Vous êtes sur la page 1sur 15

Histria

Questes de 1 a 20
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

Questes 1 e 2
Os deuses so poderes misteriosos. So foras personificadas e, por isso, so vontades. Misteriosos porque suas decises so imprevisveis e, muitas vezes, incompreensveis para os critrios humanos de avaliao. Vontades porque o que acontece no mundo manifesta um querer pessoal, supremo e inquestionvel. A religio, ao estabelecer o lao entre o humano e o divino, procura um caminho pelo qual a vontade dos deuses seja benfica e propcia aos seus adoradores. A vontade divina pode tornar-se parcialmente conhecida dos humanos na forma de leis, decretos, mandamentos, ordenamentos, comandos emanados da divindade. Assim como a ordem do mundo decorre dos decretos divinos, tambm o mundo humano est submetido a mandamentos divinos, dos quais os mais conhecidos, na cultura ocidental, so os Dez Mandamentos, dados por Jeov a Moiss. Tambm so de origem divina as Doze Tbuas da Lei, que fundaram a repblica romana e as leis gregas explicitadas na Ilada e na Odisseia, de Homero, bem como nas tragdias. O modo como a vontade divina se manifesta em leis permite distinguir dois grandes tipos de religio. H religies em que a divindade usa intermedirios para revelar a lei. o caso da religio judaica, em que Jeov se vale, por exemplo, de No, Moiss, Samuel, para dar a conhecer a lei. Tambm nessa religio a divindade no cessa de lembrar ao povo as leis, sobretudo quando esto sendo transgredidas. Essa rememorao da lei e das promessas de castigo e redeno nelas contidas a tarefa do profeta, arauto de Deus. (CHAUI; OLIVEIRA, 2010, p. 63).
QUESTO

04) nas religies que buscam criar um cdigo moral e de conduta, cujas aes propiciam um ordenamento social, que objetiva a paz e a harmonia entre os membros da comunidade. 05) no judasmo, no cristianismo e no islamismo, religies reveladas que desempenharam um papel de identidade cultural, tnica e de unificao poltica, e na Antiguidade, criaram Estados centralizados de carter teocrtico.
QUESTO

A interferncia das questes religiosas nos processos polticos ocorreu em diversas pocas e de maneiras diferenciadas, como se pode perceber 01) na formao do Tribunal do Santo Ofcio, instrumento que manteve a unidade cultural, religiosa e poltica do mundo cristo, ao longo da sua existncia, e evitou o surgimento de divergncias poltico-religiosas no Ocidente. 02) na expanso martima e comercial do sculo XV, quando os profetas anunciavam a circunferncia da Terra, abalando os pilares do Renascimento, que, baseados nos conhecimentos gregos, defendiam a sua planicidade. 03) no estabelecimento do Estado Nazista, processo em que Hitler evitou as transgresses das leis divinas atravs de um Estado autoritrio, buscando justificar seu poder como uma misso divina, revelada por Jeov. 04) na formao do Estado de Israel e do Estado Palestino, nos quais a delimitao territorial e poltica respeitou a separao tnica e religiosa dos povos que habitam a regio. 05) na Revoluo Islmica, no Ir, liderada pelo Aiatol Khomeini, que, atravs da identificao religiosa, derrubou o governo apoiado pelos Estados Unidos, que, poltica e economicamente, interferia nas questes internas do pas.
QUESTO

As relaes entre homem e religio estiveram presentes no processo de desenvolvimento das sociedades humanas, como se pode depreender 01) nas sociedades da Antiguidade Oriental, cujos deuses representavam sempre foras da natureza e impediam qualquer desenvolvimento de tcnicas e pensamento racionais. 02) nas sociedades grego-latinas da Antiguidade, que se fundamentaram em um Estado teocntrico, com explicaes msticas que eram a base do ordenamento jurdico, da organizao poltica e da produo cultural. 03) na impossibilidade de se explicarem as origens das coisas do mundo pelo critrio cientfico e racionalista, visto que a vida e a natureza so produtos da vontade divina e incompreensveis para os critrios humanos.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

A charge retrata uma realidade adequada ao processo de formao 01) 02) 03) 04) dos feudos, no perodo medieval. do Estado Absolutista, na Europa moderna. dos quilombos, durante a colonizao brasileira. dos latifndios do cacau, no Brasil, durante a vigncia do coronelismo. 05) das reservas indgenas, na fase de delimitao territorial dos Estados Unidos.
Hist - 1

Questes de 4 a 7
A democracia ateniense era direta. A moderna, porm, representativa. O direito participao tornou-se, portanto, indireto, por meio da escolha de representantes. Esse direito parece ter sofrido diminuio em lugar de ampliao. Essa aparncia falsa e verdadeira. Falsa porque a democracia moderna foi instituda na luta contra o Antigo Regime e, portanto, em relao a esse ltimo, ampliou a participao dos cidados no poder, ainda que sob a forma da representao. Verdadeira porque a repblica liberal tinha a tendncia de limitar os direitos polticos aos proprietrios privados dos meios de produo e aos profissionais liberais da classe mdia, aos homens adultos independentes. Todavia, as lutas socialistas e populares foraram a ampliao dos direitos polticos com a criao do sufrgio universal (todos so cidados eleitores: homens, mulheres, jovens, negros, analfabetos, trabalhadores, ndios) e a garantia da elegibilidade de qualquer um que, no estando sob a suspeita de crime, se apresente para um cargo eletivo. As lutas por igualdade e liberdade ampliaram os direitos polticos (civis) e, a partir destes, criaram os direitos sociais trabalho, moradia, sade, transporte, educao, lazer, cultura , os direitos das chamadas minorias mulheres, idosos, negros, homossexuais, crianas, ndios e o direito segurana planetria as lutas ecolgicas e contra as armas nucleares. (CHAU; OLIVEIRA, 2010, p. 80).
QUESTO

05) O modelo clssico democrtico, adotado pelos Estados Unidos, aps a independncia, pressupunha que a igualdade poltica s seria vivel com a igualdade social, fundamento bsico da democracia moderna.
QUESTO

A tendncia de limitar os direitos polticos aos proprietrios privados dos meios de produo se fez valer, no Brasil, 01) na poca colonial, quando apenas os elementos de nacionalidade portuguesa podiam ser representantes nas estruturas polticas coloniais, como as Cmaras Municipais. 02) no Brasil Imprio, na medida em que o voto censitrio exclua da vida poltica nacional os trabalhadores assalariados em geral, consolidando o poder nas mos da aristocracia agrria escravocrata. 03) no perodo da Primeira Repblica, poca em que o voto de cabresto era controlado pelos coronis do serto, o que impedia a participao popular nas eleies para os poderes Executivo e Legislativo. 04) na vigncia do populismo, quando a legislao trabalhista se restringia populao urbana, excluindo os trabalhadores rurais de qualquer participao no processo eleitoral. 05) no regime ditatorial militar, momento em que o voto sofreu restrio e as eleies se mantiveram apenas nas zonas rurais, regio desmobilizada politicamente e carente de movimentos sociais organizados.
QUESTO

