Vous êtes sur la page 1sur 14

Segurana na Operao com Lixadeira e Moto Esmeril

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

Esta apostila foi especialmente elaborada pelo Professor Lus Francisco Casteletti.

VERSO 2005

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

SUMRIO

Introduo Acidentes e doenas do trabalho Conceito legal e prevencionista de acidente; Riscos ambientais; Medidas de controle e proteo dos riscos.

03 03 03 04 04

Segurana no uso de esmeril

04

Disco de Corte Terminologia Manuseio Armazenagem Seleo e montagem Uso do disco Causas mais comuns na utilizao Identificao de problemas 05 06 06 06 07 08 09

Esmerilhadeira Manual Terminologia Segurana na utilizao Instrues para utilizao 10 10 11

Bibliografia

13

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

SEGURANA NA OPERAO COM ESMERILHADEIRA E DISCO DE CORTE Em qualquer atividade profissional a preocupao com a segurana e a integridade fsica das pessoas devem ser os primeiros objetivos a serem alcanados, independentemente do resultado econmico. Esse material foi elaborado visando a atender os requisitos mnimos de segurana necessrios para que um trabalhador realize as atividades que envolvam as operaes de lixamento e/ou de esmerilhamento resguardando sua sade e integridade fsica. ACIDENTE DO TRABALHO Conceito Legal O artigo 131 do Decreto Lei 2171 de 05/03/97 estabelece: Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 desta Lei (exemplo: autnomos em geral), provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Conceito Prevencionista de Acidente do Trabalho: Toda ocorrncia no programada, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar danos fsicos e/ou funcionais, perda total ou parcial, permanente ou temporria da capacidade para o trabalho e/ou danos materiais e econmicos empresa. Tipos de acidentes Acidente Tpico: aquele que ocorre durante o perodo e no local de trabalho. - ato de terceiro; - por fora maior; - fora do horrio e local de trabalho; Acidente de Trajeto: aquele que ocorre durante o trajeto da residncia para a empresa e vice versa. Ato inseguro: toda deciso mental em fazer ou no algo, por parte do trabalhador, que contraria normas e procedimentos que visam a preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Condio insegura: So circunstncias externas, no prprio ambiente de trabalho, de que dependem os trabalhadores para executarem suas atividades e que sejam contrrias s normas e procedimentos de segurana.

RISCOS AMBIENTAIS Considera-se riscos ambientais os agentes qumicos, fsicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. A gravidade dos riscos, dependem: - Da sensibilidade individual; - Da concentrao; - Do tempo de exposio; - Da intensidade; - Da natureza do Risco. 3

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

Medidas de controle de riscos: - Tcnica: - Mdica; - Administrativa; - Educativa. SEGURANA NO USO DE ESMERIL O Esmeril uma ferramenta muito comum e til para trabalhos em oficinas mecnicas. Infelizmente, tambm uma causa comum de danos especialmente danos para os olhos. Na operao de um esmerilhagem requer uso de vrias precaues e o uso de Equipamento Protetor Individual deve ser feito para prevenir danos srios. Um dos perigos principais estilhaamento de pedaos do rebolo quanto este est em alta rotao. Estas rodas podem explodir literalmente, soltando pedaos que voam pelo ar como balas. O uso correto do EPI pode ajudar a prevenir danos ao usar os esmeris. Sempre use a proteo dos olhos (culos + protetor facial) apropriada sempre que voc usar um esmeril, e isto incluem o trabalho em casa, tambm. EPI (Equipamento de Proteo Individual); EPC (Equipamento de Proteo Coletiva);

