Vous êtes sur la page 1sur 4

Professor:RenatoBraga Estagirio:LuizPauloBastos

30DicasSobreLicitao

A licitao um procedimento administrativo por meio do qual a Administrao Pblica selecionaapropostamaisvantajosaparaocontratoquemelhoratendaaointeressepblico (DirleydaCunhaJnior).

O objetivo da licitao garantir a observncia do Princpio constitucional da Isonomia e selecionarapropostamaisvantajosaparaaAdministrao.

Objetos da licitao: obras servios, inclusive de publicidade compras alienaes concesses permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros.

Ateno.Alicitaoumprocedimentovinculado.IssodecorredoPrincpiodaLegalidade, segundooqualtodososatosdoprocedimentolicitatriosoregradosedevemserrealizados comafielobservnciadalei.

Princpio da impessoalidade. vedado qualquer favoritismo ou discriminao entre os licitantes.

Princpiodaigualdade.vedadoaosagentespblicosadmitir,prever,incluiroutolerar,nos atosdeconvocao,clusulasoucondiesquecomprometam,restrinjamoufrustremoseu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sedeoudomicliodoslicitantesoudequalqueroutracircunstnciaimpertinenteouirrelevante para o especfico objeto do contrato e estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciria ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras,inclusivenoqueserefereamoeda,moralidadeelocaldepagamentos,mesmo quandoenvolvidosfinanciamentosdeagnciasinternacionais.

Princpio da publicidade. A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectivaabertura.(ANOTEAI:OPrincpiodaPublicidadenoabsoluto).

Princpio da Moralidade e Probidade Administrativa. A licitao dever observar os padresticos,dezelo,dehonestidadeeprobidade.

Existemprincpiosquesoprpriosdalicitaoeexistemprincpiosquesocomunsa Administrao Pblica. Dentre os princpios da licitao especficos, encontramos o


___________________________________________________________________________ RuaOsvaldoCruz,222EmprioRioVermelho,loja2 RioVermelhoSalvador,Bahia (71)33349080 www.avozqueaprovavoce.com.br

Princpio da vinculao ao instrumento convocatrio. A Administrao no pode descumprirasnormasecondiesdoedital,aoqualseachaestritamentevinculada.Oedital a lei da licitao e o Princpio da Adjudicao Compulsria significa que a AdministraoPblicanopodepreterirquemvenceuocertame PrincpiodoJulgamentoObjetivo.Ojulgamentodaspropostasserobjetivo.AComisso delicitaoouoresponsvelpeloconvitedeverrealizloemconformidadecomostiposde licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatoresexclusivamentenelereferidos. A CF obriga a todos os rgos da Administrao Direta e todas as entidades da AdministraoIndiretaarealizarlicitaoparaseuscontratosdeobras,servios,comprase alienaes (art.37, XXI), bem como para a concesso e permisso de servios pblicos. Ressaltese que a Lei 8.666/93 estende essa obrigao aos fundos especiais e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Embora a CF obrigue todos os rgos da Administrao Direta e todas as entidades da AdministraoIndiretaarealizarlicitaoparaseuscontratosdeobras,servios,comprase alienaes (art.37, XXI), bem como para a concesso e permisso de servios pblicos, existemhiptesesemquealicitaoserdispensadaouinexigvel.Videart.17,IeIIeart.24 daLei8.666/93. DispensaXInexigibilidade.AdispensaapossibilidadelegaldeaAdministraodeixarde licitar (existe possibilidadede competio). A inexigibilidade a inexistnciado pressuposto lgico da licitao que a competio, pela existncia de um nico objeto ou pessoa que atendasnecessidadesdaAdministrao. O Professor Hely Lopes Meirelles, distingue licitao dispensada e dispensvel. A licitao dispensada aquela que a prpria lei a declarou como tal, no da margem discricionariedade da Administrao. A dispensvel aquela em que a Administrao tem liberdadeparadeliberarsobresuarealizaoouno,aindaqueocorraahipteselegal(em razodepequenovalor,emrazodesituaesexcepcionais,emrazodoobjetoeemrazo dapessoa). Licitao deserta X Licitao fracassada. Na licitao deserta no se apresenta nenhum interessado.Jnalicitaofracassada,existeminteressados,porm,nenhumselecionado, devidoainabilitaooudesclassificao. Concorrnciaamodalidadedelicitaoentrequaisquerinteressadosque,nafaseinicialde habilitaopreliminar,comprovempossuirosrequisitosmnimosdequalificaoexigidosno editalparaexecuodeseuobjeto.
___________________________________________________________________________ RuaOsvaldoCruz,222EmprioRioVermelho,loja2 RioVermelhoSalvador,Bahia (71)33349080 www.avozqueaprovavoce.com.br

