Vous êtes sur la page 1sur 4

Aprova as Normas Reguladoras de Minerao NRM, de que trata o Art.

97 do Decreto-Lei n 227, de 28 de fevereiro de 1967

NRM-19 Disposio de Estril, Rejeitos e Produtos. 19.1Generalidades 19.1.1O estril, rejeitos e produtos devem ser definidos de acordo com a composio mineralgica da jazida, as condies de mercado, a economicidade do empreendimento e sob a tica das tecnologias disponveis de beneficiamento. 19.1.2A disposio de estril, rejeitos e produtos devem ser previstas no Plano de Aproveitamento Econmico - PAE. 19.1.3A construo de depsitos de estril, rejeitos e produtos deve ser precedida de estudos geotcnicos, hidrolgicos e hidrogeolgicos. 19.1.3.1Os depsitos de rejeitos devem ser construdos com dispositivos de drenagem interna de forma que no permitam a saturao. 19.1.3.2Em caso de colapso dessas estruturas, os fatores de segurana devem ser suficientes para que se possa intervir e corrigir o problema. 19.1.3.3O plano de controle especfico para cada caso deve estar disposio na mina para a fiscalizao. 19.1.4 Os depsitos de estril, rejeitos, produtos, barragens e reas de armazenamento, assim como as bacias de decantao devem ser planejados e implementados por profissional legalmente habilitado e atender s normas em vigor. 19.1.5 Os depsitos de estril, rejeitos ou produtos e as barragens devem ser mantidos sob superviso de profissional habilitado e dispor de monitoramento da percolao de gua, da movimentao, da estabilidadee do comprometimento do lenol fretico. 19.1.5.1 Em situaes de risco grave e iminente de ruptura de barragens e taludes as reas de risco devem serevacuadas, isoladas e a evoluo do processo monitorada e todo o pessoal potencialmente afetado deve ser informado imediatamente. 19.1.5.1.1 Deve ser elaborado plano de contingncia para fazer face a essa possibilidade. 19.1.5.2 Os acessos aos depsitos de estril, rejeitos e produtos devem ser sinalizados e restritos ao pessoal necessrio aos trabalhos ali realizados. 19.1.6 A estocagem definitiva ou temporria de produtos txicos ou perigosos deve ser realizada com segurana por pessoal qualificado e de acordo com a regulamentao vigente. 19.1.7 A estocagem definitiva ou temporria de estril e materiais diversos provenientes da minerao deve ser realizada com o mximo de segurana e o mnimo de impacto no ambiente.

$32 !1&( '&%#$"# !"   0 )      DT@@IRQ'IHGE CB@@785 ! #4 SS7  P ( (  FD A9 6  D4cvvuc@srU@#ai@E'Hfgde@ca XY C@ S S 7 h b ft V Uq f h b p D h b (  `b` WVU

19.1.8 No devem ser promovidas modificaes dos locais e nas metodologias de estocagem sem prvia comunicao, devidamente documentada, ao DNPM. 19.1.9 A disposio de estril, rejeitos e produtos deve observar os seguintes critrios: a)devem ser adotadas medidas para se evitar o arraste de slidos para o interior de rios, lagos ou outros cursos de gua conforme normas vigentes; b)a construo de depsitos prximos s reas urbanas deve atender aos critrios estabelecidos pela legislao vigente garantindo a mitigao dos impactos ambientais eventualmente causados; c)dentro dos limites de segurana das pilhas no permitido o estabelecimento de quaisquer edificaes, exceto edificaes operacionais, enquanto as reas no forem recuperadas, a menos que as pilhas tenham estabilidade comprovada; d)em reas de deposio de rejeitos e estril txicos ou perigosos, mesmo depois de recuperadas, ficam proibidas edificaes de qualquer natureza sem prvia e expressa autorizao de autoridade competente; e)no caso de disposio de estril ou rejeitos sobre drenagens, cursos dgua e nascentes, deve ser realizado estudo tcnico que avalie o impacto sobre os recursos hdricos, tanto em quantidade quanto na qualidade da gua; f)quando localizada em reas a montante de captao de gua sua construo deve garantir a preservao da citada captao; g)deve estar dentro dos limites autorizados do empreendimento e h)devem ser tomadas medidas tcnicas e de segurana que permitam prever situaes de risco. 19.1.10 No caso de disposio de estril, rejeitos e produtos em terrenos inclinados devem ser adotadas medidas de segurana para assegurar sua estabilidade. 19.1.10.1 Deve ser observado o ngulo de inclinao mximo em relao horizontal para o plano de deposio do material, levando em considerao as condies de estabilidade. 19.1.11 Durante o alteamento e construo dos sistemas de disposio deve ser feito o monitoramento da estabilidade dos mesmos e dos impactos ao meio ambiente. 19.1.12 Devem ser controlados regularmente todos os depsitos e bacias de decantao bem como suas instalaes. 19.1.13 Deve ser feito o monitoramento constante dos sistemas de disposio de forma que permita prever o nvel de qualidade dos efluentes e as situaes de riscos. 19.2 Depsitos de Substncias Slidas 19.2.1A construo de depsitos de estril, rejeitos e produtos em pilhas deve ser precedida de projeto tcnico. 19.2.2Deve constar no projeto tcnico estudo que caracterize aspectos sobre: a)alternativas para o local de disposio as quais contemplem a geologia, condies meteorolgicas, topografia, pedologia, lenol fretico e implicaes sociais e anlise econmica; b)a geotecnia e hidrogeologia; c) caracterizao do material a ser disposto nas pilhas; d)parmetros geomtricos da pilha e metodologia de construo; e)dimensionamentos das obras civis; f)avaliao dos impactos ambientais e medidas mitigadoras; g)monitoramento da pilha e dos efluentes percolados; h)medidas para abandono da pilha e seu uso futuro;