A ampliao dos direitos polticos, com a criao do sufrgio universal (todos so cidados eleitores: homens, mulheres, jovens, negros, analfabetos, trabalhadores, ndios) e a garantia da elegibilidade de qualquer um que, no estando sob a suspeita de crime, se apresente para um cargo eletivo se consolidou, no Brasil, com a 01) Lei urea, quando, fruto da presso da Inglaterra e dos interesses dos cafeicultores paulistas, ocorreu a abolio da escravido e a ascenso social dos trabalhadores rurais, ampliando sua participao poltica. 02) Proclamao da Repblica, consequncia de um movimento popular que derrubou o Imprio e possibilitou o estabelecimento de um regime liberal e democrtico, atravs do crescimento das organizaes sociais e polticas, no campo e nas cidades. 03) Era Vargas, quando o apoio popular dado ao Estado Novo possibilitou a concesso de direitos trabalhistas e a imposio, pelos trabalhadores, das diretrizes da poltica econmica e social do governo. 04) gesto do presidente Juscelino Kubitschek, na medida em que a industrializao contribuiu para a organizao dos trabalhadores rurais, desestabilizando as estruturas sociais no campo e elevando a importncia do voto do analfabeto e do campons. 05) redemocratizao, aps o regime ditatorial militar, que ampliou a participao popular, ao extinguir a legislao do perodo autoritrio, com a promulgao da Constituio de 1988.
Hist - 2

A democracia uma conquista obtida a partir de um processo que se iniciou na Antiguidade e que, em muitas regies, um fato recente ou ainda no concretizado. Sobre a conquista da democracia, pode-se afirmar: 01) A democracia direta possibilitava um maior controle do poder poltico por todos os habitantes da Grcia, evitando a corrupo poltica e os conflitos sociais e estabelecendo a unidade cultural e poltica dos povos helenos. 02) A democracia moderna restringiu a participao poltica, ao se tornar representativa, contribuindo para o estabelecimento de governos autoritrios, por impedir a participao dos cidados no processo eleitoral. 03) A democracia se confundiu com participao popular, na medida em que a queda do Antigo Regime levou os pensadores do Iluminismo a defenderem o controle poltico pelo proletariado atravs do sufrgio universal. 04) O voto universal, defendido pela Carta do Povo, na Inglaterra, caracterizava os limites dos interesses burgueses na crtica ao Antigo Regime, ao estabelecer como direito natural a propriedade privada dos meios de produo.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

QUESTO

Questes de 9 a 11
O Brasil possui 64 milhes de hectares de florestas sujeitas grilagem, a maior parte na Amaznia. A rea, que equivale a duas vezes e meia o Estado de So Paulo, representa 22% do total de florestas pblicas no Pas. So terras pblicas, sem uso regulamentado, ou seja, no acomodam assentamentos, terras indgenas nem unidades de conservao. [...] as florestas pblicas que j foram destinadas a algum uso so maioria e contam 226 milhes de hectares. As terras indgenas somam 111 milhes de hectares, seguidas pelas unidades de conservao, com cerca de 105 milhes de hectares, sendo 60% federais e 40% estaduais. Os assentamentos pblicos da reforma agrria ocupam 10 milhes de hectares. [...] O governo defende que parte dessas reas [Amaznicas] seja convertida em novos locais para concesso florestal, o que evitaria a ocupao desordenada e a grilagem. S o Amazonas possui 43,6 milhes de hectares de florestas nativas no destinadas. As primeiras concesses para explorao controlada de madeira na Amaznia saram este ano. Desses 64 milhes de hectares de florestas sem uso regulamentado, pelo menos 10 milhes podem ser transformados em reas de concesso. [...] De acordo com Andr Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundao Getlio Vargas, o manejo sustentvel de florestas pode, ao lado de investimentos em energia renovvel, permitir ao Pas cumprir as metas climticas firmadas em Copenhague. (PAS..., 2010).
QUESTO

A conquista de direitos resultou de um longo processo, no qual influram circunstncias internas e/ou fatores externos, a exemplo 01) da reivindicao do partido bolchevique russo em ampliar os direitos de participao poltica do proletariado, objetivando estabelecer um governo reformista que realizasse as transformaes de carter socialista. 02) do fortalecimento dos sindicatos, aps a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, devido escassez de mo de obra, que possibilitou a conquista de direitos sociais e a superao das desigualdades sociais, nos Estados Unidos. 03) da crise econmica, aps a Segunda Guerra Mundial, associada presso operria pelos seus direitos, concedidos pela burguesia, temerosa do avano das foras socialistas. 04) da ameaa do conflito nuclear, no contexto da Guerra Fria, que enfraqueceu o Estado do Bem-Estar Social, em funo da urgncia em se aumentarem os gastos governamentais, para suprir as necessidades da corrida armamentista. 05) da crise do socialismo real, ao forar a ampliao dos direitos sociais e da poltica de interveno do Estado na economia, como mecanismo compensatrio da perda dos direitos, com a dissoluo do socialismo.
QUESTO

O processo de ocupao do Brasil pelo colonizador europeu ocorreu de forma lenta e gradual, provocando impactos sobre os aspectos ambientais e sociais. Em relao ao processo inicial de ocupao do territrio, pode-se afirmar: 01) A migrao de populaes indgenas para reas interioranas, no decorrer do processo colonizatrio, contribuiu para a preservao da sua herana biolgica, social e cultural. 02) A populao indgena que habitava o Brasil, poca do descobrimento, se caracterizava pelo baixo nvel cultural e tcnico, o que a tornou extremamente dependente e submissa aos europeus. 03) A permanncia de matas virgens no interior se explica pela fixao da maioria das populaes indgenas no litoral, devido maior facilidade de comunicao e de intercmbio comercial. 04) O grupo indgena tupi-guarani possua uma unidade lingustica, tnica e cultural, que foi de fundamental importncia para a resistncia organizada que apresentou perante o elemento colonizador. 05) A colonizao europeia levou progressiva diminuio da populao indgena que se encontra, hoje em dia, totalmente aculturada e destituda de sua herana cultural.
Hist - 3

A partir da anlise da charge e dos conhecimentos sobre a questo de gnero, pode-se afirmar: 01) O machismo uma caracterstica inata aos seres humanos, modificando apenas a posio do homem e da mulher, conforme a poca histrica. 02) As primeiras sociedades humanas, no decorrer da histria, eram patriarcais, ocorrendo o surgimento do matriarcado apenas nas sociedades modernas. 03) O movimento feminista, na dcada de 60 do sculo XX, defendia a dissoluo dos laos matrimoniais e o estabelecimento de uma sociedade matrilinear. 04) As famlias atuais se caracterizam pela ausncia da figura paterna, que abandonou os lares, em funo da no aceitao do novo papel feminino. 05) As conquistas femininas, no Brasil de hoje, como a Delegacia da Mulher e a Lei Maria da Penha, tm contribudo para coibir a violncia contra a mulher.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

