Vous êtes sur la page 1sur 5

GUA EM COSMTICOS

A principal matria-prima da indstria de cosmticos merece cuidados especiais na sua obteno, tratamento e armazenamento Com toda certeza, pode-se dizer que a gua a principal matria-prima utilizada na fabricao de cosmticos, produtos de higiene e de perfumaria. A gua tem participao importante nas emulses, como solubilizante de certos princpios ativos e, mesmos em deo-colnias e outros produtos perfumados, podendo chegar a 80% da composio de muitos produtos. Alm disso, gua insumo importante na limpeza de equipamentos e instalaes. Entretanto, tem um agravante, a gua como riqueza natural est se tornando esca ssa devido a aumento da demanda em escala geomtrica para atender ao crescimento da populao mundial. Tudo isso somado ao comprometimento das reservas hdricas causado pelos desequilbrios ambientais. Por essa razo, cada vez mais o uso da gua deve ser estudado e planejado para que possa atender a sua demanda na qualidade e na quantidade necessrias.

Fonte Usuais de gua


A gua ocupa aproximadamente 75% da superfcie da Terra. Nos organismos vivos o constituinte inorgnico presente em maior quantidade, sendo que participa em dois teros do corpo humano, chegando a 98% em certos animais aquticos e espcies vegetais. gua bruta captada em rios, poos e outros mananciais. No freqente captada do mar, em seguida dessalinizada aps processo dispendioso, e utilizada em variados fins. Toda gua natural contm impurezas em concentraes variadas, dependendo de seu histrico prvio, e do contato com atmosfera e solo. Como resultado, as guas naturais podem conter impurezas tais como matrias em suspenso, cor, bactrias, sais minerais e gases dissolvidos.

Vrios Tipos de gua


Quanto destinao de uso, as guas podem ser classificadas nas seguintes categorias:

gua potvel
gua destinada ao consumo humano normalmente fornecida por sistemas pblicos de tratamento. A gua potvel deve atender a padres microbiolgicos, fsicos, qumicos e radioativos e no oferecer riscos para a sade.

gua de processo
gua potvel submetida a tratamento adicional para se adequar s especificaes de determ inado processo industrial. Pode conter aditivos para o controle microbiano, compatveis com o processo a que se destina, no necessita se enquadrar em requisitos oficiais, sendo, portanto, classificada como no -farmacopia. As especificaes das guas de processo devem so estabelecidas pelo usurio (veja gua para a Indstria de Cosmticos).

gua purificada
gua destinada a aplicaes especiais, notadamente nas reas industriais e da sade, cujas caractersticas so estabelecidas pela farmacopia americ ana (USP XXV). So preparadas a partir de gua potvel, no contm aditivos, so obtidas por processo adequado. Tm condutividade inferior a 1,3 m Siemens/cm (dependendo do mtodo de medio) e concentrao de carbono orgnico total (TOC) menor que 500 ppb. Quanto contagem microbiolgica, podem conter at 100 UFC/ml.

Caractersticas de gua Bruta


Para se avaliar a qualidade de gua bruta no necessrio conhecer todos os constituintes. As anlises de gua que se destina ao uso tanto para consumo humano como para a indstria, servem para identificar as caractersticas gerais, a partir das quais so definidos os sistemas de tratamento para adequao ao uso final.

- Dureza total soma das concentraes de sais como bicarbonatos, sulfatos, cloretos
e nitratos de clcio e magnsio. A concentrao pode variar de 10 a 200 ppm, s vezes alcanando valores maiores. Em guas salgadas chegam a 2.500 ppm. Para fins potveis deve ser inferior a 85 ppm. - Alcalinidade total geralmente devido a bicarbonatos de Ca, Mg e Na, cujas concentraes variam de 10 a 30 ppm. O dixido de carbono dissolvido na gua se torna altamente corrosivo. A alcalinidade pode ser reduzida ou convenientemente controlada por processos de dealcalinizao ou totalmente removida pela desmineralizao ou pela evaporao. Para fins potveis no pode exceder a 250 ppm.

