Vous êtes sur la page 1sur 6

CONSELHO CIENTFICO-PEDAGGICO DE FORMAO CONTNUA

APRESENTAO DE ACO DE FORMAO NAS MODALIDADES DE ESTGIO, PROJECTO,OFICINA DE FORMAO E CRCULO DE ESTUDOS

An2-B
N

Formulrio de preenchimento obrigatrio, a anexar ficha modelo ACC2

1. DESIGNAO DA ACO DE FORMAO

Quadros Interactivos Multimdia nos contextos de ensino/aprendizagem

2. RAZES JUSTIFICATIVAS DA ACO: PROBLEMA/NECESSIDADE DE FORMAO IDENTIFICADO

O quadro interactivo multimdia apresenta potencialidades que permitem alterar de forma significativa a natureza da informao trabalhada na aula (com recursos multimdia e de animao grfica), os tempos e espaos de aprendizagem (com a disponibilizao on-line de recursos) e as dinmicas da sala de aula. Os benefcios da introduo destas tecnologias nos contextos de aprendizagem tm sido amplamente estudados e documentados em diversos pases. Estudos de investigao demonstram o maior envolvimento dos alunos, o aumento da motivao, a promoo da aprendizagem cooperativa (com o incremento das interaces entre pares) e o reforo do papel do professor com mediador dos processos de aprendizagem e, como consequncia, os reflexos positivos na eficincia dos processos de ensino e de aprendizagem. Para que o apetrechamento das escolas em QIM seja uma mais-valia, necessria a participao empenhada dos professores como arquitectos dos contextos de aprendizagem s assim podendo potenciar para a Educao os benefcios desta e de outras tecnologias. Parece-nos, portanto, fundamental que, a par do apetrechamento, se criem condies para que potenciando os benefcios, os professores possam responder aos desafios colocados pelo Plano Tecnolgico para a Educao (PTE), potenciando os benefcios da tecnologia em reais mudanas de prticas que possam constituir mais-valias significativas da qualidade e eficincia da Educao. A Formao Contnua de docentes uma das condies essenciais para a concretizao destas finalidades. .

3. DESTINATRIOS DA ACO

3.1 Equipa que prope (caso dos Projectos e Crculos de Estudo) (Art. 12.-3 RJFCP) (Art.33.c RJFCP) 3.1.1 Nmero de proponentes: ___________ 3.1.2 Escola(s) a que pertence(m):__________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3.1.3 Ciclos/Grupos de docncia a que pertencem os proponentes: __Todos os grupos disciplinares______________________ 3.2 Destinatrios da modalidade: (caso de Estgio ou Oficina de Formao) Educadores de Infncia e Professores do 2 e 3 ciclos do ensino bsico e do Ensino secundrio de todos os grupos de recrutamento.
4. EFEITOS A PRODUZIR: MUDANA DE PRTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDCTICOS

_________________________________________________________________________________

Apoiar as escolas, os professores e as entidades formadoras na criao de condies para uma adequada utilizao dos quadros interactivos multimdia em contextos de aprendizagem escolar. Reflectir sobre os impactos do paradigma digital nos processos de comunicao e interaco e o seu potencial para promover a inovao e mudana dos processos de ensino e de aprendizagem. Favorecer a emergncia de novas prticas pedaggicas ao nvel dos professores potenciando os benefcios dos quadros interactivos na renovao dos contextos de aprendizagem e eficincia do processo educativo. Promover a divulgao e partilha de materiais, metodologias e prticas no mbito da integrao educativa dos quadros interactivos e das TIC em geral. Reflectir e debater as potencialidades dos quadros interactivos nas didcticas especficas de cada grupo de docentes. Fomentar a criao de redes de aprendizagem cooperativa ao nvel da escola potenciando a partilha de recursos.

5. CONTEDOS DA ACO (Prticas Pedaggicas e Didcticas, em exclusivo quando a aco de formao decorre na modalidade de Estgio ou Oficina de Formao)

1. O quadro interactivo multimdia (QIM) como um sistema 1.1. Conceitos e tecnologias; 1.2. Princpios de funcionamento; 1.3. Regras de utilizao em segurana; 1.4. Condicionantes e estratgias de remediao.

2. Os QIM e as dinmicas do ensino/aprendizagem na Educao 2.1. O paradigma digital e as dinmicas da comunicao e interaco; 2.2. Suportes de informao multimdia; 2.3. Os QIM e a aprendizagem colaborativa dos alunos. 2.4. Os QIM e a renovao dos espaos e tempos dos contextos de aprendizagem; 2.5. Explorao de recursos educacionais disponveis na Internet 2.6. A Formao Contnua de docentes no mbito da integrao dos QIM nos contextos de aprendizagem; 2.7. Prtica Elaborao de recursos educativos utilizando os QIM.

3. Recursos educativos e quadros interactivos multimdia 3.1. Aspectos relevantes de um recurso educativo para utilizao nos QIM. 3.2. Aplicaes e formatos para elaborao de recursos para os QIM. 3.3. Explorao nos QIM de recursos existentes (contedos aplicaes proprietrias ou disponveis na Internet) a mobilizar para os contextos de aprendizagem. 3.4. Prtica Elaborao de recursos educativos.

