Vous êtes sur la page 1sur 44

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

Ponto dos Concursos www.pontodosconcursos.com.br

Ateno. O contedo deste curso de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, CPF, e-mail - no ato da matrcula. O descumprimento dessas vedaes implicar o imediato

cancelamento da matrcula, sem prvio aviso e sem devoluo de valores pagos - sem prejuzo da responsabilizao civil e criminal do infrator. Em razo da presena da marca d gua, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as pginas deste material, recomenda-se a sua impresso no modo econmico da impressora.

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 1:

Ol pessoal, tudo bem? No tive a oportunidade anterior de me dirigir a vocs. Gostaria de dizer que uma honra participar desse curso e ajudar na conquista da aprovao neste excelente concurso! Bom, para quem j me conhece de outros trabalhos (aulas presenciais, livros, frum, blog, e-books...) realmente um prazer imenso rev-los. Para quem ainda no me conhece, tambm um grande prazer, e, assim, para que possamos nos conhecer melhor, eu farei uma breve apresentao da minha pessoa e da minha concepo de trabalho: Sou o Prof. Vtor Cruz, comumente conhecido como Vampiro (isso mesmo...). Tenho como meta sempre preparar meus alunos para conseguirem o maior rendimento possvel na prova, sempre dentro do menor tempo. Para isso, tentarei ao mximo ensinar os atalhos, macetes, e dicas que aprendi em meus quase 5 anos como "concurseiro", e ainda, os que aprendi posteriormente nas salas de aula com meus alunos, alis, percebo que o professor o verdadeiro aluno. Sou ex-Oficial da Marinha do Brasil, graduado em cincias navais pela Escola Naval. Ps-graduado em Direito Constitucional. Autor do livro "Constituio Federal Anotada para Concursos". Coordenador e autor de diversos ttulos da srie "1001 questes comentadas". Como relato de concurseiro, digo que minha deciso de abandonar os estudos para concurso foi tomada como uma forma de aliviar as tenses, falta de tempo, em suma, todas as problemticas que o estudo intenso para concurso gera. Eu sei que muitos de vocs, seno todos, passam por idntica situao. Esto estressados, cansados, e ansiosos pela hora que podero, enfim, retirar o peso das costas. Falta pouco, estou aqui para ajud-los, vamos manter o pique, furar as filas, e cruzar a linha de chegada entre os primeiros. Estejam certos de que irei me esforar para passar conhecimento, experincia e ajudar em tudo que estiver ao meu alcance.

Sobre o curso e o concurso: Por mais que alguns insistam em dizer que a FCC vm mudando o enfoque de suas cobranas, a verdade que ela continua sendo uma banca que explora muito a literalidade. Desta forma, vamos nos acostumar a ler frequentemente os artigos da Constituio que se relacionam ao edital.
1 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Felizmente ou infelizmente, o edital de vocs veio bem simples e tranquilo no que se refere ao Direito Constitucional. Todos os temas cobrados so de fcil entendimento e de estudo "prazeroso". Proponho utilizar o seguinte cronograma: Aula 1: Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988: Dos Princpios Fundamentais (arts. 1 a 4). Da Organizao do Estado: Da organizao poltico-administrativa (arts. 18 e 19), e Bens Pblicos (art. 20 e conexos) - Este tema est dentro de "Da Unio", mas eu separei por fins didticos. Aula 2: Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5), Dos direitos sociais (arts. 6 a 11), Da nacionalidade (arts. 12 e 13), Dos direitos polticos (art. 14 a 16). Aula 3: Da Unio (arts. 21 a 24), Dos Estados federados (arts. 25 a 28), Dos Municpios (arts. 29 a 31). Da Organizao dos Poderes: Da fiscalizao contbil, financeira e oramentria (arts. 70 a 75) e Constituio do Estado de So Paulo artigo 169. Princpios Fundamentais: Neste tema, princpios fundamentais, imprescindvel uma leitura atenta e constante dos art. 1 ao 4 da Constituio. Ningum pode se dar ao luxo de ir para a prova sem ter decorado cada palavra, cada vrgula do art. 1 ao 4, ok? So eles: A Repblica Federativa do Brasil e seus fundamentos: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituise em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.
2 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Tripartio funcional do poder Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Objetivos fundamentais Art. 3 Constituem Federativa do Brasil: objetivos fundamentais da Repblica

I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Princpios que re

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Objetivo do Brasil no plano internacional Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

   
3 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

1. (FCC/Tcnico do TRT 7/2009) Segundo a Constituio Federal, a Repblica Federativa do Brasil formada: a) pelos cidados dos quais emana o poder exercido por meio de representantes eleitos. b) pelo conjunto de cidados aos quais so garantidos os direitos fundamentais. c) pela unio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. d) pela integrao econmica, poltica e social de todos os Estados. e) pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. Comentrios: Essa questo pode parecer banal, mas importante para que ressaltemos a importncia da literalidade da Constituio. Algum que fosse um "pra-quedista" no concurso poderia ficar em dvida, j que no h alternativa "absurda". Porm, ns, que estamos nos preparando corretamente para o concurso, e seguindo as orientaes do Vampiro: leitura atenciosa dos artigos da Constituio. Iremos faz-la de olho fechado e cabea para baixo... No mesmo? Pela literalidade do art. 1 da Constituio, a resposta a letra E! 2. (FCC/Tcnico-TCE-GO/2009) Considere as seguintes afirmaes sobre os princpios fundamentais da Constituio da Repblica: I. A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituio. III. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, dentre outros, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Comentrios:

4 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

A questo pediu "princpios fundamentais", ento, estar correta qualquer coisa que estiver do art. 1 ao 4 da Constituio, vamos ver: I- Correto. Literalidade do Caput do art. 1. II- Correto. Literalidade do pargrafo nico do art. 1 III- Correto. Literalidade do art. 3, I e II. Gabarito: Letra E. 3. (FCC/Tcnico-TRT 15/2009) Sobre os princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, correto afirmar que a) foi acolhido, alm de outros, o princpio da interveno para os conscritos. b) dentre seus objetivos est o de reduzir as desigualdades regionais. c) um dos seus fundamentos a vedao ao pluralismo poltico. d) o Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, pela dependncia nacional. e) a poltica internacional brasileira veda a integrao poltica que vise formao de uma comunidade latino-americana de naes. Comentrios: Mais uma vez, buscaremos qualquer coisa que esteja do art. 1 ao 4 da Constituio: Letra A - No existe isso... conscrito aquela pessoa que est no servio militar obrigatrio, no h lgica alguma na afirmao. Letra B - Correto. Art. 3, III. Letra C - Errado. O pluralismo no vedado, ele garantido! Letra D - O correto seria "independncia". Letra E - Errado. O Brasil deve buscar esta integrao (CF, art. 4 pargrafo nico) Gabarito: Letra B 4. (FCC/TRT 18/2009) Quanto aos Princpios Fundamentais, considere: I. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio dissolvel dos Estados e dos Municpios, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. II. So Poderes da Unio, dependentes entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

