Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Federal da Bahia FACED Data: 18/10/02 Disciplina: Educao e Novas Tecnologias Nome: Edileusa dos Santos Dias

s Professora: Ivana

PROJETO: O FOLCLORE NA REGIO NORDESTE

O FOLCLORE NA REGIO NORDESTE

1- JUSTIFICATIVA
O Folclore brasileiro um dos mais ricos do mundo. Isso porque houve no Brasil uma ntida diferenciao entre as classes, reforadas pela diferena de raas e pela distribuio da populao, o que contribuiu para o distanciamento entre os vrios grupos. As manifestaes culturais do povo tiveram de ser reorganizadas, recebendo tambm influncias da cultura africana e indgena. A dificuldade de comunicao entre os vrios povoamentos ocasionou a criao de folclores diferentes para cada regio, de acordo com o tipo de populao. Desenvolveram assim, manifestaes que sobrevivem at hoje, como o samba, o carnaval, as festas juninas e religiosas, o bumba-meu-boi, alm de uma srie de lendas, danas e cantigas. Essas manifestaes so parte de uma cultura que representa o saber do povo brasileiro. 2- PBLICO ALVO Este projeto destinado a crianas da 3 srie do Ensino Fundamental, com a faixa etria de 9 10 anos de idade. 3- DURAO O tempo previsto para a execuo e finalizao do projeto de um ms. Em que ser distribudo em duas aulas por semana, o que corresponde a oito aulas no total. 4- OBJETIVO GERAL O objetivo deste projeto levar o aluno a tomar contato com algumas manifestaes populares da Regio Nordeste. Com o intuito de desenvolver o hbito de pesquisa, bem como, incentivar e valorizar o gosto pela leitura, arte, msica e dana que fazem parte da nossa cultura. 5- OBJETIVOS ESPECFICOS Demonstrar a importncia das manifestaes culturais na organizao da vida de um grupo; Conhecer algumas etnias e cultura, valoriza-las e respeita-las; Fortalecer a identidade regional e garantir a continuidade dos costumes estudados; Reconstruir a viso que se tem da realidade e torna-la mais receptiva diversidade; Fortalecer a cidadania compreendendo o contexto em que se vive, formar senso crtico e acumular bagagem cultural.

6- METODOLOGIA A realizao do projeto ocorrer atravs de pesquisa em livros, internet e entrevistas com pessoas da famlia, bem como seleo dos materiais pesquisados e construo de murais informativos. 7- ESTRATGIAS DE DESENVOLVIMENTO 1 AULA Promover uma conversa com os alunos com o propsito de checar as informaes que as crianas j possuem sobre algumas manifestaes culturais tais como a msica, a dana, as brincadeiras e as festas populares da Bahia. Relatar atravs da histria a nossa origem cultural. 2 AULA Mostrar atravs de fita de vdeo o folclore e a sua importncia na criao da nossa identidade. Estabelecer paralelos com a realidade das crianas, observando semelhanas e diferenas entre os Estados da Regio Nordeste. Para casa: Solicitar aos alunos que estes investiguem as cantigas de roda, os jogos e as brincadeiras que eram comuns na infncia dos seus pais e avs. 3 AULA Pedir que os alunos relatem as cantigas e as brincadeiras vivenciadas pelos seus pais e avs, bem como reproduzir algumas destas brincadeiras em sala de aula. E escrever as cantigas de rodas conhecidas por eles em cartolinas. 4 AULA A aula ocorrer na biblioteca da escola , para que os alunos possam pesquisar sobre algumas festas tradicionais e danas mais conhecidas que faam parte da cultura de alguns Estados da Regio Nordeste. Para esta atividade a turma ser dividida em grupos, para que cada grupo possa pesquisar um Estado diferente. Para casa: solicitar que os alunos procurem gravuras relacionadas a sua pesquisa. 5 AULA Cada grupo dever construir um cartaz contendo as informaes consideradas mais importante da pesquisa, utilizando as gravuras solicitadas e apresentando aos colegas o resultado da suas pesquisas. 6 AULA A aula acontecer no laboratrio de informtica, para que os alunos possam pesquisar atravs da internet alguns sites como: www.sitededicas.com.br, www.mundocaipira.com.br e o www.cade.com.br, para que eles possam pesquisar as lendas mais conhecidas dentro da nossa regio.

7 AULA Seleo e utilizao de lendas encontradas pelos alunos na pesquisa feita internet, para fazer a leitura e interpretao destas, bem como fazer referncia a sua origem no contexto social em que foi criada. 8 AULA Montagem de um painel com objetos, fotos e curiosidades sobre o folclore, atravs dos materiais pesquisados pelos alunos, cujo as informaes contidas neste painel sero digitadas, bem como as figuras e ornamentaes utilizadas sero produzidos pelos mesmos com o auxlio do computador.

Vous aimerez peut-être aussi