Vous êtes sur la page 1sur 5

Simulado de Histria 1-A A) B) C) D) Mesopotmia tinha vrias cidades-estado. Como elas eram?

cidades que viviam harmoniosamente entre si. cidades politicamente independentes umas das outras. cidades que no podiam criar suas prprias leis. cidades que se resumiam ao permetro urbano.

2 - Sobre a expresso Pr-Histria correto afirmar: I Inicia com o surgimento da escrita. II Compreende o perodo entre o aparecimento do homem at o surgimento da escrita. III um perodo que por no ter a escrita, no tinha Histria. IV Que todos os povos que no desenvolveram a escrita, mesmo nos dias de hoje, so todos pr-histricos. V Que o termo utilizado para qualificar os povos como atrasados e inferiores. A alternativa correta : A) II. B) III. C) IV. D) V. 3 - A Grcia antiga o bero das sociedades europias, sobre esta civilizao correto afirmar: I os elios, os jnios e os drios ajudaram na formao do povo grego. II cada cidade formava um Estado soberano. III os euptridas eram estrangeiros. IV o perodo clssico marca a decadncia dessa civilizao. A alternativa correta : A) I e III. B) I e II. C) II e IV. D) III e IV. 4 A antiga sociedade ateniense era composta por trs grandes categorias: cidados, metecos e escravos. Os metecos eram: A) As pessoas pertencentes s famlias mais antigas e proprietrios das melhores terras. B) Os prisioneiros de guerra e pessoas que no pagavam suas dvidas. C) Os homens livres que permaneciam disposio do exrcito ou dos negcios pblicos. D) Os estrangeiros que moravam em Atenas e no tinham direitos polticos.

5 Uma das mais conhecidas periodizaes da Pr-histria baseia-se nas pesquisas do ingls John Lubbock e distingue pelo menos dois grandes perodos: o Paleoltico e o Neoltico. No Neoltico o homem: A) Realizou uma das suas maiores conquistas, ao aprender a controlar e produzir o fogo. B) Passou a interferir de forma ativa no ambiente, cultivando plantas e domesticando os animais. C) Abandonou a vida sedentria e tornou-se nmade. D) Vivia da caa, da pesca e da coleta de gros, frutos e razes. 6 Na regio que hoje conhecemos como Oriente Mdio, desenvolveram-se alguns dos povos que formaram uma das primeiras civilizaes da histria. Entre os principais reis da Mesopotmia destacasse Hamurbi, responsvel pela: A) Fundao das primeiras cidades com governo independente. B) Construo dos jardins suspensos da cidade da Babilnia e da torre de Babel. C) Implantao do monotesmo em toda a Mesopotmia. D) Criao do primeiro cdigo jurdico com leis escritas da histria da humanidade. 7 Em 587 a.C., o rei da Babilnia, Nabucodonosor conquistou o reino de Jud, destruiu o templo de Jerusalm e aprisionou os hebreus levando-os para a Babilnia. Esse episdio ficou conhecido como: A) xodo. B) Dispora Crist. C) Cativeiro da Babilnia. D) Hgira.

8 - O que sambaqui? A) volumosos amontoados de conchas e de peixes, feitos por grupos humanos. B) volumosos amontoados de pedras lascadas, feitos por grupos humanos. C) pequenos montes de pedras polidas misturadas com vegetais fossilizados. D) pequenos montes de machados com caratides. 9 Os hebreus eram pastores nmades que por volta de 2000 a.C., se estabeleceram na Palestina. Estreita faixa de terra localizada entre o mar Mediterrneo, Fencia e deserto da Arbia. A histria poltica dos hebreus foi marcada por lutas e problemas sociais. Mas, a grande caracterstica da civilizao hebraica foi: A) A religio Monotesta. B) A inveno do Alfabeto. C) A sociedade de Castas. D) O Teocracismo. 10 Na antiguidade o Estado egpcio era teocrtico, isto , o poder era

