Vous êtes sur la page 1sur 6

Campus de Toledo Centro de Engenharias e Cincias Exatas Curso de Engenharia Qumica

3 Prtica: Movimento Unidimensional

Fsica Geral Experimental 1 1 ano de Engenharia Qumica

Toledo Maio de 2011

Introduo Terica
Em nosso cotidiano percebemos que vrias coisas esto em movimento, percebemos tambm que nem sempre esses movimentos possuem a mesma caracterstica, porm antes de introduzirmos as classificaes e caractersticas de cada tipo de movimento vlido darmos uma definio geral para movimento: Movimento: Trata-se da variao de posio em relao a um diferencial. Dependendo do diferencial, vrias coisas aparentemente estticas passam a possuir movimento, como, por exemplo, o nosso planeta que esttico em relao e ns, porm se movimenta em relao as sol. Agora que foi introduzido o conceito de movimento podemos citar duas classificaes dos mesmos que nos interessaro no experimento. Movimento Retilneo Uniforme (MRU): Nesse caso a trajetria uma reta e no h acelerao influenciando a velocidade da partcula, assim temos que o deslocamento do corpo dado por: S=Sf S0 (1) Sobre o deslocamento importante salientar a necessidade da fixao de uma orientao da reta sob a qual o deslocamento ocorre, sendo positivo (progressivo) aquele que acontece na mesma orientao da reta, e negativo (retrgrado) aquele que acontece em orientao contrria a da reta, o deslocamento considerado nulo quando o mvel volta ao mesmo ponto de partida. Como nao h acelerao, a velocidade mdia da partcula no MRU pode ser encontrada com a aplicao da seguinte equao: V= S/ t (2) Onde V a velocidade mdia do mvel, expressa em m/s, S o deslocamento realizado e t o tempo gasto pela partcula para realizar o deslocamento. Por essa equao possvel ver que a velocidade ser positiva quando o deslocamento for positivo, e negativa quando o deslocamento for negativo, j que nao existe tempo negativo. Movimento Retilnio Uniformemente Variado (MRUV): Esse tipo de movimento tambm possui trajetria reta, porm seu movimento submetido uma variao de velocidade causada pela acererao imposta a partcula que o realiza, como o movimento uniformemente variado, a acelerao deve ser constante, segue o conceito de acelerao: Acelerao: Trata-se da variao da velocidade em um determinado espao de tempo, tendo sua unidade expressa em m/s, j que velocidade expressa em m/s e tempo em s, l-se metros por segundo por segundo. Acelerao Mdia: Diviso da variao da velocidade ( V) pela variao de tempo ( t) Amdia= V/ t (3) O caso de MRUV que foi observado nos experimentos o caso da queda livre, onde se observa uma partcula que geralmente parte do repouso a certa altura sofrendo variao em sua velocidade devido aplicao de uma acelerao constante, a acelerao da gravidade (9,8 m/s). Esse caso de MRUV segue a seguinte equao: Y-Y0=V0. t (gt/2) (5) Onde: Y0= Posio inicial ocupada pela partcula

Y= Posio final ocupada pela partcula no eixo horizontal Vo= Velocidade inicial da partcula t= Tempo de voo da partcula g= Acelerao da gravidade (9,8 m/s) Observa-se na equao um sinal negativo que multiplica a acelerao da gravidade, isso ocorre devido orientao do movimento, que vai em orientao oposta do eixo Y. Este relatrio tem como objetivo o estudo do movimento unidimensional atravs de experimentos, e atravs de experimentos determinar grandezas fsicas, tais como a acelerao da gravidade.

Materiais e mtodos
Material utilizado: *Colcho de ar linear Hentschel XIV; *Cronmetro digital de 1 a 4 intervalos sucessivos Mucillo; *Unidade geradora de fluxo de ar Delapiere; *Chave inversora normalmente aberta MMECL; *Fonte de alimentao Sissa 6/12 V VCC5. O primeiro experimento a ser realizado foi o de movimento retilneo uniforme. Antes de iniciar o experimento regularam-se todos os equipamentos necessrios para a realizao do mesmo. Foi estabelecida uma distncia padro para todos os intervalos entre os sensores de movimento e todo equipamento foi calibrado para que no houvesse inclinao que interferisse no movimento do corpo. O corpo foi lanado em velocidade (razoavelmente) constante passando por todos os sensores, posicionados ao longo do colcho de ar linear, que ao serem acionados marcaram o tempo que o mesmo levou para atravessar cada intervalo. Os tempos de durao de cada intervalo foram anotados para serem utilizados nos clculos realizados posteriormente. O experimento foi repetido cinco vezes para obter maior preciso nos resultados. O segundo experimento realizado foi o de movimento uniformemente acelerado. Para obter uma variao constante de velocidade utilizou-se a acelerao da gravidade. O experimento consistiu em observar um corpo (uma bola de metal) em queda livre. Os sensores de movimento, que desta vez estavam na vertical, foram posicionados observando a distancia entre os sensores e registrando as mesmas. O primeiro sensor foi fixado no zero. O corpo foi solto, passando por todos os sensores, posicionados ao longo do colcho de ar linear, que ao serem acionados marcaram o tempo que o ele levou para atravessar cada intervalo. Os tempos de durao de cada intervalo foram anotados para serem utilizados nos clculos realizados posteriormente. Este experimento tambm foi repetido cinco vezes para obter maior preciso nos resultados. A seguir os sensores foram redefinidos deixando somente o primeiro fixo no zero, e foram feitas cinco medies. Novamente foram feitas alteraes nos sensores e outras cinco medies.

Concluso
De modo geral os resultados satisfizeram as nossas expectativas. Os grficos de movimento uniforme tiveram uma grfica um tanto diferente da esperada, isso aconteceu devido propagao de erro nas diversas somas e subtraes realizadas para chegar ao grfico. J no movimento uniformemente acelerado nossos resultados foram muito satisfatrios, uma vez que obtivemos um valor para a gravidade prximo do valor real.

Bibliografia 1 - David Halliday; Robert Resnick; Jearl Walker. Fundamentos de Fsica 4a Ed. Volume 1. Editora LTC.

Vous aimerez peut-être aussi