5 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

III. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. IV. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelo princpio da concesso de asilo poltico. Est INCORRETO o que consta APENAS em a) I e IV. b) I e II. c) III e IV. d) II e III. e) II e IV. Comentrios: I - Errado. A unio indissolvel. II- Errado. Eles so independentes. III- Correto. CF, art. 2. IV- Correto. CF, art. 4, XI. Gabarito: Letra B. 5. (FCC/AJAA-TRT 18/2008) Quanto aos Princpios Fundamentais, correto afirmar que a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelo princpio da a) exclusiva proteo dos bens jurdicos. b) no cumulatividade. c) prevalncia dos direitos humanos. d) uniformidade geogrfica. e) reserva legal. Comentrios: Agora, a questo pede exclusivamente os princpios do art. 4. O nico correto a letra C, segundo o art. 4, II. Gabarito: Letra C. 6. (FCC/Prociurador-Recife/2008) NO figuram entre os princpios pelos quais estabelece a Constituio que a Repblica Federativa do Brasil se rege, em suas relaes internacionais, a) a independncia nacional e a autodeterminao dos povos.
6 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

b) a no-interveno e a defesa da paz. c) a igualdade entre os Estados e a soluo pacfica dos conflitos. d) o repdio ao terrorismo e ao racismo. e) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Comentrios: Mais uma vez, s valem os do art. 4. A letra A, B, C, e D esto corretas, porm a letra E trouxe um fundamento (art. 1) e no um princpio que rege as relaes internacionais. Gabarito: Letra E. 7. (FCC/TRE-SE/2008) A Repblica constitui-se em Estado Democrtico de fundamentos, entre outros, Federativa do Brasil Direito e tem como

a) a livre manifestao do pensamento, o combate tortura e o repdio ao terrorismo. b) o desenvolvimento nacional, a defesa da paz e a soluo pacfica dos conflitos. c) a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. d) a liberdade de expresso, a liberdade de crena e a igualdade perante a Lei. e) a propriedade, a economia e a tributao. Comentrios: Agora s valem os do art. 1. O famoso "So-Ci-Di-Val-Plu". A questo, na letra C, trouxe o "So", o "Ci" e o "Di". Por isso, essa a alternativa correta. Gabarito: Letra C. 8. (FCC/AJAA-TRF 5/2008) Nas suas relaes internacionais, a Repblica Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princpio da a) dependncia nacional e do pluralismo poltico. b) interveno e da cidadania. c) autodeterminao dos povos. d) soluo blica dos conflitos e da soberania. e) vedao de asilo poltico. Comentrios:
7 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

A nica correta a letra C. No mesmo? vejamos: Letra A - seria independncia. E o pluralismo poltico um fundamento. Letra B - O certo seria "no-interveno", e a cidadania um fundamento. Letra C - Correto. Letra D - O certo seria soluo pacfica e no blica. Letra E - Errado. O correto seria "concesso" de asilo poltico. Gabarito: Letra C. 9. (FCC/TRE-SE/2007) Analise as afirmativas abaixo.

I. Construo de uma sociedade livre, justa e solidria. II. Garantia do desenvolvimento nacional. III. Garantia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. IV. Erradicao a pobreza e a desigualdades sociais e regionais. marginalizao e reduzir as

V. Promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. De acordo com a Constituio Federal do Brasil de 1988 so considerados objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil os indicados APENAS em: a) I, II, III e IV. b) I, II, IV e V. c) I, III, IV e V. d) II, III, IV e V. e) I, III, IV e V. Comentrios: Os objetivos fundamentais so os do art. 3, temos que analisar a questo pensando somente naquilo que est no art. 3. Ento vejamos: I - Correto. CF, art. 3, I. II - Correto. CF, art. 3, II. III- Errado. Esses so fundamentos, presentes no art. 1, ento, no vale! IV- Correto. CF, art. 3, III. V - Correto. CF, art. 3, IV.
8 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Letra B. Para fechar essas questes literais, vamos resolver essa aqui: 10. (FCC/TRE-PB/2007) Quanto aos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil INCORRETO afirmar que: a) so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. b) nas suas relaes internacionais o Brasil rege-se, dentre outros, pelos princpios da interveno e determinao dos povos. c) todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal. d) o Brasil formado pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrtico. e) constituem objetivos fundamentais, dentre outros, garantir o desenvolvimento nacional. Comentrios: Letra A - Correto. CF, art. 2. Letra B - Errado. O correto "autodeterminao dos povos". Letra C - Correto. CF, art. 1, p. nico. Letra D - Correto. CF. art. 1. Letra E - Correto. CF, art. 3, II. Gabarito: Letra B. Agora vamos doutrinrias: adentrar em questes um pouco mais seria "no-interveno" e

11. (FCC/DPU-SP/2009) Em relao aos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil previstos no artigo 3o da Constituio Federal, considere as seguintes afirmaes: I. So reveladores de uma axiologia, uma anteviso de um projeto de sociedade mais justa esposado pelo constituinte. II. Vem enunciados em forma de ao verbal ( construir, erradicar, reduzir, promover ), que implicam a necessidade de um comportamento ativo pelos que se acham obrigados sua realizao.

9 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

III. Como possuem enunciado principialista e generalista no possuem valor normativo, da porque o estado brasileiro descumpreos sistematicamente. IV. O repdio ao terrorismo e racismo est dentre os objetivos mais importantes, pois respalda outra normaregra objetiva que a dignidade da pessoa humana. V. Alm de outras normas constitucionais, encontramos vrios instrumentos e disposies para efetivao dos objetivos nos ttulos que tratam da ordem econmica e da ordem social. Esto corretas SOMENTE a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V. Comentrios: I- Correto. Obeservando o rol de objetivos constantes do art. 3 da Constituio vemos claramente que o constituinte estava preocupado em formar uma sociedade menos desigual, sem preconceitos, enfim, mais justa. Axiologia tudo o que se refere a princpios, valores e etc... II- Correto. So aquilo que a doutrina chama de "normas programticas", so normas que direcionam a atuao do Estado. Por si s, no so capazes de produzir efeitos no campo prtico, mas traam diretrizes para balizar a conduta dos poderes pblicos. III- Errado. Tudo aquilo que est positivado no corpo da Constituio possui valor normativo, exceo se faz somente ao prembulo, que segundo a jurisprudncia do STF despido de fora normativa. Assim, embora seus enunciados sejam realmente principialistas e generalistas, no se pode dizer que esto ausentes de fora normativa, j que, qualquer ao em sentido contrrio ao que ali est, ser tida como inconstitucional. IV- Errado. A dignidade da pessoa humana no uma norma-regra, e sim uma norma princpio. V- Correto. A Constituio brasileira uma constituio analtica. Em seus artigos iniciais (princpios fundamentais), ela traa diretrizes generalistas a serem alcanadas, verdadeiros princpios a serem observados. Ao longo do texto constitucional, ela traz outros princpios e regras que, na verdade, so, muitas vezes, desdobramentos dos princpios fundamentais. Estes desdobramentos

10 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

ao ao serem observados iro servir para concretizar os princpios fundamentais. Gabarito: Letra B. 12. (FCC/Defensor Pblico/2006) A teoria dos checks and balances prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes (Certo/Errado). Comentrios: Primeiro, vamos atentar ao que diz a Constituio em seu art. 2: Art. 2 So Poderes da Unio, entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

Este artigo mostra que ao mesmo tempo em que os Poderes so independentes, so tambm harmnicos entre si, o que forma o chamado sistema de freios e contrapesos (check and balances), onde um Poder vai sempre atuar de forma a impedir o exerccio arbitrrio na atuao do outro. Exemplos de "freios e contrapesos" so vrios na Constituio: o poder de veto exercido pelo Presidente aos projetos de lei, a necessidade de aprovao do Senado para que o Presidente possa nomear certas autoridades (elencadas pela Constituio) , o controle que o Judicirio exerce sobre atos pblicos que violem os dispositivos da Constituio ou das leis, entre outros. Decorrente disso, tem-se tambm a formao, em cada Poder, das funes tpicas e atpicas. As tpicas seriam aquelas precpuas de cada um: legislar (e tambm promover a fiscalizao oramentria), administrar ou julgar. As atpicas seriam as funes que seriam precpuas de outro Poder. O Judicirio, por exemplo, legisla ao elaborar o regimento interno dos tribunais e administra ao cumpri-lo e ao controlar a sua gesto de gastos.

Poder Executivo Legislativo Judicirio

Funo tpica Administrar

Legislar e fiscalizar atravs do Julgar controle externo Administrar Julgar Legislar Administrar

www.pontodosconcursos.com.br

'& %$# "!     


