Vous êtes sur la page 1sur 25

A TEORIA DA DEPENDNCIA SOBE AO PLANALTO: Dependncia-Associada e seu lugar no iderio neoliberal no Brasil dos anos 90

David Moreno Montenegro1

RESUMO

Impe-se neste momento o esclarecimento de que no constitui objetivo do presente estudo adentrar ao vasto e complexo debate acerca dos postulados da Escola da Dependncia, bem como s polmicas que envolvem o tema seja no que se refere a quem se devem os crditos pela originalidade da postulao da teoria em foco, seja quanto s suas diferentes classificaes e vertentes tericas. Tomaremos como ponto de partida a obra de Cardoso e Faletto (1973) que enuncia a peculiar possibilidade de desenvolvimento dependenteassociado de pases perifricos em estado de subdesenvolvimento frente ao desafio da insero de suas economias no mercado global. Vale lembrar que esta concepo sobe ao planalto, em 1994, com a vitria do ento candidato presidncia da Repblica Fernando Henrique Cardoso (FHC). Pretendemos reconstruir o rastro terico da concepo do desenvolvimento dependente-associado e sua proximidade propositiva acerca das possibilidades de desenvolvimento econmico brasileiro manifestadas pelo governo de FHC que encontram seu arrimo terico ideal no terreno neoliberal. Cardoso defende a tese de que o novo carter da dependncia no constitui elemento capaz de obliterar o desenvolvimento econmico das economias perifricas, marcadas pelo processo de internacionalizao do mercado interno e pela nova diviso internacional do trabalho franqueada industrializao tardia. Desta feita, mister em nossa anlise a investigao dos impactos verificados na sociedade brasileira da aplicao desta concepo de desenvolvimento-associado que encontra sua materializao mais evidente nas polticas de cunho liberalizante adotadas pelo governo Cardoso, administrao que almejou inserir o pas nos circuitos reificados do mercado financeiro mundial. Neste nterim, identificamos o Plano Real de estabilizao monetria (implantado em 1 de julho de 1994 por FHC, ainda como ministro da Fazenda) como elemento condensador do plano nico de ajustamento das economias perifricas, conhecido como Consenso de Washington, que traou o caminho que necessariamente segundo seus proponentes e chanceleres do FMI, BIRD e outros organismos multilaterais, alm da ingerncia de governos de naes centrais como os EUA - deveria ser seguido pelas economias perifricas, sobretudo latino-americanas, para alcanar a estabilizao e o desenvolvimento, acompanhando o ritmo das transformaes do mundo capitalista. Neste contexto, o Plano Real assumiria papel fundamental ao funcionar como catalisador econmico que viabilizaria as mudanas subseqentes em toda a estrutura funcional do Estado brasileiro, em sua esfera administrativa bem como em seu papel e desempenho econmico, com o escopo de introduzir o pas na era da modernizao, incorporando em sua proposta os preceitos neoliberais. Entretanto, observamos que tal empreendimento engendrou-se a partir da adoo de um modelo de desenvolvimento econmico que, em nome
1

Mestrando em Sociologia da Universidade Federal do Cear UFC, bolsista CNPQ. Pesquisador do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS). E-mail: david_careca@yahoo.com.br.

da austeridade fiscal e da disciplina monetria sob pena de fracasso do plano de estabilizao monetria em questo, operou um intenso processo de corte de gastos estatais seguidos de um pacote de reformas administrativas, previdencirias e fiscais. Junte-se a isto a iniciativa de desonerao do capital que passaria a operar num mercado cada vez mais aberto ao capital externo e desregulado. Nesse sentido, assistiu-se a uma brutal desregulao dos mercados financeiros e do trabalho, privatizaes em massa das empresas pblicas e forte abertura comercial, fatores de visceral importncia para o entendimento da insero subserviente da economia brasileira no mercado internacional frente aos capitais dos ncleos centrais do capitalismo mundial. Estes elementos sintetizam, enfim, a tentativa de insero do Brasil no mercado global a partir de uma viso modernizadora em consonncia com as imposies do grande capital financeiro, numa busca incessante pelo crescimento e desenvolvimento econmico em detrimento das mazelas que necessariamente acompanharam esse processo como o aumento significativo da pobreza, insero econmica internacional subalterna com prejuzos soberania nacional e a espoliao sem precedentes da classe trabalhadora. Em nosso recorte, temos a consubstanciao de trs dcadas de produo terica de Cardoso, que encontraram materializao em sua poltica liberal de crescimento e desenvolvimento econmicos, processo capitaneado pela implantao do Plano Real de estabilizao financeira, que conduziria o pas a um estado de estagflao e acentuada vulnerabilidade externa em fins de seu segundo mandato (2002).

1. CONSIDERAES INICIAIS

Convm neste primeiro momento de nosso estudo assinalar, mesmo que rapidamente, os objetivos almejados pelos autores ao se debruarem, em sua obra por ns tomada como referncia analtica, sobre os processos de desenvolvimentos sociais e econmicos de pases da Amrica Latina. Desta feita, detectamos como objetivo premente na obra analisada:

esclarecer alguns pontos controvertidos sobre as condies, possibilidades e formas do desenvolvimento econmico em pases que mantm relao de dependncia com os plos hegemnicos do sistema capitalista, mas, ao mesmo tempo, constituram-se como Naes e organizaram Estados Nacionais que, como todo Estado, aspiram soberania. Por outro lado, procurou-se mostrar, implicitamente, que falar da Amrica Latina sem especificar dentro dela as diferenas de estrutura e de histria constitui um equvoco terico de conseqncias prticas perigosas. (p. 7).

Nesta passagem temos claro que a anlise que se desenvolver no se deter apenas em consideraes de ordem particularistas e especficas ao modo de desenvolvimento econmico e social de pases integrantes da Amrica Latina, mas se prope, a partir da

investigao histrica da constituio estrutural destes pases, compreender a natureza peculiar de seu processo de desenvolvimento econmico no estabelecimento de relaes de dependncia frente aos pases de centro no plano do sistema capitalista internacional. Destacamos, portanto, o esforo dos autores em considerar os mais variados elementos de anlise sem abrir mo de seu contexto e desenvolvimento histricos, buscando articular uma elaborao terica que aproxime particularidade e universalidade. sentido nos adverte os autores: Ainda neste mesmo

Ainda que os graus de diferenciao da estrutura social dos diversos pases da regio condicionem de forma diversa o crescimento econmico, no suficiente substituir a interpretao econmica do desenvolvimento por uma anlise sociolgica. Falta uma anlise integrada que fornea elementos para dar resposta de forma mais ampla e matizada s questes gerais sobre as possibilidades do desenvolvimento ou estagnao dos pases latino-americanos, e que responda s perguntas decisivas sobre seu sentido e suas condies polticas e sociais. (p. 15).

Estamos diante de uma orientao metodolgica que se inscreve no campo das anlises dialticas, onde as dimenses fenomnicas do objeto sob anlise em seus aspectos particular e universal so consideradas frente a um complexo fluxo de interdeterminaes. Alm disso, os autores alertam para a insuficincia de investigaes tericas restritas a determinadas reas do conhecimento (como a sociologia ou economia), propondo uma anlise integrada do fenmeno latino-americano que carregue em seu bojo um carter multidisciplinar a fim de se obter um complexo categorial mais amplo que d conta da peculiar realidade abordada. Com isso, no apresentamos discordncias fundamentais quanto ao mtodo de anlise proposto pelos autores, pois entendemos que este se situa no campo da dialtica (mais precisamente prximo ao campo da dialtica de cariz marxista), bem como com relao ao campo terico sobre o qual se constri a discusso, uma vez que nos remete s teorias relacionadas s relaes internacionais entre naes centrais e perifricas que integram o sistema do capital, cuja maior expresso a teoria do imperialismo. Como nos diz Cardoso:

(...) [a teoria da dependncia] no uma alternativa para a teoria do imperialismo, mas um complemento. (...) Como complemento teoria do imperialismo, a teoria da dependncia requer, entretanto, que se revise continuamente a periodizao da economia capitalista mundial e a caracterizao da etapa atual do imperialismo (Cardoso, 1980, p. 102).

