Vous êtes sur la page 1sur 10

Percia Contbil Judicial: Uma Anlise Crtica.

Paulo Cezar Ferreira de Souza

Resumo A Percia Contbil no Brasil, apesar de j contar com regras claras, emanadas pelo CFC e de uma legislao adequada, desde 1973, ainda est longe de ser executada como recomendam as regras e legislao vigente. Isto ocorre por diversas razes que impedem a correta execuo dos trabalhos periciais. Dentre essas razes, pode-se citar a forma como os peritos so nomeados, o baixo nvel da maioria dos trabalhos realizados, a ausncia de concluso at em laudos bem elaborados e a forma como os honorrios do perito so determinados ou at a ausncia desses honorrios; alm disso existe a confuso, muito comum, entre as tcnicas contbeis de auditoria e percia, que possuem um conjunto de procedimentos muito semelhante, mas que diferem na finalidade e no mtodo e a pouca divulgao que existe em nosso pas em relao aos trabalhos de percia. Neste trabalho pretende-se denunciar essa situao visando trazer o assunto discusso para que as solues possam ser discutidas sendo adotadas as medidas mais adequadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em diversas varas cveis, trabalhistas e Federal, na Cidade do Recife, cujos resultados confirmaram as expectativas dos pesquisadores.

1. Objetivo O objetivo do presente trabalho trazer discusso, a realidade da percia contbil praticada no Brasil, demonstrando a enorme diferena que existe naquilo que apresentado na bibliografia sobre o assunto (livros e artigos), nas normas emanadas pelo CFC e pela legislao pertinente e o que , efetivamente, praticado. 2. Introduo A palavra percia originou-se do latim "Peritia", que significa conhecimento adquirido pela experincia. O dicionrio Aurlio Buarque de Hollanda (1975 : 1069) a define como vistoria ou exame de carter tcnico e especializado. O professor Lopes S (2004: 28) acrescenta que significa tambm habilidade em alguma arte ou profisso; experincia; destreza; exame, vistoria de carter tcnico-especializado". Antigamente, no incio da civilizao, o lder dos grupos desempenhava o papel de perito, legislador e executor dos assuntos que precisavam de seu auxlio ou aprovao. Com a evoluo da civilizao o poder saiu dos antigos lderes e assim a percia tornou-se mais independente at chegar aos dias atuais. Na ndia, Grcia e Egito h registros de que o perito era eleito pelas partes para desempenhar no apenas o papel de perito mas tambm de juiz. Foi no Direito Romano primitivo que a figura do perito passou a existir de fato apesar de continuar ligada a de rbitro pois o laudo do perito era aceito como a prpria sentena. Somente com o desenvolvimento jurdico no ocidente foi que a figura do perito desvinculou-se da pessoa do rbitro. A Percia foi introduzida oficialmente no Brasil atravs do Cdigo de Processo Civil CPC de 1939. Isto no significa dizer que antes no existissem peritos e trabalhos de percia. O que ocorria era que esse trabalho no era regulamentado. Entretanto, fcil se supor que poucas autoridades, pblicas ou privadas, faziam uso de peritos, nesta poca.
1

Em 1946, com a regulamentao da profisso contbil atravs do Decreto-lei 9.245, institucionalizou-se a Percia Contbil. Mas, na realidade, foi somente a partir da promulgao do novo Cdigo de Processo Civil de 1973 que a percia passou a contar com regras claras e ordenao jurdica conveniente. Atualmente a Percia Contbil conta com um conjunto de regras definidas pelo CFC, tanto relativas ao desenvolvimento do trabalho como pessoa do perito. Tanto a NBC-P2, emitida atravs da Resoluo CFC n 857/99 que trata de Normas Profissionais do Perito, quanto a NBC-T13, emitida atravs da Resoluo CFC n 858/99 que trata da Percia Contbil, so normas bastante claras que regulam os aspectos profissionais e pessoais dos Peritos Contbeis, bem como, os trabalhos de Percia. Isto significa dizer que esta tcnica contbil, conta com uma legislao adequada e uma regulamentao excelente, por parte do rgo de classe. Contudo, as leis e as normas no podem controlar o funcionamento das percias contbeis no Brasil. A Percia Contbil no Brasil ainda est longe de funcionar como preceituam as normas do CFC e at como determinam o CPC e legislaes complementares.

