Vous êtes sur la page 1sur 7

I N T R O D U O A S E A I N T E R N E T

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

Parte

Introduo as Redes de computadores e a Internet


A Internet hoje a rede de computadores mais utilizada no mundo, estando em franca expanso; em termos de redes de telecomunicaes somente perde em abrangncia para o sistema telefnico. No que se refere s tecnologias de rede, a Internet uma entre muitas alternativas, todavia, devido a sua importncia na sociedade contempornea, pode ser tomada como principal veculo para a discusso das redes de computadores.

O que uma rede de computadores?

ma rede de computadores conexo de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e a troca de informaes entre as mquinas.

Em alguns casos, seria suficiente construir redes de computadores limitadas, que conectam somente algumas mquinas. Por exemplo, num pequeno escritrio de advocacia, com alguns computadores e uma impressora, poderia se construir uma pequena rede para permitir o compartilhamento da impressora entre os usurios. Atualmente, com a importncia cada vez maior de se dispor de acesso a informaes e facilidades de comunicao, as redes de computadores esto projetadas para crescer indefinidamente, sendo a Internet um bom exemplo. No caso do escritrio de advocacia, a pouco citado, alm da possibilidade de compartilhamento de recursos, uma conexo com outras redes e Internet pode oferecer acesso a informaes importantes, como cdigos de leis e acompanhar o andamento de processos, alm de propiciar um meio de comunicao bastante gil, facilitando o trabalho tanto dos prestadores do servio de advocacia como dos clientes.

A conectividade dos computadores em rede pode ocorrer em diferentes escalas. A rede mais simples consiste em dois ou mais computadores conectados por um meio fsico, tal como um par metlico ou um cabo coaxial. O meio fsico que conecta dois computadores costuma ser chamado de enlace de comunicao e os computadores so chamados de ns. Um enlace de comunicao limitado a um par de ns chamado de enlace ponto-a-ponto. Um enlace pode tambm envolver mais de dois ns, neste caso, podemos cham-lo de enlace multiponto (Figura 1.1). Um enlace multiponto, formando um barramento de mltiplo acesso, um exemplo de enlace utilizado na tecnologia de rede local (LAN local area network) do tipo Ethernet.

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

Se as redes de computadores fossem limitadas a situaes onde todos os ns fossem diretamente conectados a um meio fsico comum, o nmero de computadores que poderiam ser interligados seria tambm muito limitado. Na verdade, numa rede de maior abrangncia geogrfica, como as redes metropolitanas (MAN metropolitan area network) ou redes de alcance global (WAN wide rea network), nem todos os computadores precisam estar diretamente conectados. Uma conectividade indireta Figura 1.1. Enlace ponto-a-ponto e multiponto pode ser obtida usando uma rede comutada. Nesta rede comutada podemos diferenciar os ns da rede que esto na sua periferia, como computadores terminais conectados ao ncleo da rede via enlaces ponto-a-ponto ou multiponto, daqueles que esto no ncleo da rede, formado por comutadores ou roteadores (Figura 1.2) Existem inmeros tipos de redes comutadas, as quais podemos dividir em redes de comutao de circuitos e redes de comutao de pacotes. Como exemplo, podemos citar o sistema telefnico e a Internet, respectivamente.

O que a Internet?

Figura 1.2. Rede comutada interconectando sistemas terminais

A Internet a rede mundial de computadores, que interliga milhes de dispositivos computacionais espalhados ao redor do mundo (Figura 1.3). A maioria destes dispositivos formada por computadores pessoais, estaes de trabalho, ou servidores, que armazenam e transmitem informaes, como por exemplo, pginas Web, arquivos de texto ou mensagens eletrnicas. Todos estes dispositivos so chamados hospedeiros (hosts) ou sistemas terminais. As aplicaes de rede, como por exemplo, paginao na Web, transferncia de arquivos ou correio eletrnico, rodam nos sistemas terminais. Os sistemas terminais, assim como os principais componentes da Internet, precisam de protocolos de comunicao, que servem para controlar o envio e a recepo das informaes na Internet. O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) so os principais protocolos da Internet, da o fato de a Internet ser tambm conhecida como rede TCP/IP. Os sistemas terminais so conectados entre si por meio de enlaces de comunicao, que por sua vez podem ser de diferentes tipos, como por exemplo, um enlace ponto-a-ponto (tipo o PPP) ou multiponto (como uma rede local Ethernet). Os enlaces de comunicao, por sua vez, so suportados por um meio fsico, os quais podem ser cabos coaxiais, fios de cobre, fibras pticas ou o ar a partir do uso do espectro de freqncia de rdio.

