Vous êtes sur la page 1sur 4

342

Curso Bsico de Mecnica dos Fluidos

5.14.6 Considerando a instalao hidrulica representada pela figura (I), explique com suas palavras o que a condio de escoamento em regime permanente estabelece para a instalao.

Observao: Ao considerarmos o escoamento de (0) para (7) na figura (I), estaremos caracterizando o que denominamos de instalao de recalque, ou seja onde o fluido escoa de um nvel inferior para um nvel superior. Uma instalao de recalque geralmente constituda de: Bomba hidrulica: que succiona o fluido at sua entrada e posteriormente lhe fornece energia para propiciar o escoamento no espontneo. Tubulao de suco: tubulao antes da bomba, no caso da figura (I), tubulao de (1) (e). [(e) entrada da bomba ] Tubulao de recalque: tubulao aps a bomba, no caso da figura (I), tubulao de (s) [sada da bomba] at (7). Reservatrio de captao: reservatrio de onde se extrai o fluido (por ex: poo). Reservatrio de distribuio: reservatrio onde se armazena o fluido (por ex: caixa dgua). Vlvula de p com crivo: para a figura (I) a (1), que uma vlvula unidirecional e que apresenta em sua extremidade uma tela. A finalidade da vlvula de p com crivo manter a tubulao de suco cheia do fluido, mesmo quando desligamos a instalao , isto porque se a tubulao ficar com

343

Curso Bsico de Mecnica dos Fluidos

ar no entrar em funcionamento. A TELA impede que impurezas (grandes) entrem na tubulao de suco e cause danos na bomba. Vlvula de reteno: para a figura (I) a (3), sendo uma vlvula unidirecional impede que o fluido retorne e force a bomba no sentido contrrio. Vlvula globo: para a figura (I) a (4) e tem a finalidade de controlar a vazo da instalao.

5.14.7 Em que situao (em relao a bomba hidrulica) de uma instalao de recalque no temos necessidade da vlvula de p com crivo? 5.14.8 Adotando-se o plano horizontal de referncia (PHR) no nvel do reservatrio de captao (0) para a instalao de recalque representada pela figura (I), pede-se: a) a carga total no nvel (0) b) a carga total no nvel (7) RESPOSTA: Ho = 0 e H7 = 25 m 5.14.9 Explique com suas palavras por que temos necessidade da bomba hidrulica para a instalao da figura (I) para o escoamento de (0) para (7) 5.14.10 Em que situao poderamos ter o escoamento da figura (I) para uma bomba com altura manomtrica de 25 m. 5.14.11 Considerando que a vazo de escoamento na instalao de recalque da figura (I) 3,5 l/s, que a tubulao de dimetro interno constante e igual a 50,8 mm e que o fluido considerado ideal, pede-se: a) a velocidade de suco; b) a presso na entrada da bomba na escala efetiva e absoluta; c) a altura manomtrica da bomba; d) a velocidade de recalque; e) a presso na sada da bomba na escala efetiva e absoluta; f) a carga cintica, tanto na entrada, como na sada da bomba; g) a carga potencial, tanto na entrada, como na sada da bomba; h) a carga de presso, tanto na entrada, como na sada da bomba. RESPOSTAS: Vs = 1,73 m/s; pe = -1152,54 kgf / m2; pe (abs) = 9177,46 kgf / m2;

344

Curso Bsico de Mecnica dos Fluidos

HB = 25 m VR = 1,73 m/s ps = 23847,46 kgf / m2 ps = 34177,46 kgf / m2 (abs)


2 Ve = 0,152m 2g

carga cintica

Vs2 2g

= 0,152m

Ze = 1 m carga potencial Zs = 1 m
pe = 115m ,

carga de presso
ps = 23,85m

5.14.12 Ao considerarmos o escoamento de um fluido real, que nova parcela surge na equao da energia? Justifique.

5.14.13 Considerando o escoamento incompressvel em regime permanente de um fluido real em que trecho de uma instalao hidrulica a equao: H inicial + HM = H final vlida? Justifique.

5.14.14 Considerando os mesmos dados do exerccio 5.14.11 com exceo da hiptese de fluido ideal, mas considerando o escoamento incompressvel em regime permanente de um fluido real, onde: - a perda de carga na tubulao de suco 0,5 m - a perda de carga na tubulao de recalque 2,1 m Perguna-se quais os tens do exerccio 5.14.11 que sofrem alteraes? Justifique.

345

Curso Bsico de Mecnica dos Fluidos

RESPOSTAS: pe = - 1652,54 kgf / m2 (abs) HB = 27,6 m ps pe = 8677,46 kgf / m2 ps = 25947,46 kgf / m2

= 36277,46 kgf / m2 (abs)


ps = 25,95m

pe = 1,652 m
1

Muitas pessoas iro entrar e sair da sua vida mas somente verdadeiros amigos deixaro pegadas no seu corao. Para lidar consigo mesmo, use a cabea; para lidar com os outros, use o corao; raiva a nica palavra de perigo ... Se algum te trai uma vez, a culpa dele; se algum te trai duas vezes, a culpa sua. Grandes mentes discutem idias; mentes mdias discutem eventos pequenas mentes discutem com pessoas. Quem perde dinheiro, perde muito; Quem perde um amigo, perde mais; Quem perde a f, perde tudo ... Jovens bonitos so acidentes da natureza; Velhos bonitos so obras de arte.

Aprenda tambm com o erro dos outros, voc no vive tempo suficiente para cometer todos os erros. Amigos voc e eu .. Voc trouxe outro amigo .. Agora somos trs .. Ns comeamos um grupo .. Nosso crculo de amigos .. E como um crculo, no tem comeo nem fim ... Ontem histria; Amanh mistrio, Hoje um presente, por isso que chamado presente ...

Autor desconhecido

Vous aimerez peut-être aussi