Funo Atpica Julgar e Legislar e e
11

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Agora, voltemos ao enunciado: A teoria dos checks and balances - freios e contrapesos - prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras - perfeito! -, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes Exatamente, trata-se do exerccio das funes atpicas, que embora no sejam exercidas de forma plena, podero de algum modo serem exercidas. Gostaria de lembrar ainda que esta uma clusula ptrea (vide art. 60, 4), ou seja, uma disposio que no pode ser abolida (ou reduzida) de nossa Constituio, pois uma caracterstica essencial do Estado Democrtico j que evita a ocorrncia de abusos e autoritarismos. Gabarito: Correto. 13. (FCC/AJAJ-TRT3/2005 - Adaptada) O princpio da independncia e harmonia entre os Poderes figura entre os princpios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual: a) nenhum dos Poderes poder exercer funes tpicas dos demais. b) a separao dos Poderes goza da garantia reforada de ser uma clusula ptrea da Constituio. c) no ser obrigatrio que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes. d) a nomeao de membros de um dos Poderes no poder depender da aprovao de outro Poder. Comentrios: Essa agora ficou fcil, no mesmo? O correto seria a letra B, j que: Letra A - Existe essa possibilidade. Letra B - Correto! Letra C - Existe esse controle de um Poder sobre o outro. Letra D - Existem casos onde o Senado deve aprovar a nomeao feita pelo Presidente. Ex. Procurador Geral da Repblica, Presidente do Banco Central, Ministros do STF, etc. Gabarito: Letra B. Permitam-me colocar uma questo da ESAF para esclarecer um conceito importante:
12 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

14. (ESAF/AFT/2006) Segundo a doutrina, "distino de funes do poder" e "diviso de poderes" so expresses sinnimas e, no caso brasileiro, um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Comentrio: Embora a Constituio tenha elencado 3 Poderes do Estado, seguindo a famosa teoria da "separao dos poderes" de Montesquieu, atualmente o uso do termo "separao dos poderes" ou "diviso dos poderes" alvo de crticas. O Poder do Estado para a doutrina majoritria apenas um (unicidade do poder poltico), e assim como a sua soberania, indelegvel (o interesse do povo no pode ser usurpado) e imprescritvel (no se acaba com o tempo). Desta forma, o que se separa ou se divide no o Poder do Estado (Poder Poltico) e sim as funes deste Poder, da termos a aplicao da expresso "tripartio funcional do Poder" ( ou "distino das funes do poder") . O Poder continua uno, porm, exercido atravs das funes executiva, legislativa e judiciria. Lembrando que o titular deste Poder o povo, e os agentes ao exercerem cada uma destas funes devem agir em nome do povo. Gabarito: Errado. 15. (FCC/DPE-SP/2009) Assinale a afirmativa correta.

a) Nosso federalismo prev a atuao do poder constituinte derivado decorrente, por meio de instituies que correspondam idia centralizadora de afirmao do estado que atua em bloco nico. b) A teoria da 'tripartio de poderes' confirma o princpio da indelegabilidade de atribuies, por isso qualquer exceo, mesmo advinda do poder constitucional originrio, deve ser considerada inconstitucional. c) O princpio do pluralismo poltico refere-se ideologia unitria da preferncia poltico-partidria, j que nesse terreno imperativa a aplicao da reserva da constituio. d) Nas relaes internacionais aplica-se o princpio constitucional da interveno, com repdio ao terrorismo e defesa da paz, alm da soluo pacfica dos conflitos. e) O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional. Comentrios: Essa questo vai dar "pano pra manga".
13 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Letra A - Errada. A questo trata do chamado poder constituinte derivado decorrente. No vamos aprofundar no assunto, mas, vamos elencar alguns rpidos conceitos que se tornam necessrios. Podemos dizer que o poder constituinte se divide basicamente em 2: originrio e derivado. O originrio o que expressa a vontade inicial do Povo, d origem a toda a ordenao estatal, fazendo surgir a Constituio. O derivado o que deriva do inicial, modificando as coisas que foram anteriormente estabelecidas ou estabelecendo coisas que no foram inicialmente previstas. Olhando de uma forma mais analtica, podemos elencar os poderes constituintes da seguinte forma: 1- Originrio (PCO) - o poder inicial do ordenamento jurdico, um poder poltico (organizador). Todos os outros so poderes jurdicos, pois foram institudos pelo originrio, ou seja, j esto na ordem jurdica, enquanto o originrio "pr-jurdico". 2- Derivado Reformador - o poder de fazer emendas constitucionais. Trata-se da reforma da Constituio, ou seja, a alterao formal de seu texto. (CF, art. 60). 3- Derivado Revisor - o poder que havia sido institudo para se manifestar 5 anos aps a promulgao da Constituio e depois se extinguir. Seu objetivo era restabelecer uma possvel instabilidade poltica causada pela nova Constituio (instabilidade esta que no ocorreu). O poder , ento, manifestou-se em 1994, quando foram elaboradas as 6 emendas de reviso, e aps isso acabou, no podendo ser novamente criado, segundo a doutrina. O procedimento de reviso constitucional era um procedimento bem mais simples que a reforma (vide CF, art. 3 ADCT). 4- Derivado Decorrente - o poder que os Estados possuem para elaborarem as suas Constituies Estaduais (a criao pelos Municpios de suas Leis Orgnicas Municipais no considerado dentro deste poder, por no possuir a lei orgnica aspecto formal de constituio, e sim de uma lei ordinria, embora materialmente seja equiparada a uma Constituio). a faceta da autonomia estatal chamada de "auto-organizao". Voltando assertiva, percebemos que o nosso federalismo realmente prev a atuao do poder constituinte derivado decorrente, que o poder que os Estados membros possuem para elaborar as suas constituies. Isso reflete justamente uma idia "descentralizadora" das atuaes em no uma idia centralizadora, j que os Estados estaro dotas de autonomia prpria. Letra B - Errado. Mais uma vez: os "poderes" (Legislativo, Executivo, e Judicirio) so independentes, porm, so harmnicos entre si. Desta forma, cada um deles possui certas atribuies tpicas (essenciais), mas tambm algumas consideradas atpicas (que so
14 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

essenciais aos outros). Isto no fere o conceito de tripartio funcional do poder. Letra C - Errada. Questo absurda. Se estamos falando de "pluralismo poltico" estamos diante de uma ideologia "plural", diversificada, variada, e no uma ideologia unitria. Letra D - Errada. O correto seria "no-interveno". Letra E - Mais uma assertiva que traz desdobramentos. A questo definiu o conceito de "princpio republicano", no raro as bancas examinadoras cobrarem as definies dos institutos eleitos pela Repblica Federativa do Brasil para a sua organizao poltica. Os institutos so os seguintes:

Forma de Estado: Forma de Governo:

Federao Repblica (mista ou semi-

Regime de Governo ou Democracia Poltico: direta) Sistema de Governo:

Presidencialismo

Mas o que significa cada um deles? a) Forma de Estado - O modo de exerccio do poder poltico em funo do territrio. O Brasil adota como forma de Estado a federao, ou seja, o modo de distribuio geogrfica do poder poltico se d com a formao de entidades autnomas (vide art. 18). Essa autonomia se manifesta atravs de trs ou quatro facetas (dependendo do doutrinador): 1- Autogoverno: capacidade de os entes escolherem seus governantes sem interferncia de outros entes; 2- Auto-organizao: capacidade de institurem suas prprias constituies (no caso dos estados) ou leis orgnicas (no caso dos municpios e do DF); 3- Autolegislao: capacidade de elaborarem suas prprias leis atravs de um processo legislativo prprio, embora devam seguir as diretrizes do processo em mbito federal. 4- Autoadministrao: capacidade de se administrarem de forma independente, tomando suas prprias decises executivas e legislativas. Para alguns doutrinadores no haveria a separao entre auto-organizao e autolegislao.

