Vous êtes sur la page 1sur 2

18/02/2008 - 07h00

Windows Vista SP1 quase um novo sistema operacional; saiba mais


PAULO REBLO | Para o UOL Tecnologia

Um ano aps o lanamento e ainda imerso em crticas, o Windows Vista acaba de ganhar o primeiro grande pacote de servios e atualizao Service Pack 1 para as edies de 32 bits e 64 bits. Ao contrrio das atualizaes para verses anteriores do Windows, desta vez a Microsoft radicalizou. O SP1 , na prtica, quase um novo sistema operacional, visto que o prprio kernel (a base de qualquer sistema operacional) do Vista foi modificado e atualizado com o pacote. As mais de 300 correes de bugs e atualizaes tornam-se secundrias, visto que a maior parte j podia ser aplicada via Windows Update independente do SP1. O que a Microsoft fez com o SP1 foi alterar boa parte da base de programao do Vista para torn-lo bem prximo da plataforma servidor (Windows Server) da empresa. O lanamento do SP1 coincide, justamente, com a concluso do Windows Server 2008. Ou seja, agora o Vista SP1 de fato a verso domstica do Server 2008, e no o contrrio. Usurios domsticos (a maioria) vo poder instalar o SP1 a partir de maro, fazendo o download pelo Windows Update. Empresas, fabricantes e usurios corporativos j esto usando o SP1, lanado nos primeiros dias de fevereiro em sua verso final. E os piratas tambm: a verso final do SP1 est em quase todos os sites de torrent, sem respaldo e sem suporte da Microsoft.

Conhea perfis de usurios que devem atualizar o Vista


A empresa disponibilizou um documento de 55 pginas detalhando as alteraes do SP1 e os hotfixes (correes) implementados. O download do pacote completo chega a 450 MB para o Vista 32-bit e quase 700 MB para o 64-bit. Por ser uma atualizao crtica, teoricamente todos devem instalar o SP1. Contudo, h quatro cenrios crticos para diferentes perfis de usurio: Quem usa o Vista atualmente e est satisfeito com o desempenho, deve instalar o SP1 por causa das correes de praxe, mas dever notar pouca diferena em performance. Quem gosta do Vista, mas no consegue us-lo por causa da lentido ou problemas de compatibilidade, deve experimentar o SP1 por causa das mudanas no kernel que melhoraram, de fato, o desempenho geral em algumas situaes. Quem no admite usar o Vista de jeito algum, dificilmente ver qualquer novidade ou argumento no SP1 para mudar de idia. O SP1 no inclui novidades em recursos ou novas interfaces. , basicamente, uma atualizao de segurana, desempenho e compatibilidade. Quem trabalha em rede deve instalar o SP1 o mais rpido possvel. Quase todas as reclamaes de performance e lentido no acesso s redes foi corrigida com o SP1, herana do Windows Server 2008. Como ocorre com todos os service pack's, as principais mudanas so invisveis ao usurio. Por trs dessa invisibilidade, porm, h um ano inteiro de crticas e problemas vindos de todas as partes referentes ao Vista. O kernel do Windows passa de 6.0 build 6000 para 6.0 build 6001 com o SP1. Para verificar, basta digitar "winver" numa linha de comando ou via a opo

'Executar' do Menu Iniciar. Para usurios domsticos, a mudana mais palpvel do SP1 a melhora de performance na hora de mover e copiar arquivos entre um disco e outro. uma das principais crticas dos usurios no quesito desempenho: incompreensvel como o Vista mais lento do que o XP na performance de disco, o que termina refletindo no apenas em operaes de copiar/mover, mas at mesmo em alguns jogos.

Microsoft promete mais velocidade no gerenciamento de arquivos


Com o SP1, o acesso a disco melhorou bastante, mas ainda no faz milagre. O Vista continua sendo o Vista e 2GB de memria RAM continua sendo o mnimo aceitvel para voc ter uma boa performance no dia a dia. E 4GB continua sendo o padro para o Vista se aproximar do XP de forma geral. No gerenciamento e cpia de arquivos, a Microsoft promete o seguinte: 25% mais velocidade para cpias locais do mesmo disco no mesmo computador 45% mais velocidade em cpias de um computador remoto (com outro sistema opera cional) para um computador com Vista SP1 50% mais velocidade para cpias de um computador remoto com Vista SP1 para outro computador com Vista SP1 O problema a dificuldade prtica de pr em teste esses nmeros, sobretudo para o usurio domstico. Em testes realizados por sites e revistas especializadas, a mdia do ganho em performance no primeiro caso foi de 10% a 15%. O "troco" para o usurio que quiser migrar totalmente para o Vista com SP1 um visual realmente imbatvel (na plataforma Windows, claro) e o DirectX 10, exclusivo do Vista e no disponvel para XP. Mesmo assim, comum encontrar entusiastas de games garantindo que, at agora, no h nenhum jogo disponvel no mercado que consiga mostrar qualquer vantagem do DirectX 10 sobre o DirectX 9. Em algumas situaes, o SP1 pode causar instabilidade com perifricos instalados, como placas de vdeo, de som, de rede etc. Como sempre, o jeito correr para o site oficial da sua placa e baixar um driver atualizado, pois todas as fabricantes vm testando o SP1 desde as verses beta. H vrias outras correes interessantes ao usurio domstico. Entre elas, melhor velocidade para o streaming de vdeo no Internet Explorer, na gravao de CDs e DVDs pelo Windows Explorer, resumo mais rpido (da hibernao ou standby), menos espera para desligar o computador e menos avisos do UAC (User Account Control).

Vous aimerez peut-être aussi