Aqui vo algumas dicas para o uso seguro de esmeris: - No use roupas soltas ou jias ao redor de esmeris ou outro equipamento em movimento, porque voc pode ser puxado pelas partes mveis. Se voc tiver que usar luvas, lembre-se de que elas tambm podem ser puxadas. As pessoas que estiverem auxiliando no trabalho com o esmeril, tambm devem estar utilizando os EPIs adequados. - Assegure-se que todos as protees esto em ordem e bem fixadas em seus lugares, antes de comear qualquer trabalho. Alm disso, tenha certeza que o restante das ferramentas est ajustado corretamente. Confira para ver se o esmeril bem fixado na bancada ou pedestal. - importante que voc inspecione o rebolo (roda do esmeril) antes de coloc-lo em uso. No deve estar danificado de qualquer forma, e devem ser descartados os rebolos estragados (com trincas) imediatamente. Para verificar se os mesmos esto trincados, basta segur-los com um gancho e dar pequenas pancadas com pedao de metal. Se o som produzido for igual a de um sino, o mesmo no est trincado. Porm, se produzir um som apagado, est trincado. - Use o rebolo adequado para o esmeril e para o trabalho que voc estar fazendo. O rebolo deve ser projetado para se ajustar ao esmeril que voc est usando. Dependendo do material a ser esmerilhado, deve ser o tipo de rebolo a ser utilizado. - O primeiro passo ter certeza que voc est usando os EPIs corretamente. Pode ser necessrio tambm o uso de proteo respiratria ou outro equipamento dependendo do trabalho a ser executado. - Muito cuidado na hora da troca dos rebolos. Certifique-se de que o equipamento est desligado. - Se voc achar qualquer defeito, voc tem que etiquetar o esmeril e tem que remover este imediatamente de servio. - Deixe o rebolo girar livremente no mnimo por 1 minuto antes de iniciar o trabalho. 4

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

- Comece a esmerilhar lentamente, usando somente a presso que requerida para o trabalho. No force a pea sobre a pedra. - Use s a superfcie plana do esmeril. No use o lado da roda, pois este mtodo incorreto e pode danificar a pedra do esmeril, alm de puxar sua mo. - No permita que fascas do esmeril entrem em contato com combustvel ou materiais inflamveis como solventes, combustveis, lubrificantes, etc. - A mesa de apoio para pea deve ficar posicionada a 3 milmetros da superfcie do rebolo do esmeril. Esta mesa ajustvel, pois conforme a pedra do rebolo vai sendo desgastada, esta mesa deve ser regulada, mantendo-se sempre os 3 mm. Este ajuste deve ser feito com o equipamento totalmente parado.

Armazenagem Os rebolos devem ser armazenados em p, cal-los com material macio para no danific-los e tambm para evitar que os mesmos deslizem. Entre um rebolo e outro, recomendado separ-los com papelo, para evitar que entrem em contato um com o outro, evitando assim, que sejam danificados pelo atrito gerado. Siga as instrues do fabricante para armazenamento. Os rebolos devem estar armazenados em prateleiras, longe de umidade, temperaturas extremas, exposio a produtos qumicos e impactos.

Sempre h potencial para acidentes com um esmeril. Proteja - especialmente seus olhos, quando voc usa qualquer tipo de esmeril. Siga rigorosamente as instrues de segurana.

DISCO DE CORTE

Terminologia Disco de Corte/Desbaste: Lixa com formato circular, com ou sem furo central, que fixado a um suporte, acoplado a uma mquina porttil ou estacionria. Discos com diferentes dimetros e diferentes tipos de gros abrasivos so fabricados para cada aplicao.

Algumas das principais causas de quebra de discos abrasivos so: a) Velocidade da mquina superior assimilada no rtulo dos discos; b) Montagem incorreta dos discos na mquina, como aperto excessivo, flanges sujos, empenados, imperfeitos e/ou pequenos, entre outros fatores; c) Usos abusivos, ocasionados pela presso excessiva de trabalho, especialmente nas laterais do disco, por choques contra a pea obra, utilizao da lateral para rebarbar peas, etc.

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

MANUSEIO - Manuseie o disco sempre com extrema ateno e segurana. - Caso exista alguma suspeita de que o disco esteja com algum defeito, consulte imediatamente o fabricante. ARMAZENAGEM - No recebimento, verifique a embalagem e os discos para assegurar que no tenham sofrido danos durante o transporte. - Os discos devem ser armazenados em suas prprias embalagens, em locais secos, evitando sua exposio ao frio, umidade e severas mudanas de temperatura. SELEO E MONTAGEM DO DISCO - Escolha o disco adequado ao material da pea a ser trabalhada, mquina onde ele ser utilizado e s condies operacionais. - Inspecione o disco antes de mont-lo na mquina. Nunca utilize um disco que apresente algum defeito (trinca, lasca, empenamento, etc...). - Monte o disco somente em mquinas especificamente projetadas para seu uso. - Nunca utilize discos de corte para operaes de desbaste. - Utilize flanges adequados mquina e ao disco. Assegure-se de que estejam em boas condies de uso. - Discos de corte de centro plano devem ser montados em flanges com dimetros e reas de contato idnticas. O dimetro mnimo dos flanges deve ser de 1/4 do dimetro do disco.