Portanto, os pontos de inflexo devem ser buscados no interior da teoria, na anlise da capacidade desta de dar conta da realidade proposta a ser desvelada.

2. A CONSTRUO DO CONCEITO DE DEPENDNCIA

Na segunda metade da dcada de 60 Cardoso e Faletto enfrentam o debate sobre a possibilidade de alguns pases da Amrica Latina ingressarem numa onda modernizadora e de crescimento econmico auto-sustentado. Todas as condies histricas e estruturais pareciam dadas; imaginava-se que finalmente estes pases poderiam completar seu processo de formao do setor industrial de modo sustentvel e contnuo. Eis o quadro da Amrica Latina descrito pelos autores:

Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, parecia que alguns pases da Amrica Latina estavam em condies de completar o processo de formao de seu setor industrial e de iniciar, ademais, transformaes econmicas capazes de alcanar um desenvolvimento auto-sustentado (...) [Certas economias latinoamericanas] pareciam achar-se em condies de completar o ciclo denominado de substituio de importaes e iniciar, sobre uma base firme, a etapa de produo de bens de capital, destinada a produzir a diferenciao dos sistemas produtivos. Nestes pases o mercado interno parecia bastante amplo para estimular o sistema econmico e se contava, alm disso, que a transferncia da mo-de-obra dos setores de baixa produtividade principalmente do campo para os setores de alta produtividade seria um fator de ampliao do mercado (Cardoso e Faletto, 1973, p. 9).

Para muitos pensadores e analticos poca o processo de converso de economias eminentemente exportadoras para economias industriais de bens de capital aliada a um processo de redistribuio de renda pareciam ser a receita ideal para um crescimento

econmico auto-sustentado, este sendo baseado num mercado interno forte e diversificado em sua produo industrial. Tornou-se comum entre os economistas o pensamento de que as condies estruturais e conjunturais estavam dadas, restando apenas a cada pas tomar as decises de poltica econmica que a situao requeresse. Entretanto, quais instrumentos deveriam ser fortalecidos ou criados para se assegurar uma consistente poltica de desenvolvimento econmico? Esta resposta viria numa defesa por parte destes intelectuais do fortalecimento e modernizao do Estado, instrumentos capazes de garantir eficcia e efetividade s polticas de desenvolvimento. Estamos diante das concepes cepalinas do desenvolvimento latino-americano, teses sobre as quais Cardoso e Faletto dedicaram especial ateno como podemos verificar na passagem adiante:

O pressuposto geral implcito nessa concepo era que as bases histricas da situao latino-americana apontavam para um tipo de desenvolvimento eminentemente nacional. Tratavase ento de fortalecer o mercado interno e de organizar os centros nacionais de deciso de tal modo que se tornassem sensveis aos problemas de desenvolvimento de seus prprios pases (p. 12).

Entretanto, o que se verificou na maioria dos pases latino-americanos foram pequenos surtos de desenvolvimento econmico que no se sustentaram por tempo razovel, capaz de promover a to sonhada transformao econmico-social da regio. O Brasil ps dcada de 50 amargou intensa estagnao econmica. A almejada autonomia produtiva industrial diversificada e dinmica acompanhada de auto-sustentabilidade tornou-se uma realidade no mais to prxima de nosso pas. Neste momento faz-se necessrio o questionamento se de fato o que faltou a estas naes para assegurar um crescimento sustentvel e duradouro est ligado umbilicalmente falta de maturidade e solidez institucional aliada ausncia de polticas estatais austeras do ponto de vista de garantir os objetivos vislumbrados, ou, por outro lado, se rigorosamente no haveria um erro de perspectiva que revelaria uma verdadeira impossibilidade de realizao do modelo de desenvolvimento econmico em questo. Questes como a forte desigualdade de renda (subconsumo e restrio de poupana) e a intensa e crescente participao de capitais estrangeiros nas economias nacionais dos pases perifricos no constituiriam importantes elementos a serem considerados ao se pensar o desenvolvimento auto-sustentado e autnomo?

Cardoso e Faletto identificam como desafios tericos a superao de perspectivas analticas que privilegiem categorias econmicas para deslindar processos sociais que envolveriam conflitos de classe, estruturas e relaes polticas que, por conseguinte, influenciariam sobremaneira a forma como se d o equilbrio de foras nos pases investigados - posicionamento economicista este caracterstico da CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina). Seria, ento, imprescindvel a conjugao de fatores analticos como o estudo das estruturas de dominao e das formas de estratificao social que condicionam os mecanismos e os tipos de controle e deciso do sistema econmico em cada situao particular (p. 24). Ainda dentro desta problemtica infere-se, ainda, a necessidade de anlise dos comportamentos polticos que incidem na relao entre as classes e grupos sociais que mantm um padro dado de controle e as que se lhes ope real ou virtualmente. Supe, ademais, a considerao das orientaes valorativas que outorgam s aes seus marcos de referncia (p.24). Sobre este ponto concluem os autores:

H que se buscar os pontos de interseco do sistema econmico com o sistema social, atravs dos quais se revelem os nexos e a dinmica dos diferentes aspectos e nveis da realidade que afetam as possibilidades de desenvolvimento. Esquematicamente pode-se dizer que o problema do controle social da produo e do consumo constituem o eixo de uma anlise sociolgica do desenvolvimento orientada desta perspectiva. Com efeito, a interpretao sociolgica dos processos de transformao econmica requer a anlise das situaes onde a tenso entre os grupos e classes sociais revele as bases de sustentao da estrutura econmica e poltica (p. 24, grifos nossos).

Desta feita, compreender a natureza, dinmica e conformao das estruturas sociais de poder e dominao presentes nas sociedades latino-americanas, bem como as manifestaes polticas e suas repercusses e influncias sobre as relaes estabelecidas entre os diversos grupos e classes sociais que reverberam nas possibilidades de crescimento e desenvolvimento econmicos exige um esforo terico que venha a superar concepes economicistas, que podem ser compreendidas como reducionistas da complexidade social e de sua relao dialtica com a realidade econmica, assim como entendimentos meramente mecanicistas. Partindo desta perspectiva temos que para os autores:

evidente que a explicao terica das estruturas de dominao, no caso dos pases latino-americanos, implica estabelecer as conexes que se do entre os determinantes internos e externos, mas essas vinculaes, em qualquer hiptese, no devem ser entendidas em termos de uma relao causal-analtica, nem muito menos em termos de uma determinao mecnica e imediata do interno pelo externo. Precisamente o conceito de dependncia, que mais adiante ser examinado, pretende outorgar significado a uma srie de fatos e situaes, que aparecem conjuntamente em um momento dado e busca-se estabelecer, por seu intermdio, as relaes que tornam inteligveis as situaes empricas em funo do modo de conexo entre os componentes estruturais internos e externos (p. 23).