15 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ b) Forma de Governo - maneira como se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Quem deve exercer o poder e como este se exerce. Basicamente so as repblicas (todos exercem o poder) e as monarquias (s um exerce o poder). O Brasil no adotou como forma de governo a Monarquia, escolheu para si a Repblica, ou seja, o modo de distribuio do poder na sociedade ocorre com este nas mos de todo o povo, da a palavra repblica - res publica (coisa pblica). A adoo da forma republicana traz consigo diversas caractersticas como a temporariedade do mandato dos governantes, a necessidade de transparncia e prestao de contas e a necessidade de eleio peridica para a definio dos representantes do povo. A monarquia caracterizada pela vitaliciedade e pela hereditariedade dos governantes. c) Regime Poltico - Sem conceito pacfico na doutrina. Dizemos que a forma pela qual se d a "regncia" das decises polticas do Estado. A democracia foi eleita como o regime poltico brasileiro (vide prembulo e art. 1), assim, quem responsvel por reger a poltica brasileira o povo, o detentor do poder, que direciona as aes do governo diretamente, atravs do uso do plebiscito, referendo e da iniciativa popular, ou indiretamente, atravs dos representantes eleitos pelo prprio povo. Desta forma, o Brasil possui como regime a democracia mista ou semi-direta. O Brasil ainda definido como um Estado Democrtico de Direito. Primeiramente, o Estado de direito pois se submete aos comandos da lei. Alm, disso, o Estado democrtico, pois tem o povo como regente dos rumos do pas. J a juno dos termos formando o "Estado democrtico de direito", segundo J. Afonso da Silva mais do que a mera juno do Estado democrtico com o Estado de direito. Temos ento um Estado pautado na justia, e cujas leis refletem a finalidade de alcanar o bem comum. Assim, as decises polticas devem refletir efetivamente a vontade do povo. uma superao do pensamento positivista estrito, de que basta ter lei para serem vlidos os atos. Agora, esta lei deve refletir a justia social. d) Sistema de Governo - modo atravs do qual se relacionam os rgos dos Poderes do Estado (especialmente Executivo e Legislativo). Dica: lembre-se que todo sistema, como o sistema respiratrio e etc., trata da relao entre rgos. Assim, com o sistema de governo no diferente, trata das relaes entre os

16 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ rgos de cada Poder, o grau de independncia entre eles, o papel de cada um e etc. Existem basicamente dois sistemas presidencialismo e o parlamentarismo. de governo: o

Para se verificar se um sistema presidencialista ou parlamentarista, existe uma palavra chave "independncia". No Presidencialismo, o Poder Executivo tem uma grande independncia em relao ao Legislativo. No parlamentarismo ocorre uma maior dependncia entre estes poderes j que eles atuam em colaborao. Precisamos, tambm, fazer a distino entre as chefias do Poder Executivo: a chefia de Estado e a chefia de governo. Chefe de Estado - o membro do Poder Executivo que exerce o papel de representante do Estado, principalmente no mbito externo, mas tambm como representante moral perante o povo, no mbito interno. Chefe de Governo - o membro do Poder Executivo responsvel por chefiar o governo, ou seja, a direo das polticas pblicas em mbito interno.

No presidencialismo, temos a unicidade da chefia. O Presidente tem em suas mos tanto a chefia de Estado quanto a chefia de governo. No parlamentarismo, temos uma dualidade de chefia. Existe uma pessoa como o chefe de Estado e outra como chefe de governo. O chefe de Estado ser o Presidente no caso de uma Repblica Parlamentarista, ou o Monarca (Rei) no caso de uma Monarquia Parlamentarista. A chefia de governo ser exercida pelo Primeiro Ministro. Este Primeiro Ministro escolhido pelo Presidente para governar, mas somente ser investido com a aprovao de seu nome (bem como o do seu conselho de Ministros) pelo parlamento. Voltando questo: "O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional". Est correta a letra E, pois definiu-se corretamente o que seria a "forma de governo" - no Brasil, a "repblica" - e corretamente asseverou que esta forma de governo no mais uma clusula ptrea, ou seja, algo que no est protegido contra emendas constitucionais (vide CF, art. 60 4). Lembrando que, no entanto, a repblica continua sendo um princpio constitucional sensvel (CF, art. 34, VII) ou seja, um princpio que se no observado pelos entes da Federao, poder ensejar uma "interveno federal" da Unio no Estado ou Distrito Federal que esteja ofendendo tal princpio.
17 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Letra E.

Organizao Poltico-Administrativa: 16. (FCC/Tc.-MPE-SE/2009) So unidades federadas autnomas, conforme a organizao poltico-administrativa do Brasil, a) Estados-Membros e Regies Metropolitanas. b) Unio e Territrios. c) Estados-Membros e Municpios. d) Unio e Regies Metropolitanas. e) Territrios e Distrito Federal. Comentrios: Segundo o art. 18 da Constituio, so unidades autnomas: a Unio, os Estados, os Municpios e o DF. Como vimos o Territrio Federal no autnomo, pois integra Unio. Nenhum desses 4 entes so soberanos, todos so autnomos apenas. Soberania o poder supremo que um Estado exerce nos limites de seu territrio. Soberana apenas a Repblica Federativa do Brasil que entendida como a Pessoa Jurdica que se manifesta internacionalmente representando os interesses do povo (titular da soberania). Nenhum desses 4 entes, ento, possui esse poder supremo, pois os poderes de todos eles so limitados. Vampiro, por que dizemos ento que eles so autnomos? Acabamos de ver isso quando falamos da "forma de Estado". Dizemos que eles so autnomos porque eles possuem relativa independncia entre si, esta independncia, que chamaremos de autonomia se manifesta atravs de trs ou quatro facetas (dependendo do doutrinador): 1- Autogoverno: capacidade de os entes governantes sem interferncia de outros entes; escolherem seus

2- Auto-organizao: capacidade de institurem suas prprias constituies (no caso dos estados) ou leis orgnicas (no caso dos municpios e do DF);

18 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

3- Autolegislao: capacidade de elaborarem suas prprias leis atravs de um processo legislativo prprio, embora devam seguir as diretrizes do processo em mbito federal. 4- Auto-administrao: capacidade de se administrarem de forma independente, tomando suas prprias decises executivas e legislativas. Como vimos, para alguns englobaria a autolegislao. Gabarito: Letra C. 17. (FCC/AJAJ-TRT 3/2009) Tendo em vista a organizao do Estado, certo que: a) a Unio pessoa jurdica de direito pblico interno e externo sendo o nico ente formador do Estado Federal, uma vez que os demais entes so divises administrativo-territoriais. b) a Repblica Federativa do Brasil representa o Estado Federal nos atos de Direito Internacional, porque quem pratica os atos desse Direito a Unio Federal e os Estados federados. c) Unio cabe exercer as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro, quando representa a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais. d) a Unio, por ser soberana em todos os aspectos, pode ser considerada entidade federativa em relao aos Estados membros e Municpios. e) os entes integrantes da Federao, em determinadas situaes, exceo dos Territrios, tm competncia para representar o Estado federal frente a outros Estados soberanos. Comentrios: Letra A - Diversos erros. A Unio pessoa jurdica de direito pblico apenas interno, no Soberana, e a nossa federao constituda de Estados, DF e Municpios, todos autnomos. Letra B - Somente a Unio que pode representar a Repblica Federativa nas relaes internacionais, nunca um Estado ou Municpio. Veja que o exerccio desta representao internacional, no torna a Unio soberana, nem a torna uma pessoa jurdica de direito internacional. Quem v o Brasil de fora, enxerga uma nica pessoa: A Repblica Federativa do Brasil. A Unio apenas capaz de temporariamente "falar em nome da Repblica Federativa do Brasil". Viso interna do Brasil: Federao formada por Estados, Municpios e Distrito Federal. Todos sendo harmonizados pelo poder central (Unio), sendo assim, 4 espcies de pessoas jurdicas de direito pblico interno. doutrinadores a auto-organizao

19 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Viso externa do Brasil: Repblica Federativa do Brasil, como nica pessoa jurdica de direito pblico externo.

PaisX

RepblicaFederativa doBrasil

Letra C - Perfeito. Exatamente o que vimos no item anterior. Letra D e Letra E - Esto errados pelo exposto nas alternativas anteriores. Gabarito: Letra C.