- Sulfatos geralmente esto presentes como sulfatos de clcio, sdio e magnsio. As

concentraes variam grandemente podendo apresentar valores de 5 a 200 ppm, dependendo da origem da gua. Geram os mesmos inconvenientes que a dureza da gua. Podem ser removidos por abrandamento, desmineralizao ou evaporao. Para fins potveis no deve exceder a 250 ppm. - Slica solvel tambm chamada de reativa, geralmente est presente na forma de cido silcico e silicatos solveis, cuja concentrao pode variar de 2 a 100 ppm. Para fins potveis no apresenta inconvenientes nas concentraes em que normalmente encontrada. - Cloretos geralmente esto presentes na forma de cloreto de sdio, clcio e magnsio. A concentrao pode variar de 3 at algumas centenas de ppm. Na gua do mar alcana concentraes de at 26.000 ppm. A remoo pode ser feita por desmineraliza o ou evaporao. Para fins potveis no exceder 250 ppm. - Ferro est presente em guas brutas na forma de bicarbonatos. As concentraes podem variar dependendo da regio. Varia desde poucos at 100 ppm. Pode contribuir para formar pilhas corrosivas quando depositado sobre as superfcies metlicas. Pode ser removido por aerao ou clorao em tanques de armazenamento, por desmineralizao ou evaporao. Para fins potveis no deve exceder 0,3 ppm.

Processos de Tratamento de gua


Os processos de tratamento de gua utilizam diferentes mtodos ou combinaes necessrias para obter gua com determinadas caractersticas fsico -qumicas e microbiolgicas dependendo da qualidade da gua bruta utilizada.

Deionizao ou desmineralizao
Utiliza resinas para a troca inica e reduzir a condutividade. As guas de alimentao devem ser isentas de partculas, de cloro e com teor de TOC reduzido. A tecnologia bastante conhecida, opera em diferentes vazes, tem relativamente baixo custo de investimento e atinge facilmente a condutividade requerida. Tem a desvantagem de necessitar do manuseio de substncias qumicas e de gerar efluentes qumicos na regenerao das resinas, alm de no remover contaminantes no -inicos.

Eletrodeionizao
Utiliza meio eletricamente ativo (membranas de troca inica) e campo eltrico para efetivar a remoo de ons. Atinge baixas condutividades. Processo no muito intensamente aplicado na indstria.

Osmose reversa
Utiliza membrana semipermevel na qual a gua atravessa sob presso par a reduzir a concentrao de ons, molculas orgnicas, microrganismos, endotoxinas e particulados. Tem a desvantagem de consumir quantidade de gua significativamente maior que troca inica (efluente contnuo: 30% da vazo de alimentao). Alm disso, a demanda de energia eltrica tambm maior que na troca inica.

Processos complementares
Aps o tratamento principal, dependendo da aplicao, gua necessita de tratamentos complementares para atingir os parmetros da especificao requerida pelo uso, trata-se do polimento.

Ultrafiltrao:
aps troca inica para reduo de componentes orgnicos, slica coloidal, carga microbiolgica e endotoxinas. Utilizada para produo de guas nofarmacopia: requisitos adicionais de baixas endotoxinas a partir de gua purificada, e alimentao a destiladores e geradores de vapor, associada com troca inica.

Microfiltrao:
com o uso de cartuchos de microfiltros para reter microrganismos onde possa haver crescimento. So usados como passo de tratamento final aps processos de deionizao. Tratamento com ultravioleta: para

reduo da carga microbiana, utiliza um gerador de radiao UV, com radiao em torno de 255 nm.

Destilao:
obtida pela condensao de vapor de gua, um dos processos mais antigos de puri ficao. Em escala industrial, necessita gua com baixa dureza, baixo teor de slidos dissolvidos e de slica, e isenta de cloro

