Vous êtes sur la page 1sur 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Setembro, 2009

Revestimento de fachadas: aspectos executivos


Eng. Antnio Freitas da Silva Filho
Engenheiro Civil pela UFBA Julho de 1982; Engenheiro da Concreta Tecnologia em Engenharia Ltda - 1982 at at 2001; Professor Assistente da UFBA, UCSAL e UEFS; Mestre em Engenharia Civil pela UFRGS; Coordenador do Setor de Tecnologia dos Materiais de Construo Constru da ETS Empresa de Tecnologia do Solo e Servios Ltda. Servi

Objetivo

Este material foi elaborado para apresentar uma sntese de aspectos executivos referentes ao revestimento de fachadas.

REVESTIMENTO DE FACHADAS Por que devemos dar ateno aos revestimentos de fachadas?
Edio do cdigo do consumidor; Legislao Municipal; Manifestaes patolgicas apresentadas pelas edificaes; Normalizao pouco disseminada; Desperdcios; Reduo de Custos de Produo; Baixa implementao de Sistemas de Qualidade; Evoluo Tecnolgica das Edificaes; Evoluo Tecnolgica dos Mtodos Construtivos.

REVESTIMENTO DE FACHADAS
Os procedimentos necessrios execuo das camadas constituintes de um sistema de revestimento so definidos em funo de:

Projeto Arquitetnico; Concepo estrutural; Instalaes diversas; Solicitaes, Vida til.

REVESTIMENTO DE FACHADAS Parmetros a considerar:


Verificao das caractersticas geomtricas do edifcio (planta baixa, cortes e fachadas) e estruturais/formas (planta baixa e cortes) - Dados preliminares; Compatibilizao da espessura do revestimento posicionamento das esquadrias e alvenarias; Compatibilizao de instalaes hidrulicas e eltricas; Tipo de base / alvenaria; Tipos de argamassa e respectivos parmetros para definio dos traos; Juntas de estruturais; trabalho assentamento, dessolidarizao e com o

Espessura e nmero de camadas; Tipo de revestimento decorativo.

Tipos de base / substrato

PREPARO DA BASE
Remoo de rebarbas entre as juntas da alvenaria, bem como remoo de todos os pregos e arames, os quais devem ser cortados e tratados com tinta anticorrosiva; Correo de eventuais depresses e furos. Para fechamento dos rasgos decorrentes da instalao de tubulaes, estas devem ser teladas com tela plstica ou metlica e o espao preenchido com pedaos de blocos e argamassa; Correo de falhas de concretagem.

PREPARO DA BASE
Promover a limpeza das bases, alvenaria e estrutura, de modo que sejam removidos quaisquer materiais e substncias que possam prejudicar a aderncia: - Desmoldantes, graxas e demais gorduras: lavagem com auxlio de escova de ao e detergente neutro; - Eflorescncias: escovao da superfcie com escova de cerdas de ao e limpeza com cido muritico, deixando o produto agir por 5 minutos, seguida de escovao e remoo com gua; - Bolor ou mofo: escovao com soluo soluo de hipoclorito de sdio ou outra. de

PREPARO DA BASE

CRONOGRAMA DE EXECUO
A execuo do sistema de revestimento da fachada deve ser previsto no cronograma da obra com os seguintes prazos: Incio da execuo do chapisco: - A estrutura deve estar concluda h, pelo menos, 14 dias. - A fixao superior da alvenaria (encunhamento/aperto) deve ter sido executada h, no mnimo, 14 dias, preferencialmente aps o mximo carregamento da estrutura (contra pisos, alvenarias) e no sentido de cima para baixo.

CRONOGRAMA DE EXECUO
Incio do emboo: 2 a 3 dias aps o trmino do chapisco. Incio do assentamento revestimento: das placas de

- 21 dias aps o trmino da argamassa de regularizao (argamassa de cal); - 10 dias de idade do emboo ou camada nica, com utilizao de argamassa contendo adio argilomineral (arenoso) para execuo de acabamento decorativo.

CRONOGRAMA DE EXECUO
Incio da execuo das juntas entre placas cermicas: 3 dias aps o assentamento do revestimento; Incio do preenchimento das juntas com selante: 7 dias aps o rejuntamento; Incio da execuo da pintura: 28 dias aps o trmino da argamassa de regularizao. Nota.: Quando a argamassa de emboo for aplicada em mais de uma demo, deve-se respeitar o prazo de 24 horas entre aplicaes.