20 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

18. (FEPESE/PGE-SC/2009) O federalismo brasileiro pressupe conferir s unidades federadas capacidade de autogoverno; autolegislao e autoadministrao. Comentrios: Perfeito. A autonomia se manifesta atravs destas "facetas" que j foram devidamente comentadas. Gabarito: Correto. 19. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Assinale a opo que contempla todos os entes da organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio. a) Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, todos soberanos. b) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos soberanos. c) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos independentes. d) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos autnomos. e) Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, todos autnomos. Comentrios: Como vimos, a federao brasileira formada, segundo o art. 18 da CF, por 4 entidades autnomas: Unio, Estados, DF e Municpios. Todas estas entidades so autnomas, nenhuma delas soberana. Territrios Federais no so entidades autnomas, eles pertencem Unio. Atualmente, no existe no Brasil nenhum territrio federal, mas nada impede que eles venham a existir. Para isso, deve-se editar uma lei complementar, nos termos do art. 18 2 da Constituio. Gabarito: Letra E. 20. (FCC/Tc.-MPE-SE/2009) Determina a Constituio que o Distrito Federal: a) governado por um interventor, nomeado pelo Presidente da Repblica, pelo fato de ser a sede da capital federal. b) regido por uma Constituio Distrital. c) possui Poder Legislativo Legislativa Distrital. prprio denominado Assemblia

d) no pode ser dividido em Municpios.

21 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

e) possui competncias legislativas reservadas Unio e aos EstadosMembros. Comentrios: Vimos que o Distrito Federal uma unidade da federao muito singular, pois a Constituio o colocou como uma mistura de Estado e de Municpio. Assim, o DF ter as competncias dos Estados e tambm as Municipais, e ao mesmo tempo ter algumas instituies e servios que sero mantidos pela Unio. Competncia da Unio no DF: Segundo o art. 21, XIII combinado com o 32 4, cabe Unio organizar e manter no DF: Polcias civil e militar; Corpo de bombeiros militar; Poder Judicirio; Ministrio Pblico; Defensoria Pblica; LEI FEDERAL dispor sobre a utilizao destes servios pelo Governo do DF

OBS. Lembramos que "territrio federal" no tem nada haver com "Distrito Federal", enquanto este uma unidade autnoma de nossa federao, quele apenas um territrio que integra Unio, despido de autonomia. Sobre a questo: Letra A - Errado. Interventor o responsvel por agir durante uma interveno federal em algum Estado da Federao. O DF governado por um GOVERNADOR. Letra B - Errado. Ns temos Constituies apenas "Federal" e "Estaduais". No DF e nos Municpios, ns temos a chamada "LEI ORGNICA", que possui o conhecido DDD = votada em Dois turnos, com interstcio de Dez dias e aprovada por Dois teros dos votos. Letra C - Errado. Diferentemente do Poder Judicirio (que mantido pela Unio), o DF tem Executivo e Legislativo prprios. Na esfera federal o Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, nos Estados temos as Assemblias Legislativas, nos Municpios temos as Cmaras Municipais. No DF, como uma mistura entre Estado e Municpio, teremos a Cmara Legislativa e no Assemblia Legislativa Distrital. Letra D - Correto. Como o prprio DF, por si, j possui todas as atribuies dos Municpios, a Constituio no permite que ele seja dividido em outros Municpios (CF, art. 32). Letra E - Errado. A competncia de Estados e Municpios e no de Unio e Estados.

22 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Letra D 21. (FCC/EPP-SP/2009) O Municpio, na federao brasileira,

a) tem a sua autonomia poltica configurada pela Constituio Federal, bem como pela Constituio Estadual pertinente, que pode reduzi-la ou ampli-la. b) dotado de personalidade jurdica de direito pblico, consubstanciando modalidade de descentralizao administrativa. c) embora criado por lei estadual, no pode ter a sua autonomia poltica restringida pelo Estado respectivo. d) dispe de ampla autonomia poltica, sendo-lhe facultado regular a durao do mandato dos respectivos Prefeitos e Vereadores. e) pode se projetar, territorialmente, em relao a mais de um Estado, desde que lei complementar federal assim o permita. Comentrios: Letra A - Errado. O Estado no pode reduzir ou ampliar a autonomia do Municpio, estes limites esto definidos na Constituio Federal. Letra B - Errado. O Municpio realmente uma pessoa jurdica de direito pblico interno, porm, criado por descentralizao POLTICA. Descentralizao administrativa aquela que cria autarquias, empresas pblicas e etc. Letra C - Correto. Segundo o art. 18 4 da Constituio: A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, farse-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Desta forma, realmente os Municpios so criados por lei estadual, porm, so dotados de ampla autonomia (conforme vimos na questo anterior), no podendo esta ser restringida pelo Estado-membro. Letra D - Errado. Embora dotados de autonomia, os entes devem respeitar os limites impostos pela Constituio. Ou seja, sempre que a Constituio Federal estabelecer algo, no poder o ente dispor em contrrio. A prpria Constituio Federal j fixa o mandato de todos os chefes do Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) como sendo de 4 anos. Letra E - Errado. Os limites territoriais do Municpio devem estar contidos dentro de um nico Estado. Gabarito: Letra C.

23 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

22. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A organizao polticoadministrativa da Unio compreende os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos na forma do disposto na prpria Constituio Federal. Comentrios: eee maldade! Conseguiram achar a pegadinha? Os Estados, DF e Municpios no fazem parte da organizao polticoadministrativa da Unio, mas sim, juntamente com a prpria Unio, fazem parte da organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil (CF art. 18 caput). Gabarito: Errado. 23. (ESAF/ATA-MF/2009) vedado aos Estados manter relao de aliana com representantes de cultos religiosos ou igrejas, resguardando-se o interesse pblico. Comentrios: Questo literal. o que dispe a Constituio em seu art. 19. Gabarito: Correto.

24. (FCC/Analista - TRT 15/2009) Aos Estados permitida, na forma da lei, a subveno a cultos religiosos ou igrejas. Comentrios: No s aos Estados, mas a todos os entes polticos vedada esta subveno, ressalvada somente, como vimos, a colaborao de interesse pblico nos termos da Constituio, art. 19, I. Gabarito: Errado. 25. (FCC/Analista - TRT 15/2009) vedada a subdiviso de Estados. Comentrios: Do art. 18 3 da Constituio depreende-se claramente que os Estados podem no s subdividir-se, como tambm incorporar-se entre si ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais. Para que isso seja feito, deve ser mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. Gabarito: Errado.
24 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

26. (CESPE/AGU/2009) No tocante s hipteses de alterao da diviso interna do territrio brasileiro, correto afirmar que, na subdiviso, h a manuteno da identidade do ente federativo primitivo, enquanto, no desmembramento, tem-se o desaparecimento da personalidade jurdica do estado originrio. Comentrios: A atual constituio separou tais hipteses ao prever no art. 18 3 que o Estado poderia subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territ rios Federais. A doutrina assim relaciona as hipteses de reorganizao do espao territorial: Ciso ou Subdiviso - Um ente subdivide o seu territrio dando origem a outros entes. O ente inicial deixa de existir. Desmembramento-formao - Uma parte de um ente se desmembra formando um novo ente. O ente inicial continua existindo e agora temos um ente completamente novo. Desmembramento-anexao - Uma parte de um ente se desmembra, porm, ao invs de formar um novo ente, ela anexada por outro existente. O ente inicial continua existindo e no temos a formao de um ente novo, mas um aumento territorial de outro. Fuso - Dois ou mais entes se agregam e assim formam um ente novo. Os entes iniciais deixam de existir. Desta forma, vemos que no desmembramento ocorre a manuteno da personalidade original, seria apenas a perda de uma parte do ente, a qual iria se anexar a outro ou formar novo ente, enquanto, na subdiviso teramos a extino do ente primitivo para formao de outros, totalmente novos. Gabarito: Errado. 27. (FCC/Analista - TRT-SP/2008) No que concerne Organizao do Estado, se um Estado for dividido em vrios novos Estados-membros, todos com personalidades diferentes, desaparecendo por completo o Estado-originrio, ocorrer a hiptese de alterao divisional interna denominada fuso. Comentrios: Para a doutrina, ser caso de ciso e no de fuso. Como vimos fuso a agregao de Estados, j a ciso o seu fracionamento. Gabarito: Errado.

