Vous êtes sur la page 1sur 31

23 edio

ndice

23 edio
O que WebShoppers....................................................................................................................................... 03 A e-bit............................................................................................................................................................... 04

Dados WebShoppers: Metodologia.................................................................................................................... 06


Sumrio Executivo............................................................................................................................................ 08 Estrutura do Relatrio...................................................................................................................................... 09 Parte I Balano de 2010................................................................................................................................. 10 2010: Um ano para se lembrar! Quanto mais gente, melhor! Celebrando e Faturando!

Categorias mais vendidas


Parte II Compras Coletivas e Clubes de Compras........................................................................................... 15 O boom das compras coletivas Como ficou sabendo? Marcas mais lembradas Clubes de Compras: Outra modalidade virtual Parte III As mulheres e a Classe C.................................................................................................................. 21

As mulheres no e-commerce
A Classe C no e-commerce Parte IV Expectativas para 1 semestre de 2011 ........................................................................................... 24 Ainda tem muita coisa para acontecer! Em asceno! Vem mais gente por a! Sobre a e-bit...................................................................................................................................................... 28 Sobre a camara-e.net........................................................................................................................................ 30 Contatos............................................................................................................................................................ 31

2
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

O que o WebShoppers

23 edio

Uma iniciativa da e-bit, o WebShoppers tem como objetivo difundir informaes essenciais para o entendimento do comportamento de compras dos internautas brasileiros e sua relao com o e-commerce. O WebShoppers analisa a evoluo do comrcio eletrnico, as mudanas de comportamento e preferncias dos econsumidores e tambm procura encontrar pontos a serem melhorados no desenvolvimento do e-commerce brasileiro.

3
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

A e-bit
Presente no mercado brasileiro desde janeiro de 2000, a e-bit conquistou destaque no desenvolvimento do comrcio eletrnico no Pas tornando-se referncia em informaes de e-commerce.

23 edio

Por meio de um sofisticado sistema de coleta de dados, a e-bit gera diariamente informaes detalhadas sobre o comrcio eletrnico, a partir de dados do prprio consumidor online aps a efetivao de compras em mais de 2.500 lojas virtuais brasileiras. A e-bit j coletou mais de 10 milhes de questionrios de avaliaes de e-consumidores. A e-bit oferece servios tanto para empresas como para o consumidor online. Para os consumidores, a e-bit atua como um consultor de compras pela internet, publicando em seu site (http://www.ebit.com.br) as avaliaes das pessoas que realmente compraram nas lojas virtuais fizeram das mesmas. J, as informaes sobre os servios direcionados s empresas podem ser encontradas no site institucional da e-bit (http://www.ebitempresa.com.br). Certificao e-bit O bitConsumidor um servio de avaliao de lojas virtuais, pioneiro na Amrica Latina e referncia para o comrcio eletrnico no Brasil. A e-bit possui convnio com mais de 3.500 lojas virtuais e o consumidor dessas lojas convidado a responder uma pesquisa logo aps fechar sua compra na internet. So duas etapas: uma imediatamente aps a compra efetiva e outra, alguns dias depois, para avaliar a entrega do produto. O processo automtico e simples, feito pela internet. Informaes de Comrcio Eletrnico Os questionrios respondidos diariamente por consumidores sobre a qualidade dos servios prestados pelas lojas virtuais abastecem o banco de dados da e-bit. Cruzando os dados, a e-bit emite relatrios que traam o perfil do consumidor online - sexo, idade, renda, escolaridade, hbitos - e tambm avaliam comparativamente os servios prestados pelas lojas virtuais, meios de pagamento, faturamento, etc. e-Dashboard - O e-Dashboard uma moderna ferramenta online que disponibiliza informaes atualizadas diariamente, que permitem acompanhar dia-a-dia o crescimento do e-commerce para ajud-lo a monitorar o desempenho de sua loja no mercado. Dessa forma, o produto ajuda na tomada de decises, baseadas em informaes precisas, visando aumentar o volume de vendas, converses e lucros. Os dados apresentados so provenientes da pesquisa bitConsumidor, presente no checkout de mais de 3.500 lojas virtuais brasileiras.
4
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

A e-bit

23 edio
Retail Monitor - Alm dos relatrios de acompanhamento das vendas realizadas no comrcio eletrnico brasileiro, a e-bit tambm desenvolve relatrios para monitoramento das intenes de compras dos consumidores virtuais. Com esse produto, denominado Retail Monitor, possvel avaliar as categorias, produtos e marcas mais procuradas pelos consumidores no momento em que utilizam a internet para efetuar uma compra. Saiba mais sobre essa novidade da e-bit enviando um email para negocios@ebit.com.br.

