Vous êtes sur la page 1sur 4

Como fazer uso eficiente de Energia Quanto maior o desperdcio de energia, maior o preo que voc e o meio ambiente

e pagam por ela. Ao usar a energia eltrica de maneira correta, voc economiza na conta de luz e ainda ajuda o Pas a preservar suas reservas ecolgicas e, conseqentemente, a vida do planeta. Existem 3 maneiras de usar a energia eficientemente: Hbitos Inteligentes use os equipamentos eltricos de maneira correta, como est indicado neste manual. Equipamentos Eficientes na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficincia INMETRO/PROCEL. este selo que certifica que o aparelho consome menos energia. Projetos Inteligentes ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas solues criativas que podem ajudar na reduo do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o mximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento trmico, ventilao adequada, circuitos eltricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de gua mais adequada sua necessidade. ^ topo Como Economizar Energia Eltrica Cada aparelho eltrico contribui com uma parte do valor da sua conta de luz. Veja agora quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que voc pode ter para combater o desperdcio de energia e economizar. Chuveiro Eltrico O chuveiro eltrico representa de 25% a 35% do valor da sua conta. Preste ateno nestas dicas de economia: -> Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posio "vero". Nesta posio, o consumo ser cerca de 30% menor do que na posio "inverno". -> Deixe o chuveiro ligado somente o tempo necessrio para o banho. Os banhos demorados custam muito caro. -> Limpe periodicamente os orifcios de sada de gua do chuveiro. -> Nunca reaproveite uma resistncia queimada.Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a sua segurana. ^ topo Ar Condicionado O ar-condicionado representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz. Para economizar, tome estes cuidados: -> Instale o aparelho em local com boa circulao de ar. -> Mantenha portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo. -> Limpe sempre os filtros. A sujeira impede a livre circulao do ar e fora o aparelho a trabalhar mais. -> Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando voc estiver fora do ambiente por muito tempo. ^ topo Torneira Eltrica

A torneira eltrica consome muita energia, portanto, se possvel, use-a somente em caso de necessidade. Evite tambm lig-la no vero, quando geralmente a gua j mais quente.

^ topo Lmpada A iluminao representa de 15% a 25% do valor da sua conta. Veja como simples economizar: -> Evite acender qualquer lmpada durante o dia, acostumando-se a usar mais a iluminao natural. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. -> Apague sempre as lmpadas dos ambientes desocupados. -> Utilize somente lmpadas 127 ou 220 volts, compatveis com a voltagem da rede da CPFL - Paulista. Lmpadas de voltagem menor do que a da rede duram menos e queimam com facilidade. -> Limpe sempre as lmpadas, luminrias e lustres. -> Cada ambiente deve ter um tipo de iluminao adequada. Tanto a falta como o excesso de iluminao prejudicam a viso. -> Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale, se possvel, lmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia. Para voc ter idia, uma lmpada fluorescente (tubular, compacta ou circular) de 15 a 40 watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts. Se, para iluminar sua cozinha, voc utiliza uma lmpada incandescente de 100 watts, ao substitu-la por uma fluorescente de 32 watts (circular), estar economizando 2/3 da energia e tendo uma durabilidade de 5 a 10 vezes maior. Assim, voc economizar energia e ter a mesma luminosidade. ^ topo Geladeira A geladeira contribui com 25% a 30% do valor da sua conta de luz. Para economizar, siga estas dicas: -> Instale a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou mveis, longe de raios solares e fontes de calor, como foges e estufas. -> Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas. -> Ajuste o termostato de acordo com o manual de instrues do fabricante. -> Degele e limpe a geladeira com freqncia. -> No se esquea de manter as borrachas de vedao da porta em bom estado. -> Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma s vez. Assim, voc no ficar abrindo a porta da geladeira sem necessidade. -> Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com lquidos destampados na geladeira. Com isso, voc no exigir um esforo maior do motor. -> No bloqueie a circulao interna de ar frio com prateleiras de vidro, de plstico ou de outros materiais.

-> Na hora de comprar uma geladeira nova, prefira um modelo de tamanho compatvel com as necessidades de sua famlia. E lembre-se sempre de verificar o consumo declarado pelo fabricante e tambm se a geladeira tem o selo de economia de energia INMETRO/PROCEL. ^ topo Televisor O televisor representa de 10% a 15% do valor da sua conta de luz. Siga estas dicas e economize mais: -> Evite deixar o televisor ligado sem necessidade. -> Tome sempre cuidado para no dormir com o televisor ligado.