QUESTO

10

O conceito de desenvolvimento sustentvel recente, apesar de essa relao ocorrer em diversas sociedades, em tempos histricos diferentes, a exemplo das sociedades 01) pr-colombianas, quando os povos maias estabeleceram uma aliana com os povos incas e astecas contra a invaso espanhola na Amrica, pela manuteno integral de seus territrios. 02) africanas, no perodo de pr-ocupao europeia, quando a ausncia de estados organizados impediu o surgimento de relaes sociais e a explorao do ambiente. 03) europeias medievais, quando as tcnicas atrasadas de produo impediram a ao predatria dos homens na natureza, preservando os recursos naturais. 04) indgenas amaznicas, que retiravam seu sustento da floresta, mas entraram em conflito com grileiros, posseiros e latifundirios, interessados na explorao da Amaznia. 05) asiticas, seguidoras da filosofia budista, que prega o equilbrio ecolgico e ambiental, o que provocou o atraso do processo de industrializao no Continente.
QUESTO

02) As intervenes militares norte-americanas, ao longo do sculo XX, foram justificadas, com base nas concepes do darwinismo social. 03) A eleio de Barack Obama presidncia dos Estados Unidos representou a vitria do movimento negro, da superao da desigualdade racial e do discurso pacifista de Martin Luther king. 04) A vocao pacifista e neutra da sociedade norte-americana, obtida aps a sua independncia poltica, atravs da Doutrina Monroe, foi retomada pelo atual presidente. 05) A liderana internacional dos Estados Unidos tem contribudo para a construo da paz mundial, atravs de aes cooperativas que tm reduzido os conflitos nacionais e tnicos no mundo.

Questes 13 e 14
Os ingredientes bsicos para fazer um pozinho so o trigo, a gua, o sal e o fermento. Para que haja trigo, necessrio que algum o plante e o colha; preciso que haja moinhos para mo-lo e comercializao para que chegue at a padaria. Esse mesmo processo serve para o sal, que deve ser retirado do mar, processado e embalado. O fermento produzido em outras empresas por outros trabalhadores, com outras matrias-primas. A gua precisa ser captada, tratada e distribuda, o que exige uma complexa infraestrutura com grande nmero de trabalhadores. So necessrios equipamentos, [...] para preparar a massa e o forno para assar o po, [...] que, por sua vez, empregam outras matrias-primas e trabalhadores. necessrio algum tipo de energia proporcionada pelo fogo (e isso exige madeira ou carvo) ou energia eltrica (que gerada em hidroeltricas ou termoeltricas). As usinas de energia, por sua vez, precisam de equipamentos, linhas de transmisso e trabalhadores para fazer tudo isso acontecer. Na ponta de todo esse trabalho, esto as padarias, mercadinhos e supermercados, onde o pozinho finalmente chega s mos do consumidor. (TOMAZI, 2007, p. 36).
QUESTO

11

O uso da floresta tropical, no Brasil, um tema muito sensvel, provocador de divergentes opinies, como se observa 01) na obrigatoriedade de se estabelecer assentamentos para a reforma agrria em terras indgenas e nas unidades de conservao, prevista pela Constituio. 02) na defesa do reconhecimento de terras indgenas e/ou na permisso da instalao do agronegcio nessa regio, pelo governo federal. 03) na proibio da utilizao das reservas indgenas para outras atividades agrcolas, alm da produo de subsistncia da mandioca. 04) no incentivo do governo federal prtica da grilagem, como mecanismo de explorao das potencialidades da terra, evitando o abandono da floresta. 05) na utilizao dos recursos hdricos florestais para a produo de energia hidreltrica e termoeltrica, poltica aceita pelos ambientalistas como ecologicamente vivel.
QUESTO

13

12

A anlise da charge, no contexto histrico das grandes questes da atualidade, permite afirmar: 01) O carter belicoso da poltica externa norte-americana se mantm, com as aes militares dos Estados Unidos no Afeganisto e no Iraque.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

O processo produtivo descrito no texto uma caracterstica 01) das sociedades medievais, quando as corporaes de ofcio incentivavam a competitividade, objetivando o aumento da produtividade e a reduo do custo de produo. 02) da poca moderna, perodo em que as manufaturas provocaram a extino do trabalho artesanal e a perda dos meios de produo pelos trabalhadores, que foram obrigados a se submeter ao trabalho servil. 03) das maquinofaturas, processo em que a produo passa a ser em srie, consequncia da especializao da mo de obra, o que provocou a alienao do trabalho, fruto da concentrao de capital. 04) da Segunda Revoluo Industrial e da colonizao imperialista, que, atravs da conquista de mercados externos para a produo de matria-prima e a captura de escravos, visou reduo dos custos da produo. 05) da terceirizao, proveniente do desenvolvimento industrial atual, na medida em que a reduo das obrigaes sociais contribuiu para o aumento da produtividade, refletindo-se no fortalecimento do poder de compra e das organizaes sindicais.
Hist - 4

QUESTO

14

necessrio algum tipo de energia proporcionada pelo fogo (e isso exige madeira ou carvo) ou energia eltrica (que gerada em hidroeltricas ou termoeltricas). As usinas de energia, por sua vez, precisam de equipamentos, linhas de transmisso e trabalhadores para fazer tudo isso acontecer. O fragmento do texto e os conhecimentos sobre o processo produtivo, ao longo da histria, permitem afirmar: 01) A gerao de energia surgiu a partir da Revoluo Industrial, sendo que os processos produtivos anteriores utilizavam-se apenas das foras da natureza. 02) A utilizao da energia a vapor, proveniente da queima de carvo, contribuiu para o desenvolvimento econmico e a centralizao do poder real, na poca moderna. 03) As queimadas, utilizadas pelos ndios brasileiros para a preparao do solo, foram abandonadas pelos colonizadores, que optaram pelo rodzio de culturas. 04) As carvoarias foram introduzidas na frica para servir como fora motriz das multinacionais, instaladas na regio, durante o processo de colonizao mercantilista. 05) A utilizao da energia eltrica e petrolfera acelerou o processo produtivo, acirrando a competio mundial e contribuindo para a ecloso das guerras mundiais.

Questes 15 e 16

QUESTO

15

A anlise do grfico e os conhecimentos sobre a evoluo do PIB (Produto Interno Bruto) e do salrio mnimo brasileiro, entre 1940 e 2004, permitem afirmar: 01) 02) 03) 04) 05) O O A O A crescimento do PIB per capita adquire a mesma proporcionalidade que o crescimento do salrio mnimo. crescimento econmico um processo que necessariamente no revertido para o benefcio da massa trabalhadora. evoluo poltica brasileira ocorreu sem alterar substancialmente as polticas econmicas e seus efeitos na sociedade. valor nominal do salrio mnimo tem decrescido, atravs dcadas, em funo do processo inflacionrio mundial. inexistncia de processos recessivos, na economia brasileira, possibilitou o crescimento constante do PIB per capita.