3. A Percia Judicial Contbil Segundo o Professor Lopes S (2004: 14): Percia contbil a verificao de fatos ligados ao patrimnio individualizado visando oferecer opinio, mediante questo proposta. Para tal opinio realizam-se exames, vistorias, indagaes, investigaes, avaliaes, arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessrio opinio. A percia judicial se motiva no fato do juiz depender do conhecimento tcnico ou especializado de um profissional para poder decidir. A Percia Judicial contbil aquela que tem origem na necessidade do magistrado em elucidar fatos contidos no processo, o qual necessita de um especialista para esclarecer e chegar-se a uma deciso. Ela poder ser solicitada pelo juiz ou por uma das partes. Quando uma das partes que acha necessrio uma percia, o interessado dirige-se ao juiz e, caso este considere realmente necessrio, nomeia um perito. Ao ser requisitado, o perito tem um prazo de 5 (cinco) dias para responder ao juiz e fixar o valor de seus honorrios de acordo com o trabalho a ser realizado a ser pago pela parte que solicitou a percia e, mais tarde, por quem perder a demanda ou quem o juiz determinar. As principais percias judiciais so : Nas Varas Cveis: Prestao de contas, avaliaes patrimoniais, litgios entre scios, indenizaes, avaliao de fundos de comrcio, renovatrias de locao, etc.; Nas Varas Criminais: Fraudes e vcios contbeis, adulteraes de lanamentos e registros, desfalques, apropriaes indbitas, etc ; Nas Varas de Famlia: Avaliao de penses alimentcias, avaliaes patrimoniais, etc; Nas Varas de rfos e Sucesses: Apurao de haveres, prestao de contas de inventariantes, etc; Na Justia do Trabalho: Indenizaes de diversas modalidades, litgios entre empregados e empregadores de diversas espcies; Nas Varas de Falncia e Concordatas: percias falimentares em geral. Nas Varas de Fazenda Pblica, Federal ou Estadual: Dvidas em rgos pblicos ou questionamento sobre tributos.

4. Razes Principais Porque a Percia Contbil no Executada como Preconizam as Normas 4.1. Nomeao dos Peritos Os problemas comeam pela forma como so nomeados os Peritos. Na maioria dos Estados brasileiros, pouco mais de uma dezena de Peritos dominam, praticamente, 80% das Percias realizadas no Estado. Isto ocorre porque, tal como acontece em outros ramos de atividade desenvolvida em nosso pas, no o mrito que determina a indicao, mas sim as relaes pessoais. Assim, os Peritos normalmente nomeados so aqueles que possuem relaes de amizade e/ou parentesco com os Juzes, Desembargadores ou outras autoridades do judicirio, fechando as portas para um grande grupo de profissionais competentes, que no conseguem ter acesso a esta atividade. E porque este problema ocorre? Em primeiro lugar, importante ressaltar que a prpria legislao assim o determina. A percia contbil no uma profisso. uma atividade desenvolvida por profissionais dentre os mais qualificados da rea contbil, devidamente registrados no CRC. O item 2.1.1 da NBC-P2 reza o seguinte: Perito o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experincia, da matria pericial. Este profissional nomeado pelo Juiz (artigo 421 do CPC). Portanto, a escolha do perito de competncia exclusiva do Juiz e, na realidade, deve continuar sendo assim. Contudo, o que se verifica que o nmero de peritos utilizados nos diversos tribunais das vrias modalidades de justia em cada Estado, muito reduzido, havendo acumulao em muitos poucos, sem que haja avaliao do trabalho realizado, uma vez que, os juzes no tm a qualificao necessria para analisar a qualidade do trabalho de um perito contbil e, com certeza, os advogados das partes, tambm no.