Estamos diante de uma tentativa de interpretao da realidade latino-americana que busca uma apreenso global do fenmeno, que contemple elementos internos e externos a estes pases. Esta postura terica implica um estudo aprofundado da realidade social, econmica e poltica, sobretudo das sociedades subdesenvolvidas e sua dinmica relacional com os pases desenvolvidos, uma vez que a especificidade histrica da situao de subdesenvolvimento nasce precisamente da relao entre sociedades perifricas e centrais (p. 25). Cardoso e Faletto combatem a tese que atrela o significado de subdesenvolvimento a um tipo estrutural de sistema econmico que tem como caractersticas: 1) predominncia do setor agrrio; 2) intensa concentrao de renda; 3) pouca diferenciao do setor produtivo e 4) predominncia do mercado externo sobre o interno. Os autores reconhecem a insuficincia desta abordagem e apontam para a necessidade de se observar o fenmeno do subdesenvolvimento, luz de sua historicidade, destacando os processos que condicionaram a peculiar forma de insero das economias subdesenvolvidas no mercado mundial, assim como de que forma se deu a consolidao dos grupos sociais dominantes internos e a definio de sua postura em relao s foras externas no plano das relaes polticas internacionais. Para tanto, faz-se necessrio o reconhecimento que existem relaes de dependncia, ao se considerar o plano social e poltico, dentro de situaes de subdesenvolvimento, tendo como grande motor deste processo a expanso dos pases capitalistas centrais e suas relaes estabelecidas com a periferia do sistema global capitalista. A propsito de uma melhor conceituao Cardoso e Faletto expem que:

A noo de dependncia alude diretamente s condies de existncia e funcionamento do sistema econmico e do sistema poltico, mostrando a vinculao entre ambos, tanto no que se refere ao plano interno dos pases como ao externo. A noo de subdesenvolvimento caracteriza um estado ou grau de diferenciao do sistema produtivo apesar de que, como vimos, isso implique algumas conseqncias sociais sem acentuar as pautas de controle das decises de produo e consumo, seja internamente (socialismo, capitalismo etc.) ou externamente (colonialismo, periferia do mercado mundial etc.). As noes de centro e periferia, por seu lado, destacam as funes que cabem s economias subdesenvolvidas no mercado mundial sem levar em conta os fatores poltico-sociais implicados na situao de dependncia (p. 27).

E acrescentam adiante:

A dependncia encontra assim no s expresso interna, mas tambm seu verdadeiro carter como modo determinado de relaes estruturais: um tipo especfico de relao entre as classes e grupos que implica uma situao de domnio que mantm estruturalmente a vinculao econmica com o exterior. Nesta perspectiva, a anlise da dependncia significa que no se deve consider-la como uma varivel externa, mas que possvel analis-la a partir da configurao do sistema de relaes entre as diferentes classes sociais no mbito mesmo das naes dependentes (p. 31).

Importantes consideraes podem ser feitas a partir deste ponto da exposio de nossos autores. Encontramos, a partir da distino conceitual das categorias da dependncia/subdesenvolvimento, centro/periferia, uma espcie de desconstruo de um vnculo lgico-explicativo presente nessas categorias, percebidas nas formulaes mecanicistas e economicistas que, segundo os autores, buscaria explicar a situao de subdesenvolvimento dos pases da Amrica Latina atravs de uma mera subordinao mecnica da dinmica interna externa. Na medida em que h uma operao de particularizao analtico-conceitual das categorias-chave para investigao do processo de desenvolvimento da Amrica Latina, estas passam a se relacionar e combinar de inmeras formas diferentes, produzindo os mais diversos efeitos na situao concreta em questo. A

partir disto, os autores desvinculam a questo do desenvolvimento econmico propriamente dito do processo de conquista da autonomia por parte destes pases. Dessa forma, ainda segundo Cardoso e Faletto, possvel que determinados pases latino-americanos alcancem um relativo grau de diferenciao de seu sistema produtivo, sem que isso implique, necessariamente, numa conquista de autonomia por parte dos centros de deciso internos. Como exemplo apontam o caso do Brasil e Argentina na fase final do processo de substituio de importaes, quando se inicia a produo de bens de capital. Admite-se tambm o inverso: determinadas sociedades nacionais podem alcanar certo nvel de autonomia de suas decises em detrimento do desenvolvimento de seu sistema produtivo ou de seus mecanismos de distribuio de renda, como foi o caso da Iugoslvia, China, Arglia, Egito e Cuba. Estas concluses so fundamentais para a compreenso da noo de desenvolvimento dependente-associado que viria a ser desenvolvido pelos autores em seguida. Sobre esta noo nos deteremos a seguir.

2.1.

O NOVO CARTER DA DEPENDNCIA E OS CAMINHOS DA DEPENDNCIA-ASSOCIADA

Cumpre papel fundamental na definio das condies e possibilidades histricas de desenvolvimento e crescimento econmicos dos pases a interao entre os processos de transformao econmica e as foras polticas em atuao no cenrio nacional, bem como os limites de atuao desses atores, alm da fora da ideologia hegemnica vigente. Nessa perspectiva insere-se a reflexo sobre as mudanas na estrutura econmica brasileira:

Se, durante o perodo de formao do mercado interno, o impulso para uma poltica de industrializao foi sustentado, em certos casos, pelas relaes estveis entre nacionalismo e populismo, o perodo de diferenciao da economia capitalista baseada na formao do setor de bens de capital e no fortalecimento dos grupos empresariais est marcado pela crise do populismo e da organizao poltica representativa dos grupos dominantes. O principal problema que se coloca consiste em explicar claramente a natureza e as vinculaes deste duplo movimento: um, de crise do sistema interno de dominao anterior e o

esforo conseqente de reorganizao poltica, e o outro, de transformao do tipo de relao entre a economia interna e os centros hegemnicos do mercado mundial (p. 114).

inegvel o enorme peso que Cardoso e Faletto conferem esfera da poltica no que tange a sua influncia sobre os rumos do desenvolvimento econmico das naes capitalistas, afinal, crem que o conceito de dependncia permanece bsico para caracterizar a estrutura dessa nova situao de desenvolvimento e, portanto, a poltica continua sendo o meio pelo qual se possibilita a determinao econmica. Com efeito, para uma mais precisa caracterizao do do novo carter da dependncia necessrio a conjugao de fatores como a crise do populismo e os limites estruturais do processo de industrializao nacional. Afinal:
(...) Estruturalmente, a industrializao dentro do marco social e poltico caractersticos das sociedades latinoamericanas descritas implica grande necessidade de acumulao, mas por sua vez produz como resultado uma forte diferenciao social. As presses dos distintos setores para obter uma participao econmica e poltica, tanto dos incorporados como dos marginalizados, opem-se s necessidades e ao tipo de investimento que o desenvolvimento capitalista postula. (p. 119).