gua para a Indstria de Cosmticos


As categorias de gua utilizadas pela indstria cosmtica no Brasil seguem, em sua maioria, os padres definidos pela Farmacopia dos Estados Unidos (USP) e em alguns casos, tambm a Farmacopia Europia (EP). Basicamente utiliza gua de baixa concentrao de slidos, sais e minerais dissolvidos, e livre de contaminantes microbiolgicos. Para algumas aplicaes, por necessidades especficas ou por convenincia, podem ser utilizadas guas com caractersticas que no necessariamente se enquadrem nas especificadas pelas farmacopias e, nesses casos, atendam aos requisitos mnimos da gua potvel. Essas guas so adicionalmente tratadas para atender a demandas especficas do processo. o caso de indstrias que fabricam shampoos, que no necessariamente precisam utilizar gua desmineralizada, devido alta concentrao de sais caracterstica desse tipo de produto. Entretanto, tem que atender aos requisitos microbiolgicos. Especificaes mnimas de qualidade para as guas utilizadas na indstria cosmtica devem s er definidas em funo de cada tipo de aplicao, processo de fabricao e caractersticas do produto. Por essa razo, essas especificaes devem ser levadas em conta na elaborao no projeto do sistema de tratamento de gua, face aos investimentos iniciais de projeto e instalao e, aos custos de operao/manuteno durante sua vida til. No mercado esto disponveis vrios sistemas para atender s variadas demandas de vazo e caractersticas finais das guas de processo.

Processos de Tratamento

Sistema de deionizao com colunas: gua bruta entra pela esquerda

Sistema de tratamento de gua compacto com deionizao e tratamento UV

Cartucho de deionizao com tratamento UV

Cartucho para deionizao

No caso da indstria de cosmticos, o suprimento de gua em geral de gua tratada fornecida por sistema publico de tratamento ou gua bruta de poos. Nos dois casos, de fundamental importncia conhecer as caractersticas da gua antes de encomendar um sistema de tratamento. Basicamente, o processo composto por trs estgios.

atravs de elementos filtrantes descartveis de 0,22 m ou de unidades permanentes que utilizam areia como meio filtrante. um processo mecnico para reter partculas de slidos e at microrganismos. Cartucho de Eletrodeionizao

- Filtrao:

- Adsoro por carvo ativado:

utiliza unidades permanentes ou descartveis para a remoo de cloro e materiais orgnicos que presentes. Se no monitorado adequadamente, o filtro de carv o pode se tornar uma fonte de contaminao microbiolgica para o sistema.

por meio de colunas trocadoras de ons (catinicas, aninicas ou mistas) ou cartuchos compactos regenerveis.

- Deionizao ou desmineralizao:

Cartuchos de osmose reserva

Projeto e manuteno exigem muitos cuidados


Cuidados com o projeto da instalao e com a manuteno durante a operao garantem a produo de gua de boa qualidade, e evitam dores de cabea no dia -a-dia. Na instalao do sistema h necessidade de utilizar tubos,vlvulas, registros etc fabricados em materiais inertes, livres de pontos mortos, sem superfcies speras e vazamentos, e que possam ser facilmente limpos, drenados e sanitizados. Que seja minimizado o uso de cotovelos e interconexes para diminuir o potencial de contaminao microbiana. recomendado o uso de material adequado para os tanques de estocagem e para as bombas sanitrias de distribuio da gua aos diversos pontos de consumo que devero ser de fcil desmontagem. recomendada tambm a instalao de um sistem a de retroalimentao (looping) para recircular a gua deionizada. Uma cpia do diagrama atualizado da tubulao e da instrumentao do sistema de gua dever estar disponvel para as reas de Qualidade, Produo, Engenharia e Manuteno. Nesse diagrama, os pontos de amostragem devero estar claramente determinados e identificados. Fluxo de circulao contnua de gua o mtodo de distribuio recomendado: a gua tratada e em enviada para o consumo. Entretanto, isso no possvel quando se trata de indst rias com pequenas vazes ou com demanda no constante, neste caso mais econmico produzir a gua em lotes e ir consumindo ao longo do perodo. Trata-se de uma alternativa aceitvel, entretanto, h necessidade de controle redobrado. E finalmente, outro at ributo importante, o projeto dever apresentar custo aceitvel de instalao e operao.

