Vous êtes sur la page 1sur 11

NOME ________________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ____ ATIVIDADE DE HISTRIA/GEOGRAFIA COMO UM BA CHEIO DE TESOUROS Tent e imaginar um lugar que

abr igue met ade das aves br asileir as e 40 de cada 100 mamf er os do pas, alm de muit os out r os animais e de quase set e mil espcies de plant as. Como voc acha que deve ser esse espao? Par a comear , deve ser enor me, no ? Tambm precisa ter clima favorvel e gua para todos, concorda? Pois bem. Esse lugar exist e e ocupado pelo que chamamos de cer r ado. Ele cont m nada menos que um t er o da biodiver sidade do nosso pas, ou sej a, de cada 100 espcies de ser es vivos br asileir os, cer ca de 33 vivem por l. O cer r ado consider ado o segundo maior bioma do Br asil, ist o , o segundo maior conj unt o de espcies animais e veget ais que vivem em uma mesma rea, atrs apenas da Amaznia. O cer r ado um t ipo de savana - veget ao que ocor r e em lugar es que sof r em perodos de seca - e ocupa boa parte do territrio brasileiro. S para voc ter uma ideia, caso o Br asil f osse dividido em cem par t es iguais, esse bioma pr eencher ia vint e e uma delas. A r ea cent r al do cer r ado est concent r ada nos est ados do Piau, Mar anho, Tocantins, Bahia, Minas Ger ais, Gois, Mat o Gr osso, Mat o Gr osso do Sul, So Paulo e Paran, mas ele chega tambm a Rondnia, Amazonas, Roraima e Amap. Localizado sobre o Planalto Central, o cerrado brasileiro estende-se por um terreno plano, com algumas depr esses e vales onde nascem importantes rios do pas, como o So Fr ancisco e o Tocant ins. Ele t em per odos de seca e chuva bem def inidos e, apesar de no ser rico em nutrientes, seu solo pode ser adaptado com facilidade agricultura. (...) Pena que um lugar to rico esteja tambm muito ameaado... Disponvel em <http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1101> Acesso em 10/10/2008 Pr eencha o quadr o abaixo com uma inf or mao sobr e o cer r ado a r espeit o de cada um dos temas.

Localizao

Relevo

Hidrografia

Clima

Vegetao

Por que o cerrado foi chamado de um ba cheio de tesouros? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

NOME ________________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ____ ATIVIDADE DE LNGUA PORTUGUESA (A PESCARIA) Thiago tinha onze anos e, frequentemente, ia pescar no cais junto casa de campo da sua famlia. Era uma diverso para ele e um momento de ficar com seu pai. A t empor ada de pesca de car pas est ava pr oibida par a r epr oduo e s ser ia liber ada no dia seguint e, mas ele e o pai sar am no f im da t ar de par a pegar t ilpias e douradas, cuja pesca era liberada. Thiago amar r ou uma isca e comeou a pr at icar ar r emessos, pr ovocando ondulaes coloridas na gua. Quando o canio ver gou, ele soube que havia algo enor me do out r o lado da linha. O pai olhava com admirao enquanto Thiago, habilmente, puxava o peixe. Finalment e, com muit o cuidado, ele levant ou o peixe exaust o da gua. Er a o maior que tinha visto, mas era uma carpa, cuja pesca s era permitida na temporada. Thiago e o pai olhar am par a o peixe, t o bonit o, as guelr as par a t r s e par a f r ent e sob a luz da lua. O pai acendeu um f sf or o e olhou par a o r elgio. Er am dez da noit e e f alt avam duas horas para a abertura da temporada. O pai olhou para o peixe, depois para Thiago. _ Voc tem que devolv-lo gua, filho. _ Mas, papai!!! _ Vai aparecer outro peixe. Disse o pai. _ No to grande como este. Respondeu Thiago, quase chorando... O menino olha volt a do lago. No havia ningum. Olhou novament e par a o pai. Mesmo sem ningum por per t o, Thiago sabia, pela clar eza da voz do pai, que a deciso no era negocivel. Devagar t ir ou o anzol da boca do enor me peixe e o devolveu gua escur a. Feit o isso, Thiago imaginou que jamais veria um peixo como aquele. Isso aconteceu h t r int a e quat r o anos. Hoj e, Thiago um ar quit et o de sucesso. A casa de campo de seu pai ainda est l e ele leva seus f ilhos e f ilhas par a pescar no mesmo cais. E ele est ava cer t o. Nunca mais conseguiu pescar um peixe t o mar avilhoso como daquela noite, h tanto tempo atrs. O valor da tica/Legrand Belo Horizonte Coleo Pequenas Lies Soler Editora, 2007. QUESTO 01 Thiago e o pai saam sempre para pescar, porque a) no tinham outra coisa para fazer na casa de campo. b) no havia jeito de comprar peixe perto da casa de campo. c) era uma maneira de se divertirem e ficarem juntos no final de semana. d) queriam aproveitar a temporada de pesca liberada de tilpias e douradas.