justificado pela religiosidade. O fara era considerado o deus vivo e por isso era cultuado como tal e concentrava todos os poderes em suas mos. Era ele quem ditava as leis, governava o imprio e comandava os exrcitos. Ostentava uma coroa e um centro, smbolos da sua autoridade. No perodo do Novo Imprio o fara Amenfis IV transformou-se no foco de uma crise polticoreligiosa ao: A) Estabelecer o culto monotesta ao deus Aton, simbolizado pelo disco solar. B) Dominar a Palestina e escravizar o povo hebreu. C) Unificar os reinos do Alto Egito e do Baixo Egito, tornando-se o primeiro fara da quarta dinastia. D) Conquistar a Babilnia e destruir o maravilhoso Templo de Jerusalm. 11 Nome do rio que banha o Egito: A) Nilo. B) Tigre. C)Indo. D)Eufrates. 12 Civilizao onde a principal obra arquitetnica era o Zigurate: A) Mesopotmia. B)Egito. C) Grcia. D) Roma. 13Sobre a religio no Egito correto afirmar que: A) A religio era Monotesta. B) A religio era Politesta. C) Islmica. D) Crist. 14 As Guerras Pnicas, foram trs grandes conflitos entre Roma e Cartago e tiveram como principal conseqncia: A) O domnio comercial dos romanos sobre as regies do mar Mediterrneo. B) O fortalecimento poltico do Imprio Cartaginense. C) O Controle poltico de Roma sobre as colnias gregas do sul da Itlia. D) A supremacia econmica de Cartago sobre Roma. 15 Os primeiros sculos da Repblica romana foram profundamente marcados pelas lutas entre patrcios e plebeus. Em 133 a.C., Os irmos Tibrio e Caio Graco tentaram promover uma reforma social com o objetivo de: A) Proibir o casamento entre patrcios e plebeus. B) Obrigar os plebeus a servirem ao exrcito. C) Proibir a escravido por dvida. D) Melhorar as condies de vida da populao plebia. 16. Sobre os hebreus correto afirmar: I) Os hebreus chegaram Palestina guiada pelos patriarcas. II) Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que

como reino unido teve apenas trs reis: Saul, Davi e Salomo. III) dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assrios que habitavam a Mesopotmia, sendo feitos escravos novamente. a) I, II e III esto corretas. b) I e II esto corretas. c) II e III esto incorretas. d) II e III forem corretas. 17. Ao longo da histria hebraica, vimos que eles foram escravizados pelos egpcios, o qual provocou outro fato tambm relatado pela Bblia. Assinale a alternativa que corresponda com o perodo histrico em que os hebreus eram escravos dos egpcios. a) Nesse perodo No fez sua arca para salvar o povo hebreu. b) Moiss por ordem de Deus atravessou o Mar Vermelho e libertou os hebreus. c) Abro levou seu povo novamente para a Terra Prometida: Cana. d) Moiss e o fara fizeram um acordo e acabaram com a escravido. 18. A respeito da escravido na antiguidade, podemos afirmar, corretamente: a) a situao do escravo na sociedades clssicas era definida pela profisso. b) os escravos, em sua maioria, eram gregos capturados por ocasio de guerras entre cidades. c)na Grcia e em Roma, ser escravos se relacionava ausncia de direitos polticos. d) embora cidados, os escravos eram considerados ferramentas de trabalhomanual ou intelectual. 19. O Crescente Frtil, expresso que identifica uma rea da civilizao antiga, refere-se s seguintes civilizaes: a) China, ndia e Japo. b)Grcia, Roma e Grcia. c)Ir, Palestina e Mesopotmia d) Egito, Palestina e Mesopotmia. 20. Em relao arte do Egito Antigo, identifique a alternativa correta. a) Visava valorizao individual do artistas. b)Era uma arte abstrata de difcil interpretao. c)Estava destinada glorificao do fara e representao da vida de almtmulo.

d)manisfestava as ideias estticas com representao da natureza, evitando a representao da figura humana.
.

Vous aimerez peut-être aussi