Pases como Brasil, Argentina e Mxico reuniram condies para a constituio de uma aliana desenvolvimentista envolvendo significativas foras polticas e setores investidores, o que foi decisivo para a criao de uma conjuntura favorvel industrializao e conciliao de interesses pelo Estado. Esta conjuntura materializou-se na vigncia da aliana desenvolvimentista, que encontrou expresso nacional-populista (varguista ou peronista) ou estatal-desenvolvimentista (como no caso mexicano) com a importante caracterstica de no excluso dos setores e camadas nacionais dominantes no processo de expanso para fora. Entretanto, as crescentes necessidades de acumulao (em particular quando se caminha para os setores industriais de bens de consumo durveis e bens de produo, ou seja, para a fase mais complexa da substituio de importaes) entraram em choque com a necessidade de se atender s maiores presses por incorporao advindas dos setores campons e popular urbano. O Estado populista, ento, enfrentou um difcil momento de manuteno de hegemonia, pois este supe a necessidade de uma arbitragem estatal pelo menos favorvel manuteno dos nveis de salrios e a seu aumento em ramos estratgicos

ou circunstncias especiais, como quando o governo necessita do apoio das massas ou da ampliao do consumo. (...) Tudo isso intensifica a presso das massas, que se torna perigosa para o sistema quando coincide com as crises dos preos de exportao ou com os influxos inflacionrios que intensificam a transferncia de rendas (p. 120). Surge uma crise poltica em decorrncia de uma impossibilidade do Estado de suportar a crescente carga de investimentos demandadas tanto pelo setor pblico como privado necessrios continuidade do desenvolvimento ento almejado. O Estado populista v-se diante de uma necessidade de abertura de seu mercado ao capital estrangeiro, pois nem os setores populares manter-se-iam dentro da aliana sem uma presso crescente em favor da redistribuio das rendas, nem os setores empresariais, privados ou pblicos, poderiam suportar tais presses e simultaneamente seguir capitalizando e investindo. (p. 121). Um movimento oposto ao verificado no nacional-desenvolvimentismo - que primava pelo investimento em autarquias seguindo no rumo de uma abertura do mercado interno ao capital estrangeiro, reintegrando essas economias ao mercado mundial de forma distinta ao que foi marcado pela economia agrrio-exportadora. Segundo os autores:

A vinculao das economias perifricas ao mercado internacional se d, sob esse novo modelo, pelo estabelecimento de Laos entre o centro e a periferia que no se limitam apenas, como antes, ao sistema de importaesexportaes; agora as ligaes se do tambm atravs de investimentos industriais diretos feitos pelas economias centrais nos novos mercados nacionais. Isso corroborado pelas anlises sobre o financiamento externo da Amrica Latina que mostram que os investimentos estrangeiros orientam-se de forma crescente para o setor manufatureiro, e indicam que esse fluxo se expressa atravs de investimentos privados (e entre estes os diretos tem predomnio absoluto sobre os de carteira) e por intermdio de um grupo muito reduzido de empresas. (p. 125).

Podemos marcar ento um ponto de inflexo terico com a tese cepalina sobre o desenvolvimento que versava sobre a possibilidade de desenvolvimento socioeconmico e autonomia caminharem juntos. Estamos diante de economias que ao passo que gozavam de relativa diferenciao produtiva (caracterstica econmica que poderia potencializar um processo de desenvolvimento) conviviam tambm com a heteronomia. A presena da heteronomia est marcada, em primeiro lugar, pela dependncia do setor industrial da

contnua importao de bens de capital e matrias-primas, embora este fosse um obstculo possvel de ser superado atravs do fomento do setor interno de produo de bens de capital. Um outro aspecto a ser considerado a intensificao do processo de internacionalizao do mercado interno, expresso que caracteriza a situao que responde a um controle crescente do sistema econmico das naes dependentes pelas grandes unidades produtivas monopolistas internacionais. (p. 141). Assim, a partir dos anos 60, consolida-se no cenrio brasileiro a fase do capitalismo monopolista. Esta fase - sob a gide da ditadura militar -, caracteriza-se por um modelo desenvolvimentista financiado pelo prprio Estado. Assim, embora a interveno estatal j fizesse parte do processo industrial no pas desde as dcadas anteriores, o novo rumo seguido pelo pas foi assinalado pela abertura da economia brasileira continuamente internacionalizao. Constitui-se uma nova relao de dependncia em que tanto os fluxos de capitais quanto o controle das decises econmicas passam, necessariamente, pelo exterior, onde as decises das matrizes apenas levam em conta parcialmente o mercado interno, influindo sobremaneira sobre a reinverso dos lucros gerados no sistema nacional. Temos, dessa forma, diferenas significativas relativas forma de dependncia encontrada neste perodo. O mercado interno (que nas economias primrio-exportadoras era considerado praticamente irrelevante) passa a ser alvo imediato das empresas multinacionais que, invertendo a antiga lgica da dominncia financeira (antes exercida atravs dos emprstimos cedidos s economias perifricas), exercem seu poder financeiro atravs de investimentos diretos, reservando burguesia nacional o status de scia-menor do capital estrangeiro, este sendo responsvel pelo comando dos setores mais dinmicos da economia. Desta feita, Cardoso e Faletto destacam a novidade desta interpretao:

A novidade da hiptese no est no reconhecimento da existncia de uma dominncia externa processo bvio mas na caracterizao que ela assume e nos efeitos distintos, com referncia s situaes passadas, desse tipo de relao de dependncia entre as classes e o Estado. Salientamos que a situao atual de desenvolvimento dependente no s supera a oposio tradicional entre os termos desenvolvimento e dependncia, permitindo incrementar o desenvolvimento e manter, redefinindo-os, os laos de dependncia, como se apia politicamente em um sistema de alianas distinto daquele que no passado assegurava a hegemonia externa. (p. 141).

O que se v agora um interesse cada vez maior dos capitais externos sobre o mercado interno, promovendo um maior desenvolvimento industrial da periferia que promove crescimento e minimiza os efeitos da explorao tipicamente colonialista e busca solidariedade no s nas classes dominantes, mas no conjunto dos grupos sociais ligados produo capitalista moderna: assalariados, tcnicos, empresrios, burocratas etc. (p. 142). Finalmente, para Cardoso e Faletto o novo carter da dependncia teria eliminado o antagonismo existente entre dependncia e desenvolvimento, abrindo o campo das possibilidades histricas para um tipo de desenvolvimento dependente-associado. Chamamos ateno para o fato que a tese de Cardoso e Faletto sobre a dependncia no foi a nica. Estes se contrapunham a outros tericos da dependncia, por exemplo, tese de Andr Gunder Frank sobre o desenvolvimento do subdesenvolvimento ou mesmo a outra difundida e debatida tese do mesmo perodo, esta pertencente a Ruy Mauro Marini, sobre o sub-imperialismo e superexplorao. Estes ltimos afirmavam que o avano do capitalismo na periferia traria um aumento substancial da marginalizao. Cardoso nunca negou esta possibilidade, entretanto acreditava que os ganhos provocados pela expanso do capital mesmo nas economias subdesenvolvidas poderiam trazer mais benefcios do que perdas, apontando para a possibilidade de ocorrerem efeitos similares aos observados nas economias desenvolvidas. Nesse sentido Cardoso concebe o desenvolvimento no capitalismo:

Existem os que crem que o capitalismo dependente baseia-se na superexplorao do trabalho, incapaz de ampliar o mercado interno, gera incessantemente desemprego e marginalidade e apresenta tendncias estagnao e a uma espcie de constante reproduo do subdesenvolvimento (como Frank, Marine e, at certo ponto, dos Santos) - existem os que pensam que, pelo menos em alguns pases da periferia, a penetrao do capital industrial-financeiro acelera a produo de mais-valia relativa, intensifica as foras produtivas e, se gera desemprego nas fases de contrao econmica, absorve mo-de-obra nos ciclos expansivos, produzindo, neste aspecto, um efeito similar ao do capitalismo nas economias avanadas, onde coexistem desemprego e absoro, riqueza e misria. Pessoalmente, acho que a segunda explicao mais consistente, embora o tipo de desenvolvimento dependenteassociado no seja generalizvel para toda a periferia. (Cardoso, 1980, p. 105).