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

Na Internet, nem todos os computadores so diretamente conectados, neste caso, utilizam-se dispositivos de chaveamento intermedirio, chamados roteadores (routers ou ainda gateways). Em cada roteador da Internet as mensagens que chegam nos enlaces de entrada so armazenadas e encaminhadas (store-and-forward) aos enlaces de sada, seguindo de roteador em roteador at seu destino. Neste processo, a tcnica de comutao utilizada conhecida como comutao de pacotes, em contraste com a comutao de circuitos que comumente utilizada nos sistemas telefnicos. Na comutao de pacotes, as mensagens que sero transmitidas so fragmentadas em pacotes menores, os quais viajaram na Internet de forma independente uns dos outros. O protocolo IP o responsvel por estabelecer a rota pela qual seguir cada pacote na malha de roteadores da Internet. Esta rota construda tendo como base o endereo de destino de cada pacote, conhecido como endereo IP.

roteador servidor

Estao trabalho mvel

de

ISP local

ISP regional

Rede Corporativa

Alm de um endereo IP, um nome tambm pode ser associado a um sistema terminal a fim de facilitar sua Figura 1.3. Viso dos componentes da Internet identificao por ns humanos. Por exemplo, 200.135.233.1 o endereo IP e www.sj.cefetsc.edu.br o nome do servidor do CEFET-SC em So Jos. A aplicao DNS (domain name system) associa dinamicamente nomes a endereos IP. Em outras palavras, pode-se dizer que a Internet uma rede de redes, interconectando redes de computadores pblicas e privadas, as quais devem rodar o protocolo IP em conformidade com a conveno de endereos IP e nomes da Internet. A topologia da Internet hierrquica, onde os sistemas terminais so conectados a provedores locais (ou ISP Internet Service Provider), que por sua vez so conectados a provedores regionais, e estes ltimos a provedores nacionais ou internacionais. Por exemplo, o provedor local do CEFET-SC em So Jos est conectado ao provedor regional da RCT-SC (Rede Catarinense de Tecnologia www.funcitec.rct-sc.br), que est conectado ao provedor nacional da RNP (Rede Nacional de Pesquisa www.rnp.br) (veja mapa RNP no endereo www.rnp.br/backbone). A conexo de um computador a um provedor local feita por meio de uma rede de acesso, a qual pode ser um acesso residencial (por exemplo, via modem e linha discada) ou acesso corporativo via rede local. No nvel tecnolgico a Internet est construda a partir da criao, teste e implementao de padres Internet. Estes padres so desenvolvidos e formalizados pelo organismo internacional IETF (Internet Engineering Task Force www.ietf.org), atravs de documentos conhecidos como RFCs (Request For Comments www.ietf.org/rfc.html), que contm a descrio de cada protocolo padro da Internet.
5

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

O que um protocolo?
No nosso dia-a-dia o relacionamento humano exige alguns protocolos, ou boas maneiras, como por exemplo, quando os dirigimos a uma pessoa para perguntar as horas. Note que no exemplo de protocolo humano para perguntar as horas, h mensagens especficas que so emitidas e aes especficas que so realizadas em funo das respostas recebidas (Figura 1.4). No caso de um protocolo de rede temos a interao entre componentes de software e hardware dos computadores, ao invs de pessoas. Na Internet todas as atividades de comunicao so governadas por protocolos de comunicao. Por exemplo, protocolos fim-a-fim garantem a integridade dos dados transmitidos atravs de mecanismos de reconhecimento e retransmisso; protocolos de roteamento determinam o caminho de um pacote de dados da fonte at o destino; protocolos de hardware em um adaptador de rede controlam o fluxo de bits sobre os fios que interligam dois computadores; etc. Como exemplo de um protocolo de rede, considere o que acontece quando voc requisita uma pgina de um servidor Web. O cenrio mostrado na figura 1.4: primeiro seu computador envia uma mensagem requisitando uma conexo com o servidor remoto (TCP conection request); o servidor Web eventualmente vai receber sua requisio e responder afirmativamente (TCP conection reply); sabendo que a conexo esta estabelecida, seu computador requisita ento a pgina procurada (GET http://www.sj.cefetsc.edu.br/index.htm) e o servidor remoto envia o arquivo com o cdigo HTML correspondente.

Oi Oi Que horas so? 2:00 horas

TCP connection request

TCP connection reply. Get http://www.sj.cefetsc.edu.br/index.htm <arquivo> tempo

Muito Obrigada

Figura 1.4. Protocolos

Os protocolos definem o formato e a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades da rede bem como as aes que so tomadas quando da transmisso ou recepo de mensagens.