QUESTO 02 Thiago amarrou uma isca e comeou a praticar arremessos, provocando ondulaes coloridas na gua. A frase acima quer dizer que a) Thiago estava treinando jogar a vara e a linha provocava o balano da gua. b) o garoto arremessava a linha e o anzol para ondular a gua. c) a isca provocava ondulaes coloridas na gua. d) ele no sabia pescar, por isso, ao jogar a vara, provocava ondulao na gua. QUESTO 03 Quando o canio vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O canio vergou, pois a) ele feito de madeira fraca. b) o garoto no sabia mant-lo reto. c) o canio sempre verga na pescaria. d) o peixe era muito grande e pesado. QUESTO 04 O pai olhou no relgio, porque a) queria ver a que horas Thiago havia pego um grande peixe. b) estava tarde e queria saber se j era hora de voltar para casa. c) precisava saber se j era a hora permitida para a pesca da carpa. d) queria saber quanto tempo o filho levou para pegar o peixe. QUESTO 05 O pai quis que o garoto devolvesse o peixe gua, pois a) eles no haviam combinado de pescar carpas. b) a pesca de carpa no estava permitida. c) ao olhar o peixe no anzol, ele teve d. d) queria que o filho pescasse um peixe maior que aquele. QUESTO 06 Thiago no insistiu em ficar com o peixe, pois a) o pai disse que ele pegaria outro maior. b) no queria teimar com o pai. c) como o pai, ele tambm teve d do peixe. d) percebeu que o pai no iria mudar de ideia.

QUESTO 07 Thiago nunca mais conseguiu esquecer esse dia, porque a) foi uma pescaria muito divertida. b) ele ficou muito magoado com o pai. c) sempre que chegava na casa de campo, via o rio. d) foi o maior peixe que ele pescou em sua vida. QUESTO 08 Observe a frase retirada do texto: Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu gua escura. Veja como ficou a frase trocando as palavras em negrito: Devagar tirou o anzol da boca do estranho peixe e o devolveu gua barrenta. Ao mudar os adjetivos a) os substantivos peixe e gua ficaram com o mesmo sentido. b) o texto ficou mais agradvel de ler. c) os substantivos passaram para o plural. d) as caractersticas dos substantivos peixe e gua mudaram. QUESTO 09 Thiago imaginou que jamais veria um peixo como aquele. A palavr a peixo , na f r ase ant er ior, significa que a) era um peixe de excelente qualidade. b) o peixe era enorme. c) o peixe era de tamanho mdio. d) nenhuma das alternativas acima. QUESTO 10 Releia parte do dilogo retirado do texto: -Voc tem que devolv-lo gua, filho. - Mas, papai!!! Na fala do garoto, o autor usou trs vezes o ponto de exclamao para a) reforar o uso da exclamao na frase. b) mostrar a indignao e a surpresa do garoto. c) ficar claro que o garoto estava gritando. d) nenhuma das alternativas anteriores.

