Vous êtes sur la page 1sur 8

PROGRAMA 5Ss

INTRODUO

A filosofia dos 5Ss iniciou-se no Japo visando um conceito de qualidade no s no produto, mas tambm no ambiente de trabalho. O melhor significado dos 5 Ss em portugus pode ser o a seguir apresentado: Os 5 Ss 10 S - Seiri 20 S - Seiton 30 S - Seiso 40 S - Seiketsu 50 S - Shitisuke Organizao / Ordenao Arrumao / Utilizao Limpeza Padronizao / Gesto Visual Participao / Disciplina

10 S - Senso de organizao / ordenao (Seiri) Primeiro passo, preciso separar:


Material necessrio de uso eventual; Material necessrio, de uso constante e indispensvel Material desnecessrio. Vantagens: Eliminao dos excessos; Melhor distribuio dos materiais utilizados; Reduo do tempo gasto na procura de materiais perdas de tempo; Maior controle dos materiais e recursos; Maior segurana e qualidade.
DEFINIO identificar os materiais, documentos e/ou equipamentos necessrios (recursos de toda a natureza), para utilizao nas reas de oficina e escritrios, dando destino aos desnecessrios e deixando permanecer somente os necessrios.

2 S - Senso de arrumao / utilizao (Seiton) Depois de separar, hora de colocar tudo no seu devido lugar
Material necessrio colocar em local de fcil manuseio, onde todos possam ver e usar (deve estar sempre mo); Material necessrio e de uso eventual aquele que usado de vez em quando. Este tipo de material deve ser organizado em local de fcil acesso e que no atrapalhe o trnsito das pessoas e mquinas;
Vantagens: Melhor distribuio e economia do espao Eliminao de desperdcios Localizao e identificao mais rpida dos materiais e recursos Agilidade no trabalho Facilidade para fluir o trabalho, uma vez que tudo est identificado, e bem organizado Melhoria na comunicao Maior segurana e qualidade, com reduo do risco de acidentes.

DEFINIO Colocar todos os itens de modo a que estejam facilmente disponveis para qualquer um que precise utiliz-los a qualquer tempo.

3 S - Senso de limpeza (Seiso) Simplificar e organizar sem limpar intil. O melhor no sujar. Se isto no for possvel, procure no acumular sujeira, eliminado sempre e de imediato o lixo.
Vantagens: Melhor apresentao do local de trabalho Ambiente mais higinico Melhores condies de trabalho Maior satisfao com o trabalho Maior segurana e qualidade

DEFINIO atuar com o objetivo de deixar bem limpo o local de trabalho e, o mais importante, manter o local limpo sempre.

House Keeping A organizao (Seiri) realmente a arte de eliminar as coisas desnecessrias. Um dos pontos chaves da organizao definir seu significado. Como saber se voc organizado ou no? Que princpios envolvem a organizao? Embora j se tenha dito antes que a organizao a arte de eliminar as coisas, talvez seja preciso retificar esta afirmao, pois eliminar apenas o primeiro passo, ainda que seja essencial. Comece livrando-se de tudo o que no precisa. E, ao faze-lo aproveite para dar ateno especial aos equipamentos que no funcionam corretamente e s peas quebradas.
Material desnecessrio o que no til para a rea; estes materiais devem ser dispostos em um local especfico para posterior leilo com as outras reas da organizao. Se, aps este leilo, os materiais no forem mesmo aproveitveis, eles devem ser descartados da organizao, por venda, doao, refugo ou qualquer outra maneira de eliminao dos mesmos. Ateno: No se deve ficar guardando coisas inteis.

4 S - Senso de padronizao / gesto visual (Seiketsu) Uma vez s no basta. preciso fazer a conservao da simplificao, da organizao e da limpeza, sempre. S assim se consegue manter um ambiente limpo.
Vantagens: Maior conservao da simplificao, organizao e limpeza Melhoria nos processo de trabalho e relacionamento Mais facilidade para trabalhar Melhores resultados Maior segurana e qualidade.

DEFINIO manter uma verificao peridica de que o ambiente continua como foi organizado, sem perdas de trabalho - limpo sempre.

5 S - Senso de participao/disciplina (Shitsuke) O sucesso do programa depende da participao de todos. um processo contnuo, dirio e permanente. a atitude e participao de cada um, que vai determinar uma melhor e maior qualidade no ambiente de trabalho.E para isso preciso ter: Senso de organizao; Senso de arrumao, Senso de limpeza; Senso de padronizao e Senso de disciplina.
Vantagens: Contribuio de cada um com idias e iniciativas Atitudes positivas Vontade de melhorar Trabalhar em time, com mtodo e maior segurana e qualidade Estmulo competitividade sadia e criatividade

DEFINIO Ningum na organizao tem a opo de no participar; a deciso pelo programa institucional e faz parte das avaliaes individuais.

Vous aimerez peut-être aussi