Vous êtes sur la page 1sur 9

Diversidade Lingustica

na Escola Portuguesa
Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa (ILTEC)

www.iltec.pt

www.dgidc.min-edu.pt

www.gulbenkian.pt

Actos de Fala Quadro Geral

Significado e contexto No quadro dos estudos da interaco verbal, ou do estudo da actualizao do sistema lingustico em situaes de uso, diversos so os factores que so considerados pertinentes na produo e transmisso de significado, isto , da comunicao. Tais factores, alguns de ndole lingustica outros de ndole no lingustica, envolvem, necessariamente, o que dito, o modo como dito e a inteno com que dito; mas eles envolvem tambm aspectos relacionados com o contexto e com os participantes da interaco verbal, nomeadamente o seu posicionamento fsico relativo, os papis sociais que esto a desempenhar, as suas identidades, as suas atitudes, comportamentos e crenas, assim como as relaes que entre si estabelecem ou reproduzem. Por outras palavras, o significado uma propriedade das pessoas, coisas e eventos da situao discursiva relevantes para, e respectivas a, essa situao.

Enquanto factores constitutivos do contexto situacional, todos estes aspectos so temporal e espacialmente localizados num dado momento de produo lingustica e constituemse como princpios reguladores da actividade verbal, assim ajudando a constranger e a configurar a produo dela resultante. Da interaco desta multiplicidade de factores pode resultar, e muitas vezes resulta, que o significado pragmtico, isto , aquilo que o falante quer dizer, no coincida, sempre e exactamente, com o significado da frase. Da que neste quadro de estudos seja fundamental a distino entre forma e funo dos enunciados. Efectivamente, a forma de frase interrogativa, por exemplo, pode nem sempre corresponder funo de uma pergunta, como quando algum diz No acham que est muito calor aqui dentro? querendo com isso dizer Seria bom que algum abrisse uma janela. Com efeito, da mesma forma que pergunta Tem horas? ningum espera uma resposta como Sim, tenho, sem que haja qualquer tentativa de enunciao das horas, tambm pergunta No acham que est muito calor aqui dentro?

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

ningum espera apenas uma resposta de confirmao, sem qualquer tentativa consequente de contrariar o calor que na sala se faz sentir. Daquilo que at agora foi enunciado facilmente se depreende que a intencionalidade e a conveno so dois aspectos relevantes na produo do significado: em primeiro lugar, porque aquilo que queremos dizer (funo ou significado pragmtico) nem sempre corresponde ao que dizemos (forma ou significado literal); em segundo lugar, porque as trocas conversacionais e a interaco verbal em geral so fortemente determinadas por condies sociais e culturais que nada tm de lingustico e que convencionalmente se manifestam no significado expresso.

Actos de fala

Uma das reas que mais se tem preocupado com o estudo dos factores reguladores da actividade verbal tem sido a pragmtica e, dentro desta, uma teoria em particular: a chamada teoria dos actos de fala. Por acto de fala entende-se o uso de um enunciado, linguisticamente funcional, para realizar uma aco, como, por exemplo, prometer, avisar, informar, ordenar, etc., considerada apropriada s circunstncias de uma situao de comunicao particular. Os actos de fala so, portanto, aces realizadas linguisticamente e a sua descrio tipolgica corresponde a uma tentativa de categorizao dessas aces. Para a caracterizao dos diferentes tipos de actos ilocutrios, e considerando, como vimos, que a funcionalidade de uma frase no discurso no est claramente associada a um tipo particular de frase (declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa), a partir de uma relao unvoca, a tradio descritiva distingue entre forma e contedo de uma frase, fazendo realar nessa distino que a inteno com que um enunciado produzido est intimamente ligada funo assumida por esse mesmo enunciado no contexto da sua enunciao. inteno chamamos objectivo ilocutrio do enunciado ou acto, funo chamamos fora ilocutria desse mesmo enunciado ou acto. O objectivo ilocutrio parte integrante da fora ilocutria, mas ele que a regula, o que torna

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

possvel a existncia de enunciados com o mesmo objectivo ilocutrio, mas com foras ilocutrias distintas. Nesta breve descrio dos actos de fala seguiremos a tipologia proposta pelo filsofo norte-americano John R. Searle, a mais importante e de maior divulgao, que divide os actos de fala (ou actos ilocutrios) em seis categorias diferentes: assertivos, directivos, compromissivos, expressivos, declarativos (ou declaraes) e declarativos assertivos (ou declaraes assertivas):

ACTO ASSERTIVO

OBJECTIVO ILOCUTRIO Relacionar o locutor com a verdade daquilo que ele prprio expressa no seu enunciado. Ex.: O meu carro amarelo.