Painel de Pesquisa - A e-bit possui um painel de respondentes de pesquisas altamente qualificado formado, basicamente, por mais de 1 milho de consumidores virtuais. Este painel pode ser convidado a participar de pesquisas quantitativas e qualitativas atravs de acesso online com incentivo prprio: bits. possvel realizar pr-segmentao da amostra por meio das informaes sexo, idade, renda, escolaridade, regio geogrfica e assuntos de interesse.
E-mail Marketing - O bitMail permite a comunicao com um pblico altamente qualificado: a base de associados da e-bit. Composta fundamentalmente por e-consumidores, um pblico adulto de alto poder aquisitivo e inmeras possibilidades de segmentao. O bitMail utiliza recursos tecnolgicos que permitem um excelente retorno ao cliente apoiados em marketing de permisso (opt-in, controle de unicidade de cadastro). Publicidade no site e-bit - O site http://www.ebit.com.br utilizado pelos consumidores virtuais como um site de referncia para suas compras online sendo visualizado mensalmente por mais de 350M usurios nicos. Em suas pginas, anunciantes e lojas virtuais podem divulgar seus produtos e servios para um pblico adulto e de alto poder aquisitivo com um excelente retorno em vendas e divulgao de marcas. bitVeloz - O bitVeloz um monitor de performance, que simula o acesso de um cliente lojas virtuais, 24 horas por dia, de forma 100% automatizada. O clculo para medir o desempenho das pginas realizado atravs de uma simulao de compra nessas lojas, usando parmetros pr-configurados e imitando o comportamento do usurio final. Entre outras funcionalidades, o bitVeloz envia alertas para os lojistas em real time, informando indisponibilidade na loja, para que aes imediatas possam ser tomadas.

5
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Dados WebShoppers: Metodologia

23 edio
Gesto de Reteno de e-consumidores - Receber reclamaes de clientes deve ser visto como uma ddiva no varejo eletrnico. O pior cliente aquele que fica insatisfeito com a compra, no reclama, mas tambm no volta a comprar na loja. Pensando nisso, a e-bit desenvolveu um produto especial para as lojas que participam da Pesquisa de Satisfao ebit, que agora podem optar em receber em real time, comentrios de clientes insatisfeitos, juntamente com o nmero do pedido. Dessa forma possvel detectar imediatamente o eventual problema e tomar aes para resoluo e reteno do cliente, e revert-lo de cliente insatisfeito em um cliente fiel. Saiba mais sobre essa novidade da e-bit enviando um e-mail para negocios@ebit.com.br. Com essa 23 edio do WebShoppers, a e-bit espera contribuir para o desenvolvimento da internet e do comrcio eletrnico no Brasil. Boa Leitura! Equipe e-bit

6
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Dados WebShoppers: Metodologia

23 edio
O WebShoppers, em sua 23 edio, utiliza informaes provenientes das pesquisas realizadas pela e-bit junto de mais de 3.500 lojas virtuais e ao seu painel de e-consumidores.

Pesquisa bitConsumidor Desde Janeiro de 2.000 a e-bit j coletou mais de 10 milhes de questionrios respondidos aps o processo de compras online pelo sistema bitConsumidor. Mensalmente, agrega a este volume mais de 200.000 novos questionrios. Os dados da e-bit so coletados junto aos compradores online, imediatamente aps sua experincia de compra. O bitConsumidor permite que, alm de avaliar a loja e a experincia de compra, os compradores avaliem tambm o psvenda, o servio de atendimento e a probabilidade de retorno loja virtual. Essas informaes, compiladas, geram mensalmente relatrios de Inteligncia de Mercado que indicam o perfil scio demogrfico do e-consumidor, bem como os produtos mais vendidos, meios de pagamento mais utilizados, entre outras informaes.