QUESTO

16

Atualmente, o processo democrtico est intimamente ligado ao conceito de cidadania e, ao longo dos diversos perodos histricos do Brasil, pode-se observar que o 01) exerccio da cidadania plena e a conquista da democracia, durante toda a Era Vargas, se baseou no crescente aumento do salrio mnimo. 02) crescimento da economia, durante a gesto de Juscelino Kubitschek, se refletiu na elevao do PIB per capita e no maior crescimento do salrio mnimo. 03) aumento sistemtico do valor real do salrio mnimo e o crescimento negativo do PIB, durante o governo socialista de Joo Goulart, provocaram o golpe militar. 04) Milagre Econmico contribuiu para a modernizao do parque industrial, cujos dividendos econmicos foram revertidos no fortalecimento do salrio mnimo. 05) crescimento do PIB per capita, aps a redemocratizao que se seguiu ao regime militar, diminuiu as desigualdades sociais no pas, contribuindo para a superao definitiva da concentrao de renda.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Hist - 5

Questes 17 e 18
Com um tiro certeiro de cidadania e autoridade, o governo do Rio de Janeiro conseguiu finalmente alvejar um inimigo que h dcadas aterroriza a populao do Estado. O tiro tem nome e sigla: Unidades de Polcia Pacificadora, as UPPS, projeto de policiamento comunitrio que j resgatou, nos ltimos dois anos, mais de 300 mil favelados do mundo de terror, instaurado historicamente pelos traficantes de drogas. O inimigo que foi gravemente ferido o crime organizado. Ao instalar as UPPS em favelas, o governador Srgio Cabral rompeu com a ordem at ento vigente nas comunidades carentes: a violncia dos bandidos que determinava o que podia ou no ser feito. As armas eram a lei e o crime organizado detinha o controle territorial. Isso acabou nas 12 comunidades pacificadas at agora, atingindo diretamente a receita do narcotrfico. (ALVES FILHO; AQUINO, 2010, p. 46).
QUESTO

17

A construo da cidadania depende da presso popular, mas tambm da vontade poltica dos governantes. Esse processo variou conforme os espaos e a temporalidade, a exemplo 01) do cangao brasileiro, que, assim como os traficantes dos morros cariocas, fazia valer de seu poderio militar para obter vantagens econmicas, ameaando a elite, em benefcio das comunidades. 02) das Ligas Camponesas do Nordeste brasileiro, que, ao defenderem uma revoluo de carter socialista, abalaram a ordem estabelecida, ameaando a poltica social do governo liberal de Joo Goulart. 03) do combate ao trfico de entorpecentes, que, aparentemente, tem surtido efeito quando a represso est associada presena ativa do Estado, atravs de aes sociais, em benefcio da populao, nas reas ocupadas. 04) do ocorrido no Rio de Janeiro, o que comprova que, em qualquer situao, s um Estado policial, militarizado e autoritrio, garante a ordem pblica e os direitos de cidadania. 05) das revolues socialistas de Cuba, Colmbia e Venezuela, quando os narcotraficantes foram dizimados, e suas riquezas apropriadas pelo Estado, revertidas em benefcio da coletividade.
QUESTO

18

As sociedades se constituram atravs de normas e leis, cujos aparatos jurdico-poltico e ideolgico fundamentaram os estados criados, como se observa 01) na Lei do Talio, fundamento do Direito Romano, que sustentava a sociedade escravista, ao preservar a vida dos escravos, fundamentais para a produo econmica. 02) nos preceitos morais do Coro, defensor da ao armada para a divulgao da f e responsvel pelas guerras e conflitos armados que ocorrem, atualmente, entre povos de diferentes culturas. 03) no racionalismo renascentista, que criticou o obscurantismo medieval e estabeleceu o teocentrismo, contribuindo para a fuso entre f e cincia. 04) no pensamento de Montesquieu, defensor do Estado democrtico como instrumento para a evoluo do homem e a limitao da propriedade privada, apontada por ele como a origem dos males sociais. 05) na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que estabeleceu direitos universais, pautados nos valores burgueses, como a preservao da vida, da liberdade e da propriedade.

Questes 19 e 20
Vrios grupos tnicos compem a populao de 1 bilho de habitantes da frica. Mesmo dentro das duas grandes regies, a diversidade de povos grande. Na frica Setentrional, predominam os grupos mediterrneos brancos caucasoide e semita, principalmente. Ao sul do Saara, a populao negra compreende vrios povos os pigmeus nas selvas equatoriais, os coisans nos desertos e planaltos meridionais, os sudaneses das savanas e os bantos da frica Central so os mais numerosos. Do ponto de vista religioso, o islamismo (predominante no norte) tem o maior nmero de seguidores no continente, representando 45% da populao. O cristianismo (majoritrio no Sul) praticado por cerca de 35% dos africanos. Uma das naes crists mais antigas do mundo, a Etipia, um destacado representante da religio do continente. A frica ainda conta com muitos adeptos entre as inmeras religies nativas da populao. A variedade lingustica tambm espelha a heterogeneidade africana. Entre as mais de 2 mil lnguas faladas na frica, esto os dialetos locais, de raiz africana, que convivem com os idiomas introduzidos pelos colonizadores europeus: ingls, francs e portugus so os mais comuns. (VIDAS..., 2010, p. 31).
QUESTO

19

O continente africano o bero da humanidade e, durante o seu desenvolvimento histrico, manteve diversas relaes com outros espaos, que variaram conforme a poca histrica. Em relao a esse processo, pode-se afirmar que a 01) frica, na Antiguidade, se caracterizava por possuir uma populao organizada por tribos nmades e guerreiras, com um nvel de complexidade social simples, que, portanto, no tinham condies de manter relaes econmicas com o continente europeu.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Hist - 6

02) colonizao da frica foi fundamental para a ocupao do seu interior pelo elemento europeu, fato que contribuiu para a partilha da frica, na Conferncia de Berlim, e para o controle europeu das regies fornecedoras de escravos, na Idade Moderna. 03) imposio de valores religiosos cristos no continente, durante a colonizao europeia, foi precedida, em determinadas regies, pela dominao islmica, que dinamizou a economia local, estabelecendo trocas entre o norte da frica, a Europa e o Oriente Prximo. 04) necessidade de ampliao do mercado fornecedor de matria-prima e consumidor de produtos industrializados contribuiu para o apoio dado pela Inglaterra ao processo de independncia das colnias africanas, no desenvolvimento da Revoluo Industrial, no sculo XVIII. 05) consolidao dos valores culturais e religiosos ocidentais, no continente africano, extinguiu as manifestaes culturais nativas, provocando a total perda de identidade e a submisso pacfica do nativo ao colonizador.
QUESTO

20

A frica, nos dias atuais, uma das regies mais pobres do planeta e enfrenta desafios que se formaram ao longo de sculos de dominao e explorao, a exemplo 01) 02) 03) 04) 05) das guerras fratricidas locais, produto da criao de fronteiras artificiais pelos pases imperialistas. da inexistncia de mo de obra qualificada em todas as regies, resultante da vocao agropastoril da populao. do despovoamento irreversvel do continente, em funo do deslocamento de milhes de pessoas, devido ao trfico negreiro. da dificuldade de comunicao entre as populaes, devido variedade lingustica e de dialetos existentes no continente. das disputas religiosas que ocorrem devido ao fanatismo religioso, associado a prticas religiosas primitivas e animalistas.