www.pontodosconcursos.com.br

25

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

28. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Comentrios: Novamente usou-se a literalidade, esta pode ser encontrada no art. 18 4 da Constituio. Porm, esta questo nos remete a um assunto importante: Segundo o posicionamento do TSE (TSE MS 2.812 Bahia), essa previso da dependncia de lei complementar federal faz com que a norma se torne de eficcia limitada, e como tal norma ainda no existe, isto inviabiliza a criao de novos Municpios. Mas, houve criaes de Municpios sem observncia desta disposio, e estas criaes foram declaradas inconstitucionais pelo STF, porm, tal discusso ensejou a edio da EC no 57/08 que acrescentou o artigo abaixo: ADCT, art. 96 Ficam convalidados (confirmados, com a validade ratificada...)os atos de criao, fuso, incorporao e desmembramento de Municpios, cuja lei tenha sido publicada ate 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislao do respectivo Estado a poca de sua criao. Observao: Quem convoca o plebiscito para redefinio de Estados o Congresso Nacional, pois o tema e de abrangncia nacional. Quem convoca o plebiscito para redefinio de Municpios e a Assemblia Legislativa, pois e tema estadual. Gabarito: Correto. 29. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A fuso de Municpios farse- por emenda constitucional. Comentrios: Ser por lei estadual e dentro de perodo estabalecido por lei complementar federal. Isso de acordo com o art. 18 4 da Constituio que estabelece que a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
26 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Errado. 30. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A criao de Territrios Federais ser regulada em lei complementar. Comentrios: Os Territrios Federais no so entes autnomos, eles integram a Unio. A sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar (CF, art. 18 2). Gabarito: Correto. 31. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A anexao de municpios para formarem Estados ou Territrios Federais, autorizada por resoluo do Congresso Nacional, depender de referendo popular. Comentrios: A questo est completamente errada. O primeiro erro que a Constituio no prev anexao de Municpios para formarem Estados. Outro erro o fato de que, ainda que encarando isso como "desmenbramento de Estado", no ser por resoluo do CN, mas por lei complementar do Congresso, e o timo erro que se far um plebiscito populao e no um referendo. Gabarito: Errado. 32. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de municpios, far-se-o, observados outros requisitos de ordem constitucional, por resoluo do Congresso Nacional. Comentrios: J vimos que ser por lei estadual e dentro de perodo estabalecido por lei complementar federal (CF, art. 18 4). Gabarito: Errado. 33. (ESAF/ATA-MF/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento dos Estados far-se-o por lei complementar federal, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade, apresentados e publicados na forma da lei. Comentrios: Pessoal, ATENO!!! Falou em "Estudos de viabilidade" tem que falar de MUNICPIO, seno est, de pronto, errado. Assim, conforme dispe a CF art. 18 3 e 4, o gabarito da questo incorreto.
27 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

34. (FEPESE/Advogado-Pref. So Jos/2007) De acordo com a Constituio Federal brasileira de 1988, assinale ( F ) falso ou ( V ) verdadeiro quanto organizao poltico-administrativa: 1.( ) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual. 2.( ) Somente nos casos de criao e desmembramento de Municpios, a Constituio exige consulta prvia, mediante plebiscito. 3.( ) dispensada a apresentao dos Estudos de Viabilidade Municipal no caso de incorporao e fuso de Municpios. 4.( ) A fuso de Municpios depende de consulta, na forma de plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. Assinale a seqncia correta. a. ( ) V V F F b. ( ) V F V F c. ( ) V F F V d. ( ) F V V F e. ( ) F F V V Comentrios: 1 - Correto. Ainda que no perodo de lei complementar federal, o ato se faz por lei estadual. 2 - Errado. Dever desmembramento. ser na criao, incorporao, fuso ou

3 - Errado. necessria esta apresentao. 4 - Perfeito. (CF, art. 18 4). Gabarito: Letra C. 35. (ESAF/PGFN/2007) Para a criao de novos Municpios e necessria previa consulta por plebiscito convocado pela Cmara de Vereadores. Comentrios: No a Cmara de Vereadores que convoca, e sim a Assemblia Legislativa.
28 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Errado. Bens Pblicos: 36. (FCC/TJAA-TRT 3/2009) No que diz respeito organizao poltico-administrativa da Unio correto afirmar que a) a faixa de fronteira deve observar a medida de at cento e oitenta quilmetros de largura. b) so bens da Unio, dentre outros, os potenciais de energia hidrulica e os stios arqueolgicos. c) o desmembramento de Municpios far-se- por lei municipal da respectiva localidade e das limtrofes. d) permitida Unio manter, com representantes de igrejas, e em quaisquer hipteses, relaes de aliana. e) a formao de Estados ou Territrios Federais ser feita por meio de referendo e por ato normativo do Senado Federal. Comentrios: Para responde esta questo, e todas as outras que porventura possam ser cobradas neste estilo, colocarei abaixo um resumo sobre os Bens Pblicos que foi retirado do livro "Constituio Federal Anotada para Concursos": Resumo sobre Bens Pblicos Existem bens exclusivos da Unio e outros que dependendo da situao podero pertencer tanto a Unio, quanto aos Estados, ou aos Municpios e at mesmo a terceiros. Unio e Estados: Terras Devolutas: Regra Estados; Exceo Unio, se indispensveis: defesa das fronteiras, fortificaes e construes militares ou vias federais; ou preservao ambiental.

Terras Devolutas so aquelas que nunca tiveram proprietrios ou foram devolvidas, ficando sem dono, passam ento a integrar o patrimnio pblico. Ilhas FLUVIAIS e LACUSTRES: Regra Estados;
29 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ Exceo Unio, se fizer limite com outros pases.

guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito: Regra Estados; Exceo Unio, se na forma da lei, decorrerem de obras da Unio. Lagos, rios e demais guas correntes: Regra Estados; Exceo Unio: Se banhar mais de um Estado; Se fizerem limite com pases ou se deles provierem ou se estenderem; Tambm o so os terrenos marginais destes e as praias fluviais.

Unio, Estados e Municpios: Ilhas COSTEIRAS e OCENICAS: Municpios Quando for sede do Municpio, salvo se for afetada por servio pblico ou unidade ambiental federal (nestes casos ser da Unio); Estados Quando estiverem em seu domnio; Unio As demais, inclusive o caso acima. Elas podem ainda ser de terceiros. Somente Unio: Todos que atualmente lhe pertencem ou os que lhe vierem a ser atribudos; Praias martimas, os terrenos de marinha e seus acrescidos; O mar territorial; Os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva; Os recursos minerais, inclusive do subsolo;
30 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ Os potenciais de energia hidrulica; As cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios.

Observe que todos os recursos minerais so propriedade da Unio e, em se tratando da plataforma continental e da zona econmica exclusiva, tambm o sero todos os demais recursos naturais alm dos minerais.

o assegurado aos entes federativos bem como a rgos da


administrao direta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica e de outros recursos minerais no respectivo territrio, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao.

Faixadefronteira

faixaat150kmdelarguraaolongodas fronteirasterrestres

o A faixa de fronteira considerada fundamental para defesa


do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei.

