Vous êtes sur la page 1sur 9

.: Professor Ricardo Gomes :.

15/07/2011 - TSE, TRE/SP, RJ, CE, PE e SC - 8 Simulado de Direito Eleitoral!

Prezados Alunos! Faam o download ou copiem o texto do Simulado abaixo. Antes do 8 SIMULADO, c ompartilho com todos a notcia j veic ulada aqui no Site do Ponto dos Concursos ac erc a da condena o de Pirata dos Cursos. Este fato certamente foi mais um passo decisivo no c ombate pirataria dos trabalhos desenvolvidos com bastante afinc o e dedica o pela equipe do Ponto. Vamos compartilhar esta notcia! Agora informo que j lan amos os Cursos de Direito Eleitoral para o TSE, TRE/RJ, TRE/SP e TRE/CE! Esto muito prximos os Editais do TSE, TRE/RJ, TRE/SP, TRE/CE, TRE/PE e TRE/SC! Ac ompanhem no site o lan amento dos Cursos e os Simulados que disponibilizarei! Bons estudos! Ricardo Gomes Por sua aprovao!

Lano o 8 Simulado de Direito Eleitoral para TSE, TRE/RJ, TRE/SP, TRE/CE, TRE/SC, TRE/PE! Para acessar os SIMULADOS ANTERIORES, clique nos links abaixo deste Simulado. Vamos ento praticar!

QUESTES COM GABARITO

QUESTO 1: TRE - MT - Analista Judicirio - Administrativa [CESPE] 24/01/2010. Assinale a opo c orreta com rela o aos rgos da justia eleitoral. a) A justi a eleitoral c omposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo TRE, na capital de cada estado e no DF, pelo Ministrio Pblico Eleitoral e pelas juntas eleitorais. b) Os ministros do TSE so escolhidos entre juzes do STF e do STJ e entre representantes da advoc ac ia. c ) Por determina o legal, a sede do TSE na c apital da Repblic a e, por isso, a sua jurisdi o encontra-se limitada ao DF.

d) O c orregedor do TSE deve ser escolhido entre os ministros do STF. e) O presidente do TSE deve ser escolhido entre ministros do STF e o vicepresidente, entre ministros do STJ. QUESTO 2: TRE - MT - Analista Judicirio - Administrativa II [CESPE] 24/01/2010. Assinale a opo c orreta a respeito da organizao da justia eleitoral e, espec ialmente, do TRE. a) O juiz c orregedor do TRE o representante legal do Ministrio Pblico Eleitoral. b) Trs advogados de notvel saber jurdico compem o TRE e so responsveis pela indica o do vic e-presidente. c ) vedada a indicao de juiz de primeira instncia para compor o TRE. d) O presidente do TRE deve ser um dos desembargadores do tribunal de justi a. e) Uma vaga do TRE assegurada a membro do Ministrio Pblic o estadual. QUESTO 3: TRE/BA Analista Judicirio rea Administrativa [CESPE] 2009. No que se refere s disposies contidas na CF acerca do Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio, julgue os itens seguintes. 45) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser composto, no mnimo, por sete membros, escolhidos mediante elei o pelo voto secreto de trs juzes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juzes entre os ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ) e, por nomeao do presidente da Repblica, de dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdic o e idoneidade moral, indic ados pelo STF. QUESTO 4: TRE-AC - Analista Judicirio Judiciria [FCC] - 12/10/2010. A respeito dos Tribunais Eleitorais INCORRETO afirmar que a) o Tribunal Superior Eleitoral ter jurisdio em todo o territrio nac ional e ser composto, no mnimo, por 7 membros. b) os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justific ado, serviro por 2 anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consec utivos. c ) haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e tambm no Distrito Federal. d) os membros dos tribunais eleitorais, no exercc io de suas funes e no que lhes for aplic vel, gozaro de plenas garantias e sero irremovveis. e) o Tribunal Superior Eleitoral escolher seu Presidente dentre quaisquer de seus integrantes, mediante elei o e voto sec reto. QUESTO 5: TRE RS - Tcnico Judicirio Administrativo [FCC] 18/07/2010. Preenc hidos os demais requisitos legais, podem integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral c omo os Tribunais Regionais Eleitorais, (A) Advogados de notvel saber jurdic o e idoneidade moral. (B) Desembargadores dos Tribunais de Justi a dos Estados. (C) Juzes dos Tribunais Regionais Federais dos Estados. (D) Ministros do Superior Tribunal de Justi a. (E) Ministros do Supremo Tribunal Federal.

