeitamente comparveis aos obtidos nos vasos considerados padro, com 10 kg de solo. Observaram-se precisamente as respostas do trigo s aplicaes dos fertilizantes, pois os tratamentos onde foi omitido um elemento por vez, produziram muito abaixo do que com adubao completa, sendo essas diferenas significativas ao nvel de 5% para o potssio e 1% para o nitrognio e o fsforo. Esses resultados permitem afirmar que o estudo do efeito da adubao do trigo pode ser feito em vasos de Mitscherlich, com colheita da parte vegetativa aos 90 dias aps a germinao das sementes. Finalmente, aos 120 dias procedeu-se colheita das plantas, obtendo-se os pesos da matria seca e de gros nos vasos de 6 kg. Os resultados mostram novamente que, para o nitrognio e o fsforo, os efeitos podem ser medidos, pois as diferenas encontradas so altamente significativas. Para o potssio no houve resposta

Vous aimerez peut-être aussi