^ topo Mquina de Lavar Roupa A mquina de lavar roupa representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz. Para economizar, tome estes cuidados: -> Procure ligar a mquina s quando ela estiver com a capacidade mxima de roupas indicada pelo fabricante. Isso vai ajudar voc a economizar energia e gua. -> Limpe freqentemente o filtro da mquina. -> Utilize somente a dosagem correta de sabo indicada pelo fabricante, para que voc no tenha que repetir a operao "enxaguar". -> Leia com ateno o manual do fabricante e aproveite ao mximo a capacidade da sua mquina de lavar roupa. ^ topo Ferro Eltrico O ferro eltrico representa de 5% a 7% do valor da sua conta de luz. Procure us-lo corretamente: -> Acumule o maior nmero de peas de roupa para ligar o ferro o mnimo de vezes. O aquecimento do ferro tambm consome muita energia. -> Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automticos tm indicadores de temperatura para cada tecido. -> Sempre que voc precisar interromper o servio, no se esquea de desligar o ferro. Assim voc poupa energia e ainda evita o risco de acidentes. ^ topo Porque importante evitar usar energia no horrio de pico Entre 18 e 21 horas , o consumo de energia eltrica muito mais alto do que nos outros horrios, porque esto funcionando ao mesmo tempo, alm das fbricas, a iluminao pblica, a iluminao residencial, vrios eletrodomsticos e a maioria dos chuveiros. Este o chamado horrio de pico (horrio de ponta) de consumo de energia. Como a energia eltrica, depois de produzida, no pode ser armazenada, seria necessria a construo de novas usinas e linhas de transmisso s para atender o horrio de pico. E isso teria custos sociais e ambientais elevadssimos.

Por essa razo, a CPFL - Paulista e o Governo Federal, atravs do PROCEL, Programa de Combate ao Desperdcio de Energia Eltrica, desenvolvem uma srie de projetos junto s indstrias e aos grandes consumidores para diminuir o consumo nesse horrio. Voc tambm pode contribuir, como consumidor e como cidado, para que a energia eltrica no falte:

Evite ligar muitos aparelhos e lmpadas nesse horrio. Utilize-os por menos tempo e um de cada vez e, se possvel, escolha outra hora para o seu banho.
Esse pequeno esforo, por parte de cada cidado, trar benefcios ao meio ambiente e garantir o conforto de todos. ^ topo O consumo de energia eletrica e seus equipamentos Cada equipamento tem uma carga. Essa carga o que chamamos de potncia do equipamento e de maneira popular quanto ele "puxa de energia". Voc mesmo pode calcular o consumo dos seus equipamentos. Para isso, voc tem que saber a potncia de cada um deles e quanto tempo voc vai utiliz-los. A tabela a seguir ajudar voc neste clculo apresentando a potncia mdia dos aparelhos mais utilizados (veja como calcular na pgina respondendo suas principais dvidas). EQUIPAMENTOS POTNCIA(watts) Lmpadas Fluorescentes Lmpadas Incandescentes Geladeira Ferro Eltrico Chuveiro Eltrico Torneira Eltrica Televisor Mquina de Lavar Roupa Liquidificador Mquina de Lavar Loua Freezer Ar-condicionado Aquecedor central de gua Rdio Aspirador de P Secador de cabelo Ventilador Computador Tanquinho entre 15 e 65 entre 15 e 200 entre 150 e 400 entre 500 e 1.500 entre 2.500 e 6.500 entre 2.500 e 4.500 entre 60 e 100 entre 500 e 1.000 entre 100 e 400 entre 1.200 e 2.700 entre 350 e 500 entre 1.000 e 5.000 entre 1.500 e 4.000 entre 50 e 100 entre 250 e 1.000 entre 300 e 2.000 entre 100 e 500 entre 50 e 500 entre 200 e 300

Forno Microondas entre 1.500 e 2.500 Para saber o valor exato do consumo dos equipamentos da sua casa, consulte a placa atrs de cada equipamento ou o manual do fabricante, multiplicando a potncia pelas horas de uso durante o ms.

Vous aimerez peut-être aussi