4.2. Qualidade dos Trabalhos Entretanto, se este fosse o nico problema, ainda se poderia entender, pois, na realidade, no diferente de outros segmentos profissionais em nosso pas, em que a indicao o fator definitivo para a ocupao de cargos estratgicos e altamente relevantes. O maior problema a qualidade dos trabalhos. A experincia de mais de 15 anos do autor, realizando trabalhos de Percia e lecionando a disciplina Percia Contbil em Faculdades e Universidades, possibilitou o exame dezenas de trabalhos de Percia realizadas tanto por contadores como por outros profissionais que tambm realizam trabalhos de Percia Judicial. certo que alguns laudos so extremamente bem feitos, focados no objetivo da percia e com explicaes que realmente auxiliam o magistrado na sua rdua tarefa de julgar a lide. Entretanto, a maioria de uma qualidade duvidosa, apresentao precria, sem concluso que encaminhe a soluo, com argumentao frgil, de tal maneira que, com certeza, nada auxiliam ao Juiz no seu julgamento. Existem casos, inclusive, em que erros contbeis primrios so cometidos. Erros que seriam considerados absurdos at se fossem cometidos por estudantes do 3 perodo de Cincias Contbeis, mas so praticados por peritos contbeis. Isto ocorre pelo despreparo desses profissionais, pois a formao de contador se ainda precria na maioria das Universidades e Faculdades brasileiras, j o foi muito mais, motivo porque, o sistema CFC/CRCs, em boa hora, implantou o exame de suficincia para permitir a habilitao na
3

profisso. Mas, mesmo assim, com falhas de formao evidentes e sem nenhum interesse em aperfeioamento, esses profissionais despreparados, em razo de suas ligaes pessoais com serventurios da justia, conseguem ser nomeados peritos, seguidamente. Na prtica, o Brasil conseguiu deformar a definio de perito. Aqui, perito no o mais capaz em determinada atividade, o mais bem relacionado. 4.3. Concluso do Laudo Muito ligado falta de qualidade nos trabalhos a ausncia de concluses nos laudos periciais. Este problema afeta, inclusive, laudos bem elaborados. Os peritos restringem-se a responder os quesitos das partes, no acrescentando o seu ponto de vista sobre a controvrsia que tanto auxlio prestaria ao magistrado no momento do julgamento. Dentre as dezenas de laudos examinados ao longo dos anos de experincia em percia, menos de 10% apresentavam concluses, e mesmo nestes poucos casos, as concluses eram, em sua maioria, incompletas e pouco elucidativas. Mesmo na escassa bibliografia sobre o assunto existente em nosso pas, a concluso no apresentada como aspecto relevante do laudo. No entanto, a concluso est para o laudo, como o diagnstico est para a doena. o aspecto que caracteriza e d consistncia a prova, que a razo de ser da percia. Alm disso, o momento em que o perito se compromete com o resultado do exame, apresentando sua opinio sobre a controvrsia e indicando ao magistrado a possvel soluo da lide. 4.4. Honorrios A rea de ao da Justia onde mais requerido o trabalho do perito contbil a Trabalhista, seguida das reas Cvel, Comercial (Falncias e Concordatas), Famlia, etc. Justamente na rea da justia onde mais requisitado o trabalho do perito contbil onde repousam os maiores problemas: a rea trabalhista. Em diversos Estados brasileiros, a percia realizada na rea trabalhista, acaba sem que o perito receba seus honorrios. Isto ocorre porque a maioria esmagadora das aes em curso na Justia do Trabalho termina em acordo entre patres e empregados. Em vista de haver acordo, cada lado da questo precisa ceder um pouco em suas pretenses. Neste processo de cesso, eliminam-se os honorrios do perito. Apesar do caso trabalhista ser o pior, no o nico problema deste tipo. As reas cveis, comerciais e de famlia, tambm, freqentemente, ou no remuneram o perito, ou os honorrios demoram tanto a serem pagos aos profissionais que a data do recebimento por parte do perito, acaba virando dia de comemorao, como j foi presenciado por um dos pesquisadores. Ainda em relao aos honorrios, um outro problema tambm grave, a pratica, muito comum em Estados do Norte e Nordeste, do juiz pr-determinar o valor dos honorrios da percia, sem consultar o perito. Na maioria das vezes o valor arbitrado aviltante, mas mesmo assim, algum perito acaba por realizar o trabalho. Com base no que j foi relatado anteriormente e considerando-se a baixa remunerao, que qualidade pode-se esperar deste laudo?