De modo geral, a concepo de Cardoso acerca do processo de desenvolvimento capitalista nos pases perifricos pode ocorrer junto ao aumento da marginalidade, pobreza, perda de autonomia ou mesmo, gerar excluso. Entretanto, pari passu a estes processos e em detrimento destes, pode-se observar o aumento da riqueza, crescimento econmico, em suma, desenvolvimento capitalista. Precisamente neste ponto seria possvel observarmos o fenmeno do desenvolvimento dependente-associado, marcado pelo conformismo terico em conceber como nica alternativa vivel para promover o desenvolvimento das naes perifricas a insero internacional em forma de parceria subalterna, scios minoritrios dos grandes centros hegemnicos de dominncia financeira. Entretanto, observando o processo de desenvolvimento poltico e econmico brasileiro, luz do dinmico processo histrico, no constitui tarefa fcil identificar precisamente a perspectiva do desenvolvimento-associado como matriz terica delineadora dos rumos tomados pela economia poltica brasileira na dcada de noventa. Do mesmo modo difcil compreender a complexa trajetria intelectual de Fernando Henrique Cardoso enquanto socilogo e homem pblico, principalmente ao se levar em conta as continuidades e rupturas tericas operadas em seu pensamento sobre o Brasil e seus rumos em razo de prticas polticas contraditrias. Assim, faz-se necessrio a compreenso dos dilemas vividos pela sociedade brasileira no incio dos anos 90, recm liberta dos grilhes do autoritarismo, no que concerne a sua dinmica poltica e econmica em vias de implantao e aprofundamento do projeto neoliberal, a partir, sobretudo, de uma insero cada vez mais subalterna do Brasil na economia mundial. Desse modo, tornar-se- mais claro quo prximas so as proposies terico-prticas do arcabouo normativo neoliberal das concepes acerca das possibilidades de

desenvolvimento dependente-associado de certos pases perifricos latino-americanos manifestadas pelo socilogo que se tornou presidente do Brasil, entretanto, desta vez, num contexto mundial de intensa globalizao financeira.

3.

ANOS 90 NO BRASIL: INICIA-SE A DEVASTAO NEOLIBERAL

No ano de 1990 empossado como novo presidente da repblica do Brasil Fernando Collor de Mello (pelo PRN, Partido da Reconstruo Nacional). Diante de um complexo

quadro eleitoral - que contava de um lado com candidatos que iam de Maluf a Ullysses Guimares, passando pelo ensaio da candidatura Jnio e, no campo da esquerda, com Brizola e Lula, estes responsveis por constantes e soturnos pesadelos da elite brasileira - a eleio de Collor representou mais que uma vitria da rearticulao da ordem poltica dominante, marcando profundamente os rumos tomados pela economia nacional por toda a dcada de noventa. A partir do governo Collor implantado com toda fora no Brasil, o liberalismo, orientao de relevante dimenso ideolgica possuidora de profundo contedo polticoeconmico j dominante neste perodo na maioria dos pases latino-americanos. Operou-se uma ruptura econmico-poltica com a tradio histrica de desenvolvimento no Brasil. Pela primeira vez h a concepo de um plano econmico que ousa ir alm de polticas de estabilizao, surgiu a proposta de um projeto de longo prazo, que articulava o combate inflao com a implementao de reformas estruturais na economia, no Estado e na relao do pas com o resto do mundo, com caractersticas nitidamente liberais (Filgueiras, 2006, p. 84). Conjugando um discurso liberal radical, a afirmao veemente da necessidade da abertura econmica brasileira aos capitais externos e uma agressiva poltica privatista, tm-se inaugurada a era liberal neste lado dos trpicos. Collor, sob o argumento de ter sido eleito democraticamente, assume uma postura de manifesta intransigncia e autoritarismo na conduo de seus projetos polticos que buscariam introduzir o Brasil na era da modernizao. Tal impostao poltica deu contornos do que viria a caracterizar uma verdadeira verso tupiniquim do bonapartismo francs do sculo XIX2, corroborando para sua viabilidade histrica a tragdia social a qual se encontrava mergulhada a sociedade brasileira, com grave crise financeira e econmica e beira da hiperinflao. Collor apresentou-se como um outsider do empresariado, das associaes sindicais, da poltica e dos partidos polticos, nico capaz de levar a cabo as mudanas necessrias para conduzir o Brasil modernidade. Por outro lado, dizia-se
2

O bonapartismo clssico, que ocorrera na Frana do sculo XIX, definido por Marx (2006) como uma forma particular de governo que encontra terreno frtil em momentos de grave crise social, quando a ordem hegemnica capitalista colocada em xeque. neste nterim que a burguesia e seus representantes polticos, cedem o poder poltico a um ditador carismtico que ser o responsvel por restaurar o domnio burgus e a disciplina dos de baixo. So caractersticas intrnsecas ao fenmeno bonapartista: a prevalncia dos projetos de interesse geral da ordem; a carncia da persona do Bonaparte de massa de manobra que substancie sua autonomia relativa frente aos interesses dominantes; e uma tendncia regressiva do poder parlamentar. A orientao do Plano Collor para atender aos ditames do grande capital, sua base popular virtual composta pelos descamisados e ps descalos alm de sua postura autoritria e centralizadora no respeitando outras instncias democrticas como o parlamento so, em geral, os pontos que ligam analiticamente nossa experincia ao bonapartismo francs.

comprometido com o povo e com as camadas mais pobres da populao, situando-se acima dos interesses particulares e corporativos dos diversos grupos sociais. O fracasso do plano econmico e a posterior queda do chefe do Executivo deveram-se a uma mirade de fatores que envolvem interesses polticos e materiais profundos. Primeiramente, naquele momento ainda no existia um consenso entre as elites acerca do projeto proposto no discurso e nas prticas neoliberais uma vez que o empresariado ainda se mostrava fortemente vinculado ao modelo de substituio de importaes no se consubstanciando o consenso que se verificaria mais tarde sob o governo Cardoso. A desconfiana aumentou ao se verificar uma abrupta abertura econmica ao capital e concorrncia externa, fato que consumou o sucateamento de importantes parcelas do capital industrial privado de cariz nacional. Uma importante fatia do empresariado viu-se beira de um colapso, haja vista sua manifesta incapacidade de concorrer com os capitais externos mais avanados. Ps-se em curso um nefasto processo de sucateamento de nosso parque industrial que culminou na eliminao de significativas parcelas de nosso pequeno e mdio capital industrial e do capital produtivo estatal. Alm disso, a postura autocrtica do governo Collor encontrou resistncia e foi profundamente questionada, uma vez que o pas dispunha naquele momento de instituies democrticas, apesar de tudo, que canalizavam as insatisfaes em relao ao autoritarismo governamental. Por fim, a suposta base popular de sustentao do governo Collor, os descamisados e ps descalos era frgil e inorgnica, no constituindo o menor impedimento ao desenrolar do processo de sua destituio do cargo de Presidente da Repblica. O impeachment de Collor e sua substituio por seu vice Itamar Franco colocaram em risco a continuidade do projeto liberal no Brasil. O quadro social, poltico-econmico e institucional brasileiro neste momento apresentava uma dimenso catastrfica: crise econmica, recesso intensificada, crise social brutal, corrupo compulsiva, tenso militar, desequilbrio e instabilidade poltica, com possibilidades de fraturas institucionais (Antunes, 2004, p. 18). Alm disso, o perfil poltico do novo presidente, claramente antiliberal, aliado precria e cambiante solidez das foras polticas que lhe davam sustentao foram determinantes no recuo do mpeto reformista manifestado pelo governo anterior, muito embora o ritmo acelerado das privatizaes tenha se mantido com algumas modificaes de suas regras.

