Vous êtes sur la page 1sur 26

Grupo Interdidtica

Fazendo Conexes Pelo Ensino de Qualidade

Promoo e Operao Tcnica


Interdidtica - Tecnologia da Educao Ltda. Av. Adolfo Pinheiro, 1000/1010 - 11 andar - Alto da Boa Vista - 04734-002 - So Paulo/SP - Brasil Tel.: 11 5525-8222 | 5687-8522 - Fax: 11 5687-3446 - Site: www.interdidatica.com.br - E-mail: info@interdidatica.com.br

2 2

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

Palcio das Convenes do Anhembi So Paulo - SP 10 - 12 Maio de 2011


Imagem Interdidtica 2009

As TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao) so amplamente consideradas como importante alavanca educacional e socioeconmica.
3 3

Semana Internacional de Tecnologia Educacional

Frum Internacional de Tecnologia Educacional


As TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao) so amplamente consideradas como importante alavanca educacional e socioeconmica. Nossa vida contempornea inequivocamente influenciada pelas novas tecnologias: da forma como ns trabalhamos ao modo como nos entretemos, das fontes de ganhos de produtividade aos novos artefatos culturais, da sade distncia aquisio de bens na Internet, dos novos modos de relaciona-

mento governo-cidado ao acesso dirio a notcias, bem como a formas sem precedentes de comunicao em tempo real. No entanto, tanto o mbito como a profundidade em que as TIC podem desencadear a inovao em instituies de ensino e permitir novas abordagens de aprendizagem continuam a ser genericamente desconhecidas. Os peritos educacionais partilham a sensao de que as TIC so ainda uma poderosa, mas ainda inexplorada, fonte de profundas mudanas em nosso velho estilo industrial de oferecer educao.

Palcio das Convenes do Anhembi So Paulo 10-12 Maio 2011

4 4

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

Conferncias Integradas
Acresce que a generalizao de sistemas de ensino, integrando plenamente as TIC no seu seio, constitui um desafio fundamental para sociedades e economias em desenvolvimento. Na verdade, naes que se deixaram atrasar na revoluo industrial enfrentam a oportunidade de agora saltar para a era da informao e do conhecimento e apanhar o chamado mundo industrializado. No entanto, uma prcondio essencial que as escolas e universidades apetrechem os seus cidados com os capitais necessrios humano, emocional, social, cultural, empreendedor e criativo - para tirar o mximo partido das potencialidades oferecidas pelas tecnologias avanadas. O objetivo do Frum Internacional de Tecnologia Educacional ser o de proporcionar uma ampla troca de pontos de vista sobre como as TIC alavancam novos padres de aprendizagem e uma compreenso aprofundada de histrias inovadoras e narrativas de sucesso entre peritos oriundos de vrios continentes e filosofias de vida: Brasileiros, Europeus, Americanos, Asiticos e outros.

Os trabalhos esto estruturados em torno de trs dimenses chave, cada uma ocupando um dos trs dias, para transferncia de informaes e conhecimento, discusso e reflexo

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

5 5

Nova Aprendizagem e Inovao na Educao com as TIC


Pedagogia
Esto as TIC contribuindo para produzir mudanas sustentveis ao nvel da sala de aula, a fim de permitir que as atividades centradas nas aprendizagens prevaleam sobre os paradigmas dominados pelo ensino? social/grupal e consolidao de relaes de confiana entre os atores locais?

Organizao
Esto as TIC atuando como catalizadores de prticas inovadoras de liderana e de gesto em instituies de ensino? Podem as TIC transformar as escolas tradicionais para torn-las organizaes que aprendem emergentes?

Conferncias com Temrios para a Nova Aprendizagem do sculo 21

Comunidade
Esto as TIC, e particularmente a Web 2.0, permitindo a formao de redes sociais slidas nas escolas que permitam a libertao de agentes de mudana favorveis a novos padres de aprendizagem

6 6

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

O Frum orientado por preocupaes simultaneamente conceituais e prticas. O evento prossegue, pois, o objetivo de oferecer a Decisores Polticos, Autoridades, Instituies, Diretores de Escola, Coordenadores e Supervisores Pedaggicos, Professores, Acadmicos, Tcnicos, Profissionais de Ensino, ideias, exemplos, referncias e melhores prticas, dia-a-dia na sala de aula, suscetveis de inspirar a renovao sistemtica e a inovao sustentvel no seio das instituies brasileiras de ensino e das demais entidades educacionais.