4.5. Auditoria X Percia Uma das principais razes porque a percia ainda pouco conhecida pelo pblico em geral a eterna confuso que se faz entre ela e a Auditoria. muito comum se ouvir ou ler declaraes de polticos, lideres empresariais e at administradores pblicos se referindo
4

necessidade de se realizar uma ampla auditoria em determinado rgo, ou setor de empresas pblicas, autarquias, sindicatos, etc. Na maioria das vezes o que se requer no auditoria e sim percia. Na verdade as tcnicas tm muitos aspectos comuns, mas possuem diferenas relevantes, como acentua o Prof. Lopes S (1997: 28):
Variam quanto natureza das causas e efeitos, de espao e de tempo. A percia serve a uma poca, a um questionamento, a uma necessidade; a auditoria tende a ser necessidade constante, atingindo um nmero muito maior de interessados, sem necessidade de rigores metodolgicos to severos; basta dizer que a auditoria consagra a amostragem e a percia a repele, como critrio habitual. A auditoria tem como objetivos normais a maior abrangncia, a gesto como algo em continuidade, enquanto a percia se prende especificidade, tem carter de eventualidade, s aceita o universo completo para produzir opinio como prova e no como conceito.

A concluso que se pode chegar sobre o ensinamento do ilustre Prof. Lopes S a de que existem duas diferenas fundamentais: (1) Objetivo: enquanto a auditoria tem como objetivo avaliar a gesto, apresentando um parecer que demonstre serem o no fidedignas as u demonstraes contbeis publicadas, a percia tem como objetivo servir de prova; (2) Mtodo: enquanto a auditoria utiliza, preferencialmente o mtodo da amostragem em virtude da abrangncia do seu exame, a percia repele a amostragem, como mtodo habitual, s o utilizando em casos extremos, em virtude da especificidade de sua ao, que requer o exame completo do objeto a ser analisado. Assim, pelo desconhecimento que se tem acerca das diferenas das tcnicas contbeis, o termo AUDITORIA, por ser mais conhecido utilizado para nomear a ao que se deseja de examinar um determinado rgo ou setor, quando na realidade, o correto seria a realizao de uma PERCIA, pois o que se pretende obter prova contra algum. A percia contbil difere da auditoria pela delimitao do escopo de trabalho e tambm pelo objetivo, pois a auditoria, utilizando a amostragem, busca identificar a veracidade das informaes prestadas pela entidade atravs dos procedimentos administrativos e das demonstraes contbeis, enquanto que a percia, raramente usando o mtodo da amostragem, consiste em obter prova fundamentada que poder trazer luz a verdade, podendo assim auxiliar o magistrado em seu julgamento.

4.6. Divulgao muito reduzida Uma outra dificuldade para a expanso da percia em nosso pas a pouca (ou nenhuma) divulgao dos trabalhos de percia realizados, seja judicial ou particular. Este um assunto que s muito recentemente, passou a ser objeto de artigos e textos cientficos, no existindo matria jornalstica sobre o assunto. A prpria bibliografia existente no pas sobre o assunto, escassa e, conseqentemente, uniformizada, no permitindo uma diversidade de opinies to salutar para o desenvolvimento de uma tcnica to importante para o engrandecimento da Cincia Contbil. preciso que se estimule a produo de textos cientficos sobre percia e at matria jornalstica, a fim de que a tcnica passe a ser mais conhecida do grande pblico e, dessa forma, se possa corrigir enganos e, principalmente, permita a expanso do uso desta tcnica contbil.

5. A Pesquisa Foi realizada uma pesquisa em algumas varas cveis, de rfos e sucesses, Federal e juntas trabalhistas da Cidade do Recife, no perodo de abril a maio de 2002, visando obter informaes para os seguintes aspectos: Critrio de nomeao dos peritos (a razo pela qual os peritos so nomeados); Verificao de quem realmente escolhe o perito: o Juiz ou seus auxiliares; Verificao da existncia de um banco de dados ou arquivo de currculos de peritos; Quantos peritos, efetivamente, so utilizados na vara (o nome dos peritos que aparecem na maioria dos processos); Anlise da qualidade dos laudos apresentados (considerando-se a obedincias ao CPC, as normas emitidas pelo CFC e a doutrina existente). Razo pela qual um perito nomeado vrias vezes pelo mesmo Juiz (o que faz um Juiz nomear um mesmo perito para vrios processos); As unidades da justia visitadas foram s seguintes: Nmero 3 13 15 1 6 19 Total Unidade Vara Vara Vara Vara Junta Junta Justia rfos e sucesses Cvel Cvel Federal Trabalhista Trabalhista N de Processos 06 10 10 07 09 07 49