As foras polticas conservadoras do pas assistiam o ocaso de seu projeto poltico liberalizante, um cenrio extremamente desfavorvel corroborado pela ascenso das foras polticas de esquerda que tinham em seu comando a figura carismtica e popular de Lula da Silva. A perspectiva para a prxima disputa eleitoral era de um embate poltico fortemente polarizado contando, de um lado, com as foras polticas conservadoras, estas inevitavelmente identificadas com o governo Collor e, de outro, um projeto das foras polticas da esquerda, ainda no testado, mas que despertava boas expectativas em significativa parcela das camadas populares e setores organizados da sociedade brasileira. A virada de jogo e conseqente soluo desse impasse comeou a tomar contornos mais ntidos com a nomeao do ento senador Fernando Henrique Cardoso, em maio de 1994, para o cargo de Ministro da Fazenda, consolidando-se com sua assumida posio de lder condutor da implementao do novo plano econmico e com sua posterior candidatura Presidncia da Repblica. Nas palavras de Filgueiras:

Cardoso j havia optado pelo projeto de modernizao neoliberal, a partir de uma coalizo de foras polticas conservadoras e de centro-direita, desde 1991, ainda no desenrolar do governo Collor assumindo, e aceitando, como fato consumado as relaes de poder e dependncia internacionais prprias da globalizao financeira. Desse modo, naquela conjuntura, o ator era perfeito para o papel a ser representado, em razo de ser um intelectual respeitado, conhecido internacionalmente apesar de ter solicitado ao empresariado que esquecesse tudo o que havia escrito antes de assumir o Ministrio da Fazenda - , militante histrico contra a ditadura, desde os tempos do antigo MDB, e apresentava, tal como o candidato das esquerdas, um elemento fundamental naquela conjuntura: a esperana de algo novo e a posse de um currculo poltico inatacvel, do ponto de vista tico e moral (pp. 90-91).

Embora possuidor de todas as caractersticas acima mencionadas o nome de Cardoso no dispunha de suficiente repercusso popular capaz de superar eleitoralmente o candidato das esquerdas. Assim, sua permanncia como Ministro da Fazenda, com exposio quase que diria nos meios de comunicao do pas e a vinculao de seu nome conduo de um novo Plano Econmico que viria a reduzir drasticamente a inflao - considerada j h anos como o principal mal da economia do pas foi fundamental em fazer de Cardoso o candidato preferencial do grande capital e das foras poltico-sociais conservadoras do pas, que nele

enxergaram a nica possibilidade de derrotar Lula (Filgueiras, 2006, p. 91). Logo aps o 1 de julho de 1994, data da adoo da nova moeda - o Real - as pesquisas de opinio j apontavam para uma tendncia de crescimento contnuo da popularidade eleitoral de sua candidatura. Aps os primeiros resultados, de curto prazo, das medidas adotadas pelo Plano Real a campanha do ex-ministro decolou de forma fulminante, chegando em 3 de outubro com a economia brasileira apresentando as seguintes caractersticas: a inflao em Real prxima a zero, a atividade econmica em crescimento, o poder aquisitivo dos salrios mantido desde a introduo da URV e os segmentos de baixa renda livres do imposto inflacionrio e comprando prestao (Idem, op. cit. p. 91). O que se verificou foi uma impressionante sintonia entre os efeitos econmicos do plano adotado sobre a economia brasileira e o tempo poltico-eleitoral, com vistas eleio de Cardoso Presidncia da Repblica. O enorme prestgio popular adquirido por Cardoso no processo eleitoral o elegeu ainda em primeiro turno, o que o conferiu uma larga margem de ao poltica e governabilidade, permitindo aprovar, ainda em seu primeiro ano de mandato, reformas constitucionais da ordem econmica a quebra dos monoplios estatais, a igualdade de tratamento entre as empresas nacionais e estrangeiras e a desregulamentao de algumas atividades consideradas, at ento, estratgicas. Em suma, o Plano Real se constituiu numa complexa arquitetura poltico-econmico-eleitoral, que possibilitou a derrota, mais uma vez, das foras de esquerda, recolocando na ordem do dia o projeto liberal urdido desde os tempos do Governo Collor (Idem, op. Cit. P. 92). O trgico adgio Fim da Histria3, cunhado por Francis Fukuyama no incio da dcada passada engendrou uma verdadeira idia-sntese de toda a euforia liberal da dcada de 90. Sua tese afirmava que a histria humana havia chegado ao fim, na medida em que o capitalismo industrial se mostrava o pice do desenvolvimento poltico e econmico, uma vez que o fim tambm havia chegado para suas ideologias antagnicas, ocaso historicamente marcado pela derrota do Fascismo e a derrocada do mundo comunista, o que atestaria a superioridade da economia de mercado e da democracia liberal frente a qualquer outra forma

FUKUYAMA, Francis. O Fim da Histria e o ltimo Homem, 1992. Importante se faz observar que o autor reconhecia que a perfeio no havia sido atingida pela sociedade humana e que mudanas sociais aconteceriam, entretanto acreditava que o mundo convergia para um mesmo padro e tipo de organizao poltico-econmica uma vez que o capitalismo liberal representava a melhor alternativa. Na verdade encontramos uma apologia ao sistema do capital, subscrevendo um delrio utpico da evoluo da economia global cada vez mais distante de sua realizao, desconsiderando e solapando a dinmica contraditria do desenvolvimento histrico.

de organizao social. Suas idias foram, talvez, a expresso terica mais acabada da guinada do capital rumo s transformaes que buscariam restaurar patamares extraordinrios de lucros tendo em vista as mudanas estruturais necessrias e exigidas pela nova dinmica de reproduo sociometablica do capital. precisamente neste ponto que identificamos um dos pilares fundamentais do arcabouo terico do Plano Real, elemento que se convencionou chamar, depois de John Willamson4, de Washington Consensus5, nessa perspectiva entendido tambm como resultado do processo de globalizao financeira, que acelerou o movimento dos capitais especulativos, com a formao de um mercado financeiro mundial, e levou a um acentuado crescimento da incerteza e do risco (Filgueiras, 2006, p. 94). Em novembro de 1989, renem-se em Washington, num evento de carter acadmico e no deliberativo, funcionrios do governo dos EUA, FMI, BIRD, BID, alm de economistas latino-americanos. O mote do encontro girava em torno de um esforo em compreender o desenrolar dos processos de ajustamento das naes latino-americanas (com foco nas reformas em curso e a implementao de polticas macroeconmicas). O consenso de Washington no trouxe novas formulaes ou paradigmas econmicos a serem seguidos, entretanto serviu de sistematizador de elementos distintos de fontes diversas como as orientaes do governo norte-americano e dos vrios organismos multilaterais. Dessa forma, as proposies do consenso de Washington representam hoje um conjunto, abrangente, de regras de condicionalidade aplicadas de forma cada vez mais padronizada aos diversos pases e regies do mundo, para obter o apoio poltico e econmico dos governos centrais e dos organismos internacionais. Trata-se tambm de polticas macroeconmicas de estabilizao acompanhadas de reformas estruturais liberalizantes (Tavares e Fiori apud Filgueiras, op. cit. p. 96). Podemos considerar que as recomendaes do consenso abrangem

fundamentalmente trs reas at meados da dcada de 1990. A primeira refere-se s polticas macroeconmicas, onde a austeridade fiscal e a disciplina monetria eram alardeadas como verdadeiros dogmas, donde se seguiam a exigncia de um programa de corte de gastos e
4