7
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Sumrio Executivo

23 edio
No ano de 2010 foram faturados R$ 14,8 bilhes em vendas de bens de consumo no e-commerce brasileiro, o que significou um acrscimo de 40% ante os R$ 10,6 bilhes registrados em 2009. Em 2010, foram registrados mais de 23 milhes de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online at hoje, com 40 milhes de pedidos em todo territrio nacional. As datas sazonais (Dia das Mes, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianas e Natal) representaram aproximadamente 30% do bolo total do ano (R$ 4,5 bilhes). As categorias mais vendidas em 2010 foram Eletrodomsticos (14%), Livros, Assinaturas de Revistas e Jornais (12%), Sade, beleza e medicamentos (12%), Informtica (11%), e Eletrnicos (7%). O valor mdio das compras em 2010 foi de R$ 373. Em 2009, o nmero fechou em R$ 335, um crescimento, portanto de 11%. Em pesquisa realizada entre 10/03 e 14/03, verificou-se que 61% dos consumidores virtuais disseram conhecer o conceito de compras coletivas. Dos e-consumidores que j compraram, 82% pretendem comprar novamente uma oferta em sites de compras coletivas nos prximos 3 meses. 37% das pessoas que compraram em sites de compras coletivas ficaram sabendo do servio por recomendao de amigos e parentes. J 19% alegaram ter recebido uma promoo por e-mail. Segundo dados coletados em pesquisa, 54% das pessoas so familiarizadas com o modelo de Clubes de Compras. Destas, 32% j compraram algum produto. As mulheres com idade superior a 50 anos passaram de 14% para 21% do total de compradoras, entre 2005 e 2010, denotando um aumento da senioridade das compradoras virtuais. O tquete mdio das compras femininas aumentou de R$ 240 em 2005 para R$ 314 em 2010. No entanto, continua significativamente menor ao tquete mdio dos gastos efetuados pelos homens que foi de R$ 425. No primeiro semestre de 2011, a estimativa de um faturamento em torno de R$ 8,8 bilhes. Esse valor maior do que todo o faturamento do ano de 2008 (R$ 8,2 bilhes). Somente nos primeiros 6 meses de 2011, 4 milhes de pessoas faro sua primeira compra virtual, somando assim 27 milhes de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online at hoje.

8
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Estrutura do relatrio

23 edio
PARTE I
Balano de 2010

PARTE II

Compras Coletivas e Clubes de Compras

PARTE III

Mulheres e Classe C

PARTE IV

Expectativas para o 1 semestre de 2011

9
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

23 edio

PARTE I
Balano de 2010

10
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Balano de 2010

23 edio
2010: Um ano para se lembrar! Mais um ano que se encerra registrando resultados expressivos para o comrcio eletrnico brasileiro. Superando a curva de desenvolvimento anual de 25% nos ltimos 4 anos (CAGR), no ano de 2010 foram faturados R$ 14,8 bilhes em vendas de bens de consumo no setor virtual, o que significou um acrscimo nominal de 40% ante os R$ 10,6 bilhes registrados em 2009.

Os bons resultados podem ser atribudos ao incremento de vendas que o ano teve em perodos especficos, como a Copa do Mundo. O evento futebolstico colaborou efetivamente para o aumento na venda Televisores de Tela Fina, especialmente aparelhos LCD.
O tquete mdio foi diretamente afetado com esse fenmeno. Com a preferncia dos consumidores virtuais em adquirirem produtos de maior valor agregado, o valor mdio das compras em 2010 foi de R$ 373. Em 2009, o nmero fechou em R$ 335, um crescimento nominal, portanto de 11%. Balano de 2010
Faturamento Tquete Mdio Crescimento nominal em relao a 2009 R$ 14,8 bilhes R$ 373 40%

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

Alm disso, a entrada de novos players, a consolidao de grandes grupos de varejo e o aumento da renda do consumidor, influenciaram na confiana dos e-consumidores no setor, ajudando a alavancar as cifras.

11
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Balano de 2010

23 edio
Evoluo do faturamento (em bilhes)
R$ 10,6 R$ 6,3 R$ 4,4 R$ 8,2 R$ 14,8

2006

2007

2008

2009

2010

Quanto mais gente, melhor!