6. Resultados da Pesquisa A pesquisa revelou os seguintes resultados: PARMETRO 1: Critrio de nomeao dos Peritos. Unidade Resposta 3 Vara de rfos e So analisados, primordialmente, a presteza, o prazo e a Sucesses eficincia. A confiana origina-se destes pontos. 13 Vara Cvel O critrio de nomeao feito observando-se a presteza, a eficincia, o respeito aos prazos e, sobretudo, a confiana que o magistrado tem no perito. 15 Vara Cvel O critrio utilizado observao de currculos visto que eles so apresentados para que haja uma escolha. 1 Vara Federal O Juiz Federal quem nomeia o profissional sob o c ritrio da estrita confiana no trabalho. 6 Junta Trabalhista Primordialmente confiana, qualidade tcnica do trabalho, experincia, pontualidade na apresentao do trabalho, revezamento dentre aqueles que tm seu trabalho considerado confivel, afinidade pessoal e honestidade. 19 Junta Trabalhista Confiana, qualidade tcnica do trabalho, experincia, pontualidade apresentao do trabalho, afinidade pessoal e honestidade.
6

OBS: As respostas foram obtidas junto ao Juiz substituto (3 Vara de rfos e Sucesses), pela secretria do Juiz (varas cveis e federal) e pelo escrivo (juntas trabalhistas). PARMETRO 2: Quem realmente escolhe os peritos Unidade Resposta 3 Vara de rfos e O Juiz Sucesses 13 Vara Cvel O Juiz 15 Vara Cvel O Juiz 1 Vara Federal O Juiz 6 Junta Trabalhista O Juiz 19 Junta Trabalhista O Juiz PARMETRO 3: Existncia de um banco de dados ou arquivo de currculos de peritos Unidade Resposta 3 Vara de rfos e Sucesses Existe. 13 Vara Cvel Existe 15 Vara Cvel Existe 1 Vara Federal Existe 6 Junta Trabalhista Existe 19 Junta Trabalhista Existe PARMETRO 4: Nmero de Peritos efetivamente utilizados Unidade Resposta 3 Vara de rfos e Sucesses Quatro. 13 Vara Cvel Oito 15 Vara Cvel Diversos 1 Vara Federal Quatro 6 Junta Trabalhista Cinco 19 Junta Trabalhista Seis PARMETRO 5: Qualidade dos laudos Unidade Resposta 3 Vara de rfos e Atendem, parcialmente as normas. Foram, efetivamente Sucesses utilizados pelo juiz para sua deciso. 13 Vara Cvel Na maioria so laudos muito simples que se limitam a responder os quesitos. Contribuem pouco para a elucidao da lide. 15 Vara Cvel Na maioria so laudos muito simples que se limitam a responder os quesitos. Contribuem pouco para a elucidao da lide. 1 Vara Federal Na maioria so laudos muito simples que se limitam a responder os quesitos. Contribuem pouco para a elucidao da lide. 6 Junta Trabalhista Laudos que se limitam a fazer clculos sem orientar a deciso do juiz. Em quase nada seguem a orientao das normas. 19 Junta Trabalhista Laudos que se limitam a fazer clculos sem orientar a deciso do juiz. Em quase nada seguem a orientao das normas.

PARMETRO 6: Razo da nomeao de um mesmo perito Unidade Resposta 3 Vara de rfos e No se conseguiu identificar a razo. Os laudos so pouco Sucesses elucidativos, mas, mesmo assim, os peritos so mantidos. 13 Vara Cvel No se conseguiu identificar a razo. Os laudos so pouco elucidativos, mas, mesmo assim, os peritos so mantidos. 15 Vara Cvel No se conseguiu identificar a razo. Os laudos so pouco elucidativos, mas, mesmo assim, os peritos so mantidos. 1 Vara Federal Rapidez na entrega do laudo. 6 Junta Trabalhista Rapidez na entrega do laudo. 19 Junta Trabalhista Rapidez na entrega do laudo.

