Vous êtes sur la page 1sur 7

Educao e Formao de Adultos Manual EPIs Formao Tecnolgica: UFCD14 Segurana no trabalho equipamentos

Nome:

Turma: 2C

Seleco de equipamentos de proteco individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho
A responsabilidade pela Sade e Segurana do Trabalho tarefa de todos. Neste domnio, apenas se consegue fazer progressos se todos estiverem motivados e envolvidos, assumindo, pessoalmente, a sua quota-parte da responsabilidade na preveno dos acidentes e doenas profissionais. comum ouvir-se conversas que narram a perda, por exemplo, de um dedo de um sinistrado no decurso de um acidente de trabalho, facto que , muito comummente, desvalorizado pelo interlocutor, que considera o sujeito um sortudo por no ter perdido o brao inteiro, ou uma perna. Este tipo de mentalidade traduz o estado da nossa cultura no que concerne segurana no trabalho. Este comportamento explica o local destacado que Portugal assume na Unio Europeia, enquanto lder de sinistralidade laboral. Somos bons a sermos maus! Os indicadores so claros. Em 2002: a mdia do peso dos custos com a Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho na totalidade dos custos com pessoal, era de 0.9 %; cerca de 63 % dos trabalhadores nunca tinham tido qualquer tipo de formao em HST; mais de metade dos acidentes de trabalho ocorriam com pessoas de idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos (pessoas com alguns anos, j, de trabalho). No que respeita s medidas de controlo de riscos, a proteco individual est na base da pirm da ide hierarquizao. Isto porque trata-se de medidas que actuam exclusivamente sobre o Homem, obrigando-o ao uso de Equipamentos de Proteco Individual (EPIs). A prioridade dada proteco primordial do colectivo face ao individual. Estas medidas so, contudo, de extrema importncia, j que, de facto, no so poucas as ocasies em que as alternativas se esgotam. Como profissional que desenvolve actividades de preveno e proteco contra riscos profissionais, imperativo que o Tcnico de HST esteja familiarizado com os equipamentos que lhe permitem a realizao das tarefas que lhe esto destinadas. No s com os equipamentos utilizados na ltima linha de aco, como o caso dos EPIs, mas tambm de todos aqueles que lhe permitem actuar antes de e sobre o surgimento de riscos.

1. EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL 1.1. Definio


Todo o equipamento, bem como qualquer complemento ou acessrio, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger dos riscos para a sua segurana e sade. (Decreto-Lei n, 348/93, de 1 de Outubro, que transpe para a ordem jurdica interna a directiva nmero 89/656/CEE, do conselho, de 30 de Novembro, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade dos trabalhadores na utilizao de EPIs).

2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

No se encontram abrangidos pela definio anterior: y Vesturio vulgar de trabalho e uniformes no destinados proteco da segurana e da sade do trabalhador; y Equipamentos de servios de socorro e salvamento; y Equipamentos de proteco individual dos militares, polcias e pessoas dos servios de manuteno da ordem; y Equipamentos de proteco individual utilizados nos meios de transporte rodovirios; y Material de desporto; y Material de autodefesa ou dissuaso; y Aparelhos portteis para deteco e sinalizao de riscos e factores nocivos.

1.2. Caractersticas dos EPIs


Os EPIs devem: y ser confortveis; y ser robustos; y ser homologados (estar conforme com as normas aplicveis sua concepo e fabrico em matria de segurana e sade); y ser leves; y ajustar-se comodamente a quem vai us-lo, adequando-se s exigncias ergonmicas e de sade do colaborador; y oferecer proteco efectiva contra os riscos para os quais foram fabricado, sem implicar por si prprio um aumento de risco; y Em caso de uso simultneo, devem ser compatveis entre si e manter a sua eficcia; y Ser de uso pessoal (por razes de higiene); y Ser alvos de manuteno e verificao peridica; y ser durveis (Centimfe, 2008; Faraco et al., 2004; Miguel, 2005) Principais inconvenientes dos EPI s:
y y y y

O seu peso; A dificuldade de respirao; O desconforto geral; A falta de adaptao do trabalhador.