Referncias Questes 1 e 2 CHAU, M.; OLIVEIRA, P. Filosofia e Sociologia. So Paulo: tica, 2010. Questes de 4 a 7 _____________ . ____________. Adaptado. Questes de 9 a 11 PAS no protege 22% das florestas pblicas. Disponvel em: <http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=26561919>. Acesso em: 5 dez. 2010. Questes 13 e 14 TOMAZI, N. Sociologia para o ensino mdio. So Paulo: Atual, 2007. Questes 17 e 18 ALVES FILHO, F.; AQUINO, W. O Estado responde ao crime. Isto. So Paulo: Trs, n. 2142, 1 dez. 2010. Questes 19 e 20 VIDAS Secas. Atualidades e Vestibular+ENEM. So Paulo: Abril, 1. sem. 2010. frica. Fontes das ilustraes Questo 3 EMANOEL, i! Essa terra aqui minha. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/dados/charges/index.html>. Acesso em: 6 dez. 2010. Questo 8 JUNIO. Ontem- Hoje. Disponvel em: <http://www.juniao.com.br/weblog/archives/charge_cartum/index.html>. Acesso em: 5 dez. 2010. Questo 12 JUNIO. Obama ganha Prmio Nobel da Paz. Disponvel em: <http://www.juniao.com.br/weblog/archives/charge_cartum/index.html>. Acesso em: 4 dez. 2010. Questes 15 e 16 TOMAZI, N. Sociologia para o ensino mdio. So Paulo: Atual, 2007, p. 61.

* * *

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Hist - 7

Biologia
Questes de 21 a 40
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

21
O reducionismo [em Biologia] em geral apresentado como certo tipo de fisicalismo que sustenta que todas as coisas vivas, por serem primeiramente coisas fsicas, podem ter sua explicao biolgica substituda pela explicao fsica, e que, dessa forma, a biologia poderia ser reduzida a essa rea. Essa posio no considerada a mais adequada, uma vez que se reconhece haver relaes e processos em biologia que no seriam explicitados ao se fornecer sua descrio fsica. H, portanto, um tipo de fisicalismo noreducionista para o qual preciso que as explicaes biolgicas sejam coerentes com as explicaes fsicas; porm, no seria necessrio, ao se formular uma explicao biolgica, recorrer-se fsica. (CHEDIAK, 2008, p. 7-8).

A respeito dos pr-requisitos necessrios na gerao dos primeiros seres vivos no planeta e as suas repercusses na determinao do padro bsico celular atual, pode-se afirmar que 01) uma evoluo qumica na atmosfera primitiva do planeta Terra permitiu forjar os elementos qumicos essenciais na constituio dos primeiros seres vivos. 02) a membrana lipoproteica favoreceu o isolamento do protobionte em relao ao ambiente circundante presente nos oceanos primitivos. 03) a presena de uma molcula para a informao gentica capacitou os seres vivos primordiais na realizao de uma reproduo associada hereditariedade. 04) a obteno de energia e matria a partir da utilizao do seu prprio resduo foi essencial no estabelecimento desses seres autotrficos originais. 05) os seres atuais se diferenciam dos protobiontes devido ausncia, nos sistemas vivos primordiais, de um metabolismo celular que controlasse as atividades biolgicas.

Ao se considerarem as propriedades inerentes vida e as possibilidades cientficas de descrio adequada dessas caractersticas biolgicas, correto afirmar: 01) O fenmeno vida pode ser explicado plenamente pela fsica por serem os sistemas vivos uma parte constituinte do Universo. 02) A soma das partes que constituem os seres vivos resulta na expresso do todo orgnico. 03) A fsica quntica demonstrou que as explicaes biolgicas so suprfluas na caracterizao dos sistemas vivos atuais. 04) Explicaes fsico-qumicas so capazes de explicitar os diversos nveis de organizao nos seres vivos, exceto os mais bsicos, como o nvel molecular/celular. 05) Existem caractersticas nos seres vivos que emergem a cada nvel de organizao e devem ser melhor descritas por abordagens biolgicas.
QUESTO

Questes 23 e 24
Os fsseis mais antigos da vida, assim como seus mais velhos vestgios qumicos, aparecem no registro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haver formado uma crosta slida, h cerca de 3,85 bilhes de anos. Esses remanescentes das mais antigas formas de vida so procariticos. Neles, o sexo difere fundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas. Sendo verdadeiramente transgnico, o sexo procaritico sempre implica a movimentao de genes de uma fonte doadora para uma bactria receptora viva. Essa movimentao gentica, presente no alvorecer da vida, proporcionou um importante meio de sobrevivncia a todas as formas biolgicas posteriores. (MARGULIS; SAGAN, 2002. p. 41).
QUESTO

22
A origem das clulas a partir de compostos qumicos espumosos pode ter ocorrido uma vez ou diversas vezes. Em qualquer caso, as primeiras clulas em nossa linhagem foram sistemas proteicos auto-sustentveis fechados por membranas, baseados em RNA e DNA. Em termos de detalhes da estrutura celular do comportamento metablico, elas eram muito semelhantes a ns. Seus componentes materiais estavam em constante intercmbio com o ambiente externo. Elas se desfaziam dos resduos enquanto obtinham alimentos e energia. Seus padres perduravam enquanto elas reabasteciam as entranhas com compostos qumicos trazidos do ambiente. (MARGULIS, 2001, p. 84).