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

Os nmeros do e-commerce brasileiro no param de crescer. Em 2010, chegamos a 23 milhes de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online at hoje. Esses consumidores, alis, so responsveis por outro ndice importante no setor: Foram mais de 40 milhes de pedidos no ano. Em 2009, foram 30 milhes de encomendas realizadas via web. Evoluo de e-consumidores (em milhes)
17,6
4,4

23,0
5,4

13,2 9,5 7,0


2,5 3,7

2006

2007

2008

2009

2010

novos e-consumidores
Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

12
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Balano de 2010

23 edio
Celebrando e faturando! No e-commerce, comemorao uma palavra muito comum. E ela no se refere somente aos ndices positivos do setor. Responsveis por grande parte da movimentao do faturamento do varejo online, as datas sazonais (Dia das Mes, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianas e Natal) representaram aproximadamente R$ 4,5 bilhes do bolo total do ano (R$ 14,8 bilhes). Como de costume, o Natal foi o perodo mais rentvel para o canal, contribuindo com R$ 2,2 bilhes em vendas de bens de consumo no Pas. Esse valor representa um acrscimo de 40% em relao ao mesmo perodo de 2009, quando o faturamento para a data sazonal foi de R$ 1,6 bilho. Ao todo, foram realizados mais de 6 milhes de pedidos no mesmo intervalo de tempo. O pico das vendas natalinas ocorreu no dia 14/12, onde foram realizados mais de 224 mil pedidos. No ano passado, o auge de vendas ocorreu no dia 16/12, com mais de 150 mil pedidos. Raio-X das Datas Comemorativas 2010
Dia das Mes
Perodo Faturamento Tquete Mdio Crescimento nominal em relao a 2009 Categoria de produto de destaque na data e participao em volume de pedidos

Dia dos Namorados


29/05/2010 a 12/6/2010 R$ 600 milhes R$ 400 52% Sade, beleza e medicamentos 12%

Dia dos Pais


25/07/10 a 07/08/10 R$ 520 milhes R$ 363 18%

Dia das Crianas


28/09/10 a 11/10/10 R$ 615 milhes R$ 364 36%

Natal
15/11/10 a 23/12/10 R$ 2,2 bilhes R$ 370 40%

25/04/2010 a 09/05/2010 R$ 625 milhes R$ 380 42%

Eletrodomsticos 15%

Informtica 13%

Eletrnicos 7%

Eletrodomsticos 12%

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

13
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Balano de 2010

23 edio
Categorias mais vendidas Em 2010, as categorias que se destacaram das demais e terminaram o ano como as preferidas nos carrinhos virtuais dos econsumidores foram Eletrodomsticos (14%), Livros, Assinaturas de Revistas e Jornais (12%), Sade, beleza e medicamentos (12%), Informtica (11%), e Eletrnicos (7%). Categoria de produtos mais vendidas 2010 (em volume de pedidos)
Eletrodomsticos Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais Sade, Beleza e Medicamentos Informtica Eletrnicos
Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

1 2 3 4 5

O desempenho do comrcio eletrnico pode ser atribudo tambm pela satisfao dos consumidores com os servios oferecidos pelas lojas virtuais. De acordo com dados do ndice e-bit/ Internet Segura de Confiana dos Consumidores de Comrcio Eletrnico, a aprovao foi de 86,62% durante o ano. Vale lembrar que o patamar de excelncia definido para o ndice de 85%.

14
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

23 edio

PARTE II
Compras Coletivas e Clubes de Compras

15
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Compras Coletivas e Clubes de Compras

23 edio
O boom das compras coletivas No ano de 2010, o e-commerce brasileiro viveu um fenmeno indito. Originados nos Estados Unidos, os sites de compras coletivas chegaram ao Brasil e, em poucos meses, j viraram febre entre consumidores e investidores. De acordo com informaes de mercado divulgadas na imprensa, j existem mais de 1.200 sites deste tipo (em operao ou em fase de lanamento) oferecendo cupons com descontos que variam normalmente entre 50% e 70%. Portais agregadores de compras coletivas como o Saveme tambm foram novidades, fomentando ainda mais o setor. Por sua relevncia crescente, a e-bit desenvolveu, para essa edio do relatrio WebShoppers, uma pesquisa especial que permite mapear de forma precisa como os sites de compras coletivas e clubes de compras se posicionam no mercado. Compras Coletivas Na pesquisa, realizada entre 10/03 e 14/03, verifica-se que 61% dos entrevistados disseram conhecer o conceito de compras coletivas, quando o modelo de negcios, que se baseia em sites que oferecem ofertas de um determinado produto ou servio, ativadas por um nmero mnimo de vendas de cupons, apresentado. Das pessoas que disseram conhecer o conceito, 49% afirmaram j ter comprado alguma oferta at hoje, enquanto 51% relataram no ter realizado nenhuma compra. Dos consumidores que j compraram, 82% pretendem adquirir novamente uma oferta em sites de compras coletivas nos prximos 3 meses. Ao mesmo tempo, os 58% dos entrevistados que ainda no tiveram experincia nesse servio pretendem adquirir seu cupom pela primeira vez.