DIRECTIVO

Levar o alocutrio a realizar a aco (verbal ou no verbal) que o locutor expressa no seu enunciado. Ex.: Passa-me esse livro.

COMPROMISSIVO

Comprometer o locutor com a realizao da aco (futura) expressa no seu enunciado. Ex.: Trago-te o livro amanh.

EXPRESSIVO

Exprimir o estado psicolgico do locutor acerca da realidade expressa no seu enunciado. Ex.: Parabns pelo prmio.

DECLARAES

Trazer uma nova realidade existncia; alterar a realidade das coisas, por meio da realizao do acto. Ex.: Declaro-vos marido e mulher.

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

DECLARAES ASSERTIVAS

Trazer uma nova realidade existncia; alterar a realidade das coisas, por meio da realizao do acto. mas relacionando o locutor com a verdade daquilo que ele prprio expressa no seu enunciado. Ex.: Declaro o ru culpado das acusaes que lhe so impuatadas.

A apresentao desta tipologia permite-nos concluir que o nmero de coisas bsicas que podemos fazer com a lngua limitado, se adoptarmos a noo de objectivo ilocutrio como critrio classificador. Independentemente da multiplicidade de actos ilocutrios que cada um de ns possa realizar no seu quotidiano, tudo se resumir, no fim, a dizermos aos nossos interlocutores como a realidade (actos ilocutrios assertivos), tentar lev-los a realizar aces (actos ilocutrios directivos), comprometermo-nos ns prprios com a realizao de uma aco (actos ilocutrios compromissivos), expressarmos os nossos sentimentos e atitudes face ao mundo (actos ilocutrios expressivos) e provocar nesse mundo algumas alteraes por meio dos nossos enunciados (actos ilocutrios declarativos e actos ilocutrios declarativos assertivos).

Actos de fala indirectos A realizao destas aces, porm, nem sempre se faz de uma forma directa e imediata, no ambgua. Por vezes acontece que o falante realiza mais do que um acto ilocutrio de uma s vez. Na prtica, o que faz mascarar um acto sob a capa de outro, como acontece no exemplo atrs referido, No acham que est muito calor aqui dentro?, em que sob a aparncia de um acto ilocutrio directivo (levar o alocutrio a realizar a aco verbal de concordar ou discordar com o que est expresso no enunciado), o locutor pode estar a realizar o acto ilocutrio assertivo equivalente a Seria bom que algum abrisse uma janela (relacionando-se com a verdade daquilo que expressa no enunciado e constituindo-o como uma representao da realidade), sem qualquer outra inteno, ou um outro acto directivo, equivalente a Por favor, algum abra uma janela (levar o alocutrio a realizar a aco fsica expressa no enunciado: abrir a janela). No esqueamos que o que conta para a caracterizao e avaliao dos actos ilocutrios fundamentalmente o objectivo ilocutrio, isto , a inteno ltima do locutor ao enunciar
Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa 4

determinado enunciado, pelo que tambm neste tipo de actos agora descritos, os chamados actos de fala indirectos ou actos ilocutrios indirectos, o que conta o objectivo ilocutrio. De facto, o que conta no a mscara, mas o rosto, isto , o enunciado que o locutor quer realizar e no a capa sob a qual mascara o que quer dizer. O querer dizer (o j referido significado pragmtico), por oposio ao significar (o j referido significado literal) , portanto, parte determinante na realizao dos actos de fala indirectos, sendo estes os exemplos mais perfeitos da separao entre forma e funo, quando se trata de caracterizar tipos de frases.

Contexto e relaes sociais Como j foi referido, o significado uma propriedade das pessoas, coisas e eventos da situao discursiva, pelo que nem sempre a forma lingustica suficiente para determinar qual o valor de uso de uma dada frase, de um enunciado. Frequentemente somos tentados a considerar o significado como decorrente da forma de frase usada; por exemplo, a forma de frase imperativa est fortemente associada expresso da ordem, de tal forma que a sua ocorrncia nos leva de imediato a pensar que uma ordem est a ser realizada, quando pode no ser esse o caso. O inverso, alis, tambm verdadeiro, isto , muitas vezes achamos que a nica forma possvel de realizao de uma ordem por meio de uma frase imperativa e no temos o esprito crtico suficiente para reconhecer que h muitas outras formas, indirectas, para a sua realizao. Para a compreenso plena deste fenmeno temos que considerar, primeiro, a diferena entre objectivo ilocutrio e fora ilocutria e, segundo, o contexto situacional e as relaes sociais, de poder, mantidas pelos intervenientes da situao de comunicao. Exemplificando: quer Passa-me essa caneta!, quer Podes passar-me essa caneta, por favor tm o mesmo objectivo ilocutrio tentar que algum faa algo, que, no caso, passar uma caneta ao locutor; todavia, o primeiro acto tem a fora ilocutria de uma ordem, o segundo tem a fora de um pedido. Como vimos, as ordens, por exemplo, so normalmente expressas, embora no necessariamente, pelo modo imperativo ou por mecanismos seus substitutos; os pedidos podem ser expressos e so-no normalmente, sob a forma interrogativa. Porm, esta apreciao no