CONDIES PARA INCIO DOS SERVIOS


Antes da execuo do sistema de revestimento, os seguintes aspectos devem ser observados: Todas as instalaes eltricas e hidrulicas que interferem na fachada devem estar concludas e testadas; Os contramarcos instalados, conferidos e com folga adequada para o assentamento do revestimento; Os fios de prumo (arame galvanizado) instalados em posies adequadas e quantidades suficientes.

CONDIES PARA INCIO DOS SERVIOS


Os andaimes adequadamente dimensionados de acordo com o ritmo dos servios, dentro das normas de segurana e fixados de forma compatvel com o tipo de revestimento a ser executado; As condies de prumo das alvenarias para avaliao das espessuras mximas e mnimas da argamassa de regularizao devem estar compreendidas entre 20 mm e 25 mm, de modo a identificar a necessidade de procedimentos especiais.

CHAPISCO
Incio: aps o preparo da base. Materiais: Cimento portland composto, classe 32, areia lavada mdia/grossa(?), adesivo e gua. Equipamentos: broxa, colher de pedreiro e caixote plstico. Trao, em massa: 1:3 (cimento : areia lavada) com consistncia fluda.

CHAPISCO
Molhagem da base: aspergir gua com brocha, com cuidado para no saturar a superfcie. Caso a base esteja saturada, deve-se aguardar a sua secagem para incio dos servios. Temperatura da base: no aplicar o chapisco com temperatura do substrato superior a 35C, nem com insolao direta (criar proteo). Aplicao do chapisco: - Na alvenaria: deve ser feita de modo a cobri-la parcialmente, de forma no contnua e irregular. - No concreto: a cobertura da base deve ser contnua. Tempo de cura/secagem: 2 a 3 dias.

CHAPISCO

CHAPISCO
Requisitos para Recebimento: Inspeo visual: no concreto deve apresentar-se de forma contnua e na alvenaria deve estar aplicado de forma irregular; Avaliao tctil: no apresentar desagregao ao toque e rugosidade adequada. Verificar aderncia atravs de esptula e resistncia ao risco.

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
Incio: 2 a 3 dias aps a execuo do chapisco. Materiais: Cimento portland, cal hidratada, areia lavada mdia ou argamassa industrializada e gua. Equipamentos: argamassadeira ou betoneira, caixote plstico, colher de pedreiro, trena, prumo, broxa, mangueira de nvel, rgua de alumnio e desempenadeira de madeira.

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
Argamassa: argamassa produzida na obra, pr-misturada ou argamassa industrializada. Preparo da argamassa: mistura mecnica e com utilizao de caixote plstico (estanque). Limpeza da base: promover a limpeza da base de modo a remover quaisquer poeiras ou substncias que possam prejudicar a aderncia.

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
A aplicao das camadas poder ser manual ou mecnica. Caso seja necessrio duas camadas sobrepostas, a primeira dever ser regularizada, impedindo, assim, o comprometimento da argamassa quanto ao rompimento entre as mesmas; Espessura: avaliar a espessura da argamassa ao longo da fachada de modo a se determinar as espessuras mnimas e mximas ocorridas.

APLICAO DE ARGAMASSA

Comunidade da Construo

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
Espessura:
Revestimento Parede Interna Parede Externa Teto Interno e Externo Espessura (mm) 5 e 20 20 e 30 e 20

Quanto ao nmero de camadas, podem ser executadas quantas forem necessrias, respeitando-se a espessura mxima de 25mm por camada. Revestimentos com espessuras superiores a 40mm devero ser teladas em funo de avaliao tcnica pertinente.

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
Requisitos para Recebimento: Aspecto superficial: textura uniforme, sem imperfeies (fissuras, cavidades), manchamentos e pulverulncia; Aderncia: avaliar por percusso ao toque, no devendo apresentar som cavo (avaliar 1 m a cada 100 m). No ensaio de aderncia, o revestimento deve ser aceito se de cada grupo de seis ensaios realizados, pelo menos quatro valores forem iguais ou superiores a 0,30 MPa. Recomenda-se a execuo de 01 lote de ensaio a cada 1000 m de revestimento.