16
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Compras Coletivas e Clubes de Compras

23 edio
Conhecem o conceito? J comprou? Pretende comprar?
No 18%

No 39% Sim 61% 61%

Sim 82% Nunca comprou 51% J comprou 49% Base: 1.366

No 42% Base: 4.536 Base: 2.778

Sim 58% Base: 1.412

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

17
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Compras Coletivas e Clubes de Compras

23 edio
De acordo com informaes da pesquisa, 37% das pessoas que compraram em sites de compras coletivas ficaram sabendo do servio por recomendao de amigos e parentes. J 19% alegaram ter recebido uma promoo por e-mail.

Como ficou sabendo?


Recomendao (amigos, parentes, etc.) 37%

Outros 44%

Promoo via email 19%


Base: 1.359

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br)

18
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Compras Coletivas e Clubes de Compras

23 edio
Marcas mais lembradas Apesar de existirem diversos sites oferecendo os servios de compras coletivas, o mercado, assim como qualquer outro emergente, inevitavelmente caminha para a consolidao. Dessa forma, no de se estranhar que algumas marcas ganhem mais espao em relao a outras, ainda mais com a alta competitividade do setor, onde quem tiver uma operao mais estruturada est, automaticamente, na frente da concorrncia.

Segundo relatos coletados pela pesquisa, o Top 3 das marcas mais lembradas pelos consumidores foi composto por Groupon, Peixe Urbano e ClickOn.
O estudo tambm revelou a satisfao dos clientes com os servios desses sites. Enquanto 74% dos entrevistados afirmaram estar no mnimo satisfeitos, 11% disseram estar insatisfeitos com os sites de compras coletivas. Por fim, o relatrio apresentou entre outras informaes quanto costumam gastar em mdia os consumidores do segmento, quais suas categorias preferidas alm de anlises que traam um perfil completo dos sites de compras coletivas no mercado, como as marcas top of mind (conhecimento espontneo) e as marcas de conhecimento estimulado.

Clubes de compras: Outra modalidade virtual O e-commerce vem se transformando ao longo dos anos. Pouco antes de surgirem os sites de compras coletivas, o setor comeou a ser povoado por outros modelos, como os Clubes de Compras. Esses clubes funcionam como um Outlet Virtual e oferecem, em sua maioria, roupas e assessrios. Esse formato tambm foi abordado na pesquisa realizada pela e-bit no perodo de 10/03 a 14/03.

19
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Compras Coletivas e Clubes de Compras

23 edio
Segundo dados coletados, 54% das pessoas so familiarizadas com o modelo desses sites. Destas, 32% j compraram algum produto. Dentre os que j compraram em sites de clubes de compras, 94% pretendem repetir a operao nos prximos 3 meses. No entanto, o dado mais interessante que, 97% dos que nunca compraram (68%), pretendem adquirir algum produto em algum clube de compra no mesmo perodo.

Entre as categorias mais vendidas figuraram: Moda & Assessrios (30%), Eletrnicos (18%) e Assessrios de Informtica (12%).
Assim como nos sites de compras coletivas, a maioria das pessoas ficou sabendo dos clubes por recomendaes de amigos ou parentes (26%). Ao mesmo tempo, 22% afirmaram ter conhecido os sites por buscadores como Google e Yahoo e 22% receberam uma oferta por e-mail, antes de efetivamente, ir ao site. No entanto, a satisfao com os Clubes de Compras no uma unanimidade. Dos entrevistados, 66% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os servios prestados, enquanto que 21% acharam o atendimento apenas razovel. 12% relataram insatisfao com os Clubes de Compras.