4. A utilizao dos quadros interactivos nas didcticas especficas. 4.1. Prtica Apresentao de recursos e propostas metodolgicas desenvolvidas pelos formandos utilizando o quadro interactivo.

6. METODOLOGIAS DE REALIZAO DA ACO

6.1 Passos metodolgicos Fase I Organizao e planeamento da aco Sesses Presencias Conjuntas (2 h) Avaliao diagnostica de competncias e prticas; Avaliao de necessidades e interesses; Debate dos objectivos da aco; Organizao do trabalho a desenvolver no mbito das Sesses Presencias Conjuntas (SPC) e Trabalho Autnomo (TA); Documentao e materiais de apoio. Fase II Conceitos e prticas de integrao dos quadros interactivos na Educao Sesses Presencias Conjuntas (10 h) Quadros interactivos multimdia (QIM) conceitos e tecnologias; Os quadros interactivos como ferramenta de aprendizagem dos alunos; Os QIM e a renovao dos contextos de aprendizagem ao nvel das dinmicas e das interaces; Debate das metodologias para a elaborao de recursos; Prtica: Explorao de equipamentos, sistemas e aplicaes. Trabalho Autnomo (13 h) Anlise de documentao; Explorao de recursos e aplicaes; Definio de um plano individual de trabalho; Elaborao de recursos educativos de apoio utilizao dos QIM na Educao; Planificao e aplicao de actividades a desenvolver com os alunos. Fase III Os QIM nas didcticas especficas debate de experincias e partilha de materiais Sesses Presencias Conjuntas (10 h) Reflexo conjunta e partilha de experincias relativas aplicao dos QIM em contexto educativo. Prtica: Apresentao de recursos e debate sobre metodologias e experincias de utilizao. Trabalho Autnomo (8 h) Eventual reformulao/adaptao das planificaes elaboradas e aplicadas na sala de aula. Divulgao das planificaes, recursos e relatos de experincias. Fase IV Avaliao dos formandos e da aco Sesses Presencias Conjuntas (3 h) Avaliao da aco. Avaliao dos formandos Trabalho Autnomo (4 h) Elaborao do relatrio dos formandos relativos aco e s actividades realizadas em contexto. Sistematizao do e-portflio do formando. 6.2 Calendarizao 6.2.1 Perodo de realizao da aco durante o mesmo ano escolar: Entre os meses de Maio a Dezembro. 6.2.2 6.2.3 Nmero de sesses previstas por ms: 4 Nmero de horas previstas por cada tipo de sesses: 3/4 horas Sesses presenciais conjuntas - 25 horas Sesses de trabalho autnomo - 25 horas

7. APROVAO DO RGO DE GESTO E ADMINISTRAO DA ESCOLA:


Projecto, Art.7.,2 RJFCP)

(Mod

Data : ______/_____/____ Cargo: ___________________________________________ Assinatura: _______________________________________________________________

8. CONSULTOR CIENTFICO-PEDAGGICO OU ESPECIALISTA NA MATRIA (Art. 25.A,2c,RJFCP)

Nome: Vitor Manuel Barroso Martins (Modalidade de Projecto e Crculo de Estudos) delegao de competncias do Conselho Cintfico-Pedaggico da Formao
Contnua (Art. 37.f RJFCP)

SIM

NO

N. de acreditao do consultor

0211/07

9. REGIME DE AVALIAO DOS FORMANDOS


Na avaliao dos formandos utilizar-se- a avaliao quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma meno qualitativa e a respectiva creditao, de acordo com o novo E.C.D. Planificaes de unidades dos programas escolares e respectivos recursos construdos individualmente durante a formao. Construo do e-portflio do formando. Relatrio de reflexo crtica dos trabalhos desenvolvidos onde possam aplicar os ensinamentos adquiridos. . Do trabalho presencial elaborado na oficina de formao valorizar-se- o empenhamento e a participao dos formandos no processo de formao, tendo em considerao a pertinncia, a qualidade e o rigor das intervenes, bem como a coerncia interna das reflexes desenvolvidas. Da ponderao de todos estes factores resultar a avaliao quantitativa dos formandos.

10. FORMA DE AVALIAO DA ACO

. Aplicao de inquritos em uso no Centro de Formao junto dos Formandos e

Formador

11. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

- Documentao e guias operacionais dos quadros interactivos mais comuns nas escolas portuguesas. - Clarke, J. H. (1990). Patterns of thinking: Integrating learning skills in content teaching. Needham Heights MA: Allyn and Bacon. - Marzano, R. J., Brandt, R.S., Hughes, C.S., Jones, B. F., Presseisen, B, Z., Rankin, S. C., & Suhor, C. (1988). Dimensions of thinking: A framework for curriculum and instruction. Alexandria VA: Association for Supervision and Curriculum Development. - Marzano, R. J. (1992). A different kind of classroom: Teaching with dimensions of learning. Alexandria VA: Association for Supervision and Curriculum Development.
Data: / / Assinatura

Vous aimerez peut-être aussi