TomadadePreosamodalidadedelicitaoentreinteressadosdevidamentecadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anteriordatadorecebimentodaspropostas,observadaanecessriaqualificao.

Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interessecomantecednciadeat24(vinteequatro)horasdaapresentaodaspropostas.

Concursoamodalidadedelicitaoentrequaisquerinteressadosparaescolhadetrabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecednciamnimade45(quarentaecinco)dias.

Leiloamodalidadedelicitaoentrequaisquerinteressadosparaavendadebensmveis inservveisparaaadministraooudeprodutoslegalmenteapreendidosoupenhorados,ou paraa alienao de bens imveis,prevista no art. 19 (imveis queforamadquiridos ou por dao em pagamento ou procedimento judicial), a quem oferecer o maior lance, igual ou superioraovalordaavaliao.

ATENO. A Lei 8.666/93 veda a criao de outras modalidades de licitao ou a combinaodelas,mesmoquemaisproveitosaparaaAdministrao.

Nocasodeconsrciospblicos,lembresequeosvaloresdalicitaodispensvelpodemser dobrados (quando o consrcio for formado por at trs entes federativos) ou triplicados (quandooconsrcioforformadopormaisdetrsentesfederativos)

Na modalidade tomada de preos, o prazo mnimo entre a publicao do aviso contendo o resumodoeditaleorecebimentodaspropostasoudarealizaodoeventoserde15dias, salvoquandoalicitaofordotipomelhortcnicaoutcnicaepreo,quandooprazoserde 30dias.

A autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulla por ilegalidade,deofcioouporprovocaodeterceiros,medianteparecerescritoedevidamente fundamentado.

A anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar,salvopeloqueocontratadohouverexecutadoatadataemqueelafordeclarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendosearesponsabilidadedequemlhedeucausa.
___________________________________________________________________________ RuaOsvaldoCruz,222EmprioRioVermelho,loja2 RioVermelhoSalvador,Bahia (71)33349080 www.avozqueaprovavoce.com.br

Contraosatosrealizadosnoprocedimentolicitatriocaberecursoadministrativoou,quando noprevisto,representao,semprenoprazode5diasteis,acontardaintimaodoatoou dalavraturadaata,excetonocasodeconvite,queoprazode2diasteis.

A Lei 8.666/93 prev o efeito suspensivo apenas para os recursos contra habilitao ou inabilitaoecontraojulgamentodaspropostas.

Aindaquenohajaprevisolegaldeefeitosuspensivoparaosrecursoscontraanulaoou revogao da licitao, indeferimento do pedido de inscrio em registro cadastral e sua alterao ou cancelamento, a Administraopoder concedlo, motivadamente,por razes deinteressepblico.

Orecursoserdirigidoautoridadesuperior,porintermdiodaquepraticouoatorecorrido,a qual poder reconsiderar sua deciso, no prazo de 5 (cinco) dias teis, ou, nesse mesmo prazo, fazlo subir, devidamente informado, devendo, neste caso, a deciso ser proferida dentro do prazo de 5 (cinco) dias teis, contado do recebimento do recurso, sob pena de responsabilidade.

Interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes, que podero impugnlo no prazode5(cinco)diasteis.

ConheamaissobreessetemanosCDsAVozQueAprovaVoc: DireitoConstitucional DireitosFundamentaise 150DicasdeDireitosFundamentais.

___________________________________________________________________________ RuaOsvaldoCruz,222EmprioRioVermelho,loja2 RioVermelhoSalvador,Bahia (71)33349080 www.avozqueaprovavoce.com.br

Vous aimerez peut-être aussi