23

Ao considerar o sexo procaritico verdadeiramente transgnico, o autor defende a ideia de que a reproduo sexuada presente nos procariontes se caracteriza como 01) resultado da transferncia de informao gentica entre procariontes pr-existentes, permitindo a formao de DNA recombinante. 02) um processo natural de clonagem em que todos os indivduos so idnticos uns aos outros. 03) detentor de uma fecundao diferenciada entre gametas haploides. 04) um tipo especial de mutao geradora de caractersticas genticas favorveis. 05) um processo eficiente de transferncia de genes dos indivduos progenitores para os seus descendentes.
Bio - 8

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

QUESTO

24

QUESTO

26

Considerando-se os padres de organizao existentes entre os seres vivos, pode-se afirmar como uma caracterstica exclusiva do padro procariotico a presena de 01) uma membrana lipoprotica que delimita o material gentico no interior do ncleo. 02) ribossomos aderidos ao RNA mensageiro na produo de cadeias polipeptdicas para uso da prpria clula. 03) respirao celular em ambiente citoplasmtico especfico a partir da oxidao completa de compostos orgnicos. 04) transcrio do material gentico simultaneamente com a traduo em protenas especficas, da mesma molcula de RNA transcrita. 05) reduo qumica de molculas de gs carbnico em molculas orgnicas a partir de uma fonte energtica externa.
QUESTO

A imagem representa a variao da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma clula eucaritica. Em relao aos eventos que caracterizam as mudanas observadas na imagem, pode-se afirmar: 01) A duplicao do DNA ocorre a partir da etapa G1, finalizando na G2. 02) A reduo do nmero cromossmico concretizada pela separao dos cromossomos homlogos na etapa M. 03) A diviso equacional da etapa M justificada a partir dos eventos de replicao que ocorrem na etapa S. 04) A condensao do material gentico essencial para que o processo de replicao seja plenamente completado na etapa M. 05) A expresso da informao gentica garantida a partir dos eventos realizados exclusivamente na etapa S.
QUESTO

25

27

O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de clulas animais e vegetais em solues com diferentes concentraes. A anlise desse experimento permite afirmar que 01) clulas vegetais modificam intensamente a forma da parede celular quando so colocadas em ambientes com gradiente de concentrao. 02) representa um exemplo de transporte passivo porque envolve uma tendncia ao equilbrio inico sem gasto de energia na forma de ATP. 03) o tipo de transporte caracterizado o ativo porque o deslocamento do solvente a favor do gradiente de concentrao. 04) a osmose em clulas animais se caracteriza pelo deslocamento de soluto de um ambiente hipertnico para um ambiente hipotnico. 05) tanto as clulas vegetais quanto as clulas animais murcham ao serem imersas em um ambiente hipotnico.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

O cladograma ilustra a evoluo dos seres vivos a partir da classificao em Domnios proposta por Carl Woese. A partir da anlise da ilustrao e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificao biolgica, pode-se afirmar: 01) A comparao bioqumica do RNA ribossmico dos seres analisados foi o principal critrio utilizado pelo pesquisador para dividir os seres vivos em trs Domnios. 02) Essa classificao contradiz conceitos darwinistas ao considerar uma origem independente entre os grupos representados. 03) O Domnio Bactria se modificou intensamente ao longo da evoluo, o que o aproxima filogeneticamente dos seres mais complexos do Domnio Eukarya. 04) Relaes de endossimbiose que favoreceram reaes bioenergticas ocorreram entre seres do Domnio Archaea e Eukarya. 05) A proximidade filogentica considerada equivalente entre os trs grupos representados devido presena de um ancestral comum a todos os organismos na base do cladograma.
Bio - 9

Questes 28 e 29
A figura ilustra as relaes de endossimbiose que devem ter ocorrido ao longo da evoluo dos seres eucariontes, segundo hiptese de Lynn Margulis.

Com base na interpretao dessa teia e nos conhecimentos sobre o fluxo de alimento nos ecossistemas naturais, possvel afirmar: 01) Os consumidores primrios dessa teia competem entre si pela obteno de alimento diretamente dos produtores. 02) O fluxo de energia flui de forma cumulativa a medida que se distancia do primeiro nvel trfico. 03) Os seres produtores primrios so responsveis pela manuteno do fluxo de energia da teia a partir da converso da luz solar em matria orgnica. 04) Eventos de biorremediao devem ser esperados nessa teia afetando mais intensamente os nveis trficos mais elevados. 05) Os insetos representados ocupam o mesmo nvel trfico por serem ambos predados pelo mesmo organismo.
QUESTO

QUESTO

28

O estabelecimento da primeira endossimbiose representada produziu um importante impacto na evoluo do Domnio Eucaria e pode ser identificado como 01) o advento de endomembranas que favoreceu a sntese de protenas associada a um retculo endoplasmtico. 02) o aumento da eficincia na obteno de energia a partir de processos oxidativos de transformao energtica. 03) o estabelecimento de reaes fotoauttrofas na produo de componente orgnico. 04) a intensificao nas relaes parasitrias que dificultaram a sobrevivncia dos eucariotos. 05) a formao de uma membrana interna delimitadora do material gentico celular.
QUESTO

31
O trabalho de Mendel no encontrou, em sua poca, um nico cientista que o compreendesse a ponto de nele descobrir uma das maiores obras de toda a cincia. Parece certo que o ambiente cientfico no estava preparado para receber a grande conquista. Mendel constitui, por isso, um dos mais belos (e tristes) exemplos de homem que andou frente de seu tempo, conhecendo fatos e elaborando leis que a sua poca ainda no podia compreender. Alm disso, era um gnio que no tinha condies de se tornar um figuro da cincia: era sacerdote, tinha publicado um nico trabalho bom e era professor substituto de escola secundria. (FREIRE-MAIA, 1995. p. 31).

29

O organismo que primeiro apresentou registrado nas marcas traadas pela sua histria evolutiva a presena das duas relaes de endossimbiose pode ser representado atualmente pelo grupo 01) dos vegetais. 02) dos fungos. 03) dos animais.
QUESTO

04) das algas unicelulares. 05) das algas pluricelulares.

Considerando-se o trabalho desenvolvido por Mendel a partir dos cruzamentos com espcimes de ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) e a pouca repercusso obtida entre os cientistas da poca, possvel afirmar: 01) Um dos conceitos utilizado por Mendel na elaborao da a 1 Lei antecipava o conhecimento sobre meiose como um processo reducional de diviso celular. 02) A utilizao de conceitos lamarckistas, em seus experimentos, o principal motivo que impediu a compreenso do trabalho mendeliano pela comunidade cientfica da poca. 03) A preciso dos resultados obtidos por Mendel foi consequncia do conhecimento prvio obtido por ele sobre a importncia do DNA como molcula responsvel pela hereditariedade. 04) A falta de reconhecimento do trabalho de Mendel, sua poca, foi devido s dificuldades impostas pelos cientistas fixistas em no aceitarem concepes evolucionistas como a transmisso de caractersticas genticas ao longo das geraes. 05) O cruzamento da gerao parental resultava em uma descendncia com proporo genotpica de 3:1 como consequncia da segregao independente dos fatores mendelianos.

30

A ilustrao representa, simplificadamente, uma teia alimentar com seus diversos componentes biticos espalhados nos diferentes nveis trficos.

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Bio - 10

QUESTO

32

QUESTO

34
No final da dcada de 1960, Motoo Kimura demonstrou matematicamente que era possvel haver evoluo por deriva gentica na ausncia de seleo natural, mesmo em grandes populaes e por longas escalas de tempo. A seleo uma fora determinista que leva ao aumento da frequncia de alelos favorveis e extino de alelos deletrios. Mas quando os alelos so neutros, no h foras deterministas atuando e os alelos esto livres para flutuar em frequncia ao longo do tempo. Essa teoria neutralista da evoluo, em vez de ser percebida como um avano espetacular, foi tomada como uma ameaa ao status quo e uma afronta ao darwinismo tradicional. [...] Dialeticamente, pode-se dizer que do conflito entre o neutralismo e o selecionismo emergiu uma nova teoria sinttica da evoluo, mais abrangente, mais robusta e com maior poder de explicao. (PENA, 2007. p. 18-19).