Especificaes da gua para Cosmticos


Especificaes Aparncia Condutividade (S/cm 25?C) Turbidez (SiO2) Substncias oxidveis (Compostos orgnicos totais COT) Cloretos Sulfato Bicarbonatos Dureza (CaCO3) Mangans Fluoretos Ferro (Fe 2+) pH Metais pesados Slica Pureza bacteriolgica gua Potvel Lmpida, livre de impureza Mximo 110 5 ppm No avaliado 250 ppm 250 ppm 250 ppm 85 ppm (mximo) 0 0,8 ppm 0,3 ppm 7,0 0 70 ppm Normalmente adotado pela indstria de cosmticos * Lmpida, livre de impureza 0,8 a 10,0 No controlado No controlado No controlado No controlado No controlado No controlado No controlado No controlado No controlado 5,8-7,5 No controlado No controlado 0 0 0 5,87,0 0 0 Meta Lmpido, livre de impureza 0,8 a 5,0 Mximo 2 500 ppb 0 0 0

Coliformes Totais /100 ml Contagem microbiolgica total

0 Mximo 500 UFC/ml

0 Mximo 100 UFC/ml

0 Mximo 100 UFC/ml

Sanitizao
A sanitizao de equipamentos e de linhas de gua e de processo com agentes sanitizantes, um procedimento a ser seguido periodicamente para evitar surpresas desagradveis com contaminaes microbianas. Esse procedimento pode e deve ser seguido atendendo as necessidades particulares de cada empresa. Para a seleo dos sanitizantes, recomenda -se verificar experimentalmente a eficcia da concentrao e o tempo de contato. recomendado que os procedimentos de limpeza, sanitizao e manuteno estejam descritos, documentados, com freqncia definida e devidamente validados. O sistema deve possibilitar a amostragem nos pontos de entrada e sada dos principais unidades/sistemas de tratamento, armazenamento e circulao, bem como nos pontos de uso. O monitoramento microbiolgico sistemtico dos pontos crticos deve ser feito para que no haja surpresas de contaminao.

Cuidados Dirios
A questo prioritria controlar a qualidade da gua de processo, sob o aspecto fsico -quimico e, principalmente, microbiolgico. necessria avaliao diria do pH, condutividade e concentrao do agente antimicrobiano. O pH no medida de pureza de gua, entretanto, juntamente com o valor da condutividade, uma indicao do estado de saturao das resinas e da necessidade de regenerao. Valores fora do especificado podem indicar fuga de ons, portanto, comprometim ento da qualidade do produto final. A presena de ons inorgnicos em grande concentrao tais como magnsio e zinco, pode provocar a separao de fases em emulses. A presena de pequena concentrao de clcio, magnsio, ferro ou alumnio pode causar a pr ecipitao lenta de resduo em produtos hidroalcolicos (loes e loes ps-barba), causando a turvao do produto quando este j estiver no ponto -de-venda. A presena de metais (principalmente, ferro) pode causar a alterao de cor em certos produtos, principalmente aqueles que contenham compostos fenlicos como extratos vegetais que contm polifenis.

Biofilme
No podemos deixar de mencionar que a formao dos biofilmes da natureza da gua: bactrias aderidas em superfcies, como em tubulaes, registros, cotovelo e, mesmo nos tanques. Na natureza os biofilmes so conhecidos como filtros biolgicos, encontrados na forma de limo aderidos s pedras das cachoeiras, ou de lodo nos leitos dos rios. Os microrganismos que crescem aderidos s superfcies so chamados ssseis e diferem dos outros microrganismos quanto velocidade de crescimento, composio e estrutura da parede. A atividade enzimtica de grande importncia para a sensibilidade dos antimicrobianos como biocidas. Essa aderncia pode ocorrer por fora fsica, atrao e repulso entre a bactria, e a superfcie. Ambas esto eletricamente carregadas, por movimento browniano. A adeso de microrganismos a superfcies inertes facilitada pela presena de materiais orgnicos, muitas vezes formados pelos prprios microrganismos, ou por contaminao por partculas. Em ambientes com baixo teor de nutrientes, a superfcie que fornece Biofilme: limo aderido no maior disponibilidade, sendo essa a vantagem, como por exemp lo, interior de torneira em tubulaes com pontos mortos ou com gua parada. A corroso de metais ocorre com a presena de bactrias anaerbias no biofilme, as redutoras de sulfato e metanognicas, por efeitos deteriognicos sobre o substrato. Devido s essas caractersticas, esses microrganismos aderidos so eliminados por remoo qumica auxiliada de remoo mecnica e manuteno preventiva, para evitar novas formaes.

Consultor: Sebastio D. Gonalves (Proserv Qumica Ltda.)

Vous aimerez peut-être aussi