7 7

10 de maio de 2011
09h00 s 10h00

Prof. Dr. Roberto Carneiro


Universidade Catlica Portuguesa e Presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expresso Portuguesa Portugal

Roberto Carneiro professor da Universidade Catlica Portuguesa, onde tambm preside o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expresso Portuguesa e o Instituto de Ensino e Formao a Distncia. tambm professor de mestrado no Instituto InterUniversitrio e no Instituto de Estudos Europeus de Macau e professor visitante em diversas Universidades Europeias e Americanas. Perito e consultor de mltiplas organizaes internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, Unio Europeia). Foi Secretrio de Estado da Educao (1980/81), Secretrio de Estado da Administrao Regional e Local (1981/83) e Ministro da Educao de Portugal (1987/91). Roberto Carneiro Doutor Honorrio em Cincias da Educao e Presentation Fellow do Kings College (Universidade de Londres).

Sesso Plenria de Abertura Semana Internacional de Tecnologia Educacional Reunindo autoridades e especialistas do setor educacional do Brasil e exterior, o Frum Internacional de Tecnologia Educacional Nova Aprendizagem e Inovao na Educao com as TICs ter sua Sesso Inaugural sob a coordenao da Direo da Interdidtica, recebendo a cooperao do Prof. Dr. Roberto Carneiro na Palestra Magna. Nesta interveno introdutria, Roberto Carneiro abordar os princpios dos contedos dos trs dias de realizao do Frum para os congressistas inscritos, que tero acesso s Magnas questes da Nova Aprendizagem para o sculo 21.

Sesso Plenria de Abertura Semana Internacional de Tecnologia Educacional

8 8

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

10 de maio de 2011
10h15 s 11h15

Prof. Dr. Paulo Blikstein


Stanford University EUA

Paulo Blikstein professor em Stanford e diretor do Transformative Learning Technologies Lab. engenheiro e mestre pela Escola Politcnica da USP mestre pelo Media Lab do , MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA) e PhD. pela Northwestern University, em Chicago (EUA). Com seu trabalho focado em populaes de baixa renda, ele iniciou suas pesquisas como integrante da equipe de Seymour Papert e David Cavallo no grupo The Future of Learning no MIT, conduzindo projetos de implementao de tecnologias educacionais em vrios sistemas pblicos de ensino no Brasil e em outros pases. Foi tambm consultor da FAO-ONU e do PNUD e um dos criadores da primeira placa de robtica educacional open-source do mundo.

O Futuro da Escola com as Novas Tecnologias O ecossistema escolar tem vivido s custas do acesso privilegiado informao e do monoplio de sua transmisso. Ningum mais depende do professor, do livro didtico ou da escola para ter acesso informao. Aprende-se em toda parte. Nesse novo cenrio, como ser a escola do futuro? E qual ser o papel das novas tecnologias? Nessa apresentao, o professor Paulo Blikstein ir apresentar vrios projetos de pesquisa em Stanford em que usa tecnologias de ponta para criar os elementos da escola do futuro, como novas tecnologias para avaliao, interfaces tangveis para programao e ambientes de aprendizagem colaborativa

O Futuro da Escola com as Novas Tecnologias

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

9 9

10 de maio de 2011
11h30 s 12h30

Prof. Dr. Richard Noss


London Knowledge Lab Reino Unido

Richard Noss co-diretor do London Knowledge Lab, entidade que desenvolve uma colaborao interdisciplinar junto Universidade de Londres. Ele doutor em educao matemtica. tambm diretor do programa de investigao do Reino Unido chamado Technology Enhanced Learning, que financiado conjuntamente pelo Comit Econmico e Social do Conselho de Engenharia e do Conselho de Pesquisa em Cincias e Fsica. J dirigiu cerca de 20 projetos de pesquisa, que se concentraram em algumas combinaes de aprendizagem assistidas por tecnologias, matemtica e aprendizagem no local de trabalho.