WILLAMSON, John. Latin American Adjustment: How Much Has Happened, Institute For International Economics, Washington, DC, 1990, pp. 7-17.
5

As polticas neoliberais consolidadas atravs do Consenso de Washington possuam em sua agenda os seguintes pontos: combate inflao atravs de planos alicerados na valorizao das moedas nacionais frente ao dlar e na entrada de capitais especulativos; abertura econmica com a desregulamentao dos mercados de produtos e financeiros alm das mudanas administrativas e estruturais dos Estados, com destaque para o incentivo s privatizaes e quebra dos monoplios estatais (Filgueiras, Lus. Histria do Plano Real - So Paulo: Boitempo, 2000, p. 97).

implementao de reformas administrativas, previdencirias e fiscais, sob a pena de fracasso das polticas de estabilizao que foram adotadas em quase todos os pases da Amrica Latina. O segundo campo abarcado pelo conjunto das proposies do consenso era de ordem microeconmica. Impunha-se a desonerao do capital que deveria operar num mercado internacional cada vez mais aberto e desregulado. Alm disso, afirmava-se que para uma insero competitiva das empresas dos pases perifricos no mercado global seria necessrio um incentivo competio internacional aberta, com eliminao dos subsdios e polticas de proteo. A terceira grande rea refere-se ao desmonte radical do modelo de industrializao seguido pela maioria dos pases perifricos, sobretudo aps a Segunda Guerra Mundial. Neste campo inscreviam-se as principais reformas estruturais, ou institucionais que acabaram por vingar na dcada de 1990 e que assim propunham:

Desregulao dos mercados financeiro e do trabalho; a


privatizao das empresas e dos servios pblicos; abertura comercial; e a garantia do direito de propriedade dos estrangeiros, sobretudo nas zonas de fronteira tecnolgica e dos novos servios (Fiori, 2001, p. 86).

neste contexto que o Plano Real concebido e posto em prtica no Brasil. primeira vista o grande inimigo a ser combatido pelo Plano Real eram as altas taxas de inflao verificadas no Brasil h anos. Em sua fase inicial buscou-se operar um audacioso processo de desindexao da economia brasileira. No Brasil a economia era fortemente marcada pela existncia de um amplo e complexo sistema de indexao, que abarcava parcela maior dos contratos e preos no pas. Preos de bens e servios, salrios, aluguis, cmbio, impostos e ativos financeiros estavam diretamente referenciados a ndices gerais. Desse modo, o principal determinante das taxas de inflao corrente era a taxa de inflao do perodo imediatamente anterior. Assim, naquele momento, o combate da inflao passava pela necessidade de se implantar um eficiente processo de desindexao que culminou com a criao da URV (Unidade de Real de Valor). Torna-se fundamental para nossa anlise ressaltar que o efeito da desindexao foi corroborado por um uso agressivo da taxa de cmbio e da abertura s importaes como instrumentos de combater as presses inflacionrias. Seguiu-se uma poltica que operou um intenso processo de valorizao do cmbio com acelerada remoo das barreiras importao.

Esta poltica de intensa abertura do mercado interno brasileiro s importaes foi possvel somente na medida em que havia uma farta disponibilidade e oferta de capitais forneos, corroborada ainda por um quadro de extrema liquidez vivenciado pela maioria dos pases da Amrica Latina nos anos iniciais da dcada de noventa. Com base no volume de reservas do pas no perodo, e com a expectativa de continuar a recorrer aos capitais externos, o governo brasileiro subordinou nossa poltica cambial e de comrcio exterior ao objetivo de derrubar rapidamente as taxas de inflao. O uso indiscriminado desses instrumentos de controle inflacionrio produziu um grave desequilbrio externo, no fundo o que se fez foi substituir a inflao por uma tendncia ao desequilbrio externo /.../ Toda vez que a economia cresce um pouco mais rapidamente aparecem desequilbrios preocupantes no balano de pagamentos em conta corrente. Aumentou a dependncia da economia brasileira em relao a capitais externos e a sua vulnerabilidade a oscilaes da liquidez e do estado de nimo nos mercados financeiros internacionais (Batista Jr., 2005, p. 120). Desta feita, o governo brasileiro agindo atravs de polticas implementadas pelo Banco Central - tem-se utilizado em larga medida de instrumentos considerados extremamente conservadores. Neste sentido, objetivando a manuteno de taxas modestas de crescimento para no dizermos medocres da economia, o estabelecimento de altas taxas de juros internas pe em operao uma tentativa de restrio da demanda interna e refreamento da expanso do crdito com o escopo de impedir um crescimento significativo da economia brasileira que desembocaria num aumento considervel do dficit em conta corrente. Temos ento que a manuteno de alta taxa de juros e a restrio de crdito buscam, por um lado, atrair capitais externos e, de outro, reprimir o dficit em conta corrente. Esta poltica de juros altos acaba por favorecer a entrada de capitais externos, mas aumenta o custo da dvida pblica interna e a inadimplncia das empresas e pessoas fsicas. A retrao da demanda interna diminui o dficit de balano de pagamentos em conta corrente, mas tende a deprimir a arrecadao do governo, as vendas das empresas e a renda das famlias, reforando o impacto negativo dos juros altos sobre as finanas pblicas e o sistema financeiro nacional (Idem, op. Cit., p. 125). Todo este quadro acaba por provocar um aumento violento dos nveis de desemprego e subemprego por todo o pas. Portanto, a restrio de carter macroeconmico que acaba por limitar o crescimento da economia brasileira a nveis medocres a fim de assegurar a frgil estabilidade monetria conquistada deriva da tendncia estrutural ao desequilbrio externo engendrada fundamentalmente pelas polticas cambial e de comrcio exterior (p. 126), que atendem s recomendaes que

prevaleceram em Washington para o desenvolvimento da Amrica Latina nos anos 80 e boa parte dos 90, conferindo ao Plano Real, mais marcadamente em sua fase inicial, as impresses digitais do Consenso de Washington (p. 127). Assim, a abertura pouco prudente e inescrupulosa (irrestrita) da economia nacional s importaes e aos capitais especulativos ou de curto prazo tornou a economia brasileira extremamente vulnervel s flutuaes financeiras internacionais. Pari passu s medidas que buscaram promover mudanas na ordem econmica nacional para garantir uma suposta sustentao da estabilidade monetria alcanada atravs do combate inflao, ainda no governo Cardoso, foram promovidas reformas na tessitura organizacional do Estado. Estas se referiram a mudanas que deveriam acontecer nas esferas administrativa, previdenciria e tributria, uma vez que disso tambm dependeria a vitria definitiva do Plano de estabilizao, permitindo ao Brasil adentrar a uma nova fase de insero no mundo globalizado. Seguiriam ento as reformas constitucionais (Malaguti: 2001, p. 43). Diminuio dos gastos do Estado com pessoal, enxugamento da mquina administrativa (reforma administrativa), reduo dos gastos com aposentados e pensionistas, e com a seguridade social em geral (previdncia social, sade e assistncia social), alm da reforma fiscal baseada na reduo de impostos sobre a pessoa jurdica com correspondente compensao na cobrana de novas taxas sobre os rendimentos do trabalho. Nessa mesma esteira, a poltica de privatizaes, embora iniciadas ainda no governo Collor, encontra seu apogeu no governo Cardoso. Sob os argumentos de promover maior eficincia do Estado; equilibrar as contas do governo a partir do combate dvida interna; conquistar maior credibilidade poltica para manter o nvel de investimentos estrangeiros no pas; promovendo maior dinamismo economia brasileira atravs do incentivo ao mercado de capitais, a poltica privatista atingiu fortemente setores tomados como estratgicos at ento; setores de concesso de servios pblicos, como a energia eltrica e telecomunicaes. Neste sentido, o patrimnio pblico nacional construdo ao longo de cinqenta anos foi uma das pilastras do Plano Real. Entretanto, ao tomarmos o processo de privatizao como elemento de um conjunto mais amplo e claramente direcionado de polticas, particularmente aquelas que facilitam e viabilizam operaes de compra e venda de ativos produtivos intramuros do prprio setor privado, seu resultado objetivo inequvoco: o fortalecimento de determinados grupos, a desnacionalizao e o aumento do grau de concentrao e, portanto, do poder de monoplio em quase todos os setores (Paulani apud Filgueiras, 2006, p. 116).

