Vous êtes sur la page 1sur 3

ARM CHIP

Aproveitando j falaram do "IPAD", alm das maravilhas do gadget, a placa do tablet semelhante a do Iphone, porm mais miniaturizada.(Alguns problemas j esto acontecendo, dem uma visita no meiobit.com) Bom, e da?! Acontece que o IPHONE e o IPAD utilizam chips ARM, um chip no to conhecido pela populao mas que corresponde a mais de 80% da venda de chips do mundo, mas como eles podem ser vendidos mais que um ATOM,CORE 2 DUO,ATHLON? Estes chips eles esto presentes em sua maioria em aparelhos eletrnicos "comuns" ou embarcados, um smartphone,uma televiso de lcd ou plasma, um roteador, um dvd player, no seu iphone pirata, na placa de rede (offboard) do seu computador, em suma em aparelhos eletrnicos que precisam de um poder de processamento maior que um microcontrolador da sua geladeira que no precisa mais de 4Mhz para desempenhar a funo na qual ele foi "portado", mas que consuma pouca energia e possua diversas funes, como bluetooth, wifi, touchscreen, vdeo 3D e etc.

Mas antes de falar dos chips ARM, o microcontrolador (tambm denominado MCU) um "computador-num-chip", contendo um processador, memria e perifricos de entrada/sada.(saiba mais) ->> http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador

As vantagens dos processadores ARM o seu baixo consumo de energia e de frequncias de processamento altas e um tempo de ciclo de clock relativamente igual a de um Atom, porm consumindo pouquissma energia sendo possvel ser implantado em eletrnicos portteis como celulares, mdulos gps, Nintendo DS, PSP e tablets. Alm de possuir uma gama de perifricos junto ao chip (so encapsulados o chip e os mdulos), como assim? Como os processadores ARM eram fabricados pensando na otimizao de energia e de processamento, em um nico encapsulamento, grosseiramente "dentro do chip" encontram-se mdulos gps, touchscreen, video 3D, Wifi, gerenciador de energia, infravermelho, tudo "dentro do chip", assim o processador apenas processa o que realmente importa, "os programas", e deixa o resto para os mdulos que s funcionam quando so utilizados, caso contrrio ficam desligados, reduzindo ainda mais a utilizao de energia.

Tive a idia de falar sobre estes chips (superficialmente) porque o mercado precisa muito de programadores voltados para a programao de embarcados, que escassa e lucrativa, se olharem estas fotos do Ipad desmontado, estaro olhando para componentes que podem ser comprados quase todos via internet e criarem aparelhos surpreendentes, at o ano passado no existia tablets direito. A partir de uma deia juntou-se uma tela, um sistema operacional, e uma placa menor que a metade de um caderno. E vendem a um preo alto.

Para ns que estamos estudando na Unifei, "no vale da eletrnica", oportunidade no faltaro(espero), para a criatividade, se voc ficou interessado e imaginando em criar uma nova soluo, por exemplo: um aparelho para ajudar na explorao de petrleo na camada pr-sal, ou um equipamento de transmisso inovador para satlites de dados, ou um novo GADGET, entre no GDH.net neste link ->> http://www.guiadohardware.net/tutoriais/chips-arm/ e saiba mais.

Recomendo que procure no site da Google sobre o sistema Android que funciona muito bem em arquitetura ARM, na SDK do Android que serve criar programas para rodar no Android.

Verses linux como Qtopia, o que possibilita uma portabilidade muito fcil, voc pode criar um programa no linux do seu computador, copiar o cdigo fonte para o sistema que estiver com ARM rodando linux e compilar normalmente.(h execees).

Outra dica procurar sore "ARM Development Board", placas "baratinhas" para desenvolvimento de programas e solues para ARM. >> Dica de compra: http://cgi.ebay.com/MINI2440-S3C2440-ARM9Development-Board-3-5-touchSKU03_W0QQitemZ230454839372QQcmdZViewItemQQptZBI_Electrical_Equi pment_Tools?hash=item35a82dc84c

E depois desta motivao procure por Microcontroladores PIC ou entre neste site ->> http://aboutmicrocontroller.blogspot.com Voc vai encontrar vrias idias e prottipos interessantes e vai ver que criar

um eletrnico ou criar um programa para determinado aparelho no to complicado, mas desafiante. Um exemplo seria pegar um MP3 xingling e programar para virar um servidor ftp ou http, bastando apenas conecta-lo em uma USB e ele automaticamente utiliza a rede nativa de acesso a internet do seu computador, virando um mini mas eficiente servidor de pgina de internet.

E por ltimo como criar PCBs, placas de circuito utilizando impressoras a laser.

No foi nenhuma notcia sobre uma nova arquitetura, um processador mais veloz e em ingls, mas algo que est crescendo tanto quanto o mercado da WEB. Adoro microeletrnica e quem se interessar me procure, tenho bastante coisa sobre esta rea de programao e desenvolvimento de hardware, quem sabe um grupo de CCO no integre um novo projeto junto com a ECA.

>> Aplicaes em geolocalizao so interessantes >> Aplicaes utilizando bioarmazenamento >> Aplicaes de inteligncia artificial (sistema operacionais que se autoportam para uma arquitetura). >> Aplicaes de sistema de transmisso de dados.(tcp/ip) j est vov diante das implementaes WEB 2.0

Lucas Pereira Brigida, M.18632

Vous aimerez peut-être aussi