Vous êtes sur la page 1sur 4

O CONHECIMENTO

Wladimir Flvio Luiz Braga


Doutor em Cincias Jurdicas e Sociais Professor de Deontologia Jurdica e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito de Campos Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional de Minas Gerais

Nosso conhecimento bastante limitado. Aquilo que sabemos, no sabemos em profundidade e de forma absoluta. Da concluirmos que a maior parte do nosso conhecimento relativa e apenas provvel, pois ousado embora possvel admitir uma certeza ou forma de conhecimento absoluta. Para os gregos, a partir do olhar de assombro diante do mundo que se comeou a pensar. Assim, o conhecimento se inicia quando as coisas nos provocam a fazer perguntas: como? quando? por qu? A tarefa de conhecer pode ser resumida na relao entre o sujeito cognoscente (que busca o conhecimento) e o objeto conhecido (que se d a conhecer). O conhecimento , assim, produto da conjuno da atividade do sujeito com a manifestao de um objeto que de alguma forma se lhe mostra atraente/interessante; surge da reao do organismo a um estmulo conveniente. Neste processo no podemos descartar que h certa apropriao do objeto pelo sujeito, podendo, por vezes, este objeto fazer parte do sujeito ou confundir-se com ele prprio. O conhecimento sensvel ou sensorial, comum tanto aos homens quanto aos animais, fruto da atividade dos sentidos (ex.: percepo de cores, sons, imagens, lembranas, etc.). O conhecimento intelectivo ou intelectual, atributo/privilgio dos homens, resulta da capacidade de pensar, refletir, abstrair; na condio de construir conceitos, princpios, leis, teorias. Pelo conhecimento o homem penetra as diversas reas da realidade para dela tomar posse, situando cada ente, fato ou fenmeno isolado dentro de um contexto mais amplo, em que se perceba seu significado e funo, sua origem e estrutura fundamental. O conhecimento humano se divide em quatro nveis ou formas, permitindo quatro espcies de considerao sobre uma mesma realidade:

ASSISTEMTICO CONHECIMENTO SISTEMTICO

emprico (vulgar) cientfico teolgico filosfico


1

Conhecimento Teolgico
Representa aquelas verdades a que os homens chegaram no com o auxlio puro e simples da inteligncia, mas mediante a aceitao dos dados da revelao divina, da f. Vale-se, de modo geral, do argumento de autoridade. So os conhecimentos adquiridos nos Livros Sagrados [Bblia (cristianismo); Tor (judasmo); Alcoro (islamismo); Bhagavad Gita (hinduismo); Dhammapada (budismo), etc.] e aceitos (racionalmente) pelos homens depois de terem passado pela crtica histrica mais exigente. A partir da, o contedo da revelao, comprovado pelos sinais que a acompanham, revestese de autenticidade, segundo os variados critrios das religies existentes.

Conhecimento Filosfico
A Filosofia est num ponto intermedirio entre a Teologia e a Cincia. Como Teologia, consiste em especulaes sobre assuntos a que o conhecimento exato no conseguiu chegar, mas como Cincia, apela mais razo humana do que autoridade da tradio ou da revelao. Todo dogma, toda crena, pertence Religio. Todo conhecimento positivo, definido, pertence Cincia. H muitas questes, de grande interesse, que no podem receber tratamento cientfico e as respostas que a Teologia lhes tem pretendido dar, por serem demasiado concludentes, fazem com que o esprito moderno as encare com suspeita. Bertrand Russel cita alguns desses problemas: a) acha-se o universo dividido em esprito e matria? O esprito estaria sujeito matria ou seria dotado de foras independentes? b) para onde marcha o universo? Tem algum propsito? Est evoluindo? A Filosofia, voltada reflexiva e criticamente para os fundamentos do conhecimento e buscando compreender os valores que dirigem a ao, procura conhecer a origem dos problemas e criar para eles respostas racionais, base de provas especulativas. O conhecimento filosfico distingue-se do cientfico pelo objeto de investigao e pelo mtodo. Os objetos da cincia so os dados prximos, imediatos, perceptveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois sendo de ordem material e fsica, so por isso suscetveis de experimentao. O objeto da Filosofia constitudo de realidades mediatas, no perceptveis pelos sentidos e por serem de ordem supra-sensvel. So suas caractersticas bsicas:
2