Observaes gerais sobre a Pesquisa

Observou-se na anlise dos processos no Judicirio de Pernambuco que poucos laudos periciais apresentam-se de forma circunstanciada, clara e objetiva, como preconiza a NBC-T13 emitida pelo CFC. Dessa forma, ficam a desejar como instrumento relevante para auxiliar o Magistrado em sua deciso. Em grande nmero de laudos, sua estrutura apresenta-se de forma precria. Foram encontrados histricos em apenas cinco deles, representando 10%. Em 29% dos laudos analisados, o perito no evidenciou sequer o objetivo do seu trabalho. A metodologia utilizada nos trabalhos periciais foi percebida em 43% da amostra. Naqueles em que foram apresentados quesitos pelas partes em litgio, todos tinham as perguntas seguidas das respectivas respostas. Entretanto, em uma boa parte, encontrou-se respostas fazendo referncia a anexos, contudo, sem informar os valores solicitados. Em relao s concluses dos laudos observou-se que poucos a apresentam e, na maioria dos casos, (54%) ocorreram pedidos de esclarecimentos sendo grande parte devido a desateno nos clculos feitos, que necessitaram de correes e os demais obedeceram a pedidos dos advogados sobre pontos especficos que lhes interessavam ressaltar. Alguns poucos profissionais, entretanto, tm encarado o trabalho pericial com esmero, elaborando laudos bem estruturados quanto forma de apresentao, fundamentao, clareza, objetividade, e outros aspectos que os fazem distinguir-se dos demais. Abaixo apresentado um grfico relacionando em termos percentuais, em relao ao total de laudos examinados, o montante de laudos que possuam metodologia, objeto da percia, histrico, respostas ordenadas, concluso satisfatria e pedidos de esclarecimento.

Metodologia 20 15 10 5 0 Respostas ordenadas Concluso Objeto da percia Histrico

7. Consideraes finais Pelo exposto pode-se observar que ainda existe um longo caminho para que a percia passe a funcionar, na pratica, como previram os legisladores e os dirigentes do sistema CFC/CRCs. A realidade da percia muito diferente do que observado nos (poucos) livros existentes, na legislao pertinente (inclusive CPC) e normas emanadas pelo CFC. O que se v, na realidade, uma tcnica utilizada de forma inadequada, por profissionais despreparados e de utilidade e qualidade duvidosa. Os prprios magistrados no tm noo desta realidade, pois ao lidarem com trabalhos mal elaborados, no sabem avaliar o que seria um trabalho bem feito, talvez por raramente terem acesso a um de boa qualidade. Alm disso, a ausncia de concluso uma praga que assola a maioria esmagadora dos laudos, mesmo os bem elaborados, e mais uma vez, os magistrados, no tm noo de sua necessidade, porque, simplesmente, poucas vezes devem ter examinado algum que possusse este detalhamento, que tanto auxilia o julgamento da lide. ainda relevante ressaltar, que a pesquisa realizada no judicirio de Pernambuco pode ter suas concluses estendidas para o Brasil, como um todo, visto que a situao observada naquele estado no difere, em essncia, do que ocorre nos demais Estados do pas. Como j foi enfocado, no incio deste trabalho, esta denncia colocada para que a classe contbil, incluindo profissionais, dirigentes do sistema CFC/CRCs, professores, mestres e doutores em contabilidade, possam discutir as solues possveis para estes problemas. Com certeza, existem solues e elas esto ao nosso alcance. preciso, porm, que o problema seja apontado para que se possa reunir um conjunto de idias que consiga elucid-lo.

8. Concluso Pelo exposto, conclui-se que a percia uma tcnica nobre da contabilidade que deveria ser praticada pelos mais competentes profissionais da rea contbil mas, que vem sendo exercida, em sua maioria, por profissionais despreparados que podem vir a comprometer o futuro desta atividade pela precria qualidade da maioria dos trabalhos apresentados e as conseqncias que da podero advir, como por exemplo, a reduo dos casos de percia, em virtude da pouca (ou nenhuma) contribuio que esses trabalhos vm dando elucidao da lide.

9-

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBERTO, Valder Luiz Palombo, Percia Contbil . So Paulo, Atlas, 1.996. CDIGO DE PROCESSO CIVIL CPC. Rio de Janeiro: Auriverde. 1988. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. ORNELAS, Martinho Maurcio Gomes de. Percia Contbil . So Paulo, Atlas, 1994. S, Antnio Lopes de. Percia Contbil . 6 ed. So Paulo, Atlas, 2004.

10

Vous aimerez peut-être aussi