GABARITOS OFICIAIS 1 B 2 D 3 C 4 E 5 A

QUESTES COMENTADAS

QUESTO 1: TRE - MT - Analista Judicirio - Administrativa [CESPE] 24/01/2010. Assinale a opo c orreta com rela o aos rgos da justia eleitoral. a) A justi a eleitoral c omposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo TRE, na capital de cada estado e no DF, pelo Ministrio Pblico Eleitoral e pelas juntas eleitorais. b) Os ministros do TSE so escolhidos entre juzes do STF e do STJ e entre representantes da advoc ac ia. c ) Por determina o legal, a sede do TSE na c apital da Repblic a e, por isso, a sua jurisdi o encontra-se limitada ao DF. d) O c orregedor do TSE deve ser escolhido entre os ministros do STF. e) O presidente do TSE deve ser escolhido entre ministros do STF e o vicepresidente, entre ministros do STJ.

COMENTRIOS: Item A e C errados. So rgos da Justia Eleitoral: 1. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL; 2. TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS (TREs); 3. JUZES ELEITORAIS; 4. JUNTAS ELEITORAIS. O TSE tem sede na Capital da Repblic a e jurisdio em todo o pas, e de que c ada Estado e o DF tero um Tribunal Regional Eleitoral. Apesar da sede do TSE ser na c apital, a sua jurisdio no se limita ao DF! O Ministrio Pblico Eleitoral no faz parte da Organizao da Justia Eleitoral! Como coloquei em Aula, muito comum ser cobrado desta forma em prova e induzir a erro os candidatos. Cdigo Eleitoral Art. 12. So rgos da Justi a Eleitoral: I - O Tribunal Superior Eleitoral, c om sede na Capital da Repblic a e jurisdio em todo o Pas; II - Um Tribunal Regional, na Capital de cada Estado, no Distrito Federal e, mediante proposta do Tribunal Superior, na Capital de Territrio; III - juntas eleitorais; IV - juzes eleitorais. CF-88

Art. 118. So rgos da Justia Eleitoral: I - o Tribunal Superior Eleitoral; II - os Tribunais Regionais Eleitorais; III - os Juzes Eleitorais; IV - as Juntas Eleitorais. Item B c orreto. CF-88 Art. 119. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete membros, escolhidos: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) trs juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal; b) dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia; II - por nomeao do Presidente da Repblica, dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. Item D e E errados. O art. 119, pargrafo nico, da CF-88 prev que o Presidente e o Vice-Presidente do TSE devem ser Ministros do STF, enquanto que o Corregedor-Geral do STJ: CF-88 Art. 119 Pargrafo nico. O Tribunal Superior Eleitoral eleger seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia. Cargos no TSE: Presidente e Vice do TSE Corregedor-Geral Eleitoral ORIGEM: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA (STJ)

RESPOSTA CERTA: B

QUESTO 2: TRE - MT - Analista Judicirio - Administrativa II [CESPE] 24/01/2010. Assinale a opo c orreta a respeito da organizao da justia eleitoral e, espec ialmente, do TRE. a) O juiz c orregedor do TRE o representante legal do Ministrio Pblico Eleitoral. b) Trs advogados de notvel saber jurdico compem o TRE e so responsveis pela indica o do vic e-presidente. c ) vedada a indicao de juiz de primeira instncia para compor o TRE. d) O presidente do TRE deve ser um dos desembargadores do tribunal de justi a. e) Uma vaga do TRE assegurada a membro do Ministrio Pblic o estadual.

COMENTRIOS: Item A errado. O Corregedor Regional do TRE ser dever ser um dos Juzes que compem o TRE, devendo recair entre os Desembargadores oriundos do TJ (Presidente ou Vice). O representante do Ministrio Pblic o Eleitoral o Procurador Regional Eleitoral e no o Corregedor. Item B e C errados, D - correto. A composi o do TRE por apenas 2 Advogados e no 3. O Presidente e o Vice-Presidente sero eleitos entre os Desembargadores oriundos do TJ. Devem ser indicados 2 Juzes de Direito (1 instncia), esc olhidos pelo TJ, para c ompor o TRE. CF-88 Art. 120. Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal 1 - Os Tribunais Regionais Eleitorais c ompor-se-o: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) de dois juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; b) de dois juzes, dentre juzes de direito, esc olhidos pelo Tribunal de Justia; II - de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer c aso, pelo Tribunal Regional Federal respec tivo; III - por nomeao, pelo Presidente da Repblica, de dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justi a. 2 - O Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o Vice-Presidente- dentre os desembargadores (Leia-se: Desembargadores do TJ). Item E errado. Como j c omentado, o Ministrio Pblico NO faz parte da Justi a Eleitoral!

RESPOSTA: D

QUESTO 3: TRE/BA Analista Judicirio rea Administrativa [CESPE] 2009. No que se refere s disposies contidas na CF acerca do Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio, julgue os itens seguintes. 45) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser composto, no mnimo, por sete membros, escolhidos mediante elei o pelo voto secreto de trs juzes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juzes entre os ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ) e, por nomeao do presidente da Repblica, de dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdic o e idoneidade moral, indic ados pelo STF.

COMENTRIOS: Apesar de ser CESPE, veja que esta questo de penltima prova de TRE realizada pela Banc a foi praticamente a literalidade do previsto no art. 119 da CF-88.