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

A periferia da Internet
Olhando a Internet com um pouco mais de detalhe podemos identificar a periferia da rede, onde esto os computadores que rodam as aplicaes, e o ncleo da rede, formado pela malha de roteadores que interligam as redes entre si. Na periferia da rede esto os sistemas terminais ou hospedeiros (hosts). So referidos como hospedeiros porque hospedam programas de aplicao. So programas de aplicao tpicos da Internet: o login remoto a sistemas (Telnet ou SSH), a transferncia de arquivos (FTP), o correio eletrnico (email), a paginao na Web (WWW), a execuo de udio e vdeo, etc. Os sistemas terminais so divididos em duas categorias: os clientes e os servidores. Os clientes so em geral computadores pessoais ou estaes de trabalho, e os servidores computadores mais poderosos. Servidores e clientes interagem segundo o modelo cliente/servidor, no qual uma aplicao cliente solicita e recebe informaes de uma aplicao servidora (Figura 1.5).

Figura 1.5. Interao cliente/servidor na Internet

Tipicamente a aplicao cliente roda em um computador e a aplicao servidora em outro, sendo por definio as aplicaes cliente/servidor ditas aplicaes distribudas. Servios oferecidos pela Internet s aplicaes A Internet, ou mais genericamente as redes TCP/IP, provem um canal de comunicao lgico entre um processo cliente, rodando em uma mquina cliente, e um processo servidor, rodando em uma mquina servidora, permitindo que as aplicaes distribudas troquem informaes entre si. Para usar este canal de comunicao, os programas de aplicao tm uma porta cliente, atravs da qual o servio solicitado, e uma porta servidora, que retorna o servio requisitado. Quanto ao tipo de servio solicitado pelas aplicaes rede podemos ter: Servio tipo pedido/resposta (request/reply); Servio tipo fluxo de dados tempo real (audio/video streaming). A paginao na Web um exemplo de servio tipo pedido/resposta, onde um processo cliente solicita uma informao e um processo servidor fornece a informao solicitada. No h restries de tempo entre o pedido e a resposta, entretanto, necessrio que a informao transmitida seja livre de erros. Uma conversa telefnica via Internet um exemplo de fluxo de dados em tempo real, neste caso h restries temporais na transmisso, por outro lado, um pequeno silncio ocasionado por um erro ou rudo pode no ser um problema grave para o entendimento geral da conversa.

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

Para estes dois tipos de requisies de servios, a Internet dispe de dois tipos de servios de transporte: Servio garantido e orientado a conexo; Servio no garantido e no orientado a conexo. O servio garantido e orientado a conexo tem o nome de TCP (Transmission Control Protocol). Quando uma aplicao usa o servio orientado a conexo o cliente e o servidor trocam pacotes de controle entre si antes de enviarem os pacotes de dados. Isto chamado de procedimento de estabelecimento de conexo (handshaking), onde se estabelecem os parmetros para a comunicao. Por exemplo, mensagens TCP so trocadas entre as partes de uma interao WWW para estabelecer a conexo entre o cliente e o servidor. Uma vez concludo o handshaking a conexo dita estabelecida e os dois sistemas terminais podem trocar dados. O servio de transferncia garantida, que assegura que os dados trocados so livres de erro, o que conseguido a partir de mensagens de reconhecimento e retransmisso de pacotes. Por exemplo, quando um sistema terminal B recebe um pacote de A, ele envia um reconhecimento; quando o sistema terminal A recebe o reconhecimento ele sabe que o pacote que ele enviou foi corretamente recebido; caso A no recebe confirmao, ele assume que o pacote no foi recebido por B e retransmite o pacote. Alm das caractersticas citadas, o TCP integra ainda um servio de controle de fluxo, que assegura que nenhum dos lados da comunicao envie pacotes rpido demais, pois uma aplicao em um lado pode no conseguir processar a informao na velocidade que est recebendo, e um servio de controle de congesto ajuda a prevenir congestionamentos na rede. No servio no orientado a conexo no h handshaking; quando um lado de uma aplicao quer enviar pacotes ao outro lado ele simplesmente envia os pacotes. Como o servio no garantido, tambm no h reconhecimento, de forma que a fonte nunca tem certeza que o pacote foi recebido pelo destinatrio. Tambm no h nenhum controle de fluxo ou congesto. Como o servio mais simples, os dados podem ser enviados mais rapidamente. Na Internet, o servio no garantido e no orientado a conexo tem o nome de UDP (User Datagram Protocol). As aplicaes mais familiares da Internet usam o TCP, como por exemplo: Telnet, correio eletrnico, transferncia de arquivos e WWW. Todavia existem vrias aplicaes usam o UDP, incluindo aplicaes emergentes como aplicaes multimdia, voz sobre Internet, udio e vdeo conferncia.