1) sistemtico: sua base a reflexo que busca ser a melhor tentativa de soluo para os problemas; 2) elucidativo: a misso da Filosofia no explicar o mundo, mas esclarecer e delimitar com preciso os pensamentos, conceitos e problemas que de outro modo ficariam confusos; 3) crtico: rege-se por aquela disposio metdica pela qual no se deve aceitar nada sem exame prvio; 4) especulativo: tem aquela atitude terica, abstrata, amplamente globalizadora, que envolve os problemas numa viso total. A especulao implica em admitir hipteses e possibilidades para compreender algo; questionar sob vrios aspectos. A nossa razo, portanto, entende a Filosofia, tem ao mesmo tempo algo de especulativo e de mstico: quer explicar e iluminar um pouco mais do que cientificamente apresentado. A Cincia nos d frmulas exatas a respeito do comportamento da matria, mas nada nos diz a respeito do seu valor, no no sentido econmico, mas existencial, de algo que interage com o homem e modifica a sua vida. E o conhecimento deste valor, s a especulao filosfica nos pode dar.
Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espao, lugar, mtodo de reflexo, que pode no ter um objectivo determinado, como a cincia, que avana para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexo, pensar, Precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idias, no vamos a parte nenhuma. Jos Saramago, escritor portugus / 1922-2010

Conhecimento Emprico
Tambm chamado de vulgar, o conhecimento do povo, obtido ao acaso, a partir da observao dos acontecimentos e das relaes do mundo material exterior, pela qual o homem toma conscincia das experincias alheias, incorporando, principalmente pela tradio, o legado das idias transmitidas de gerao a gerao. o conhecimento da cultura popular. Pelo conhecimento emprico o homem simples conhece os fatos e as coisas em sua ordem aparente, por experincias feitas ao acaso, sem mtodo, e por investigaes pessoais feitas ao sabor das circunstncias da vida. O conhecimento emprico intuitivo, inexato e imediatista, desprovido de cientificidade. Enfim, o conhecimento subjetivo. Apresenta quatro caractersticas bsicas: 1) assistemtico: adquire-se ao acaso, medida que as coisas e os fatos se apresentam. Sua construo no segue um procedimento de rigor tcnico; 2) acrtico: no admite dvidas acerca de sua superficialidade. Supe que as coisas so como parecem ser. No examina a validade ou verdade deste conhecer; 3) impreciso: destina-se exclusivamente sobrevivncia biolgica do homem no seu meio fsico, ignorando outros fatores mais profundos, interferentes e determinantes em termos da cultura e do meio social, etc.;
3

4) autocontraditrio: a impreciso do conhecimento vulgar torna-o quase sempre contraditrio, inconsistente, falho na essncia de suas constataes. Quando o conhecimento vulgar admitido por influncia da religio, temos a chamada mentalidade mdia, que a viso radical sacralizada. Quando se assenta na opinio comum a todas as pessoas, falamos do senso comum.

Conhecimento Cientfico
O conhecimento cientfico vai alm do conhecimento emprico. Permite ir alm do fenmeno e compreender as causas e leis que o regem. o tipo de conhecimento que busca explicar de forma sistematizada e racional, portanto lgica. raciocinado, exato e reflexivo, baseado no estudo coordenado (pesquisa). Enfim, o conhecimento objetivo. A cincia um sistema de proposies rigorosamente demonstradas, constantes, gerais. um conhecimento apoiado na demonstrao e na experimentao. A cincia s aceita o que foi provado. , ao mesmo tempo, um saber terico sobre o mundo e um poder prtico sobre ele. Conhecemos uma coisa de maneira absoluta, dizia Aristteles, quando sabemos qual a causa que a produz e o motivo porque no pode ser de outro modo. Isto saber por demonstrao; por isso a cincia reduz-se demonstrao. Quando a cincia afirma conhecer o mundo dos fenmenos porque descobriu que eles se comportam dentro de uma certa regularidade, num sistema complexo, como que obedecendo a leis. Eis o conhecimento cientfico: explicar essas leis naturais, as mesmas causas que produzem os mesmos efeitos. Segundo Einstein, a cincia pode apenas determinar o que , no o que deve ser. O conhecimento cientfico busca: a) tornar inteligveis certos aspectos do universo explicando-os de maneira rigorosa, criando um corpo de conhecimentos precisos, levando criao de teorias; b) conferir ao homem poder sobre a natureza. So caractersticas deste conhecimento: 1) certo: porque sabe explicar os motivos de sua certeza; 2) geral: conhece no real o que h de mais universal, vlido para todos os casos da mesma espcie; 3) metdico, sistemtico: o pesquisador no ignora que os seres, as coisas e os fatos esto ligados entre si por certas relaes. O seu objetivo encontrar e reproduzir este encadeamento. A cincia, em todas as suas ramificaes, adquire funcionalidade atravs de um mtodo prprio. Este mtodo, a servio da cincia, diz respeito a um conjunto de tcnicas aplicadas, seqencialmente, na cronologia de uma pesquisa.
4

Vous aimerez peut-être aussi