Discos com centro rebaixado e de dimetros de 100 a 320 mm devem ser montados em flanges com dimetros iguais de 39 a 42 mm. Nunca utilize o disco com rotao superior indicada no rtulo: Dimetro de 101,6 mm (4 ) - Rotao mxima de 15.040 rpm Dimetro de 114,4 mm (4 1/2") - Rotao mxima de 13.370 rpm Dimetro de 127,0 mm (5 ) - Rotao mxima de 12.030 rpm Dimetro de 177,8 mm (7") - Rotao mxima de 8.595 rpm Dimetro de 228,6 mm (9 ) - Rotao mxima de 6.685 rpm Dimetro de 254,0 mm (10") - Rotao mxima de 6.015 rpm Dimetro de 304,8 mm (12 ) - Rotao mxima de 5.015 rpm. Dimetro de 355,6 mm (14 ) - Rotao mxima de 4.300 rpm.

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

No force a montagem do disco no eixo da mquina. O furo do disco no pode sofrer alteraes. Verifique tambm se h folga excessiva entre o furo do disco e o eixo da mquina. Se houver no utilize o disco. Utilize somente mquinas com capa de proteo.

- Use sempre equipamentos de proteo individual: avental, luvas, mscara anti-p, culos de proteo e protetores auriculares. USO DO DISCO Antes de iniciar o trabalho deixe o disco girar livre por cerca de 1 minuto. Atente para que no existam pessoas na trajetria de rotao do disco. Durante a operao de corte em mquinas fixas, certifique-se que a pea esteja devidamente presa pela morsa ou qualquer outro dispositivo de fixao. Em operaes de corte ou desbaste com mquinas portteis, a pea trabalhada deve apresentar rigidez e fixao adequadas para evitar que se movimente durante a operao. No permita trepidaes do disco sobre a pea durante a operao. Em operaes de desbaste o disco deve ser mantido num ngulo de cerca de 30 em relao pea a ser trabalhada. Discos de corte devem ser utilizados num ngulo de 90 em relao pea. Nunca efetue operaes de corte e desbaste prximas a produtos inflamveis. Uso da lateral do disco, provocando o rompimento da tela de reforo.

Marcas de aperto excessivo no furo metlico do disco.

Existem fatores adversos que contribuem para prejudicar o desempenho dos discos, afetando diretamente seu comportamento. So no geral, prticas incorretas, inadequaes operacionais e irregularidades de toda ordem. Elas produzem conseqncias danosas operao, alteram o rendimento e reduzem sensivelmente a performance dos discos de corte. Tais incorrees podem ser identificadas com alguma facilidade e devem ser eliminadas. Alguns sintomas bsicos permitem diagnostic-las e rapidamente efetuar as correes e ajustes adequados. Para isso necessrio conhecer alguns parmetros elementares, referentes ao funcionamento dos discos, como as suas especificaes e fatores operacionais. possvel, entretanto, com uma simples observao reconhecer que o disco apresenta um problema, definir algumas causas provveis e identificar alguns caminhos viveis de soluo.

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

Segue abaixo uma tabela de problemas comuns na utilizao dos discos de corte, com suas respectivas causas provveis e solues sugeridas. Problemas Causas Provveis avano insuficiente; baixa presso de trabalho; gro muito grosso; disco muito duro; disco com variao axial / radial; velocidade perifrica muito baixa. Disco muito duro; Eixo com irregularidades, rolamentos gastos; Pea obra no est fixada firmemente. Solues Sugeridas corrigir o equipamento para a mxima potncia disponvel; use disco de gro mais fino ou aumente a potncia motora; use disco mais mole; verifique o eixo e variao axial do disco; verifique se o disco no est deslizando sobre os flanges. Ajuste a velocidade para o nvel correto. Use disco mais mole; Use disco de gro mais fino; Verifique variao radial do eixo, rolamentos e mancais; Verifique sistema de fixao.

1- Queima na pea obra

2 Cortes irregulares e no perpendiculares

3 Baixa ao de corte -

Potncia insuficiente; Disco muito duro; rea de contato muito grande;

Disco de gro muito grande; Disco com variao radial / axial

Aumente o avano e a presso e corrija a potncia; Use disco mais mole ou, se possvel, disco de menor espessura; Reduza a rea de contato ao mnimo compatvel; Use disco com gro mais fino; Verifique variao no eixo e variao axial do disco.