Modelo Emergente da Construo do Conhecimento e seus Desafios Nesta palestra, o professor Noss analisar a forma como as mdias digitais oferecem a oportunidade de reavaliar o que se torna possvel expressar em sua forma, como podemos repensar nossas noes de complexidade e hierarquia e as implicaes desta para a incluso social. Ele usar exemplos do trabalho do programa Technology Enhanced Learning, um esforo de pesquisa de quatro anos, financiados por uma colaborao interdisciplinar entre dois dos conselhos de investigao do Reino Unido para illustrar esta conferncia, entre outros importantes pontos que sero abordados pelo professor.

Modelo Emergente da Construo do Conhecimento e seus Desafios

10 10

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

10 de maio de 2011
14h30 s 15h30

Profa. Dra. Ana Margarida Veiga Simo


Faculdade de Psicologia Portugal

Ana Margarida Veiga Simo doutora em Cincias da Educao e mestre em Psicologia pela Universidade de Lisboa. professora associada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, lecionando na rea da Psicologia da Educao, Metodologias de Investigao e da Formao de Professores. Suas principais publicaes e projetos de investigao situamse no domnio da autorregulao da aprendizagem, pedagogia no Ensino Superior, relao educativa e desenvolvimento profissional de professores. coordenadora do Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) e do Programa InterUniversitrio em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educao.

TIC Possibilitam Novos Paradigmas de Aprendizagem e Prticas Inovadoras em Sala de Aula Os avanos tecnolgicos do sculo 21 e a aposta na construo, atualizao e gesto dos conhecimentos ao longo da vida permitem introduzir profundas alteraes no mbito dos ambientes e processos de ensino-aprendizagem. Tendo por base a evoluo humana, marcada pelas potencialidades e pela apropriao de novos utenslios, as ferramentas tecnolgicas podero representar uma oportunidade para que professores e alunos se envolvam numa utilizao mais competente, eficaz e motivada dos recursos ao seu dispor em ambientes de aprendizagem potencialmente mais versteis, interessantes, poderosos e sociais a que teremos de saber responder.

TIC Possibilitam Novos Paradigmas de Aprendizagem e Prticas Inovadoras em Sala de Aula

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

11 11

10 de maio de 2011
15h45 s 16h45

Prof. Dr. Scot Osterweil


MIT - Massachusetts Institute of Technology EUA

Scot Osterweil formado na Universidade de Yale (EUA). diretor de criao e pesquisa do Arcadia Institute, do MIT Massachusetts Institute of Technology (EUA) e principal designer de softwares e jogos eletrnicos que incentivam o envolvimento dos conceitos acadmicos atravs da manipulao direta de jogar. Os ttulos incluem, entre outros, o Lure, jogo on-line para promoo da matemtica na aprendizagem e alfabetizao em Sala de Aula e nos ambientes informais com recurso do computador desktop e de portteis. Tem contribudo com seus programas e estudos para a evoluo do aprendizado em sala de aula.

Games na Aprendizagem: Tudo o que Sei Eu Aprendi Jogando Para entender como os jogos devero contribuir com uma nova abordagem ensino versus aprendizagem , necessrio que a natureza do jogo facilite o aprendizado em todos os processos e formas de praticar e jogar. Assim, os desenvolvedores de jogos de aprendizagem tero de criar jogos que garantam formas diretas de como brincar, mas aprendendo. Desta forma, estaro presentes no design de software de jogos eletrnicos o incentivo do envolvimento dos conceitos acadmicos atuais da manipulao direta de jogar. So exemplos jogos on-line para promoo da matemtica na aprendizagem e alfabetizao em sala de aula, entre outros ambientes com recurso ao uso de computadores.

Games na Aprendizagem: Tudo o que Sei Eu Aprendi Jogando

12 12

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

10 de maio de 2011
17h00 s 18h00

Prof. Dr. Karl Steffens


Kln University Alemanha

Karl Steffens psiclogo e pesquisador snior da Universidade de Colnia (Alemanha). Ph.D. pela Universidade de Bonn e tem trabalhado nas universidades alems de Bonn, Colnia, Frankfurt, Erfurt, e de Barcelona (Espanha). Na Universidade de Barcelona, conduziu a investigao no domnio das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), com apoio da Comisso Europeia (Capital Humano e Programa de Mobilidade). Suas reas de interesse so aprendizagem e ensino, TICs, desenvolvimento da personalidade e os processos de autorregulao.

