Vous êtes sur la page 1sur 4

Objetivos: Este tutorial trar uma srie de tpicos sobre noes bsicas de informtica, bem como uma srie

de conceitos sobre o mundo tecnolgico. Nestas sries sero abordados assuntos tais como: Computao, Microinformtica, noes de redes de computadores, componentes bsicos dos computadores, funes dos componentes, noes de sistema operacional Windows, servios de Internet, instalao fsica dos computadores, mais alguns temas que so abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que so realizadosem todo o Brasil. Voc aprender desde saber o que um computador at meios de transmisso de dados e redes de computadores.

Conhecimentos Bsicos de Computao e Microinformtica


No h atividade hoje praticada que no considere a informtica como fer ramenta de auxlio e eletiva de trabalho, sendo instrumento da evoluo nos mtodos de sua execuo das tarefas dirias das empresas e pessoas comuns. um assunto obrigatrio quando se fala em modernizao e eficincia. O mundo globalizado e a necessidade das pessoas e empresas terem resultados mais geis, precisos e seguros, tornam a informtica um alicerce para bom desenvolvimento dos negcios pessoais e empresarias, bem como contribui para evoluo do mundo. Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e atravs do que vamos execut-los para chegar ao objeto da idia. Em um computador podemos distinguir dois elementos bsicos de interao homem -mquina: HARDWARE Que consiste na parte fsica do computador, a parte palpvel, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os perifricos de entrada e sada, ou seja, o hardware tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda mquina, no possui inteligncia e no funci ona sozinha, necessita de um comando de lgica para entrar em operao, necessria assim a interveno humana para faz-lo funcionar. SOFTWARE Consiste em cada conjunto de instrues necessrias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que iro funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las. Resumindo:

y y

Hardware = o equipamento. Software = o programa. COMPONENTES BSICOS DE UM COMPUTADOR

Aprendemos que o hardware cada elemento fsico que constitui o equipamento. Genericamente falando, o computador formado por um conjunto de equipamentos que so caracterizados de acordo com sua funo no sistema de arquitetura de um computador. Por tanto, existem vrios tipos de componentes que formam juntos o universo do hardware de um computador.

A figura a seguir demonstra um exemplo simples de um computador e seus equipamentos:

1 Gabinete contendo:

y y y y

Placa me (unidade de controle) Placa de vdeo Memrias (unidades de aritmtica e lgica) Disco Rgido ou HD 2 Monitor 3 Unidade de disco flexvel 4 Teclado 5 Mouse 6 Impressora

Esses equipamentos so agrupados em duas partes distintas: uma, a Unidade Central de Processamento (CPU) ou Unidade de Sistema, onde realmente ocorre o processamento de dados; e a outra, os Perifricos, que so os equipamentos eletrnicos ou eletromecnicos necessrios entrada e/ou sada de dados. Esses agrupamentos formam e definem a diviso primr de um computador, por isso so considerados ia componentes bsicos. A relao entre os dois componentes bsicos do computador resulta no esquema abaixo conhecido como ARQUITETURA DE VON NEUMANN , este nome foi dado em homenagem a seu inventor, que definiu a arquitetura do computador como sendo ENTRADA, PROCESSAMENTO E SADA: ENTRADA PROCESSAMENTO SADA

ARQUITETURA SIMPLIFICADA DE UM COMPUTADOR

FUNES DOS COMPONENTES BSICOS


Para um tratamento adequado dos dados e para a execuo de suas tarefas de forma organizada e segura, o computador precisa de uma arquitetura que, alm de estabelecer seus componentes bsicos, determina os seus objetivos e o funcionamento do conjunto de su partes. as