ARGAMASSA DE REGULARIZAO
Fissuras: anlise visual da quantidade de fissuras avaliando-se 1 m a cada 100 m, sendo admissvel 3 fissuras/m; Caractersticas geomtricas: recomendaes normativas.
Tolerncias Desvio de Prumo H / 900 H = altura da parede (m) Desvio de Nvel Planeza Irregularidad Irregularidad es Graduais es Abruptas

seguir

L / 900 3 mm 2 mm L = maior vo em uma rgua em uma rgua do teto (m) de 2 m de 20 cm

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO PASTILHAS/PLACAS CERMICAS


-Incio: varivel em funo do material utilizado. -Materiais: placas de assentamento e gua. pastilhas, argamassa de

-Equipamentos: misturador de argamassa, caixote plstico, desempenadeira denteada, pea de madeira, nvel, prumo, trena, martelo de borracha, linha de nylon, rgua metlica, colher de pedreiro e escova de piaava. -Argamassa de assentamento: argamassa colante que atenda s propriedades de argamassa, conforme NBR 14081.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


- Tempo de Repouso da argamassa colante: aps a mistura, aguardar, pelo menos, 10 minutos ou o tempo especificado na embalagem do produto, antes de utiliz-lo; - Preparo da base: promover a remoo de poeiras e partculas soltas atravs de escova de piaava. Outros tipos de sujeiras devem ser removidos conforme procedimentos especficos. Sob condies de forte insolao, a base poder ser levemente umedecida.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


Tempo de Utilizao da argamassa colante: argamassa preparada dever ser utilizada em um intervalo mximo de 1,5 a 2 horas, no sendo permitido acrescentar gua neste intervalo e devendo o material ser descartado aps este perodo.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


Tempo em Aberto: tempo em que a argamassa pode ficar estendida sobre a base sem perder suas propriedades adesivas. Este tempo deve ser controlado atravs dos seguintes testes: - O toque na argamassa colante deve sujar os dedos; - Formao de pelcula esbranquiada na superfcie.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


- Limpeza e controle das ferramentas: O caixote plstico e as ferramentas utilizadas devem ser mantidas limpas, sem resduos de argamassas. O desgaste dos dentes da desempenadeira dever ser verificado e os dentes refeitos ou a desempenadeira ser substituda sempre que o desgaste for maior que 1 mm.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


Assentamento - Requisitos para Recebimento: Remover uma placa, assentada, no mximo, a 30 minutos e escolhida ao acaso, a qual deve ter o verso inteiramente impregnado de argamassa colante; Irregularidades graduais no devem ser maiores que 3 mm em rgua de 2 m e ressaltos entre placas contguas no devem ser maiores que 1 mm.

ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DECORATIVO


Assentamento de Placas Cermicas No deve haver afastamento maior que 1 mm entre as bordas da pea e a borda de uma rgua com 2 m de comprimento faceada com as placas de revestimento da extremidade da rgua; Verificar a aderncia das placas por percusso ao toque. No ensaio de aderncia, aps 28 dias de idade, em cada seis determinaes, pelo menos quatro valores devem ser iguais ou maiores que 0,3 MPa. Recomenda-se a execuo de 1 lote de ensaio a cada 1000 m de revestimento.

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES

Comunidade da Construo

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES

Comunidade da Construo

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS


SEQUNCIA DE ATIVIDADES

1 subida: remoo de irregularidades e restos de concretagem correo de falhas reaperto da alvenaria pelo lado externo rejuntamento de alvenarias

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS

Comunidade da construo

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES 1 descida: limpeza da base mapeamento da fachada colocao de telas de reforo chapisco

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS

Tela plstica Nortene, do tipo GA 280/M15.

Comunidade da construo

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES 2 subida: taliscamento da fachada argamassa de regularizao/1 chapada

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES 2 descida: colocao de telas de reforo verificao do chapisco emboo/massa nica abertura de frisos para juntas de movimentao

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS

SEQUNCIA DE ATIVIDADES 3 subida: reviso do emboo

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES 3 descida: execuo do revestimento

Silva, 2008

EXECUO E CONTROLE DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS SEQUNCIA DE ATIVIDADES 4 subida: rejuntamento do revestimento

4 descida: limpeza final Cadeirinha (NR-18) selagem das juntas

AGRADECIMENTOS:
Ao Prof. Adailton O. Gomes. Ao Prof. Adailton O. Gomes. Ao Prof. Antnio Srgio R. da Silva. Ao Prof. Antnio Srgio R. da Silva. Aos participantes. Aos participantes.

OBRIGADO!!

Vous aimerez peut-être aussi