RESPOSTA CERTA: C

RESPOSTA CERTA: C QUESTO 4: TRE-AC - Analista Judicirio Judiciria [FCC] - 12/10/2010. A respeito dos Tribunais Eleitorais INCORRETO afirmar que a) o Tribunal Superior Eleitoral ter jurisdio em todo o territrio nac ional e ser composto, no mnimo, por 7 membros. b) os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justific ado, serviro por 2 anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consec utivos. c ) haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e tambm no Distrito Federal. d) os membros dos tribunais eleitorais, no exercc io de suas funes e no que lhes for aplic vel, gozaro de plenas garantias e sero irremovveis. e) o Tribunal Superior Eleitoral escolher seu Presidente dentre quaisquer de seus integrantes, mediante elei o e voto sec reto. COMENTRIOS: Item A correto. O art. 119 da CF-88 prev que a constituio do TSE de, no mnimo, de 7 Juzes. TREs TSE 7 Juzes No mnimo 7 Juzes

Item B c orreto. Conforme questo anteriormente analisada. Item C correto. Em cada capital de cada Estado da Federao e do Distrito Federal haver 1 (um) Tribunal Regional Eleitoral (TRE). CF-88 Art. 120. Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. Item D correto. Os Juzes Eleitorais ostentam as garantias previstas para a Magistratura no art. 95 da CF-88. Entre elas, encontra-se a inamovibilidade, que garantia do Juiz de no ser removido de sua lotao atual (irremovveis), salvo a pedido ou por interesse pblico, respeitando-se o devido proc esso legal. CF-88 Art. 95. Os juzes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exercc io, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de delibera o do tribunal a que o juiz estiver vinc ulado, e, nos demais casos, de senten a judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do art. 93, VIII; III - irredutibilidade de subsdio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Item E errado. O art. 119, pargrafo nico, da CF-88 prev que o Presidente e o Vice-Presidente do TSE devem ser Ministros do STF, enquanto que o Corregedor-Geral do STJ: CF-88 Art. 119 Pargrafo nico. O Tribunal Superior Eleitoral eleger seu

Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia. Cargos no TSE: Presidente e VICE do TSE Corregedor-Geral Eleitoral ORIGEM: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA (STJ)

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 5: TRE RS - Tcnico Judicirio Administrativo [FCC] 18/07/2010. Preenc hidos os demais requisitos legais, podem integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral c omo os Tribunais Regionais Eleitorais, (A) Advogados de notvel saber jurdic o e idoneidade moral. (B) Desembargadores dos Tribunais de Justi a dos Estados. (C) Juzes dos Tribunais Regionais Federais dos Estados. (D) Ministros do Superior Tribunal de Justi a. (E) Ministros do Supremo Tribunal Federal. COMENTRIOS: Item A nico correto. A c omposio mnima do TSE so 7 Ministros. A sua atual composi o pode ser assim resumida, conforma CF-88, art. 119: QUANTIDADE DE MEMBROS 3 MINISTROS ORIGEM SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA (STJ) FORMA DE COMPOSIO ELEIO

2 MINISTROS

ELEIO NOMEAO pelo Presidente da Rep. (entre 6 Advogados).

2 MINISTROS

ADVOGADOS

CF-88 Art. 119. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete membros, escolhidos: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) trs juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal; b) dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia; II - por nomeao do Presidente da Repblica, dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. Os TREs so c ompostos c om 7 Membros, esc olhidos mediante eleio ou nomea o do Presidente da Repblica, resumida da seguinte forma. Antes,

porm, friso que os TREs tm composio fixa pela CF-88, pois o art. 120 da Carta no prev composi o mnima para as Cortes Regionais (c omo o faz para o TSE), apenas elenc a a quantidade de juzes que as comporo. Desse modo, os TREs no podem mais aumentar o nmero de Juzes. QUANTIDADE DE MEMBROS 2 JUZES ORIGEM DESEMBARGADORES DO TJ do Estado JUZES DE DIREITO escolhidos pelo TJ JUIZ DO TRF com sede na Capital ou escolhido pelo TRF FORMA DE COMPOSIO ELEIO (eleio no TJ) ELEIO (eleio no TJ) ESCOLHA do TRF

2 JUZES

1 JUIZ

2 JUZES

ADVOGADOS

NOMEAO pelo Presidente da Rep. (entre 6 Advogados)

CF-88 Art. 120. Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. 1 - Os Tribunais Regionais Eleitorais c ompor-se-o: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) de dois juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; b) de dois juzes, dentre juzes de direito, esc olhidos pelo Tribunal de Justia; II - de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer c aso, pelo Tribunal Regional Federal respec tivo; III - por nomeao, pelo Presidente da Repblica, de dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justi a. Nesse sentido, apenas os Advogados integram ao mesmo tempo o TSE e os TREs.

RESPOSTA CERTA: A

Bons estudos a todos! Ricardo Gomes Por sua aprovao! ricardogomes@pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi