Vous êtes sur la page 1sur 6

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

7.

EMBARCAES ENGAJADAS NA PESCA

Para ser considerada uma embarcao engajada na pesca, a embarcao deve estar pescando com redes, linhas, redes de arrasto ou qualquer outro equipamento de pesca que restringe sua manobrabilidade. Isto no inclui uma embarcao de recreio pescando de corrico ou com outros equipamentos de pesca que no restringem sua manobrabilidade. As seguintes regras especiais aplicam-se s embarcaes engajadas na pesca: embarcaes de propulso mecnica e embarcaes a vela devem manter-se fora do caminho de embarcaes engajadas na pesca.

Figura 15.16 (a) - Embarcao maior que 50 metros, engajada na pesca de arrasto, sem seguimento

Figura 15.16 (b) - Embarcao menor que 50 metros, engajada na pesca de arrasto, com seguimento

uma embarcao engajada na pesca no deve impedir a passagem de qualquer navio navegando em um canal estreito ou seguindo um esquema de separao de trfego. uma embarcao engajada na pesca fundeada exibe apenas as luzes de identificao de pesca, no mostrando as luzes de embarcao fundeada. quando em movimento uma embarcao engajada na pesca exibe, alm das luzes de identificao de pesca, as luzes de bordos e a luz de alcanado.

Figura 15.17 (a) - Embarcao engajada em pesca que no seja de arrasto, sem seguimento

Figura 15.17 (b) - Embarcao engajada em pesca que no seja arrasto, com seguimento

Uma embarcao engajada na pesca de arrasto, isto , arrastando atravs da gua uma rede ou outro dispositivo usado como aparelho de pesca, deve exibir, durante

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

499

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

noite ou em perodos de visibilidade restrita (Figuras 15.16(a) e 15.16(b)): duas luzes circulares (com setores de visibilidade de 360) dispostas em linha vertical, sendo a superior verde e a inferior branca. quando com seguimento exibir tambm luzes de bordos e luz de alcanado.

se maior que 50 metros, a embarcao engajada na pesca de arrasto dever ainda exibir uma luz de mastro, por ante a r e acima da luz verde. Uma embarcao engajada em pesca com linha ou rede que no seja de arrasto deve exibir (Figuras 15.17(a) e 15.17(b)):

duas luzes circulares (com setores de visibilidade de 360) dispostas em linha verti-

(A)

(B)

1. EMBARCAO ENGAJADA NA PESCA QUE NO SEJA DE ARRASTO, SEM SEGUIMENTO OU FUNDEADA (NO EXIBE LUZES DE BORDO E LUZ DE ANCANADO) 2. EMBARCAO DE COMPRIMENTO INFERIOR A 20 METROS, ENGAJADA NA PESCA, DURANTE O DIA (EXIBE UM CESTO IADO NO MASTRO)

500

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

cal, sendo a superior encarnada e a inferior branca. quando com seguimento exibir ainda luzes de bordos e uma luz de alcanado.

Figura 15.20 - Embarcao engajada na pesca, com o aparelho se estendendo a mais de 150 metros, medidos horizontalmente a partir da embarcao, exibe a marca padro para embarcao engajada na pesca e um cone com o vrtice para cima, na direo do aparelho

quando o equipamento de pesca se estender a mais de 150 metros, medidos horizontalmente a partir da embarcao, exibir ainda uma luz circular branca, na direo do aparelho.
Figura 15.18 - Embarcao engajada na pesca (marca diurna)

Uma embarcao engajada na pesca com redes, linhas ou redes de arrasto exibir durante o dia uma marca composta por dois cones pretos unidos por seus vrtices, dispostos na vertical. Uma embarcao de comprimento inferior a 20 metros poder, em lugar dessa marca, exibir um cesto iado no mastro (Figuras 15.18 e 15.19).
Figura 15.19

Quando o equipamento de pesca se estender a mais de 150 metros, medidos horizontalmente a partir da embarcao, a embarcao exibir, durante o perodo diurno, um cone com o vrtice para cima, na direo do aparelho, alm da marca diurna de identificao de embarcao engajada em pesca, como na Figura 15.20.

8.

EMBARCAES COM CAPACIDADE DE MANOBRA RESTRITA

A expresso embarcao com capacidade de manobra restrita designa uma embarcao que, devido natureza de seus servios, se encontra restrita em sua capacidade de manobrar como determinado pelo RIPEAM, estando, portanto, incapacitada de se manter fora da rota de outra embarcao. A expresso embarcao com capacidade de manobra restrita inclui os casos abaixo, no se limitando a eles, entretanto: embarcaes engajadas em servios de colocao, manuteno ou retirada de sinais de navegao, cabos ou tubulaes submarinas; embarcaes engajadas em servios de dragagem, levantamentos hidrogrficos e oceanogrficos ou trabalhos submarinos, incluindo operaes com mergulhadores;
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 501

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

embarcaes engajadas em reabastecimento ou transferncia de pessoas, provises ou carga em viagem; embarcaes engajadas em lanamentos ou recolhimentos de aeronaves; embarcaes engajadas em operaes de remoo de minas; embarcaes engajadas em operao de reboque, que, por sua natureza, dificilmente permite ao rebocador e a seu reboque desviarem-se do rumo.
Figura 15.21 (a) - Embarcao com capacidade de manobra restrita, sem seguimento Figura 15.21 (b) - Embarcao com capacidade de manobra restrita, de comprimento menor que 50 metros, com seguimento

embarcaes engajadas em compensao de agulha magntica ou calibragem do radiogonimetro

Figura 15.21 (c) - Embarcao com capacidade de manobra restrita, de comprimento inferior a 50 metros, fundeada

Uma embarcao engajada em operaes de remoo de minas considerada embarcao com capacidade de manobra restrita para os propsitos de regras de manobra, porm exibe luzes e marcas diferentes das outras categorias de

embarcaes com capacidade de manobra restrita, conforme adiante mostrado.

LUZES E MARCAS PARA EMBARCAES COM CAPACIDADE DE

502

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

Figura 15.22 - Embarcao rebocando, incapaz de alterar o rumo do dispositivo

MANOBRA RESTRITA
Quando sem seguimento, exibiro (Figura 15.21(a)): trs luzes circulares dispostas em linha vertical, onde possam ser melhor vistas. As luzes superior e inferior devero ser encarnadas e a do meio branca. Quando com seguimento as embarcaes com capacidade de manobra restrita exibiro ainda (Figura 15.21(b)): luz ou luzes de mastro
Figura 15.23 - Embarcao engajada em dragagem, com seguimento, com obstruo a boreste e bombordo livre

Figura 15.24 - Embarcao com capacidade de manobra restrita (marca diurna)

luzes de bordos luz de alcanado Quando fundeadas, alm das luzes de identificao de embarcao com capacidade de manobra restrita, exibiro ainda as luzes para embarcao fundeada, adiante descritas (Figura 15.21 (c)). Uma embarcao engajada em uma operao de reboque com restrio severa em sua capacidade de alterar o rumo do
Navegao costeira, estimada e em guas restritas 503

Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar

dispositivo, deve, alm das luzes prescritas para reboque, exibir as luzes de identificao de embarcao com capacidade de manobra restrita (luzes circulares encarnada - branca encarnada), luzes de bordos e luz de alcanado (Figura 15.22). Quando uma embarcao est dragando ou engajada em operaes submarinas e apresenta uma obstruo, ela deve exibir as seguintes luzes, alm das luzes de identificao

Figura 15.26 - Embarcao mida engajada em operaes com mergulhadores

de embarcao com capacidade de manobra restrita (luzes circulares encarnada branca encarnada): duas luzes circulares encarnadas em linha vertical no bordo no qual existe a obstruo (tais como canalizaes de dragagem). duas luzes circulares verdes em linha vertical no bordo livre para navegao (Figura 15.23).

Marca diurna para embarcaes com capacidade de manobra restrita: durante o perodo diurno, uma embarcao com capacidade de manobra restrita deve exibir, onde melhor possa ser vista, uma marca constituda por uma esfera, uma figura constituda por dois cones unidos pelas bases e uma esfera, dispostas em linha vertical, todas de cor preta. O referido sinal mostrado na Figura 15.24. Caso a embarcao com capacidade de manobra restrita apresente uma obstruo num dos bordos, os sinais mostrados na Figura 15.25 devero ser exibidos durante o dia (para melhor compreenso so tambm apresentadas as luzes correspondentes).
Figura 15.25 -

Sempre que o porte de uma embarcao engajada em operaes submarinas tornar a exibio das marcas acima citadas impraticvel, deve ser exibida uma rplica rgida da bandeira A do Cdigo Internacional de Sinais, colocada altura mnima de 1 metro. Devem ser tomadas precaues a fim de assegurar sua visibilidade em todos os setores, como mostrado na Figura 15.26.

504

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Vous aimerez peut-être aussi