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO CPU


um circuito integrado. A Unidade Central de Processamento ou CPU contm os seguintes componentes: - a unidade de controle; - a unidade aritmtica e lgica; - a memria interna ou principal do computador. A CPU o crebro, ou o centro nervoso do computador, porque controla gerencialmente todas as suas operaes, atravs da unidade de aritmtica e lgica, e armazena os dados e instrues na memria interna. A Unidade de Controle gerencia todas as operaes executadas pelo computador, sob a direo de um programa armazenado. Primeiro ele determina que a instruo seja executada pelo computador, depois procura essa instruo na memria interna e a interpreta. A instruo , ento, executada por outras unidades do computador, sob sua direo. A Unidade de Aritmtica e Lgica, tambm chamada de Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) ou (ALU), do ingls Aritmetic and Logic Unit, executa as operaes aritmticas e l gicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operaes lgicas so, de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de deciso. Essa habilidade para testar (comparar) dois nmeros e ramificar para os diversos caminhos alternativos possveis, dependendo do resultado da comparao, d ao computador muita fora e maleabilidade e uma das razes principais para que se faa uso dos computadores em diversos setores empresariais e pessoais.

A Memria Interna ou Principal um dispositivo para armazenar dados e instrues. Ela usada para desempenhar as seguintes funes:

y y y y

Armazenar Armazenar Armazenar Armazenar

o conjunto de instrues a ser executado, ou seja, o programa em si; os dados de entrada at que sejam solicitados para o processamento; dados intermedirios de processamento e servir como rea de trabalho; os dados de sada que so o resultado do processamento dos dados de entrada;

A memria no est, fsica ou fixamente, dividida nestas quatro reas de utilizao. Isto pode variar de acordo com o trabalho executado e depende muito das caractersticas de cada um. Em uma determinada tarefa, pode-se necessitar de um conjunto grande de instrues e trabalhar se com poucos dados de entrada/sada. Outro pode, ao contrrio, exigir poucas instrues e um conjunto grande de entradas e sadas de dados.

MEMRIA
A memria de um computador pode ser classificada segundo esta hierarquia: * Memria Principal: nela o processador central do computador busca as instrues necessrias para executar e armazena os dados do processamento. * Memria Secundria: usada para segmentos inativos de programas e arquivos de dados que so trazidos memria principal quando necessrio. O processador central s executa as instrues e processa os dados que esteja na memria principal. A memria secundria usada para organizao de arquivos de dados histricos ou dados no necessrios no momento para processamento. Memria Principal H duas subdivises bsicas ou tipos de memria principal nos computadores atuais memria de acesso randmico e memria read -only(somente para leitura). Temos tambm a memria flash, que no ser abordada neste tema, pois as duas categorias abaixo so asmais antigas e mais comumente usadas.

RAM (RANDOM ACCESS MEMORY)


A Memria de Acesso Randmico (RAM), do ingls Randomic Access Memory usada para armazenamento temporrio de dados ou instrues. Quando entramos com um programa em linguagem Basic em um computador pessoal, as instrues so armazenadas na RAM do computador, assim como os dados de entrada. A RAM tambm conhecida como memria read -and-write, pois podemos escrever ou ler informaes neste tipo de memria. A capacidade da RAM do equipamento vital, pois determina o nmero de instrues e a quantidade dos dados armazenados a cada vez para um processamento. A memria RAM voltil ao desligarmos o equipamento perdem-se as informaes. Algumas variaes da memria RAM so: SRAM(RAM ESTTICA) As informaes armazenadas, neste tipo de RAM, so mantidas com uma energia de alimentao (a fonte de energia eltrica deve ser mantida mesmo com o computador desligado). DRAM(RAM DINMICA) Os dados nela carregados precisam de um reforo eltrico para no serem perdidos. mais lenta que a memria SRAM.

ROM(READY ONLY MEMORY)


A memria Read-Only(ROM), deriva do ingls Read Only Memory, usada para armazenar instrues e/ou dados permanentes ou raramente alterados. A informao geralment colocada no chip de e armazenamento quando ele fabricado e o contedo da ROM no pode ser alterado por um programa do usurio. As ROMs se constituem em um hardware que possui um software determinado e que no pode ser deletado pelo usurio. As informaes armazenadas na ROM no so volteis, isto , no so perdidas quando h falta de energia no computador.

Vous aimerez peut-être aussi