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

suficiente para uma correcta classificao dos actos ilocutrios directivos que esto a ser realizados. Para uma correcta apreciao do problema necessrio convocar, como factor determinante do significado dos enunciados o contexto situacional e as relaes sociais entre os participantes da situao comunicativa. que o que distingue uma ordem de um pedido no a forma do enunciado nem o grau da sua fora ilocutria, j que no existe uma gradao que v do pedido ordem. O trao que permite a distino entre os dois tipos de actos a coercibilidade e essa dada pela relao de poder dos participantes. Efectivamente, uma ordem legtima carrega consigo a fora da coercibilidade de quem tem poder para fazer com que outrem realize uma aco por si determinada, sob pena de alguma sano ocorrer, se a ordem no for cumprida. Quer isto dizer que sempre que o alocutrio possa, sem sano, satisfazer ou no a vontade do locutor, no estamos perante uma ordem, mas perante um pedido. Nestes casos de relao entre ordem e pedido, a forma de frase, no sendo determinante para a caracterizao do acto, , porm, determinante para a construo discursiva das relaes entre os participantes, j que a forma de frase que veicula traos de uso identitrio dos participantes. Repare-se, a esse propsito, no modo como, na nossa sociedade, os patres que no exerccio da sua autoridade realizam todas as suas ordens de forma indirecta, isto , como se fossem pedidos (Importa-se de me tirar estas fotocpias?/ Tire-me estas fotocpias, por favor.), so avaliados positivamente, contrariamente aos patres que usam as formas directas (V tirar estas fotocpias/ No deixe de tirar estas cpias), os quais so avaliados negativamente, como autoritrios e rudes. Nas relaes sociais, o poder no algo estvel e fixo; pelo contrrio, o poder manifesta-se e constri-se de relao para relao, de contexto para contexto, pelo que a sua caracterizao enquanto elemento configurador de tipo de acto ilocutrio directivo, se ordem, se pedido, est fortemente dependente da dinmica situacional e social em que a comunicao acontece.

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

Bibliografia Casanova, Isabel (1989): Actos Ilocutrios Directivos: A Fora do Poder ou o Poder da Persuaso. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (tese de Doutoramento). Casanova, Isabel (1996): A fora ilocutria dos actos directivos. In Faria, Isabel Hub, Emlia Pedro, Ins Duarte e Carlos A. M. Gouveia, (orgs.) (1996): Introduo Lingustica Geral e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho: 429-436. Gouveia, Carlos A. M. (1996): Pragmtica. In Faria, Isabel Hub, Emlia Pedro, Ins Duarte e Carlos A. M. Gouveia, (orgs.) (1996): Introduo Lingustica Geral e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho: 383-419. Gouveia, Carlos A. M. (1998): Actos ilocutrios. In Lngua. Volume de Didacta: Enciclopdia Temtica Ilustrada. s/l: FGP-Editor: 267-276. Gouveia, Carlos A. M. (1998): Linguagem e poder. In Lngua. Volume de Didacta: Enciclopdia Temtica Ilustrada. s/l: FGP-Editor: 277-287. Gouveia, Carlos A. M. (1998): Querer dizer. In Lngua. Volume de Didacta: Enciclopdia Temtica Ilustrada. s/l: FGP-Editor: 257-266. Lima, Jos Pinto de (1983): Uma Lingustica Pragmtica ou uma Pragmtica em Lingustica? In Lima, Jos Pinto de (org)., Linguagem e Aco da Filosofia Analtica Lingustica Pragmtica. Lisboa: pginastantas: 7-40. Pedro, Emlia (1996): Interaco Verbal. In Faria, Isabel Hub, Emlia Pedro, Ins Duarte e Carlos A. M. Gouveia (orgs.) (1996): Introduo Lingustica Geral e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho: 449-475.

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

Ficha Tcnica Carlos Gouveia

Projecto Diversidade Lingustica na Escola Portuguesa

Vous aimerez peut-être aussi