Possvel Escolas Desenvolverem Aprendentes para Toda a Vida? Como as TIC Permitem Aprendizagem Autorregulada? Nas sociedades do conhecimento o sistema da Aprendizagem ao Longo da Vida est se tornando cada vez mais importante para a evoluo profissional do indivduo. As sociedades de hoje exigem que as pessoas se adaptem a mudanas provocadas por um mundo em constante mudana e numa velocidade ainda maior quando comparado ao sculo passado. Ao mesmo tempo, visualizamos um novo cenrio presente e futuro, onde os alunos se tornam cada vez mais autnomos e autorregulados na sua aprendizagem. Em sua conferncia, entre outras abordagens, o professor Karl Steffens vai apresentar as mudanas nas escolas que tentam levar em conta estes novos desafios.

Possvel Escolas Desenvolverem Aprendentes para Toda a Vida? Como as TIC Permitem Aprendizagem Autorregulada?

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

13 13

11 de maio de 2011
09h00 s 10h00

Prof. Dr. Joe Cullen


Arcola Research Reino Unido

Joe Cullen graduado em Cincias Sociais pela Universidade de Durham, Dundee, Cambridge e possui os ttulos de mestre e doutor pela Birkbeck College, de Londres. diretor do Arcola Research, diretor adjunto do Instituto Tavistock e membro do conselho do Menon Network, em Bruxelas. O professor Cullen especialista em mtodos de avaliao e pesquisa e serviu como conselheiro em uma srie de painis, incluindo a Organizao Panamericana da Sade a Comisso Europeia e o Conselho de Pesquisa Econmica e Social, do Reino Unido. A apresentao dos resultados de suas variadas pesquisas se constituiro em grande contributo.

Lecionando na Web 2.0: Influncia da Dinmica das Comunidades Escolares e seu Reflexo na Vida Profissional do Professor Esta conferncia levanta algumas questes fundamentais sobre como vemos a aprendizagem, incluindo: o que pode avanar nas cincias como neurologia e emergentes disciplinas como memtica e neurocincia social, nos questionando sobre como a aprendizagem funciona e para que serve? De que forma pode uma teoria unificada da aprendizagem ser aplicada para os problemas prementes do desenvolvimento humano? Estas e outras indagaes promovero a reflexo sobre lecionar na Web 2.0.

Lecionando na Web 2.0: Influncia da Dinmica das Comunidades Escolares e seu Reflexo na Vida Profissional do Professor

14 14

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

11 de maio de 2011
10h15 s 11h15

Prof. rico Almeida


Brasil

rico Almeida especialista em Tecnologias da Informao pela FASP foi colaborador no Labo, ratrio de Tecnologias Interativas - Interlab da POLI-USP onde , atuou em projetos de pesquisa em Tecnologias Interativas Aplicadas educao; na Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informao BRISA atuou no desenvolvimento de projetos Web e sistemas de informao; no SENAC So Paulo atuou como coordenador de Tecnologia do Ncleo de Educao a Distncia implantando projetos de tecnologias educacionais, como o uso de Blackboard e de Objetos de Aprendizagem; na ESPM atuou como Analista de Negcios, no Ncleo de Tecnologias Mistas de Aprendizado, atualmente colaborador da Blackboard Inc., atuando como Engenheiro de Solues.

Como Integrar Tecnologia Mvel & Redes Sociais em Iniciativas de Aprendizagem Como garantir o sucesso da aplicao das teconologias mveis, os ambientes de colaborao via web e mdias sociais no ambiente de aprendizagem e dos estilos de aprendizagem digital da Gerao Y em um ambiente global. Como a convergncia dessas tecnologias poder ser ofertada pelos estabelecimentos de ensino. A oferta de novas ferramentas de aprendizagem a favor dos estudantes, nativos digitais em ambientes de sala de aula do sculo 21. Claramente, a disseminao de tecnologias mveis em ambas esferas cognitiva e social exigiro dos educadores uma nova redefinio dos mtodos de ensino e aprendizagem.