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

ESMERILHADEIRA MANUAL

Terminologia Esmerilhadeira manual So mquinas desenvolvidas para executar os mais variados tipos de servios de desbaste e corte em geral em materiais ferrosos e no ferrosos. Podem ser fabricas com propulso eltrica ou ar comprimido. Utiliza como ferramenta um disco fabricado de material abrasivo. O nvel de rudo avaliado do aparelho tipicamente: nvel de presso acstica 90 dB (A); nvel de potncia acstica 103 dB (A).

Segurana Um trabalho seguro com o aparelho s possvel aps ter lido atentamente as instrues de servio e as indicaes de segurana e aps observar rigorosamente as indicaes nelas contidas. Basicamente deve-se seguir as seguintes instrues: Caso o cabo de rede for danificado ou cortado durante o trabalho, no toque no cabo. Tire imediatamente o plug da tomada. Jamais utilizar a ferramenta com um cabo danificado. Usar protetor auricular e culos de proteo. Se necessrio utilize tambm um avental de raspa. Usar luvas de proteo e sapatos de segurana. Ao trabalhar com a ferramenta, segure-a sempre com ambas as mos e mantenha uma posio firme. obrigatrio o uso de empunhadeira auxiliar durante todos os trabalhos com a ferramenta. A capa de proteo deve estar montada ao trabalhar com disco de desbaste e/ou corte. Quando trabalhar com: disco de lixa, rebolo tipo copo ou escova de ao, recomenda-se montar o protetor para mos. Observar as recomendaes do fabricante sobre a montagem e a utilizao de ferramentas abrasivas. Utilizar apenas acessrios, com um nmero de rotaes que tenha no mnimo o nmero de rotao em vazio do aparelho. Controlar as acessrios antes da utilizao. O acessrio deve estar corretamente montado e girar livremente. Efetuar um funcionamento de teste no mnimo durante 60 segundos, sem carga. Acessrios danificados, descentrados ou vibrando no devem ser utilizados. Observar as dimenses dos discos abrasivos. O dimetro do furo deve ajustar-se sem folga flange. No utilizar peas de reduo ou adaptadores. Proteger os acessrios contra golpes, trepidaes e produtos lubrificantes. A ferramenta s deve ser utilizada para servio seco. Materiais que contenham amianto no devem ser trabalhados. No fixar a ferramenta na morsa para realizao de trabalhos. Manter o cabo de alimentao eltrica sempre atrs da mquina. O plug deve ser conectado na tomada somente com o interruptor da mquina desligado. S ter contato entre ferramenta e a pea com a ferramenta ligada. 10

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

No toque nas ferramentas abrasivas em rotao. Cuidado com linhas eltricas encobertas, canos de gs e de gua. No deixar produtos inflamveis prximo a rea de trabalho. Sempre segurar a mquina de modo que as fagulhas sejam projetadas em direo oposta ao operador. A ferramenta reage com movimentos bruscos quando o disco de corte bloqueado. Neste caso a ferramenta deve ser desligada imediatamente. O motor gira por inrcia aps desligado. Aps desligar a ferramenta no fre-la atravs de presso lateral do disco abrasivo. Jamais utilize disco de corte para desbastar. No pressionar os discos de corte lateralmente. Sempre desligue e deixe que o motor para antes de depositar a ferramenta sobre qualquer superfcie. No caso de falha de energia ou se for puxada a tomada de alimentao eltrica, destravar imediatamente o interruptor e coloc-lo na posio desligado. Isto evita um novo arranque involuntrio. Utilizar apenas cabo de extenso eltrica a prova de gua e apropriado para utilizao ao ar livre. INSTRUES SEGURANA AO UTILIZAR FERRAMENTAS ELTRICAS Ao utilizar ferramentas eltricas observe determinadas medidas de segurana, para evitar o risco de incndio, choques eltricos e acidentes pessoais: 1) Mantenha o local de trabalho arrumado. 2) A desordem no local de trabalho pode ser motivo de acidente. 3) Tenha em considerao o ambiente que o rodeia. 4) No exponha as ferramentas eltricas chuva. No utilize ferramentas eltricas em locais midos ou molhados. Trabalhe em local iluminado. No utilize ferramentas eltricas junto de lquidos ou gases inflamveis. 5) Evite choque eltrico. 6) A tomada deve estar adequada ao plugue as ferramentas eltrica. Em hiptese alguma troque ou modifique o plugue. No utilize adaptadores de tomadas em ferramentas eltricas que utilizam plugues com pino terra. Plugue original e tomada adequada a esse plugue reduz o risco de choque eltrico. 7) Evite o contato com superfcies ligadas terra, por exemplo: tubos, radiadores, foges, etc. 8) Mantenha as pessoas afastadas. 9) No deixe que terceiros toquem na ferramenta ou no cabo eltrico. No permita que pessoas sem a devida proteo permanea no seu local de trabalho. 10) Guarde as ferramentas em local seguro. 11) As ferramentas que no estiverem sendo utilizadas devem ser guardadas em local seco e fechadas. 12) No sobrecarregue a ferramenta. 13) Respeite os limites recomendados para a sua ferramenta. 14) Utilize a ferramenta apropriada. 15) No use ferramentas demasiadamente fracas para trabalhos pesados. No empregue ferramentas em trabalhos e para fins a que no se destinam; no use, por exemplo, uma ferramenta circular manual para cortar rvores ou troncos. 16) Escolha vesturio apropriado para o trabalho. 17) No use vesturios largos ou jias, pois podem prender-se em alguma pea mvel. Nos trabalhos externos aconselha-se o uso de luvas e sapatos que no escorreguem. Se tiver cabelo comprido prenda-o com uma redinha. 11