Os efeitos de tais medidas foram visivelmente trgicos para a economia nacional e, principalmente, para a classe trabalhadora. A abertura sem controle das fronteiras de mercado e o incentivo irracional concorrncia desconsideravam as desigualdades imanentes aos atores em questo, gerando competio desleal, mormente aps a entrada macia dos pases estrangeiros com nveis de desenvolvimento capitalista mais elevado. As altas taxas de juros impediam o desenvolvimento e crescimento do mercado interno, o que dificultou e praticamente inviabilizou a criao de novos postos de trabalho por empresas nacionais, acentuando as taxas de desemprego. Todo esse quadro facilitou a entrada de capital estrangeiro corporificado em grandes conglomerados econmicos que passaram a explorar pesadamente nossa fora de trabalho, encontrando facilidades e brechas em nossa legislao. O capital transnacional em seu deslocamento expansionista6, portador de um novo complexo estrutural de organizao e produo confere nova dinmica ao processo de acumulao, exigindo um novo patamar de relaes entre capital e trabalho com vistas ao estabelecimento de um continuum processo de expanso e auto-reproduo impossvel de ser acompanhado pelas foras econmicas nacionais. O que temos, portanto, um contnuo esforo de afastar a esfera estatal das instncias controladoras do mercado, reduzindo sua influncia no campo econmico, liberando o capital das amarras regulatrias do Estado. Uma vez firmadas as pilastras infra-estruturais e polticoideolgicas do processo de financeirizao lgica j demandada pelos capitais e centros de poder mundiais - que se estabelecia, a interveno estatal passa a ser considerada nefasta ao livre processo de reproduo ampliada do capital que deveria obedecer apenas ao sabor dos mercados concorrentes. Preparavam-se, desta forma, as bases de uma dependncia que, mergulhada num mundo de finanas mundializadas e balizada pelas polticas neoliberais; rejeita o Estado como ente investidor, que ataca o monoplio estatal sobre setores estratgicos da economia nacional e que persegue a quebra de quaisquer barreiras restritivas ao livre fluxo de capitais forneos, sobretudo os de natureza financeira e rentista. Entendemos, dessa forma, que o Plano Real alm de incorporar uma complexa relao entre aes no plano poltico-econmico das foras sociais conservadoras hegemnicas, sintetizou e conferiu materialidade a trs dcadas de produo terica de Cardoso, quando
6

Em Para Alm do Capital, Istvn Mszros alerta que tais deslocamentos do capital tiveram seu pice nas dcadas de 70 e 80, sob as condies de sua ascendncia histrica, sendo possvel dessa forma administrar seus antagonismos internos inerentes ao seu modo de controle. Entretanto, adverte que agora estamos diante no apenas dos antigos antagonismos do sistema, mas tambm da condio agravante de que a dinmica expansionista do deslocamento tradicional tambm se tornou problemtica e, em ltima anlise, invivel. (2002: 343)

este desenvolveu e aprofundou sua concepo do carter da dependncia brasileira em relao aos centros hegemnicos do capital internacional, concebendo como forma vivel de insero do capital nacional no mercado mundializado o estabelecimento de um processo de desenvolvimento-associado, onde seria aberta a possibilidade aos pases perifricos de gozarem dos benefcios da modernizao e do crescimento econmico muito embora estes no rompessem com a lgica de um desenvolvimento capitalista dependente dos pases centrais de capitalismo avanado e em detrimento ainda das trgicas mazelas sociais e econmicas que poderiam advir deste processo. No pretendemos, no entanto, afirmar um engessamento desta concepo terica considerando-a imune s influncias de toda ordem no correr do tempo histrico, nem tampouco insinuar uma aplicao extremamente fidedigna desta construo terica gestada ainda nos anos 60 realidade brasileira dos anos noventa. Entretanto, nosso posicionamento implica reconhecer que existem fortes indcios de significativa continuidade no pensamento de Cardoso enquanto intelectual acadmico e homem pblico que ecoam nos interstcios da dcada marcadamente neoliberal brasileira e que encontram sua sntese nas polticas liberalizantes implementadas em seu governo, onde conferimos fundamental importncia ao Plano Real. Compreender os novos contornos da dependncia brasileira e sua integrao scio-subordinada do sistema econmico e instncias decisrias domsticas ao capital transnacional e aos centros de deciso externos diante do atual quadro de mundializao financeira implica, sem dvida, reconhecer a importncia do papel dos intelectuais e uma aprofundada investigao das razes e matrizes de pensamento que legitimaram a adoo de prticas poltico-econmicas que, em consonncia com transformaes no mundo capitalista, marcaram os governos brasileiros e nossa trajetria de desenvolvimento socioeconmico dos ltimos anos. A pergunta que, por um lado, repe a impretervel discusso sobre esse perodo e, por outro, realinha nosso engajamento nos destinos do pas reluz nas sombras de uma ocultao tramada: havia ou h alternativa dependncia-associada?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ANTUNES, Ricardo. (2004). A Desertificao Neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). Campinas, SP: Autores Associados. BATISTA JR., Paulo Nogueira. (2005). A Economia Como Ela .... So Paulo: Boitempo Editora. CARDOSO, F.H. (1980). As idias e seu Lugar: ensaio sobre as teorias do desenvolvimento. So Paulo: Vozes. CARDOSO, F.H. & FALETTO, E. (1981). Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina: ensaio de interpretao sociolgica. 6a. Ed.. Rio de Janeiro: Zahar Editores. FILGUEIRAS, Luiz. (2006). Histria do Plano Real. 3 ed. So Paulo: Boitempo Editora. FIORI, Jos Lus. (2006). 60 Lies dos 90: Uma Dcada de Neoliberalismo. Rio de Janeiro: Record. MALAGUTI, Manoel Luiz. (2001). Crtica Razo Informal A Imaterialidade do Salariado. So Paulo: Boitempo Editor. MARX, Karl. (1982). Para a crtica da economia poltica; Salrio, preo e lucro; O rendimento e suas fontes a economia vulgar. Introduo de Jacob Gorender; tradues de Edgard Malagodi [et al.]. So Paulo: Nova Cultural. _________. (1985). O Capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Nova Cultural. MSZROS, Istivn. (2002). Para alm do capital. So Paulo: Boitempo Editora.

Vous aimerez peut-être aussi