i)reabilitao superficial da pilha e j)cronograma fsico e financeiro. 19.2.3 Na determinao da capacidade, das dimenses e do mtodo construtivo dos depsitos devem ser adotadas medidas para evitar ou minimizar: a)eroso pela gua; b)eroso elica; c)deslizamento do material; d)decomposio qumica e dissoluo parcial do material depositado com liberao de substncias poluidoras e e)incndio ou queima. 19.2.4 O talude das pilhas deve ser projetado obedecendo as normas tcnicas existentes. 19.2.5 No permitida a construo de bacias de decantao sobre pilhas sem autorizao do DNPM. 19.2.6Devem ser consideradas as seguintes regras bsicas para conformao das pilhas: a)desmatamento, preparo da fundao, retirando-se a terra vegetal; b)impermeabilizao da base da pilha, onde couber; c)implantao do sistema de drenagem na base e no interior da pilha visando a estabilidade do talude; d)compactao da base da pilha quando couber; e)disposio em camadas; f)obedincia a uma geometria definida com base em anlises de estabilidade; g)efetuar drenagem das bermas e plataformas; h)construir canais perifricos a fim de desviar a drenagem natural da gua da pilha e i)proteo superficial com vegetao dos taludes e bermas j construdos. 19.2.7 necessria a implantao de sistema de drenagem para evitar inundaes no caso de disposio em vales. 19.2.8 A jusante do p da pilha devem ser implantados dispositivos de reteno de assoreamento. 19.3Depsitos de Rejeitos Lquidos 19.3.1A construo de barramento para acumulao de rejeitos lquidos deve ser precedida de projeto tcnico. 19.3.2Deve constar no projeto tcnico estudo que caracterize aspectos sobre: a)alternativas para o local da disposio do barramento as quais contemplem a bacia hidrogrfica, a geologia, topografia, pedologia, estudos hidrolgicos, hidrogeolgicos e sedimentolgicos, suas implicaes sociais e anlise econmica; b)geotecnia, hidrologia e hidrogeologia; c)garantias sobre o grau de confiabilidade da impermeabilizao; d)caracterizao do material a ser retido no barramento e da sua construo; e)descrio do barramento e dimensionamento das obras componentes do mesmo; f)avaliao dos impactos ambientais e medidas mitigadoras; g)monitoramento do barramento e efluentes; h)medidas de abandono do barramento e uso futuro; e a) )cronograma fsico e financeiro. 19.3.3No tratamento dos efluentes lquidos incluindo as guas da mina, da usina e de drenagem, devem ser esgotadas todas as possibilidades tcnicas e econmicas de forma a maximizar a quantidade de gua a ser recirculada.

19.3.4Quando a recirculao completa no for possvel, os efluentes lquidos que estiverem fora dos limites e padres estabelecidos pela legislao vigente de proteo ao meio ambiente devem ser recolhidos e tratados antes de serem lanados nos corpos receptores. 19.3.5O tratamento dos efluentes lquidos deve ser executado atravs de processos adequadamente projetados e em conformidade com a legislao vigente. 19.3.6Os barramentos e bacias de decantao devem ser calculados e protegidos de modo que guas superficiais no prejudiquem seu funcionamento.

Vous aimerez peut-être aussi