* Para mais detalhes da pesquisa, entre em contato com a rea comercial da e-bit pelo e-mail negocios@ebit.com.br

20
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

23 edio

PARTE III
As mulheres e a Classe C

21
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

As mulheres e a Classe C

23 edio
Na constante busca em entender e traar as caractersticas do consumidor virtual brasileiro, a e-bit realizou um levantamento com dois perfis protagonistas do setor: As mulheres e a baixa renda.
As mulheres no e-commerce

De acordo com dados do estudo, 49% dos e-consumidores pertencem ao pblico feminino e, dos novos entrantes em 2010, 55% so pertencentes ao mesmo gnero. Para se ter uma idia do crescimento, as mulheres representavam 42% das vendas do comrcio eletrnico em 2005.
Em relao idade das e-consumidoras, o relatrio aponta que as mulheres com idade superior a 50 anos passaram de 14% para 21% do total de compradoras,entre 2005 e 2010, denotando um aumento da senioridade das compradoras virtuais. O levantamento de 2010 tambm revelou que as mulheres que compram pela internet esto mais escolarizadas do que a fatia masculina. Ao mesmo tempo em que 53% das mulheres so, no mnimo, graduadas, 50% dos homens disseram ter o mesmo nvel de escolaridade. Quanto ganham? Se analisarmos a diferena de renda dos consumidores virtuais, percebemos que, na faixa de renda familiar mensal de at R$ 3.000,00, encontram-se 56% das mulheres que efetuaram compras em 2010, enquanto que em 2005, esta mesma faixa representava 50%. O tquete mdio das compras femininas aumentou de R$ 240,00 em 2005 para R$ 314,00 em 2010. No entanto, continua significativamente menor ao tquete mdio dos gastos efetuados pelos homens que foi de R$ 425,00, 35% superior ao das mulheres.

22
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

As mulheres e a Classe C

23 edio
A Classe C no e-commerce A e-bit considera como baixa renda, famlias com renda declarada de at R$ 3.000,00. Essa faixa de consumidores, alis, corresponde atualmente a 50% do mercado. Se analisarmos a freqncia de compra desse consumidor na internet, a pesquisa revela que 31% dos usurios de baixa renda disseram no ter feito compras nos ltimos 6 meses. Por outro lado, 6% fizeram mais de dez compras no mesmo perodo.

Gastam quanto?

Mesmo com menor assiduidade, os consumidores de menor renda possuem um tquete mdio praticamente idntico ao das mulheres: R$ 314. Apesar de sua menor renda, os prazos mais elsticos de pagamento fazem com que este consumidor possa adquirir produtos de maior valor agregado, como Eletrodomsticos, Informtica e Eletrnicos.

Idade e escolaridade Os integrantes da chamada Classe C so mais jovens do que o restante do mercado. No geral, a mdia de idade dos eshoppers de 41 anos, enquanto que a mdia dos consumidores de baixa renda ficou em 37 anos. No que diz respeito escolaridade, em 2010, apenas 30% dos consumidores da classe C possuem graduao completa ou ps, ante 50% do total de consumidores.

23
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

23 edio

PARTE IV
Expectativas para o 1 semestre de 2011

24
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Expectativas para o 1 semestre de 2011

23 edio
Ainda tem muita coisa para acontecer! O bom rendimento do comrcio eletrnico no deve parar em 2011, e seguir num ritmo acelerado. A expectativa que, com a maior consolidao do setor, aliada s novas ferramentas que auxiliam os consumidores na hora de realizar uma compra, como as redes sociais, o faturamento do e-commerce brasileiro apresente expanso, ainda que menor ao ano passado. A previso que o setor fature R$ 20 bilhes nesse ano, um crescimento nominal de 30% em relao ao ano de 2010 (R$ 14,8 bilhes). Se analisarmos somente os seis primeiros meses do ano, a estimativa de um faturamento em torno de R$ 8,8 bilhes. Esse valor, alm de representar cerca de 45% do total de vendas na web em 2011, maior do que todo o faturamento do ano de 2008 (R$ 8,2 bilhes). Evoluo do faturamento do 1 semestre (em bilhes)
2011* 2010 2009 2008 2007
R$ 2,6 R$ 3,8 R$ 4,8 R$ 6,7 R$ 8,8*

Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br) *previso

25
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Expectativas para o 1 semestre de 2011

23 edio
Em ascenso! Desde o incio da bolha do comrcio eletrnico, no final da dcada de 90, o setor vem sofrendo transformaes em suas caractersticas. Algumas categorias perderam espao ao longo do tempo e deram lugar a novos segmentos de produtos. Para se ter uma idia, at metade dos anos 2000, os produtos mais procurados eram principalmente CD s e DVD s, alm de livros. Atualmente o comportamento de compras mudou bastante em relao aos primrdios da internet, pois com o nvel de confiana e maturidade alcanada aliado s lojas tradicionais do varejo vendendo na web, vemos e-consumidores comprando produtos que antes eram considerados mais difceis de serem adquiridos, como roupas e assessrios. Hoje, a categoria j ocupa a 6 colocao no ranking das categorias mais vendidas do setor, com aproximadamente 5% no share de pedidos. H 4 anos, era apenas a 26 colocada. No Estados Unidos, alis, essa categoria est entre as 3 mais vendidas no e-commerce do pas. A perspectiva para 2011 que, assim como no mercado norte americano, a venda de Moda e Assessrios ganhe cada vez mais a ateno dos exigentes consumidores virtuais. A falta de padronizao e diversidade de players especializados no setor ainda so uma carncia para potencializar as vendas nesta categoria.

26
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Expectativas para o 1 semestre de 2011

23 edio
Vem mais gente por a! A cada ano que passa, o comrcio eletrnico coleciona mais adeptos. Impulsionados pela imensa quantidade de informao disponvel na web, e com a realidade de tirar proveito de redes sociais e opinies de outros consumidores para a deciso de compra, a porta de entrada para o e-commerce est escancarada para novos e-shoppers. A e-bit estima que, somente nos primeiros 6 meses de 2011, 4 milhes de pessoas faro sua primeira compra virtual, somando assim 27 milhes de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online at hoje. Evoluo de e-consumidores (em milhes)
2011* 2010 2009 2008 2007
9,5 novos e-consumidores
Fonte: e-bit Informao (www.ebitempresa.com.br) *previso 1 semestre de 2011
3,7 4,4 5,4

4,0*

27,0*

23,0

17,6

13,2

27
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

23 edio

Sobre a e-bit

28
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Sobre a e-bit

23 edio
Presente no mercado brasileiro desde janeiro de 2000, a e-bit conquistou destaque no desenvolvimento do comrcio eletrnico no pas sendo referncia no fornecimento de informaes de e-commerce. A e-bit oferece servios tanto para empresas como para o consumidor online. Para os consumidores, a e-bit para o aumento da confiana nas compras pela internet, publicando em seu site (www.ebit.com.br) o resultado das avaliaes das pessoas que realmente compraram nas lojas virtuais conveniadas. J, as informaes sobre os servios direcionados s empresas podem ser encontradas no site institucional da e-bit (www.ebitempresa.com.br) Principais Clientes

29
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Sobre a camara-e.net

23 edio
A Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico (camara-e.net), fundada em 07 de maio de 2001, a principal entidade multi-setorial da Economia Digital no Brasil e Amrica Latina, voltada ao negcio eletrnico como fator estratgico de desenvolvimento econmico sustentvel no sculo XXI. Sua misso a de capacitar indivduos e organizaes para a prtica segura dos negcios eletrnicos, atravs da gerao e difuso de conhecimento de vanguarda, bem como defendendo posies de consenso frente aos principais agentes pblicos e privados, nacionais e internacionais, relacionados ao fomento das tecnologias da informao e comunicao. Entre as principais prioridades da camara-e.net est a formulao e proposio de polticas pblicas, regulatrias e de mercado, que incentivem a produo e a universalizao dos benefcios das tecnologias de informao e comunicao. Os 160 scios da entidade representam empresas lderes dos principais setores da economia brasileira e mundial. Acesse www.camara-e.net.

30
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Contatos

23 edio

www.ebitempresa.com.br
Pedro Guasti Diretor Geral Alexandre Umberti Diretor de Marketing e Produtos
negocios@ebit.com.br
55 11 3047-4999

www.camara-e.net Manuel Matos Presidente manuel.matos@camara-e.net 55 11 3231-0445

31
Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados

Vous aimerez peut-être aussi