A taxa ou frequncia de permutao entre pares de genes que esto ligados constante e depende da distncia que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possvel construir mapas gnicos, que mostrariam a distribuio dos genes ao longo do cromossomo e as distncias relativas entre eles. O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gnico.

Com base nas informaes contidas no quadro, possvel afirmar que os valores corretos para as taxas de permutao em X e Y so, respectivamente, 01) 5% e 20% 02) 15% e 20% 03) 15% e 5%
QUESTO

04) 20% e 15% 05) 20% e 5%

Com base nas informaes presentes no texto e nas novas abordagens utilizadas para uma melhor compreenso dos mecanismos que envolvem a evoluo biolgica, correto afirmar: 01) A teoria neutralista substituiu o darwinismo na compreenso dos fatores evolutivos que agem sobre uma populao. 02) O neutralismo permitiu que a evoluo biolgica pudesse ser compreendida sem a necessidade de explicar todos os caminhos evolutivos em termos de seleo natural. 03) A seleo natural no mais apta em explicar de que forma as caractersticas favorveis devem ser preservadas nos indivduos mais aptos. 04) O potencial adaptativo resultado da variabilidade gentica construda pela deriva gnica a partir de alteraes nas informaes contidas no DNA. 05) A deriva gnica interfere na frequncia gnica de uma populao ao agir de forma determinista na preservao dos indivduos mais aptos em detrimento dos mais vulnerveis.
QUESTO

33

O esquema representa o processo de especiao presente nos seres vivos e gerador da diversidade biolgica existente no mundo vivo atual.

35
A herana de caractersticas adquiridas durante a vida de um indivduo a transmisso de traos noincorporados sequncia de DNA foi algo arduamente debatido desde que o naturalista francs Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) concebeu a ideia que levou seu nome. Agora, para desenterrar o conceito lamarckista, precisou-se de uma nica palavra mgica: epigentica. Esse o termo usado para se referir ao estudo dos padres de expresso (ativao de genes e fentipo). A ideia por trs de tudo que dois organismos que tm um mesmo genoma podem manifestar caractersticas totalmente diferentes, se alguns genes no forem expressos em um deles. Nas duas ltimas dcadas, comeou a crescer o nmero de estudos relatando que padres de expresso gnica podem ser induzidos por mudanas ambientais e depois passados de pais para filhos. (A HERANA de caractersticas..., 2010).
Bio - 11

A respeito desse tema e das informaes contidas no esquema, possvel afirmar: 01) O tipo de especiao representado aloptrica devido existncia de um isolamento reprodutivo no final do processo evolutivo. 02) A especiao responsvel pela gerao aleatria de caractersticas evolutivas que caracterizam indivduos de uma mesma espcie. 03) Na especiao simptrica o isolamento geogrfico obtido sem a ocorrncia obrigatria de um isolamento reprodutivo. 04) Diferenciao do conjunto gnico em populaes distintas pode levar a um isolamento reprodutivo com perda total do fluxo gnico entre essas populaes. 05) O restabelecimento do fluxo gnico entre duas populaes ocorre com a quebra do isolamento geogrfico juntamente com o distanciamento gentico necessrio para a especiao se efetivar.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

A herana epigentica refere-se s variaes na expresso dos genes que no dependem de alteraes da sequncia de bases no DNA. Considerando-se as informaes contidas no texto e a importncia desse tema, possvel afirmar: 01) A lei do uso e desuso foi reconhecida, pelas pesquisas atuais, como um importante fator na gerao de novas caractersticas herdveis. 02) Lamarck estava certo ao propor que a evoluo apresenta uma padro ramificado caracterstico de uma ancestralidade comum. 03) Os conceitos de hereditariedade trabalhados por Mendel mostraram-se, ao longo do tempo, totalmente incapazes de explicar de forma satisfatria a herana gentica. 04) A epigentica se baseia nas mutaes gnicas induzidas por variaes do ambiente e que passam a ser herdadas pelos descendentes. 05) Indivduos com o mesmo gentipo podem ser fenotipicamente diferentes se sofreram influncias ambientais distintas.
QUESTO

Com base nos resultados e nas concluses obtidas a partir desse experimento, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) As plantas de dia curto florescem quando submetidas a um perodo de escuro igual ou menor que o perodo de claro. ( ) A interrupo da noite com um flash de luz no produziu qualquer efeito visvel no resultado do experimento. ( ) As plantas de dia longo florescem quando submetidas a perodos claros superiores aos perodos escuros. ( ) As plantas possuem um fotoperodo crtico, relacionado com a durao do perodo de escuro, e no com o perodo do dia na determinao da florao. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) F V V F 02) V F F V 03) F F V V 04) V V F F 05) F V F V
QUESTO

36

A imagem apresentada ilustra o ciclo reprodutivo presente no grupo dos vegetais.

38

O grfico expressa a relao entre a frequncia respiratria humana e a variao do pH sanguneo como consequncia da produo de ons bicarbonato, a partir da concentrao de CO2 presente no sangue. Considerando-se as caractersticas desse tipo de ciclo e as relaes com a evoluo do grupo dos vegetais, possvel afirmar: 01) O ciclo apresenta uma metagnese por alternar uma etapa assexuada esporoftica a partir de uma outra etapa sexuada gametoftica. 02) Os esporos, ao serem fecundados, permitem gerar organismos com o dobro da quantidade de cromossomos em suas clulas. 03) O indivduo gametfito responsvel pela produo de gametas por uma meiose denominada de esprica. 04) A prevalncia da etapa esporoftica sobre a etapa gametoftica, nos principais grupos vegetais, reflete, provavelmente, uma melhor adaptao desse grupo ao ambiente terrestre. 05) A etapa esporoftica haploide como consequncia da germinao de esporos por uma diviso equacional, que mantm inalterada o nmero cromossmico original.
QUESTO

Em relao a esses dados e com base nos conhecimentos sobre fisiologia da respirao, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O aumento da frequncia respiratria faz deslocar o equilbrio de formao de ons bicarbonato para o + consumo de H , aumentando, assim, o pH sanguneo. ( ) A diminuio da frequncia respiratria favorece o aumento da acidose sangunea por provocar consumo excessivo do gs carbnico nas reaes bioenergticas. ( ) A produo de ons bicarbonato diretamente proporcional ao aumento do pH sanguneo durante o processo de alcalose. ( ) Durante a diminuio da concentrao de gs carbnico no sangue, o equilbrio na formao de ons bicarbonato deslocado para a produo de gua e CO 2 , com consequente aumento do pH sanguneo. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) 02) 03) 04) 05) FVVF VFFV FFVV VVFF FVFV
Bio - 12

37

Em 1938, os pesquisadores Hanner e Bonner realizaram uma srie de experimentos, hoje considerados clssicos, para o estudo do fotoperiodismo das plantas. O esquema a seguir demonstra os resultados desse experimento.