Vamos agora comentar a questo: Letra A - Errada. A faixa de 150 e no 180 Km. Letra B - Correto. Letra C - feito por Lei Estadual, no perodo de lei complementar federal. Letra D - Errado. Isso vedado a todos os entes pelo art. 19. Letra E - Errado. Ser por plebiscito e por lei complementar no Congresso. 37. (FCC/Tcnico-TRE-AL/2010) Incluem-se entre os bens dos Estados as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, includas, em regra, as decorrentes de obras da Unio. emergentes e em depsito, includas, em regra, as decorrentes de obras da Unio (C/E).
31 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

Comentrios: Pelo resumo que expus, vemos que se decorrente de obras da Unio, ir pertencer Unio j que: guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito: Regra Estados; Exceo Unio, se na forma da lei, decorrerem de obras da Unio. Gabarito: Errado. 38. (FCC/Tcnico-TRT-MG/2010) A faixa de fronteira deve observar a medida de at cento e oitenta quilmetros de largura. Comentrios: O correto seria faixa at 150km de largura, e lembrando que isso somente ao longo das fronteiras terrestres. Muitas questes tentam dizer "areas", "martimas" e assim se tornam incorretas. Gabarito: Errado. 39. (FCC/Tcnico-TRT-MG/2010) So bens da Unio, dentre outros, os potenciais de energia hidrulica e os stios arqueolgicos. Comentrios: Perfeito, exatamente como vimos no resumo. Gabarito: Correto. 40. (FCC/TJ-DF/2008) As terras devolutas pertencem aos estados, com exceo das terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei. Comentrios: Perfeito, como vimos: Terras Devolutas: Regra Estados; Exceo Unio, se indispensveis: defesa das fronteiras, fortificaes e construes militares ou vias federais; ou preservao ambiental. Gabarito: Correto.
32 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

41. (CETRO/TCM-SP/2006) Existem certos bens pblicos que, a depender de determinadas circunstncias especiais, tanto podem ser da Unio ou do Estado ou do Municpio, como o caso (A) dos terrenos de marinha. (B) das praias martimas. (C) do mar territorial. (D) dos recursos minerais. (E) das ilhas ocenicas e as costeiras. Comentrios: O nico bem que pode pertencer a qualquer um dos entes: Unio, Estados e Municpios, so as ilhas ocenicas e costeiras, por isso muito cobrado em provas. Gabarito: Letra E.

Por hoje s pessoal, espero que tenham gostado!!! Qualquer questionamento, me procurem pelo frum. Abraos e excelentes estudos. Vtor Cruz "Confia no Senhor as tuas obras, e os teus planos sero estabelecidos". Pv. 16:3

33 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NA AULA:

1. (FCC/Tcnico do TRT 7/2009) Segundo a Constituio Federal, a Repblica Federativa do Brasil formada: a) pelos cidados dos quais emana o poder exercido por meio de representantes eleitos. b) pelo conjunto de cidados aos quais so garantidos os direitos fundamentais. c) pela unio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. d) pela integrao econmica, poltica e social de todos os Estados. e) pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. 2. (FCC/Tcnico-TCE-GO/2009) Considere as seguintes afirmaes sobre os princpios fundamentais da Constituio da Repblica: I. A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituio. III. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, dentre outros, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 3. (FCC/Tcnico-TRT 15/2009) Sobre os princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, correto afirmar que a) foi acolhido, alm de outros, o princpio da interveno para os conscritos. b) dentre seus objetivos est o de reduzir as desigualdades regionais. c) um dos seus fundamentos a vedao ao pluralismo poltico. d) o Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, pela dependncia nacional. e) a poltica internacional brasileira veda a integrao poltica que vise formao de uma comunidade latino-americana de naes.

34 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

4. (FCC/TRT 18/2009) Quanto aos Princpios Fundamentais, considere: I. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio dissolvel dos Estados e dos Municpios, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. II. So Poderes da Unio, dependentes entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. III. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. IV. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelo princpio da concesso de asilo poltico. Est INCORRETO o que consta APENAS em a) I e IV. b) I e II. c) III e IV. d) II e III. e) II e IV. 5. (FCC/AJAA-TRT 18/2008) Quanto aos Princpios Fundamentais, correto afirmar que a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelo princpio da a) exclusiva proteo dos bens jurdicos. b) no cumulatividade. c) prevalncia dos direitos humanos. d) uniformidade geogrfica. e) reserva legal. 6. (FCC/Prociurador-Recife/2008) NO figuram entre os princpios pelos quais estabelece a Constituio que a Repblica Federativa do Brasil se rege, em suas relaes internacionais, a) a independncia nacional e a autodeterminao dos povos. b) a no-interveno e a defesa da paz. c) a igualdade entre os Estados e a soluo pacfica dos conflitos. d) o repdio ao terrorismo e ao racismo. e) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 7. (FCC/TRE-SE/2008) A Repblica constitui-se em Estado Democrtico de fundamentos, entre outros, Federativa do Brasil Direito e tem como

35 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

a) a livre manifestao do pensamento, o combate tortura e o repdio ao terrorismo. b) o desenvolvimento nacional, a defesa da paz e a soluo pacfica dos conflitos. c) a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. d) a liberdade de expresso, a liberdade de crena e a igualdade perante a Lei. e) a propriedade, a economia e a tributao. 8. (FCC/AJAA-TRF 5/2008) Nas suas relaes internacionais, a Repblica Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princpio da a) dependncia nacional e do pluralismo poltico. b) interveno e da cidadania. c) autodeterminao dos povos. d) soluo blica dos conflitos e da soberania. e) vedao de asilo poltico. 9. (FCC/TRE-SE/2007) Analise as afirmativas abaixo. I. Construo de uma sociedade livre, justa e solidria. II. Garantia do desenvolvimento nacional. III. Garantia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. IV. Erradicao a pobreza e a desigualdades sociais e regionais. marginalizao e reduzir as

V. Promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. De acordo com a Constituio Federal do Brasil de 1988 so considerados objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil os indicados APENAS em: a) I, II, III e IV. b) I, II, IV e V. c) I, III, IV e V. d) II, III, IV e V. e) I, III, IV e V. 10. (FCC/TRE-PB/2007) Quanto aos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil INCORRETO afirmar que: a) so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. b) nas suas relaes internacionais o Brasil rege-se, dentre outros, pelos princpios da interveno e determinao dos povos.
36 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

c) todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal. d) o Brasil formado pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrtico. e) constituem objetivos fundamentais, dentre outros, garantir o desenvolvimento nacional. 11. (FCC/DPU-SP/2009) Em relao aos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil previstos no artigo 3o da Constituio Federal, considere as seguintes afirmaes: I. So reveladores de uma axiologia, uma anteviso de um projeto de sociedade mais justa esposado pelo constituinte. II. Vem enunciados em forma de ao verbal ( construir, erradicar, reduzir, promover ), que implicam a necessidade de um comportamento ativo pelos que se acham obrigados sua realizao. III. Como possuem enunciado principialista e generalista no possuem valor normativo, da porque o estado brasileiro descumpreos sistematicamente. IV. O repdio ao terrorismo e racismo est dentre os objetivos mais importantes, pois respalda outra normaregra objetiva que a dignidade da pessoa humana. V. Alm de outras normas constitucionais, encontramos vrios instrumentos e disposies para efetivao dos objetivos nos ttulos que tratam da ordem econmica e da ordem social. Esto corretas SOMENTE a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V. 12. (FCC/Defensor Pblico/2006) A teoria dos checks and balances prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes (Certo/Errado). 13. (FCC/AJAJ-TRT3/2005 - Adaptada) O princpio da independncia e harmonia entre os Poderes figura entre os princpios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual: a) nenhum dos Poderes poder exercer funes tpicas dos demais.
37 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

b) a separao dos Poderes goza da garantia reforada de ser uma clusula ptrea da Constituio. c) no ser obrigatrio que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes. d) a nomeao de membros de um dos Poderes no poder depender da aprovao de outro Poder. 14. (ESAF/AFT/2006) Segundo a doutrina, "distino de funes do poder" e "diviso de poderes" so expresses sinnimas e, no caso brasileiro, um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. 15. (FCC/DPE-SP/2009) Assinale a afirmativa correta. a) Nosso federalismo prev a atuao do poder constituinte derivado decorrente, por meio de instituies que correspondam idia centralizadora de afirmao do estado que atua em bloco nico. b) A teoria da 'tripartio de poderes' confirma o princpio da indelegabilidade de atribuies, por isso qualquer exceo, mesmo advinda do poder constitucional originrio, deve ser considerada inconstitucional. c) O princpio do pluralismo poltico refere-se ideologia unitria da preferncia poltico-partidria, j que nesse terreno imperativa a aplicao da reserva da constituio. d) Nas relaes internacionais aplica-se o princpio constitucional da interveno, com repdio ao terrorismo e defesa da paz, alm da soluo pacfica dos conflitos. e) O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional. 16. (FCC/Tc.-MPE-SE/2009) So unidades federadas autnomas, conforme a organizao poltico-administrativa do Brasil, a) Estados-Membros e Regies Metropolitanas. b) Unio e Territrios. c) Estados-Membros e Municpios. d) Unio e Regies Metropolitanas. e) Territrios e Distrito Federal. 17. (FCC/AJAJ-TRT 3/2009) Tendo em vista a organizao do Estado, certo que: a) a Unio pessoa jurdica de direito pblico interno e externo sendo o nico ente formador do Estado Federal, uma vez que os demais entes so divises administrativo-territoriais.