Como Integrar Tecnologia Mvel & Redes Sociais em Iniciativas de Aprendizagem

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

15 15

11 de maio de 2011
11h30 s 12h30

Prof. Dr. Walter Kugemann


New Technology for Learning Alemanha

Walter Kugemann doutor em Psicologia. Tem atuao em mais de 200 projetos de cooperao em tecnologia de aprendizagem na Unio Europeia. autor de livros sobre as competncias de aprendizagem. Coordenou a criao da Universidade Virtual da Baviera. fundador e presidente da NTL - Novas Tecnologias e Aprendizagem na Europa, uma associao sem fins lucrativos de apoio investigao sobre a inovao na aprendizagem, a educao e o desenvolvimento de competncias. Membro fundador e Vice-Presidente da Rede Menon. co-fundador e membro do Conselho de Administrao da EFQUEL - Fundao Europeia para a Qualidade no E-Learning.

Competncias de Aprendizagem para Todos os Cidados nos Tempos da Web 2.0 As sociedades podem aumentar a conscientizao e estimular uma cultura de inovao e de coeso social no caminho para a real aprendizagem. Polticas podem apoiar contextos favorveis, promover o reconhecimento e validao e premiar tambm os investimentos individuais em capital social. Nesta conferncia se podero comparar histrias relevantes de vida que espelham experincias de aprendizagens diversificadas na Web 2.0.

Competncias de Aprendizagem para Todos os Cidados nos Tempos da Web 2.0

16 16

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

11 de maio de 2011
14h30 s 15h30

Prof. Dr. Claudio de Moura Castro


Educador e Professor Universitrio Brasil

Claudio de Moura Castro Formado em Economia (UFMG), mestre pela Universidade de Yale e doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt. Foi professor de mestrado da PUC/Rio, FGV, Universidade de Chicago, Universidade de Braslia, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha, em Dijon, coordenador tcnico do Programa Eciel, diretor geral da Capes e secretrio executivo do CNRH/Ipea. Atuou como chefe da diviso de Polticas de Formao da OIT (Genebra), Economista Snior de Recursos Humanos do Banco Mundial e chefe da Diviso de Programas Sociais do BID. consultor de diversas empresas da rea educacional e autor de mais de 35 livros e centenas de artigos cientficos.

Computadores nas Salas de Aula: A Abordagem da Blitzkrieg Depois de quase meio sculo de tentativas, o uso dos computadores nas salas de aula tem sido uma tarefa difcil. Vrios relatrios mostram escasso ou nenhum o seu impacto na aprendizagem. No entanto, um grande conglomerado de ensino instalou centenas de computadores no municpio de Jos de Freitas, no estado do Piau, forneceu software de educao e prestou apoio direto e acompanhamento aos professores. Foi uma invaso macia de tecnologia, como a Blitzkrieg. Contrariamente aos resultados habituais, indiferentes ou inconsequentes, um ano mais tarde, os testes demonstraram um aumento muito acentuado desse sistema educacional.

Computadores nas Salas de Aula: A Abordagem da Blitzkrieg

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

17 17

11 de maio de 2011
15h45 s 16h45

Prof. Dr. Adrian David Cheok


Mixed Reality Lab da National University of Singapore Cingapura

Adrian David Cheok diretor do Laboratrio de Realidade Mista e Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrotcnica e de Computadores, da Universidade Nacional de Cingapura. Em abril de 2008, foi nomeado professor titular da Escola de Design de Mdia, da Universidade Keio. Recebeu vrios prmios, a exemplo de A-STAR Jovem Cientista do Ano (2003), SCS Cingapura Jovens Profissionais do Ano (2004), Fellow em Educao, World Technology Network (2004) e o Microsoft Research Award para jogos e grficos (2005). O professor Cheok tambm foi premiado com o Young Global Leader 2008, no Frum Econmico Mundial.

Mdias Conectivas: Socializao e Comunicao Interativa A conferncia do professor Adrian David Cheok apresentar as novas facilidades j consagradas das redes sociais, que incorporam a interao entre pessoas, atravs dos meios de computao, com a funo de promover entretenimento e comunicao interativa. Durante a palestra sero apresentadas alternativas em rede de computao apoiadas num design integrado dos mundos real e virtual. Acresce ainda a discusso de alguns sistemas pesquisados e seus prottipos de comunicao interativa em tempo real. As capacidades funcionais implementadas nesses sistemas, que incluem a fuso do mundo real com o mundo virtual.