Ncleo da Internet
O ncleo da rede formado pela malha de roteadores, responsvel por interligar as redes entre si, formando as ligaes inter-redes, ou Internet. No ncleo da rede as informaes trafegam na forma de pacotes de dados, chamados de datagramas. Em cada roteador os datagramas que chegam nos enlaces de entrada so armazenados e encaminhados (store-and-forward) aos enlaces de sada, seguindo de roteador em roteador at seu destino. O protocolo IP o responsvel por estabelecer a rota pela qual seguir cada datagrama na malha de roteadores da Internet. Esta rota construda tendo como base o endereo de destino de cada pacote, conhecido como endereo IP. Como visto anteriormente, os servios de transporte da Internet, atravs dos protocolos TCP e UDP, provem o servio de comunicao fim-a-fim entre as portas dos processos de aplicao
8

I N T R O D U O

A S

R E D E S

D E

C O M P U T A D O R E S

I N T E R N E T

rodando em dois diferentes sistemas terminais (hosts). Para isto, o TCP e UDP usam os servios do protocolo IP, a qual prov um servio de comunicao para os datagramas entre os dois computadores remotos, envolvendo cada roteador da rede no caminho entre o computador origem e o destino da comunicao. Comutao de pacotes x comutao de circuitos A Internet usa a comutao de pacotes como tecnologia de comunicao no ncleo da rede, em contraste com as redes telefnicas que usam a comutao de circuitos. Na comutao de circuitos, quando dois sistemas terminais desejam se comunicar a rede estabelece um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois sistemas. por exemplo o que acontece numa ligao telefnica; a partir do nmero discado, a rede estabelece um caminho entre os dois interlocutores e reserva um circuito para possibilitar a conversao; o circuito ficar reservado durante todo o tempo em que durar a comunicao. Na comutao de pacotes, os recursos da rede no so reservados; as mensagens usam os recursos a medida da necessidade, podendo como conseqncia, durante uma transmisso de dados ter que esperar (em uma fila) para acessar um enlace, caso o mesmo esteja ocupado. Como uma analogia simples, considere dois cabeleireiros: um que atende com hora marcada e o outro que no. Para o que atende com hora marcada deve-se antes fazer uma reserva de horrio, mas, quando se chega ao cabeleireiro, a princpio, no haver espera (isto no se aplica s consultas mdicas, pois, apesar de hora marcada sempre h espera!). Para o que no atende com hora marcada pode-se chegar a qualquer momento, mas, corre-se o risco de ter que esperar, caso haja outras pessoas sendo atendidas. A Internet essencialmente uma rede baseada na comutao de pacotes. Considere, por exemplo, o que acontece quando um computador deseja enviar um pacote de dados a outro computador na Internet. Como na comutao de circuitos, o pacote ser transmitido sobre uma srie de diferentes enlaces de comunicao, todavia, no haver uma reserva de um circuito fim-a-fim. O pacote ser encaminhado de roteador em roteador, e caso o enlace de sada de um roteador de sua rota esteja ocupado, o pacote dever ser armazenado e aguardar a liberao do enlace em uma fila, sofrendo um atraso. Diz-se que a Internet faz o melhor esforo (best effort) para entregar os dados num tempo apropriado, todavia no d nenhuma garantia. Os defensores da comutao de pacotes sempre argumentam que a comutao de circuitos ineficiente, pois reserva o circuito mesmo durante os perodos de silncio na comunicao. Por exemplo, durante uma conversa telefnica, os silncios da conversao, ou as esperas para chamar uma outra pessoa, no podem ser utilizados para outras conexes. Em outro exemplo, imagine um mdico que usa uma rede de comutao de circuitos para acessar uma srie de exames de raios-X de um paciente. O mdico estabelece uma conexo, solicita um exame, analisa os resultados e solicita o prximo. No caso, os recursos da rede no so utilizados durante o tempo em que o mdico esta analisando os exames. Alm disto, os tempos necessrios para o estabelecimento de circuitos fim-afim so grandes, alm de ser uma tarefa complicada e requerer esquemas complexos de sinalizao ao longo de todo o caminho da comunicao. Por outro lado, os opositores da comutao de pacotes argumentam que a mesma no seria apropriada para aplicaes tempo real, como por exemplo conversar telefnicas, devido os atrasos
9

Vous aimerez peut-être aussi