NOME _______________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ___ ATIVIDADE DE LNGUA PORTUGUESA (Ortografia) Todas as palavr as abaixo t m um som que o mesmo do (x) nas dez palavr as das dicas. Mas ateno: nem todas as palavras esto escritas corretamente! Em cada linha s h uma palavra escrita do jeito certo. Encontre essa palavra e circule-a com lpis colorido. Ao todo, voc vai ter de encontrar nove palavras certas.

FLEXO

FLEQUIO

FLECO

FRICO

FRIXO

FRIQUIO

INTOQUICICAO

INTOXICAO

I NTOCCICAO

FIXADOR

FICADOR

FIQUIADOR

CONFEQUIO

CONFEXO

CONFECO

INFEQUICIONAR

INFECCIONAR

INFEXIONAR

CONVIXO

CONVIQUIO

CONVICO

COMPLEXO

COMPLECO

COMPLQUIO

TQUICI

TXI

TCCI

NOME _______________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ___ ATIVIDADE DE LNGUA PORTUGUESA (Ortografia)

1) Copie, de cada grupo, a palavra que tem (s) entre vogais. bosque ausente sabi ( asilo pista gosta ( ) esperto saudvel coliso ( ) ( ( ) ( misto faiso sabo ) ( repouso ensolarado sobrinho ) presente sumio asneira ) ( raposa resposta floresta ) sempre sobrinha despesa )

2) Ser que voc est mesmo cr aque em acent uao? Leia as f r ases e complet e as lacunas com as palavras: CAQUI CQUI COCO COC

a) O __________ uma f r ut a de cor alar anj ada que cost uma cr escer em pases de clima quente. b) As pessoas que f azem saf r i na f r ica cost umam usar unif or mes com t ons da cor ____________ par a se mist ur ar em ou se int egr ar em paisagem. c) Do ____________ pode-se beber a gua, comer a polpa e ainda usar sua casca para fazer instrumentos musicais e objetos decorativos. d) Ainda h pessoas que no r ecolhem da r ua o ____________ que seus animais fazem. Que falta de educao!!!

NOME _______________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ___

ATIVIDADE DE LNGUA PORTUGUESA (Ortografia)


Imagine que voc leu alguns cartazes espalhados pelas lojas do centro da cidade. Conf ir a os anncios que voc leu, ident if ique os er r os e r eescr eva-os adequadamente. PICINA FECHADA PARA LIMPESA VENDE- SE MIXTO QUENTE PRECIZA- SE DE VENDEDORA COM ESPERINCIA.

CUIDADO! CAXORRO BRAVU!

PROIBIDO MECHER NOS PRODUTOS DA PARTELEIRA.

1) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 4) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 5) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

NOME _______________________ DATA ___/___/___ 5 ANO ___

ATIVIDADE DE LNGUA PORTUGUESA


Voc j esteve em uma feira? J observou como os ambulantes tentam vender os seus produtos? Par a chamar a at eno do compr ador , eles cr iam ver sinhos, que so chamados de pr ego . Leia alguns deles: Olha a vitamina de caroo! Serve para o velho, Mas serve tambm para o moo! Enche a bolsa, dona Zefina, Que a pra de casca fina ! Olha o limo! Tem pro empregado E pro patro! Olha a pipoquinha! Temos doce e salgadinha! A doce sai com um brilhinho; A salgada, s com dinheirinho! Pastel quentinho chegou agora! Olha a, moa de bigode no paga! natural, tropical, sanduche natural!

Antnio Henrique Weitzel. Folclore literrio e lingustico. Agora sua vez: faa alguns preges para serem lidos em sua sala. Venda qualquer produto que quiser, como por exemplo, a sujeira do ptio depois do recreio, a limpeza da escola quando voc chega, a alegria de algum colega, a brincadeira fora de hora de outros, enf im, escolha um t ema e f aa os seus pr eges . No esquea da ilustrao!

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Vous aimerez peut-être aussi