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

18) Utilize equipamentos de proteo individual (EPI). 19) Coloque tambm uma mscara durante os trabalhos que ocasionam a formao de p. 20) Utilize protetor auditivo quando executar servios que resultam em rudos superiores a 85dB. No force o cabo eltrico. Nunca transporte a ferramenta pelo cabo de alimentao eltrica e no o puxe para tirar o plugue da tomada. Proteja-o de calor e evite seu contato com leo e objetos cortantes. 21) Mantenha fixa a pea a trabalhar. Utilize dispositivos de fixao ou uma morsa a fim de fixar a pea a trabalhar. Torna-se mais seguro do que a fixao manual e obrigatoriamente voc deve manusear a mquina com ambas as mos. 22) Controle a sua postura. Evite postura fora do normal. Escolha uma postura segura e mantenha sempre o equilbrio. 23) No mantenha a mquina ligada rede. Quando no estiver em uso, ou ao trocar acessrios, como por exemplo o disco de corte ou de desbaste, mantenha a mquina desligada da rede. 24) Efetue uma manuteno cuidadosa das suas ferramentas. Tenha as ferramentas sempre em perfeitas condies de uso e limpas, para que possa trabalhar bem e em segurana. Cumpra as instrues de conservao e manuteno, bem como as indicaes acerca de acessrios. Controle regularmente o estado do plugue e do cabo de alimentao eltrica, mandando substitu-lo por um tcnico especializado, em caso de se encontrarem danificados. Mantenha os punhos secos e isentos de graxa ou leo. 25) Retire as chaves de ajuste. Antes de fazer a ligao, verifique se as chaves e ferramentas de ajustes foram previamente retiradas. 26) Evite ligaes acidentais. No transporte ferramentas ligadas corrente eltrica com o dedo colocado no interruptor de comando. Antes de ligar a mquina a rede, certifique-se de que o interruptor de comando esteja desligado. 27) Mantenha-se sempre atento. Verifique o que est fazendo e proceda com precauo. No utilize a ferramenta, desde que sinta que no consegue concentrar-se 28) Verifique se o aparelho apresenta danos. Antes de a utilizar a ferramenta, verifique cuidadosamente se os dispositivos de proteo e a mquina como um todo, no apresenta nenhuma avaria. Se houver algum dano ferramenta, encaminhe-a para manuteno que dever ser feita por um tcnico devidamente autorizado. 29) Ateno. Para sua prpria segurana, nunca utilize acessrios ou aparelhos adicionais que no se encontrem indicados nas instrues de servio, ou no sejam recomendados pelo fabricante da ferramenta. A utilizao de outros acessrios alm dos indicados nas instrues de servio, ou no catlogo, poder ser motivo de acidentes pessoais.

12

SEGURANA NA OPERAO DE LIXADEIRA E MOTO ESMERIL

BIBLIOGRAFIA BOSCH

Manual Tcnico e de Operao das Esmerilhadeiras GWS 20-230/GWS 23-230/GWS 25-230.

NORTON Informativo Tcnico Engenharia de Aplicao Julho de 2003 n 07 Segurana no uso de Discos de Corte e Discos de Desbaste. Informativo Tcnico Engenharia de Aplicao Maro de 2003 n 04 Discos de Corte Identificao e Correo de Problemas. SENAI

Apostila de CIPA Maio de 1999

13

Vous aimerez peut-être aussi