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

QUESTO

39

Referncias Questo 21 CHEDIAK, Karla. Filosofia da Biologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Questo 22 MARGULIS, Lynn. O planeta simbitico: uma nova perspectiva da evoluo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. Questes 23 e 24 MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que o sexo? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

O esquema a seguir representa de forma parcial o ciclo do nitrognio presente na natureza com alguns dos seus componentes biticos.

A respeito da dinmica desse ciclo e das informaes obtidas no esquema, correto afirmar: 01) As plantas convertem o componente inorgnico em molculas orgnicas que contm nitrognio, que poder ser transferido para os outros nveis trficos atravs das cadeias alimentares. 02) As bactrias desnitrificantes convertem o nitrognio molecular, presente na atmosfera, fixando-o ao solo na forma orgnica. 03) A reciclagem dos resduos nitrogenados pelos consumidores permite a reutilizao desses compostos pelas bactrias nitrificantes. 04) O nitrato fixado pelas bactrias desnitrificantes deve ser convertido inicialmente em nitrito e finalmente em amnia para que possam estar acessveis aos vegetais. 05) Consumidores e decompositores que consomem matria o nitrogenada se posicionam invariavelmente no 1 nvel trfico das cadeias alimentares.
QUESTO

Questo 31 FREIRE-MAIA, Newton. Gregor Mendel: vida e obra. So Paulo: T. A. Queiroz, 1995. Questo 34 PENA, Srgio Danilo. flor da pele: reflexes de um geneticista. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007. Questo 35 A HERANA de caractersticas...filhos. Disponvel em: <http:// www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=52173>. Acesso em: 10 dez. 2010. Questo 40 NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 10. ed. So Paulo: Atheneu, 2002. Fontes das Ilustraes Questo 25 AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto. Biologia: Suplemento de reviso. Moderna Plus. So Paulo: Moderna, 2009. p. 20. Questo 26 ______________________ . _______________________ p. 26. Questo 27 ______________________ . _______________________ p. 51. Questo 28 e 29 VITOR & CSAR. Biologia para o ensino mdio: sistema didtico aprendizado baseado em problemas. Rio de Janeiro: Guanabara. 2004. p. 121. Questo 30 AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto. Biologia: suplemento de reviso. So Paulo: Moderna, 2009. p. 140. Questo 32 VITOR & CSAR. Biologia para o ensino mdio: sistema didtico aprendizado baseado em problemas. Rio de Janeiro: Guanabara. 2004. p. 143.

40
As espcies do gnero Schistosoma que afetam o homem chegaram s Amricas durante o trfico de escravos (S. mansoni) e com os imigrantes orientais e asiticos (S. haematobium e S. japonicum). Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermedirios e pelas condies ambientais semelhantes s da regio de origem. (NEVES, 2002. p. 175).

Considerando-se as informaes apresentadas a respeito da biologia desse parasita, correto afirmar: 01) O S. mansoni encontrou, no Brasil, uma nova espcie de hospedeiro definitivo, que permitiu uma boa adaptao desses vermes ao novo ambiente. 02) As cercrias maduras penetram ativamente no caramujo para que possam completar seu estgio de desenvolvimento. 03) A presena de caramujos da famlia dos planorbdeos essencial para que o miracdio complete seu ciclo de desenvolvimento por um processo sexuado de reproduo. 04) A ingesto de gua e alimentos contaminados com ovos do parasita a principal forma de contgio de seres humanos para esse tipo de verminose. 05) A construo de instalaes sanitrias nas moradias para evitar que os ovos do esquistossoma contaminem rios e lagos considerada como uma medida profiltica adequada para essa endemia.
Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Questo 33 ______________________ . _______________________ p. 201. Questo 36 ______________________ . _______________________ p. 209. Questo 37 AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto. Biologia : Suplemento de reviso. Moderna Plus. So Paulo: Moderna, 2009. p. 75. Questo 38 VITOR & CSAR. Biologia para o Ensino Mdio. Sistema Didtico aprendizado baseado em problemas. Rio de Janeiro: Guanabara. V. nico, 2004. p. 351. Questo 40 NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana. 10a ed. So Paulo: Atheneu, 2002. p 175.
Bio - 13

Redao
INSTRUES: Leia, com ateno, os dois temas propostos. Em seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redao. Escreva sua Redao no espao reservado ao rascunho. Transcreva seu texto na Folha de Redao, usando caneta de tinta azul ou preta. No utilize letra de imprensa. Ser anulada a Redao redigida fora do tema proposto; apresentada em forma de verso; assinada fora do campo prprio; escrita a lpis ou de forma ilegvel.

Tema I
A favela no um problema, nem uma soluo. A favela uma das mais contundentes expresses das desigualdades que marcam a vida em sociedade em nosso pas, em especial nas grandes e mdias cidades brasileiras. nesse plano, portanto, que as favelas devem ser tratadas, pois so territrios que colocam em questo o sentido mesmo da sociedade em que vivemos. O significado da apropriao e uso do espao urbano deve estar na primeira pgina de uma agenda poltica de superao das ms condies de vivncia no nosso mundo. Estamos diante de um desafio, e no mais diante de um problema dos outros.
(SOUZA e SILVA, Jailson; BARBOSA, Jorge Luiz. Favela: alegria e dor na cidade. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2005. p. 91).

Produza um texto dissertativo-argumentativo em que voc desenvolva as ideias contidas no fragmento em destaque e que tenha como ttulo a frase: Estamos diante de um desafio, e no mais diante de um problema dos outros. OBSERVAES: 1) Utilize a modalidade padro da lngua. 2) Enfoque a favela num sentido mais amplo da realidade urbana. 3) Discuta causas e consequncias da existncia do fenmeno social dentro das cidades brasileiras.

Tema II
Televiso um meio de entretenimento que permite a milhes de pessoas assistirem mesma coisa ao mesmo tempo e ainda assim continuarem solitrias.

T. S. Eliot
(SCLIAR, Moacyr. A lngua de trs pontas: crnicas e citaes sobre a arte de falar mal. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2001. p. 113).

Com base no pensamento de T. S. Eliot e em sua experincia como telespectador, produza um texto argumentativo sobre o tema: A TV isola o homem de seu ambiente, e a comea o processo de separao e solido. OBSERVAES: 1) Utilize a norma culta escrita da lngua portuguesa. 2) Trabalhe seu texto respeitando o recorte temtico. 3) Analise a relao: TV, veculo de comunicao de massa x solido humana.

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Red - 14

Rascunho da Redao

Processo Seletivo 2011.1 - UESC 2 - Laranja

Red - 15

Vous aimerez peut-être aussi