Mdias Conectivas: Socializao e Comunicao Interativa

18 18

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

11 de maio de 2011
17h00 s 18h00

Prof. Dr. Claudio Dondi


Scienter Itlia

Claudio Dondi graduado em Economia Industrial. Presidente da Scienter, uma organizao sem fins lucrativos situada na cidade de Bolonha, na Itlia, e com grande atividade na Europa sobre o domnio e inovao dos sistemas de educao e formao. Entre outras atividades, a Scienter coordena grandes projetos nacionais e europeus, bem como aconselha e avalia polticas a nvel regional, nacional e internacional. tambm Membro do Conselho do Menon (entidade da Comunidade Europeia que acredita o sistema de E-Learning) e Presidente da EFQUEL Fundao Europeia para a Qualidade no E-Learning. considerado um dos principais especialistas em ensino a distncia e vem oferecendo comunidade internacional os mais relevantes servios na qualificao de processos de tecnologia aplicados ao sucesso do E-Learning.

Aprendizagem e Avaliao: Como as TIC Permitem Reconsiderar a Avaliao da Aprendizagem Atrair a ateno sobre o potencial inexplorado de mobilidade virtual e redes baseadas em TIC de instituies de ensino a principal inteno desta conferncia. Democratizar o acesso experincia de estudo internacional, transdisciplinar e intercultural, contribuindo assim para a incluso e coeso sociais ser uma das mais importantes questes da palestra. Produo de colaborao estvel entre alunos, professores e equipes de pesquisa, e suas instituies, por meio de atividades de rede colaborativa e participativa em aes programadas de networking. Sero, entre outras, a dinnica desta conferncia.

Aprendizagem e Avaliao: Como as TIC Permitem Reconsiderar a Avaliao da Aprendizagem

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

19 19

12 de maio de 2011
09h30 s 10h30

Prof. Dr. Paul Lefrere


Open University Reino Unido

Paul Lefrere pesquisador snior na Open University (Reino Unido). professor de eLearning da Universidade de Tampere (Finlndia) e membro da diviso de Gesto da Mudana de Iniciativas Estratgicas Inc. (Washington, DC), em cujo contexto aconselha a nvel mundial sobre as transformaes no domnio das TIC na educao. Entre outras atividades, foi diretor de currculo na Escola Latino-Royal, em Buckingham (Reino Unido), uma das escolas mais qualificadas do Reino Unido para a qualidade da educao, a excelncia dos resultados e valor acrescentado, no sentido de melhorias no desempenho do aluno.

Direcionamento das Escolas na Aprendizagem: Liderana e Mudana da Dinmica Atravs da Inovao Tecnolgica O contedo da conferncia oferece exemplos de como as escolas podem se transformar para atender s necessidades modernas e quais so os benefcios dessa transformao, atravs da combinao de inovao tecnolgica e prticas de gesto educacional. Adicionalmente, se abordar como essas escolas podem utilizar suas prprias experincias, resultado das transformaes operadas e as experincias de outras escolas que mudaram processos, para preparar os alunos e professores para responderem aos desafios futuros. So destaque suas posies inovadoras.

Direcionamento das Escolas na Aprendizagem: Liderana e Mudana da Dinmica Atravs da Inovao Tecnolgica

20

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

20

12 de maio de 2011
10h45 s 11h45

Prof. Dr. Yves Punie


Institute for Prospective Technological Studies Espanha

Yves Punie cientista snior do Instituto de Prospectiva Tecnolgica (IPTS), membro da Comisso Europeia, Centro Comum de Investigao (CCI), sediado em Sevilha. Atualmente lidera a investigao IPTS e atividades de orientao sobre As TIC para a Aprendizagem e Desenvolvimento de Competncias e est tambm envolvido em projetos no domnio das TIC para a Incluso e Governana, bem como na avaliao do impacto socioeconmico da Web 2.0. Ph.D. em Cincias Sociais pela Universidade Livre de Bruxelas (VUB) sobre o uso e a aceitao das TIC na vida cotidiana, tambm conhecida como domesticao. Em sntese, a especialidade do professor Punie refere-se ao o impacto social das TIC e seu potencial de utilizao.

O Futuro da Aprendizagem: Como a Rede Mainstream Mudar os Espaos na Aprendizagem Nesta conferncia se apresenta a consulta a peritos e especialistas, sobre as expectativas de mudanas para a aprendizagem no futuro e as oportunidades de educao e formao. Processos de ensinoaprendizagem devem se tornar mais flexveis. Os professores se tornaro orientadores e guias em um processo de aprendizagem personalizado, autorregulamentado e colaborativo. Escolas vo se abrir para a sociedade atravs da integrao de recursos externos e prticos de aprendizagem, incluindo o uso da tecnologia. Mas ser que essas mudanas tambm levam transformao educacional, que o grande desafio da educao, e adaptao de nossas instituies de formao s necessidades do mundo digital?

O Futuro da Aprendizagem: Como a Rede Mainstream Mudar os Espaos na Aprendizagem

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

21

12 de maio de 2011
15h15 s 16h15

Profa. Msc. Katie Salen


Instituto Quest to Learn (Q2L) de Nova Iorque EUA

Katie Salen mestre em design grfico pela Rhode Island School of Design (EUA), game designer e educadora. Entre outras instituies de ensino, lecionou no MIT - Massachusetts Institute of Technology. Ela co-autora do livro Regras do Jogo, sobre design de jogos. tambm diretora de Ps-Graduao do Projeto e Programa de Tecnologia da Parsons The New School for Design e diretora executiva do Instituto do Jogo, que promove o design do jogo como uma ferramenta no-tradicional de ensino. Em 2009, ela ajudou a lanar a Quest 2 Learn (Q2L), uma nova escola pblica, em Manhattan, Nova Iorque, onde exerce a funo de Diretora Executiva de Design.

Do Projeto Aprendizagem: Desenvolvendo um Jogo com Base na Escola Em 2007, integrando um trabalho da Fundao MacArthur (EUA), Katie Salen teve a ideia de uma escola que usaria o jogo como aprendizagem como uma forma de capacitar e envolver os alunos em todas as esferas da vida. Quest to Learn (Q2L) o resultado desta colaborao, uma escola pblica do ensino mdio em Nova Iorque, projetada para ajudar os alunos a fazer uma ponte entre literacias antigas e novas, atravs da aprendizagem sobre o mundo como um conjunto de sistemas interligados. Esta palestra ir focar no ncleo de aprendizagem dos diretores da escola e a forma como estes princpios desempenham a prtica no dia-adia dos professores e dos alunos.

Do Projeto Aprendizagem: Desenvolvendo um Jogo com Base na Escola

22

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

22

Garanta j sua participao

Investimento
DATA 10 a 12 de maio de 2011 LOCAL Palcio das Convenes do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - So Paulo - SP

CREDENCIAL INDIVIDUAL PARA 3 DIAS DE CONFERNCIAS - at 18/03/2011 = R$ 720,00 - de 19/03 a 08/04/2011 = R$ 760,00 - de 09/04 a 30/04/2011 = R$ 790,00 - a partir de 01/05/2011 = R$ 850,00 CREDENCIAL GRUPO Pacote para a compra de 5 Credenciais vlidas para os 3 dias - at 18/03/2011 = R$ 2.925,00 - de 19/03 a 08/04/2011 = R$ 3.075,00 - de 09/04 a 30/04/2011 = R$ 3.250,00 - a partir de 01/05/2011 = R$ 3.425,00
(*) Alteraes nas Condies de Acesso podero ocorrer sem aviso prvio.

Programao sujeita a alterao.


No valor da inscrio est includa Pasta / Material de apoio / Crach de acesso / Certificado de participao / Traduo Simultnea.

Entre em contato e garanta seu lugar neste evento nico!


Tel 11 5525-8222 | 5687 8522 | Fax 11 5687 3446 Site www.interdidatica.com.br | e-mail contato@interdidatica.com.br
(*) Recomenda-se consultar o regulamento do evento disponvel no site www.interdidatica.com.br

23 23

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

24

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

www.interdidatica.com.br | contato@interdidatica.com br | Tel 11 5525-8222 | 5687-8522

25

Frum Internacional de Tecnologia Educacional

10 a 12 de Maio de 2011 Palcio das Convenes do Anhembi So Paulo - SP

www.interdidatica.com.br
Tel 11 5525 8222 | 5687 8522 | Fax 11 5687 3446 contato@interdidatica.com.br

Vous aimerez peut-être aussi