A descrio tcnica destes equipamentos bem como das actividades e sectores de actividade para os quais eles podem ser necessrios, surgem na Portaria n. 988/93, de 6 de Outubro. A Directiva divide os EPIs em 3 categorias de acordo com o grau de risco em que so utilizados: a) Categoria I risco mnimo. Exemplos: luvas de jardinagem ou de lavar a loia; culos de sol, roupa e calado para usar em condies meteorolgicas adversas; b) Categoria II risco moderado. Exemplos: capacetes de proteco; viseiras e culos de proteco; roupa, c) Categoria III equipamentos que protegem em situaes de risco que podem afectar sria e irreversivelmente a sade. Exemplos: equipamento de proteco contra calor extremo (>100C); equipamento de proteco contra frio extremo (<-50C); equipamento de proteco contra risco elctrico; equipamento de proteco contra risco qumico e radiao; equipamento de proteco c ntra quedas de o alturas.
2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

Os EPIs devem ser usados sempre que as medidas de proteco colectivas forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteco ou enquanto as medidas de proteco colectiva estiverem a ser implementadas, ou ainda, para atender a situaes de emergncia (Faraco et al., 2004).

1.3. Obrigaes da Empresa - Decreto Lei n.348/93 de 1 de Outubro


A empresa obrigada a fornecer gratuitamente aos seus colaboradores, os EPIs adequados ao(s risco(s) ) associados s suas tarefas, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes situaes: 1. sempre que as medidas de proteco colectiva forem tecnicamente inviveis, ou no oferecerem completa proteco contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou doenas profissionais e do trabalho; 2. enquanto as medidas de proteco colectiva estiverem em fase de implementao; 3. para atender a situaes de emergncia (Faraco et al., 2004). Para tal, a Empresa deve: y adquirir o tipo adequado actividade do empregado; y fornecer aos empregados somente EPIs certificados; y treinar o colaborador para o seu uso adequado; y Assegurar a formao sobre a utilizao dos equipamentos de proteco individual, organizando, se necessrio, exerccios de segurana; y tornar obrigatrio o seu uso; y substitui-lo imediatamente quando danificado ou extraviado (Faraco et al., 2004); y Fornecer e manter disponvel nos locais de trabalho informao adequada sobre cada equipamento de proteco individual; y Informar os trabalhadores dos riscos contra os quais o equipamento de proteco individual os visa proteger.

1.4. Obrigaes dos Empregados


Constituem obrigaes dos empregados: y usar o EPI apenas para finalidade a que se destina; y usar o EPI de acordo com as instrues do fabricante; y responsabilizar-se pela sua manuteno e conservao; y comunicar ao empregador qualquer irregularidade que o torne imprprio para o uso (Centimfe, 2008; Faraco et al., 2004).

1.5. Obrigaes do Fabricante


So obrigaes do fabricante: y estar certificado para o fabrico de EPIs; y indicar a nomenclatura, descrio e especificao do EPI; y indicar o uso a que se destina; y facultar amostra do EPI, marcada com o nome do fabricante e o nmero de referncia; y possuir o certificado de aprovao emitido por um dos rgos especializados (Faraco et al., 2004).

2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

1.6 Como avaliar e apreciar a necessidade do uso de um EPI?

necessrio proceder-se ao estudo das partes do corpo susceptveis de serem expostas a riscos: Riscos Fsicos; Riscos Qumicos; Riscos Biolgicos. Por exemplo, um trabalhador cuja tarefa seja efectuada num ambiente em que o nvel sonoro muito elevado e no redutvel, designadamente por medidas colectivas (isolamento das mquinas), encontra-se exposto ao rudo: O orgo-alvo o ouvido. Em termos de EPI a soluo ser um protector auricular. Mas em primeiro lugar devem ser tomadas outras medidas, como a reduo do tempo de exposio ou... a aquisio de equipamento menos ruidoso. A seleco dos dispositivos (ou equipamentos) de proteco individual (EPI) dever ter em conta: Os riscos a que est exposto o trabalhador; As condies em que trabalha; A parte do corpo a proteger; As caractersticas do prprio trabalhador;
A participao dos colaboradores na escolha dos seus prprios equipamentos de proteco, alm de ser um factor de adeso soluo, diminui a possibilidade de inadaptao dos EPIs s caractersticas fsicas de cada um (Fonseca, 2002; Miguel, 2005). Na seleco dos EPIs deve ter-se em conta os riscos a que o trabalhador est exposto, as condies de trabalho, a parte do corpo que se pretende proteger e as caractersticas do prprio trabalhador (Centimfe, 2008; Miguel, 2005).

1.7. Procedimento de Seleco de EPIs


O objectivo do procedimento de seleco de EPIs definir um modo de actuao na sequncia da avaliao dos riscos associados s actividades e processos. Desta forma, proceder se- a uma seleco criteriosa dos EPIs em funo dos riscos avaliados e a uma escolha dos EPIs com as caractersticas tcnicas mais ajustadas s especificidades das condies de exposio dos trabalhadores aos riscos (Guerra e Nunes, 2008). A Portaria 1131/93, de 4 de Novembro define procedimentos que o fabricante deve observar, para obter uma declarao de conformidade do seu equipamento. Quando se compra um equipamento tem de se verificar se este tem aposta a marcao CE, de forma visvel, legvel e indelvel. Mais, tem de vir acompanhado de uma Declarao CE de Conformidade e de um manual de informao em Portugus. Este procedimento abrange todas as actividades e processos realizados numa Organizao e, ainda, as partes interessadas que realizem qualquer actividade cuja avaliao de riscos determine a utilizao de EPI (Guerra e Nunes, 2008). Os agentes activos so o servio de Segurana e Higiene no Trabalho, as chefias, os colaboradores e os subcontratados (Guerra e Nunes, 2008). Para testar um novo EPI devem, tanto quanto possvel, escolher-se colaboradores com um critrio objectivo de apreciao. A deciso final sobre a utilizao do EPI deve ser tomada com base numa anlise cuidada do posto de trabalho (Miguel, 2005).
2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

A figura 1 apresenta uma esquematizao resumida do Procedimento de Seleco de EPIs, cujas etapas se encontram abaixo detalhadas:

1.7.1. Identificao do Perigo


Consiste na identificao de uma fonte ou situao potencialmente danosa: leses ou ferimentos para o corpo humano, deteriorao da sade, perdas patrimoniais, deteriorao do ambiente do local de trabalho, ou uma combinao destes factores (Guerra e Nunes, 2008). Quando se identifica um perigo, deve proceder-se de imediato a uma avaliao de riscos, apontando medidas de eliminao do risco ou, na sua impossibilidade, medidas de controlo dos riscos e de proteco dos trabalhadores, entre as quais podero constar tcnicas de Proteco Individual (Guerra e Nunes, 2008).

1.7.2. Risco residual


O combate aos riscos de acidente e de doena profissional inicia-se na aplicao de medidas tcnicas e organizativas orientadas para a eliminao dos riscos ou, no seu impedimento absoluto, no controlo desses riscos. Se essas medidas no forem completamente eficazes ou tecnicamente possveis, subsiste um determinado risco residual. Assim, devem definir-se os meios de proteco dos trabalhadores, atribuindo-se primazia s medidas de proteco colectiva sobre as medidas de proteco individual (Fonseca, 2002; Guerra e Nunes, 2008).

1.7.3. Seleco do EPI


Os factores de risco devem ser analisados com recurso a uma lista de controlo tipo check-list, a qual deve ter em conta no s a tarefa realizada mas tambm no ambiente de trabalho, de forma a averiguar as caractersticas que os equipamentos devem possuir (Guerra e Nunes, 2008). As listas iro variar de acordo com os diferentes EPIs, dado que os riscos a proteger sero sempre diferentes. O estudo e avaliao dos riscos presentes no local de trabalho iro determinar a seleco do EPI. Neste estudo so observados as condies existentes no trabalho e o seu ambiente, a caracterstica do risco, a durao da exposio, a sua frequncia e gravidade, o tipo de danos possveis para o colaborador e a sua constituio fsica (Guerra e Nunes, 2008). Para facilitar este estudo, existem guias de seleco de EPIs, que apresentam as especificidades dos diferentes equipamentos e a escolha a tomar mediante cada situao (tarefas realizadas), cuidados de manuteno, bem como simbologias associadas.
2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

Os protestos de alguns colaboradores relativamente falta conforto na utilizao dos equipamentos, prendem-se com o facto de os equipamentos (estranhos ao ho mem), causarem sensaes desagradveis, sobretudo se, na sua seleco e aquisio, no forem tidos em conta os nmeros e tamanhos utilizados pelos operadores (Guerra e Nunes, 2008).

1.7.4. Aquisio do EPI


Na posse da lista de controlo e seleco de EPIs procede-se aquisio do equipamento, devendo verificarse se as caractersticas dos mesmos satisfazem os requisitos da norma aplicvel: marcao CE; declarao de conformidade do fabricante, comprovativo da conformidade do equipamento com as exignci s legais de a segurana para o seu fabrico e comercializao e manual de instrues, geralmente sob a forma de folheto informativo (Guerra e Nunes, 2008).

1.7.5. Formao
distribuio do equipamento dever preceder a formao do trabalhador em matria de utilizao do EPI em causa. Assim, assume-se e concretiza-se o direito do colaborador de ser consultado no que concerne utilizao de EPIs. A formao no uma qualquer, j que deve cumprir os requisitos estruturais infracitados: Natureza das actividades a desenvolver; Riscos associados a essas actividades; Medidas preventivas estabelecidas e consequncias da sua no implementao efectiva; EPIs a utilizar: tipo de equipamento, natureza dos riscos que protege; modo de utilizao; cuidados de higienizao, armazenamento e substituio de componentes; Medidas de controlo e verificao aplicveis; Possveis medidas de controlo de desempenho reforos positivo e negativo (Guerra e Nunes, 2008).

Os pontos fundamentais na formao do utilizador

1) - Porqu utilizar um determinado EPI e qual o tipo de proteco que ele garante? 2) - Qual o tipo de proteco que ele NO garante? 3) - Como utilizar o EPI e ficar seguro de que o EPI garante a proteco esperada? 4) - Quando se devem substituir as peas de um dado EPI?
1.7.6. Distribuio do EPI
A distribuio e/ou reposio do EPI ao trabalhador tem de ser registada com informao do equipamen to entregue e a assinatura da declarao de recepo respectiva (Guerra e Nunes, 2008). S os EPIs em perfeitas condies so considerados aptos para uso, garantia de que podem assegurar plenamente a funo protectora prevista (Guerra e Nunes, 2008).

1.7.7. Sinalizao
Os locais onde existem riscos que obriguem ao uso de EPI devem ser correctamente sinalizados. A tabela 2 apresenta a sinalizao de obrigatoriedade de utilizao de EPIs (Guerra e Nunes, 2008).

2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

1.7.8. Verificao e Controlo


A garantia de que o EPI utilizado, mantido regularmente limpo e armazenado no fim da sua utilizao dada pela realizao de inspeces formais e informais ao local de trabalho (Guerra e Nunes, 2008).

1.7.9. Desempenho Reforo positivo/negativo


A utilizao de EPIs pode ser motivada atravs do estabelecimento de prmios (reforo positivo). Do mesmo modo, a violao consecutiva do dever de uso dos EPIs pode ser punida com sanes reforo negativo (Guerra e Nunes, 2008).

1.8. Classificao dos EPIs


Os EPIs so classificados de acordo com o fim a que se destinam (portaria n988/93 de 6 de Outubro): 1 Proteco da Cabea; 2 Proteco dos olhos e da face; 3 Proteco dos ouvidos; 4 Proteco das Vias Respiratrias; 5 Proteco das mos e braos; 6 Proteco dos ps e pernas; 7. Proteco da pele; 8.Proteco do tronco e do abdmen; 9. Proteco do corpo inteiro;

2. Referncias legais A utilizao de EPIs, assim como o seu fabrico e comercializao so regulamentados pelos documentos
legais apresentados na tabela 3.

2010/2011

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho

Vous aimerez peut-être aussi