38 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

b) a Repblica Federativa do Brasil representa o Estado Federal nos atos de Direito Internacional, porque quem pratica os atos desse Direito a Unio Federal e os Estados federados. c) Unio cabe exercer as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro, quando representa a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais. d) a Unio, por ser soberana em todos os aspectos, pode ser considerada entidade federativa em relao aos Estados membros e Municpios. e) os entes integrantes da Federao, em determinadas situaes, exceo dos Territrios, tm competncia para representar o Estado federal frente a outros Estados soberanos. 18. (FEPESE/PGE-SC/2009) O federalismo brasileiro pressupe conferir s unidades federadas capacidade de autogoverno; autolegislao e autoadministrao. 19. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Assinale a opo que contempla todos os entes da organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio. a) Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, todos soberanos. b) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos soberanos. c) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos independentes. d) Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios Federais e Municpios, todos autnomos. e) Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, todos autnomos. 20. (FCC/Tc.-MPE-SE/2009) Determina a Constituio que o Distrito Federal: a) governado por um interventor, nomeado pelo Presidente da Repblica, pelo fato de ser a sede da capital federal. b) regido por uma Constituio Distrital. c) possui Poder Legislativo Legislativa Distrital. prprio denominado Assemblia

d) no pode ser dividido em Municpios. e) possui competncias legislativas reservadas Unio e aos EstadosMembros. 21. (FCC/EPP-SP/2009) O Municpio, na federao brasileira, a) tem a sua autonomia poltica configurada pela Constituio Federal, bem como pela Constituio Estadual pertinente, que pode reduzi-la ou ampli-la.

39 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

b) dotado de personalidade jurdica de direito pblico, consubstanciando modalidade de descentralizao administrativa. c) embora criado por lei estadual, no pode ter a sua autonomia poltica restringida pelo Estado respectivo. d) dispe de ampla autonomia poltica, sendo-lhe facultado regular a durao do mandato dos respectivos Prefeitos e Vereadores. e) pode se projetar, territorialmente, em relao a mais de um Estado, desde que lei complementar federal assim o permita. 22. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A organizao polticoadministrativa da Unio compreende os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos na forma do disposto na prpria Constituio Federal. 23. (ESAF/ATA-MF/2009) vedado aos Estados manter relao de aliana com representantes de cultos religiosos ou igrejas, resguardando-se o interesse pblico. 24. (FCC/Analista - TRT 15/2009) Aos Estados permitida, na forma da lei, a subveno a cultos religiosos ou igrejas. 25. (FCC/Analista - TRT 15/2009) vedada a subdiviso de Estados. 26. (CESPE/AGU/2009) No tocante s hipteses de alterao da diviso interna do territrio brasileiro, correto afirmar que, na subdiviso, h a manuteno da identidade do ente federativo primitivo, enquanto, no desmembramento, tem-se o desaparecimento da personalidade jurdica do estado originrio. 27. (FCC/Analista - TRT-SP/2008) No que concerne Organizao do Estado, se um Estado for dividido em vrios novos Estados-membros, todos com personalidades diferentes, desaparecendo por completo o Estado-originrio, ocorrer a hiptese de alterao divisional interna denominada fuso. 28. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. 29. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A fuso de Municpios farse- por emenda constitucional. 30. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A criao de Territrios Federais ser regulada em lei complementar. 31. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A anexao de municpios para formarem Estados ou Territrios Federais, autorizada por resoluo do Congresso Nacional, depender de referendo popular.

40 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

32. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de municpios, far-se-o, observados outros requisitos de ordem constitucional, por resoluo do Congresso Nacional. 33. (ESAF/ATA-MF/2009) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento dos Estados far-se-o por lei complementar federal, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade, apresentados e publicados na forma da lei. 34. (FEPESE/Advogado-Pref. So Jos/2007) De acordo com a Constituio Federal brasileira de 1988, assinale ( F ) falso ou ( V ) verdadeiro quanto organizao poltico-administrativa: 1.( ) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual. 2.( ) Somente nos casos de criao e desmembramento de Municpios, a Constituio exige consulta prvia, mediante plebiscito. 3.( ) dispensada a apresentao dos Estudos de Viabilidade Municipal no caso de incorporao e fuso de Municpios. 4.( ) A fuso de Municpios depende de consulta, na forma de plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. Assinale a seqncia correta. a. ( ) V V F F b. ( ) V F V F c. ( ) V F F V d. ( ) F V V F e. ( ) F F V V 35. (ESAF/PGFN/2007) Para a criao de novos Municpios e necessria previa consulta por plebiscito convocado pela Cmara de Vereadores. 36. (FCC/TJAA-TRT 3/2009) No que diz respeito organizao poltico-administrativa da Unio correto afirmar que a) a faixa de fronteira deve observar a medida de at cento e oitenta quilmetros de largura. b) so bens da Unio, dentre outros, os potenciais de energia hidrulica e os stios arqueolgicos. c) o desmembramento de Municpios far-se- por lei municipal da respectiva localidade e das limtrofes.
41 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

d) permitida Unio manter, com representantes de igrejas, e em quaisquer hipteses, relaes de aliana. e) a formao de Estados ou Territrios Federais ser feita por meio de referendo e por ato normativo do Senado Federal. 37. (FCC/Tcnico-TRE-AL/2010) Incluem-se entre os bens dos Estados as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, includas, em regra, as decorrentes de obras da Unio. emergentes e em depsito, includas, em regra, as decorrentes de obras da Unio (C/E). 38. (FCC/Tcnico-TRT-MG/2010) A faixa de fronteira deve observar a medida de at cento e oitenta quilmetros de largura. 39. (FCC/Tcnico-TRT-MG/2010) So bens da Unio, dentre outros, os potenciais de energia hidrulica e os stios arqueolgicos. 40. (FCC/TJ-DF/2008) As terras devolutas pertencem aos estados, com exceo das terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei. 41. (CETRO/TCM-SP/2006) Existem certos bens pblicos que, a depender de determinadas circunstncias especiais, tanto podem ser da Unio ou do Estado ou do Municpio, como o caso (A) dos terrenos de marinha. (B) das praias martimas. (C) do mar territorial. (D) dos recursos minerais. (E) das ilhas ocenicas e as costeiras.

42 www.pontodosconcursos.com.br

L e a n d r o

B i f f i

C a r d o s o

d a

S i l v a ,

C P F : 3 4 9 4 5 7 2 6 8 2 5

CURSO ON-LINE - DIREITO CONSTITUCIONAL - SEFAZ-SP PROFESSOR: VTOR CRUZ

GABARITOS:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 E E B B C E C C B B B Correto B Errado E 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C C Correto E D C Errado Correto Errado Errado Errado Errado Correto Errado Correto 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 Errado Errado Errado C Errado B Errado Errado Correto Correto E

43 www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi