Vous êtes sur la page 1sur 4

Leso corporal resultado de atentado bem sucedido integridade corporal ou psquica do ser humano.

o. A agresso de uma pessoa irritada, debilita a agredida de forma que pode afetar sua sade como um todo, se os golpes da ao do agressor acertar algum orgo , ou dos sistemas urinrio, respiratrio, digestrio, neurologico, cardiaco, e outros , trazendo um agravamento a alguma patologia preexistente. Na hora da agresso, o agressor no enxerga nada, sua raiva o domina o que pode trazer uma ruptura de tendes, ou fratura de alguma parte do Esqueleto Humano como a caixa toracica que protege o corao e os pulmes. A medicina comprova, que uma agresso com pancadas, ofende a integridade fsica, comprometendo a sade da agredida, ou vtima, alterando sua anatomia atravs da ao maliciosa do agressor direta, gerando dano anatomico , caracterizando a leso corporal, configurada a alterao fsica, mesmo que apenas temporria, acompanhadas do desconforto ou da dor fsica, no importando se so leses leves, pois o problema muitas vezes, pela fora lesiona mais na parte interna que a externa, onde se faz necessrio exames complexos para diagnosticos da intensidade da agressa sofrida. Normalmente j sofremos alguns limites do nosso corpo sob, algumas condies climticas de altitude e de profundidade, apresentando diferentes comportamentos. Logo, quando h uma agresso a vtima no est preparada sendo pega de surpresa e de mal jeito, trazendo prejuzos ao perfeito funcionamento do organismo, como exemplo o agressor apertar a garganta da vtima. Ela no esperava por tal ocorrncia e no est condicionada a para supperar o problema da falta de oxignio, o que compromete o sistema respiratrio que no oxigena o cerebro , trazendo problemas neurologicos atravs de uma hipoxia severa. A Lei Maria da Penha n 11.340/06, efetiva, pois vale para leses fortes, mdias e leves, forma de ter sido possvel dentro da constitucionalidade, o Supremo Tribunal de Justia acompanhando o voto da relatora convocada Jane Silva, rejeitar o pedido de habeas corpus em favor de um homem qdenunciado pelo MP pela sua suposta prtica de leses corporais leves contra sua esposa. Com certeza, ele fez as pazes com ela, reconquistando-a, e ela por amor a famlia, resolveu dar-lhe mais uma chance, pois a defesa do agressor argumentou que ela voltara a morar com o acusado, justificando que demonstrava a inteno da r em renunciar representao e a nulidade da ao por falta de condio legal, tentando coibir, j que um dos princpios elementares do direito preconiza que a legislao no utiliza palavras inteis, e o artigo 41 da Lei diz claramente que no se aplicam crimes praticados com violncia domstica os ditames da Lei n 9.099/95, tranferindo para juizados especiais procedimentos relativos s leses corporais simples e culposas. Na ao penal pblica condicionada, a ao criminal s ajuizada com o consentimento expresso da vtima. Segundo, a notcia que segue, abaixo do STJ:

Tatiana - RJ

Lei Maria da Penha tambm vale para leses corporais leves


12/fev/2009

Ministrio Pblico pode mover ao por violncia domstica contra a mulher Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justia Por trs votos a dois, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) decidiu que leses corporais leves praticadas contra a mulher no mbito familiar tambm constituem delito de ao penal pblica incondicionada. Acompanhando o voto da relatora, desembargadora convocada Jane Silva, a Turma rejeitou o pedido de habeas corpus em favor de um homem que foi denunciado pelo Ministrio Pblico pela suposta prtica de leses corporais leves contra sua esposa. No caso julgado, a defesa do agressor alegou que o Tribunal de Justia do Mato Grosso do Sul violou o devido processo legal ao no designar audincia preliminar para que a vtima pudesse renunciar ao movida pelo Ministrio Pblico. Argumentou, ainda, que a esposa j voltou a morar com o acusado, o que demonstra sua inteno em renunciar representao e a nulidade da ao por falta de condio legal. O delito sujeito a acionamento penal pblico incondicionado aquele que no necessita de que a vtima impulsione a sua investigao ou o ajuizamento da ao penal, que pode ser movida pelo Ministrio Pblico. Na ao penal pblica condicionada, a ao criminal s ajuizada com o consentimento expresso da vtima. Citando doutrinas, juristas e precedentes, a relatora fez um breve histrico sobre as alteraes legislativas que culminaram com a publicao da Lei Maria da Penha (Lei n 11.340), em agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir, prevenir e punir mais severamente a violncia contra a

mulher nos termos do pargrafo 8 do artigo Constituio Federal.

226 da

Segundo Jane Silva, um dos princpios elementares do direito preconiza que a legislao no utiliza palavras inteis, e o artigo 41 da Lei Maria da Penha diz claramente que no se aplicam aos crimes praticados com violncia domstica os ditames da Lei n 9.099/95, que transferiu para os juizados especiais os procedimentos relativos s leses corporais simples e culposas. Se a Lei n 9.099/95 no pode ser aplicada, significa que seu artigo 88, que prev a representao para a leso corporal leve e culposa nos casos comuns, no pode, por conseguinte, ser aplicado a essas espcies delitivas quando estiverem relacionadas violncia domstica encampadas pela Lei Maria da Penha, ressaltou a desembargadora. Jane Silva destacou, em seu voto, que, se o legislador quisesse limitar a aplicao de apenas alguns mecanismos da Lei dos Juizados Especiais aos crimes praticados com violncia domstica, ele assim teria procedido, mas no o fez: Pelo contrrio, a Lei Maria da Penha deixa claro que a Lei n 9.099/95 no se aplica por inteiro, isso porque os escopos de uma e de outra so totalmente opostos. Enquanto a Lei dos Juizados Especiais procura evitar o incio do processo penal que poder culminar com a imposio de uma sano ao agente do crime, a Lei Maria da Penha procura punir, com maior rigor, o agressor que age s escondidas nos lares, pondo em risco a sade de sua prpria famlia. Dessa forma, concluiu a desembargadora, os institutos despenalizadores e as medidas mais benficas da Lei dos Juizados Especiais no se aplicam aos casos de violncia domstica, independendo, portanto, de representao da vtima para a propositura da ao penal pelo Ministrio Pblico nos casos de leso corporal leve ou culposa.

http://www.direitonet.com.br/noticias/exibir/11376/Lei-Maria-da-Penha-tambem-valepara-lesoes-corporais-leves

Vous aimerez peut-être aussi